Vous êtes sur la page 1sur 4

APRENDER QUALQUER COISA EM QUALQUER LUGAR, PELA INTERNET

Tambm com aulas livres, mas produzidas e organizadas. Tem verso em Portugus.

Onde possvel achar video-aulas livres sobre qualquer tema.

IniciaAva de um brasileiro. Reune videos de aulas das melhores universidades do mundo, legendadas.
A proposta do indiano Sugata Mitra foi dar acesso livre internet, com o projeto Buraco no Muro.

Que tal acessar Ocinas virtuais para aprender a fazer lmes? No site do Cine Tela Brasil tem.

ead

Educao a distncia uma modalidade de ensino onde professor e aluno no comparAlham o mesmo espao Qsico e no necessariamente ao mesmo tempo. A aula pode ser atravs de chat, texto, fruns ou videos gravados ou transmisso ao vivo. A grande vantagem a reduo de custos, economia de tempo e exibilidade de horrio para estudo.
Mdias na Educao um curso de formao de professores promovido pelo MEC, que usa a tecnologia da internet para incenAvar o uso na escola de recursos tecnolgicos de mdia como rdio, vdeo e a prpria internet, com blogs, podcasts, webquests e etc... u m e x e m p l o d e E d u c a o a D i s t n c i a insAtucionalizada. Ao nal do curso o parAcipante recebe um diploma de ps-graduao lato sensu. Mais de 2.000 professores j se matricularam neste curso.
AVA ou Ambiente Virtual de Aprendizagem um suporte para a Educao a Distancia, um site geralmente com acesso restrito onde o aluno tem acesso aos contedos, parAcipa de debates e recebe orientao de um tutor. O tutor uma gura importante na EAD insAtucional, j que faz a mediao dos estudos do aluno. No entanto, as aulas so produzidas por professores ou especialistas. Exemplos de AVA so o Moodle e o eProinfo, onde funciona o Mdias na Educao.

Educomunicao

Pode contribuir para a Educao a Distncia?


A Educomunicao um conceito novo, presente na interface entre Educao e Comunicao. Instrumentaliza para o uso crAco e criaAvo das tecnologias na educao e o desenvolvimento de novos projetos de aprendizagem. Ao propor a construo de novos ecossistemas comunica5vos e rever a funo do tutor, a Educomunicao pode enriquecer a Educao a Distncia, tornando o dilogo mais eciente e promovendo senAdo nos contedos propostos. Usando as mdias em pesquisas ou trabalhos escolares, que tambm so produtos de mdia, com senso crAco e autoria, possvel que a EAD rompa os limites da Internet e se parea mais com uma escola aberta, sem muros e limitaes. Ecossistemas comunica5vos cuidam da sade e do bom uxo das relaes entre as pessoas e os grupos humanos, bem como do acesso de todos ao uso adequado das tecnologias da informao Ismar Soares *

Expediente Trabalho para a disciplina AAvidades

Acadmicas, Cienacas e Culturais III do curso Licenciatura em Educomunicao da ECA/USP. Estudantes: Antonio BaAsta, Fbio Rogrio Nepomuceno e Joo Paulo de Almeida. Julho de 2012
Referncias METZKER, Gabriela Felipe Rodrigues. Educomunicao: o novo campo e suas reas de interveno social. hlp://pt.scribd.com/doc/16370414/ Mdias na Educao Apresentao: hlp://migre.me/9FxEd MORAN, Jos Manuel: - Que Educao a distncia: hlp://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm

EAD Formal ou Informal

A Educao a Distncia tem muito de aprendizagem autodidata, mas com ela no se confunde porque h a gura do mestre ou mediador. No se trata de apenas ler Adorno, por exemplo, mas ver vdeos, ler resenhas e responder questes ou produzir trabalhos que orientem esta leitura. J h vrios cursos comuns de graduao que incorporam algumas disciplinas realizadas a distncia. O prprio Ministrio da Educao do Brasil patrocina alguns cursos EAD, sendo exemplo do uso insAtucionalizado desta modalidade. No entanto, tambm existem propostas alternaAvas de aprendizagem pela internet, como os tutoriais, os fruns de dvidas ou mesmo aulas livres publicadas em sites de videos.

Existe

educomunicao EAD?
A modalidade de cursos EAD a em que mais cresce em nmero de matrculas no Brasil. E entre os cursos, os de licenciatura so os mais p r o c u r a d o s . A p e s a r d o crescimento acelerado, ainda h dvidas sobre a qualidade desta formao.. Algumas empresas e algumas redes educacionais, como a da cidade de So Paulo, no aceitam diplomas de cursos de graduao totalmente EAD.

O curso Mdias na Educao do portal

eProinfo tem a proposta de trabalhar o uso das tecnologias na escola usando alguns conceitos da educomunicao. A prefeitura de So Paulo tambm esta experimentando a aplicabilidade deste conceito num curso EAD de Projetos EducomunicaAvos: hlp://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/ Projetos/ondas/ead/Default.aspx Ainda precisamos de mais pesquisas, mas possvel que a educomunicao seja um caminho para tornar os cursos a distncia mais ecientes.

Vous aimerez peut-être aussi