Vous êtes sur la page 1sur 2

AGROSOFT BRASIL

Fonte: www.agrosoft.org.br/agropag/219841.htm Publicao: 11/11/2011 Impresso: 21/11/2011

11 MITOS SOBRE A FOME


mais da metade vive na sia e no Pacfico. A fome tambm um problema relevante nos Estados Unidos, onde 50 milhes de americanos enfrentam a insegurana alimentar. Segundo o Programa Alimentar Mundial (PAM)), existem vrios mitos sobre a fome no mundo. A agncia da Organizao das Naes Unidas (ONU) ressalta que essas afirmaes refletem um conjunto de ideias equivocadas sobre o problema, suas causas e solues. Para mudar esses conceitos, o PAM relacionou os 11 mitos mais comuns e a realidade que eles mascaram.

Mito 6: Muitas pessoas esto famintas no meu pas para eu me preocupar com a fome em outras naes.

Mito 1: No h comida suficiente para alimentar a populao mundial.

Realidade: Uma a cada sete pessoas no mundo no tem o que comer, o que significa que uma a cada sete no pode criar, estudar ou atingir os seus potenciais. Isso afeta a todos. A fome diminui os progressos em reas importantes que conectam naes, como a segurana.

Realidade: Existe comida suficiente no mundo de hoje para que todos possam ter a nutrio adequada para uma vida saudvel e produtiva. Entretanto, preciso que a produo e a distribuio de alimentos seja mais eficiente, sustentvel e justa. Isso significa apoiar pequenos agricultores - que so maioria nos pases em desenvolvimento - e assegurar que eles tenham acesso adequado aos mercados para que possam vender seus produtos.

Mito 7: No fcil prever a fome e no possvel se preparar para ela.

Realidade: Existem ferramentas para monitorar e prever tendncias na produo alimentar, assim como para os preos dos alimentos. Por exemplo, o Sistema Antecipado de Alerta da Fome faz uma anlise dos fatores meteorolgicos e econmicos e avisa onde h a possibilidade das pessoas passarem fome.

Mito 2: Resolver o problema da fome significa garantir que as pessoas tenham o suficiente para comer. Mito 8: A fome basicamente um problema de sade Realidade: Fome tambm envolve que tipo de alimento voc come. Uma boa nutrio significa ter a combinao certa de nutrientes e calorias necessrias para um desenvolvimento saudvel. Isso muito importante, principalmente para bebs, mulheres grvidas e crianas.

Mito 3: Secas e outros desastres naturais so os culpados pela fome.

Realidade: O problema afeta tambm a educao e a economia. Crianas com fome sofrem para ter um foco, aprender ou at mesmo, frequentar a escola. Sem educao, muito mais difcil para eles crescerem e contribuirem para a economia nacional. Um estudo feito na Guatemala concluiu que meninos que receberam comida fortificada antes dos trs anos de idade acabaram por receber salrios 46% maiores.

Realidade: Comunidades que constroem sistemas de irrigao e de armazenamento e estradas para conecta-las ao centros comerciais melhoram suas colheitas. E ento, essas pessoas conseguem sobreviver mesmo em tempos de seca. A natureza apenas um dos fatores que influenciam a fome. A proporo das crises alimentares que tem relao com causas humanas mais que dobraram desde 1992. Conflitos muitas vezes esto no corao das piores crises alimentares do mundo atual.

Mito 9: As pessoas s ficam famintas durante emergncias ou desastres

Realidade: As emergncias so responsveis por apenas oito por cento da fome mundial. Quase um bilho de pessoas esto famintas em todo o globo. Por isso, projetos de longo prazo, como programas de refeies escolares so to importantes.

Mito 4: A fome existe quando no h comida em supermercados.

Mito 10: H outras questes globais mais urgentes que a fome

Realidade: As pessoas podem passar fome mesmo quando h muita comida ao redor. Muitas vezes, o problema uma questo de acesso: falta de condies financeiras para comprar comida ou impossibilidade de ir at os mercados locais. Uma maneira de ajudar por meio de transferncias de dinheiro ou cupons eletrnicos, que do s pessoas a habilidade para comprar comida.

Realidade: Quando as populaes esto famintas, as economias sofrem, as pessoas entram em conflitos e os agricultores no conseguem fazer suas plantaes crescerem de forma eficaz. preciso combater a fome para que seja possvel resolver questes ambientais, econmicas e de segurana.

Mito 5: Todas as pessoas que passam fome vivem na frica.

Mito 11: No h nada que possamos fazer para ajudar os que passam fome

Realidade: No mundo, 1 bilho de pessoas esto famintas e


Pgina 1 de 2

Realidade: H muito que pode ser feito, mesmo enquanto indivduos. Organizaes como o Programa Alimentar

AGROSOFT BRASIL
Fonte: www.agrosoft.org.br/agropag/219841.htm Publicao: 11/11/2011 Impresso: 21/11/2011

Mundial precisa de apoio constante e esforos para sensibilizar as comunidades locais. Voc pode ajudar. Comece agora: online. Encontre o PAM no Facebook e compartilhe nossos links para que sua rede de amigos conhea mais sobre a importncia da fome. E encontre outras maneiras de se envolver, aqui.

FONTE

Rdio ONU LINKS REFERENCIADOS Organizao das Naes Unidas www.onu-brasil.org.br Rdio ONU www.un.org/av/radio/portuguese Programa Alimentar Mundial one.wfp.org/portuguese Sistema Antecipado de Alerta da Fome www.fews.net/Pages/default.aspx?l=pt Facebook www.facebook.com/WorldFoodProgramme aqui www.wfp.org/get-involved

FIGURAS
Criana afetada pelas cheias recentes na Amrica Central [Rdio ONU]

Pgina 2 de 2

Vous aimerez peut-être aussi