Vous êtes sur la page 1sur 5

Como Ler Partituras

Aprender a ler partituras pode parecer atemorizante para algumas pessoas, especialmente para aqueles que no tem muitos conhecimentos musicais. As partituras tm sua prpria linguagem. O segredo descobrir uma maneira de decifrar o cdigo, ler a msica e ser capaz de toc-la ou cant-la no tom e na altura corretos representados por cada nota.

Se voc quer aprender a ler partituras, ento voc est lendo o texto certo. Este artigo um guia que ir ensin-lo a ler a partituras e outras informaes que podem ajud-lo a entender mais sobre msica como um todo.

1.

A estrutura da partitura: Partituras tm uma estrutura especfica. A Pauta, ou pentagrama, onde tudo o que voc precisar saber estar escrito. Dependendo de uma srie de fatores a pauta ir te dizer a nota exata que voc dever tocar. A primeira coisa que voc tem que saber identificar a pauta.

1. O que a pauta: a pauta composta por cinco linhas horizontais. Nela voc ir
encontrar notas, tempos, claves, acidentes e vrias outras marcas que iro afetar o tempo e altura de cada nota. Todos estes elementos trabalham juntos para criar a msica que ser tocada ou cantada. Aqui segue uma imagem da pauta:

2. O que so claves e por que as usamos? Dependendo do instrumento ou do tom da


voz (tenor, baixo, alto, soprano etc) a msica ser escrita em uma das duas claves (de sol ou de f). Estas claves so usadas para indicar em que oitava sero tocadas as notas e que notas sero estas.

11

A Clave de Sol: A clave de sol usada para a maioria das vozes: soprano,

mezzo-soprano, alto e tenores. tambm usada para os instrumentos que atingem as oitavas mais altas como o clarinete, flauta, obo e trompete. Linhas: Mi, Sol, Si, R e F.

Espaos: F, L D e Mi.

Aqui segue uma imagem da clave de Sol

11

A clave de F: A clave de f usada para as vozes graves: baixo e bartono; e

os instrumentos mais graves como a tuba e o trombone. A clave de F foi criada porque as notas destes instrumentos seriam to abaixo na pauta com clave de sol, que seria muito difcil de escrever e ler as msicas. Linhas: Sol, Si, R, F, L.

Espaos: L, R, Mi, Sol.

Aqui vai uma imagem da clave de F

2. Os acidentes: Os acidentes podem ser: bemol(b), natural ou sustenido(#).


Independentemente do acidente, este ser assinalado ou individualmente ao lado esquerdo da nota, se esta for casualmente acidentada, ou na armadura de clave, se a nota for acidentada durante toda a msica. A Armadura de Clave fica a direita da Clave. As notas bemis ou sustenidos dependem da escala da msica, logo elas indicam em que escala a msica esta escrita na partitura.

Nesta imagem o Si bemol est circulado na armadura de clave, indicando que a msica est na escala F.

3. Indicao de Compasso: logo aps a armadura de clave encontra-se uma frao ou


um smbolo que indicam a velocidade do compasso. Ou seja, quantas notas podem ser colocadas por compasso. O compasso um espao na pauta divido por duas linhas verticais. O compasso mais comum 4/4 (quatro por quatro), que s vezes representado por um grande C em negrito. Outros compassos comuns so o 2/2, 2/4, e o 6/8.

Aqui est uma imagem de um compasso 4/4:

2.

2.

Notas, notas e mais notas: A estrutura fundamental do som simbolizada por uma nota. Voc tem que saber algumas coisas antes de tocar ou cantar uma msica. O principal saber quanto deve durar cada nota, se esta nota sustenido bemol ou normal, e o nome de cada nota para que voc possa toc-la.

1.

Nomeie as notas: As notas vo de D a Si. Quando chegar ao Si, comea tudo

de novo. De D a D chama-se oitava (oito notas). As oitavas vo para cima ou para baixo, e um cantor normal atinge de duas a quatro oitavas cantando confortavelmente.

2.

Segure a nota o quanto puder! Seria muito difcil para uma

orquestra tocar junta se no soubessem por quanto tempo deveriam tocar cada nota. Cada instrumento tocaria em um ritmo e melodia diferentes e seria catico. Por isso to importante saber a nota e por quanto tempo ela deve ser tocada, ambas informaes indicadas no desenho da nota.

Semibreve, mnima e semnima so as notas mais comuns na msica moderna. Existem outros tipos que so um pouco incomuns. As notas trabalham junto com o compasso para indicar a quantidade de tempo que uma nota deve ser tocada. Normalmente o compasso de 4/4 e as notas seguem esta nomenclatura. Todavia, se o tempo no compasso mudar, o valor de tempo das notas mudam tambm. Para cada valor de nota existe uma pausa que corresponde ao mesmo valor e indica que pelo mesmo perodo de tempo nada deve ser tocado.

Aqui segue um diagrama com os valores das notas

2.

Todos os smbolos engraados: Existem outros diversos smbolos na partitura. Todos so importantes. Dependendo do smbolo pode ser que voc tenha que tocar notas ou at mesmo a musica inteira mais rapidamente, alguns trechos tenham que ser repetidos, notas tocadas por mais tempo, ou a msica deve ser tocada mais alta, com mais nfase, ou mais baixa.

1.

Mudanas no "tempo": estas mudanas no so exatamente no tempo do

compasso, mas sim na maneira em que a msica tocada. Para tal usam-se palavras em italiano. Segue aqui uma lista em ingls destas variaes: http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/tempo/tempo2.html

2.

Mudanas no volume: estas mudanas ajudam a frisar o humor, ou modo da

msica. Nem todas as msicas so tocadas ou cantadas o mais alto que a pessoa

conseguir. Estas mudanas no volume ajudam a deixar a msica mais agradvel e dramtica, e no esttica. Para tal existem palavras em italiano e smbolos: > indica que a nota diminui de volume e < indica que a nota aumenta de volume. Segue aqui uma lista das palavras e smbolos: http://www.music.vt.edu/musicdictionary/appendix/dynamics/dynamics.html

3.

Outros Smbolos: Existem outros diversos smbolos que indicam outras

variantes sobre a msica. Dependendo do quanto voc j sabe sobre msica voc pode, ou no saber o que estes smbolos significam. De uma olhada neste dicionrio para maiores informaes sobre estes smbolos. http://www.music.vt.edu/musicdictionary/

2.

O piano funciona de outra forma: O piano um dos poucos instrumentos que usa ambas as claves, de sol e de f ao mesmo tempo. Enquanto o clarinete usa somente a clave de Sol e o baixo use somente a clave de F, pianistas devem saber ler ambas simultaneamente para tocar.

Geralmente a mo esquerda do pianista toca as notas na clave de F de uma partitura para piano e a mo direita a Clave de Sol. O mais complicado para o pianista aprender a ler ambas as claves simultaneamente e toc-las, j que devem ser usadas ambas as mos.

3.

Faa aulas: se voc deseja ser um msico ou um cantor, voc aprender a ler partituras durante as aulas. Um profissional foi treinado para ler partituras como se estivesse lendo um livro, e conhece todas os smbolos e indicaes que podem aparecer em uma partitura. Existem diversos lugares onde voc pode fazer aulas. Alguns colgios e universidades oferecem aulas, e existem diversas escolas e conservatrios de msica. Voc tambm pode encontrar um professor particular.

4.

Estude por conta Prpria: a Internet te deu a oportunidade de aprender sozinho a ler partituras. Existem outras milhares de fontes que se aprofundam mais sobre o tema do que este artigo. Os msicos levam anos para aprender tudo o que eles precisam sobre msica mesmo assim um processo de estudo constante.

Aprender a ler partituras divertido, mas exige esforo e dedicao. Embora seja difcil, todo o esforo vale a pena, pois logo voc estar tocando, cantando ou at mesmo escrevendo partituras voc mesmo.

Vous aimerez peut-être aussi