Vous êtes sur la page 1sur 23

Carta Pastoral Sapientiam tuam, Domine

Estimados padres, religiosos e religiosas, jovens, irmos e irms

Introduo Senhor, d-me a Sabedoria... Ela sabe o que agradvel aos teus olhos e o que correto conforme teus preceitos. Manda-a dos teus sagrados cus... para que me acompanhe e trabalhe comigo, e que eu saiba o que agradvel diante de ti... (Sab. 9,9 ss). Assim, Salomo pedia a Deus o dom da Sabedoria para poder governar bem o seu povo. Essa orao -me muito familiar desde que fui chamado a servir Igreja como Bispo. Agora, que me proponho a escrever uma carta pastoral, essa prece, com mais fora, est presente na minha mente e no meu corao. H uma ideia que est me inquietando continuamente, nestes ltimos meses e que no consigo calar: Escreva uma carta pastoral! Tenho um pouco de medo, porque conheo as minhas limitaes. No sou um bom escritor nem um telogo. Pode acontecer que nem todos gostem de algumas orientaes e que fiquem magoados ou revoltados. Por isso, coloco-me diante de Deus como Salomo e peo, todos os dias, o dom da Sabedoria. A minha inteno de unir foras, valorizar as diferenas e incentivar as iniciativas para uma melhor evangelizao. Por que uma carta pastoral? Era costume, em tempos idos, que o Bispo enviasse uma carta pastoral a todos os fiis de sua Diocese. Era uma espcie de catequese do Bispo sobre temas e assuntos pastorais e teolgicos. Recordo que os procos, nas homilias do tempo quaresmal, deviam ler aos fiis parte dessa carta. Eles mesmos deviam meditar sobre ela e refletir pessoalmente, bem como nas reunies pastorais. Acredito que ainda h Bispos que costumam escrever, anualmente, uma carta aos padres e fiis, no devendo ser, entretanto, uma prtica muito comum. Acontece que hoje h outras maneiras de se comunicar e de fazer chegar s comunidades as orientaes e os projetos de uma Diocese.
1

O que hoje no falta so reunies e encontros de todos os tipos e com todas as categorias. H uma maior facilidade de se comunicar por escrito (jornais, boletins, internet...), pela rdio e TV. O carro tambm facilita muito os encontros e os contatos rpidos dos padres com as comunidades. A finalidade desta carta pastoral de apresentar alguns valores que acredito sejam de muita importncia em nossa vida de sacerdotes e cristos e em nosso trabalho pastoral, como tambm alertar sobre alguns abusos ou costumes que, sem perceber, podem se tornar normas de todos os dias. dever do Bispo ser pastor, aquele que ouve os seus sacerdotes e os fiis leigos e tem o dever de ensinar, santificar e governar. Inspirado nesses princpios, estou escrevendo esta carta pastoral. O que me estimula a escrever tambm a urgncia de algumas orientaes que vejo necessrias oferecer aos sacerdotes e fiis de nossa Diocese de Caxias do Sul. O ano da f Vou comear olhando para o Ano da F, que estamos prestes a celebrar. Com a carta apostlica Porta Fidei, de 11 de outubro de 2011, o Papa Bento XVI deu abertura ao Ano da F, que ter inicio em 11 de outubro de 2012 e que terminar em 24 de novembro de 2013, na solenidade de Cristo Rei. A f um dom que precisamos redescobrir, cultivar e testemunhar, a fim de que o Senhor nos conceda viver a beleza e a alegria de sermos cristos, consagrados e sacerdotes. O incio do Ano da F coincide com a recordao de dois grandes eventos que marcaram a imagem da Igreja, nos nossos dias: o quinquagsimo aniversrio de abertura do Conclio Vaticano II (11/10/1962) e o vigsimo aniversrio do Catecismo da Igreja Catlica (11/10/1992). Depois do Conclio, a Igreja se esforou para acolher e aplicar a riqueza do ensinamento do Conclio Vaticano II sob a direo do magistrio e com a colaborao dos Snodos dos Bispos. Um dos frutos do Conclio , sem dvida, o catecismo da Igreja Catlica que foi escrito para oferecer ao povo de Deus um resumo e um texto de segura referncia para os catecismos das igrejas locais. O Catecismo compreende coisas novas e coisas antigas,
2

porque a f sempre a mesma e, ao mesmo tempo, fonte de luz sempre nova. No posso esquecer outro acontecimento que ir movimentar a vida espiritual e a social de nossa Diocese e do Brasil; falo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que acontecer no Rio de Janeiro em 2013 e que tem como lema: Bote f! Evangelizar preciso Esta carta pastoral quer ajudar os fiis a viverem e a prepararem desde j o Ano da F. Precisamos nos preparar para sermos testemunhas alegres do Senhor no mundo de hoje, indicando s pessoas a porta da f. Hoje, mais do que nunca, necessrio um maior empenho eclesial em favor de uma nova evangelizao para redescobrir a alegria que h em crer e reencontrar o entusiasmo ao comunicar a f. O meu intuito no baixar decretos que probam isso ou aquilo, mas apresentar a beleza e o valor de algumas verdades, para que cada um, depois, saiba corrigir o que for necessrio. No desconhecido para ningum que o Bispo receba queixas por parte de padres, fiis, lideranas, jovens, manifestando o seu desapontamento sobre fatos e atitudes de ns, pastores. Movido pelo amor que tenho Igreja que apresento esta carta pastoral para ajudar a renovar o nosso sim sacerdotal e a alegria de sermos cristos. Este tempo litrgico que estamos vivendo muito favorvel e oportuno para um caminho de converso.

REALIDADE

Territrio e abrangncia A nossa Diocese tem um territrio muito extenso e populoso, ou seja, com uma superfcie de 11.892 Km e 865.691 habitantes. Abrange 29 municpios com 74 parquias (11 delas sem padre residente), e 983 comunidades. Os padres diocesanos residentes na Diocese so 104; desses sete residem em outras dioceses do Brasil e um estuda em Roma. A presena dos religiosos muito significativa e de grande ajuda na pastoral. Temos 77 sacerdotes religiosos, 45 religiosos professos e 444 religiosas.

A formao Um olhar de muito carinho temos para com os nossos seminaristas e seminrios. Temos trs casas de formao: Nossa Senhora Aparecida (Seminrio menor; com 27 seminaristas), So Jos: (Filosofia; com nove seminaristas e Propedutico; com cinco seminaristas) e Teologia em Viamo; com oito seminaristas. Uma experincia que estamos apoiando e que nos d boas perspectivas o seminrio familiar: um em Caxias do Sul com 12 candidatos e outro em Bento Gonalves com seis inscritos.

Participao dos leigos Alm dos sacerdotes, religiosos e religiosas, temos a colaborao de muitos leigos e leigas que esto engajados nas vrias pastorais sociais, nos movimentos e nas novas comunidades, mostrando um carinho especial Igreja e sua comunidade. Nota-se, em algumas comunidades muito numerosas, a necessidade de mais sacerdotes. Por enquanto, estamos suprindo tais lacunas preparando leigos e leigas atravs dos ministrios. No exclumos a possibilidade de um dia termos diconos permanentes. Vejo que esse passo, no momento, precisa de mais reflexo e discernimento.

Os Vicariatos O mais vivel, agora, que haja uma reflexo sobre a diviso da Diocese em Vicariatos. O Vicariato visa a tornar a nossa ao evangelizadora mais eficaz. Considerando a distncia de algumas parquias em relao sede da Diocese, as caractersticas comuns (interior, facilidade de se encontrar, costumes...), a presena de um bom grupo de parquias e de sacerdotes, que facilmente se encontram e se ajudam entre si, vejo que chegou o momento de criar um ou dois Vicariatos nos prximos anos. Sem pressa, mas com coragem de alterar algumas estruturas, vamos juntos rezar e pedir a Deus sabedoria e abertura ao novo.

A catequese Faz parte de nossa realidade e nos orgulha muito o trabalho realizado, por uma equipe de padres e leigos, que preparam um subsdio para a catequese de Primeira Comunho e Crisma, adotado pela maioria das parquias diocesanas. Esse projeto catequtico, alm de favorecer a leitura e a reflexo da Palavra de Deus, tem como caracterstica acompanhar o ano litrgico e envolver a famlia em determinados momentos do ano. No posso, porm, deixar de apresentar, tambm, outro subsdio catequtico que foi elaborado devido criatividade e capacidade de nosso clero e leigos. Esse subsdio foi adotado pelas parquias do centro. Para evitar que, em cada encontro, haja discusses sobre um texto nico, vrias vezes j afirmamos que, por enquanto, os dois mtodos, cujo contedo bastante semelhante, podem continuar. No momento oportuno, quando se tornar necessria uma reedio ou reviso, cuidaremos para que toda a Diocese possa ter um nico texto. Nessa oportunidade deveremos cuidar para que o novo texto tenha como inspirao o esquema do Catecismo da Igreja Catlica.

DESTAQUES No minha inteno, com esta carta pastoral, localizar todos os assuntos ou temas que fazem parte da vida de uma Diocese. Quero realar somente alguns pontos que, nesses meses em que me encontro frente desta Diocese, mais me ocuparam ou preocuparam.

ESPIRITUALIDADE SACERDOTAL Muitas vezes ouo sacerdotes que se perguntam: que tipo de padres a Igreja precisa hoje? Qual a espiritualidade do sacerdote? O que significa ser sacerdote elementar? importante fazer logo um esclarecimento: Sem mim nada podeis fazer (Jo. 15,5). No bastam as nossas capacidades nem as nossas fadigas. No temos nada de nosso para levar aos homens, no somos nada sem o Senhor.

Fidelidade ao ministrio A espiritualidade sacerdotal consiste em fazer bem aquilo que fazemos como presbteros. Uma s a espiritualidade da Igreja; uma espiritualidade fundada sobre o batismo, nutrida pela Palavra de Deus e pelos sacramentos. A verdadeira espiritualidade do sacerdote pode muito bem ser alimentada e vivida atravs do cumprimento de seu ministrio. A eficcia de nosso ministrio est condicionada autenticidade e fidelidade com que o vivemos. Tambm quando acompanhamos grupos ou movimentos, no devemos esquecer que, se possvel receber estmulos das experincias espirituais prprias de cada grupo, no podemos, porm, deixar-nos capturar por algumas dessas: somos padres para toda a Igreja.

Um tempo para cada coisa Para conseguir uma boa espiritualidade, precisamos ter um bom relacionamento com o tempo. O tempo o inimigo com o qual lutamos: no temos tempo, perdemos tempo, somos devorados pelo tempo. O tempo deve ser o meio, o ambiente em que se mostra a nossa fidelidade a Deus. Falta-nos uma educao de como ocupar o tempo. As atividades de cada dia assaltam-nos e, quando nos damos conta, o dia j terminou. Precisamos dar ordem e disciplina ao tempo, para que o nosso dia tenha uma unidade.

A orao na vida do padre A orao da manh decide a jornada. O tempo que se perde, as tentaes nas quais camos, a preguia e a falta de coragem no trabalho, a desordem e a indisciplina dos nossos pensamentos, todos tm a sua origem na falta de uma orao da manh. No h espiritualidade sacerdotal sem orao e sem um bom relacionamento com a Palavra. Somos ministros e servidores da Palavra. Porm antes de anunciar a Palavra, devemos ser ouvintes da Palavra. o Evangelho a nossa fora, o Evangelho a fonte que nos permite presidir as assembleias do Senhor, o Evangelho que d autoridade nossa pregao. Sem a Palavra de Deus, no somos nada na Igreja de Deus.
6

Uma espiritualidade exige tambm um estilo de vida. O nosso estilo de vida deve ser semelhante ao estilo apostlico. Os 12 apstolos quando foram escolhidos por Jesus, decidiram segui-lo ou no casaram ou abandonaram a famlia. O celibato, bem o sabemos, no est ligado intrinsecamente ao ministrio, mas encontra sua justificao no interior da vida dos apstolos. O celibato no s questo de ser mais livre e disponvel para servir comunidade, mas um dom em vista do Reino. Cristo se torna o centro de todas as relaes humanas. No podemos, porm, desvalorizar aqueles meios que so de grande ajuda para a qualidade do celibato, como: a amizade entre ns, a orao pessoal e, quando possvel, com os colegas, uma vida no s boa, mas bonita, humanamente bonita.

Uma tica do cuidado Gostaria de falar um pouco sobre algumas virtudes, no teologais, mas humanas. Devemos fazer de nossa vida uma obra de arte. Jesus no veio s para trabalhar e morrer na Cruz, mas para viver como homem, ou melhor, como verdadeiro homem. So Carlos Borromeu, um grande asceta, dizia aos seus sacerdotes: No descuidem de vs mesmos e no se doem aos outros a tal ponto que no fique nada para vocs. Um sacerdote que no cuida de sua vida intelectual est caminhando a largos passos rumo a decadncia espiritual. Quem no se cultiva intelectualmente corre dois perigos: cair no relativismo ou no fundamentalismo. O relativismo leva-nos a perder a f. O fundamentalismo fecha a porta a toda novidade e no nos deixa aceitar caminhos diferentes.

Necessidades essenciais Alm disso, queria falar tambm das necessidades fundamentais da pessoa humana: moradia, vestimentas e alimento. A casa se no est bem-arrumada e acolhedora, facilmente temos a tentao de viver fora, em outras famlias, com grupos. No se procura com alegria a casa, quando faltam limpeza, luz e alguns confortos. As roupas - a primeira linguagem com que a pessoa comunica aquilo que . No se trata de vestir obrigatoriamente o clergyman,
7

mas de ter cuidado com o asseio pessoal. Isso indispensvel para uma pessoa pblica. A nossa gente, tambm os mais humildes, gosta de ser bem-recebida e acolhida em nossa casa. O alimento - cuidar da sade um dever e uma obrigao. Bons hbitos alimentares ajudam a conservar melhor a sade, a fora para trabalhar e a sermos mais felizes. Sem dvida, o fumo, o exagero na bebida e o pouco cuidado com a alimentao no favorecem a disposio e a alegria de trabalhar e acolher.

As relaes interpessoais Para nos mantermos vivos, alegres, interessados pela vida, para renovar as nossas ideias com o passar dos anos, para combater a doena do cinismo e da resignao, precisamos ler, saber repousar e ter momentos de lazer. Para ter uma boa qualidade de vida, importante exercitar as relaes: entre proco e vigrio, entre presbtero e bispo, entre presbteros e leigos e entre presbteros e os meios de comunicao social. A pastoral presbiteral e a Associao So Joo Maria Vianney organizam momentos de lazer, formao e orao. Nem sempre aproveitamos bem essas oportunidades (retiros, cursos...). Ningum deve faltar aos retiros propostos pela pastoral presbiteral, sem um motivo grave e sem comunicar ao coordenador da regio. Precisamos estar atualizados com os novos tempos. A atualizao acontece quando se participa de cursos, palestras, seminrios... Neste campo no faltam oportunidades. A pastoral presbiteral se preocupa em incentivar e programar. Basta querer e dar um tempo ao nosso cultivo.

PALAVRA DE DEUS: No posso deixar de me referir e propor como ponto importante de nossa vida sacerdotal a Palavra de Deus. Tivemos o Snodo sobre a Palavra de Deus na Vida e Misso da Igreja (em outubro 2008). Antes disso, 50 anos atrs, o Conclio Vaticano II nos deu a constituio dogmtica sobre a revelao divina Dei Verbum. Convido e peo de todo corao que esses dois documentos sejam nossos companheiros de leitura e meditao. Precisamos entender sempre melhor a importncia e a fora da Palavra de Deus em
8

nossa vida crist e sacerdotal. De fato, a Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela. A Igreja anuncia o que recebeu de Cristo e no tem autoridade para modificar a mensagem, ensinar outra coisa a no ser a verdade revelada. Aquele que evangeliza no ensina suas opinies pessoais, mas o que recebeu da Igreja.

O devido valor Palavra de Deus A exortao apostlica Verbum Domini nos motivou fortemente para que dssemos Palavra de Deus o seu destaque na liturgia e na vida. De fato, a Palavra no s um livro, no s uma tradio, mas , sobretudo, um rosto, uma pessoa, Jesus Cristo. O leitor que proclama a Palavra est emprestando a Jesus os seus passos, a sua voz. necessrio que os leitores sejam devidamente preparados e idneos. No demais recordar que preciso ler com voz clara e forte, cuidando para que o microfone tambm funcione bem, de modo que a Palavra possa chegar com facilidade aos ouvidos e ao corao da assembleia. Tambm a maneira de se vestir tem sua importncia para proclamar a Palavra. A mesa do Po e a mesa da Palavra devem ter um destaque. Evite-se colocar no altar e no ambo objetos que possam distrair.

Homilia Pensando na importncia da palavra de Deus, surge a necessidade de melhorar a qualidade da homilia, que tem como finalidade favorecer a compreenso da Palavra. A homilia uma atualizao da mensagem do Evangelho, um convite para a misso, para professar a f e para celebrar melhor a Eucaristia. Na medida em que compreendemos a beleza e a importncia da Palavra na vida das pessoas evitaremos de substituir a Palavra por outras leituras, de eliminar uma leitura ou de fazer jograis. Nada poder substituir a importncia da Palavra e a sua fora para santificar, corrigir e indicar o caminho.

A Palavra como alimento A Palavra de Deus tem alimentado a vida dos cristos, conduzido, inspirado e fortalecido a f das comunidades. Em situaes onde no possvel o recebimento do sacramento da Eucaristia, a escuta da Palavra de Deus que tem sido o alimento dos cristos que a ouvem, a meditam em seu corao, contemplam e assumem compromissos de vida e solidariedade e aumentam a comunho com o Senhor. Por isso, exortamos a que os sacerdotes cuidem para que as comunidades, mesmo onde no h a celebrao da missa, possam sempre se reunir para ouvir e meditar a Palavra de Deus.

EUCARISTIA A Eucaristia o sacramento dos sacramentos e que d sentido a todas as atividades apostlicas. O momento mais forte e importante de nosso trabalho apostlico , sem dvida, a Eucaristia, que devemos sempre celebrar com alegria e com amor, porque dela provm toda a nossa espiritualidade, a luta pelo bem, pela paz, pelo amor a Deus e ao prximo.

Fazei isto em memria de mim Ns, sacerdotes, temos com a Eucaristia um privilgio e vemos nela um gesto de especial amor de Jesus. Quando ele pronunciou as palavras: Meu corpo entregue por vs... meu sangue derramado por vs... tinha presente, antes de tudo, os seus apstolos, os seus sacerdotes. Eles precisavam, mais que todos, ser amados e perdoados por primeiro, para aprenderem a amar e perdoar os seus irmos depois. Fomos salvos e amados antes de todos. Cada vez que celebramos e pronunciamos as palavras da consagrao, deveramos nos encher de muita alegria e de gratido a Jesus que quis amar-nos por primeiro. Ns recomendamos que todas as comunidades se encontrem para a celebrao dominical, seja com a presena do sacerdote, seja com a presena de um ministro leigo na escuta da Palavra de Deus e com a comunho do Corpo e Sangue de Jesus. Ainda: que a celebrao da Eucaristia seja sempre bem-preparada espiritual e exteriormente. Espiritualmente, meditando e rezando
10

a Palavra, e exteriormente com roupa limpa (paramentos, vasos, corporal...) e bem-arrumada.

Doentes e idosos Espera-se que todas as comunidades tenham o sacrrio para a conservao da santssima Eucaristia, para que o povo possa, na medida do possvel, com seus ministros ordenados ou ministros extraordinrios da comunho comungar nas celebraes eucarsticas e no culto dominical ou festivo. Peo que uma ateno especial seja dada aos doentes e s pessoas idosas, para que recebam a Eucaristia em sua prpria casa ou nos hospitais. Seja incentivada em todas as comunidades onde est presente o Santssimo, a prtica de alguns momentos, durante todos os meses, de adorao ao Santssimo Sacramento.

LITURGIA:

Introduo O Conclio Vaticano II define liturgia como a ao sagrada, atravs da qual, com um rito, na Igreja e mediante a Igreja, exercida e continuada a obra sacerdotal de Cristo, isto , a santificao dos homens e a glorificao de Deus(Sacrosanctum Concilium 7).

Ao de Cristo e da Igreja A liturgia a ao do prprio Deus, que realiza sua obra de salvao em Cristo, da qual participamos. Quem atua na liturgia o prprio Cristo, de tal modo que ele mesmo est presente na Eucaristia. E quando algum batiza, o prprio Cristo quem batiza. ele quem fala quando, na Igreja, se leem as Sagradas Escrituras. Ele est presente quando a Igreja reza e canta os salmos, pois ele prometeu: Onde se acharem dois ou trs reunidos em meu nome, a estou eu no meio deles (Mt. 18,20). (Sacrosanctum Concilium 7).

11

Mistrio Pascal A obra de redeno foi realizada plenamente na paixo, morte e ressurreio de Jesus Cristo, que, morrendo, venceu a morte e, ressuscitando, nos deu vida nova. Esse mistrio pascal o centro de toda a liturgia crist. A liturgia a sntese de toda a histria da salvao, reunindo o passado, o presente e o futuro. A liturgia possibilita que ritos, palavras e aes no apenas signifiquem, mas realizem a obra de Cristo em sua Igreja. Ele atua no meio dos fiis, para que experimentem e testemunhem as maravilhas que Deus opera.

Ao da Igreja

Lemos no Livro Atos dos Apstolos, que os primeiros cristos mostravam-se assduos ao ensinamento dos apstolos, comunho fraterna, frao do po e s oraes (At 2,42). As liturgias nas comunidades primitivas eram bem-celebradas e participativas. Reuniam-se nas casas, entre famlias e viviam em comunho. Os alimentos, os cantos, as preces, tudo fazia parte das pessoas e no era algo estranho a elas. Hoje, como naquele tempo, as aes litrgicas no so aes privadas, mas celebraes da Igreja, que sacramento de unidade, povo santo reunido e ordenado sob a direo dos bispos (SC 26).

Participao da comunidade A liturgia, enquanto ao de Cristo e de sua Igreja, tambm expresso de comunho dos fiis. Comunho das pessoas entre si e com Deus. Uma verdadeira comunidade vive em torno da liturgia. A celebrao eleva o grau de comunho e participao de cada pessoa numa comunidade orante, solidria e missionria. A liturgia no ao de um grupo fechado que decide se encontrar, para se fortalecer, para se conscientizar ou para ser protagonista de um evento. A celebrao a convocao de Deus, para que o seu povo esteja em sua presena. Deus quem nos convoca para celebrar. ele quem vem ao nosso encontro.

12

Antecipao do futuro Na liturgia terrena, saboreamos, antecipadamente, a liturgia celeste e dela participamos. Cus e terra entram em relao para celebrar o nico mistrio do amor de Deus. Pela presena de Cristo na liturgia que celebramos, o cu toca a terra e a terra se eleva at o cu. Tudo, na ao litrgica, seja na Eucaristia, na celebrao da Palavra, na celebrao dos sacramentos ou na liturgia dos Salmos, deve conduzir unio com Deus e comunho fraterna.

Orientaes: Para garantir essa comunicao entre Deus e seu povo, no podemos esquecer de valorizar alguns aspectos na liturgia: - a Palavra deve ser bem-proclamada (cuidado com as vestes do leitor(a)); - a fidelidade aos textos e oraes da missa que a Igreja prope, deve ser mantida; - o silncio aps a homilia e a comunho deve ser respeitado; - o uso de gua, incenso e velas (especialmente em ocasies solenes) deve ser mantido; - o cuidado com os livros litrgicos deve ser constante; - o zelo pelas roupas sagradas, a limpeza e a beleza do espao litrgico tambm devem merecer ateno; - cuidado com o asseio pessoal (mos, cabelos, barba...) deve ser uma prtica de todo dia; - investir no som e na iluminao do templo propicia a reflexo; - a importncia de ter a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia bem-destacadas deve ser valorizada; - a simplicidade na ornamentao e o cuidado com a boa entoao dos cnticos favorecem a celebrao; - evitar muitos comentrios deve ser um hbito;

13

- escolher bem os smbolos, quando usados na apresentao das ofertas, promove a apreenso da mensagem; - o cuidado com a homilia, para que seja bblica e teolgica e que atualize a mensagem e ajude a rezar deve ser especialmente atendido.

SACRAMENTOS

1. Sacramento da Penitncia. Esse sacramento chamado tambm de Sacramento da Reconciliao, do Perdo, da Confisso e da Converso. Jesus veio procurar o que estava perdido. No so os saudveis que precisam do mdico, mas os doentes. Eu vim para chamar os pecadores, no os justos. O batismo retirou-nos do poder do pecado e da morte, colocandonos na vida nova dos filhos e filhas de Deus; todavia, ele no nos liberta da fraqueza humana nem da inclinao para o pecado, da que precisamos de um espao onde possamos nos reconciliar de novo com Deus e precisamente na confisso que isso acontece. Se dissermos que no temos pecado, enganamos a ns mesmos, e no h a verdade em ns (1Jo.1, 8).

Reconciliao No moderno confessar-se; difcil e exige sacrifcio, mas uma das maiores graas e por meio dela podemos recomear a vida vrias vezes, assumindo-a realmente e sempre de um novo modo, totalmente sem culpas, acolhidos com amor e guarnecidos de uma nova fora. Deus misericordioso e nada deseja com maior ardor seno que aproveitamos ao mximo a sua misericrdia. Quem se confessou abriu, no livro da sua vida, uma pgina nova, em branco. Alguns dizem: Eu me confesso diretamente com Deus, para isso no preciso de padres. No entanto, Deus quer faz-lo de outra maneira. Ele nos conhece. Ele quer que expressemos os nossos pecados e os confessemos face a face. E para isso servem os sacerdotes. queles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-o
14

perdoados; queles a quem os retiverdes ser-lhes-o retidos. (Jo. 20,23).

As prticas usadas A Igreja exerce o ministrio do Sacramento da Penitncia por meio dos Bispos e dos Presbteros. O confessor deve mostrar-se disposto a ouvir as confisses dos fiis sempre que o peam. Cabe, neste momento, dizer algo sobre a realidade que eu ouo praticar em nossa Diocese. H sacerdotes que se dispem atender s confisses com certa frequncia. Na Igreja, h um local apropriado e horrios para o atendimento. Em outras parquias, s se atende quando o povo pede. Em outras ainda, praticamente, o padre no atende mais, individualmente os fiis. Sei que, em algumas parquias h a tradio ou o costume de fazer uma absolvio geral. Basta uma grande afluncia de penitentes para recorrer ao uso da absolvio geral. A esse respeito, gostaria de colocar algumas orientaes que, como Bispo, tenho o dever de apresentar. A CNBB publicou uma legislao complementar ao cdigo de direito cannico (CIC 961) sobre esse assunto. Destaco aqui alguns pontos: - a absolvio coletiva um meio extraordinrio que no pode substituir pura e simplesmente a confisso individual e ntegra com absolvio; - obrigatrio estabelecer horrios favorveis, fixos e frequentes, para facilitar aos fiis o acesso confisso individual sobretudo nos perodos fortes do ano litrgico: advento, quaresma...; - os ministros no podero recorrer a esse meio extraordinrio sem a licena, por escrito, do Bispo diocesano e sem insistir na obrigao de se aproximar, o quanto antes, da confisso individual, antes de receber outra absolvio geral.

Ajuda mtua Sei que esse esclarecimento pode suscitar, em alguns, uma reao de no aceitao e at de revolta.

15

Peo calma e serenidade. Somos simplesmente servos dos dons de Deus. Gostaria de ajudar com algumas sugestes. Como superior provincial, visitei muitas Dioceses no Brasil e tive contato com muitas parquias grandes. Inclusive, vrias vezes, colaborei atendendo a confisses, ajudando os padres que, em mutiro, numa noite em cada parquia, se ajudavam. Havia uma preparao comunitria, e, depois, todos os padres se colocavam disposio para atender. Aps trs ou quatro horas, a gente se reunia na casa paroquial para uma confraternizao. Assim, em cada noite a gente se encontrava em parquias diferentes. Isso, naturalmente, exige uma boa programao e estabelecida com tempo. Algumas parquias, inclusive de nossa Diocese, tambm tm esse costume de se ajudar. Essa experincia possvel e bonita. Basta querer...

2. Sacramento da Confirmao: o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Esprito Santo. O jovem sob o sinal da imposio das mos e da uno com o Crisma, obtm a fora para testemunhar o amor e o poder de Deus em palavras e atos. Ser confirmado significa fazer um acordo com Deus. O confirmado diz: Sim, eu creio em Ti, meu Deus; d-me o Teu Esprito Santo, para que eu Te pertena totalmente, nunca me separe de Ti e Te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias! E Deus diz: Sim, Eu tambm creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Esprito e at a Mim mesmo; pertencer-te-ei totalmente; nunca me separarei de Ti, nesta e na vida eterna; estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras; mesmo que Me esqueas, estarei sempre aqui, em bons e maus dias. Sem dvida, o dia da Confirmao um momento significativo para a comunidade e o jovem. Por isso, que seja preparado, onde as estruturas permitirem, com um retiro espiritual. tambm oportuno que os pais e padrinhos sejam envolvidos com uma boa preparao espiritual (reflexo e confisso). No dia da Confirmao, que os procos aconselhem os confirmandos(as) e os padrinhos que evitem usar roupas no condizentes com o lugar e a liturgia.

16

ACOLHIDA

Acolher quer dizer receber bem e ir ao encontro das pessoas, com o objetivo de integr-las na comunidade, na parquia, para que sejam membros vivos e atuantes do povo de Deus, atravs de uma vivncia de comunho e participao, em vista da misso. Saber acolher uma virtude que todos devemos nos esforar para desenvolver sempre mais. Alguns elementos prprios da f crist e presentes na cultura contempornea nos levam a perceber a atualidade desse ministrio: o valor de cada pessoa em sua subjetividade e individualidade; o respeito cristo dignidade da pessoa humana; a presena de Jesus Cristo e do Esprito Santo em cada irmo(); o sentido da Igreja como corpo de Cristo, lugar de comunho, participao e converso.

Atitude de despojar-se Ser acolhedor(a) exige a humildade para acolher mudanas, opinies e pessoas diferentes. Acolher consiste em estar pronto para cuidar e deixar-se cuidar. Um exemplo dessa atitude o encontro de Jesus com Zaqueu (Lc 19, 1-10). A acolhida que Zaqueu proporcionou a Jesus no foi apenas formal: envolveu toda a sua pessoa, seu saber, seu nome; tambm buscar ouvir e compreender. A Constituio Pastoral Gaudium et Spes nos exorta: Sobretudo nos nossos tempos, temos a imperiosa obrigao de nos tornarmos prximos de qualquer homem indistintamente, se ele se nos apresenta, devemos servi-lo ativamente, quer seja um velho abandonado por todos, ou... um faminto que interpela a nossa conscincia recordando a voz do Senhor: Todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmos mais pequeninos, a mim que fizeste. (Mt 25,40). (N. 283).

O acolhimento individual Vivemos numa sociedade que prope a necessidade de servios personalizados, de modo que o ser humano seja visto em sua individualidade, diante de toda a pluralidade que o mundo
17

apresenta. Muito bem nos recorda a CNBB: A pessoa precisa ser acolhida na comunidade com abertura e sensibilidade para os diversos aspectos e dimenses de sua identidade e existncia. (CNBB, Documento 45, n. 80). Diante dessa realidade, de suma importncia o modo como fazemos pastoral. Esse deve estar baseado na gratuidade que nasce do exemplo e do mandamento do Senhor. As Diretrizes da Igreja no Brasil (1995-1998) recordam: Importncia especial seja dada ao acolhimento s pessoas. Para isso algumas medidas podem ser postas em prtica: ministrio da acolhida, visitas s famlias que chegam; visitas domiciliares nos momentos marcantes pela alegria ou pela tristeza; postura acolhedora, alegre e disponvel, por parte do presbtero e demais agentes de pastoral (n. 266).

Acolher servir Acolher uma questo de espiritualidade crist. Somos todos peregrinos nesta terra (Hb 11,13; 13,14). a partir disso que nos colocamos a servio. O acolhimento um trabalho interminvel. Eis os grandes desafios para a acolhida. Entende-se que a boa acolhida das pessoas lhes facilita o encontro com Deus e at com elas mesmas no momento em que se sentem valorizadas e pertencentes Igreja. A partir dessa reflexo e motivao, quero, encarecidamente, pedir aos sacerdotes e agentes de pastoral, como s secretarias paroquiais que nos esforcemos para ser acolhedores. Nunca usemos palavras duras ou ofensivas no trato das pessoas que se aproximam de ns, sejam elas importantes, sejam simples e pobres. Se no pudermos dizer sim a tudo, saibamos dizer no com respeito, deixando abertas as portas para outras oportunidades e para o retorno das pessoas. O bom atendimento nas secretarias deve ser o carto de visita da nossa comunidade, da Igreja.

18

JUVENTUDE

Preparao da JMJ Em vrias ocasies, apresentando as prioridades da Diocese, dei uma ateno especial aos jovens. Agora, envolvidos pelo clima jovial e intenso da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro (23 a 28 de julho 2013), convido todos os sacerdotes, religiosos e religiosas, professores e catequistas para que priorizem os jovens neste tempo em sua realidade paroquial, escolar e catequtica. Para que a JMJ no seja um evento isolado em nossa pastoral, gostaramos de sentir, em nossas comunidades esse olhar preferencial, no s afetivo, mas, principalmente efetivo, por eles.

Os smbolos da JMJ J neste ano teremos a passagem dos smbolos da JMJ: a Cruz e o cone de Nossa Senhora (21, 22, 23 de novembro 2012). Isso exige uma casa mais acolhedora para a juventude. necessrio motivar, orientar e entusiasmar os jovens, para que participem na passagem da Cruz e se preparem para acolher cerca de mil jovens vindos de vrios pases para participar da Semana Missionria aqui em nossa Diocese, (17 a 20 de julho 2013).

As oportunidades e os espaos aos jovens Incentivamos para que sempre mais se chegue a criar o Setor Juventude reunindo todas as foras jovens de nossa comunidade. Sejamos criativos, organizando encontros, atividades, espaos, celebraes para eles e com eles. Acima de tudo, que fortaleamos os Grupos Juvenis nas suas mais variadas formas (grupos paroquiais e movimentos). Seguramente, os grupos so a porta de entrada da maioria deles para a vida crist. bom recordar que, na medida em que o jovem se sente contemplado em seu modo de pensar e fazer, responder com mais interesse e ardor aos seus compromissos cristos. Os Grupos Juvenis bem-organizados se tornam espao privilegiado de formao integral. No temos dvidas da fora de atrao que exercem grupos relacionados msica, arte, ao
19

esporte, ao teatro e reflexo de temas vitais, como f, drogas, agricultura familiar, ecologia... No vamos deixar passar esse momento especial que Deus est concedendo nossa Igreja e sua comunidade paroquial. Os jovens querem encontrar mais espaos e pessoas dedicadas a eles para que todo este dinamismo, produzido nesse tempo favorvel, possa se reverter em vida plena para todos. Sabemos que existem belas iniciativas em nossa Diocese para atrair os jovens. (F&Caf...). Divulguemos isso para que mais parquias possam se inspirar no sentido de arrebanhar a juventude.

VISITA PASTORAL Quero aproveitar esta carta para comunicar que, aps a Pscoa e a 50 Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (17 a 26 de abril), comearei a visita pastoral Diocese. O Bispo tem a obrigao de visitar pessoalmente a Diocese ao menos de cinco em cinco anos. A visita pastoral uma das formas de o Bispo manter contatos pessoais com os sacerdotes e com outros membros do Povo de Deus. uma ocasio de reavivar as energias, de encorajar e consolar, como tambm a oportunidade de chamar todos os fiis renovao da sua vida crist e a uma atividade apostlica mais intensa. J visitei todas as parquias e todos os sacerdotes de forma breve, sobretudo, por ocasio da Crisma. Agora, quero dispensar mais tempo para escutar, com calma, a cada sacerdote. Quero tambm encontrar-me com o Conselho Paroquial e Econmico, com as lideranas, com religiosos e religiosas. Dentro do possvel, quero visitar os hospitais, as escolas, as crianas e os adolescentes da catequese e, de maneira especial, os jovens. A visita pastoral requer uma adequada preparao atravs da orao, motivando todos a participarem das celebraes utilizando avisos e os meios de comunicao. Uma carta do anncio (de convocao) da visita pastoral ser enviada a cada parquia em tempo oportuno, para uma boa preparao.

20

IGREJA MISSIONRIA A nossa Diocese sempre foi marcada por ser rica em vocaes e missionria. Ultimamente, porm, o nmero de candidatos ao seminrio diminuiu e, em consequncia o reforo de novos sacerdotes tornou-se pequeno. Nem por isso queremos nos omitir no compromisso que herdamos dos nossos antecessores, qual seja, o de continuar sendo uma Diocese missionria. Atualmente, temos cinco sacerdotes em terra de misso. Estamos terminando o nosso compromisso com a Igreja de Ji-Paran (Jaru) onde esto trabalhando dois sacerdotes. Mas a Providncia est nos convocando a dar um passo mais audacioso: ir almfronteiras, alm do Brasil.

Desafios missionrios A nova terra que nos espera o Equador, em Napo, na diocese de Dom Celmo Lazzari. Recebi uma carta suplicando a nossa ajuda. Essa notcia abre novas fronteiras e novos desafios, mas tenho certeza de que alguum de ns saber acolher e aceitar essa misso. Outro desafio que nos espera a ajuda na formao do Regional Oeste (Campo Grande, MS). A partir de 2013, dois de nossos sacerdotes iro l assumir a difcil tarefa de educar novos sacerdotes no Seminrio Regional, em Campo Grande, MS. No preciso se alarmar olhando para a nossa realidade. Preciso da colaborao de todos: jovens, adultos de meia-idade e idosos para poder cobrir as lacunas que teremos proximamente. Isso deve nos estimular a rezar mais e com insistncia pelas vocaes, para que cada sacerdote seja um animador vocacional dando bom testemunho com sua vida de doao e de alegria. Peo que, em todas as missas, se reze pelas vocaes sacerdotais e religiosas. Cada padre ou religioso fruto de muito amor e de muita orao.

21

PARQUIA Quero aproveitar dessa oportunidade para esclarecer e definir a importncia e a necessidade de algumas instncias na comunidade paroquial. Percebe-se que nem todas as parquias tm um Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) e um Conselho para Assuntos Econmicos (CAE). Proco: o pastor prprio da parquia a ele confiada. Exerce a cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue sob a autoridade do Bispo, cumprindo o mnus de ensinar, santificar e governar, com a ajuda de outros sacerdotes (vigrios paroquiais) e com o auxilio dos fiis leigos. O proco obrigado a aplicar a missa pelo povo que lhe confiado, todos os domingos e festas de preceito. A residncia do proco a casa paroquial. Em casos particulares, e por justa causa, pode residir numa casa comum para vrios sacerdotes, contanto que se assegure o cumprimento das funes paroquiais. Conselho de Pastoral paroquial: obrigatrio em todas as parquias. o principal rgo de dilogo, participao e corresponsabilidade no planejamento, execuo e avaliao de toda ao evangelizadora, celebrativa e social da parquia. Tem funo consultiva, cabendo ao proco a responsabilidade maior das decises. Fazem parte deste conselho: o proco, os sacerdotes que atuam na parquia, o coordenador do conselho de assuntos econmicos, um representante de cada comunidade (capelas), um representante de cada pastoral e movimentos e um representante dos religiosos. Rene-se ordinariamente uma vez por ms Conselho para assuntos econmicos-(CAE): Os membros deste conselho so apresentados ao proco pelo conselho pastoral paroquial. Desta lista o proco escolhe o coordenador do CAE. Rene-se a cada trs meses.

CONCLUSO Terminando essa minha primeira carta pastoral espero de ter ajudado a construir mais unidade. Manifestei aquilo que penso. Nos encontros pastorais no falo muito. Prefiro escutar e pensar, procurando de entender a todos. Estas pginas so o fruto de reflexes comigo mesmo e de colquios com alguns sacerdotes.
22

So orientaes que oportunamente irei verificar na minha visita pastoral. Espero de ter contribudo para um maior amor Igreja, Palavra de Deus, Eucaristia, orao e ao amor fraterno. Entrego tudo nas mos de Nossa Senhora de Caravaggio, padroeira de nossa Diocese. Ela nos ensine o caminho dos discpulos que ouvem a Palavra de Deus e a pem em prtica. Que cada um de ns seja o sacerdote que o povo de Deus espera. E vocs que so o povo de Deus, os fiis que amam a Igreja, ajudem aos seus pastores na difcil e bela misso de ser o Bom Pastor. Dado em Caxias do Sul, na quinta feira santa, dia da Eucaristia e do Sacerdcio.

Caxias do Sul, 05 de abril de 2012

+ Alessandro Ruffinoni Bispo Diocesano de Caxias do Sul

23

Vous aimerez peut-être aussi