Vous êtes sur la page 1sur 22

1

GUIA DO BEB

Nome do Beb ________________________________________ Nascido em _____/______/______ Peso ________ Kg s ______ h _______ mim. Altura ____________cm

Dra Sandra Regina Caiado

2012

2 Nessa cartilha ensinaremos voc, Mame/ Papai cuidar de seu Beb sem mistrios, tem como objetivos desenvolver senso de responsabilidade nos pais para o cuidado do recm-nascido, ensinar os pais sobre qual a maneira mais apropriada de prestar cuidados e responder s necessidades do seu (a) filho (a), diminuir o nvel de estresse da famlia. 1 O BANHO GERAL DO RECM NASCIDO: Durante as primeiras semanas, o banho pode constituir um dos momentos mais felizes do recm-nascido. As crianas realizam as suas primeiras Assim, experincias atravs da pelo, que o rgo sensitivo mais importante da primeira Infncia; por meio dela, vo conhecendo o mundo exterior. no banho, o recm-nascido comea a desfrutar de sua liberdade de movimentos e tem as suas primeiras experincias sobre a umidade, calor, suavidade, secura, aspereza e de todas uma pequena e selecionada gama de escala de sensaes humanas. Como no momento que para o desenvolvimento afetivo quer dos pais quer do prprio recm-nascido, o banho acarreta todo um conjunto de cuidados, no s a nvel fsico como tambm emocional O banho essencial e poder ser realizado a qualquer hora do dia, antes de uma das refeies ou quando os pais estiverem disponveis para tal. Por motivos de comodidade, o banho costuma ser deixado para final da tarde. Por um lado essa hora pode-se dar o banho com mais tranqilidade, e por outro, depois de lavado, o recm-nascido ficar agradavelmente casado e dormir facilmente. Outro ponto a favor do banho noturno que, com um pouco de sorte e de sentido de coordenao, o pai de famlia poder ver o filho(a) de bom humor e em plena atividade. ainda conveniente manter uma regularidade na hora dos banhos, de modo a que o recm-nascido se adapte a determinada rotina podendo no entanto sofrer alteraes em determinadas ocasies. de realar que este momento deve valorizar e permitir um contato mais ntimo e profundo na dade pais/filhos. ANTES DO BANHO: Para que esse banho no seja motivo de preocupao para os pais, convm preparar a tempo todo material necessrio e o local onde dever ser realizado.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

3 Lembrando-se que esse local dever estar ausente de corrente de ar, assim evitando que o recm-nascido fique resfriado/gripado. Enquanto o recm-nascido for pequenino poder ser banhado no quarto, na cozinha, ou em qualquer local que possa ser quente para que ele sinta-se confortvel. conveniente que toda a roupa para trocar o beb, enxug- lo,, que so : - toalha macia - cotonetes de hastes flexveis - lcool a 70% - recipiente com gua em temperatura adequada - sabonete neutro ou glicerinado - fraldas (de pano ou descartvel) - Bolas de algodo - shampoo neutro (facultativo) - roupa limpa - escova de cabelo macia - termmetro

1.1COMO PREPARAR A GUA DA BANHEIRA: Encha-se a banheira, que foi previamente lavada e/ou desinfetada com lcool 70%, inicialmente acrescente gua fria e aos poucos junte a gua norma at que a temperatura da gua esteja em torno da temperatura adequada (temperatura corporal) em torno de 36C a 37C. Podendo-se utilizar o

Dra Sandra Regina Caiado

2012

4 termmetro, em geral pode-se verificar coma ponta do cotovelo (porque embora grossa a pele e mais sensvel).

A quantidade de gua deve ser de 10 a 20% de altura do Beb, de modo a evitar o afogamento do recm-nascido. Deve-se ter ainda em ateno se a superfcie da banheira ou recipiente escorregadia; neste caso deve utilizarse um pedao EVA como assoalho de ou forrar o fundo com uma fralda de pano, ou optar pelo suporte higinico de banho.

Antes de despir o recm-nascido, a me dever retirar todos os adornos transporta consigo, evitando ferimentos no Beb e lavar sempre as mos. TCNICA DO BANHO Por ser para muitos pais uma experincia nova, cheia de dvidas e muitos medos, cabe-nos a ns, aconselharmos e explicar de forma simples e correta todos os passos. O Recm-nascido dever estar bem acordado para evitar que este se assuste quando entra em contato com a gua. resfriamento do corpo rpido. Dra Sandra Regina Caiado 2012 Comea-se por despir o recmnascido sem retirar a fralda e envolve-se numa toalha, pois pode ocorrer o

5 Se o resfriamento continuar nos minutos que se seguem, a temperatura corporal cair abaixo de 36C, ocorrendo a hipotermia. Por isso, necessrio enxugar o beb imediatamente; E tambm importante trocar a toalha molhada por uma outra seca.

Os procedimentos de limpeza devem ser efetuados na direo da cabea aos ps (cfalo-caudal), podendo a limpeza do rosto e do couro cabeludo ser feira antes de introduzir o recm-nascido na banheira ou recipiente. Inicia-se pelos olhos que so uma regio muito sensvel e vulnervel, pelo que devem ser limpos com bolas de algodo ou compressas esterilizadas (uma bola ou compressa para cada olho) embebidas em gua fervida e arrefecida (morna) ou em soro fisiolgico, retirando assim, as secrees, com movimentos de cima para baixo e secam-se respeitando as mesmas regras utilizadas pra a lavagem.

Em seguida se limpa o rosto com uma bola de algodo ou compressa esterilizada embebida em gua tpida, (morna), num s movimento, da zona mais afastada para a mais prxima, delineando todos os cantos do rosto, secando-se com outra bola de algodo ou compressa esterilizada..

Dra Sandra Regina Caiado

2012

6 Couro Cabeludo Para lavagem do couro cabeludo sustenta-se as costas do recm-nascido com o antebrao, no dominante a cabea com a mo, procedendo-se ao ensaboamento com shampoo ou sabonete neutro ou glicerinado e com procedimento do enxge.

A cabea deve ser seca com movimentos suaves, podendo o cabelo ser penteado com uma escova macia.

. OBS: A no limpeza adequada do couro cabeludo pode evoluir para uma camada densa e de difcil remoo quando no houver lavagem adequada do couro cabeludo. Para lavar o restante do corpo, retira-se a fralda e se estiver evacuado (ter feito coco), deve limpa-lo antes de coloc-lo dentro da banheira, assim no sujando a gua para a realizao do banho. Higienizao de Meninas Segure as pernas pelos calcanhares e erga as ndegas gentilmente usando uma das mos. Com algodo estril, limpe os lbios na regio externa da vulva ms no limpe dentro. Sempre limpe de cima para baixo. Em seguida, ainda com as ndegas levantadas, limpe o bumbum com outro chumao de algodo. Limpe a parte posterior das coxas e as costas, se necessrio.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

7 Higienizao de Meninos Novamente com algodo estril, limpe o pnis fazendo movimentos de cima para baixo no puxe a pele (prepcio) do pnis para baixo, a fim de evitar leses. Limpe tambm os testculos. Segurando os calcanhares do beb, erga gentilmente as ndegas e limpe a regio anal bem como a parte superior das coxas.

O RN dever ser introduzido dentro da banheira, lentamente para no assust-lo. Nenhuma me deve ter medo de que o filho caia das mos e se afogue. H uma maneira, muito simples de segur-lo, assim no impedindo a liberdade de movimentos e que bastante segura: - coloca-se a mo por debaixo das costas e segura-se-lhe firmemente a parte superior do brao no dominante. Deste modo, o recm nascido pode apoiar cabea no brao da me e dar s perninhas a fora que quiser .

Para lavar a parte posterior do recm nascido procede-se da mesma forma, mas segurando-lhe na parte superior do brao no dominante.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

O ensaboamento do corpo dever ser feito com uma esponja macia ou compressa com sabo neutro ou glicerinado, no exagerando na quantidade e evitando que este toque nos olhos do recm-nascido. A pele no necessita de muita frico, para que haja uma limpeza adequada, mas certas reas tais como as pregas do pescoo, da virilha e das articulaes necessitam de especial ateno, devendo por isso ser cuidadosamente lavadas, enxaguadas e secas, a fim de evitar possveis irritaes nessas reas. Pescoo - Essa uma rea difcil de limpar, a menos, que voc distraia a ateno do beb de forma que ele inadvertidamente exponha a parte fronteira do pescoo. Limpe-o com algodo umedecido e enxugue com uma toalha seca macia para reduzir as chances de acumular um grosseiro de sujeira. Mos - Abra as mos do beb para verificar se no h sujeira no meio dos dedos e debaixo das unhas. Limpe e seque como explicado. A higienizao das genitlias deve ser a ltima a ser efetuada, sempre no sentido antero posterior, de cima para baixo, assim impedindo que as bactrias se proliferem do nus para as genitlias. Se o Recm-nascido caso seja do sexo feminino no se deve tentar abrir os lbios da vagina para limpar, uma vez que suficiente limpar a zona exterior que esta em contato com a fralda, e do sexo masculino no se deve recolher o prepcio. Em seguida o coto umbilical deve ser higienizado 3 vezes ao dia, use lcool 70% com a ajuda de um cotonete, limpando somente em volta, no deixando que o lcool escorra na pele do beb. Faa isso sempre aps o banho e nas

Dra Sandra Regina Caiado

2012

9 trocas de fraldas. Na hora do banho ele pode ser lavado com gua filtrada e sabo neutro, depois faa a higienizao j citada. Caso o beb chore durante a limpeza, no se preocupe, pois ele no est chorando por dor e sim pelo incomodo do lcool frio. Caso ocorra um pequeno sangramento ou secreo em excesso, no se preocupe isso s vezes normal, faa o curativo sempre que trocar a fralda. Se a secreo e o sangramento forem exagerados procure imediatamente seu pediatra, pois pode ser infeco.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

10 As fases de mumificao (secagem) do coto umbilical:

O processo leva geralmente de 7 a 14 dias para cair, dependendo de cada beb. Aps sua queda, fica uma espcie de feridinha que leva de 8 a 10 dias para cicatrizar e formar o umbigo. No entanto, preciso muito cuidado e higiene para prevenir problemas. Aps o procedimento de desinfeco do coto umbilical, coloca-se a fralda e veste-se o Recm-Nascido e, evitando movimentos bruscos e exagerados, acariciando-lhe e conversando sempre com ele, as roupas devem ser lavadas antes da primeira utilizao, devendo ainda ser confortvel, de preferncia de algodo, no contendo etiquetas para causar alergias, elsticos apertados para evitarem a perda da integridade da pele. Quando for colocar fralda dobr-la para que no fique em cima do coto umbilical, mas sim abaixo. Caso seu beb chore na hora da limpeza, provavelmente no de dor pois nessa regio no existe terminaes nervosas.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

11 OBSERVAO: Sempre siga as orientaes do pediatra. Aps o coto umbilical cair, o local deve permanecer limpo aproximadamente por 10 dias para total cicatrizao. Nunca puxe o coto com o intuito de acelerar o processo, mesmo que ele esteja caindo. Nem coloque nenhuma substncia sem que seu mdico tenha prescrito. substncia, Nunca use merthiolate ou mercrio-cromo,ou qualquer outra pode causar intoxicao, como tambm mascarar algum

problema com sua cor avermelhada. Agora, caso note uma colorao diferente ou odor, procure imediatamente um pediatra. Orelhas - Use um chumao de algodo ou cotonete umedecido em gua morna e limpe ao redor e dentro das orelhas. No limpe dentro das orelhas, pois elas so protegidas por uma membrana mucosa autolimpante.

Nariz: Realizar a limpeza externa, jamais tente introduzir cotonetes no nariz de um recm-nascido, pois os canais so estreitos e podem sofrer leses. Nos pases onde h um risco significativo de adquirir tuberculose a poltica nacional inclui a imunizao com a vacina BCG. BCG deve ser dada por via intradrmica a todos os bebs antes da alta hospitalar. Aps aplicao da vacina atravs de injeo, normalmente no brao direito, normal que aparea e uma pequena leso avermelhada em 2 a 6 semanas e, a partir da, regresso at desaparecer, deixando uma pequena cicatriz.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

12 Mame, no use nenhum tipo de medicamento na casquinha nem a retire. Na ausncia de cicatriz vacinal seis meses aps a aplicao, a vacina deve ser repetida.

PERGUNTAS FREQUENTES 1. Qual a maneira correta de limpar o umbigo do recm-nascido? Umedea um cotonete (ou algodo) com lcool a 70% (adquirido em farmcia) e passe na superfcie do curativo pelo menos trs vezes ao dia. Tenha o cuidado de limpar todo o entorno do umbigo para evitar infeces. Continue fazendo a limpeza at trs dias aps a queda do curativo. 2. Como sei que ele est com clica ou fome? Tem diferena no tipo de choro? O choro causado pelo desconforto das clicas intestinais diferente do da fome. Mas fique tranquila, pois, com o tempo e a convivncia, voc aprende a distinguir cada chorinho: fome, frio, sono, calor, xixi, fralda apertada, dor, mimo e assim por diante. No caso da clica, considere que uma situao transitria, mais frequente no final da tarde e noite. Em geral, as queixas comeam na segunda semana de vida do beb e cessam no quarto ms. um choro intenso e sbito, que deixa a criana irritada e agitada at trs horas por dia. Alm disso, diferentemente do que acontece na fome, dar o peito no resolve.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

13 3. O que posso fazer para aliviar as clicas? As clicas so o resultado de um processo natural do desenvolvimento gastrointestinal da criana e que dura de trs a quatro meses. Portanto, procure manter a calma diante do choro do seu beb. A ansiedade do adulto s faz piorar a situao. Ambiente tranquilo e msica suave so sempre bemvindos. Banho morno (em posio fetal) tambm. O mesmo se aplica a compressas mornas na barriguinha com toalhas felpudas passadas a ferro. Elas tm um efeito analgsico (mas teste antes o calor da toalha em sua prpria face). Outra dica: movimente as pernas do beb, fazendo-o pedalar no ar. Esse exerccio pode ajud-lo a eliminar o excesso de gases. Procure ainda massagear a barriguinha do beb no sentido horrio. A amamentao no peito (sempre seguida de arroto) tambm contribui para o alvio dos desconfortos. Agora, o mais importante ter pacincia para acalmar o beb, aconchegando-o no colo, barriga com barriga, ou apoiado de bruos na extenso do seu antebrao. E ateno: oferecer chs entre as mamadas pode prejudicar a amamentao, alm de no resolver as clicas. J os remdios contra gases tm pouca eficcia. 4. verdade que a minha alimentao pode influenciar nas clicas do beb? Esse um tema ainda controverso. Faltam mais estudos cientficos, mas existem relatos de que alguns alimentos ingeridos pela me deixam os bebs mais agitados. o caso de chocolate, refrigerantes, caf, alguns tipos de ch e at mesmo o prprio leite de vaca. Soja, trigo e nozes presentes na dieta da me tambm so suspeitos de provocar clicas nos bebs. 5. O que fao para ter mais leite? O leite materno produzido sob demanda. Quanto mais o beb suga, mais voc o produz. Em outras palavras, confie na sua capacidade de amamentar e tudo ficar bem. Agora, para tornar essa tarefa ainda mais tranquila, existem algumas dicas bsicas. Procure oferecer o peito com frequncia, sempre que o beb quiser, de dia e de noite, a qualquer hora. Livre demanda. Certifique-se de que ele est bem acomodado no seu colo e pegando o bico Dra Sandra Regina Caiado 2012

14 da mama corretamente. As duas mamas devem ser esvaziadas a cada mamada, alternando a ordem de incio (comece uma mamada com o peito que terminou a ltima). Beba mais lquido (pelo menos de oito a dez copos por dia) e repouse entre as mamadas. Fuja do estresse, que atrapalha e muito o afluxo de leite. Sesses de relaxamento com massagens no dorso das costas costumam aliviar as tenses. A diviso das tarefas tanto da casa quanto do beb tambm. No caso de bebs prematuros, que no podem mamar, faa voc a ordenha. Isso ajuda a manter a produo. E ainda d para fazer doaes a bancos de leite. 6. Meu beb quer mamar o tempo todo. Isso normal? Normalssimo. O beb mama, em mdia, a cada trs horas, ou seja, de oito a dez vezes por dia. Alguns, porm, podem encurtar esses intervalos, ficando entre 12 e 15 mamadas em menos de 24 horas. a maneira que eles tm de estimular a produo de leite e ajust-la sua necessidade de crescimento. Da a importncia de dar o peito sempre que o beb requisitar. Ele sabe o quanto precisa. 7. Toda vez que dou de mamar, preciso fazer o beb arrotar? muito importante colocar o beb para arrotar aps cada mamada (fazendo isso, voc previne que ele regurgite e, pior, engasgue com o leite). Mas isso no significa que ele vai, de fato, soltar os gases do estmago. Algumas vezes, o beb simplesmente no arrota. Seja como for, mantenha o ritual do arroto, posicionando o pequeno junto ao ombro, na vertical, e dando tapinhas sutis em suas costas. S assim voc dar criana a oportunidade de eliminar o ar que engoliu que pode vir acompanhado de leite. Agora, se ele no arrotar entre 20 e 30 minutos, tudo bem. Por precauo, procure apenas coloc-lo no bero de barriguinha para cima com a cabeceira suspensa. Importante: bebs que mamam em mamadeiras merecem ateno redobrada no quesito arroto, uma vez que costumam engolir mais ar por causa das diferenas entre os bicos. 8. Qual a posio correta de colocar o recm-nascido para dormir: de lado, de bruos? Dra Sandra Regina Caiado 2012

15 O ideal deix-lo de lado ou de barriga para cima. Nessas posies, eles correm menos riscos de se engasgar com leite ou se asfixiar no travesseiro. O uso de almofadas em forma de tringulos para escor-los no tem contraindicao. Mas evite colches muito macios, cobertores fofos e mantas grossas. Alm disso, o ambiente deve ser arejado, e as roupas da criana, adequadas. 9. Qual o melhor momento para furar a orelha da minha filha? No existe um prazo preestabelecido. Alguns afirmam que o brinco j pode ser colocado logo que o beb sai da maternidade.

10. Como fao para desentupir o nariz do beb? Limpe as narinas do beb com soro fisiolgico. Ele deve ser aplicado atravs de conta gotas ou spray nasal. Inaladores e umidificadores tambm so bastante eficazes, principalmente se o ar estiver muito seco. E ateno: jamais tente introduzir cotonetes no nariz de um recm-nascido, pois os canais so estreitos e podem sofrer leses. O mais indicado nesse caso so bombinhas manuais de suco, aquelas que parecem uma pra. A viso do recm-nascido um tanto embaada. Ele s consegue enxergar bem a uma distncia de cerca de 45 centmetros, perfeita para encarar voc quando estiver no colo. Mantenha seu rosto prximo quando o beb estiver acordado, assim ele poder admirar seu objeto nitidez. O beb considerado Recm Nascido desde que nasce, at o 28 dia de vida. Desde o dia em que nasceu, seu beb o que existe de mais importante em sua vida, portanto escolha um pediatra permanente de sua inteira confiana, que acompanhe e registre todos os detalhes de sua evoluo. O primeiro passo para assegurar o perfeito desenvolvimento fsico e intelectual do seu beb lev-lo regularmente ao pediatra, no apenas quando preferido com mais

Dra Sandra Regina Caiado

2012

16 ele estiver apresentando algum sinal de doena, mas sim observando consultas peridicas visando prevenir futuros problemas. Durante o primeiro ano de vida do seu beb, as consultas devero ser realizadas pelo menos uma vz por ms. OBS: A criana observa a me e o pai o tempo todo, memorizando seus traos e aprendendo a reconhecer suas vozes. Faa o teste. bem possvel que voc perceba como o recm-nascido reconhece a voz da me. Amamentao: Entre as 48 e as 72 horas aps o parto, geralmente ocorre a descida do leite. Seria importante as mes estarem atentas ao consumo de lquidos e dosearem a sua ingesto (beberem menos lquidos entre o incio do 3 e o 4/5 dias aps o parto). essencial que, ao sentir a subida de leite proceda aos seguintes passos: - colocao de sacos de gua quente antes de cada mamada: utilize um saco de gua quente ou algo similar (sacos de gel, garrafa com gua quente) em perodos de meia hora, antes das mamadas, seguidos de massagens; - massagem: a massagem dever ser feita pondo um pouco de leo de amndoas doces ou manteiga de cacau na ponta dos dedos, em pequenos crculos volta do seio. Seguidamente, com os dedos em forma de pente, penteie em direo ao mamilo, em direo descendente, com movimentos suaves, de forma a desbloquear os canais de leite e a desfazer eventuais ndulos. (uma posio inclinada favorece este tipo de massagem). A Pega Uma pega eficaz essencial para uma amamentao bem sucedida. A dor nos mamilos um sinal de alerta de que a pega no est adequada, o que poder causar desconforto me e interferir na alimentao do beb. Se a dor persistir, por favor contate, logo que possvel, um dos nossos voluntrios para poder orient-la na correo da pega. (Esta orientao pode ser realizada com uma visita domiciliria).

Dra Sandra Regina Caiado

2012

17

Como ajudar o beb a pegar na mama: Tocar os lbios do beb com o mamilo; Direcionar o mamilo para o palato do beb; Esperar at que a boca esteja bem aberta; Nessa altura trazer o beb rapidamente mama; O nariz e o queixo do beb ficam junto mama; A cabea do beb deve estar alinhada com o resto do corpo (para no ter a cabea voltada para o lado para mamar) V-se pouca arola por baixo; Puxar, com o dedo indicador, o queixo do beb para baixo, fazendo com que a boca abra mais e o lbio inferior esteja virado para fora; Pode-se ver e ouvir a deglutio.

Nos primeiros dias de vida, a me ainda no tem o leite, mas sim o colostro. Essa fonte de alimento uma das mais importantes, pois o leite rico em

Dra Sandra Regina Caiado

2012

18 anticorpos da me, fazendo um processo de imunizao do beb, quanto as doenas do dia a dia daquela famlia especifica. Entenda melhor o colostro: Colostro uma forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamferos nos primeiros dias de amamentao ps-parto. Composto de vrios fatores para o desenvolvimento e proteo como gua, leuccitos, protenas,carboidratos e outros. O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias ps-parto. Nos primeiros dias de vida, a me ainda no tem o leite, mas sim o colostro. Essa fonte de alimento uma das mais importantes, pois o leite rico em anticorpos da me, fazendo um processo de imunizao do beb, quanto as doenas do dia a dia daquela famlia especifica. Entenda melhor o colostro: Colostro uma forma de leite de baixo volume secretado pela maioria dos mamferos nos primeiros dias de amamentao ps-parto. Composto de vrios fatores para o desenvolvimento e proteo como gua, leuccitos, protenas,carboidratos e outros. O colostro vai se transformando gradativamente em leite maduro nos primeiros quinze dias ps-parto.

Dra Sandra Regina Caiado

2012

19 O beb mama vrias vezes ao dia (o recm-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia); Parece satisfeito aps a mamada (embora alguns bebs possam ser pacientes aps a mamada) Parece saudvel e atento; Urina vrias vezes ao dia; A urina no tem um cheiro forte; Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebes que estejam alguns dias sem defecar, isto no constitui nenhum problema desde que o bebe esteja a ser exclusivamente amamentado); O Recm_nascido aumenta de peso Durante a primeira semana de vida, o bebe perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2 e a 3 semana de vida o bebe recupera o peso com que nasceu. Idade do Bebe at ao 3 ou 4 ms de vida entre o 4 e o 6 ms de vida entre o 6 e o 12 ms de vida Eructao (arrotar): A eructao a liberao pela boca, em geral ruidosa, de ar contido no esfago e estmago. Geralmente ocorre no perodo aps as refeies, quando o estmago est mais cheio e a transio do esfago para o estmago mais relaxada. No esquea de fazer a criana eructar aps a amamentao . na posio vertical, apoiada sobre seu peito. fora suficiente para eructe uma ou duas vezes. Coloque-a Aumento mdio peso por semana 113 a 227 g/semana 85 a 142 g/semana 42 a 85 g/semana

Bata suavemente, porm com Deitar a criana aps a Nunca deit-la de De preferncia

amamentao s dever ser feito aps a eructao.

costas(olhando o teto), imediatamente aps a mamada. estmago. normas: Dra Sandra Regina Caiado 2012

deit-la sobre o lado direito, pois desta forma facilitar o esvasiamento do Para deit-la de bruos voc deve seguir as seguintes

20 1- Sbre colchozinho duro. 2- Sem travesseiro. 3- Com os bracinhos soltos e acima da cabea.

Importante:

Atenda seu filho imediatamente quando notar que ele esta

vomitando, caso esteja engasgado realizar a manobra de Heimlich

Dra Sandra Regina Caiado

2012

21

Carteira de vacinao:

Dra Sandra Regina Caiado

2012

22 Tambm realizamos o TESTE DO PXINHO

Mamadas O beb considerado Recm Nascido desde que nasce, at o 28 dia de vida. Desde o dia em que nasceu, seu beb o que existe de mais importante em sua vida, portanto escolha um pediatra permanente de sua inteira confiana, que acompanhe e registre todos os detalhes de sua evoluo. O primeiro passo para assegurar o perfeito desenvolvimento fsico e intelectual do seu beb lev-lo regularmente ao pediatra, no apenas quando ele estiver apresentando algum sinal de doena, mas sim observando consultas peridicas visando prevenir futuros problemas. uma vez por ms. Com este manual esperamos que voce possa cuidar sem medos e mitos de seu Recm-Nascido. Durante o primeiro ano de vida do seu beb, as consultas devero ser realizadas pelo menos

Dra Sandra Regina Caiado

2012

Vous aimerez peut-être aussi