Vous êtes sur la page 1sur 29

CSLL - CONTRIBUIO SOCIAL SOBRE O LUCRO LQUIDO

Segundo a Receita Federal: Aplicam-se CSLL (Contribuio Social sobre o Lucro Lquido) no que couberem, as disposies da legislao do imposto sobre a renda referentes administrao, ao lanamento, consulta, cobrana, s penalidades, s garantias e ao processo administrativo, mantidas a base de clculo e as alquotas previstas na legislao da referida contribuio (Lei n 7.689, de 1988, art. 6, e Lei n 8.981, de 1995, art. 57). Aplicam-se CSLL as mesmas normas de apurao e de pagamento estabelecidas para o imposto de renda das pessoas jurdicas, mantidas a base de clculo e as alquotas previstas na legislao em vigor (Lei n 8.981, de 1995, art. 57).

Fato gerador

O art. 149 da Constituio Federal de 1988 autoriza a Unio a instituir contribuies sociais. A CSLL incide sobre o lucro das pessoas jurdicas. Apesar do ato legal no ter definido de forma expressa, o fato gerador da CSLL a obteno de lucro por pessoa jurdica ou equiparada.

Base de Clculo Lucro Presumido

Segundo o Portal Tributrio: A partir de 01.09.2003, por fora do art. 22 da Lei 10.684/2003, a base de clculo da CSLL, devida pelas pessoas jurdicas optantes pelo lucro presumido corresponder a: 12% da receita bruta nas atividades comerciais, industriais, servios hospitalares e de transporte; 32% para: a) prestao de servios em geral, exceto a de servios hospitalares e transporte; b) intermediao de negcios;

c) administrao, locao ou cesso de bens imveis, mveis e direitos de qualquer natureza.

Estimativa Real

Segundo o Portal Tributrio: As empresas que recolhem a CSLL por estimativa mensal, a partir de 01.09.2003, devero considerar a nova base de clculo da CSLL de 32% para as seguintes atividades: a) prestao de servios em geral, exceto a de servios hospitalares e de transporte; b) intermediao de negcios; c) administrao, locao ou cesso de bens imveis, mveis e direitos de qualquer natureza; d) prestao cumulativa e contnua de servios de assessoria creditcia, mercadolgica, gesto de crdito, seleo de riscos, administrao de contas a pagar e a receber, compra de direitos creditrios resultantes de vendas mercantis a prazo ou de prestao de servios (factoring).

Lucro Real

Segundo o Portal Tributrio: A base de clculo para as pessoas jurdicas optantes pelo lucro real o lucro contbil, ajustado pelas adies e excluses previstas na legislao.

Dedues da Receita Bruta

Segundo o Portal Tributrio: Da receita bruta podero ser deduzidas as vendas canceladas, os descontos incondicionalmente concedidos e os impostos no cumulativos cobrados destacadamente do comprador ou contratante, e do qual o vendedor dos bens ou prestador dos servios seja mero depositrio (IPI e ICMS Substituio Tributria).

A partir da publicao da IN 104/98 (26.08.1998), a receita bruta poder ser considerada pelo regime de caixa.

Adies Base de Clculo

Segundo o Portal Tributrio: Devero, ainda, ser somadas base de clculo da CSSL no Lucro Presumido: 1. os ganhos de capital, as demais receitas e os resultados positivos decorrentes de receitas no compreendidas na atividade, inclusive: a) os rendimentos auferidos nas operaes de mtuo realizadas entre pessoas jurdicas controladoras, controladas, coligadas ou interligadas, exceto se a mutuaria for instituio autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil; b) os ganhos de capital auferidos na alienao de participaes societrias permanentes em sociedades coligadas e controladas, e de participaes societrias que permaneceram no ativo da pessoa jurdica at o trmino do ano-calendrio seguinte ao de suas aquisies; c) os ganhos auferidos em operaes de cobertura ("hedge") realizadas em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros ou no mercado de balco; d) a receita de locao de imvel, quando no for este o objeto social da pessoa jurdica, deduzida dos encargos necessrios percepo da mesma; e) os juros relativos a impostos e contribuies a serem restitudos ou compensados; f) as variaes monetrias ativas; A partir de 01.01.2000, as receitas decorrentes das variaes monetrias dos direitos de crditos e das obrigaes, em funo da taxa de cmbio, sero consideradas, para efeitos da base de clculo, entre uma das seguintes opes: i. no momento da liquidao da operao correspondente ("regime de caixa"); ou

ii. pelo regime de competncia, aplicando-se a opo escolhida para todo o ano-calendrio. g) juros remuneratrios do capital prprio pagos ou creditados por sociedade da qual a empresa seja scia ou acionista. 2. Os rendimentos e ganhos lquidos auferidos em aplicaes financeiras de renda fixa e renda varivel. 3. O resultado do clculo do preo de transferncia, decorrentes de operaes externas de exportao ou mtuo com empresas vinculadas ou domiciliadas em pases com tributao favorecida. Nesta hiptese, ser somada 12% da diferena da receita de exportaes e o valor integral da receita com mtuo apurados segundo as regras do IRPJ.

Alquotas

Segundo a Receita Federal: A partir de 1 de maio de 2008, a alquota da CSLL de (Lei n 11.727, de 2008, art. 17): 1. 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurdicas de seguros privados, das de capitalizao e das referidas nos incisos I a VII, IX e X do 1 do art. 1 da Lei Complementar n 105, de 10 de janeiro de 2001; e 2. 9% (nove por cento), no caso das demais pessoas jurdicas.

Prazo para Recolhimento Apurada Trimestralmente Segundo a Receita Federal: A CSLL, apurada trimestralmente, deve ser paga em quota nica, at o ltimo dia til do ms subsequente ao do encerramento do perodo de apurao. opo da pessoa jurdica, a CSLL pode ser paga em at trs quotas mensais, iguais e sucessivas, vencveis no ltimo dia til dos trs meses subsequentes ao de encerramento do perodo de apurao a que corresponder.

Apurada Mensalmente por Estimativa

Segundo a Receita Federal: 1. Pagamentos Mensais: A CSLL determinada mensalmente com base na receita bruta e acrscimos ou em balano ou balancete de suspenso ou reduo deve ser paga at o ltimo dia til do ms subsequente quele a que se referir (art. 6 da Lei n 9.430, de 1996). 2. Saldo da CSLL Apurado em 31 de Dezembro (ajuste anual): O saldo da CSLL apurado em 31 de dezembro do ano-calendrio ser: a) pago em quota nica at o ltimo dia til do ms de maro do ano subsequente. O saldo da CSLL acrescido de juros equivalentes taxa referencial do Sistema Especial de Liquidao e Custdia (Selic), para ttulos federais, acumulada mensalmente, a partir de 1 de fevereiro do ano subsequente at o ltimo dia do ms anterior ao do pagamento e de 1% (um por cento) no ms do pagamento; b) pode ser compensado com a CSLL devida a partir do ms de janeiro do ano-calendrio subsequente ao do encerramento do perodo de apurao, se negativo, assegurada a alternativa de requerer a restituio.

Forma de Recolhimento

Segundo a Receita Federal: A pessoa jurdica deve pagar a CSLL nas agncias bancrias integrantes da rede arrecadadora de receitas federais. O pagamento feito mediante a utilizao do Documento de Arrecadao de Receitas Federais (Darf), sob os seguintes cdigos: a. 2484 CSLL - Pessoas Jurdicas no Financeiras - Resultado Ajustado Estimativa Mensal; b. 2469 CSLL - Entidades Financeiras - Estimativa Mensal; c. 6012 CSLL - Pessoas Jurdicas no Financeiras - Resultado Ajustado Apurao Trimestral; d. 2030 CSLL - Entidades Financeiras - Apurao Trimestral;

e. 6773 CSLL - Pessoas Jurdicas no Financeiras - Resultado Ajustado - Ajuste Anual; f. 6758 CSLL - Entidades Financeiras - Resultado - Ajuste Anual; g. 2372 - PJ optante pela apurao com Base no Resultado Presumido ou pelo Arbitrado; h. 5638 CSLL - Pessoas Jurdicas que apuram a CSLL com base no Resultado Arbitrado. Situaes Especiais Bnus de Adimplncia Fiscal Segundo a Receita Federal: A partir do ano-calendrio de 2003, as pessoas jurdicas adimplentes com os tributos e contribuies administrados pela RFB nos ltimos cinco anos-calendrio, submetidas ao regime de tributao com base no lucro real ou presumido, podem se beneficiar do bnus de adimplncia fiscal de que trata o art. 38 da Lei n 10.637, de 2002. O perodo de cinco anos-calendrio computado por ano completo, inclusive aquele em relao ao qual se d o aproveitamento do bnus.

Forma de Clculo O bnus de adimplncia fiscal calculado aplicando-se o percentual de 1% (um por cento) sobre a base de clculo da CSLL, determinada segundo as normas estabelecidas para as pessoas jurdicas submetidas ao regime de apurao com base no resultado presumido, relativamente ao ano-calendrio em que for permitido seu aproveitamento. Na hiptese de perodo de apurao trimestral, o bnus calculado em relao aos quatro trimestres do ano-calendrio e pode ser deduzido da CSLL devida correspondente ao ltimo trimestre.

Utilizao do Bnus O bnus pode ser utilizado deduzindo-se da CSLL devida: 1) no ltimo trimestre do ano-calendrio, no caso de pessoa jurdica tributada com base no resultado ajustado trimestral ou resultado presumido;

2) no ajuste anual, na hiptese de pessoa jurdica tributada com base no resultado ajustado anual. A parcela do bnus que no puder ser aproveitada no perodo de apurao a que se refere o pargrafo acima pode ser deduzida nos anos-calendrio subsequentes, da seguinte forma: 1) em cada trimestre, no caso de pessoa jurdica tributada com base no resultado ajustado trimestral ou presumido; 2) no ajuste anual, no caso de pessoa jurdica tributada com base no resultado ajustado anual.

Pessoas Jurdicas Impedidas No faz jus ao bnus a pessoa jurdica que, nos ltimos cinco anoscalendrio, se enquadre em qualquer das seguintes hipteses, em relao aos tributos e contribuies administrados pela RFB: 1) lanamento de ofcio; 2) dbitos com exigibilidade suspensa; 3) inscrio em dvida ativa; 4) recolhimentos ou pagamentos em atraso; 5) falta ou atraso no cumprimento de obrigao acessria. Na hiptese de deciso definitiva, na esfera administrativa ou judicial, que implique desonerao integral da pessoa jurdica, as restries referidas nos itens 1 e 2 sero desconsideradas desde a origem. Neste caso, a pessoa jurdica pode calcular, a partir do ano-calendrio em que obteve a deciso definitiva, o bnus em relao aos anos-calendrio em que estava impedida de deduzi-lo.

Multas A utilizao indevida do bnus implica a imposio das seguintes multas calculadas sobre o valor da CSLL que deixar de ser recolhida em razo da deduo indevida do bnus: 1) 150% (cento e cinquenta por cento);

2) 225% (duzentos e vinte e cinco por cento), nos casos de no atendimento pelo sujeito passivo, no prazo marcado, de intimao para prestar esclarecimentos.

Contabilizao O bnus deve ser registrado na contabilidade da pessoa jurdica beneficiria.

COFINS CONTRIBUIO PARA O FINANCIAMENTO DA SEGURIDADE SOCIAL

Segundo a Receita Federal: As pessoas jurdicas de direito privado e as que lhes so equiparadas pela legislao do imposto de renda, inclusive as empresas pblicas, as sociedades de economia mista, suas subsidirias e as pessoas jurdicas a que se refere o 1 do art. 22 da Lei n 8.212, de 1991, devem apurar a contribuio para financiamento da seguridade social COFINS, em conformidade com a Lei Complementar n 70, de 30 de dezembro de 1991 e alteraes posteriores, especialmente as introduzidas pela Lei n 9.718, de 27 de novembro de 1998, e pela Medida Provisria n 1.807, de 29 de janeiro de 1999, e reedies.

Fato Gerador

O fato gerador da COFINS a obteno, pelo contribuinte, de faturamento mensal. O faturamento, para efeito da COFINS, corresponde receita bruta da pessoa jurdica. Entende-se por receita bruta a totalidade das receitas auferidas pela pessoa jurdica, sendo irrelevantes o tipo de atividade por ela exercida e a classificao contbil adotada para as receitas. Portanto, no s a receita obtida com a venda de mercadorias ou a prestao de servios, mas qualquer receita auferida pela pessoa jurdica, o que coloca tambm as instituies financeiras na condio de sujeitos passivos da COFINS (antes de 1 de fevereiro de 1999 somente as receitas obtidas com a venda de mercadorias e/ou servios integravam o conceito de receita bruta para efeito da incidncia da COFINS).

Base de Clculo

Segundo a Receita Federal: A base de clculo o faturamento do ms, assim entendido a receita bruta total, como definida pelos arts. 2 e 3, 1, 3 e 4

da Lei n 9.718, de 1998, deduzidos os valores correspondentes s excluses e isenes a seguir: a) vendas canceladas, vendas devolvidas, descontos incondicionais concedidos, IPI e ICMS, quando cobrado pelo vendedor dos bens ou prestador dos servios na condio de substituto tributrio (Lei n 9.718, de 1998, art. 3, 2); b) reverses de provises operacionais e recuperaes de crditos baixados como perda, que no representem ingresso de novas receitas, o resultado positivo da avaliao de investimentos pelo valor do patrimnio lquido e os lucros e dividendos derivados de investimentos avaliados pelo custo de aquisio, que tenham sido computados como receita (Lei n 9.718, de 1998, art. 3, 2); c) receita decorrente de venda de bens do ativo permanente (Lei n 9.718, de 1998, art. 3, 2); d) receitas relativas fornecimento de bens e servios Itaipu Binacional (AD SRF n 74, de 1999); e) recursos recebidos ttulo de repasse, oriundos do Oramento Geral da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, pelas empresas pblicas e sociedade de economia mista (Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, art. 14); f) receita relativa exportao de mercadorias para o exterior (Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, art. 14); g) receita de servios prestados a pessoa fsica ou jurdica residente ou domiciliada no exterior, cujo pagamento represente ingresso de divisas (Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, art. 14); h) receita relativa ao fornecimento de mercadorias ou servios para uso ou consumo de bordo em embarcaes e aeronaves em trfego internacional, quando o pagamento for feito em moeda conversvel (Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, art. 14); i) receita de transporte internacional de cargas ou passageiros (Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, art. 14);

j) receitas auferidas pelos Estaleiros Navais Brasileiros nas atividades de construo, conservao, modernizao, converso e reparo de embarcaes pr-registradas ou registradas no Registro Especial Brasileiro REB, institudo pela Lei n 9.432, de 08 de janeiro de 1997; k) receita de frete de mercadorias transportadas entre o Pas e o exterior pelas embarcaes registradas no REB (art. 11, 3 da Lei n 9.432, de 1997); l) receita de vendas realizadas pelo produtor-vendedor s empresas comerciais exportadoras nos termos do Decreto-lei n 1.248, de 29 de novembro de 1972, e alteraes posteriores, desde que destinadas ao fim especfico de exportao para o exterior (Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, art. 14); m) receita de vendas destinadas ao fim especfico de exportao para o exterior, a empresas exportadoras, registradas na Secretaria do Comrcio Exterior do Ministrio do Desenvolvimento, Indstria e Comrcio Exterior (Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, art. 14); n) receitas relativas s atividades prprias das entidades referidas no art. 13 da Medida Provisria n 1.858-6, de 1999, e suas reedies.

Alquotas

Segundo a Receita Federal: 3% (trs por cento) sobre a base de clculo (Lei n 9.718, de 1998, art. 8).

Prazo para Recolhimento

Segundo a Receita Federal: ltimo dia til da primeira quinzena do ms subsequente ao de ocorrncia do fato gerador (art. 16 da Medida Provisria n 1.858-6, de 1999 e reedies).

Forma de Recolhimento

Para pagamento unificado do COFINS utilizado o Darf SIMPLES (Utilizado exclusivamente por Pessoas Jurdicas, enquadradas como microempresa

e empresa de pequeno porte (Instruo Normativa RFB n 736, de 2 de maio de 2007), optantes do SIMPLES (Lei n 9.317, 5/12/96)).

ISS - IMPOSTO SOBRE SERVIOS DE QUALQUER NATUREZA

Segundo a Secretria Municipal de Finanas: o Imposto Sobre Servios de qualquer natureza (ISS). O ISS a principal fonte de receita do municpio. O dinheiro do imposto aplicado em sade, educao e outros servios essenciais para a populao, alm de obras de manuteno da cidade.

Fato Gerador

Segundo a Secretria Municipal de Finanas: Tem como fato gerador a prestao de servios relacionados na Lista de Servios anexa Lei Complementar no. 116/2003 (Federal) e Lei Complementar no. 40/2001 (Municipal).

Base de Clculo

Segundo HARADA, Kiyoshi: A regra geral a tributao pelo preo do servio prestado (art. 7, da LC n 116/2003). Excepcionalmente, os trabalhadores autnomos e as sociedades de profissionais legalmente regulamentados podem ser tributados por alquotas fixas, conforme prescries dos 1 e 3, do art. 9 do DL n 406/68 mantidos pela atual lei de regncia nacional do ISS.

Alquotas

Segundo a Secretria Municipal de Finanas: Em Curitiba, a alquota do ISS varia de 2% a 5%, de acordo com o tipo de servio prestado. A alquota a ser utilizada para recolhimento do imposto retido na fonte de 5% (cinco por cento), conforme previsto no Art.6o. Dec.no. 67/81e dever ser aplicada sobre o total do servio tomado no ms anterior. As alquotas a serem utilizadas para o recolhimento do ISS retido nas hipteses previstas no inciso XI do artigo 8. Da LC no. 40/2001, variam de 2% a 5%, de acordo com o tipo do servio tomado.

A alquota para recolhimento do ISS por reteno/substituio sobre servios executados por contribuintes enquadrados no Simples Nacional, dever ser informada na nota fiscal de servios pelo prestador dos servios, bem como, o valor do ISS retido, por se tratar de alquota que varia mensalmente de acordo com a receita bruta do prestador.

Prazo para Recolhimento

Segundo a Secretria Municipal de Finanas: As empresas prestadoras de servios e os responsveis tributrios devem efetuar o pagamento do ISS at o dia 20 de cada ms.

Forma de Recolhimento

Segundo a Secretria Municipal de Finanas: O pagamento do ISS deve ser feito atravs do DAM Documento de Arrecadao Municipal, conforme Decreto no. 1442/2007, exceto os rgos Pblicos Federais relacionados no Decreto no.1637/2005. A escriturao e a emisso do DAM s podem ser feitos por via eletrnica, atravs do Sistema ISS-Curitiba. Aps o prazo fixado, incidiro sobre o valor do ISS devido, atualizao monetria, multa e juros de mora, sendo os dois ltimos sobre o valor atualizado. Os impostos municipais so pagos diretamente nos bancos conveniados Prefeitura ou nas casas lotricas credenciadas pela Caixa Econmica Federal.

INSS Patronal

Contribuio Patronal a contribuio da empresa ou equiparada para custeio da seguridade social. A Legislao previdenciria assim considera e equipara empresa:

a firma individual ou a sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana ou rural, com fins lucrativos ou no;

rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta e fundacional; o contribuinte individual em relao a segurado que lhe preste servio; a cooperativa, a associao ou a entidade de qualquer natureza ou finalidade, inclusive a misso diplomtica e a repartio consular de carreiras estrangeiras;

o operador porturio e o rgo gestor de mo de obra (lei n 8.630/93) e o proprietrio ou dono de obra de construo civil, quando pessoa fsica, em relao a segurado que lhe presta servio.

Fato Gerador

O art. 195 da Constituio Federal, inciso I, declara: o fato gerador da contribuio previdenciria o pagamento, pelo empregador, de valores pessoa fsica que lhe preste servios. Assim, o fato gerador de contribuies previdencirias para o trabalhador s surge no momento do recebimento de valores a ele devidos em decorrncia do trabalho prestado.

Alquotas Empresa ou Equiparado

20% (vinte por cento) sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhes prestam servios. Nota 1: tratando-se de bancos comerciais, bancos de investimentos,

bancos de desenvolvimento, caixas econmicas, sociedades de crdito, de

financiamento ou de investimento, sociedades de crdito imobilirio, sociedades corretoras, distribuidoras de ttulos ou de valores mobilirios, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crdito, empresas de seguros privados ou de capitalizao, agentes autnomos de seguros privados ou de crdito e entidades de previdncia privada abertas ou fechadas, devida a contribuio adicional de 2, 5% (dois e meio por cento) incidente sobre a remunerao dos segurados empregados, trabalhadores avulsos e contribuintes individuais. 1% (risco leve), 2% (risco mdio) ou 3% (risco grave) incidente sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhes prestam servios, para o financiamento dos benefcios concedidos em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho. Nota 2: o enquadramento nos correspondentes graus de risco de responsabilidade da empresa, que dever faz-lo mensalmente, com base na atividade econmica preponderante, observando a Relao de Atividades

Preponderantes e Correspondentes Graus de Risco contida no Anexo V do Decreto 3.048, de 1999. 20% (vinte por cento) sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas, a qualquer ttulo, no decorrer do ms, aos segurados contribuintes individuais que lhes prestam servios, para fatos geradores ocorridos a partir de 1 de maro de 2000. 15% (quinze por cento) sobre o valor bruto da nota fiscal, da fatura ou do recibo de prestao de servios, relativamente aos servios que lhes so prestados por cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho, para fatos geradores ocorridos a partir de 1 de maro de 2000. - Alquotas variveis, a depender da atividade da empresa, para outras entidades e fundos (terceiros), incidentes sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas, a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhes prestam servios. Nota 3: a empresa ou equiparado se sujeita tambm ao recolhimento de contribuies a terceiros (entidades e fundos), incidentes sobre o total de

remunerao de empregados e trabalhadores avulsos a seu servio, de acordo com o enquadramento de sua atividade no FPAS e as alquotas constantes do Anexo III da Instruo Normativa MPS/SRP n. 03, de 2005. Contribuio Adicional Devida pela Empresa Aposentadorias Especiais

Exercendo o segurado atividade em condies especiais que possam ensejar aposentadoria especial aps quinze, vinte ou vinte e cinco anos de trabalho sob exposio a agentes nocivos prejudiciais sua sade e integridade fsica, devida pela empresa ou equiparado a contribuio adicional destinada ao financiamento das aposentadorias especiais. - Incidentes sobre a remunerao paga, devida ou creditada ao segurado empregado e trabalhador avulso a) quatro, trs e dois por cento, para fatos geradores ocorridos no perodo de 1 de abril de 1999 a 31 de agosto de 1999; b) oito, seis e quatro por cento, para fatos geradores ocorridos no perodo de 1 de setembro de 1999 a 29 de fevereiro de 2000; c) doze, nove e seis por cento, para fatos geradores ocorridos a partir de 1 de maro de 2000. - Incidentes sobre a remunerao paga ou creditada ao contribuinte individual filiado cooperativa de produo - doze, nove e seis por cento, para fatos geradores ocorridos a partir de 1 de abril de 2003, conforme o tempo exigido para a aposentadoria especial seja de quinze, vinte ou vinte e cinco anos, respectivamente. - sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios emitida por cooperativa de trabalho em relao aos servios prestados por cooperados a ela filiados, nove, sete e cinco por cento, para fatos geradores ocorridos a partir de 1 de abril de 2003, observado o disposto no art. 294, conforme o tempo exigido para a aposentadoria especial seja de quinze, vinte ou vinte e cinco anos, respectivamente. Nota: a empresa contratante de servios mediante cesso de mo de obra, inclusive em regime de trabalho temporrio, quando submeter os

trabalhadores cedidos a condies especiais de trabalho, dever efetuar a reteno de 11% (onze por cento) incidente sobre o valor bruto da nota fiscal, fatura ou recibo de prestao de servios, acrescida, quando for o caso, de quatro, trs ou dois pontos percentuais, relativamente ao valor dos servios prestados pelos segurados empregados cuja atividade permita a concesso de aposentadoria especial aps quinze, vinte ou vinte e cinco anos de contribuio, respectivamente.

Forma de Recolhimento

A partir de maro de 2001, as contribuies sociais arrecadadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social sero efetuadas exclusivamente mediante dbito em conta comandado por meio da Internet ou por aplicativos eletrnicos disponibilizados pelos bancos. O cdigo de pagamento varia de acordo com a atividade da empresa:

Cdigo 1007 1104 1120 1147

Descrio Contribuinte Individual - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP Contribuinte Individual - Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP Contribuinte Individual - Recolhimento Mensal - Com deduo de 45 % (Lei n 9.876/99) - NIT/PIS/PASEP Contribuinte Individual - Recolhimento Trimestral - Com deduo de 45 % (Lei n 9.876/99) - NIT/PIS/PASEP Contribuinte Individual (autnomo que no presta servio empresa) Opo: Aposentadoria apenas por idade (art. 80 da LC 123 de 14/12/2006) Recolhimento Mensal NIT/PIS/PASEP Contribuinte Individual (autnomo que no presta servio empresa) Opo: Aposentadoria apenas por idade (art. 80 da LC 123 de 14/12/2006) Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP GRC Contribuinte Individual - DEBCAD (Preenchimento exclusivo pelo INSS) Segurado Facultativo - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP Segurado Facultativo - Recolhimento Trimestral - NIT/PIS/PASEP

1163

1180

1201 1406 1457

1473 1490 1503 1554 1600 1651 1708 1759 2003 2011 2020 2100 2119 2127 2143 2208 2216 2240 2305 2321 2402

Facultativo Opo: Aposentadoria apenas por idade (art. 80 da LC 123 de 14/12/2006) Recolhimento Mensal NIT/PIS/PASEP Facultativo Opo: Aposentadoria apenas por idade (art. 80 da LC 123 de 14/12/2006) Recolhimento Trimestral NIT/PIS/PASEP Segurado Especial Recolhimento Mensal NIT/PIS/PASEP Segurado Especial Recolhimento Trimestral - NIT/PIS/PASEP Empregado Domstico - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP Empregado Domstico - Recolhimento Trimestral - NIT/PIS/PASEP Ao Trabalhista - NIT/PIS/PASEP Acrscimos Legais de Contribuinte Individual, Domstico, Facultativo e Segurado Especial - Lei n 8.212/91 - NIT/PIS/PASEP Empresas Optantes pelo Simples CNPJ/MF Empresas Optantes pelo Simples - CNPJ - Recolhimento sobre aquisio de produto rural do Produtor Rural Pessoa Fsica Empresas Optantes pelo Simples - CNPJ - Recolhimento sobre contratao de Transportador Rodovirio Autnomo Empresas em Geral CNPJ/MF Empresas em Geral CNPJ/MF Recolhimento exclusivo para Outras Entidades ou Fundos (SESC, SESI, SENAI, etc.) Cooperativa de trabalho (Recolhimento de contribuies com vencimento dia 15, relativas a seus cooperados) Empresas em Geral CNPJ/MF Pagamento exclusivo FNDE at a competncia 13/2006 - Decreto 6.003/2006 Empresas em Geral CEI Empresas em Geral CEI Recolhimento exclusivo para Outras Entidades ou Fundos (SESC, SESI, SENAI, etc.) Empresas em Geral CEI Pagamento Exclusivo FNDE at a competncia 13/2006 - Decreto 6.003/2006 Entidades Filantrpicas com Iseno CNPJ/MF Entidades Filantrpicas com Iseno CEI rgos do Poder Pblico CNPJ/MF

2429 2437 2445 2500 2607 2615 2631

rgos do Poder Pblico CEI rgos do Poder Pblico CNPJ/MF Recolhimento sobre aquisio de produto rural do Produtor Rural Pessoa Fsica rgo do Poder Pblico CNPJ/MF Recolhimento sobre contratao de Transportador Rodovirio Autnomo Recolhimento sobre a Receita Bruta de Espetculos Desportivos e Contratos de Patrocnio CNPJ/MF Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural CNPJ/MF Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural CNPJ/MFexclusivo para Outras Entidades ou Fundos (SENAR) Contribuio retida sobre a NF/Fatura da Empresa Prestadora de Servio CNPJ/MF Contribuio retida sobre NF/Fatura da Empresa Prestadora de Servio CNPJ/MF (Uso exclusivo do rgo do Poder Pblico Administrao direta, Autarquia e Fundao Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, contratante do servio). Contribuio retida sobre a NF/Fatura da Empresa Prestadora de Servio CEI Contribuio retida sobre NF/Fatura da Empresa Prestadora de Servio CEI (Uso exclusivo do rgo do Poder Pblico Administrao Direta, Autarquia e Fundao Federal, Estadual, do Distrito Federal ou Municipal, contratante do servio) Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural CEI Recolhimento sobre a Comercializao de Produto Rural CEI exclusivo para Outras Entidades ou Fundos (SENAR) Ao Trabalhista CEI Ao Trabalhista CEI Recolhimento exclusivo para Outras Entidades ou Fundos (SESC, SESI, SENAI, etc.) Ao Trabalhista CNPJ/MF Ao Trabalhista CNPJ/MF Recolhimento exclusivo para Outras Entidades ou Fundos (SESC, SESI, SENAI, etc.) ACAL CNPJ/MF ACAL CEI

2640

2658

2682

2704 2712 2801 2810 2909 2917 3000 3107

3204

GRC Contribuio de Empresa Normal DEBCAD (Preenchimento exclusivo pela SRP)

Fonte: Ministrio da Previdncia Social

CONTRIBUIO SINDICAL DOS EMPREGADOS

A Constituio Federal prev a Contribuio Sindical, nos seguintes termos: "Art. 149 - Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo. Pargrafo nico - Os Estados, o Distrito Federal e os municpios podero instituir contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, de sistemas de previdncia e assistncia social." O artigo 578 da Consolidao das Leis do Trabalho (CLT) prev que a contribuio devida aos sindicatos pelos que participam das categorias econmicas ou profissionais ou das profisses liberais representadas pelas referidas entidades, sob a denominao de Contribuio Sindical, deve ser paga, recolhida e aplicada na forma estabelecida nos artigos 578 a 610 da CLT.

Fato Gerador

O fato gerador da obrigao do recolhimento da contribuio sindical est descrito no artigo 579 da CLT, que assim estabelece: A contribuio sindical devida por todos aqueles que participarem de uma determinada categoria econmica ou profissional, ou de uma profisso liberal, em favor do Sindicato representativo da mesma categoria ou profisso, ou inexistindo este, na conformidade do disposto no artigo 591.

Base de Clculo

Segundo o Guia Trabalhista: A Contribuio Sindical dos empregados ser recolhida de uma s vez e corresponder remunerao de um dia de trabalho, qualquer que seja a forma de pagamento. Entende-se por dia de trabalho o equivalente a: uma jornada normal de trabalho, se o pagamento ao empregado for feito por unidade de tempo, ou seja, por hora, dia, semana, quinzena ou ms; 1/30 da quantia percebida no ms anterior, se a remunerao for paga base de tarefa, empreitada, comisso ou modalidades semelhantes (alneas a e b, 1 do Art. 582 da CLT).

Prazo para Recolhimento

A Contribuio Sindical devida pelos empregados urbanos, sendo descontada no salrio do ms de maro de cada ano, devendo ainda ser anotada na CTPS. Mas, apesar de o desconto da Contribuio Sindical dos empregados se verificar no salrio do ms de maro, o seu recolhimento efetiva-se em abril. No que se refere anotao da Contribuio Sindical na ficha ou livro de Registro de Empregados, a Portaria MTE 41 de 2007 que alterou a Portaria MTE 3.626 de 1991 omissa sobre seu registro. Contudo, o procedimento recomendvel. As anotaes devem informar: Nmero da guia de recolhimento; Nome da entidade sindical e Valor e data do recolhimento.

Empregados Admitidos no curso do Ano

Admisso em Janeiro e Fevereiro Os empregados admitidos em janeiro e fevereiro tm descontada a Contribuio Sindical no ms de maro, que o ms destinado ao desconto (Art. 582 da CLT).

Admisso no Ms de Maro Deve-se verificar se o empregado no sofreu o desconto respectivo na empresa anterior. Em caso afirmativo, basta anotar na ficha ou no livro de Registro de Empregados os nomes da empresa e do sindicato e o valor pago. No h novo desconto, ainda que a empresa anterior pertena outra categoria econmica. Em caso negativo, efetua-se o desconto no pagamento de maro para recolhimento em abril.

Admisso Aps o Ms de Maro Quanto aos empregados admitidos aps o ms de maro, a empresa verificar se eles j contriburam no emprego anterior ou no. Em caso positivo, anota-se na ficha ou no livro Registro de Empregados. Em caso negativo, efetuar o desconto no ms subsequente ao da admisso para recolhimento no ms seguinte. Assim, para admisso em abril, por exemplo, desconta-se do pagamento de maio para recolher em junho (Art. 602 da CLT).

Empregados Afastados no Ms de Maro Se, por qualquer motivo, o empregado no estiver trabalhando no ms de maro, ou seja, se estiver afastado do trabalho sem percepo de salrios (ausncia por acidente do trabalho, doena etc.), o desconto ocorrer no primeiro ms subsequente ao do reincio do trabalho. Assim, um empregado afastado h vrios meses, com alta da Previdncia Social em maio, por exemplo, sofrer o desconto em junho, e a empresa efetivar o recolhimento ao sindicato prprio em julho.

Forma de Recolhimento

O recolhimento feito mediante guia fornecida pelo sindicato da respectiva categoria (econmica, profissional ou diferenciada) no Banco do Brasil, na Caixa Econmica Federal ou nos estabelecimentos bancrios integrantes do Sistema de Arrecadao de Tributos Federais (Arts. 583 e 586 da CLT).

Situaes Especiais

Atraso Incidncia de Juros e Multa

Sobre a Contribuio Sindical recolhida espontaneamente (antes de qualquer provocao fiscal) fora do prazo normal recairo os seguintes encargos: juros: 1% (um por cento) ao ms ou frao; multa: 10% (dez por cento) para o primeiro ms de atraso, acrescida do percentual de 2% (dois por cento) por ms de atraso subsequente (2_ ms em diante) ou frao de ms Art. 600 da CLT); atualizao monetria: devem ser utilizados os coeficientes aplicveis aos dbitos para com a Fazenda Nacional (Portaria MTb n_ 3.233/83). Ressaltese que para os dbitos cujos fatos geradores ocorreram at 31.12.94, deve-se utilizar a Unidade Fiscal de Referncia (UFIR) para fins de clculo da atualizao monetria. Os dbitos com fatos geradores a contar de 1.01.95 no esto mais sujeitos atualizao monetria.

Comprovao do Recolhimento

Cabe ao empregador comprovar o recolhimento da Contribuio Sindical respectiva entidade sindical econmica e/ou profissional ou, na falta desta, ao rgo competente do Ministrio de Trabalho e Emprego. Tal comprovao dever ser feita no prazo de 15 (quinze) dias a contar da data do recolhimento, devendo ser encaminhado ao rgo competente os seguintes documentos: Cpia da Guia de Contribuio Sindical autenticada pelo rgo arrecadador; e relao nominal de empregados ou cpia da folha de pagamento com indicao da funo de cada contribuinte, salrio percebido no ms do desconto da contribuio e o valor recolhido a ttulo de Contribuio Sindical (pargrafo nico, Art. 2 da Portaria MTb n_ 3.233/83).

Imposto sobre Exportao

Segundo a Constituio Federal (art. 153, II), o Imposto de Exportao de competncia exclusiva da Unio. Uma de suas caractersticas a cobrana com funo fiscal e regulatria, no s na medida em que se presta a arrecadao, mas tambm de acordo com a variao de suas alquotas, disciplina do fluxo de exportao. O contribuinte do imposto o exportador, ou quem a ele a lei equiparar. Fato Gerador

Segundo a Receita Federal: O imposto de exportao tem como fato gerador a sada da mercadoria do territrio aduaneiro (Decreto-lei n 1.578, de 1977, art. 1). Segundo o Portal Tributrio: O fato gerador se caracteriza com o fato material da sada de produto nacional, ou nacionalizado, para outro pas, qualquer que seja a finalidade de quem remete, e no com o negcio jurdico da compra e venda do exportador para o estrangeiro. Com exceo dos casos pessoais, como bagagens, estabelecidos no art. 23 do CTN e art. 1 do Decreto-Lei n 1.578/77, no importa que se trate de doao ou mercadoria do prprio remetente, o fato da sada do pas ocasiona o fato gerador. Base de Clculo

A base de clculo do imposto definida no artigo 2 do Decreto-lei n 1.578, de 1977: "Art. 2 A base de clculo do imposto o preo normal que o produto, ou seu similar, alcanaria, ao tempo da exportao, em uma venda em condies de livre concorrncia no mercado internacional, observadas as normas expedidas pelo Poder Executivo, mediante ato da CAMEX - Cmara de Comrcio Exterior. (Redao dada pela Medida Provisria n 2.158-35, de 2001) 1 - O preo vista do produto, FOB ou posto na fronteira, indicativo do preo normal

De acordo com a Circular BACEN n 2767, de 1997, a base de clculo do imposto o valor da mercadoria constante do campo 18-b (preo total no local de embarque) do Registro de Exportao efetivado no Siscomex. Para a determinao do valor em reais da base de clculo do imposto deve ser utilizada a taxa de cmbio disponvel no Sisbacen, transao PTAX800, opo 5, relativa ao dia til imediatamente anterior ao da ocorrncia do fato gerador do imposto.

Alquotas

Segundo o Portal Tributrio: A alquota do imposto de 30%, facultado ao Poder Executivo reduzi-la ou aument-la, para atender aos objetivos da poltica cambial e do comrcio exterior. Em caso de elevao, a alquota do imposto no poder ser superior a 150%. Devido ao fato de que o equilbrio da balana comercial depende fundamentalmente do esforo de exportao e que o imposto extrafiscal, o imposto minimamente exigido, sendo comum o uso da alquota zero, pois o fator constitutivo do dever tributrio no est na sua hiptese de incidncia (ou fato gerador), mas sim, no mandamento da norma de tributao.

Prazo e Forma de Recolhimento

Segundo a Portaria MF n 674, de 1994, necessrio que o exportador apresente o comprovante de pagamento (Darf) juntamente com os documentos que instruem o despacho. No poder ser autorizado o embarque ou a transposio de fronteira da mercadoria cujo imposto de exportao incidente no tenha sido pago. O prazo para pagamento do imposto de quinze (15) dias contados da data do registro da DE.

REFERNCIAS

Guia Trabalhista. Contribuio Sindical dos Empregados. Disponvel em: <http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/contr_sindical_empregados.htm>. HARADA, Kiyoshi. ISS. Base de clculo dos servios prestados por notrios e registradores. Disponvel em: <http://arpen-

sp.jusbrasil.com.br/noticias/2745201/artigo-iss-base-de-calculo-dos-servicosprestados-por-notarios-e-registradores-por-artigo-de-kiyoshi-harada>. Ministrio da Previdncia Social. Empregador - Guia da Previdncia Social. Disponvel em:

<http://www1.previdencia.gov.br/pg_secundarias/paginas_perfis/perfil_Empregador_ 07.asp>. Portal Tributrio. Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL. Disponvel em: <http://www.portaltributario.com.br/tributos/csl.html>. Portal Tributrio. Imposto de Exportao IE. Disponvel em:

<http://www.portaltributario.com.br/tributos/impostodeexportacao.htm>. Prefeitura de Curitiba Secretria Municipal de Finanas. ISS. Disponvel em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/iss-sem-inscricao-secretaria-municipal-definancas/366>. Receita Federal. COFINS Pessoas Jurdicas em geral. Disponvel em: < http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/dipj/2000/Orientacoes/COFINSgera is.htm#fev1999>. Receita Federal. Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL. Disponvel em: <http://www.receita.fazenda.gov.br/aliquotas/ContribCsll/Default.htm>. Receita Federal. Formas de Contribuio. Disponvel em:

<http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/formascontrib.htm#Responsabilidade >.

Receita

Federal.

Imposto

de

Exportao

IE.

Disponvel

em:

<http://www.receita.fazenda.gov.br/manuaisweb/exportacao/topicos/conceitos-edefinicoes/imposto-de-exportacao-ie.htm>. SINDUSCON - RIO. Contribuio Sindical - Empregados. Disponvel em: <http://www.sinduscon-rio.com.br/doc/empregados.pdf>.

Vous aimerez peut-être aussi