Vous êtes sur la page 1sur 25

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa Ementrio - Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica

FUNDAMENTAO I (PRIMEIRO PERODO)


Cdigo PF31A Unidade Curricular EMPREENDEDORISMO Carga Horria 32

COMPETNCIA Identificar e utilizar atitudes empreendedoras na carreira profissional, elaborando um plano de carreira. HABILIDADES Identificar caractersticas empreendedoras; Estabelecer metas para sua realizao pessoal e profissional, estruturando-as em um plano. BASES TECNOLGICAS Conceitos: empreendedorismo, empreendedor, intra-empreendedor e empresrio; As caractersticas e as 10 habilidades do empreendedor segundo David McClelland; Inveno, inovao e mudana de paradigmas; Carreira profissional e pontos bsicos da empregabilidade; Cincia, tecnologia e sociedade; Criatividade; Intra-empreendedor x Empresrio: vantagens e desvantagens; Desenvolvimento de uma idia de intra-empreendimento segundo Pinchot; Casos de empreendedores na forma de textos, vdeos ou depoimentos.

Cdigo PF31B

Unidade Curricular INFORMTICA

Carga Horria 32

COMPETNCIA Compreender conceitos computacionais e as funes bsicas. HABILIDADES Identificar os principais equipamentos de informtica reconhecendo-os de acordo com suas caractersticas, funes e modelos; Conhecer e compreender a utilizao de ambientes operacionais; Interpretar dados para transforma-los em informao; Conhecer e compreender a utilizao de um editor de texto; Conhecer e compreender a utilizao de uma planilha eletrnica; Conhecer os servios e recursos da Internet utilizando-os adequadamente. BASES TECNOLGICAS Diferena entre hardware e software; Histrico de computadores; Esquema lgico de um microcomputador O que um ambiente operacional e exemplo de outros S.O; Utilizao de acessrios fornecidos pelo ambiente operacional, como calculadora, software de desenho e editor de texto; Utilizao de software gerenciador de arquivos para executar aes necessrias em relao a arquivos tais como procurar, mover, copiar, criar, armazenar; Dados e informao; Processador de textos: formatao de pgina, insero de figuras e tabelas; Planilha de clculo: insero de dados, formatao, funes e macros; Conceitos bsicos de programao; Internet: conceitos e utilitrios (ftp, e-mail, pesquisa). pg. 1 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF31C

Unidade Curricular CINCIA DOS MATERIAIS

Carga Horria 64

COMPETNCIA Relacionar a Cincia dos Materiais aos Processos de Fabricao. HABILIDADES Classificar materiais identificando suas estruturas e propriedades Identificar os mecanismos para tratamento trmico de ligas metlicas; Avaliar a influncia dos elementos de liga nos aos; Analisar as caractersticas dos materiais cermicos, polimricos e metlicos quanto a sua aplicao em processos de fabricao. BASES TECNOLGICAS Classificao dos materiais; Tabela peridica; Ligaes qumicas; Estrutura cristalina dos slidos; Imperfeies em estruturas cristalinas; Solues slidas; Difuso; Propriedades mecnicas; Mecanismos de endurecimento em metais; Diagramas de fase; Curvas T-T-T (transformao-tempo-temperatura); Princpio dos tratamentos trmicos; Influncia dos elementos de liga nos aos; Ligas metlicas e fabricao de metais; Cermicas; Polmeros.

Cdigo PF31D

Unidade Curricular COMUNICAO LINGUISTICA

Carga Horria 64

COMPETNCIA Aplicar tcnicas de Comunicao oral e escrita, bem como as normas Tcnicas para redao, formatao e apresentao de trabalhos acadmicos. HABILIDADES Ler, interpretar e redigir textos, assim como utilizar adequadamente a expresso oral; Elaborar modelos de instrumentos de redao tcnica de acordo com as normas da ABNT. BASES TECNOLGICAS Leitura, interpretao e redao de textos tcnicos e cientficos; Expresso oral a respeito de assuntos relevantes a rea de atuao; Dinmica de grupo: projeto, parecer e relatrio; Normas tcnicas da ABNT para elaborao de documentos.

pg. 2 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa


Cdigo PF31I Unidade Curricular CLCULO Carga Horria 64

COMPETNCIA Conhecer, aplicar e interpretar conceitos matemticos bsicos em clculo diferencial e integral e geometria analtica. HABILIDADES Construir e interpretar grficos de funes polinomiais, exponenciais e logartmicas; Aplicar as noes de CDI em taxas de variao, problemas de otimizao e clculo de reas; BASES TECNOLGICAS Potenciao, radiciao, fatorao, nmeros racionais, localizao de pontos no Rn; Funes: polinomial, exponencial e logartmica; Limites, derivadas, diferenciais e integrais.

Cdigo PF31K

Unidade Curricular METROLOGIA I

Carga Horria 32

COMPETNCIA Utilizar equipamentos de medio e ensaios e conhecer as caractersticas do instrumento e do mtodo de medio. HABILIDADES Planejamento de ensaios de metrologia dimensional; Realizar leituras com instrumentos de medio; Obter resultados de medio a partir de leituras; BASES TECNOLGICAS Normas de metrologia; Funcionamento e aplicao de instrumentos de medio; Caractersticas de instrumentos; Conhecer instrumentos de medio; Necessidade de medir; Prtica de medio dimensional.

Cdigo PF31L

Unidade Curricular FSICA I

Carga Horria 48

COMPETNCIA Conhecer e interpretar conceitos de fsica bsica e aplica-los a processos de fabricao. HABILIDADES Conhecer sistemas de unidades e aplicar fatores de converso; Conhecer e compreender as condies de equilbrio de um ponto; Conhecer e compreender as condies de equilbrio de um corpo rgido; Conhecer e aplicar os conceitos de esttica dos fluidos. BASES TECNOLGICAS Grandezas, padres e unidades fsicas, Sistema Internacional de Unidades; Resultantes de foras atuantes sobre um ponto; Resultantes de foras e momentos atuantes sobre um corpo rgido; Fluidos, presso, densidade, variaes de presso em um fluido em repouso, Princpio de Pascal, Princpio de Arquimedes.

pg. 3 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa


Cdigo PF31J Unidade Curricular NORMAS DE DESENHO Carga Horria 64

COMPETNCIA Dominar e aplicar normas gerais de desenho. HABILIDADES Conhecer e utilizar padres de folhas e margens para desenho tcnico; Executar caligrafia tcnica; Aplicar corretamente linhas em desenho tcnico mecnico; Construir legendas e definir informaes necessrias a legendas para desenho tcnico; Compreender e aplicar escalas em desenhos; Aplicar e representar; Sistemas de ajustes eixo-furo; Aplicar e representar tolerncias dimensionais; Aplicar e representar rugosidades; Aplicar e representar tolerncias geomtricas; Aplicar e representar simbologia de soldagem Utilizar planos de rebatimento; Compreender e utilizar 1o e 2o diedros; Representar vistas principais de peas; Utilizar vistas auxiliares em desenhos de peas; Representar cortes e sees em peas mecnicas; Realizar cotagens, incluindo cotagem em srie e em paralelo de peas mecnicas. Executar croquis de peas mecnicas; Executar desenho de peas mecnicas utilizando instrumentos para desenho. BASES TECNOLGICAS Dimenses de folhas e margens padronizadas para desenho tcnico; Dobras de folhas utilizadas em desenho tcnico; Consideraes referentes necessidade da utilizao da caligrafia tcnica e formas de fazlo; Exemplos de situaes envolvendo linhas tcnicas; Posicionamento e formas de legendas; Informaes referentes ao desenho; Escalas padronizadas; Sistema eixo-base; Sistema furo-base; Tolerncias dimensionais; Faixa de tolerncia; Tolerncias de forma: aplicao e representao; Simbologia utilizada em soldagem; Representaes de rugosidade; Rebatimentos de pontos e linhas em planos; Utilizao de hachuras; Diedros; Vistas principais e auxiliares em desenho com exemplos; Cortes e sees com exemplos; Cotagem em paralelo; Cotagem em srie; Utilizao de tcnicas de croquis; Tcnicas de utilizao de esquadros, rgua paralela, transferidor, curvas francesas, compasso, escalas.

pg. 4 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa FUNDAMENTAO II (SEGUNDO PERODO)
Cdigo PF32J Unidade Curricular DESENHO MECNICO Carga Horria 48

COMPETNCIA Representar componentes mecnicos. HABILIDADES Dimensionar e desenhar sistemas de transmisso; Selecionar e desenhar componentes mecnicos padronizados; Identificar necessidade e aplicao do desenho na tecnologia mecnica; Aplicar desenhos especficos a uma determinada situao; Aplicar desenhos de detalhes em conjuntos; Realizar planificao de peas para caldeiraria. BASES TECNOLGICAS Utilizao de tcnicas de croquis; Clculo e representao de transmisso por correias; Clculo e representao de transmisso por correntes; Clculo e representao de transmisso por engrenagens retas de dentes retos; Clculo e representao de transmisso por engrenagens retas de dentes helicoidais; Clculo e representao de transmisso por engrenagens cnicas de dentes retos; Clculo e representao de transmisso por engrenagens cnicas de dentes helicoidais; Clculo e representao de transmisso por engrenagens e sem-fim; Parafusos, porcas e arruelas, Pinos, Vedaes, Rolamentos, Chavetas, Anis; Papel do desenho na tecnologia mecnica; Perspectiva; Desenho para fabricao; Desenho para inspeo; Desenho de detalhes; Desenho de conjunto. Vista explodida; Planificao de superfcies de slidos regulares e irregulares; Planificao de elementos comuns caldeiraria (cotovelos, chapus, intersees e curvas); Montagem em cartolina de slidos planificados.

Cdigo PF32K

Unidade Curricular DESENHO EM COMPUTADOR

Carga Horria 32

COMPETNCIA Dominar tcnicas de desenho tcnico mecnico em computador. HABILIDADES Executar desenho de peas mecnicas em computador; Executar parametrizao de desenhos; Conhecer programas utilizados para desenho mecnico. BASES TECNOLGICAS Estruturas de programas utilizados para desenho mecnico; Ambientes; Comandos principais; Integrao de desenhos; Modelamento em trs dimenses de peas mecnicas; Parametrizao de desenhos; Formas de representao (detalhe, montagem, explodido). pg. 5 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF32L

Unidade Curricular ENSAIOS MECNICOS

Carga Horria 64

COMPETNCIA Avaliar resultados obtidos em ensaios mecnicos destrutivos, no destrutivos e desenvolver relatrio tcnico. HABILIDADES Elaborar rotinas de ensaios a partir de normas e cdigos; Anlise dos resultados obtidos em ensaios destrutivos. Conhecer programas utilizados para desenho mecnico. Anlise dos resultados obtidos em ensaios no destrutivos. Anlise qualitativa em micro e macroestruturas; Anlise quantitativa em micro e macroestruturas; Utilizao de ensaios metalogrficos em controle de qualidade; Elaborao de Relatrios. BASES TECNOLGICAS Conceitos e aplicao de Ensaio de trao; Conceitos e aplicao de Ensaio de flexo; Conceitos e aplicao de Ensaios de dureza; Conceitos e aplicao de Ensaio de compresso; Conceitos e aplicao de Ensaio de toro; Conceitos e aplicao de Ensaio de impacto; Conceitos e aplicao de Ensaios de tenacidade; Clculo de incerteza de medio em ensaios destrutivos; Aulas prticas de ensaios destrutivos; Avaliao das fontes de erro em equipamentos de ensaios destrutivos. Conceitos e aplicao de Ultra-som; Conceitos e aplicao de Partculas Magnticas; Conceitos e aplicao de Raios-X; Conceitos e aplicao de Inspeo Visual; Conceitos e aplicao de Lquidos Penetrantes; Clculo de incerteza de medio em ensaios no-destrutivos; Aulas prticas de ensaios no destrutivos; Avaliao das fontes de erro em equipamentos de ensaios no destrutivos. Conceitos e aplicao de tcnicas de macrografia; Conceitos e aplicao de tcnicas de micrografia; Conceitos e aplicao de microscopia tica e outros mtodos de anlise de microestrutura; Avaliao e roteiro de anlise de falhas em componentes mecnicos; Rotinas de ensaios para identificao de propriedades e anlise de estrutura em peas e componentes mecnicos;

pg. 6 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF32M COMPETNCIA

Unidade Curricular METROLOGIA II

Carga Horria 64

Conhecer as caractersticas do instrumento e do mtodo de medio.


Aplicar ferramentas de estatstica para anlise de dados experimentais HABILIDADES Planejamento de ensaios de metrologia dimensional; Executar e redigir procedimentos de ensaios metrolgicos; Programar e identificar as necessidades de manuteno de sistemas de medio; Aplicar o clculo de incerteza de medio em ensaios metrolgicos. Realizar clculos de mdia, desvio padro, desvio mdio, mediana coeficiente de variao, mnimo e mximo; Calcular uma curva de distribuio; Calcular coeficiente de Student; Aplicar o clculo de incerteza de medio em ensaios metrolgicos BASES TECNOLGICAS Normas de metrologia; Caractersticas de instrumentos; Conhecer instrumentos de medio; Normas de clculo de incerteza de medio; Necessidade de incerteza; Calibrao de metrologia dimensional; Identificar os aspectos principais da incerteza de resultados na calibrao de equipamentos de metrologia dimensional. Conceitos Bsicos (mdia e desvios mdio e padro); Curva de Distribuio Normal; Coeficiente de Student; Demonstrao de possibilidades em estatstica.

Cdigo PF32N

Unidade Curricular FSICA II

Carga Horria 48

COMPETNCIA Conhecer e interpretar conceitos de Fsica Bsica e aplica HABILIDADES Conhecer e compreender os conceitos de cinemtica do ponto material; Conhecer e compreender a dinmica de um ponto material; Conhecer e compreender a dinmica de um corpo rgido. BASES TECNOLGICAS Movimento retilneo de um ponto material, movimento em duas e trs dimenses; Dinmica do ponto material, trabalho e potncia, conservao da energia mecnica e quantidade de movimento linear; Sistema de partculas, centro de massa, rotao, inrcia rotao, torque.

pg. 7 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF32O

Unidade Curricular LGEBRA LINEAR

Carga Horria 32

COMPETNCIA Conhecer, aplicar e interpretar conceitos matemticos bsicos em lgebra linear. HABILIDADES Identificar matrizes e trabalhar com operaes matriciais; Interpretar e solucionar sistemas lineares; Reconhecer e operar com vetores no Rn. BASES TECNOLGICAS Vetores no R N; Operaes com vetores; Reta e plano no espao; Matrizes; Sistemas de equaes; Espaos vetoriais; Transformaes lineares; Autovalores e autovetores; Diagonalizao de matrizes.

Cdigo PF32P

Unidade Curricular TRANSFERNCIA DE CALOR

Carga Horria 64

COMPETNCIA Identificar processos de transferncia de calor e dimensionar sistemas trmicos fundamentais HABILIDADES Conhecer e distinguir formas de Transferncia de calor Clculo perdas trmicas; Dimensionar estruturas submetidas a fluxo trmico; Estimar tempo de aquecimento e resfriamento BASES TECNOLGICAS Fundamentos da transferncia de calor; Introduo conduo; Conduo unidimensional em regime permanente; Conduo bidimensional em regime permanente; Conduo transiente; Introduo conveco; Escoamento externo; Escoamento interno; Conveco natural.

pg. 8 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF32Q

Unidade Curricular RESISTNCIA DOS MATERIAIS

Carga Horria 48

COMPETNCIA Identificar esforos mecnicos e dimensionar estruturas utilizando conhecimentos de Resistncia dos Materiais. HABILIDADES Dimensionar estruturas sofrendo esforos mecnicos de Trao, Compresso e Cisalhamento; Dimensionar estruturas sofrendo esforos de Flexo, Toro e Flambagem. BASES TECNOLGICAS Lei de Hooke; Esforos de Trao e compresso; Esforo de cisalhamento; Momento fletor; Momento toror; Esforo de flexo; Esforo de toro; Esforo de flambagem.

pg. 9 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa MDULO FUNDIO
Cdigo PF33A Unidade Curricular PROCESSOS DE FUNDIO Carga Horria 48

COMPETNCIA Selecionar processos de fundio. HABILIDADES Identificar os Processos de Fundio. BASES TECNOLGICAS Descrio geral dos processos de fundio; Operaes unitrias nos processos de fundio; Nomenclaturas e definies; Noes de custos; Meio ambiente, segurana e riscos. Cdigo PF33B Unidade Curricular PROJETOS DE FUNDIO Carga Horria 64

COMPETNCIA Projetar sistemas de alimentao e canais, identificar e analisar defeitos de fundio. HABILIDADES Especificar sistemas de alimentao e canais; Calcular Sistemas de Alimentao e Canais. Anlisar defeitos de fundio e correlaes com variveis de processo. BASES TECNOLGICAS Conceitos gerais em projetos de fundio; Determinao da forma tima da pea: Espessuras, concordncias, ngulos; Conceitos e definies: mdulos de resfriamento, junes, mdulos parciais; Clculos simplificados; Alimentadores: elementos, caractersticas e funes; Canais: elementos, caractersticas e funes; Desenho dos elementos de alimentadores e canais; Sistemas de alimentao; Sistemas de canais; Clculo de alimentadores: Localizao do alimentador Seleo dos sistemas de alimentao Distribuio dos alimentadores Dimensionamento dos alimentadores; Clculo de canais: Clculo do volume a ser preenchido Coeficiente de vazo Altura metalosttica Tempo de enchimento; Determinao do sistema de canais. Descrio dos defeitos de fundio; Utilizao de ensaios no destrutivos para a inspeo em peas fundidas; Anlise macrogrfica de defeitos em peas fundidas; Anlise microgrfica de aos, ferros fundidos e ligas no ferrosas obtidas a partir do processo de fundio; Metalografia quantitativa por contagens e anlise computadorizada. pg. 10 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF33D

Unidade Curricular ACABAMENTO E PROTEO DE SUPERFCIES

Carga Horria 32

COMPETNCIA Selecionar processos de acabamento e proteo superficial de peas fundidas. HABILIDADES Identificar e selecionar as principais tcnicas de acabamento e proteo superficial em peas fundidas. BASES TECNOLGICAS Tcnicas de acabamento superficial em peas fundidas; Principais tipos de corroso; Mecanismos de preveno da corroso; Materiais empregados em revestimentos superficiais.

Cdigo PF33G

Unidade Curricular MOLDAGEM

Carga Horria 64

COMPETNCIA Implementar moldagem para peas fundidas. HABILIDADES Selecionar materiais e implantar um sistema de moldagem. BASES TECNOLGICAS Classificao dos processos de moldagem e macharia; Efeitos das propriedades fsicas e qumicas dos metais na confeco e montagem de moldes e machos; Operaes unitrias nos processos de moldagem e macharia; Classificao de areias de fundio; Classificao das Areias Base; Determinao das propriedades de moldes e machos; Influncia das propriedades das areias base sobre moldes e machos; Classificao de aglomerantes; Classificao e propriedades das argilas; Classificao e propriedades de aditivos; Elementos de um sistema de moldagem; Montagem de um sistema de moldagem.

pg. 11 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa


Cdigo PF33J Unidade Curricular METALURGIA DO P Carga Horria 32

COMPETNCIA Selecionar processos de fabricao por metalurgia do p. HABILIDADES Distinguir componentes fabricados por MP; Identificar processos de fabricao e preparao de ps-metlicos; Determinar propriedades tecnolgicas do p metlico; Diferenciar e selecionar os processos de conformao do p; Diferenciar e selecionar fornos e atmosferas de sinterizao; Correlacionar parmetros de processo com propriedades do componente sinterizado; Caracterizar o componente sinterizado por anlise metalogrfica e densidade; Identificar operaes complementares para componentes sinterizados. BASES TECNOLGICAS Tcnicas de metalografia para sinterizados metlicos; Tcnicas de determinao da densidade e porosidade final do sinterizado; Operaes complementares; Transporte de massa durante a sinterizao; Sinterizao com fase lquida transiente e permanente; Tempo e temperatura de sinterizao e densidade final; Tipos de fornos de sinterizao; Tipos de atmosferas de sinterizao relao entre controle de atmosfera e microestrutura do componente sinterizado; Conformao uniaxial simples e de dupla ao; Conformao isosttica; Moldagem de ps por injeo relao conformao do p e propriedades do componente; Tcnicas de caracterizao de ps-metlicos relao entre propriedades do p e processamento do componente; Processos de fabricao de ps-metlicos; Relao processo propriedade na fabricao de ps-metlicos objetivos, tcnicas e equipamentos de mistura de ps; Descrio de produtos e componentes mais comumente obtidos via MP; Aplicao e nicho de mercado da MP; Fluxo do processo da MP.

Cdigo PF33K

Unidade Curricular ELABORAO DE LIGAS

Carga Horria 48

COMPETNCIA Elaborar ligas de fundio, analisar e controlar processos de solidificao. HABILIDADES Elaborar processo de fuso de Metais Ferrosos e No-Ferrosos
BASES TECNOLGICAS

Termodinmica dos Materiais Nucleao e crescimento Tecnologia dos processos de solidificao Diagramas de Fase: binrios e ternrios de ligas; Clculo de balano de massa/trmico. Seleo de refratrios e fluxos Processos de elaborao de alumnio, cobre e magnsio; Processos de preparao de metais ferrosos: aos e ferros fundidos Forno Cubil. pg. 12 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF33L

Unidade Curricular TRATAMENTOS TRMICOS

Carga Horria 48

COMPETNCIA Selecionar processos de tratamentos trmicos de peas fundidas. HABILIDADES Identificar e selecionar tcnicas de tratamentos trmicos utilizados em ligas fundidas. BASES TECNOLGICAS Tratamentos trmicos comuns em ligas ferrosas fundidas; Tratamentos trmicos comuns em ligas no-ferrosas fundidas; Planejamento de tratamentos trmicos; Utilizao dos recursos experimentais na consolidao dos contedos desenvolvidos.

Cdigo PF33M COMPETNCIA

Unidade Curricular METALURGIA GERAL

Carga Horria 64

Conhecer as propriedades e caractersticas mecnicas e fisico-qumicas dos materiais aplicados em tecnologia.


HABILIDADES Conhecer processos de obteno de metais de ferrosos e no-ferrosos. Conhecer as caractersticas, propriedades e aplicao de metais ferrosos e no-ferrosos. BASES TECNOLGICAS Metalurgia extrativa; Metalurgia fsica; Conceitos de seleo de materiais; Ligas de alumnio, cobre, zinco, magnsio, titnio, nquel, chumbo e estanho; Ferros fundidos e aos; Aos inoxidveis e ligas resistentes corroso; Materiais para Altas Temperaturas.

pg. 13 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

MDULO CONFORMAO E SOLDAGEM


Cdigo PF34I COMPETNCIA Unidade Curricular PROCESSOS DE CONFORMAO Carga Horria 16

Selecionar processos de conformao mecnica.


HABILIDADES Caracterizar os processos de conformao mecnica; Caracterizar os equipamentos de conformao mecnica; Identificar e calcular os parmetros envolvidos em conformao mecnica; BASES TECNOLGICAS Consideraes gerais dos processos e produtos de laminao, extruso, trefilao, forjamento e estampagem; Caractersticas das prensas de frico, excntricas, hidrulicas, viradeiras ou dobradeiras mecnicas, laminadores, extrusoras, forjas e trefiladores; Consideraes geomtricas envolvidas no processo;

Cdigo PF34B

Unidade Curricular PRINCPIOS FSICOS E MECNICOS EM CONFORMAO

Carga Horria 80

COMPETNCIA Analisar os Princpios Fsicos e Mecnicos em Conformao. HABILIDADES Identificar aspectos metalrgicos e mecnicos em processos de conformao; Calcular Tenses e Deformaes em conformao Mecnica; Associar aspectos metalrgicos com tenses e deformaes em conformao mecnica. BASES TECNOLGICAS Recristalizao; Recuperao; Transformao de Fases envolvidas na conformao mecnica; Encruamento; Influncia do Tamanho de Gro; Distribuio de Tenses; Anlise Tenses (Normal e Cisalhante); Crculo de Mohr e suas aplicaes; Influncia das micro e macro estruturas nas propriedades mecnicas de um produto conformado; Caracterizao das Tenses e Deformaes geradas em um processo de conformao. Projeto do produto

pg. 14 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF34J COMPETNCIA

Unidade Curricular PROJETOS DE CONFORMAO MECNICA

Carga Horria 80

Projetar Ferramentas e Matrizes de Conformao Mecnica.


HABILIDADES Escolher materiais para ferramentas de conformao mecnica; Dimensionar ferramentas de estampagem. BASES TECNOLGICAS Regras gerais de projeto de peas estampadas; Defeitos do produto; Desenvolvimento de peas dobradas e repuxadas; Tipos de materiais para ferramenta; Tipos de matrizes de estampagem; Aproveitamento de chapas; Seqncia progressiva; Clculo de foras de corte, dobra e repuxo; Dimensionamentos dos componentes de estampagem. Projeto de produto

Cdigo PF34K

Unidade Curricular ANLISE DE PRODUTOS CONFORMADOS

Carga Horria 32

COMPETNCIA Analisar os produtos da conformao mecnica. HABILIDADES Determinar os tratamentos trmicos aplicados aos processos de conformao; Controlar a qualidade dos produtos conformados; Associar defeitos de peas conformadas falhas do processo. BASES TECNOLGICAS Recozimento, normalizao, recozimento sub crtico, envelhecimento, tempera; Ensaios destrutivos e no destrutivos aplicados conformao; Metalurgia de anlise de falhas em processos de conformao; Deformao macroscpica e microscpica em conformao;

pg. 15 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF34L

Unidade Curricular AUTOMAO DO PROCESSO DE CONFORMAO MECNICA

Carga Horria 64

COMPETNCIA Automatizar o processo de conformao mecnica. HABILIDADES Desenvolver sistemas hidrulicos e pneumticos para conformao. BASES TECNOLGICAS Princpios de funcionamento dos componentes pneumticos e hidrulicos; Simbologia dos componentes pneumticos e hidrulicos; Diagramas de movimento; Circuitao intuitiva e sistemtica; Eletropneumtica; Eletrohidraulica;

pg. 16 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF34M

Unidade Curricular PROCESSOS DE SOLDAGEM

Carga Horria 80

COMPETNCIA Selecionar os Processos de Soldagem. Analisar os princpios fsicos e mecnicos em soldagem. HABILIDADES Conhecimento do processo de soldagem; Conhecer simbologia de soldagem; Identificar os parmetros envolvidos em soldagem. Conhecimento dos aspectos metalrgicos; Dimensionar juntas soldadas; Associar aspectos metalrgicos com tenses e deformaes no processo de soldagem. BASES TECNOLGICAS Princpios, caractersticas e aplicaes dos processos de soldagem eltrica, a gs e as no usuais; Equipamentos utilizados na soldagem e corte a gs; Equipamentos utilizados na soldagem a arco eltrico; Equipamentos de soldagem com outras fontes de energia; Termos tcnicos utilizados nas operaes de soldagem; Tipo de juntas e chanfros; Regies de solda; Tipos de solda e suas simbologias; Consumveis utilizados nos processos de soldagem conforme normas; Fatores econmicos; Geometria da junta soldada; Influncia dos gases de proteo; Influncia da geometria da junta e forma do cordo. Mudanas da estrutura devido aos ciclos trmicos impostos a operao de soldagem; AJUSTE do tamanho de gro e precipitao de fases; Tenses residuais devidos transformao de fases e gradientes de temperaturas; Distores dimensionais devido s transformaes de fases e gradiente de temperatura; Critrios de dimensionamento; Anlise de Esforos (Fora Cisalhante e Fora Normal); Dimensionamento de juntas soldadas; Influncia das micro e macro estruturas nas propriedades mecnicas de um produto soldado; Caracterizao das Tenses e Deformaes geradas em um processo de soldagem; Efeitos trmicos no processo de soldagem; Caractersticas das zonas de fuso e termicamente afetadas; Metalurgia fsica dos aos. Prticas de Soldagem

pg. 17 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF34O

Unidade Curricular ANLISE DE PRODUTOS SOLDADOS COMPETNCIA

Carga Horria 48

Analisar os produtos de soldagem. HABILIDADES Determinar os tratamentos trmicos aplicados aos processos de soldagem; Controlar a qualidade dos produtos soldados; Associar defeitos de peas soldadas a falhas do processo. BASES TECNOLGICAS Influncia da composio qumica na soldabilidade dos aos; Tratamentos trmicos envolvidos na diminuio das tenses residuais geradas no processo de soldagem; Importncia e determinao das temperaturas interpasse e de pr-aquecimento em operaes de soldagem; Procedimento de soldagem; Normas de qualificao; Validade das qualificaes; Qualificao dos procedimentos e operadores; Descontinuidades dimensionais, (distoro, preparao incorreta da junta, dimenso incorreta da solda, perfil incorreto da solda, formato incorreto da junta); Descontinuidades estruturais em soldas por fuso, (porosidade, incluso de escria, falta de fuso, falta de penetrao, mordedura, trincas); Propriedades inadequadas (baixa tenacidade, elevada dureza da ZTA, controle granulomtrico, precipitao no contorno de gro, corroso, fragilizao por hidrognio).

pg. 18 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa MDULO USINAGEM

Cdigo PF35H

Unidade Curricular USINAGEM COM GEOMETRIA DEFINIDA

Carga Horria 80

COMPETNCIA Selecionar e determinar parmetros de UGD. HABILIDADES Conhecer geometria de corte; Compreender aspectos da tecnologia de corte; Conhecer Materiais para ferramentas de corte; Aplicar conhecimentos de UGD. BASES TECNOLGICAS Geometria de corte; Funo e influncia dos ngulos da ferramenta de corte; Seleo de ferramentas; Fluidos de corte; Usinabilidade; Tecnologia de corte; Fora e potncia de corte; Materiais para ferramentas de corte; Prticas de usinagem.

Cdigo PF35C COMPETNCIA

Unidade Curricular USINAGEM COM GEOMETRIA NO DEFINIDA

Carga Horria 32

Selecionar e determinar parmetros em UGND.


HABILIDADES Conhecer as ferramentas de corte; Compreender aspectos da tecnologia de corte; Aplicar conhecimentos de UGND. BASES TECNOLGICAS Geometria dos gros abrasivos e suas influncias no processo de corte; Ferramentas abrasivas e sua forma conforme operao e material da pea; Fluidos de corte; Seleo de ferramentas; Fora e potncia de corte; Tecnologia de corte; Prticas de usinagem.

pg. 19 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF35D

Unidade Curricular PROCESSOS NO CONVENCIONAIS DE USINAGEM

Carga Horria 32

COMPETNCIA Selecionar e determinar parmetros em PNC. HABILIDADES Reconhecer processos no convencionais de usinagem; Compreender aspectos da tecnologia de eletroeroso; Aplicar conhecimentos de eletroeroso. BASES TECNOLGICAS Laser; Jato dgua; Feixe de eltrons; Remoo Qumica e eletroqumica; Eroso por Fasca; Seleo de materiais para eletrodos; Avaliao das potncias envolvidas; Parmetros caractersticos do processo de eletroeroso; Influncia dos parmetros do processo de eletroeroso; Prticas de usinagem.

Cdigo PF35E COMPETNCIA

Unidade Curricular COMANDO NUMRICO COMPUTADORIZADO

Carga Horria 128

Desenvolver Programao CNC.


HABILIDADES Conhecer Linguagem de Programao; Aplicar Tecnologia CAD/CAM; Conhecer noes bsicas de polmeros e moldes; Aplicar conhecimento CNC CAD/CAM. BASES TECNOLGICAS Programao manual CNC; Software Unigraphics (CAD/CAM); Software Unigraphics (Mold Wizard); Tpicos em polmeros; Moldes (tolerncias e dimensionamento); Prticas de simulao em usinagem.

pg. 20 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa


Cdigo PF35F COMPETNCIA Unidade Curricular ELEMENTOS DE MQUINAS OPERATRIZES Carga Horria 48

Identificar componentes de mquinas operatrizes


HABILIDADES Conhecer caractersticas dos componentes eltricos de acionamento e controle de posio de mquinas operatrizes; Conhecer caractersticas construtivas dos elementos de mquinas operatrizes. BASES TECNOLGICAS Motores eltricos; Inversores de freqncia; Motores de passo; Potncia ativa e reativa; Escalas: potenciomtricas, ticas e resolvers; Transmisso por engrenagem; Transmisso por correias; Guias e barramentos; Fusos. Cdigo PF35I Unidade Curricular EXECUO DE USINAGEM Carga Horria 80

COMPETNCIA Elaborar e executar processos de usinagem. HABILIDADES Calcular custos de usinagem; Desenvolver documentao de Processo; Conhecer processo de torneamento e mquinas operatrizes; Conhecer processo de fresamento e mquinas operatrizes; Conhecer processo de furao e mquinas operatrizes; Conhecer processo de retfica e mquinas operatrizes; Conhecer processo de eletroeroso e mquinas operatrizes. BASES TECNOLGICAS Vida til da ferramenta; Anlise de custos do processo; Estudo do projeto; Manufatura; Conceitos bsicos de torneamento; Tipos de tornos; Acessrios utilizados na mquina operatriz; Conceitos bsicos de fresamento; Tipos de fresadoras; Acessrios utilizados na mquina operatriz; Conceitos bsicos de furao; Tipos de furadeiras; Acessrios utilizados na mquina operatriz; Conceitos bsicos de retfica; Tipos de retficas; Acessrios utilizados na mquina operatriz; Conceitos bsicos de eletroeroso; Tipos de mquinas de eletroeroso; Acessrios utilizados na mquina operatriz. pg. 21 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa MDULO GESTO DA FABRICAO MECNICA

Cdigo PF36A COMPETNCIA

Unidade Curricular EMPREENDEDORISMO II

Carga Horria 32

Planejar empreendimento empresarial.


HABILIDADES Organizar e apresentar um Plano de Negcio. BASES TECNOLGICAS Importncia das microempresas e do empreendedorismo na economia brasileira; Parcerias empresariais: franchising, terceirizao, sub-contratao industrial, cooperativas; Casos empresariais de sucesso; Elementos do Plano de Negcios: 1. Anlise Ambiental 2. Anlise Mercadolgica: Descrio do negcio e estudo do mercado 3. Aspectos Tcnicos: Localizao, processo de execuo do negcio, tamanho da rea, tipo e quantidade de equipamentos 4. Aspectos Jurdicos: Firma individual, Sociedade comercial. 5. Aspectos Organizacionais: Definio de cargos e funes; 6. Plano Financeiro: Investimento inicial, custos operacionais, estimativa da receita operacional, projeo do fluxo de caixa.

Cdigo PF36B

Unidade Curricular TICA

Carga Horria 32

COMPETNCIA Desenvolver habilidades relacionadas tica nas relaes interpessoais. HABILIDADES Aplicar conceitos de tica profissional no desenvolvimento tecnolgico; Aplicar conceitos de tica profissional nas relaes empresariais; Aplicar conceitos de tica; Profissional nas relaes interpessoais. BASES TECNOLGICAS tica, sociedade e cultura; tica e moral; tica e interao social; Normas morais e normas jurdicas; tica, cincia e tecnologia; Os valores morais na sociedade tecnolgica; tica e cidadania; tica do trabalho; tica e Responsabilidade Social; As exigncias tico-profissionais no mundo do trabalho.

pg. 22 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa


Cdigo PF36G Unidade Curricular GESTO DA PRODUO Carga Horria 64

COMPETNCIA Elaborar processos de fabricao mecnica empregando tcnicas adequadas de gesto da produo. HABILIDADES Elaborar instrues tcnicas de trabalho para processos de fabricao mecnica; Analisar e otimizar layout de processos de fabricao mecnica; Aplicar tcnicas de planejamento e controle de produo em processos de fabricao mecnica. BASES TECNOLGICAS Conceitos de Metrologia e desenho; Conceitos de usinagem; Conceitos de fundio; Conceitos de soldagem; Conceitos de conformao; Layout por produto; Layout por processo; Layout celular; Tcnicas de cronoanlise; Programao da Fabricao; Planejamento e Controle; Gerenciamento de estoques; Sistema de Produo Just in time; Kanban; Sistema MRP.

Cdigo PF36H

Unidade Curricular GESTO DA QUALIDADE

Carga Horria 64

COMPETNCIA Aplicar conceitos normativos e legais de gerenciamento de qualidade. HABILIDADES Utilizar metodologia de anlise e soluo de problemas aplicados a processos de fabricao mecnica; Aplicar tcnicas de garantia da qualidade referentes aos processos de fabricao mecnica; Elaborar documentao de sistemas de qualidade. BASES TECNOLGICAS Fluxogramas de processos; Listas de verificao; Diagrama de causa e efeito; Histograma; Diagrama de Pareto; Diagrama de disperso; Cartas de controle; Anlise do modo e efeito da falha; Anlise do sistema de medio; Processo de aprovao de pea de produo; Conceitos de normas para gerenciamento da qualidade; Conceitos de sistemas de qualidade ISO 9000. pg. 23 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF36I

Unidade Curricular GERENCIAMENTO AMBIENTAL

Carga Horria 48

COMPETNCIA Aplicar conceitos normativos e legais de gerenciamento ambiental. HABILIDADES Abordar questes ambientais e suas responsabilidades legais e normativas. BASES TECNOLGICAS Conceito de meio ambiente; Caracterizao de resduos; ISO 14000; Conceitos de legislao ambiental; Anlise de impacto ambiental; Gesto integrada de qualidade.

Cdigo PF36J COMPETNCIA

Unidade Curricular ECONOMIA E ADMINISTRAO FINANCEIRA

Carga Horria 64

Empregar conceitos de economia e administrao financeira em processos de fabricao mecnica.


HABILIDADES Aplicar conceitos de economia e administrao em processos de fabricao mecnica; Realizar os principais clculos financeiros para levantamento de custos e investimentos associados aos processos de fabricao mecnica; Adquirir noo dos aspectos tributrios e manter a previso dos mesmos. BASES TECNOLGICAS Sistemas de Produo; Organizao empresarial; A funo financeira na empresa; Mercados econmicos; Conceitos de oferta e demanda; Previso de demanda; Clculo do ponto de equilbrio; Elaborao de cronogramas e redes PERT/COM; Conceitos de logstica; Conceitos bsicos de custos; Classificao de custos; Sistemas de custos; Clculos de taxas de amortizao e depreciao; Analise de investimentos; Alocao de recursos; Risco e incerteza na avaliao da alternativa de investimentos; Fluxo de caixa.

pg. 24 de 25.

Ministrio da Educao Universidade Tecnolgica Federal do Paran Campus Ponta Grossa

Cdigo PF36K

Unidade Curricular PLANEJAMENTO DA MANUTENO

Carga Horria 48

COMPETNCIA Elaborar planejamento de manuteno e segurana no trabalho em indstrias de fabricao mecnica. HABILIDADES Elaborar sistemas de manuteno corretivos, preventivos e preditiva em equipamentos de processos de fabricao mecnica. Aplicar as normas de higiene e segurana no trabalho em processos de fabricao mecnica. BASES TECNOLGICAS Conceitos bsicos de manuteno; Tipos de manuteno; Tcnicas preditivas de manuteno; Prticas bsicas da manuteno moderna; Mtodos e ferramentas para aumento da confiabilidade em manuteno; Caractersticas de manuteno em sistemas de transmisso Lubrificao e lubrificantes. Evoluo e conceito do trabalho; Legislao de Segurana do trabalho Perigos, cuidados e proteo de mquinas e ferramentas; Anlise de iluminao, rudos industriais, ventilao e exausto em processos de fabricao mecnica; EPI`s e EPC`s; Conceitos de ergonomia; Conceitos de higiene no trabalho.

Cdigo PF36L COMPETNCIA

Unidade Curricular AUTOMAO E CONTROLE

Carga Horria 48

Empregar tcnicas de automao e controle em indstrias de fabricao mecnica.


HABILIDADES Identificar e avaliar mtodos de automao em processos de fabricao mecnica; Conhecer mtodos de controle automatizado empregados em processos de fabricao mecnica. BASES TECNOLGICAS Mtodos de automao pneumtica; Controladores lgicos programveis; Controles proporcionais; Componentes de um Sistema de medio (indicadores, filtros, transdutores e amplificadores); Sistemas de medio de presso; Sistemas de medio de temperatura; Sistemas de medio de vazo; Sistemas de medio de fora e torque; Caractersticas de sistemas de medio; Sistemas de controle em malha aberta e fechada.

pg. 25 de 25.

Vous aimerez peut-être aussi