Vous êtes sur la page 1sur 24

Sefer Avram O Livro da Revelao a Avram

Cap. 1-17 traduzidos por Shaul Bentsion Cap. 18-32 traduzidos por Eliseu Silva Notas extradas da verso de G. H. BOX

A queda de Marumat
Captulo 1 1 No dia em que eu estava guardando os deuses do meu pai1 Terach e os deuses do meu irmo Nachor, enquanto testava que deus era na realidade o mais poderoso, 2 Eu, Avram, no momento em que veio minha poro, quando estava eu completando meus servios, do sacrifcio de meu pai Terach aos seus deuses de madeira, de pedra, de ouro 3 de prata, de cobre, de ferro2, tendo entrado no templo deles para o servio, eu encontrei um deus chamado Marumat3, feito de pedra, cado aos ps do deus de ferro Nachin. 4 E sucedeu que quando eu vi isso, meu corao ficou perplexo e pensei em minha mente que eu, Avram, no poderia coloc-lo de volta sozinho, 5 pois era muito pesado, feito de grande pedra. Mas eu fui e relatei a meu pai, 6 e ele entrou comigo. E ns o levantamos e o pusemos de volta em seu lugar. E sua cabea 7 caiu enquanto eu o segurava justamente pela cabea. E sucedeu que quando meu pai viu que a cabea do seu deus Marumat cara, ele me disse: Avram! 8 E eu disse: Eis-me aqui! E ele me disse Traz-me os machados e as talhadeiras da casa. E eu os trouxe a ele da casa. 9 E ele talhou outro Marumat da pedra, sem a cabea, e ele destruiu a cabea que havia cado do [outro] Marumat e do resto de Marumat.

A queda de outros trs deuses


Captulo 2 1 Ele fez cinco outros deuses e os deu a mim e me ordenou que os vendesse fora da cidade, na estrada. 2 Eu selei o jumento de meu pai, e os coloquei nele 3 e sa at a estrada para os vender. E eis que mercadores de Fandana4, da Sria, vinham de camelos, a caminho de Mitzrayim5 para comprar especiarias do Nilo.

Avram representado como tendo seguido a ocupao de seu pai, de um fabricante de dolos; cf. Bereshit Rabba em Gen. 11:28 2 Cf. Dan. 5:4. 3 O dolo de pedra Marumat (= Heb . eben merumah, pedra da decepo) era o principal objeto de adorao de Avram neste perodo. 4 Fandana provavelmente se refere Paddan-Aram (Gen. 25:20). 5 Cf. Gen. 37:25.

4 Eu fiz a eles uma pergunta e eles me responderam. E ao andar junto a eles, conversamos. E um dos seus camelos urrou. O jumento se assustou e correu e derrubou os deuses. Trs deles foram destrudos e dois permaneceram. 5 E sucedeu que quando os srios viram que eu tinha deuses, me disseram: Por que no nos disse que tinha deuses? 6 Teramos os comprado antes de o jumento ouvir a voz do camelo e tu no terias tido perdas. 7 D-nos, pelo menos, os deuses remanescentes e pagaremos a ti um preo justo. Eu considerei em meu corao. E eles pagaram tanto pelos deuses destrudos quanto pelos que restaram. 8 Pois eu estava triste em meu corao, pensando em como traria pagamento ao meu pai. 9 Eu joguei os [deuses] quebrados nas guas do rio Gur, que era naquele local. E eles afundaram nas profundezas do rio Gur e no existiram mais.

A converso de Avram da idolatria


Captulo 3 1 E enquanto eu caminhava na estrada, meu corao estava atribulado e minha mente distrada. 2 Eu disse em meu corao: Como inapropriada a atividade que meu pai faz. 3 Acaso no ele que deus para os deuses dele? Pois eles vieram a existir a partir do seu esculpir, do seu plano e da sua habilidade. 4 Eles deveriam honrar a meu pai, pois so suas obras. Que vantagem h para o meu pai nas suas obras? 5 Eis que Marumat caiu e no podia se levantar em seu santurio, 6 nem eu consegui levant-lo at que meu pai viesse e ambos o levantssemos. E mesmo assim no fomos capazes [o suficiente] e sua cabea caiu dele. E ele fez outro deus de pedra6, o qual fez sem a cabea. 7 E os outros cinco deuses que foram destrudos [na queda] do jumento? Eles no puderam salvar a si mesmos7 nem ferir o jumento, porque ele os destruiu. Nem seus pedaos saram de dentro do rio. 8 E eu disse em meu corao: Se assim, como ento pode o deus de meu pai, Marumat, que tem a cabea feita de outra pedra e que feito de outra pedra, salvar a um homem, ou considerar a orao de um homem, ou conceder-lhe qualquer ddiva?8

Avram tenta persuadir seu pai


Captulo 4 1 E pensando assim, eu entrei na casa de meu pai. E eu dei gua e feno ao jumento. E eu removi a prata e a coloquei na mo de meu pai Terach. 2 E quando ele a viu, se alegrou, e disse: Tu s bendito, Avram, pelo deus dos meus deuses, uma vez que me trouxeste o preo dos meus deuses, de modo que meu trabalho no em vo.
6 7

Cf. Chochmat Shlomo 13:10 (uma pedra intil, o trabalho de mos humanas). Cf. Chochmat Shlomo 13:16 (sabendo que no pode ajudar a si mesmo). 8 Cf. Chochmat Shlomo 13:17 (o captulo inteiro deveria ser comparado neste contexto).

3 E, respondendo, eu disse a ele: Oua, Terach, meu pai! So os deuses que esto sendo abenoando em ti, pois tu s um deus para eles, pois tu os fizeste. 4 Eis que a bno deles a perdio deles, e o poder deles vo. 5 Eles no ajudaram a si mesmos; como podem ento ajudarem a ti ou me abenoarem?9 Eu fui bom contigo nesse comrcio, pois atravs de meu bom senso eu trouxe a prata pelos [deuses] destrudos. 6 E quando ele ouviu minhas respostas, ficou muito furioso comigo, pois eu havia falado palavras duras contra seus deuses.

A queda de Barissat
Captulo 5 1 E havendo ponderado sobre a raiva de meu pai, eu sa. 2 E depois que eu havia sado, ouvi-o me chamando: Avram! E eu disse: Eis-me aqui! 3 E ele disse: Vai, colhe lascas de madeira, pois eu estava fazendo deuses de um pinheiro antes que vieste a mim. 4 E prepares com elas o alimento para a minha refeio do meio-dia.10 E sucedeu que, quando eu estava escolhendo as lascas de madeira, eu encontrei entre elas um pequeno deus, que caberia na minha mo esquerda. 5 E em sua testa estava escrito: deus Barissat11. 6 E sucedeu que quando eu havia colocado as lascas no fogo para preparar a comida de meu pai, e estava saindo para buscar alimento, coloquei Barissat perto do fogo aceso, e disse a ele de forma ameaadora: 7 Barissat vigie o fogo para que no se extinga antes do meu retorno! 8 Se o fogo apagar, assopre-o para que ele pegue novamente. 9 E sa para meus afazeres. Quando retornei, encontrei Barissat cado de costas. 10 Seus ps estavam cobertos de fogo e queimavam ferozmente. E sucedeu que quando eu o vi, ri e disse a mim mesmo: Barissat, certamente tu sabes acender um fogo e cozinhar alimentos! 11 E sucedeu que enquanto estava dizendo isso em meio a risos, 12 eu vi que ele queimou lentamente no fogo e se tornou cinzas. 13 E eu levei o alimento para meu pai comer. E eu dei a ele vinho e leite12, e ele bebeu e se alegrou 14 e abenoou seu deus Marumat. E eu disse a ele: Terach, meu pai, no abenoes a Marumat, teu deus, e no o louves! Ao invs disso, louva a Barissat, teu deus, pois por amor de ti, ele se jogou no fogo para cozinhar teu alimento. 15 E ele disse a mim: Onde est ele agora? E eu disse Ele se queimou no fogo feroz e tornou-se em p. E ele disse: Grande o poder de Barissat! Farei outro hoje, e amanh ele preparar meu alimento.

Cf. Heb. 7:7. Cf. Isaas. 44:15, Chochmat Shlomo 13:12 11 Barissat = provavelmente barisht , filho do fogo. 12 vinho era s vezes misturado no s com gua, mas com leite, na Palestina; cf. Cant. 5:1 (eu bebi meu vinho com meu leite): cf. tambm Isaas. 55:1.
10

A hierarquia dos deuses


Captulo 6 1 Quando eu, Avram, ouvi tais palavras de meu pai, ri em meu pensamento, 2 e lamentei com raiva e amargura em minha alma. Eu disse: Como pode um pedao de um corpo feito por ele ser de ajuda ao meu pai? 3 Ou pode ele subordinar seu corpo sua alma, sua alma a um esprito, e o esprito estupidez e ignorncia? 4 E eu disse: S apropriado resistir a tal mal para que eu possa lanar minha mente em pureza, e exporei meus pensamentos a ele claramente. 5 Eu respondi e disse: Terach, meu pai, quaisquer desses deuses a que exaltares, erras em teu pensamento. 6 Eis que os deuses do meu irmo Nachor de p no sagrado santurio so mais venerveis do que os teus. 7 Pois eis que Zochaios, deus de meu irmo Nachor, mais venervel do que o teu deus Marumat, pois ele feito de ouro, o qual valorizado entre os homens. 8 E se ele envelhecer com o tempo, ele ser remodelado, enquanto Marumat, 9 se for mudado ou quebrado, no ser renovado, pois ele de pedra. E quanto a Iohav, o deus sobre o outro deus, que est de p com Zochaios? 10 Pois ele tambm mais venervel do que o deus Barissat; Ele esculpido de madeira e forjado da prata. 11 Ele tambm , em comparao, mais valioso aos homens conforme o exterior. 12 Mas Barissat, teu deus, quando no havia sido esculpido, arraigado na terra, sendo grande e poderoso, com galhos e flores, e louvor. 13 Mas tu o fizeste com um machado, e pela tua obra ele foi feito um deus. 14 E eis que ele j secou e sua gordura pereceu. 15 Ele caiu do alto para a terra, 16 ele veio da grandeza para a pequenez, e a aparncia de seu rosto desgastou. 17 E ele prprio se queimou no fogo e se tornou cinzas e deixou de existir. 18 E tu dizes: Deixe-me fazer outro e amanh ele me far alimento. 19 Mas ao perecer, ele prprio no deixou fora alguma em sua prpria destruio.

Hierarquia dos elementos naturais e luminrias


Captulo 7 1 Isto eu digo: 2 O fogo mais venervel em formao, pois mesmo aquilo que no se subjuga por ele subjugado, e ele zomba daquilo que perece facilmente por seu intermdio queimando. 3 Mas ele tambm no venervel, pois ele sujeito s guas. 4 Porm as guas so mais venerveis do que ele, porque elas dominam o fogo e adoam a terra com frutos. 5 Mas eu tambm no as chamarei de deusa, pois as guas subsistem debaixo da terra e so a ela sujeitas. 6 Mas eu tambm no chamarei [a terra] de deusa, pois ela secada pelo sol e subordinada ao homem para a sua obra.

7 Mais venervel entre os deuses, digo, o sol, pois com seus raios ele ilumina todo o universo e os diversos ares. 8 Mas eu no o colocarei entre os deuses, pois h quem oculte o seu curso atravs da lua e das nuvens. 9 Tambm no chamarei de deuses lua e s estrelas, pois eles tambm, em algumas momentos durante a noite, diminuem sua luz. 10 Oua Terach, meu pai, eu buscarei perante ti o Elohim que criou todos os deuses que ns supomos existirem. 11 Pois quem , ou qual , o que fez os cus carmesim e o sol dourado, que deu luz lua e s estrelas com ela, e que secou a terra em meio s guas, e que colocou at a ti mesmo entre as coisas e que me fez sair da perplexidade de meus pensamentos? 12 Elohim revelar a Si mesmo por Si mesmo para ns!

O castigo de Terach
Captulo 8 1 E sucedeu que enquanto eu pensava tais coisas acerca de meu pai Terach no ptio de minha casa, a voz do El-Shadai desceu dos cus em uma corrente de fogo 2 dizendo e chamando: Avram, Avram! 3 E eu disse: Eis-me aqui! E ele disse Tu ests buscando o Elohim dos deuses, 4 o Criador, pelo entendimento do teu corao. Eu O sou. Sai de perto de Terach, teu pai, e sai desta casa, para que tu tambm no morras nos pecados da casa de teu pai. 5 E sucedeu que quando eu saa eu no estava ainda fora da entrada do ptio 6 o som de um grande trovo veio e o queimou com sua casa, e tudo em sua casa, at o cho, quarenta cbitos.

Avram recebe uma ordem do Eterno para oferecer um sacrifcio depois de quarenta dias o preparando para uma grande revelao.
Captulo 9 1 Ento uma voz veio a mim falando duas vezes: Avram! Avram! e eu disse: Eis me aqui! 2 E Ele disse: Eis que sou Eu. No temas, pois Eu sou contigo13. Eu sou anterior s pocas, sim, 3 o El-Shadai que criou a primeira luz do mundo. Eu sou o teu escudo e o teu ajudador. 4 Vai, traz-Me um novilho jovem de trs anos, e uma cabra de trs anos, e um carneiro de trs anos, e uma pomba e um pombo14, 5 e traga-Me um sacrifcio puro. 6 E por meio deste sacrifcio Eu te mostrarei as pocas vindouras, e farei conhecer a ti aquilo que reservado, 7 e tu vers grandes coisas que tu ainda no viste: 8 pois tu amaste buscar-Me, e Eu te chamei de meu amigo. Mas abastenha-se de qualquer alimento que sair desse fogo, do beber vinho e unge-te com leo, por quarenta dias,

13 14

Cf. Gen. 15:1. Cf. Gen. 15:9.

9 e ento Me traga o sacrifcio que Eu te ordenei, para o lugar que Eu te mostrarei em uma alta montanha15, e l Eu te mostrarei as pocas vindouras que foram criadas e estabelecidas pela Minha Palavra. 10 E eu farei conhecer a ti o que acontecer nelas queles que fizeram o mal e a justia nas geraes dos homens.

O Anjo Yahuel
Captulo 10 1 E sucedeu que eu ouvi a voz dEle, que me disse tais palavras, e olhei aqui e ali, e no encontrei flego em mim, 2 pois meu esprito estava atemorizado, e minha alma parecia ter me deixado, pois eu ca como uma pedra, como um homem morto sobre a terra, e no tive mais foras para me levantar16. 3 E enquanto eu estava cado com minha face voltada para a terra, eu ouvi a voz do Sagrado dizendo: Vai, Yahu'el, Mediador do Meu Nome inefvel, at o homem 4 e o consagra e o encoraja, para que ele se recupere do seu tremor. 5 E o Anjo que Ele havia enviado veio at mim na forma de um homem, e me tomou pela mo direita e me colocou de p e me disse17: 6 Levanta-te, amigo do Elohim que te ama: no deixe que o tremor dos homens te domine! Pois oua! Eu fui enviado para te fortalecer, e para abenoar-te no Nome do Elohim que te ama, o Criador dos cus e da terra. 7 Deixe o medo e ouve-O. 8 Eu sou chamado de Yahu'el por Aquele que criou todos os que existem. Comigo est na stima expanso sobre os cus o Poder pela virtude do Nome inefvel que h em Mim18. 9 Eu sou Aquele que por mandamento ordena e restringe a disputa dos seres viventes dos K'ruvim um contra o outro [para servir a Elohim], e para ensinar aqueles que carregam [o trono] o cntico da stima hora da noite do homem. 10 Eu fui apontado para restringir o Leviatan, 11 pois todo e cada ataque e ameaa de cada rptil est sujeito a mim. 12 Eu fui apontado a soltar o Sheol, e destruir aqueles que invocam os mortos. Eu ordenei que fogo viesse sobre casa do teu pai e o queimasse, pois ele adorava os mortos. 13 Eu fui enviado para abenoar-te agora, e a terra que o Eterno, a quem tu invocaste, preparou a ti, por causa de ti eu me dirigi terra. 14 Levanta-te, Avram! Vai sem medo, sede justo, alegra-te e exulta-te, pois Eu sou contigo! 15 Pois uma honra eterna foi preparada a ti pelo Eterno. Vai, cumpre os sacrifcios ordenados. 16 Pois escute! Eu fui apontado para estar contigo, e com as geraes que viro de ti, 17 e comigo tambm Micha'el. Bendito sejas eternamente. Tende bom nimo e vai!

15 16 17 18

Cf. Gen. 22:2. Cf. Eze. 1:28; Dan. 8:17, 10:8; 1 Chanoch. 14:14,24; 4 Esdras 10:29. Cf. 4 Esdras 10:30; Dan. 8:18, 10:10; Apoc. 1:17. Cf. Ex. 23:21 (nele est meu nome, i. e. o anjo de YHWH).

Captulo 11 1 E eu fiquei de p e vi Aquele que havia tomado a minha mo direita e me posto de p. 2 A aparncia de Seu corpo era como safira, e o olhar de Sua face era como crislita. 3 E o cabelo de sua cabea era como a neve. E a cobertura de sua cabea tinha a aparncia de um arco-ris, e a cor de suas vestes era prpura. 4 E havia um cetro de ouro em Sua mo direita19. E Ele me disse: Avram! E eu disse: Aqui est o Teu servo! E Ele me disse: 5 No deixe que a minha aparncia te assuste, nem que Minhas palavras atribulem a tua alma. Venha comigo! E Eu serei contigo, at o sacrifcio, de forma visvel. 6 Aps o sacrifcio, serei invisvel para sempre. Tende bom nimo e vai!

A viagem para o monte Horev


Captulo 12 1 E fomos, ns dois juntos e sozinhos, quarenta dias e quarenta noites20. E eu no comi po algum, nem bebi gua alguma, 2 pois meu alimento e minha bebida foi ver o Anjo que estava comigo, e ouvir as Suas palavras21. 3 Chegamos ao monte de Elohim, o glorioso Horev. 4 E eu disse ao Anjo: Oh, Tu que cantas eternamente, vede que eu no tenho comigo sacrifcio22, nem sei de lugar para altar neste monte. 5 Como posso trazer sacrifcio? E Ele me disse: Olhe ao redor de ti. 6 E quando eu olhei ao redor, estavam nos seguindo todos os animais prescritos: o novilho jovem, a cabra, o cordeiro, a pomba e o pombo23. 7 E o Anjo me disse: Avram! E eu disse: Eis me aqui! 8 E Ele me disse: Mate todos esses animais e divida-os ao meio, um contra o outro, 9 mas no danifiques os pssaros24. E dai-os aos homens a quem te mostrarei ao teu lado, pois eles so o altar sobre o monte, para oferecer sacrifcio ao Eterno. 10 Mas a pomba e o pombo, dai-Me, pois Eu subirei sobre as asas do pssaro para te mostrar o que h nos cus e na terra e no mar, e no abismo, e nas profundezas, e no Gan Eden e em seus rios, e na plenitude do mundo e o que o circula. E tu vers a todos.

Cf. Apoc. 1:16 (e tinha ele na sua destra sete estrelas). H uma semelhana geral aqui para a descrio do Mashisach exaltado em Apoc. 1:14-16, mas os detalhes so diferentes exceto que ambos tm a caracterstica da frase descritiva derivada de Dan. 7:9 (os cabelos de sua cabea como l purssima, aqui como neve, cf. Apoc. 1:14); cf. tambm 2 Chanoch 1:5-6 (a descrio dos dois anjos que visitam Chanoch). A figura descrita Real (note as vestes de prpura e o cetro), e revestido de Glria; cf. Eze. 26 20 Cf. 1 Reis 19:8. 21 Cf. Joo 4:31-34. 22 Cf. Gen. 22:7. 23 Cf. Gen. 15:9. 24 Cf. Gen. 15:10.

19

Azazel aparece a Avram em forma de um pssaro


Captulo 13 1 E eu fiz tudo conforme ordenara o anjo. E eu dei aos anjos que vieram at ns as partes divididas dos animais. E o Anjo Yahu'el tomou os dois pssaros. 2 E eu esperei at o sacrifcio da tarde. E eis que um pssaro imundo desceu voando sobre as carcaas25, e eu o afastei. 3 E esse pssaro imundo falou a mim dizendo: Avram, o que tu fazes aqui sobre essas alturas sagradas, onde nenhum homem come ou bebe, e onde no h alimento humano, mas estes seres celestiais tudo consomem com fogo. 4 Eles te queimaro. Deixe o homem que est contigo e foge! 6 Pois se subires at as alturas, eles te destruiro! 7 E sucedeu que quando eu vi o pssaro falando, eu disse ao Anjo: YHWH, o que isto? 8 E Ele disse: Isto a impiedade. Este Azazel!26 E Ele disse: Que a desgraa seja sobre ti, Azazel! 9 Pois a poro de Avram est no cu, mas a sua est sobre a terra. Pois tu escolheste e amaste a este local para ser o seu local de habitao na impureza. Portanto o Eterno YHWH El-Shadai te fez ser um habitante sobre a terra27. 10 E atravs de ti todo esprito de mentiras, e atravs de ti ira e tribulaes sobre a gerao dos homens mpios28. Pois Elohim, o Eterno El-Shadai no permitiu que os corpos dos justos estivessem em tuas mos, para que portanto a vida dos justos e a destruio dos imundos fosse assegurada. 11 Oua, conselheiro, seja envergonhado por Mim! 12 Pois a ti no foi dada permisso para tentar todos os justos. Afasta-te deste homem! 13 Tu no podes desvi-lo. Ele um inimigo para ti, e para todos aqueles que te seguem e que amam o que tu desejas. 14 Pois, eis que as vestes celestiais29 que eram tuas foram separadas para ele, e toda a corrupo que estava sobre ele foi transferida a ti.

25 26

Cf. Gen. 15:11.

Azazel o arcanjo cado, o sedutor da humanidade, que aqui, como no Livro de Chanoch, ocupa o cargo de Satan ou Samael. Ele essencialmente o esprito da impureza, e, neste carter, representado neste livro como descendo na forma de um pssaro imundo. interessante observar que o Targum palestino no Gen. 15:11 interpreta os pssaros imundos figurativamente como pessoas idlatras (E l baixou pessoas idlatras que se parecem a pssaros imundos, a roubar os sacrifcios de Israel; mas a retido de Avram era um escudo sobre eles). 27 Azazel, que aqui claramente um arcanjo cado como o posterior Satan (cf. Bousset, Relig. d. Judentums, 386), foi expulso do cu por Elohim. Segundo 2 Chanoch 29:5. O domnio de Satan, depois da sua expulso, foi o ar (cf. Efe. 2:2), mas aqui Azazel um morador sobre a terra, onde ele controla os poderes do mau (cf. Joo 12:31, prncipe deste mundo, Mat. 4:8). Nos Testamentos dos Doze Patriarcas (cf. tambm Asc. Isaias.) Beliar o diabo de arco, o chefe dos maus espritos, e a fonte de impureza e mentira. Mas Azazel como todos os seres celestiais, pode voar pelo ar (Bereshit rabba 14.) e assumir qualquer forma, como aquela de um pssaro (T. B. Sanh., 107a). 28 O pecado e misria trazidos sobre a terra pelos anjos cados cf. 1 Chanoch 8:2, 9:6, 8, 10:7., etc. 29 As vestes celestiais so referidas aqui a as que so armazenadas nas alturas no stimo cu de acordo com Asc. Isaas. 4:16. A idia, originalmente realista, foi gradualmente espiritualizada, e passou a significar os corpos espirituais em qual o justo ser vestido no cu; cf. 1 Chanoch. 62:15; (vestes de glria, vestes da vida); cf. tambm 2 Chanoch 22:8, onde o Michael ordenado por Elohim para remover de Chanoch as suas vestes terrenas...... e veste-o com as vestes da Minha glria. Em A Ascenso de Isaias o profeta no pode ascender ao mais alto cu at que as vestes dele fossem trazidas a ele (Asc. Isaias 9:1-2). L ele v as coroas e as vestes que esto reservadas ao justo (ibid. 9:13); cf. tambm Asc. Isaias 8:14; Apoc. 3:4, 5, 18, 6:11, 7:9; 2 Cor. 5:3.

Captulo 14 1 E o Anjo me disse: Avram! E eu respondi: Aqui estou, Teu servo. 2 E Ele disse: Saiba de agora em diante que o Eterno a quem tu amas te escolheu. 3 Tende bom nimo e usa desta autoridade que Eu te confiro, contra aquele que difama a verdade30. 4 Acaso no posso envergonhar aquele que espalhou sobre a terra os segredos celestiais31 e que se rebelou32 contra o El-Shadai? 5 Diga a ele: Sede o carvo da fornalha da terra! 6 Vai, Azazel, para as partes inacessveis da terra, 7 pois tua herana est sobre aqueles que esto contigo, aqueles que vieram [nascidos] com as estrelas e nuvens, 8 e com os homens cuja poro tu, sim, aqueles que vivem para te servir33. A justia te ser por inimiga. Agora afasta-te de mim atravs da tua perdio! 9 E eu pronunciei as palavras que o Anjo me ensinara. E Ele me disse: Avram! 10 E eu respondi: Aqui estou, Teu servo. E o Anjo me disse: No responda a ele. Pois Elohim deu poder a ele sobre aqueles que respondem ao seu chamado. 11 E o Anjo falou a mim novamente dizendo: O que quer que ele te diga, no o responda, para que ele no tenha livre acesso a ti, 12 pois o Eterno deu a ele peso e vontade sobre isto. 13 E eu fiz o que o Anjo me ordenou, 14 e no importasse o que ele me dissesse sobre a queda, eu no o respondia.

Cf. Joo 8:44 (ele[o Diabo] um mentiroso e pai da mentira). Satan aqui Azazel por excelncia o caluniador ele quem difama a verdade. 31 Os anjos cados (1 Chanoch 7, 69:6.), e especialmente Azazel (1 Chanoch 8:1), representado como tendo trazido runa moral na terra ensinando aos homens o uso de magia, astrologia, e cincia (inclusive o uso de armas blicas). Um paralelo prximo deste texto encontra-se 1 Chanoch. 9:6: Tu vistes o que Azaz'el

30

tem feito, e como ele ensinou toda iniqidade na terra e revelou os segredos eternos que esto no cu, os quais os homens estavam praticando.
32

Ento Samael, o grande prncipe no cu, repreendido pela Torah da rebelio contra Elohim (Pirke de R. Eliezer 13.: A Torah comeou a chorar, dizendo em alta voz: Por que, Oh Samael! agora que o mundo est criado, hora de se rebelar contra o Onipresente? como uma hora quando tu deverias levantar-te a ti mesmo no alto (J 39:18)?). Deste modo dois principais pecados de Azazel consistem em espalhando os segredos dos cu na terra, e planejando rebelio contra o Altssimo. 33 O inquo a poro de Azazel, i.e. eles foram designados a ele desde o princpio. A idia parece ser de predestinao; cf. Chochmat Shlomo. 2:24 (Mas pela inveja de Satan a morte entrou no mundo, e aqueles que pertencem a ele a experimentaro.), Ap. Bar. 42:7 (para corrupo tomar aqueles que lhe pertencem, e vida aqueles que lhe pertencem); 1 Chanoch. 41:8. [faz a frase na clusula anterior, nascidos com as estrelas e nuvens, significa aqueles que de nascena e criao pertencem esfera da noite e escurido, ao contrrio do justo que pertence ao reino da luz? Veja 1 Chanoch 10:8]

Avram e o Anjo ascendem ao cu nas asas dos pssaros


Captulo 15 1 E sucedeu que quando o sol se ps, eis que havia fumaa como que de uma fornalha34. E os anjos que tinham as pores do sacrifcio ascenderam do topo da fornalha de fumaa. 2 E o Anjo me tomou com sua destra e me colocou sobre a asa direita do pombo, e Ele se ps sobre a asa esquerda da pomba, 3 pois nenhum dos pssaros havia sido sacrificado ou dividido, 4 e Ele me carregou at os limites das chamas ardentes, e subimos sobre muitos ventos at os cus que esto sobre o firmamento. 5 E eu vi no ar as alturas para as quais ns ascendemos, uma luz forte impossvel de descrever, 6 e dentro da luz um fogo luminoso que ardia ferozmente. 7 E havia uma grande multido de seres semelhantes a homens, e todos mudavam constantemente de aspecto e forma, e corriam e transformavam-se, e adoravam e clamavam com um som de palavras que eu no pude reconhecer35. Captulo 16 1 E eu disse ao Anjo: Por que me trouxeste at aqui em cima? 2 Eis que agora meus olhos no podem ver de forma distinta, e eu estou enfraquecido, e meu esprito est se esvaindo de mim. 3 E Ele me disse: Fique prximo a Mim e no temas. Aquele a quem tu no podes ver agora est vindo em nossa direo com poderosa voz de santidade, sim, o Eterno que te ama. 4 Mas tu no podes v-Lo. Porm, no permitas que teu esprito se enfraquea por razo dos corais daqueles que clamam, pois Eu estou contigo para te fortalecer.

O cntico de Avram
Captulo 17 1 E enquanto Ele assim falava eis que o fogo36 subiu ao nosso redor, e uma voz vinha do meio do fogo como a voz de muitas guas37, como o som do mar enfurecido38.

Cf. Gen. 15:17 (tambm 15:12). A descrio se refere s hostes de anjos que nascem diariamente, cantam seu cntico de louvor diante de Elohim, e ento desaparecem; cf. Bereshit rabba 78:1: Rabino Helbo no nome de R. Samuel bar Nahman disse: Um anjo-hoste nunca repete o cntico de louvor, mas cada manh Elohim cria um anjo-hoste novo e este canta um novo cntico diante dEle e ento desaparece. Eles so criados diariamente fora do fluxo de fogo que procede do santo hayyoth (ibid.); cf. Sl. 104:4. Cf. tambm 2 Chanoch 29:3: E do fogo Eu criei as ordens das espirituais, dez mil anjos, e suas armas so ardentes e suas vestes uma chama flamejante.; veja tambm Weber, pg. 166. 36 A Shekinah revelada atravs do fogo (Ex. 3:2, Deut. 4:36, Sl. 78:14), do prprio Elohim dito como um fogo consumidor (Deut. 4:24, 9:3). Mas aqui provavelmente pensado na carruagem flamejante que carregou a Shekinah; cf. Eze. 1:4 (uma grande nuvem, com um fogo que emitia de contnuo labaredas). 37 Cf. Apoc. 1:15 (Dan. 10:6). Esta caracterstica faz parte da colorao sobrenatural to caracterstica do Apocalptico a luz celeste de deslumbrar brilho, a voz como um trovo (cf. 2 Chanoch 39:7 : ...como grande trovo, incessantemente arremessando nuvens.); veja Der Geist Gottes, pg. 120. 38 Cf. Isaias. 17:12.
35

34

2 E eu desejei-me prostrar39 e adorar, e eu vi que o Anjo que estava comigo curvou-se e adorou, 3 mas a superfcie do lugar alto onde eu estava parecia mudar constantemente de inclinao, 4 rolando como as grandes ondas da superfcie do mar. 5 E o Anjo disse: Adora, Avram, e pronuncia o cntico que Eu agora te ensino. E como no havia cho para me prostrar, eu me encurvei e receitei o cntico que Ele me ensinara40. 6 E Ele me disse: Pronuncia-o sem cessar, isto , de contnuo, desde o princpio at o fim. 7 E o cntico que Ele me havia ensinado a cantar tinha as palavras apropriadas para aquele nvel sobre o qual estvamos, pois em cada nvel do cu h um cntico prprio para adorao, e somente aqueles que nele habitam sabem pronunci-lo, e aqueles que esto sobre a terra no podem conhec-lo ou pronunci-lo, exceto se ensinados pelos mensageiros celestiais. E as palavras daquele cntico eram assim e significavam: 8 Eterno, El-Shadai, El-HaKadosh, El-Elyon; 9 Tu que tens origem em Ti mesmo, Sem Princpio, Incorruptvel, Lmpido, No-Criado, Imaculado, Imortal, 10 Completo em Ti mesmo, Iluminado em Ti mesmo, Sem Pai, Sem Me, Sem Geraes, 11 Exaltado, Flamejante! 12 Amigo dos homens, Benevolente, Generoso, Zeloso de mim, Mui Compassivo, 13 Meu El, Eterno, YHWH Tseva'ot, Mui Glorioso, El, El, El, El, Yahu'el! 14 Tu s aquele que minha alma amou! Rocha Eterna! 15 Brilhante como o fogo, cuja Voz como o trovo, cuja aparncia como o relmpago, Tu que tudo vs41; 16 Tu que recebes as oraes daqueles que Te honram, e desvias as peties daqueles que Te envergonham com suas provocaes. 17 Redentor dos que vivem em meio aos inquos42, daqueles que esto dispersos entre os justos do mundo, nessa gerao corrupta43.

no qual ele estava de p com o anjo mudava constantemente de inclinao (cf. 4 Esdras 6:29 e 13-16). A comoo produzida pela Voz que vinha do meio do fogo. No Cap. 30 o profeta se acha de repente (enquanto Elohim est falando) novamente na terra. 40 Somente os Anjos entendem como proferir o cntico de louvor, entretanto o santificado entre os mortais pode (como aqui) ser ensinado a cantar neste caso num estado de xtase. Cada uma das esferas angelicais tem sua prpria Voz (cf. 1 Chanoch 40:3.), e o idioma angelical incompreensvel a mortais (cf. Cap. 15:7 acima), embora o profeta iluminado e inspirado possa ser ensinado tanto para entender como proferir tais "palavras". Chanoch ao ser exaltado no cu sofreu uma experincia semelhante (cf. 1 Chanoch 71:11.: E eu

Esta descrio interessante. O profeta ascendeu como com muitos ventos para o cu, e est de p nas alturas (Cap. 15.). Ele experimenta um forte sentimento de desejo de prostrar-se em terra, porque o lugar alto

39

adequadamente expressar o louvor devido a Elohim (Vida de Moises, 2.31. [ 239]), compare Ecclus. 39.6. veja tambm Volz, op. cit., pg. 137. 41 Cf. Dan. 10:6 (e o seu rosto como um relmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo) e Ez. 1:13, 14. 42 A mistura do bem e do mal, do justo e do mpio, neste mundo, faz a on [gerao] presente corrupta (cf. 4 Esdras. 4:26-30); at mesmo o justo sofrem do contato com o mpio a santidade deles fica ofuscada. 43 i.e. a presente gerao corrupta (ou on); cf. 4 Esdras. 7:112, 14:13 (a vida que corruptvel).

ca prostrado sobre meu rosto, e todo o meu corpo amoleceu, e meu esprito foi transformado. E eu clamei em alta voz. etc.), como tambm fez Isaias (Asc. Isaias. 8:17). de acordo com Philo nenhuma criatura pode

18 Tu renovas a gerao do justo44. Tu que resplandeces, resplandeces como a luz, assim como a luz que est Contigo com a qual Tu te vestiste no primeiro dia da Criao. 19 Tu que brilhas como a luz da manh sobre as Tuas criaturas, faze com que haja dia sobre a terra. Pois nestes lugares de habitaes celestiais h luz inacabvel, e no h necessidade de outra luz alm do esplendor inefvel da luz da Tua face. 20 Aceita e responde a minha orao; agrada-Te dela; aceita o meu sacrifcio que Tu preparaste para que eu oferea a Ti; 21 Aceita-me pela Tua graa, ensina-me, mostra-me, e faz conhecer a Teu servo tudo aquilo que Tu prometeste!45

Viso do Trono de Glria


Captulo 18 1 E enquanto eu ainda estava recitando a cano, uma boca de fogo que estava no firmamento elevou-se no alto. 2 E eu ouvi uma voz como o rugir do mar, e no cessou por causa da rica abundancia do fogo. 3 E enquanto o fogo se levantava, ascendendo nas alturas, eu vi debaixo do fogo um trono de fogo46 e ao seu redor a vigilncia de muitos olhos47, recitando o cntico, e debaixo do trono quatro seres viventes flamejantes cantando. 4 E o aspecto de cada um deles era o mesmo, cada um deles tinha quatro faces48, e este era o aspecto de suas faces: de um leo, de um homem, de um boi, e de uma guia49. 5 Cada um tinha quatro cabeas nos seus corpos de modo que os seres viventes tinham dezesseis faces. 6 E cada um tinha seis asas50: duas nos seus ombros, duas nos seus lados, e duas nos seus lombos. 7 Com as asas que estavam nos seus ombros eles cobriam as suas faces, com as asas nos seus lombos eles vestiam os seus ps, e com suas asas medianas eles as distendiam para sair em vo.

As confuses do mundo presente sero superadas pela eliminao do mpio; ento o mundo renovado (i. e. o mundo presente purificado) se tornar a habitao adequada do justo. Esta viso harmoniza com a Rabnica que contemplou uma renovao do mundo presente; veja Volz tambm, Eschatologie, pg. 297, e cf. Jubileus, passim. 45 Avram ora para que o sacrifcio possa ser aceito, e como resultado disto para que os segredos do futuro possam ser descobertos atravs da revelao. A orao parece ser uma adio pessoal ao cntico de louvor por parte de Avram. A estrutura inteira com sua prece de abertura foi composta de clusulas que descrevem os atributos do Eterno e transcendncia, e seguido por uma orao semelhantemente em 4 Esdras. 8:20. (cf. especialmente versos 20-27) que tambm potico em forma. Aqui deve ser observado que o cntico prprio parece ser um desenvolvimento da forma midrashica dos atributos e carter do Eterno como deduzido dos seus vrios nomes (El-Shadai, Elohim, YHWH, Tseva'ot). 46 Cf. 2 Chanoch 20:3. a viso do trono de glria de Elohim era o ponto central da experincia mstica. 47 A vigilncia de muitos olhos (2 Chanoch 20:1), cf. Eze. 1:18, 10:12: o Ophanim (Rodas) descrito assim, e considerado como uma ordem de seres celestes (como os Kruvim). Mas aqui os Kruvim provavelmente inferior. 48 Cf. Eze. 1:5, 6. 49 Cf. Eze. 1:10 (Apoc. 4:7). 50 Deste modo Apoc. 4:8 (baseado em Isaas 6:2); em Eze. 1:6 os quatro seres viventes cada um tm quatro asas.

44

8 E quando eles terminaram de cantar, eles olharam um para o outro e ameaaram um ao outro51. 9 E sucedeu que quando o Anjo que estava comigo viu que eles estavam ameaando um ao outro, Ele me deixou e foi correndo a eles. 10 E Ele virou a face de cada ser vivente da face que era defronte afim de que eles no pudessem ver as faces deles ameaando um ao outro52. 11 E Ele comeou a ensinar-lhes o cntico de paz que tem sua origem no Eterno. 12 E enquanto eu estava ainda de p, observando, eu vi de trs dos seres viventes uma carruagem com rodas flamejantes. 13 Cada roda estava cheia de olhos ao redor53. 14 E sobre as rodas estava o trono54 que eu tinha visto. E ele estava coberto com fogo e o fogo o cercou ao redor55, e uma luz indescritvel cercou a multido flamejante. E eu ouvi a voz da santificao deles como a voz de um nico homem56.

Os poderes celestiais
Captulo 19 1 E uma voz veio a mim do meio do fogo, dizendo: "Avram, Avram! " E eu disse: "Eis-me aqui!57 " 2 E Ele disse: "Olhe para as expanses que esto sob o firmamento no qual tu foste trazido e veja que em nenhuma nica expanso h algum outro mas somente a quem tu procuraste e que o amou". 3 E enquanto Ele estava ainda falando, observei, e as expanses se abriram, e debaixo de mim os cus, e eu vi no stimo firmamento sobre o qual eu estava de p uma expanso de fogo e uma luz e orvalho e uma multido de anjos e o poder da glria invisvel, 4 sobre os seres viventes que eu tinha visto; depois no vi mais ningum l, 5 E eu olhei para baixo da altura [montanha], onde eu estava de p, para o sexto firmamento. 6 E vi ali uma multido de anjos espirituais, incorpreos, realizando as ordens dos anjos flamejantes que estavam no stimo58 firmamento, enquanto eu estava de p suspenso sobre eles.

A idia subjacente desta representao estranha parece ser aquela de emulao e rivalidade (em servio). Isto pode ser ilustrado do Midrash Tauhuma em Gen. 2:4 (ed. Buber, pg. 10), onde em um comentrio no verso Domnio e temor esto com Ele, Ele faz reinar a paz nas suas alturas (J. 25:2) dito: Domnio, i.e. Michael, e temor, i.e. Gavriel; que faz reinar a paz nas suas alturas, at mesmo os celestiais (h-elynm) precisam de paz. As constelaes sobem: Touro diz, eu sou primeiro, e eu vejo o que est diante dele; e Gmeos diz, eu sou primeiro, e eu vejo o que est diante dele; e assim todos unicamente dizem, eu sou primeiro (texto corrigido). notado que na mstica literatura hebria relativo ao tema da Carruagem e o Trono (Merkaba) os anjos que guardam a Carruagem so representados como ferozes e blicos em aspecto chamas correm adiante dos seus olhos, e eles esto armados com armas flamejantes (cf. Jellinek, Beth III de ha-Midrash. 94.). 52 A posio relativa dos seres celestiais sobre o trono de fogo descrita assim na Liturgia: O hayyoth [seres viventes'] cantam: os Kruvim glorificam: os Seraphim exultam, e os Arelim abenoam. E a face de cada hayya, Ophan, e Kruvim fixada para os Seraphim, e confrontando assim cada um o outro, eles proferem louvores e dizem, Santificado seja a glria de Elohim e do lugar dEle (Servio da Sinagoga, Oraes Festivas (Ano novo), pg. 87 (ed. o Davis)). 53 Cf. Eze. 1:15, 18, x. 9, 12. 54 Cf. Eze. 1:26. 55 Cf. Eze. 1:27. 56 Cf. Eze. 1:28. (fim) combinado com 1:26. 57 1 Cf. Ex. 3:4, 4 Esdras 14. 58 Em outra verso somente nesta passagem dito: Oitavo firmamento.

51

7 E observei que, neste firmamento no havia qualquer outra forma de poderes a no ser os anjos de puro esprito59. 8 E os poderes que eu vi no stimo firmamento ordenaram ao sexto firmamento para que se retirasse de minha viso. 9 Eu vi no quinto firmamento, os poderes das estrelas, e as ordens que lhes foram dadas a realizar, e os elementos da terra que os obedecem60.

A Promessa acerca da semente de Avram


Captulo 20 1 E o Eterno, El-Shadai me disse: "Avram, Avram!" E eu disse: "Eis-me aqui!". 2 E Ele disse: Olhe do alto as estrelas que esto abaixo de ti e as conte61 para Mim e Me declare o nmero delas!"; 3 E eu disse: "Como eu poderia? Porque eu sou apenas um homem de p e cinzas62. 4 E Ele me disse: "Como o nmero das estrelas e o seu poder assim Eu farei da tua semente uma nao e um povo separado para mim em minha herana com Azazel.". 5 E eu disse: "Eterno El-Shadai, permita teu servo falar diante de Ti e no permita a Tua ira se acender contra Teu escolhido63. 6 Eis que antes de me conduzires para cima, Azazel me insultou. Como ento, Te estabeleceste com ele, uma vez que no est mais diante de Ti?

A Criao; o povo escolhido e o povo de Azazel; os justos e os pecadores


Captulo 21 1 E Ele me disse: "Olha agora, abaixo de teus ps, para o firmamento e compreende a criao que foi descrita e prefigurada nesta expanso, [e] as criaturas que existem nela e a geraes preparada para ela." 2 E eu olhei abaixo dos meus ps para o firmamento, e eu vi a semelhana do cu e as coisas que estavam naquele lugar. 3 E [eu vi] l a terra e seus frutos, e as coisas que se movem sobre ela e as coisas que tiveram almas, e o poder dos homens e a impiedade de algumas de suas almas e as aes justas de outras almas, e a sua perseguio dos seus trabalhos e vi as regies mais baixas64 e a perdio nela e o abismo65 e os seus tormentos.

Em 2 Chanoch 19. o profeta descreve o que ele viu no sexto cu: legies de anjos mais resplandecente que o sol, os arcanjos fixaram em cima do sol, estrelas, estaes, rios, vegetao, as coisas vivas e as almas de homens, com seis fnix, sete kruvim, e seis hayyoth no meio, todos cantando com uma voz indescritvel; cf. tambm Asc. Isaias. 8:1,6., onde o sexto cu descrito como cheio de hostes de anjos que proferem louvor. Nesta passagem aparentemente os anjos de servio (auxiliando anjos) ficam situado neste cu. 60 Em T. B. Hag. 12b o sol, lua, e estrelas ficam situados no segundo cu; em 2 Chanoch 11:1-5 o curso do sol e os anjos que esperam sobre o sol ficam situados no quarto cu. 61 Cf. Gen. 15:5. 62 Cf. Gen. 18: 27, 4 Esdras. 4:5, 6. 63 Cf. Gen. 18:32. 64 Cf. Efsios 4:9 (as partes mais baixas da terra). 65 i.e. Tartarus; cf. 2 Chanoch 28:3, 29:5. O Abismo descrito em 1 Chanoch 18:11-16 (21:1-6, 90:25, 26), onde a morada dos anjos impuros; cf. Lucas 8:31; Apoc. 9:1, 11:7.

59

4 E eu vi l o mar e suas ilhas, e seus monstros e os seus peixes, o Leviatan e o seu domnio66 e sua cama e as suas tocas, e o mundo que se assenta nele67, e seus movimentos e a destruio do mundo por causa dele68. 5 Eu vi os crregos e rios e a nascente de suas guas, e os circuitos deles, 6 E eu vi o Gan Eden e seus frutos, e a fonte do rio que emana dele, e suas rvores e a sua florescncia, e aqueles que se portaram em equidade. E vi seus alimentos e sua bemaventurana69. 7 E eu vi l [na viso] uma grande multido de homens, mulheres e crianas, metade deles no lado direito da viso, e a outra metade no lado esquerdo da viso70. Captulo 22 1 E eu disse: "Eterno, El-Shadai! O que esta viso da criao?" 2 E Ele me disse: Esta a Minha vontade concernente ao que existe no conselho do mundo [que est na luz] e pareceu mui agradvel diante dos meus olhos. 3 E ento, posteriormente, Eu lhes dei uma ordem atravs da Minha Palavra e eles vieram existncia. 4 E sucedeu que tudo quanto Eu havia decretado para existir j havia sido esboado nesta viso e todos [coisas] previamente criados e estado diante de mim como tu viste." 5 E eu disse: "Soberano, El-Shadai e Eterno!", Quem so as pessoas nesta viso neste lado e naquele?" 6 E Ele me disse: "Estes que esto no lado esquerdo so uma multido de povos que estiveram outrora na existncia e que viro depois de ti, alguns destinados para o juzo e restaurao, outros para vingana e perdio na consumao dos sculos71. 7 Aqueles no lado direito da viso o povo separado para Mim e separado do povo que est com Azazel72; estes so os que Eu preparei para nascer de ti e para serem chamados de Meu Povo.

Ou posse. A residncia do Leviatan est: nas guas mais baixas (Pirke de R. Eliezer ix.). Todos os grandes monstros do mar so a comida do Leviatan, um ser devorado todo dia (ibid). 67 e entre as barbatanas do [Leviatan] descansa a barra mediana da terra (op. cit., ibid.). 68 Quando o Leviatan est com fome, um provrbio hagadico diz, ele envia adiante de sua boca um calor to grande para fazer todas as guas da profundidade ferver. [Dois grandes monstros na forma original da lenda foram o Behemot (o macho) e o Leviatan (a fmea): cf. J 40.-41.; 1 Chanoch 60:7.; Ap. Bar. 29:4. Na forma Rabnica da Hagad (cf. T. B. O Baba bathra 74b) cada monstro foi multiplicado em um par, macho e fmea; mas eles demonstraram incapazes de produzir qualquer descendncia, evitando assim que eles "destrussem o mundo". A leviatan foi morta e reservado para o justo no mundo vindouro; o leviatan masculino no ser morto at o fim; veja 4 Esdras 6:49-52. 69 O Paraso celeste referido como a morada do justo (aqueles que se portaram em equidade), cujos frutos so "incorruptveis" (4 Esdras 7:123), em que se encontra a rvore da vida (Apoc. 2:7) cujo as folhas so para a cura das naes (Apoc. 22:2). Em 2 Chanoch 8:2 o profeta descreve como ele viu no Paraso todas as embora o paraso Transcendental sentido. 70 O mundo inteiro dividido em duas partes; o povo de Elohim na parte da direita, e as naes na parte da esquerda. O ltimo (= o pago = o gentio = o brbaro) a poro de Azazel (cf. Cap. 31). 71 Do povo no lado esquerdo que representa o mundo pago ao contrrio dos judeus alguns sero poupados ao julgamento final, enquanto o resto ser aniquilado; cf. Ap. Bar. 71:1, 2, onde o Mashiach diz que ele chamar todas as naes, e alguns deles que Ele poupar, e alguns deles que Ele destruir. s vezes (como em 4 Esdras 13:37.) o mundo pago inteiro sentenciado a aniquilao, e esta viso muito proeminente no Judasmo posterior. A idia neste texto concorda com a viso mais antiga fundada em tais passagens como Sal. 72:11, 17,; Isaias. 66:12, 19-21 (cf. Salmos de Salomo, 17:34). Note que nessa passagem no diz nada sobre o Mashiach nesta conexo. 72 Cf. Cap. 20:4.

66

rvores de belas cores e os seus frutos maduros e seus aromas, e todas as espcies de alimento que eles produziram, aparecendo com a fragrncia encantadora. Note que o Paraso est localizado aqui na terra,

A queda do homem e sua seqela


Captulo 23 1 "Agora olhe novamente na viso, quem foi que seduziu Chav, e o que a fruta da rvore. 2 E tu sabers o que ser e como acontecer com a tua semente nos ltimos dias. 3 E o que tu no puderes compreender, Eu lhe farei conhecido porque tu tens sido mui agradvel diante de Meus olhos e lhe contarei o que mantive guardado em Meu corao." 4 E eu olhei na viso, e meus olhos correram ao lado do Gan Eden. 5 E vi ali um homem muito grande em altura e terrvel na largura, incomparvel em aspecto73, e ele estava abraando uma mulher que tambm era igual ao homem em aspecto e tamanho. 6 E eles estavam de p debaixo de uma rvore do Gan Eden, e a fruta da rvore era do aspecto de um cacho de uvas da videira74. 7 E atrs da rvore estava de p um com aspecto de uma Serpente, mas tendo mos e ps como de um homem75, e asas em seus ombros, sendo seis pares de asas76, seis asas sua direita e seis sua esquerda. 8 E ele estava segurando as uvas da rvore e alimentando aos dois que eu tinha visto abraados. 9 E eu disse: "Quem so estes que se abraam mutuamente, ou quem este entre eles, e o que a fruta que eles esto comendo, El-Shadai e Eterno?". 10 E Ele disse: "Este o mundo dos homens, este Adam e este o desejo dele na terra, esta Chav. 11 E quem est entre eles representa a impiedade, o princpio deles no caminho para a perdio, o prprio Azazel77". 12 E eu disse: "El-Shadai e Eterno! Por que ento tu deste a este tal poder para destruir a gerao dos homens atravs de suas obras na terra?" 13 E Ele me disse: "Oua, Avram! Aqueles que desejam o mal, a quem Eu odiei, e todos os que o praticam, sobre eles Eu lhe dei autoridade [a Azazel], e ele amado por eles.78"

A grande estatura de Adam freqentemente mencionada na literatura Rabnica: ele alcanou (quando foi criado primeiro) de um canto do mundo ao outro, mas quando ele pecou foi diminudo (T. B. Hag. 12a); a sua beleza varonil tambm mencionada, T. B. Baba mesia 84a). 74 Cf. T. B. Berakoth 40a, onde registrado que R. Meir declarou que a rvore da qual Adam comeu era uma videira, porque uma coisa que traz a aflio sobre a humanidade o vinho; cf. Gen. 9:21 (e ele bebeu do vinho e ficou bbedo). Assim tambm o grego, Ap. Bar. 4:8 (cf. Sanh. 70a, Bereshit rabba 19:8). A opinio comum era que a rvore era uma figueira; de acordo com outra viso (Bereshit rabba 10:8) a fruta era a cevada; uma outra (Samuel ben Isaac) uma tamareira. 75 Cf. Bereshit rabba. 20:8: Sobre o teu ventre andars: No momento em que o Santo... diz serpente: Sobre o teu ventre andars, os anjos ministradores desceram e cortaram as suas mos e seus ps, e seu grito foi de um canto do mundo ao outro. Esta lenda era bem conhecida na antiguidade. De acordo com Syncellus (1. 14) a serpente teve originalmente quatro ps; cf. tambm Josefo 1:1, 4, que declara que a serpente foi privada tanto de lngua como de ps. Sobre o castigo da serpente veja Pirke de R. Eliezer 14. (ed. Friedlander, pg. 99 e notas). 76 Esta descrio realmente aplica-se a Samael (ou Azazel), que teve doze asas (Pirke de R. Eliezer 13.), e que desceu e, achando a serpente hbil para fazer o mal, montou e cavalgou sobre ela. A serpente antes de ter seu castigo por Elohim teve a aparncia de um camelo, de acordo com a mesma autoridade (ibid.). 77 Azazel faz o papel atribudo a Samael em outro lugar (veja nota anterior); ele usa a serpente como um instrumento dele (cf. Pirke de R. Eliezer 13.). 78 No Cap. 13:13 o inquo (como distinto do justo) dito como aqueles que seguem Azazel, e amam o que ele deseja. Eles so a poro. de Azazel. Uma caracterstica notvel neste livro o modo no qual as almas e os corpos dos homens so representados como possudos por bons ou por maus poderes.

73

14 E eu respondi e disse: "Eterno, El-Shadai! Por que desejaste isto, que o mal fosse cobiado no corao dos homens? Uma vez que ests enfurecido com aquele que foi escolhido por Ti, ele quem faz coisas improdutivas em Teu conselho?" Captulo 24 1 E Ele me disse: Eu sou provocado pelas naes por sua causa, e por causa do povo da tua famlia que sero separados e que viro depois de ti, como tu podes ver na viso a carga do destino que colocada sobre eles79. 2 Eu lhe explicarei o que ser, e tudo o que acontecer nos ltimos dias. 3 Olhe agora para todos na viso. 4 E eu olhei e vi ali na criao a existncia, dos que vieram antes de mim. 5 E eu vi Adam e Chav, e com eles o Adversrio astucioso80 e Cayin que atuou ilegalmente atravs do adversrio81, e vi Havel assassinado e a desgraa causada pelo inquo sobre ele. 6 E eu vi tambm ali a Impureza82 e o fogo da corrupo deles nas partes mais baixas da terra, e a poluio e o cimes daqueles que desejavam isto. 7 Eu vi ali o roubo e aqueles que corriam atrs disso, e o sistema de castigo [aplicado a eles] no julgamento do Grande Tribunal. 8 Eu vi ali homens nus, frente a frente, e a desonra deles pela paixo que tiveram uns pelos outros, e o castigo deles. 9 E vi ali o desejo, e na sua mo a cabea de cada espcie de lascvia e o seu desprezo e a disperso destinada perdio. Captulo 25 1 Eu vi ali a semelhana do dolo do cime83, como a semelhana de uma obra de carpintaria tal como meu pai estava acostumado a fazer, e o seu corpo era de bronze brilhante, e diante dele [estava] um homem, e ele o adorava. 2 E defronte a ele um altar, e sobre o altar meninos sendo assassinados na presena do dolo. 3 E eu disse a ele: "O que este dolo, ou o que o altar, ou quem so esses sendo sacrificados, ou quem o sacrificador? Ou o que este grande edifcio que vejo, belo em arte e desenhos, e sua beleza tal como a glria que reside abaixo de teu trono?" 4 E Ele disse: "Oua, Avram! Isto que tu vs o Templo, uma cpia do que est no cu, glorioso em seu aspecto e beleza, essa a Minha idia do sacerdcio [digno] de Meu Nome glorioso, aonde estaro todas as oraes dos homens; e a ascenso de reis e profetas e qualquer sacrifcio Eu ordeno que seja oferecido para mim entre o teu povo, aqueles que surgiro de ti, fora da tua gerao84.

Esta aparentemente a resposta dada pergunta do trmino do captulo anterior. Elohim permite os homens desejarem o mal (com seu castigo inevitvel depois) por causa do tratamento infligido pelas naes semente escolhida (Avram e os seus descendentes). 80 Cf. 2 Cor. 11:3 (a serpente enganou a Chav com a sua astcia). 81 De acordo com Pirke de R. Eliezer 21. Cayin era a descendncia de Chav e Samael. 82 Note que aqui e debaixo de certas ms tendncias so personificados (Impureza, Roubo, Desejo, o catlogo parece ter sido influenciado pelo Declogo, 7, 8 e 10 mandamentos). Mais tarde, em livros Kabalsticos tais tendncias so personificadas como demnios; cf. e. g. O Testamento de Salomo, 34 (J.Q.R., 11. 24; 1899), onde sete demnios femininos se apresentam diante de Salomo e carregam tais nomes como Fraude, Disputa, Cime, Poder. 83 Cf. Eze. 8:3, 5. 84 Todo o sistema sacrifical e o culto Levtico so de origem celeste, e personificam o ideal do Eterno. A ascenso de reis e profetas est ao que parece implicada nele como um desenvolvimento subordinado disto. O tom da passagem bastante recordativo de Jubileus. Na literatura apocalptica tais aluses para o culto so raras.

79

5 E o dolo que tu viste a imagem do cime85, colocada por alguns daqueles que viro do teu prprio lombo em dias posteriores, estes Me provocaro a ira. 6 E o homem que tu viste assassinando86, aquele quem Me irrita e polui o Meu Templo, e o sacrifcio o assassinato daqueles que sero para mim as testemunhas no juzo final, ao trmino da criao."

Livre arbtrio e predeterminao


Captulo 26 1 E eu disse: "Eterno, El-Shadai! Por que tu ordenaste que deveria assim ocorrer e agora proclamas o conhecimento disso? 2 E Ele me disse: "Oua, Avram, entenda o que Eu te direi e me responda conforme Eu lhe perguntar. Por que teu pai Terach no escutou tua voz e porque ele no abandonou as prticas idoltricas at que pereceu, e todos da sua casa juntamente com ele?" 3 E eu disse: "Eterno, El-Shadai, certamente porque ele escolheu no me escutar; mas eu, tambm no segui as obras dele. 4 E Ele me disse: "Oua, Avram. Como a deliberao de teu pai est nele, e como a tua deliberao est em ti, assim tambm a deliberao da minha vontade est em mim, e preparada para os dias futuros, antes mesmo de teres qualquer conhecimento87 deles ou pudesses ver com teus olhos o futuro neles. 5 Agora olhe novamente na viso, e veja como ser com a tua semente."

Uma viso de julgamento e salvao


Captulo 27 1 E eu olhei e vi: E eis que a viso balanou e no seu lado esquerdo88 emergiu um povo pago, e eles capturaram aqueles que estavam do lado direito, homens e mulheres e crianas; 2 E alguns eles mataram e outros eles conservaram com eles. 3 E eu os vi atacando aqueles por quatro vezes89 [i.e quatro geraes] e queimaram o Templo com o fogo, e pilharam90 as coisas santas que estavam nele.
a imagem de cime corretamente explicada aqui como a imagem que provoca o cime de Elohim ou ira. Se refere s prticas idoltricas em Israel. 86 i.e. sacrifcios que envolvem a matana de seres humanos, como o oferecimento (por fogo) de crianas para Moloch. 87 Elohim tm livre arbtrio, e o homem tambm. O argumento interessante. De fato, provou pelos dois exemplos opostos de Terach e Avram que o homem tem livre arbtrio, o escritor justifica a liberdade de Elohim para permitir o pecado, enquanto indica, porm, que mais adiante o futuro justificar a deliberao do Eterno. A viso que segue (Cap.27) serve para ilustrar isto. 88 O uso de direita e esquerda ao longo destes captulos notvel. A concepo do lado direito ser a fonte de luz e pureza, enquanto a esquerda a fonte de escurido e impureza, isto Gnstico, e passou dos Gnsticos para a Kabbalah. 89 As quatro geraes por qual o pago faz ataques ao povo escolhido aparentemente corresponde aos quatrocentos anos de escravido para Israel predita por Elohim a Avram na viso de Gen. 15. (cf. vs. 13). essa uma interpretao apocalptica conforme tradio atual, referir ao cativeiro e sujeio de Israel por quatro potncias opressivas do Livro de Daniel, compreendido como: a Babilnia, Media, Grcia, e Roma: assim o Targum palestino para Gen. 15:13 diz: Eis que, Avram viu quatro reinos que deveriam surgir para trazer os filhos dele em sujeio. importante se lembrar que a quarta gerao aqui corresponde ao Imprio romano [cf. tambm Pirke de R. Eliezer 28.]. Considerada aproximadamente equivalente a cem anos. 90 O escritor tem obviamente em mente as operaes dos Romanos sob o governo de Titus no qual terminou na destruio do Templo atravs do fogo em 70 D.C. Da queima e saque do Templo cf. Josefo, Guerras, 6. 4, e 5; cf. tambm 4 Esdras 10:21.
85

4 E eu disse: "Eterno, Veja! o povo que de mim recebeste est sendo saqueado pelas hordas dos pagos. 5 Eles esto matando alguns e tomando outros como estrangeiros91, e eles queimaram o Templo com fogo e esto saqueando e destruindo as coisas belas que esto nele. 6 Eterno, El-Shadai! Se isto assim, por que agora tens afligido meu corao e por que isto deve ser assim?" 7 E Ele me disse: "Oua, Avram, tudo o que viste acontecer por causa de tua semente que [continuamente] me provocar por razo do dolo e do sacrifcio humano que viste atravs do mau zelo deles no Templo92, e tudo o que viste ser assim." 8 E eu disse: "Eterno, El-Shadai! Possa as ms obras de impiedade passarem, mas mostra-me aqueles que cumpriram os mandamentos, at mesmo suas obras de justia. Pois Tu podes fazer isto" 9 E Ele me disse: "Novamente o tempo de justia vira sobre eles, primeiro atravs da santidade dos reis93, e Eu julgarei com justia a quem Eu criara antes, para sobre eles governar93. E desses reis sairo homens que os aborrecero, como Eu fiz conhecido a ti, e tens visto."

Por quanto tempo?


Captulo 28 1 E eu respondi e disse: "El-Shadai, Eterno, que s santificado no teu poder, seja benvolo para com meu pedido, porque para isto me trouxeste sobre tuas alturas, o teu amado, responda-me sobre tudo quanto eu lhe perguntar: 2 O que eu vi acontecer a eles por muito tempo?94" 3 E Ele mostrou-me uma multido do seu povo. E Ele me disse: "Por causa deles atravs de quatro geraes, como tu viste, por eles serei provocado, e sobre eles vir o castigo pelas obras deles. 4 E a quarta gerao de cem anos. E uma hora da gerao tambm ser cem anos95 e haver infortnio entre o pago96, mas tambm por uma hora haver clemncia e respeito entre o pago."

Daqueles que no foram mortos na guerra romana, alguns foram reservados para o triunfo do vencedor, alguns para a arena, e o restante vendido como escravos; cf. Josefo, Guerras, 6. 9, 2 f. 92 O cativeiro de Israel e os sofrimentos so devido ao lapso em idolatria. 93 Os reis e sobre eles governar se refere provavelmente, a David, Ezequias e Josias, sob cujo governo foram reconhecidas as reivindicaes de justia e a soberania de Elohim, at certo ponto, realizada. 94 Cf. 4 Esdras 4.33. 95 No Cap. 30 a vinda das dez pragas no mundo pago colocada na passagem da dcima segunda hora; ento segue (Cap. 31.) a salvao Messinica. Ao que parece a gerao atual calculada como suportando durante doze horas (cada hora = 100 anos), i.e. um dia. (cf. Joo 11: 9). O escritor apocalptico pode possivelmente calcular este dia comeando com a fundao da Cidade Santa por David (cf. 4 Esdras 10:46) e culminando na destruio do ltimo Templo por Titus, que a calamidade devia ser seguida pelo perodo de aflies descritas no Cap. 30, estes trazem um fim a gerao (ou Era) atual. Agora de acordo com Josefo (Guerras, 11. 10) o perodo do reinado de David em Jerusalm at a destruio do Templo por Titus chegou a 1179 anos. Se supormos que o profeta est escrevendo no fim do primeiro ou nos primeiros anos do segundo sculo D.C. o perodo incluiria aproximadamente 1200 anos. Como todo escritor do apocalipse ele obviamente supe-se estar no limiar da nova Era. Talvez no texto acima e uma hora da gerao pretendido sincronizar com o na quarta gerao cem anos. [Em Pirke de R. Eliezer 28. um dito atribudo a R Elazar ben Azariah: (de Gen. 15.) diz: voc pode aprender que o governo destes quatro reinos durar somente um dia, de acordo com o Dia de Elohim (= anos de l000).] 96 tambm se l, naes ou gentios.

91

Captulo 29 1 E eu disse: "Eterno, El-Shadai! Quanto tempo durar as horas da gerao?" 2 E Ele disse: "Eu decretei manter doze horas97 da gerao incrdula98 para governar entre o pago e tua semente, e o que tu viste ser at o fim dos tempos. 3 Conte e entenders. Olhe e considera a viso." 4 E eu olhei e vi um homem sair da esquerda, do lado pago99. E ali do lado do pago saiu homens, mulheres e crianas, uma grande multido, e eles o adoraram100. 5 E enquanto eu ainda estava olhando, aqueles no lado direito101 saram, e alguns insultaram aquele homem, e alguns o golpearam102 e outros, entretanto, o adoraram. 6 E eu vi que como eles o adoraram, Azazel se dirigiu e o adorou, e tendo beijado a face dele, virou-se e esteve atrs dele103. 7 E eu disse: "Eterno, El-Shadai! Quem o homem insultado e agredido, e adorado pelo pago com Azazel?" 8 E Ele respondeu e disse: "Oua, Avram, o homem que tu viste insultado e agredido e novamente adorado "o Alvio" concedido pelo pago, nos ltimos dias104, ao povo que vir de ti nesta dcima segunda hora da gerao de impiedade, eu suscitarei este homem de tua tribo, que tu viste do meu povo. 9 Todos o imitaro, considera-o como um chamado por mim... (eles) so convertidos nas deliberaes deles. 10 E aqueles que tu viste saindo do lado esquerdo da imagem e adorando-o, significa que muitos dos pagos confiaro nele. 11 E esses de sua semente que tu viste no lado direito, alguns que o insultam, alguns que o agridem, e outros que o adoram, muitos deles sero ofendidos por causa dele. 12 ele quem testar os da sua semente que o tem adorado no cumprimento da dcima segunda hora, na abreviao da gerao de impiedade.
horas de leitura durante anos. Ns podemos comparar 4 Esdras xiv.11 (pois a gerao do mundo dividido em doze partes), e a nuvem e viso de gua em Ap. Bar. liii. f., onde uma diviso semelhante aparece. Se
97

anos mantido, cada ano provavelmente representar uma gerao (pensou-se em 100 anos?); cf. 4 Esdras x. 45 (3000 anos = 30 geraes). 98 a gerao presente a gerao de impiedade onde as foras organizadas do mal so dominantes; cf. 1 Chanoch xlviii. 7 (o mundo de injustia), 4 Esdras. Iv..29 f. 99 O homem pretendido aqui claramente Yeshua. O emergindo dele do lado esquerdo do pago curioso. Se o texto est em ordem deve, aparentemente referir-se ao recente aparecimento em proeminncia da Igreja Crist no mundo Pago. evidente que no pode se referir origem racial, pois declarado mais adiante no captulo que o homem nasceu de Avram gerao e do povo de Elohim. Mas devido declarao definida debaixo de este homem de tua tribo, que tu viste do meu povo melhor supor que o texto esteja fora de ordem: leia-se? do lado direito e omite do pago como um brilho incorreto 100 i.e. Seus seguidores; devem incluir um grande nmero do mundo Pago. 101 i.e. do mundo judeu. 102 Cf. Isaas liii. 3 103 A adorao do Mashiach pelo demnio (Azazel) uma caracterstica notvel nesta representao. difcil de determinar sua significao exata aqui. Ela reflete o sentimento Judaico-Cristo que o acesso de uma parte to importante do mundo pago ao cristianismo em perigo a pureza da nova f inevitavelmente trazendo consigo uma grande mistura do paganismo? Dificilmente pode significar que Azazel tinha sido verdadeiramente convertido. Na verdade, sua homenagem significativamente retratada como uma homenagem dos lbios (beijou a face dele; cf. o beijo traioeiro de Judas). Talvez o real significado que o reino do mal, e os poderes Satnicos, foram derrotados por Cristo (cf. Luc x. 18, Fili. ii. 9, 10, Col. ii. 15, Efe.i. 21 f.). A homenagem de Azazelo cabea do mundo pago no perdoadomarcou o triunfo do Mashiach. 104 O que significa "o Alvio" concedido pelo pago, nos ltimos dias, ao povo que vir de ti, nos ltimos dias? A expresso difcil e obscura. Talvez o alvio falado signifique a mitigao do processo de endurecimento que aconteceu em Israel (por sua rejeio Yeshua) que provocada a adeso de alguns (remanescentes) em Israel para a nova f, em conjunto com os inmeros que esto fluindo de dentro do mundo Pago; cf. Rom. xi., especialmente xi. 25 (um que o endurecimento veio em parte sobre Israel, at que a plenitude dos gentios haja entrado; e assim todo o Israel ser salvo, e vss. 29-31: Pois, assim como vs outrora fostes desobedientes

a Elohim, mas agora alcanastes misericrdia pela desobedincia deles, assim tambm estes agora foram desobedientes, para tambm alcanarem misericrdia pela misericrdia a vs demonstrada.).

13 Antes que a gerao de justia comece a brotar105, meu juzo cair sobre os gentios que

agiram impiamente para com os da sua semente106 os quais foram separados para mim antes da gerao. 14 Naqueles dias Eu trarei sobre toda criao da terra dez pragas107 por infortnio e doena e gemido de amargura de suas almas. 15 Assim derramarei sobre as geraes dos homens, em troca da provocao e da corrupo que suas criaes108 me provocaram. 16 E ento de sua semente ser deixado109 os homens justos em seu nmero, protegidos por mim, o qual se esforam na glria do meu nome110 para o lugar preparado de antemo para eles que tu viste desertado na imagem. 17 E eles vivero, e sero estabelecidos pelos sacrifcios e os presentes de justia e verdade na gerao de justia. 18 E eles para sempre se alegraro em mim, e eles destruiro aqueles que os destruram, repreendero aqueles que os repreenderam pelo seu escrnio, e eles cuspiro nas suas faces. 19 Esses desprezados por Mim, quando eles me verem regozijando com seu povo por esses que se alegram e recebem e verdadeiramente voltam a mim." 20 Veja, Avram, o que tu viste, oua o que tu ouviste, saiba o que tu conheceste. V para sua herana! E veja! Eu sou contigo para sempre."

A gerao vindoura a "gerao dos justos" (para a expresso c.f tambm Cap xvii do nosso livro...), que tem sido "preparada" para eles (4 Esdras viii 52.), e eles a herdaro (4 Esdras vii. 17). Para a metfora do brotamento nesta conexo cf. 4 Esdras. 29, 35, a comunidade dos justos j foi "semeada" (1 Chanoch LXII.8;.. cf tambm 1 Chanoch x.16, "a planta da justia aparecer"), mas seu pleno crescimento s se tornar visvel aps o julgamento. 106 O Julgamento sobre as naes ser executado pela a ao de Israel propriamente dito, cf. 1 Chanoch xc.19. No Midrash Rabba sobre Ruth ii. 19 um ditado atribudo a R. Eliezer b. Jacob diz: A vingana sobre as naes do mundo est nas mos dos israelitas (Ez xxv.14.). 107 Um ditado proferido em nome de R. Eleazar b. Pedath diz: "Assim como o Sagrado. .. trouxe as (pragas) sobre o Egito Ele trar (pragas) sobre esta mpia nao [isto Roma], [como dito Isaas. xxiii.5]: " Quando a notcia chegar ao Egito, assim haver dores quando se ouvirem as notcias de Tiro " (leia-se:Sor "adversrio", que deve ser compreendida no sentido de "Roma"): ver Midrash Tanhuma, ed . Buber, ii. 30; Bacher, Pal. Amovaer ii. 87. Para obter uma descrio das pragas, ver o prximo captulo. 108 Por causa dos pecados dos homens a ira de Elohim dever visitar a terra em juzo, cf. Jubileus Xxiii.22, etc A idia de que um momento de grande calamidade e sofrimento que precedem imediatamente a Era Messinica uma caracterstica permanente na apocalptica, cf. e.g. Mat. xxiv. 8 , Marcos xiii. 8 ("as dores de parto do Mashiach") 109 ou seja, devem sobreviver aos "males" do perodo messinico. O termo "sobreviver", "ficar" vulg. qui residui Sumus, 1 Tessalonicenses. iv. 15), tornou-se tcnico em Apocalptica nesta ligao, cf. 4 vi Esdras. 25, IX. 7 , XIII. 16-24, 26, 48. 110 O nmero dos justos eleitos pr-determinado. Esta idia se repete em mais de uma forma no Apocalipse. Aqui parece que se quer dizer que o nmero dos eleitos de justos que devem sobreviver s desgraas do perodo messinico foi fixado de antemo, e um segredo conhecido apenas por Elohim. Esses justos vivos gozam da bem-aventurana da nova Era na Terra renovada (em Jerusalm). Nada dito sobre a ressurreio dos justos mortos para compartilhar essa felicidade. No cap. xxi. o ltimo desfruta de uma existncia abenoada no paraso celestial. Nosso Livro aparentemente no sabe nada de uma ressurreio. Por outro lado, Apoc. vi.11 pr-determina o nmero de mortos justos (mrtires). Outra aplicao da mesma idia a pr-determinao do nmero de toda a humanidade que nascer. cf. Ap. Bar. XXIII. 4. Para aqueles que sobrevivem ao perodo de calamidade, e compartilham a felicidade da nova era, ver 4 Esdras vi. 25, VII. 27, IX. 7 f., Ap. Bar. xxix. 2, mas em nenhuma dessas passagens o seu nmero teria sido fixado de antemo.
105

A punio das naes e o ajuntamento de Israel


Captulo 30 1 E enquanto Ele ainda falava, encontrei-me na terra, e eu disse: "Eterno, El-Shadai, no estou mais na glria na qual eu estava em cima, e tudo aquilo que minha alma desejou entender em meu corao eu no compreendo." 2 E Ele me disse: "Eu lhe explicarei as coisas que tu desejaste em seu corao, j que tu procuraste saber as dez pragas111 que eu preparei contra o pago, e eu as preparei anteriormente no transcurso das doze horas na terra. Oua o que eu lhe digo, ser assim: 3 A primeira: tristeza de muita necessidade112. 4 A segunda: conflagrao de muitas cidades113. 5 A terceira: destruio por pestilncia entre o gado114. 6 A quarta: a fome de todo o mundo e seu povo115. 7 A quinta: destruio de seus governantes(do mundo) 116, por terremoto117 e a espada. 8 A sexta: aumento de granizo e neve118. 9 A stima: bestas selvagens sero as suas sepulturas. 10 A oitava: a pestilncia e a fome se alternaro com a destruio. 11 A nona: execuo pela espada e fuga em perigo119. 12 A dcima: trovo, vozes, e terremotos de destruio120.

As dez "pragas" aqui enumeradas marcam o perodo angustiante que antecede o advento da nova Era, pois elas correspondem aos "sinais" que so uma caracterstica comum na escatologia tradicional; cf. 4 Esdras iv.52v.13, vi 0,13-28, IX.1-6, xiii.16 ss., Ap.Bar.xxv.-xxvii., xlviii.30-38, LXX., 1 Chanoch xci X.4 f. ,7-10, c 0,1-6 (Dan.xii.). A primeira das passagens de Esdras apenas citados oferece um bom exemplo do contedo das descries. Ele representa um momento de comoo, e a geral dissoluo das foras morais e religiosas, as a fora do mundo das naes (ie. Roma) ser destruda, haver portentos da natureza, o caos geral na sociedade; nascimentos monstruosos e prematuros, a insuficincia dos meios de subsistncia, e lutas internas, e a sabedoria e o entendimento tero desaparecido da Terra. Com a passagem das dez pragas pode ser comparado T.B Sanh. 97a, que divide esse perodo em sete anos: no primeiro, haver chuva em uma cidade e no chover em outra (cf. Ams iv.7.); Na segunda a fome, na terceira, grande fome na qual homens, mulheres, crianas e pios perecero, e a Tor ser esquecida, na quarta, abundncia e escassez, na quinta, grande abundncia, as pessoas vo comer e beber, e voltar a Tor, na sexta, vozes anunciando a vinda do Mashiach, na stima, guerra e terminar com Mashiach ben David vindo. No Novo Testamento, alm da passagem do Apocalipse em Mat. xxiv. 8-31 e paralelos, existe um paralelismo marcado com o apocalipse. Uma das sete trombetas (Ap. Viii. 6 ix-21., X.7, xi.14-19), seis dos quais marcam julgamentos parciais, enquanto que o stimo inaugura o julgamento final. Vrias das "trombetas" anunciam sentenas como as pragas do Egito. 112 Dor angustiante ou seja, a doena. 113 A queda de fogo um dos sinais do final em Ap. Bar. xxvii. 10, cf. a saraiva ardente da stima praga do Egito e da "primeira trombeta" (Apoc. viii 6-7.) (Ex. ix f. 23.), cf. Apoc. tambm xi. 19-B ("grande saraiva"). 114 Cf.. A quinta praga egpcia (peste entre os animais, Ex. ix. 1 ss.). 115 Cf.. 4 Esdras vi. 22, Ap. Bar. xxvii. 06/05, Matt. xxiv. 7. 116 Cf.. Ap. Bar. xxvii. 3, 4 Esdras ix. 3. 117 Cf.. Ap. Bar. xxvii. 7. 118 Cf.. Ex. ix. 23 f. 119 Cf.. Matt. xxiv. 16,14 K, "vozes de trovo". 120 Cf.. Rev. xi. 19b. [Talvez a passagem mais prxima em paralelo com o nosso texto AP. Bar. xxvii. 13/01.]
111

Captulo 31 1 "E ento Eu soarei o Shofar121 nos ares e enviarei meu escolhido122, que tem nele uma medida de todo meu poder123, e ele chamar Meu povo124, humilhado pelas naes125. 2 E Eu queimarei com fogo126 esses127 que os escarneceram e governaram sobre eles128 nesta gerao 3 e Eu entregarei esses que me cobriram com escrnio ao desprezo da Era vindoura129. 4 Porque eu os preparei [para serem] alimento130 para o fogo do Inferno, e [para serem] fuga incessante no ar do mundo inferior [regies] das maiores profundidades131, [para serem] o contedo de uma barriga verminosa132.

121

chifre para a nossa liberdade e levante o estandarte para reunir nossos exilados, e congrega-nos dos quatro cantos da terra.
122

A trombeta soada para anunciar a interveno divina e da vinda da salvao, e no um apelo direto para o regresso do exlio (cf. Volz, p. 310), cf. Benedicti X em Orao Shemone 'Esre' (Singer, p. 48): Soe o grande

Este ttulo do Mashiach um dos favoritos em "Similitudes" de 1 Chanoch, cf. 1 Chanoch XLVIII. 9 , lv. 4, etc. repete como um ttulo messinico em Lucas ix.35, XXIII.35, e volta a Isaas. xlii.1. 123 ou seja, uma medida de todos os atributos divinos, ele um pouco reflete a totalidade do carter divino. Esta uma concepo exaltada, mas no parece implicar mais do que o Mashiach : um homem divinamente dotado, cheio do poder do Esprito Santo (Isaas. xi. 1), que o torna livre do pecado (Sal. Sol l. xvii.36 f.). Ele no retratado como um ser sobrenatural angelical, como Metatron. Ele enviado por Elohim no tempo determinado, cf. Ps. Sol. xvii. 23, Gal. iv. 4 , XVII Joa. 3. 124 Note aqui que o Mashiach que chamar os israelitas exilados das naes (assim tambm Ps. Sol. Xvi i. 28, Mat xxiv.. 31, 4 xiii Esdras. 39). Mais geralmente isso executado por Elohim, Ele prprio (cf. a orao citada na nota 121 acima). 125 Cf.. Isaas. lx. 4. 126 Punio dos mpios pelo fogo nas mos de Elohim uma caracterstica comum na escatologia. o fogo da ira divina que lembrado, e est baseado em Malaquias. iv.1 (III 19.), Cf. o "fluxo de fogo" e "hlito flamejante", que emite o Mashiach da sua boca para destruir seus inimigos em 4 Esdras xiii. 10 (interpretado figurativamente nos versculos 36 e ss). Uma adio atravs dele (aps Eu irei), i.e. atravs do Mashiach; K, atravs dele. 127 i.e. as naes pags. 128 i.e. "Sobre". Cf. Ap. Bar. lxxii. 6 ("Mas todos os que governaram sobre ti... Devem ser entregues ao fio da espada"). 129 Aqueles que tm desprezado devem ser desprezados, cf. Sabedoria iv. 18, Dan. xii. 2, Sl. Ento l. ii. 32 f. ("A gerao chegando" a gerao do justo). Possivelmente judeus rejeitados so referidos, e so o assunto da parte restante deste captulo. 130 Cf.. Mal. iv. I (III. 19). 131 Aqui dois conceitos parecem estar misturados, (1) h a idia de "fogo do inferno" (ou Inferno), que est localizado debaixo da terra (porque "Hades" = Inferno neste sentido: cf Sl Sol... xv 11); este fogo consome seus corpos; (2) combinado com esta a idia de peregrinao (voando) inquieto (propriamente no ar ou nas trevas exteriores), cf. 4 Esdras vii. 80. Em T. Shabb B.. 152B dito que as almas dos mpios so dadas ao local de descanso at o julgamento. 132 Em Judite xvi. 17 "fogo e vermes" aguardam as naes inimigas de Israel, cf. Eccl. vii. 17, 1 Chanoch xlvi. 6 ("escurido ser a sua habitao e vermes a sua cama"), Isaas. lxvi. 24.

5 Porque vero a justia do Criador, e os que escolheram o meu desejo e manifestadamente guardaram os meus mandamentos, e eles se alegraro com divertimento sobre a queda dos homens que permanecem e que seguiram aps os dolos e aps seus assassinatos133. 6 Porque eles putrefazero na barriga do verme astucioso Azazel134, e sero queimados pelo fogo da lngua de Azazel135. 7 Porque Eu esperei deles arrependimento, e eles no condescenderam136. 8 E eles glorificaram um estrangeiro (deus)137. E uniram-se a um a quem eles no tinham sido destinados138, e eles abandonaram YHWH que lhes deu fora. Captulo 32 1 "Ento, Oua Avram, e veja, observe a sua stima139 gerao ir contigo. 2 E eles sairo de uma terra estrangeira. E eles os escravizaro e os oprimiro140 durante uma hora da era da impiedade141. 3 Mas da nao quem eles serviro eu sou o juiz142." E YHWH disse isto tambm: "Avram, tu ouviste o que eu lhe disse, sobre o que sua tribo encontrar nos ltimos dias? 4 Avram, tendo ouvido, aceitou as palavras de Elohim no seu corao.

Os judeus rejeitados aqui referidos so descritos como idlatras (cf Eze Xx. 16, Jr VII. 9.), E alegra-se o justo sobre sua "decadncia", cf. 1 Chanoch lvi.8 ("Sheol devorar os pecadores na presena dos eleitos"), xciv. 10 ("Seu criador se alegrar com sua destruio"), xcvii. 2 ("os anjos se alegram" sobre eles), Isaas. lxvi. 24. Note que a idolatria e o assassinato esto aqui unidos, cf. Atos xv.29 (de acordo com uma viso do texto). 134 Cf.. Apocalipse grego de Baruc iv. (O drago do Hades, que devora os corpos dos mpios). Em 2 Chanoch xlii.1 os guardies dos portes do inferno dito ser: "como grandes serpentes." 135 Aqui o Esprito do Mal identificado com o inferno, a lngua devora o mpio, e ele prprio "o carvo ardente do forno da terra" (cap. XIV).. Inferno (Gehenna) essencialmente um lugar de fogo, cf. Isaas. xxx. 33 e Mekilta a Ex. xiv. 21. 136 ? em arrependimento. 137 I.e. provavelmente Azazel. 138 Aqui indica claramente a quem os judeus rejeitados se uniram. Para uma referncia semelhante cf. 4 Esdras viii.25-31. Parece que um grande nmero de judeus haviam se desviado, aps a queda de Jerusalm, na indiferena, ou at mesmo na apostasia aberta, cf. as referncias Rabnica ao "povo da terra" ("sou AM hares) 139 Incluindo Avram, as sete geraes pode ser contada assim: Avram, Yitschak, Yaakov, Levi, Koahat: Amram, Mosh. 140 Cf.. Gen. xv. 13. 141 ou seja,? 100 anos, cf. cap. xxviii, fim. 142 Cf.. Gen. xv. 14.

133

Vous aimerez peut-être aussi