Vous êtes sur la page 1sur 4

Estamos habituados a utilizar aplicaes instaladas em nossos prprios computadores, assim como a armazenar arquivos e dados dos mais

variados tipos neles. No ambiente corporativo, esse cenrio um pouco diferente, j que nele mais fcil encontrar aplicaes disponveis em servidores que podem ser acessadas por qualquer terminal autorizado por meio de uma rede. A principal vantagem desse modelo est no fato de ser possvel, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicaes mesmo sem acesso internet ou rede. Em outras palavras, possvel usar esses recursos de maneira off-line. Entretanto, todos os dados gerados estaro restritos a esse computador, exceto quando compartilhados em rede, coisa que no muito comum no ambiente domstico. Mesmo no ambiente corporativo, isso pode gerar algumas limitaes, como a necessidade de se ter uma licena de um determinado software para cada computador, por exemplo. A evoluo constante da tecnologia computacional e das telecomunicaes est fazendo com que o acesso internet se torne cada vez mais amplo e cada vez mais rpido. Em pases mais desenvolvidos, como Japo, Alemanha e Estados Unidos, possvel ter acesso rpido internet pagando-se muito pouco. Esse cenrio cria a situao perfeita para a popularizao da Cloud Computing, embora esse conceito esteja se tornando conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil. Com a Cloud Computing, muitos aplicativos, assim como arquivos e outros dados relacionados, no precisam mais estar instalados ou armazenados no computador do usurio ou em um servidor prximo. Esse contedo passa a ficar disponvel nas "nuvens", isto , na internet. Ao fornecedor da aplicao cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manuteno, atualizao, backup, escalonamento, etc. O usurio no precisa se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar. Um exemplo prtico desta nova realidade o Google Docs, servio onde os usurios podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentaes de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas mquinas. O que o usurio precisa fazer apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereo do Google Docs para comear a trabalhar, no importando qual o sistema operacional ou o computador utilizado para esse fim. Neste caso, o nico cuidado que o usurio deve ter o de utilizar um navegador de internet compatvel, o que o caso da maioria dos browsers da atualidade.

Algumas caractersticas da Cloud Computing


Conforme j dito, uma das vantagens da Cloud Computing a possibilidade de utilizar aplicaes diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usurio. Mas, h outras significativas vantagens:

- na maioria dos casos, o usurio pode acessar determinadas aplicaes independente do seu sistema operacional ou de hardware; - o usurio no precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicao: hardware, procedimentos de backup, controle de segurana, manuteno, entre outros, ficam a cargo do fornecedor do servio; - compartilhamento de dados e trabalho colaborativo se tornam mais fceis, uma vez que todos os usurios acessam as aplicaes e os dados do mesmo lugar: a "nuvem". Muitas aplicaes do tipo j so elaboradas considerando essas possibilidades; - dependendo do fornecedor, o usurio pode contar com alta disponibilidade, j que, se por exemplo, um servidor parar de funcionar, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o servio; - o usurio pode contar com melhor controle de gastos. Muitas aplicaes em Cloud Computing so gratuitas e, quando necessrio pagar, o usurio s o far em relao aos recursos que usar ou ao tempo de utilizao. No , portanto, necessrio pagar por uma licena integral de uso, tal como acontece no modelo tradicional de fornecimento de software; - dependendo da aplicao, o usurio pode precisar instalar um programa cliente em seu computador. Mas, neste caso, todo ou a maior parte do processamento (e at mesmo do armazenamento de dados) fica por conta das "nuvens". Note que, independente da aplicao, com a Cloud Computing o usurio no necessita conhecer toda a estrutura que h por trs, ou seja, ele no precisa saber quantos servidores executam determinada ferramenta, quais as configuraes de hardware utilizadas, como o escalonamento feito, onde est a localizao fsica do datacenter, enfim. O que importa ao usurio saber que a aplicao est disponvel nas nuvens, no importa de que forma.

[Cloud] usado quando um design de aplicao em que os computadores fazem o trabalho e o armazenamento dos dados nas nuvens. A 4 emenda protege seus dados pessoais quando voc est em casa ou em outros lugares em que h uma razovel expectativa de privacidade para usar o termo legal. Infelizmente, as cortes decidiram que, ao colocar as informaes nas mos de terceiros, mesmo que para objetivos especficos, voc perde isso. Se rgos do governo buscam dados nas mos de terceiros sem mandato judicial - por exemplo, de fornecedores de webmail -, isto vai se expandir para todos os tipos de dados em cloud. Algumas vezes, os dados na nuvem so protegidos por estatutos. E-mails e informaes mdicas possuem critrios de confidecialidade, o que bom, mas no suficiente. Precisamos garantir que os meus dados (como planilhas que fao no Google docs) tenham garantia de privacidade mesmo se o Google for proprietrio do servidor. No estou dizendo que seus arquivos na nuvem estejam completamente desprotegidos, mas esto muito menos protegidos do que os dados em seu computador. importante entender que, mesmo quando o governo precisa de um mandato para chegar aos seus dados, ele enviado para a empresa que hospeda as informaes, no para voc. Diversas companhias vo brigar pelos direitos dos seus clientes, mas ningum est interessado em desafiar o mandato como voc est. Quando os

dados esto longe de voc, voc pode perder esta oportunidade.

Recursos sob demanda, ou seja, voc consegue aumentar ou diminuir a capacidade de processamento, espao, memria ou banda do seu servidor Cloud de acordo com sua necessidade. Voc no precisa mais superdimensionar seu servidor, elevando custos. Com a tecnologia Cloud, se precisar de mais recursos, basta contratar de forma simples e rpida.

AGILIDADE

Simplicidade para configurar, dimensionar e redimensionar seu servidor sem prejudicar suas aplicaes. Nos servidores tradicionais, essas aes podem demorar vrios dias, sendo um inconveniente para cronogramas e projetos. No cloud computing, voc poder otimizar seu tempo.

AUTONOMIA

Gerencie seus recursos atravs do Painel de Controle, com processos automticos e sem complicao.

SEGURANA

Menor risco de falhas, devido arquitetura em nuvem. Alm disso, a Tecla conta com a infraestrutura completa da ALOG, que possui seus datacenters localizados no Brasil com sistemas de monitoramento 24 horas por dia, Firewall de segurana, entre outras medidas que protegem seu site, aplicaes e sua empresa.

EXCLUSIVIDADE

Todos os recursos de hardware so alocados com exclusividade, isso significa mais performance para sua aplicao.

ECONOMIA

A arquitetura em nuvem permite otimizao de custos j que o cliente consegue alocar recursos de acordo com sua necessidade.

Vous aimerez peut-être aussi