Vous êtes sur la page 1sur 5

Telefones teis:

Perguntas e Respostas sobre a

SUBDELEGACIA DO TRABALHO: (19) 3433-9563 INSS: 0800-780191 / 135 MINISTRIO PBLICO DO TRABALHO: (19) 3796-9600 DELEGACIA SECCIONAL: (19) 3434-4133 SERVIO DE INFORMAO POPULAO: 156 DISQUE SADE: 0800-611997

CAT
Centro de Comunicao Social - 2008

Centro de Referncia em Sade do Trabalhador Dr. Alexandre Alves CEREST PIRACICABA Telefones/Fax: (19) 3417-2030 Emails: cerestpiracicaba@yahoo.com.br crstpiracicaba@yahoo.com.br cerest@piracicaba.sp.gov.br Endereo: Rua So Francisco de Assis n 983, Centro - Piracicaba/SP CEP.: 13.400-590 Site: www.cerest.piracicaba.sp.gov.br

AU DA X

IN

IN T

ELLECTU ET IN

RE BO LA

RENAST

15. Toda CAT d origem a um beneficio do INSS?


No necessariamente. O trabalhador tem direito ao beneficio quando sua incapacidade para o trabalho, decorrente de acidente de trabalho for maior do que 15 dias, pois os primeiros 15 dias de afastamento so pagos pela empresa.

Apresentao
Este material informativo tem por objetivo esclarecer as dvidas mais freqentes dos trabalhadores relacionadas CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho).

Tudo que o trabalhador precisa saber sobre a CAT - Comunicao de Acidente de Trabalho

16. O acidente de trabalho anotado na Carteira de Trabalho?


Segundo o artigo 30 da CLT, todos os acidentes de trabalho sero obrigatoriamente anotados pela Previdncia Social na carteira de trabalho do trabalhador acidentado.

Visa atender a uma demanda constatada em estudo de Anlise Coletiva do Trabalho (ACT), realizado em 2005, produto de parceria entre o Sindicato da Alimentao de Piracicaba e regio, o Centro de Referncia Regional em Sade do Trabalhador de Piracicaba (CEREST) da Secretaria Municipal

17. O tempo de trabalho durante o perodo de afastamento pelo INSS conta para efeitos de aposentadoria por tempo de servio?
Apenas para os casos que receberem auxlio-doena acidentrio, ou seja, que tenham sofrido acidente de trabalho com abertura de CAT reconhecida pelo INSS.

de Sade de Piracicaba e a FUNDACENTRO-SP, atravs de sua pesquisadora Dra. Leda Leal Ferreira. reconhecida a importncia da CAT no manejo dos acidentes de trabalho e doenas profissionais. Para os trabalhadores, a CAT representa o acesso ao Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) e ao recebimento de benefcios

18. O valor dos beneficios acidentrios e previdencirios o mesmo?


Sim.

por incapacidade da Previdncia Social, nos perodos de tratamento e recuperao. O reconhecimento do nexo causal significa a contagem de tempo de servio e recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Servio (FGTS) no perodo de afastamento do trabalho e o acesso ao direito trabalhista, de carter antidiscriminatrio, como a estabilidade de 12 meses no retorno

19. Por que importante a abertura de CAT com notificao ao SUS e ao Ministrio do Trabalho?
Porque gera informaes estatsticas que permitem identificar os locais que oferecem riscos aos trabalhadores e indicar a necessidade de medidas de preveno.

ao trabalho. Para a sade pblica, a notificao s autoridades sanitrias dos agravos sade dos trabalhadores relacionados ao trabalho, com ou sem afastamento, significa a alimentao do sistema nacional de informao de base epidemiolgica, fundamental no reconhecimento social da problemtica dos acidentes de trabalho e das doenas profissionais para desencadear aes de vigilncia e preveno nos ambientes de trabalho.

1. O que a CAT?
A CAT (Comunicao de Acidente de Trabalho) o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu um acidente de trabalho ou suspeita-se que tenha adquirido uma doena do trabalho. A CAT est prevista no artigo 169 da CLT (Consolidao das Leis do Trabalho) , na Lei 8213/1991 (lei que dispe sobre os Planos de Beneficios da Previdncia Social) e na Lei Estadual n 9505/1997, que disciplina os servios de sade do trabalhador do SUS.

12. Como o trabalhador e o perito devem proceder na percia mdica do INSS?


O trabalhador deve levar a prpria CAT e o relatrio mdico atualizado do mdico que o atende, com parecer sobre o perodo necessrio de afastamento para tratamento. O mdico-perito deve analisar estes documentos e a partir desta avaliao poder: a) Negar que haja incapacidade para o trabalho e, portanto, negar o beneficio. b) Reconhecer que h incapacidade para o trabalho, mas no decorrente de acidente de trabalho, e sim, de outro tipo de evento, concedendo o auxlio-doena comum (B31). c) Reconhecer que h incapacidade para o trabalho decorrente de acidente de trabalho e conceder auxlio-doena acidentrio (B91). d) Reconhecer o acidente de trabalho, mas negar que h incapacidade para o trabalho, sendo neste caso o beneficio negado.

2. Quem emite a CAT?


A empresa tem a obrigao de emitir a CAT em caso de ocorrncia de acidente de trabalho ou de suspeita mdica de doena do trabalho. Assim, dever ser preenchida pelo Setor de Recursos Humanos da empresa. Caso ela no o faa, o prprio acidentado, seus dependentes, a entidade sindical competente, o mdico que o assistiu, ou ainda, qualquer autoridade pblica podem comunicar o acidente Previdncia Social, conforme artigo 22 da Lei 8213/1991.

13. O que o B.91?


H dois tipos de auxlio-doena: o auxlio-doena acidentrio (B.91) e o auxlio-doena previdencirio (B.31). Ambos so pagos pelo INSS ao trabalhador, a partir de 15 dias de afastamento do trabalho, quando o trabalhador ainda se encontra incapacitado para trabalhar. O B.91 o auxlio-doena por acidente de trabalho/doena ocupacional ou auxliodoena acidentrio. O trabalhador faz jus a ele quando h comprovao, pela percia mdica do INSS, do nexo causal entre o trabalho exercido e o acidente ou doena apresentada. Aps a alta deste tipo de benefcio e conseqente volta ao trabalho, o trabalhador tem 1 ano de estabilidade no emprego. Aps a alta, se houve reduo na capacidade de trabalho devido s seqelas, o trabalhador pode ter direito ao auxlio-acidente (B.94) (Anexo III, do Decreto 3048/99).

3. Qual o prazo para o trabalhador exigir uma CAT?


A lei no fala em prazos para o trabalhador, mas para a empresa, que tem o prazo de um dia til aps o dia do acidente para emitir a CAT, podendo ser multada, caso no o faa. Chama-se dia do acidente, o dia em que ocorreu o acidente ou, no caso de doena do trabalho, em suma, o dia em que foi feito o diagnstico mdico ou a data em que se iniciou a incapacidade laborativa, sendo correto considerar o que ocorrer primeiro. J no caso da comunicao de acidente ser feita pelo prprio trabalhador, pelos dependentes, pela entidade sindical, pelo mdico que o assistiu ou ainda por qualquer autoridade pblica, no vigora o prazo acima.

14. O que o B.31?


o beneficio concedido ao trabalhador em afastamento para tratamento de sade, nos casos em que no h comprovao de nexo causal entre o trabalho exercido e a doena ou acidente. Neste caso, aps a alta e conseqente volta ao trabalho, o trabalhador no tem direito a nenhum tipo de beneficio indenizatrio, mesmo que tenha restado seqela da doena ou acidente. Aps a alta tambm no h estabilidade no emprego, salvo em casos em que h Conveno Coletiva determinando o contrrio.

11. Qual a vantagem para o trabalhador de ter uma CAT?


A vantagem que a CAT funciona como um registro de que sua doena ou acidente pode ser decorrente do trabalho, o que vai ser comprovado, ou no, na percia mdica. A partir da comprovao do nexo causal do acidente ou doena com o trabalho, o trabalhador tem direito ao beneficio auxlio-doena acidentrio (B.91) e no ao beneficio auxlio-doena comum (B.31). O primeiro (auxlio-doena acidentrio) tem as seguintes vantagens em relao ao segundo (auxlio-doena): - Estabilidade de 1 ano no emprego, aps a alta mdica do INSS, ou seja, aps o retorno ao trabalho; - Possibilidade de receber auxlio-acidente, espcie de auxlio indenizatrio que o trabalhador tem direito quando o acidente de trabalho ou doena ocupacional resultar em sequela que implique em reduo de capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. - Depsito do FGTS mesmo durante o perodo de afastamento. - Contagem do tempo de afastamento por auxlio-doena acidentrio como tempo de aposentadoria. A percia mdica fundamental na determinao destas vantagens, por isso, o trabalhador deve ficar atento a ela, munir-se dos documentos necessrios para que a comprovao do nexo causal seja feita.

4. Se a empresa se nega a preencher a CAT, o que o trabalhador deve fazer?


O prprio trabalhador, seus dependentes, o sindicato, uma autoridade pblica ou o prprio mdico que o assistiu podem preencher a CAT. O campo referente ao atestado mdico dever ser preenchido por um mdico, de preferncia aquele que atendeu o trabalhador ou algum mdico da confiana do trabalhador.

5. Qualquer acidente ocorrido dentro de uma empresa deve ter uma CAT?
Sim. Muitas empresas emitem a CAT somente nos casos em que necessrio afastamento por mais de 15 dias, ou seja, afastamento por conta da Previdncia Social, mas isto no correto. O correto emitir a CAT mesmo se for acidente sem afastamento. Nos primeiros 15 dias, o afastamento ocorre sob encargo da empresa. Aps os 15 dias, se houver necessidade de mais tempo de afastamento, este por conta do INSS.

6. As doenas do trabalho devem ter CAT?


Sim. As doenas do trabalho devem ter CAT, a partir da suspeita de sua existncia.

7. Se um trabalhador sofreu acidente no trnsito, entre sua casa e seu trabalho, ele tem direito CAT?
Sim. Isto chamado acidente de trajeto e considerado uma forma de acidente de trabalho. Para entender melhor: h trs formas de acidente de trabalho: o acidente de trabalho tpico, o acidente de trajeto e a doena do trabalho. Quando o trabalhador sofreu acidente no trnsito, qualquer que seja o meio de locomoo, inclusive em veculo de sua propriedade, desde que no percurso habitual da sua casa ao trabalho ou vice-versa, reconhecido como acidente de trajeto, equiparado ao acidente de trabalho.

10. Resumindo, qual o procedimento a ser seguido, tendo a CAT em mos?


-Verificar se o campo atestado mdico da CAT j est preenchido ou se o trabalhador portador do atestado mdico original. Se o campo no estiver preenchido ou ele no tiver o atestado original, o trabalhador deve levar a CAT at o mdico que o atendeu ou ao mdico da sua confiana para o devido preenchimento. - Aps ter sido preenchida pelo mdico, tirar 5 cpias da CAT; - Entregar a via original no posto do INSS mais prximo, sendo que o funcionrio que recebe a CAT deve protocolar as outras vias, as quais devero ser entregues: 1 na empresa, 1 no sindicato, 1 na DRT, 1 no SUS e uma fica com o trabalhador. Nos casos em que a prpria empresa emite a CAT, ela geralmente faz estas entregas. Se o prprio trabalhador estiver fazendo, ele deve protocolar todas as entregas na sua via. - No caso da CAT ser feita via intemet, o protocolo ser fornecido aps a transmisso. - Caso o afastamento seja maior do que 15 dias, o trabalhador passar por percia mdica para comprovar o nexo causal entre o trabalho exercido e a doena ou acidente e avaliar a incapacidade para o trabalho, para ento ser concedido ou no o beneficio. Nos casos em que o mdico-perito reconhece a incapacidade para o trabalho mas que a comprovao do nexo-causal necessita de vistoria no local de trabalho, dever ser concedido imediatamente o benefcio B.31 e depois da vistoria dever ser regularizada a situao previdenciria aps a comprovao do nexo-causal.

8. Quem preenche o campo atestado mdico na CAT?


O mdico que o assistiu, o mdico do trabalho ou um mdico de confiana. No entanto, se o campo atestado no estiver preenchido e assinado, o trabalhador poder apresentar o atestado mdico original, conforme Instruo Normativa do INSS n 48 de 31/10/2005, que dever ser grampeado CAT, no qual dever constar a descrio do atendimento mdico realizado, o CID (Cdigo Internacional de Doenas), o perodo provvel para o tratamento, a assinatura e o carimbo do CRM (Conselho Regional de Medicina), data e carimbo do mdico, seja particular, convnio ou SUS.

9. O trabalhador fica com uma cpia da CAT?


Sim. O trabalhador fica com uma cpia fiel da CAT, assim como o sindicato que o representa, o INSS, o SUS, a DRT (Delegacia Regional do Trabalho) e a prpria empresa tambm ficam com uma cpia, todas protocoladas no INSS. Ao todo, so 6 cpias. Alm disso, o trabalhador deve protocolar, na sua via, todas as entregas acima especificadas.

Vous aimerez peut-être aussi