Vous êtes sur la page 1sur 90

DIREITO PENAL IV PROF.

SEBASTIAN MELLO

15/08/2011

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAO PBLICA (ART. 312 A 359-H) Primeiramente, cabe definir qual o bem jurdico tutelado nos crimes contra a administrao pblica. Esse bem no o patrimnio pblico, pois nem todo o crime atinge o patrimnio ou a imagem. So crimes que, na verdade, atingem os princpios que regem a administrao publica, ou seja, atingem o normal e regular funcionamento da atividade administrativa de acordo com seus princpios. Quando o funcionrio pblico comete peculato, o patrimnio atingido diretamente, mas tal pessoa atingiu a moralidade da administrao. Por isso o sujeito passivo desses crimes sempre o Estado, pois o funcionrio um presentante do Estado (faz o Estado presente), este que lesado. Eventualmente um particular pode ser ofendido, mas de forma mediata. Tem-se 5 captulos de crimes contra a Administrao Pblica. I os crimes funcionais (312 a 326); II os crimes praticados por particular contra a Administrao (328 a 337-A); III crimes praticados por particular contra adm estrangeira (337-B a 337-D); IV (338 a 359) contra adm da justia; V crimes contra as finanas pblicas (359-A a 359-H) - CRIMES FUNCIONAIS So os crimes praticados por funcionrio pblico contra a Administrao em geral. Ou seja, esses crimes so prprios, quanto ao sujeito ativo eles so crimes prprios (a lei exige uma condio especial do sujeito ativo). Um particular pode cometer crime funcional, pois essa condio elementar do crime, por isso pode se comunicar em concurso de pessoas. Esses crimes funcionais esto dispostos em 2 categorias: crimes funcionais prprios e crimes funcionais imprprios. Crime funcional prprio aquele praticado por funcionrio publico em exerciccio ou em razo de sua funo. Todavia, se esse mesmo fato for praticado por particular, a conduta se torna atpica. Ex: condescendncia criminosa deixar de punir o subordinado por infrao. crime apenas e to somente porque praticado por funcionrio pblico no exerccio ou em razo da funo. Crime funcional imprprio um crime j previsto no cdigo penal que se torna especial, qualificado, pelo fato de ser praticado por funcionrio pblico no exerccio ou em razo da funo. Se o mesmo fato for praticado por particular, ele continua sendo fato criminoso, descaracterizado apenas para aquele tipo penal especifico de crie contra Administrao Pblico.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Ex: peculato e apropriao indbita. O peculato uma apropriao indbita praticada por funcionrio pblico no exerccio ou em razo da funo. O que funcionrio pblico para fins penais? O art. 327 do CP define o que funcionrio pblico para fins penais. Isso porque o Direito Administrativo cresceu muito, e o Direito Penal no pode ficar a merc do Direito Administrativo. O art. 327 traz a chamada interpretao autntica. Considera-se funcionrio publico para fins penais quem, embora temporariamente e sem remunerao, exera cargo, emprego ou funo pblica.
ART. 327 - CONSIDERA-SE FUNCIONRIO PBLICO, PARA OS EFEITOS PENAIS, QUEM, EMBORA TRANSITORIAMENTE OU SEM REMUNERAO, EXERCE CARGO, EMPREGO OU FUNO PBLICA.

A lei no exige a onerosidade nem a efetividade para caracterizao de funcionrio pblico. Quando a lei fala funo publica, ela se refere a todas as funes tpicas de Estado. Todo aquele que estiver atuando e fazendo o Estado presente considerado funcionrio pblico. bom distinguir funo pblica de mnus pblico. O mnus pblico um encargo privado de interesse coletivo, ou seja, no funcionrio pblico aquele que exerce mnus pblico. O mnus pblico o tipo de encargo exercido no interesse de particulares, mas que tem uma dimenso coletiva. Ex: o sndico da massa falida no funcionrio pblico, pois ele vai gerir o interesse dos credores. O pargrafo primeiro tambm equipara a funcionrio pblico aquele que exerce funo ou cargo ou emprego em empresas paraestatais, empresas prestadoras de servio pblico e fundaes.
1 - EQUIPARA-SE A FUNCIONRIO PBLICO QUEM EXERCE CARGO, EMPREGO OU FUNO EM ENTIDADE PARAESTATAL, E QUEM TRABALHA PARA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIO CONTRATADA OU CONVENIADA PARA A EXECUO DE ATIVIDADE TPICA DA ADMINISTRAO PBLICA. (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000)

Considera-se tambm funcionrio pblico para fins penais quem trabalha para empresa contratada ou conveniada para exercer funo tpica da Administrao Pblica. Ou seja, o indivduo pode trabalhar para uma empresa privada, mas mesmo assim ser funcionrio pblico de acordo com o Direito Penal. A interveno do Estado no domnio econmico no se trata de atividade tpica da Administrao, contudo essa uma questo de entendimento, pode ser que se modifique ou no. No que tange s concessionrias de servio pblico, tem-se entendido que os seus funcionrios no so funcionrios pblicos.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O art. 327, 2 tem-se uma causa de aumento:


2 - A PENA SER AUMENTADA DA TERA PARTE QUANDO OS AUTORES DOS CRIMES PREVISTOS NESTE CAPTULO FOREM OCUPANTES DE CARGOS EM COMISSO OU DE FUNO DE DIREO OU ASSESSORAMENTO DE RGO DA ADMINISTRAO DIRETA, SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA, EMPRESA PBLICA OU FUNDAO INSTITUDA PELO PODER PBLICO. (INCLUDO PELA LEI N 6.799, DE 1980)

Cargos em comisso so aqueles que so preenchidos sem concurso pblico, ou seja, por nomeao, e tambm a exonerao se d por nada. Aqueles que exercem funo de direo e assessoramento tambm estaro sujeitos ao aumento de pena. No citou o legislador aqueles que ocupam cargos de direo ou assessoramento de autarquias, ento no incide a causa de aumento nesses casos. Para aqueles que exercem mandato eletivo de governador, teoricamente no incidiria a causa de aumento, pois seria uma analogia em mala partem. Segundo o STF, entretanto, por maioria se entende que a no incidncia da causa no seria lgico, por isso, o Egrgio Tribunal aplica a causa de aumento nesses casos. O conceito de funcionrio pblico dado vale para todo o CP e inclusive para a legislao extravagante. O conceito de funcionrio pblico como sujeito passivo de crime restritivo, ou seja, no se estende a equiparao para casos em que o funcionrio pblico sujeito passivo. Assim, o conceito amplo de funcionrio pblico s aplicado para sujeitos ativos.
22/08/2011

PECULATO (art. 312 do CP) O peculato a apropriao, desvio ou subtrao de bem mvel pblico ou particular praticado por funcionrio pblico no exerccio da funo ou valendo-se das facilidades que esta lhe proporciona. O peculatrio desvia bem pblico ou particular em proveito prprio ou de terceiro. Pode ser tido, o peculato, inclusive como uma apropriao indbita funcional. O tipo de peculato no requer necessariamente um prejuzo financeiro, por isso o bem jurdico tutelado no o patrimnio, mas sim o regular funcionamento da Administrao. O crime de peculato um crime prprio, ento o sujeito ativo desse tipo o funcionrio pblico. Um particular tambm pode cometer peculato, desde que o individuo ajude e saiba da condio do outro de funcionrio pblico. O sujeito passivo do crime o Estado, e mediatamente pode ser um particular.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O tipo objetivo do peculato tem trs formas: no art. 312 caput tem-s o peculato prprio (peculato apropriao e desvio); e no art.312, 1 tem-se o peculato furto. Peculato apropriao assemelha-se em quase tudo com o crime de apropriao indbita. Existe o momento inicial da conduta em que o sujeito ativo do crime tem a posse licita da coisa, ou seja, o funcionrio pblico detm, na condio de funcionrio, o direito de ter a coisa a sua disposio. Quando o sujeito inverte o ttulo da posse, ou seja, deixa de possuir a coisa na condio de funcionrio pblico, para possuir como se proprietrio fosse, est-se cometendo peculato. O bem pode ser pblico, como tambm particular. Ex: o policial que se apropria de carro roubado para assalto e vende indevidamente (bem particular).
ART. 312 - APROPRIAR-SE O FUNCIONRIO PBLICO DE DINHEIRO, VALOR OU QUALQUER OUTRO BEM MVEL, PBLICO OU PARTICULAR, DE QUE TEM A POSSE EM RAZO DO CARGO, OU DESVI-LO, EM PROVEITO PRPRIO OU ALHEIO: PENA - RECLUSO, DE DOIS A DOZE ANOS, E MULTA.

Pode-se cometer o peculato tanto por ao (com a venda da coisa), como por omisso (negativa de restituio da coisa). O objeto do peculato so bens mveis, isso porque est definido especificamente no art. 312. No existe peculato de imveis. Ex: residncia oficial do juiz em comarcas do interior. Tambm no existe peculato de mo de obra ou de servios pblicos. Ex: se um funcionrio pblico se utiliza de outro funcionrio para realizao de servio particular, isso no constitui peculato, sim um ato de improbidade administrativa. Essa regra tem uma particularidade: tem um tipo de funcionrio pblico que no comete peculato nunca os prefeitos municipais. Os prefeitos esto submetidos a uma legislao especfica (Dec. 201/67). Nessa lei existe um crime equivalente ao de peculato:
I APROPRIAR-SE DE BENS OU RENDAS PBLICAS, OU DESVILAS EM PROVEITO PRPRIO OU ALHEIO.

A lei especfica se sobrepe lei geral. Assim, o prefeito no comete peculato, mas pode cometer crime de responsabilidade se se utilizar de servios pblicos ou imveis indevidamente, pois o conceito de bens envolve tambm servios e imveis. O fato de o Tribunal de Contas aprovar ou no as contas do prefeito no faz coisa julgada na esfera penal, pois o julgamento penal no depende de qualquer julgamento administrativo. Pode ser aplicado o principio da insignificncia no crime de peculato? Existe uma corrente que afirma negativamente, pois o bem jurdico tutelado o regular funcionamento da AP e no o patrimnio, ento, mesmo que o indivduo tenha subtrado uma caneta de uma repartio, deve recair sobre ele a interveno penal. Contudo, isso no seria lgico, pois

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

existe algo chamado de interveno mnima e ltima ratio, no se justificando aplicar uma pena de recluso de no mnimo 2 anos para algum que apenas subtraiu uma caneta. Um juzo de ponderao. A jurisprudncia tem entendido que, para o peculato, a insignificncia vai at um salrio mnimo, mas tudo depende das circunstncias do fato. Existe crime de peculato se a apropriao tem o objetivo de ressarcir crditos devidos pelo Estado? Sim. O fato do funcionrio pblico ser credor do Estado no o autoriza a se apropriar de valores por sua conta e risco. O Estado tem oramento, planilhas que devem ser seguidas. Peculato desvio - Se o funcionrio dispe de valor, se apropria de desse valor e, aps, restitui tem se o chamado peculato desvio. Ou seja, o peculato desvio caracterizado por dar a coisa finalidade diversa para a qual foi destinada previamente, gerando um proveito privado (no confundir com o mero uso da coisa). Ainda que o funcionrio restitua com lucro para o Estado, ele estar cometendo peculato. Insta salientar que para que haja desvio o proveito tem ser privado, se o sujeito d a coisa uma destinao diversa, porm dentro da prpria administrao, o crime outro: art. 315 (emprego irregular de verbas ou rendas pblicas), cuja pena muito menor (deteno de 1 a 3 meses, ou multa). Peculato furto - A terceira modalidade de peculato (art. 312, 1) o peculato furto. Nessa espcie de peculato o funcionrio no tem a posse da coisa, mas tem a facilidade de acesso em virtude da sua condio de funcionrio pblico. Deve haver a relao entre a funo e furto, ou seja, o funcionrio deve se valer da facilidade que a condio de funcionrio lhe proporciona.
ART. 312 - APROPRIAR-SE O FUNCIONRIO PBLICO DE DINHEIRO, VALOR OU QUALQUER OUTRO BEM MVEL, PBLICO OU PARTICULAR, DE QUE TEM A POSSE EM RAZO DO CARGO, OU DESVI-LO, EM PROVEITO PRPRIO OU ALHEIO: PENA - RECLUSO, DE DOIS A DOZE ANOS, E MULTA. 1 - APLICA-SE A MESMA PENA, SE O FUNCIONRIO PBLICO, EMBORA NO TENDO A POSSE DO DINHEIRO, VALOR OU BEM, O SUBTRAI, OU CONCORRE PARA QUE SEJA SUBTRADO, EM PROVEITO PRPRIO OU ALHEIO, VALENDO-SE DE FACILIDADE QUE LHE PROPORCIONA A QUALIDADE DE FUNCIONRIO.
24/08/2011

Os trs tipos de peculato, em seu aspecto subjetivo (tipo subjetivo), so de modalidade dolosa, ou seja, no haver peculato por negligncia, imprudncia ou impercia. Porm no art. 312, 2 h uma nica modalidade culposa de peculato:
PECULATO CULPOSO 2 - SE O FUNCIONRIO CONCORRE CULPOSAMENTE PARA O CRIME DE OUTREM:

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO.

No o caso do funcionrio que subtrai algo por engano, mas sim daquele funcionrio que por sua negligncia, facilita o crime doloso de outrem. Ex: um analista da JF recebe um pagamento e deixa os valores em cima de uma mesa, um particular ou outro funcionrio v o montante se apropria. O funcionrio pblico foi negligente, mas no coautor ou partcipe, pois no existe participao culposa em crime doloso, por isso o CP criou esse tipo autnomo. Ex: se um vigilante dorme durante o servio e um furto acontece, houve negligencia. Assim, ele no poderia responder por peculato furto, no h coautoria ou participao em crime doloso, por isso o crime a ser imputado a este vigilante seria o peculato culposo. No peculato culposo, existe uma causa de extino da punibilidade: a reparao do dano at o trnsito em julgado da sentena extingue a punibilidade. Aps o trnsito em julgado, se houver reparao, a pena ser reduzida pela metade.
3 - NO CASO DO PARGRAFO ANTERIOR, A REPARAO DO DANO, SE PRECEDE SENTENA IRRECORRVEL, EXTINGUE A PUNIBILIDADE; SE LHE POSTERIOR, REDUZ DE METADE A PENA IMPOSTA.

: A, funcionrio pblico que cometeu o peculato culposo, e B, funcionrio pblico que cometeu o peculato furto. A reparao do dano por A no influencia em nada o caso de B. Porm, a reparao do dano feita por B, aproveita para o caso de A. Isso porque, a lei apenas fala que a reparao do dano antes do trnsito em julgado pode extinguir a punibilidade do peculato culposo, no especificando o agente do pagamento. B poder ser beneficiado pelo arrependimento posterior previsto no art. 16 do CP, mas no pelo 3 do art. 312. O juiz competente para determinar a extino da punibilidade o juiz processante, porm, com o trnsito em julgado da sentena, a reduo da punibilidade de competncia do juiz executante. A primeira forma de consumao do peculato apropriao, em ao comissiva, a inverso da titularidade da posse, com animus contrrio ao de restituir a coisa, ou seja, o funcionrio age como se proprietrio fosse. A segunda modalidade de consumao do peculato apropriao com a negativa de restituio da coisa, seria uma forma omissiva do crime. O peculato desvio est consumado quando dado a destinao diversa coisa. Enquanto que o peculato furto est consumado da mesma forma que o furto: quando a coisa sai da esfera de vigilncia da vtima, no caso o Estado. PECULATO MEDIANTE ERRO DE OUTREM (ART. 313)

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

PECULATO MEDIANTE ERRO DE OUTREM ART. 313 - APROPRIAR-SE DE DINHEIRO OU QUALQUER UTILIDADE QUE, NO EXERCCIO DO CARGO, RECEBEU POR ERRO DE OUTREM: PENA - RECLUSO, DE UM A QUATRO ANOS, E MULTA.

O peculato mediante erro consiste na conduta do funcionrio publico que se apropria de dinheiro ou qualquer outra utilidade que recebeu indevidamente p erro de outrem. Assemelha-se ao crime do art.169. Esse crime diferencia-se do peculato do art. 312 porque o funcionrio, aqui, adquire a posse de maneira ilcita, pois a outra pessoa errou. O funcionrio percebe o erro, mas ao invs de corrigi-lo, silencia. Ex: o funcionrio que, por um erro da contabilidade, recebe mais do que deveria de salrio e no comunica o erro. No se trata do peculato do 312, pois em nenhum momento ele teve a posse legtima do valor que recebeu a mais. Mas pode ser caracterizado o peculato do art.313, pois ele agiu dolosamente, apropriando-se do montante. A pena do peculato mediante erro menor do que a do peculato do art. 312. A nica diferena entre os dois tipos penais a origem da posse. As demais caractersticas so as mesmas (tipo objetivo, tipo subjetivo, exceto o tipo culposo). INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES (art. 313-A)
INSERO DE DADOS FALSOS EM SISTEMA DE INFORMAES (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000) ART. 313-A. INSERIR OU FACILITAR, O FUNCIONRIO AUTORIZADO, A INSERO DE DADOS FALSOS, ALTERAR OU EXCLUIR INDEVIDAMENTE DADOS CORRETOS NOS SISTEMAS INFORMATIZADOS OU BANCOS DE DADOS DA ADMINISTRAO PBLICA COM O FIM DE OBTER VANTAGEM INDEVIDA PARA SI OU PARA OUTREM OU PARA CAUSAR DANO: (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000)) PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 12 (DOZE) ANOS, E MULTA. (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000)

O conceito deste crime consiste em inserir ou facilitar a insero de dados falsos nos sistemas de informaes ou banco de dados da Administrao Pblica ou na alterao ou excluso dos dados corretos nesses sistemas e banco de dados, com o fim ou de obter vantagem ou de causar prejuzo. Significa uma alterao indevida no contedo dos bancos de dados.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Esse dispositivo visa proteger especificamente o bem jurdico integridade dos bancos de dados da Administrao Pblica, alm, obviamente, do regular funcionamento da Adm. Hoje em dia, o que no est no sistema no est no mundo, por isso, existe uma preocupao legtima de que se proteja tais sistemas. O sujeito ativo desse crime no qualquer funcionrio, mas sim aquele que est autorizado a alimentar as informaes, ou seja, aquele encarregado dessa funo. O particular tambm pode praticar tal crime em concurso com um funcionrio pblico autorizado. O sujeito passivo continua sendo o Estado e eventualmente pode haver um particular lesado. O tipo objetivo pode se dividir em duas modalidades: a primeira modalidade deste crime INSERIR ou FACILITAR A INSERO de dados falsos. A primeira hiptese crime de mo prpria, pois o funcionrio pessoalmente introduz ou modifica as informaes dos bancos de dados. Na segunda hiptese, o funcionrio permite dolosamente que um terceiro insira dados falsos, e deve haver necessariamente a introduo de informaes. Essa modalidade s se concretiza se houver a concreta alterao ou insero de dados falsos! A segunda modalidade desse crime ALTERAR ou EXCLUIR dados verdadeiros dos bancos de dados, pois excluir dados falsos no crime. Haver crime apenas se analisarmos o tipo subjetivo, pois o crime doloso, que no admite culpa, como tambm exige um fim especfico, ou seja, fim especial de agir. o que se chama de tipo penal incongruente, ou seja, aquele em que o tipo subjetivo vai alm do tipo objetivo. O sujeito pratica esse crime com o objetivo de obter vantagem para si ou para outrem ou para causar dano. A vantagem indevida ou dano podem no ser patrimoniais. A consumao desse crime se d pela mera atividade, ou seja, basta que haja a alterao do contedo do banco de dados, ainda que no se obtenha a vantagem desejada ou se cause o dano. A vantagem ou o dano seriam mero exaurimento do crime. Tambm cabe a tentativa nesse delito, em que pese ser crime de mera tentativa (no cabe tentativa apenas para crimes unisubsistentes). MODIFICAO OU ALTERAO NO AUTORIZADA DE SISTEMA DE INFORMES (ART. 313-B)
MODIFICAO OU ALTERAO NO AUTORIZADA DE SISTEMA DE INFORMAES (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000)

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 313-B. MODIFICAR OU ALTERAR, O FUNCIONRIO, SISTEMA DE INFORMAES OU PROGRAMA DE INFORMTICA SEM AUTORIZAO OU SOLICITAO DE AUTORIDADE COMPETENTE: (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000) PENA - DETENO, DE 3 (TRS) MESES A 2 (DOIS) ANOS, E MULTA. (INCLUDO PELA LEI N 9.983,DE 2000) PARGRAFO NICO. AS PENAS SO AUMENTADAS DE UM TERO AT A METADE SE DA MODIFICAO OU ALTERAO RESULTA DANO PARA A ADMINISTRAO PBLICA OU PARA O ADMINISTRADO.(INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000)

a conduta do sujeito que altera o sistema em si, mas no o contedo. um crime de menor potencial ofensivo, de competncia dos Juizados.
29/08/2011

CONCUSSO ART.316
CONCUSSO ART. 316 - EXIGIR, PARA SI OU PARA OUTREM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, AINDA QUE FORA DA FUNO OU ANTES DE ASSUMI-LA, MAS EM RAZO DELA, VANTAGEM INDEVIDA: PENA - RECLUSO, DE DOIS A OITO ANOS, E MULTA.

Concusso seria uma espcie de abuso de autoridade praticada pelo funcionrio pblico ao exigir do particular uma vantagem indevida em razo do cargo. Ou seja, o funcionrio pblico exige do particular um pagamento indevido, valendo-se do temor que seu cargo inspira.O sujeito faz do particular vtima (similar a extorso, mas ao invs de se utilizar de violncia ou grave ameaa, utiliza-se do temor inspirado pelo cargo). No se confunde com a corrupo, pois esta marcada pelo carter de negociao, de venda do ato do funcionrio pblico. A concusso marcada pela imposio. O bem jurdico tutelado o mesmo que os dos outros crimes (regular funcionamento da AP). O tipo penal, em relao ao sujeito ativo, dispe: exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Assim, o sujeito ativo do crime o funcionrio pblico (crime prprio), mas no necessrio que ele esteja no exerccio da funo, basta que a imposio seja feita em razo dela. A funo que o sujeito ocupa deve ser determinante para aquela exigncia, tanto que ele pode ser cometido pelo funcionrio pblico em frias, ou fora do expediente, ou suspenso. OBS: funcionrio pblico aposentado pode cometer concusso? No, pois o funcionrio pblico aposentado no mais funcionrio pblico, ele no tem poder nenhum em razo

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

da funo. O CP diz que se considera funcionrio pblico para fins penais aquele que exerce funo, cargo ou emprego pblico. Se a pessoa no souber que o sujeito aposentado, pode ser caracterizado extorso ou estelionato. A lei tambm fala que pode cometer o crime o funcionrio pblico que ainda no assumiu a funo. A partir de quando algum passa a ser considerado funcionrio pblico? O STF diz que se o Estado faz um concurso, ele obrigado a nomear o nmero de pessoas equivalente ao de vagas dispostas no edital. Assim, algum considerado funcionrio pblico aps a nomeao. Pode ocorrer entre a nomeao e o exerccio um interstcio de tempo grande, ento a mens legis de que algum pode cometer concusso mesmo que ainda no tenha entrado em exerccio. O sujeito passivo do crime de concusso sempre ser o Estado, pois obviamente se o funcionrio exige do particular uma vantagem indevida, ele est lesando os princpios da Administrao. Todavia, o particular de quem se exige tambm configura uma vtima do delito. Ento, o Estado seria o sujeito passivo imediato e o particular seria um sujeito passivo mediato. Alguns podem afirmar que o particular que paga a vantagem est agindo em legtima defesa, ou no mnimo em inexigibilidade de conduta diversa. Assim, os crimes de concusso e corrupo ativa so incompossveis, ou seja, no existem simultaneamente. O limite para diferenciao difcil, pois muitas vezes o negcio interessa para particular. Ou seja, pode haver um interesse recproco na situao. Existe uma diferena entre corrupo e concusso que est justamente no verbo: exigir e solicitar. O tipo objetivo do crime de concusso tem como ncleo o verbo exigir, o que significa impor, ou seja, abusar do temor que seu cargo inspira. Se o funcionrio pblico se utiliza de violncia ou grave ameaa para obter a vantagem caracteriza roubo ou extorso. O funcionrio pode ainda exigir direta ou indiretamente a vantagem, deixando subentendido que caso no seja atendido algum mal ir acontecer ao particular. O crime tambm pode ser cometido por interposta pessoa, ou seja, o funcionrio pblico pode pedir a algum que imponha a vantagem em seu nome. A vantagem que o tipo se refere aquela vantagem indevida (aquela que o funcionrio no faz jus), privada, para si ou para outrem que no seja o prprio ente que faz parte, pois se assim o for o crime o do pargrafo primeiro. A vantagem no precisa ser patrimonial, em que pese ser costume que seja econmica. No existe concusso culposa, sendo por isso o um crime doloso, que alm do dolo exige um fim especial de agir.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O crime de concusso crime formal, consumando-se apenas quando a exigncia chega ao conhecimento do particular. A obteno da vantagem considerada mero exaurimento do crime. Tentativa de concusso admitida apenas quando acontecer por escrito. Todo crime verbal unissubsistente (a execuo no pode ser fracionada), por isso no cabe tentativa. Todavia, se o funcionrio pblico faz a exigncia por escrito e esta correspondncia interceptada, pode ser caracterizada tentativa.
EXCESSO DE EXAO 1 - SE O FUNCIONRIO EXIGE TRIBUTO OU CONTRIBUIO SOCIAL QUE SABE OU DEVERIA SABER INDEVIDO, OU, QUANDO DEVIDO, EMPREGA NA COBRANA MEIO VEXATRIO OU GRAVOSO, QUE A LEI NO AUTORIZA: (REDAO DADA PELA LEI N 8.137, DE 27.12.1990) PENA - RECLUSO, DE TRS A OITO ANOS, E MULTA. (REDAO DADA PELA LEI N 8.137, DE 27.12.1990)

Esse considerado um cipoal de inconstitucionalidade. Seria a cobrana de tributo indevido ou cobrana indevida de tributo. Antes, a pena desse crime era menor, porm, com a lei 8.137 aumentou e muito a pena. Consiste na conduta do funcionrio pblico que cobra ou exige, no exerccio de sua atividade, tributo ou contribuio social indevidos ou, quando devidos, utilizando-se de meios vexatrios ou gravoso no autorizados pela lei. Quando se fala nesse crime, tem-se que ele prprio e s ser cometido pelo funcionrio encarregado da cobrana de tributos ou contribuio social. O sujeito passivo o mesmo (o Estado) e mediatamente o particular. Ainda que o Estado ganhe dinheiro com isso, no se est falando em proveito econmico, mas ele sujeito passivo na medida em que ele se desvia das finalidades, inclusive porque o Estado deve ser impessoal tambm com relao a si mesmo. Existem dois tipos de excesso de exao. 1. Cobrana de tributo indevido - tributo indevido aquele que no deveria ser pago ou aquele que no deveria ser pago naquele local, naquele momento e naquele valor. Ex: se a receita estadual cobra de advogado ICMS, quando se cobra tributo prescrito ou a maior, ou mesmo quando se cobra a vista algo que poderia ser parcelado. 2. Cobrana indevida de tributo cobrana indevida aquela que utiliza meio vexatrio ou gravoso, que expe o contribuinte ao ridculo. A pena parece manifestamente desproporcional (3 a 8 anos) a pena por arrancar o olho de algum menor!

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O tipo subjetivo diz que: exige tributo ou contribuio social que sabe ou deveria saber indevido. A expresso deveria saber refere-se a dolo eventual para que o crime subsista com um verniz de constitucionalidade, pois no se poderia admitir que um crime culposo tivesse a mesma pena que um crime doloso. Tambm um crime formal, ou seja, consuma-se apenas com exigncia da mesma forma que a concusso (ncleo exigir). Se o funcionrio pblico cobra do particular tributo indevido, mas ao invs de recolher aos cofres pblicos, ele desvia em proveito prprio ou de outrem, caracteriza uma forma qualificada de excesso de exao.
2 - SE O FUNCIONRIO DESVIA, EM PROVEITO PRPRIO OU DE OUTREM, O QUE RECEBEU INDEVIDAMENTE PARA RECOLHER AOS COFRES PBLICOS: PENA - RECLUSO, DE DOIS A DOZE ANOS, E MULTA.

A pena mnima do excesso de exao simples maior que o de exao qualificada, ento da forma como est escrito mais vantajoso desviar o tributo do que recolher aos cofres pblicos. No se pode recorrer a uma analogia in mala partem, aumentando-se a pena mnima da forma qualificada, ento a nica soluo recorrer a uma analogia in bona partem, considerando a pena mnima de 3 anos da forma simples inconstitucional.
31/08/2011

CORRUPO PASSIVA (ART. 317) E ATIVA (ART.333)


ART. 317 - SOLICITAR OU RECEBER, PARA SI OU PARA OUTREM, DIRETA OU INDIRETAMENTE, AINDA QUE FORA DA FUNO OU ANTES DE ASSUMI-LA, MAS EM RAZO DELA, VANTAGEM INDEVIDA, OU ACEITAR PROMESSA DE TAL VANTAGEM: PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 12 (DOZE) ANOS, E MULTA. (REDAO DADA PELA LEI N 10.763, DE 12.11.2003) 1 - A PENA AUMENTADA DE UM TERO, SE, EM CONSEQNCIA DA VANTAGEM OU PROMESSA, O FUNCIONRIO RETARDA OU DEIXA DE PRATICAR QUALQUER ATO DE OFCIO OU O PRATICA INFRINGINDO DEVER FUNCIONAL. 2 - SE O FUNCIONRIO PRATICA, DEIXA DE PRATICAR OU RETARDA ATO DE OFCIO, COM INFRAO DE DEVER FUNCIONAL, CEDENDO A PEDIDO OU INFLUNCIA DE OUTREM: PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO, OU MULTA.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

A idia da corrupo passiva de que o funcionrio pblico transforma sua funo em uma prestao de servio particular. O funcionrio negocia atos de ofcio: ele aceita, solicita, ou recebe recompensa indevida, A corrupo ativa a conduta do particular que oferece vantagem indevida ao funcionrio pblico. Na corrupo passiva est quem tem o ato de ofcio, enquanto que na corrupo ativa est aquele que oferece a vantagem. A diferena para a concusso que nesta h uma espcie de coao para pagamento, enquanto que a corrupo se trata de uma negociao. Ser funcionrio pblico d uma srie de vantagens, mas essa pessoa no pode pretender enriquecer. O Estado j oferece vantagens e por isso a pessoa no pode receber qualquer outra para desempenhar sua funo. O sujeito ativo da corrupo passiva o funcionrio pblico previsto no art. 327, e alm disso aquele que ainda no est no exerccio da funo (o mesmo sujeito ativo do crime de concusso). O particular que paga a vantagem na concusso vtima, porm em se tratando de corrupo, esse particular responder por corrupo ativa, sendo uma exceo teoria monista. Um particular pode cometer corrupo passiva, mas no quando oferece vantagem, e sim quando aceita vantagem em nome de funcionrio pblico, agindo em concurso. Ou seja, respondem por corrupo passiva o funcionrio que dono do ato bem como aqueles que ajudaram a negociar, receber ou aceitar. O sujeito passivo imediato o Estado, pois o funcionrio est violando o dever de ofcio, e mediatamente um particular. Um particular pode ser sujeito passivo mediato, pois pode ser que o ato de corrupo praticado entre duas pessoas pode prejudicar um terceiro. Ademais, como crime formal, o particular que recebe a solicitao e no aceita tambm pode ser considerado lesado. Existem 3 modalidades (ncleos) de prtica de corrupo passiva: 1. Solicitar o funcionrio pblico toma a iniciativa (que diferente de exigir), ou seja, a corrupo parte do funcionrio. preciso analisar a situao, pois na concusso raramente h uma exigncia direta, podendo ser tnue a linha para configurao de corrupo. O que tem que ficar claro que na concusso, a vtima se sente acuada, pois existe um receio de haver um prejuzo ao seu interesse. Na corrupo passiva, a solicitao pode ser feita antes ou depois de praticado o ato de ofcio, pouco importando o momento.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

A vantagem que se recebe, inicialmente, deve ser indevida, ou seja, aquela vantagem a qual o funcionrio pblico no faz jus, no tem direito. Alm disso, essa mesma vantagem deve ser privada para si ou para outrem, porm esse terceiro no pode ser o Estado, no se pede vantagem para os cofres pblicos. OBS: uma contrapartida solicitada pelo prefeito para liberao de alvar de empreendimento com conseqncias urbansticas matria de lei, porm, essa contrapartida devida ao municpio. No necessariamente a vantagem tem ser material, inclusive, sexo pode ser considerado vantagem indevida. Existe uma caracterstica essencial da vantagem que ela deve ter natureza contraprestacional. Assim, a pessoa que solicita, recebe ou aceita a promessa de vantagem deixa claro que em virtude dessa vantagem haver uma contraprestao, no necessariamente por um ato determinado, mas tambm por ato em potencial. Por isso, o recebimento de pequenos mimos no configura corrupo. H uma portaria de um dos Ministrios que indica que o servidor pblico federal no pode receber brindes acima de U$100,00, por isso que seria um indcio de corrupo o fato de o funcionrio receber algo de valor superior. Contudo, o que deve ser observado a circunstncia do caso. 2. Receber e Aceitar promessa aqui a iniciativa parte do particular. Receber transmite a idia de adquirir, e o aceitar significa uma vantagem futura. Faz diferena se a vantagem diz respeito pratica de ato legal ou praticar um ato ilegal? O crime de corrupo se realiza independentemente do funcionrio praticar o ato ou no, s que o crime muito mais grave se ele, alm de receber a vantagem, pratica um ato ilegal. A pena de corrupo de 2 a 12 anos culminada com multa. Porem, se esse crime tiver a finalidade de retardar, deixar de praticar ou praticar ato de ofcio com violao aos deveres constitucionais, a pena aumentada de 1/3. O tipo subjetivo do crime de corrupo passiva obviamente doloso, pois o funcionrio tem conscincia da sua ao. O crime est consumado na modalidade solicitar quando essa solicitao chega ao conhecimento do particular, e s caber tentativa se houver escrita. Na aceita da promessa, o crime est consumado com a manifestao de aquiescncia do funcionrio. Na modalidade receber, consuma-se o crime quando o funcionrio efetivamente recebe a vantagem. CORRUPO PASSIVA PRIVILEGIADA O art. 317 contempla uma modalidade conhecida como corrupo passiva privilegiada. Existe este tipo quando o funcionrio viola o dever de ofcio cedendo a pedido ou

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

interesse de outrem. Assim, o funcionrio pratica o crime no porque est recebendo vantagem, mas porque quer agradar algum. Esse crime de menor potencial ofensivo, de competncia dos juizados especiais. A pena da corrupo passiva inconstitucional, isso porque o crime de concusso tem pena menor, apesar de ser um crime mais grave, pois alm de receber a vantagem, h um abuso de poder. H claramente uma violao ao princpio da proporcionalidade no que tange s penas de concusso e corrupo.
12/09/2011

CORRUPO ATIVA A corrupo ativa o crime do particular que oferece ou promete vantagem a funcionrio pblico para determin-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofcio. No um crime bilateral, ou seja, o particular pode oferecer a vantagem e o funcionrio pode aceitar ou no. uma exceo teoria monista do concurso de pessoas, pois cada um responder por um tipo. A corrupo passiva e ativa so duas faces do mesmo fato.
ART. 333 - OFERECER OU PROMETER VANTAGEM INDEVIDA A FUNCIONRIO PBLICO, PARA DETERMIN-LO A PRATICAR, OMITIR OU RETARDAR ATO DE OFCIO: PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 12 (DOZE) ANOS, E MULTA. (REDAO DADA PELA LEI N 10.763, DE 12.11.2003) PARGRAFO NICO - A PENA AUMENTADA DE UM TERO, SE, EM RAZO DA VANTAGEM OU PROMESSA, O FUNCIONRIO RETARDA OU OMITE ATO DE OFCIO, OU O PRATICA INFRINGINDO DEVER FUNCIONAL.

Ex: o funcionrio e o particular em tese praticam um mesmo negcio criminoso, porm cada um responder por um crime diferente o funcionrio responder por corrupo passiva e o particular responder por corrupo ativa. O sujeito ativo da corrupo ativa pode ser qualquer pessoa maior, capaz e imputvel, inclusive funcionrio pblico, sendo por isso crime comum. O sujeito passivo continua sendo o mesmo: o Estado imediatamente, pois se tenta subverter a impessoalidade dos ato estatal, e ocasionalmente um particular pode ser prejudicado. O tipo objetivo da corrupo ativa oferecer ou prometer vantagem indevida, ou seja, o sujeito oferece ao funcionrio pblico (na corrupo passiva, os tipos so solicitar, receber ou aceitar). 1. Oferecer tem a idia de colocar disposio do funcionrio pblico uma vantagem atual.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

2. Prometer tem a idia de anunciar uma vantagem futura. No que consiste a vantagem? Inicialmente ela deve ser indevida, privada (para o funcionrio pblico ou qualquer um ligado a ele), no necessariamente patrimonial e, evidentemente, deve ser contraprestacional. No precisa ser exata, podendo configurar a promessa. A vantagem que est sendo oferecida ou prometida dada pelo pagamento antecipado ou posterior por um ato de ofcio, ou seja, ela a idia que se tem de compra de determinado ato funcional. A questo que no existe um limite definido para diferenciar um ato de mera gentileza de um ato de corrupo, ou seja, diferenciar a teleologia. Deve-se dizer inicialmente que o tipo penal exige uma finalidade (para cometer ato de ofcio), ou seja, o sujeito quer comprar determinado ato de oficio, ou seja, no existe corrupo se a vantagem no est diretamente ligada a um ato especfico de funcionrio pblico. Tambm no h crime de corrupo ativa quando a oferta ou promessa visa impedir a prtica de um ato ilegal. Se o funcionrio pblico est prestes a praticar uma arbitrariedade, um abuso de direito, a oferta vista como uma legitima defesa, ou seja, como se o particular estivesse sendo vtima de uma concusso e estivesse repelindo-a com os justos meios necessrios. O particular est em certa desvantagem em relao ao funcionrio pblico. Tem-se a errnea idia que a corrupo em suas duas modalidades (ativa e passiva) depende de iniciativa do particular, mas e se o funcionrio pblico solicitar e o particular entregar? A conduta de entregar a vantagem, em tese, no est subsumida no crime de corrupo ativa. Existem duas correntes: a primeira diz que impossvel dar sem oferecer, configurando assim crime, pois estaria subsumido no tipo de corrupo ativa. O art. 343, que fala em outro tipo de corrupo ativa (corrupo ativa de testemunha) fala expressamente do tipo ENTREGAR, bem como o art. 347-B. Existe uma tese que afirma que, diante da situao de desvantagem do particular, se ele entregasse a vantagem mediante solicitao do funcionrio ele no cometeria crime devido atipicidade da conduta. O tipo subjetivo doloso, mas isso apenas no basta. Existe o dolo de oferecer ou prometer vantagem a funcionrio, mas tambm existe um fim especial de agir. Quer-se dizer que a oferta ou promessa deve ser anterior prtica do ato de ofcio. Vantagem diferente de reembolso! Ex: para realizar o ato de ofcio, o funcionrio teve que pegar um txi, ou um ferryboat. Se o particular paga as despesas que o funcionrio eventualmente tiver, isso no configura corrupo ativa. No configura crime, porm pode configurar ilcito administrativo capaz de ensejar demisso. A corrupo ativa crime formal (de mera atividade), ou seja, est consumado independente de aceitao do funcionrio pblico. Nesse caso, s caberia tentativa se a oferta ou promessa for feita por escrito.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O exaurimento da corrupo ativa se d quando o funcionrio pratica o ato de oficio cujo pagamento foi prometido. Existe corrupo ativa tanto se o ato recompensado for legal quanto se for ilegal. A diferena est na fixao da pena, conforme art. 333, pargrafo nico. PREVARICAO ART. 319
ART. 319 RETARDAR OU DEIXAR DE PRATICAR, INDEVIDAMENTE, ATO DE OFCIO, OU PRATIC-LO CONTRA DISPOSIO EXPRESSA DE LEI, PARA SATISFAZER INTERESSE OU SENTIMENTO PESSOAL: PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO, E MULTA.

Prevaricao a infidelidade ao dever de ofcio, motivada por sentimento ou interesse de natureza pessoal. Quem prevarica o funcionrio pblico que viola o principio da impessoalidade. Significa que o funcionrio no pode colocar seu interesse acima do interesse da Administrao. O crime de prevaricao prprio, e quanto ao sujeito ativo o funcionrio pblico competente para praticar o ato de ofcio. Ou seja, o funcionrio competente pratica ou no pratica ato de ofcio. O tipo objetivo do crime parecido com o tipo de corrupo passiva privilegiada, pois o sujeito retarda, omite ato de ofcio ou pratica ato ilegal. O que distingue os dois que na corrupo passiva privilegiada, o funcionrio atende pedido de terceiro; enquanto que na prevaricao, o funcionrio pratica por interesse e iniciativa prpria. Os ncleos do tipo objetivo so: 1. Retardar 2. Deixar de praticar 3. Praticar com infrao A diferena entre esses dois crimes est, ento, no tipo subjetivo. O funcionrio age por sentimento pessoal dele. Para a prevaricao, pouco importa a motivao do ato. A motivao pode ser a mais nobre de todas, mas mesmo assim o crime estar configurado. Se for praticado um ato legal, pouco importa se a motivao foi pessoal ou se algum pediu. O que conta a violao do dever de ofcio. A prevaricao subsidiria da corrupo passiva, pois se o sentimento pessoal for o de obter alguma vantagem, a corrupo absorve a prevaricao. O crime tambm de mera atividade, estando consumado com o retardamento, omisso ou infrao. Cabe tentativa em sua modalidade comissiva.
14/09/2011

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

CONDESCNCIA CRIMINOSA ART. 320 Consiste na conduta do superior hierrquico que deixa de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou quando lhe falte competncia, no comunica o fato a autoridade competncia. Ou seja, o superior toma conhecimento de infrao penal ou administrativa cometido pelo subordinado e deixa, por indulgncia, de responsabiliz-lo. um delito apenas da esfera da administrao pblica, o que at violaria o principio da interveno mnima. um crime de menor potencial ofensivo, com pena de 15 dias a 6 meses. uma espcie privilegiada de prevaricao, pois o sujeito viola o dever de ofcio motivado por um sentimento pessoal de indulgncia. O tipo do crime crime omissivo puro, pois consiste em deixar de responsabilizar quando tiver poderes para isso, ou no comunicar o fato quele que tenha poderes. Num Estado de Direito, a responsabilizao de um funcionrio depende de uma sindicncia ou processo administrativo, ento quando o tipo fala em deixa de responsabilizar, est-se referindo a deixar de tomar as providncias necessrias, ou seja, deixar de instaurar a sindicncia, ou ento no d o devido encaminhamento ao processo. um crime prprio, pois a lei exige a condio de funcionrio pblico, e para alm dessa condio tambm exigido que o sujeito seja superior. Assim, no h condescendncia criminosa entre funcionrios de mesmo nvel. O superior hierrquico comete esse crime quando deixa de responsabilizar o subordinado. Todavia, existe uma contraveno penal, tipificado no art. 66, I do Decreto-Lei 3688/01 deixar de informar autoridade crime de ao pblica incondicionada que tomou conhecimento em razo da funo. Assim, se qualquer funcionrio tomou conhecimento de crime de ao pblica cometido por qualquer pessoa que no o subordinado e no denunciar, ele estar cometendo contraveno penal, pois a condescendncia criminosa s acontece entre superior e subordinado. Tambm necessrio que o superior no seja co-autor ou partcipe da infrao administrativa ou penal, pois ele no pode punir a si mesmo. O cometimento de infrao pelo subordinado elementar do crime, ou seja, necessrio que este tenha efetivamente cometido infrao. Ou seja, tambm uma questo prejudicial no processo, pois no se pode punir o superior se o subordinado no cometeu nenhuma infrao. Se o subordinado for absolvido sob o argumento de que no houve infrao, a condescendncia criminosa torna-se crime impossvel. Ex: A casa com B, e na noite de npcias descobre que B eunuco. B pede a anulao do casamento, e durante o processo conhece algum e se casa com ele. Teoricamente, B estaria cumprindo bigamia, mas se o juiz conceder a anulao no h crime, ento a anulao uma questo prejudicial. Se houver um processo contra o subordinado, deve-se aguardar o trmino para que se d continuidade ao do superior. Todavia, a punio do superior no depende da punio do

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

subordinado. Isso porque o processo do subordinado pode ou no interferir no processo do superior. Se a infrao do subordinado for abarcada pelo princpio da insignificncia o STF afirma que a ausncia de infrao penal no afasta a punio por falta residual administrativa. O tipo subjetivo doloso e possui um fim especial de agir. O delito, alm de doloso, tem um sentimento de indulgncia, ou seja, o vontade de no punir o subordinado por Existe uma situao especfica no crime de tortura (art. 1, pargrafo 2 da lei 9455/97) aquele que tem o dever de apurar a prtica de tortura e deixa de faz-lo responde pela hiptese especfica da lei. ADVOCACIA ADMINISTRATIVA ART. 321

ART. 321 PATROCINAR, DIRETA OU INDIRETAMENTE, INTERESSE PRIVADO PERANTE A ADMINISTRAO PBLICA, VALENDO-SE DA QUALIDADE DE FUNCIONRIO: PENA - DETENO, DE UM A TRS MESES, OU MULTA. PARGRAFO NICO - SE O INTERESSE ILEGTIMO: PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO, ALM DA MULTA.

a conduta do funcionrio pblico incompetente que patrocina interesse privado perante a administrao pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio, ou seja, ele abusa da sua condio para pedir favores outros funcionrios, pedir interferncias nas condutas de ofcio de outros funcionrios. Tem-se, aqui, mais uma vez a violao ao principio da impessoalidade, pois o funcionrio pblico no pode valer-se da sua condio para pedir favores pessoais. O sujeito ativo desde crime o funcionrio pblico incompetente, pois se ele tivesse competncia ele mesmo satisfaria o interesse privado. A nica hiptese que o patrocnio por servidor de interesse privado permitido trazida no art. 117, XI da Lei 8112 (Lei do regime jurdico nico dos servidores) defesa de benefcios previdencirios ou assistenciais para parentes at 2 grau. O ncleo do tipo objetivo patrocinar, ou seja, defender, pedir em favor de algum. Em outras palavras, tentar interferir no contedo de determinado ato de ofcio em defesa de interesse, que deve ser privado e no interesse da administrao. E por interesse privado, tem-se entendido que deve ser alheio e no seu prprio. A jurisprudncia majoritria j

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

afirma que seria uma espcie de inexigibilidade de conduta diversa caso o interesse seja prprio. Pouco importa se o interesse privado legtimo ou no, a diferena est na cominao da pena. Se o interesse for legtimo, o sujeito ir responder pelo caput, com pena de deteno de 1 a 3 meses ou multa. Se o interesse ilegtimo, o sujeito responder pelo pargrafo nico, com pena de deteno de 3 trs meses a 1 ano, alm de multa. preciso que o sujeito se valha da funo que exerce para satisfazer interesse privado, ou seja, se a satisfao de interesse se deu por outra condio, no configura advocacia administrativa. Pedir celeridade em um processo, por exemplo, no advocacia administrativa, pois esta consiste em tentar interferir no ato de ofcio. O crime formal, cabendo tentativa apenas se for por escrito. A lei 8.666/93 traz em seu art. 91 que a pena de 6 meses a 2 anos para aquele que patrocina interesse privado em licitao ou contrato que venha a ser invalidado pelo Poder Judicirio. Ou seja, preciso um resultado material tambm, o que justifica uma pena maior nesse caso. Se a licitao for invalidade pelo prpria Administrao, o sujeito responder pelo art. 321. O problema est na lei 8137/90, art. 3, III quem patrocinar interesse privado perante a administrao fazendria est sujeito a uma pena de 1 a 4 anos de recluso. uma violao manifesta do principio da proporcionalidade, pois o principio da Administrao o mesmo, porm se acaba punindo muito mais severamente do que outro. VIOLNCIA ARBITRRIA ART. 322 O Art. 322 foi considerado revogado pela lei de abuso de autoridade (Lei 4898/65).
VIOLNCIA ARBITRRIA ART. 322 - PRATICAR VIOLNCIA, NO EXERCCIO DE FUNO OU A PRETEXTO DE EXERC-LA: PENA - DETENO, DE SEIS MESES A TRS ANOS, ALM DA PENA CORRESPONDENTE VIOLNCIA.

ABANDONO DE FUNO ART. 323 (no cai) O tipo do art. 323 consiste em abandonar o cargo sem deixar um substituto que exera sua funo. No existe crime se o funcionrio apenas falta um dia. um crime permanente, ou seja, deve ocorrer o efetivo abandono.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 323 - ABANDONAR CARGO PBLICO, FORA DOS CASOS PERMITIDOS EM LEI: PENA - DETENO, DE QUINZE DIAS A UM MS, OU MULTA. 1 - SE DO FATO RESULTA PREJUZO PBLICO: PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO, E MULTA. 2 - SE O FATO OCORRE EM LUGAR COMPREENDIDO NA FAIXA DE FRONTEIRA: PENA - DETENO, DE UM A TRS ANOS, E MULTA.

O art. 326 foi revogado pela lei de licitaes (8.666/93), bem como o art. 335. Assuntos da prova - art. 312, 313, 313-A, 314, 315 (comparao com peculato), 316 a 321, 324, 325, 328 a 334, 336, 337, 356 e 357. EXERCCIO FUNCIONAL ILEGALMENTE ANTECIPADO OU PROLONGADO ART. 324 E USURPAO DE FUNO PBLICA

EXERCCIO FUNCIONAL PROLONGADO

ILEGALMENTE

ANTECIPADO

OU

ART. 324 - ENTRAR NO EXERCCIO DE FUNO PBLICA ANTES DE SATISFEITAS AS EXIGNCIAS LEGAIS, OU CONTINUAR A EXERC-LA, SEM AUTORIZAO, DEPOIS DE SABER OFICIALMENTE QUE FOI EXONERADO, REMOVIDO, SUBSTITUDO OU SUSPENSO: PENA - DETENO, DE QUINZE DIAS A UM MS, OU MULTA. USURPAO DE FUNO PBLICA ART. 328 - USURPAR O EXERCCIO DE FUNO PBLICA: PENA - DETENO, DE TRS MESES A DOIS ANOS, E MULTA. PARGRAFO VANTAGEM: NICO SE DO FATO O AGENTE AUFERE

PENA - RECLUSO, DE DOIS A CINCO ANOS, E MULTA.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Ambos os crimes primam por preservar a idia de competncia administrativa. Sebastian aproveita para falar dos dois conjuntamente porque ambos os crimes partem da proteo da competncia administrativa. Os atos de ofcio devem ser praticados por funcionrio pblico competente. Sujeito ativo Art. 324 funcionrio pblico que ainda no entrou no exerccio da funo ou aquele que continua a exerc-la, mesmo sabendo que no tem mais a competncia. Art. 328 qualquer pessoa que se faa passar por funcionrio pblico competente; inclusive o funcionrio pblico (ex. oficial de justia que se passa por juiz) E o funcionrio pblico aposentado? Para Sebastian, o aposentado que continua exercendo sua funo, deveria responder pelo art. 324 (usurpao) No art. 324, a lei fala em saber oficialmente. A mera publicao no Dirio Oficial suficiente para presumir que o sujeito sabe que no mais funcionrio pblico? No, Sebastian defende que o funcionrio deve ser notificado pessoalmente a respeito do fato. Tipo objetivo Nos dois crimes, o tipo objetivo igual. Trata-se de crime eventualmente permanente, ou seja, aquele que, via de regra, instantneo. Nos dois tipos, comete-se o delito com a prtica de apenas um ato sem competncia. Caso o funcionrio pratique mais de um ato, no ser crime continuado. No h crime do art. 324 para a conduta do funcionrio pblico que continua a praticar os atos de ofcio para que no haja soluo de continuidade na atividade administrativa. Ex. oficial de justia foi removido da comarca, mas termina de cumprir os mandados que lhes eram competentes antes. Vale para todos os casos (substituio, remoo, suspenso), exceto para a exonerao. Forma qualificada (art. 328, pargrafo nico) Se o sujeito usurpa funo pblica e deste ato aufere vantagem, a pena de 2 a 5 anos. Ex: sujeito que, com nome igual, assume cargo de juiz do verdadeiro titular, que j faleceu.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

VIOLAO DO SIGILO FUNCIONAL ART. 325

ART. 325 - REVELAR FATO DE QUE TEM CINCIA EM RAZO DO CARGO E QUE DEVA PERMANECER EM SEGREDO, OU FACILITARLHE A REVELAO: PENA - DETENO, DE SEIS MESES A DOIS ANOS, OU MULTA, SE O FATO NO CONSTITUI CRIME MAIS GRAVE. 1 NAS MESMAS PENAS DESTE ARTIGO INCORRE QUEM: I PERMITE OU FACILITA, MEDIANTE ATRIBUIO, FORNECIMENTO E EMPRSTIMO DE SENHA OU QUALQUER OUTRA FORMA, O ACESSO DE PESSOAS NO AUTORIZADAS A SISTEMAS DE INFORMAES OU BANCO DE DADOS DA ADMINISTRAO PBLICA; II - SE UTILIZA, INDEVIDAMENTE, DO ACESSO RESTRITO. 2 SE DA AO OU OMISSO ADMINISTRAO PBLICA OU A OUTREM:
O O

RESULTA

DANO

PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 6 (SEIS) ANOS, E MULTA.

um crime que consiste em revelar a terceiro fato sigiloso de que teve cincia em razo do cargo, ou facilitar-lhe a revelao. O funcionrio revela ou facilita a revelao a terceiro de fato que deve permanecer em sigilo e que tem relao com o exerccio de sua funo. Ex. provas de concurso pblico so sigilosas. O sujeito ativo, a priori, o funcionrio pblico, desde que tenha tomado conhecimento do fato em razo do cargo. Ex. juiz que revela dado sigiloso a sua esposa, e esta conta para algum no crime, pois a esposa no teve conhecimento do fato sigiloso em razo do cargo, mas sim em razo do relacionamento. O particular pode cometer esse crime? Na medida em que induzir ou instigar a revelar, pode ser co-autor ou partcipe deste crime. O mero fato de escutar o segredo o torna co-autor do crime? No. Escutar o segredo no crime, mesmo que o sujeito depois espalhe para todos. Funcionrio pblico aposentado, exonerado e demitido Nelson Hungria e Magalhes Noronha (e maioria da doutrina) defendem que: funcionrio pblico exonerado e demitido no comete violao de sigilo funcional. J do que tange ao funcionrio pblico aposentado, ele comete violao de sigilo funcional, uma vez que ainda est ligado de alguma forma Adm. Pblica. Para Sebastian, o funcionrio pblico aposentado, exonerado e demitido no comete o delito do art. 325 (violao de sigilo funcional), pois j no so mais funcionrio pblicos,

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

mas podem cometer o crime do art. 154 (violao se segredo funcional). Isso se d porque, de alguma forma, o funcionrio, mesmo aposentado, exonerado ou demitido, tem a obrigao de guardar sigilo a respeito dos fatos de que tomou conhecimento quando ainda exercia o cargo. Preserva-se, assim, e isonomia. O tipo objetivo consiste em revelar fato sigiloso ou facilitar a revelao. Revelar propalar (divulgar para muitas pessoas). Mesmo que revele para vrias pessoas, o crime nico, no ser crime continuado. Ainda, facilita-se a revelao quando no se revela o segredo diretamente, mas o sujeito, dolosamente, permite que terceiro tenha acesso ao fato (geralmente, cometido por omisso). Lei 9896/96 (tipo especial) Esta lei prev que crime fazer escuta telefnica ilegal. Assim, tipifica conduta que consiste na quebra de segredo de justia fora dos casos permitidos em lei, com pena de 2 a 4 anos (crime mais grave que o art. 325). Ainda, este crime pode ser praticado por qualquer pessoa. Assim, podemos considerar que este crime um tipo especial em relao ao art. 325, ou seja, se for revelado um segredo de justia, a pena ser maior do que se fosse revelado um outro tipo de segredo pblico. Crime subsidirio O funcionrio pblico somente ser punido na impossibilidade de se aplicar crime mais grave. Assim, se o funcionrio revelar segredo por dinheiro, haver corrupo passiva, que absorver a violao de sigilo.um der dinheiro para ter a revelao do sigilo, vai ser corrupo passiva, sendo a violao de sigilo absorvido pela corrupo passiva, que absorve o de violao de sigilo funcional. O segredo tem que ter natureza pblica? Alguns julgados dizem que o segredo deve ter uma natureza pblica, mas dominante que no precisa ser pblico. Se a CF assegura uma srie de sigilos, a funo do estado preserva-los, mesmo que privado. O objeto do segredo pode ser tanto um fato pblico quanto privado. O tipo subjetivo doloso, no havendo modalidade culposa. crime formal, consumando-se quando terceira pessoa toma cincia do fato. Cabe tentativa por escrito. FORMA QUALIFICADA (2) Se da revelao resultar prejuzo para a Administrao Pblica, ou para terceiro, vai recair na forma qualificada, sendo punido com uma pena de 2 a 6 anos. FORMAS EQUIPARADAS (2) Existem duas formas equiparadas. Comete crime de violao de sigilo funcional: 1. Aquele que permite o acesso de terceiro no autorizado, aos bancos de dados sigilosos da Administrao Pblica.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

2. Aquele que se utiliza do acesso restrito para fins privados no tipo h indevidamente, que deve ser entendido como fins privados.
26/09/2011

RESISTNCIA - art. 329


ART. 329 - OPOR-SE EXECUO DE ATO LEGAL, MEDIANTE VIOLNCIA OU AMEAA A FUNCIONRIO COMPETENTE PARA EXECUT-LO OU A QUEM LHE ESTEJA PRESTANDO AUXLIO: PENA - DETENO, DE DOIS MESES A DOIS ANOS. 1 - SE O ATO, EM RAZO DA RESISTNCIA, NO SE EXECUTA: PENA - RECLUSO, DE UM A TRS ANOS. 2 - AS PENAS DESTE ARTIGO SO APLICVEIS SEM PREJUZO DAS CORRESPONDENTES VIOLNCIA.

O crime de resistncia a oposio violenta prtica de ato legal a ser praticado por funcionrio pblico. A oposio se manifesta mediante violncia ou grave ameaa, seja ao funcionrio pblico ou a quem est lhe prestando auxlio. Trata-se de crime comissivo. O sujeito ativo do crime pode ser qualquer pessoa, que busca obstar a prtica do ato de ofcio pelo funcionrio pblico. crime comum. Enquanto que o sujeito passivo o mesmo dos crimes que tutelam a Administrao Pblica: o Estado, o funcionrio pblico agredido ou ameaado, e, eventualmente, o particular. Sobre o tipo objetivo - A resistncia contra um ato determinado e legal. Ou seja, s existe crime se o ato administrativo for formal e materialmente legal deve ser praticado por autoridade competente e pautado na legalidade. O mero exerccio de um direito no configura ameaa, ento, se uma pessoa ameaa o funcionrio pblico de processo, por exemplo, isso no configura crime de resistncia. A violncia ou ameaa deve ser dirigida pessoa, pois a violncia contra a coisa no configura crime de resistncia, a no ser que essa violncia seja uma forma mediata de ameaar a pessoa. A resistncia contempornea a prtica de do ato, ou seja, indispensvel qe o ato esteja sendo praticado ou na iminncia de s-lo. No existe resistncia contra um ato futuro nem contra ato passado.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O crime de resistncia cometido na presena do funcionrio pblico, ou seja, no admite outra modalidade que no a presencial. O tipo subjetivo doloso, pois o sujeito sabe que est se opondo. A resistncia crime formal de menor potencial ofensivo, ou seja, basta o emprego da violncia ou ameaa para que o crime esteja configurado. A eficcia da resistncia mero exaurimento, e este exaurimento transforma-se em qualificadora, conforme claramente dispe o CP. A jurisprudncia tem entendido que no existe resistncia em caso do ato ser manifestamente ilegal. Quando h dvida quanto a legalidade do ato, ela presumida. Se da violncia resultar leso corporal? A resistncia no absorve o crime de leso corporal. Se na resistncia for causada leso corporal, haver concurso formal de crimes. Ele absorve sim a concusso, o constrangimento ilegal e ameaa. A doutrina afirma que cabe tentativa de resistncia, mas de difcil comprovao. Os exemplos so inverossmeis. DESOBEDINCIA ART. 330
ART. 330 - DESOBEDECER A ORDEM LEGAL DE FUNCIONRIO PBLICO: PENA - DETENO, DE QUINZE DIAS A SEIS MESES, E MULTA.

Esse crime atinge o bem jurdico autoridade administrativa do Estado. Enquanto a resistncia ataca a legitimidade dos atos do funcionrio, a desobedincia refere-se ordem legal dada. Esse crime de menor potencial ofensivo, ento, no cabe priso em flagrante. Cabe, no mximo, a conduo do sujeito (em caso de flagrante), com a lavratura do termo circunstanciado e o comprometimento deste a comparecer a todos os atos do processo. Prevalece o entendimento que o funcionrio que desobedece ordem do seu superior, em verdade, comete prevaricao, um delito mais grave que o de desobedincia praticado por particular. Salienta, todavia, que h prevaricao desde que a desobedincia seja motivada para atender sentimento ou interesse de natureza pessoal, pois isto que caracteriza a prevaricao (pode haver um sentimento pessoal de preguia!). Se no ficar caracterizado o sentimento pessoal, h subsidiariamente o crime de desobedincia. O tipo objetivo fala em desobedincia, e esta pressupe a existncia de uma ordem legal. No se trata de pedido, recomendao ou nus, mas sim uma ordem que gere o dever de obedecer. A ordem deve ser legal quanto forma (a autoridade deve ser competente) e contedo.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

A ordem ser ilegal se o sujeito no tiver juridicamente o dever de obedecer, seja por que a ordem no tem contedo legal, seja porque a autoridade no tem competncia, seja porque a obedincia a essa ordem capaz de lhe incriminar. Ex: o advogado no tem o dever de informar justia o endereo do seu cliente. Essa informao poder configurar a violao do sigilo profissional. No comete crime de desobedincia a pessoa que se recusa a soprar o bafmetro, por exemplo, pois ela no pode ser obrigada a cumprir uma ordem cujo contedo for lhe incriminar, isso se deve, principalmente, pelo fato do direito ao silncio e de da faculdade de no produzir prova contra si mesmo. A desobedincia no precisa ser contempornea a ordem, e esta pode ser dada na presena ou ausncia do funcionrio pblico. No entanto preciso provar que a ordem chegou ao conhecimento pessoal do destinatrio, isso porque, para efeitos penais, no se aplica a teoria da aparncia. A incidncia do princpio da interveno mnima h jurisprudncia do STH no sentido de que no h crime de desobedincia se, para o descumprimento da ordem, houver a cominao de uma sano civil, processual ou administrativa, salvo quando a lei expressamente cominar a duplicidade de sano penal e extra penal, um exemplo disso o art. 219. Ou seja, se para o descumprimento da ordem j existe sano prpria, no necessria a interveno do Direito Penal. Este crime de mera atividade, ou seja, no pressupe resultado naturalstico. Todavia, permite seu cometimento na forma omissiva ou comissiva, a depender da natureza da ordem. Na modalidade omissiva, no cabe tentativa; enquanto que na modalidade comissiva pode ser configurada tentativa. Resistncia x desobedincia Resistncia o Precisa ocorrer na presena do funcionrio pblico o A resistncia contempornea ao ato a ser praticado pelo funcionrio o Necessariamente comissivo o Tem como elementar a violncia Desobedincia o o o o No precisa ocorrer na presena do funcionrio pblico No precisa ocorrer no momento da prtica do ato Pode ser tanto comissivo quanto omissivo A violncia no elementar do crime DESACATO ART. 331

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 331 - DESACATAR FUNCIONRIO PBLICO NO EXERCCIO DA FUNO OU EM RAZO DELA: PENA - DETENO, DE SEIS MESES A DOIS ANOS, OU MULTA.

O desacato uma ofensa honra funcional, pois o funcionrio pblico o Estado, ento o sujeito que ofende o funcionrio pblico, ofende por via reflexa a honra da Administrao Pblica. Inclusive, o desacato absorve os crimes de injria e difamao. O sujeito pratica determinado ato que pontifica um desprezo funo. Esse crime de menor potencial ofensivo, por isso, no cabe priso, mas sim a conduo do sujeito para lavratura do TC. Desacato crime comum, pois qualquer pessoa pode desacatar (o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa), inclusive funcionrio pblico no exerccio da funo pode desacatar outro funcionrio. Quanto ao sujeito passivo de desacato, este consite no mesmo j disposto nos outros crimes: o Estado, incluindo-se aqui o funcionrio pblico ofendido em sua honra funcional A jurisprudncia majoritria afirma que o funcionrio pblico pode desacatar o outro desde que o funcionrio que desacata seja subordinado ao funcionrio desacatado, ento no haveria desacato de cima para baixo. A doutrina unanime de que qualquer pessoa pode cometer desacato, inclusive o superior hierrquico, pois o bem jurdico tutelado a honra da Administrao, mais do que a honra pessoal do funcionrio. Inclusive, pode haver desacato ainda que o funcionrio no se sinta pessoalmente ofendido. O tipo objetivo consiste em desacatar funcionrio pblico pessoa fsica, fazendo porm duas ilaes: no existe desacato quando a pessoa desfere ofensas instituio, pois o tipo fala em desacatar funcionrio e no a instituio; como desacato uma ofensa honra funcional, ainda que se ofenda 10 funcionrios de uma vez s, o crime um s. O desacato pode ser praticado de duas formas: 1. No exerccio da funo nessa situao, qualquer ofensa relativa ou no funo pode configurar desacato. 2. Fora do exerccio da funo nesse caso, a ofensa deve ser relativa funo. O desacato crime de forma livre, ou seja, no necessrio que seja verbal e o tipo subjetivo doloso. O desacato muito semelhante difamao e injria. No art. 140 h a seguinte redao:

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 140 - INJURIAR ALGUM, OFENDENDO-LHE A DIGNIDADE OU O DECORO: PENA - DETENO, DE UM A SEIS MESES, OU MULTA. 1 - O JUIZ PODE DEIXAR DE APLICAR A PENA: I - QUANDO O OFENDIDO, DE FORMA REPROVVEL, PROVOCOU DIRETAMENTE A INJRIA; II - NO CASO DE RETORSO IMEDIATA, QUE CONSISTA EM OUTRA INJRIA. 2 - SE A INJRIA CONSISTE EM VIOLNCIA OU VIAS DE FATO, QUE, POR SUA NATUREZA OU PELO MEIO EMPREGADO, SE CONSIDEREM AVILTANTES: PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO, E MULTA, ALM DA PENA CORRESPONDENTE VIOLNCIA. 3 SE A INJRIA CONSISTE NA UTILIZAO DE ELEMENTOS REFERENTES A RAA, COR, ETNIA, RELIGIO, ORIGEM OU A CONDIO DE PESSOA IDOSA OU PORTADORA DE DEFICINCIA: (REDAO DADA PELA LEI N 10.741, DE 2003) PENA - RECLUSO DE UM A TRS ANOS E MULTA. (INCLUDO PELA LEI N 9.459, DE 1997)

A diferena entre injria contra funcionrio pblico e o desacato a presena. S se comete desacato se o ofensor estiver no mesmo ambiente fsico. No se comete desacato por petio, por telefone ou por carta. O que se tem visto pouco o desacato por vdeo conferncia. Existe uma tendncia a se admitir o desacato por videoconferncia, ainda que no se esteja no mesmo ambiente. Quando se fala que desacato crime doloso, o sujeito que ofende tem que saber que o ofendido funcionrio pblico ou ao menos que este se encontra no exerccio da funo. No existe desacato, no ponto de vista subjetivo, em duas situaes: 1. Quando h uma discusso com ofensas recprocas entre o funcionrio e o particular; 2. No h desacato quando o ofensor est em estado de embriaguez completa (jurisprudncia pacfica, em que pese ser contra legem) O crime esta consumado quando a ofensa chegar ao conhecimento do ofendido. Cabe tentativa se o ofensor ofender por escrito e na presena do funcionrio pblico.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

28/09/2011

O Estatuto da OAB, em seu art. 7 pargrafo 2, diz que o advogado tem imunidade no exerccio de sua profisso, no constituindo injria, difamao ou desacato em juzo ou fora dele. A imunidade do advogado em relao ao crime de desacato foi considerada inconstitucional pelo STF. possvel sim que o advogado responda criminalmente por desacato no exerccio da profisso. H advogados que ultrapassam o limite junto a juzes, bem como h juzes que pensam ser desacato qualquer coisa. No constitui desacato a critica dura conduta do funcionrio em prol da defesa do seu cliente, ou seja, a defesa, ainda que veemente, cida, dos interesses de seu cliente no configura desacato. Constituir sim se essa crtica for uma ofensa. O advogado tem imunidade sim em relao injria e difamao, mas no em relao calnia.

TRAFICO DE INFLUNCIA ART. 332 - E EXPLORAO DE PRESTGIO ART. 357


TRFICO DE INFLUNCIA (REDAO DADA PELA LEI N 9.127, DE 1995) ART. 332 - SOLICITAR, EXIGIR, COBRAR OU OBTER, PARA SI OU PARA OUTREM, VANTAGEM OU PROMESSA DE VANTAGEM, A PRETEXTO DE INFLUIR EM ATO PRATICADO POR FUNCIONRIO PBLICO NO EXERCCIO DA FUNO: (REDAO DADA PELA LEI N 9.127, DE 1995) PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 5 (CINCO) ANOS, E MULTA. (REDAO DADA PELA LEI N 9.127, DE 1995) PARGRAFO NICO - A PENA AUMENTADA DA METADE, SE O AGENTE ALEGA OU INSINUA QUE A VANTAGEM TAMBM DESTINADA AO FUNCIONRIO. (REDAO DADA PELA LEI N 9.127, DE 1995)

EXPLORAO DE PRESTGIO ART. 357 - SOLICITAR OU RECEBER DINHEIRO OU QUALQUER OUTRA UTILIDADE, A PRETEXTO DE INFLUIR EM JUIZ, JURADO,

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

RGO DO MINISTRIO PBLICO, FUNCIONRIO DE JUSTIA, PERITO, TRADUTOR, INTRPRETE OU TESTEMUNHA: PENA - RECLUSO, DE UM A CINCO ANOS, E MULTA. PARGRAFO NICO - AS PENAS AUMENTAM-SE DE UM TERO, SE O AGENTE ALEGA OU INSINUA QUE O DINHEIRO OU UTILIDADE TAMBM SE DESTINA A QUALQUER DAS PESSOAS REFERIDAS NESTE ARTIGO.

O traficante de influncia aquele que se diz amigo do rei. Esse crime tinha um patrono: Vetrnio Turino, espcie de estelionatrio da Roma Antiga, que solicita dinheiro, vantagens, a pretexto de interferir nos atos do Imperador Alexandre Severo. Chegou ao conhecimento do Imperador que esse sujeito vendia favores, determinando sua execuo por asfixia em fumaa. Assim, o crime ficou conhecido como venditio fumis. O traficante de influncia aquele que solicita ou obtm vantagem a pretexto de interferir nos atos de ofcio de determinado funcionrio pblico. O sujeito ativo qualquer pessoa que se diz amigo ou influente junto a funcionrio pblico, e utiliza dessa falsa influncia/amizade para conseguir vantagens. O maior traficante de influencia conhecido no Brasil foi PC Farias. Inclusive, foi mudado o nome do crime de explorao de prestgio para trafico de influncia por causa dele. O tranficante de influncia uma espcie de estelionatrio, pois ele vende favores que ele no tem. No crime de trfico de influncia existem trs figuras: o traficante de influncia que age sem o consentimento ou conhecimento do funcionrio pblico supostamente influenciado, pois o funcionrio pblico souber da tramia, o crime deixa de ser de trfico de influncia e passa a ser corrupo passiva -; aquele que paga a suposta influncia ele no responde por nada, pois se trata de crime impossvel, ou seja, ele pensa que est cometendo corrupo ativa, mas no est -; e o funcionrio pblico no responde por nada, pois no tem relao com o fato. Esse o entendimento majoritrio da doutrina, praticamente toda a doutrina entende dessa forma, com exceo de Cesar Bittencourt, pois o otrio que paga estaria conspurcando o prestgio da administrao. Tal entendimento no procede, pois o otrio tambm lesado pelo traficante, ento ele no pode estar agindo em concurso com o traficante, tambm porque no h liame subjetivo. Situao diversa quando o traficante age com conhecimento do funcionrio. Nesse caso, configura-se o crime de corrupo passiva, e o enganado cometer corrupo ativa. Concorrer, no concurso de pessoas, diferente do concausar. Para que haja concurso de pessoas, preciso um pouco mais do que contribuir para dar causa conduta criminosa.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Tambm no h erro contra a pessoa, pois este erro acidental, e a situao do enganado se trata de erro essencial. Imaginemos uma situao interessante: possvel que o trfico de influncia seja absorvido por um crime mais grave. Exemplo: se algum pede vantagem a outrem, porm o funcionrio desconhece a conduta do traficante. Caso, depois, o traficante oferece vantagem ao funcionrio para diligenciar ato de ofcio, ser corrupo ativa do traficante e do suposto enganado, e corrupo passiva do funcionrio. O que distingue o crime de trfico de influncia do crime de explorao de prestgio? Se o funcionrio pblico a ser supostamente influenciado trabalhar na Administrao da Justia ou MO, o crime no ser de trfico de influncia, mas sim explorao de prestgio por fora do princpio da especialidade. Aumentou-se a pena do artigo 332, porm o art. 357 foi esquecido. Antes, os crimes tinha a mesma pena (1 a 5 anos), porm quando mudaram a pena do trfico de influncia (2 a 5 anos) no mudaram ao outro crime. Trata-se de dois crimes formais (trfico de influncia e explorao de prestgio), em que o sujeito solicita ou recebe qualquer vantagem, ou solicita ou recebe dinheiro ou qualquer outra utilidade, respectivamente. O tipo subjetivo doloso, e alm do dolo requer um fim especial de agir: pretexto de suposta interferncia em ato de ofcio. Delegado de Polcia funcionrio da Justia? No! O tipo penal do art. 357 taxativo, e o delegado vinculado Secretaria de Segurana Pblica, rgo do Poder Executivo. Pode configurar crime do art. 332. Pargrafo nico de ambos os dispositivos a pena ser aumentada, se o agente alega ou insinua que a vantagem tambm dirigida a o funcionrio pblico. A pena ser aumentada de se for trfico de influncia, e de 1/3 se for explorao de prestgio. CONTRABANDO OU DESCAMINHO ART. 334
CONTRABANDO OU DESCAMINHO ART. 334 IMPORTAR OU EXPORTAR MERCADORIA PROIBIDA OU ILUDIR, NO TODO OU EM PARTE, O PAGAMENTO DE DIREITO OU IMPOSTO DEVIDO PELA ENTRADA, PELA SADA OU PELO CONSUMO DE MERCADORIA: PENA - RECLUSO, DE UM A QUATRO ANOS.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Trata-se de dois crimes em um s tipo. Contrabando importao ou exportao de mercadoria proibida, ou seja, contrabandista aquele que faz entrar ou sair do territrio nacional mercadoria que dele no podia sair ou no podia entrar. Descaminho crime contra a ordem tributria. Nesse tipo, a entrada ou sada do territrio nacional permitida, porm o sujeito no paga o tributo devido pela entrada ou sada das mercadorias. Ambos os crimes se relacionam com o Poder que a Unio, pois competncia desta, tem de disciplinar a entrada ou sada de produtos e servios, exceto pessoas, do territrio nacional. Contudo, o bem jurdico de cada crime diferente. Alm do poder da Unio, existe uma srie de bens jurdicos que podem ser mediatamente tutelados. Geralmente, contrabando se relaciona com a sade pblica e a livre concorrncia. Descaminho, por sua vez, crime contra a ordem tributria, por isso, tem se dado a esse crime o mesmo tratamento da sonegao fiscal. Esses crimes so de competncia da Justia Federal. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, se tratando, pois, de crime comum. A pena de contrabando e descaminho de 1 a 4 anos, ademais, a nova lei de prises impede que seja declarada priso preventiva para crimes de pena mxima at 4 anos. Contudo, o funcionrio pblico que, com infrao de dever funcional, facilita o contrabando ou descaminho, responde pelo crime do art. 318 facilitao a contrabando e descaminho. outra hiptese de aplicao da teoria dualista. Facilitao de contrabando ou descaminho
ART. 318 - FACILITAR, COM INFRAO DE DEVER FUNCIONAL, A PRTICA DE CONTRABANDO OU DESCAMINHO (ART. 334): PENA - RECLUSO, DE 3 (TRS) A 8 (OITO) ANOS, E MULTA. (REDAO DADA PELA LEI N 8.137, DE 27.12.1990)

O tipo objetivo do contrabando a exportao ou importao de mercadoria proibida. Mercadoria proibida consiste em norma penal em branco, ou seja, norma cujo complemento provm de outras fontes normativas. No caso desses crimes, as complementaes de atos dos Ministrios, a maior parte delas do Ministrio da Justia. Lembra que o contrabando uma norma geral. Se existe norma proibitiva especfica, pelo princpio da especialidade, prevalece a norma especfica. Ex: contrabando de cocana trfico internacional de entorpecentes-; contrabando de armas trfico de armas... Existe contrabando de produto nacional quando este exportado e depois reintroduzido clandestinamente no pas como mercadoria. Ou seja, reintroduzir produto de uso pessoal como bagagem no caracteriza contrabando.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O tipo objetivo do descaminho consiste em iludir o pagamento de direito ou de tributo, ou seja, a entrada da mercadoria permitida, mas o sujeito burla o pagamento do imposto devido. Aplica-se o princpio da insignificncia no descaminho? Quanto vale o princpio da insignificncia no descaminho?
03/10/2011

A lei 11.033 (que no lei penal, mas sim a lei que cuida do recebimento dos crditos da fazenda nacional) diz o seguinte: os crditos a serem recebidos pela Fazenda Nacional cujo vaor no exceda a R$10.000,00 no sero cobrados judicialmente at que se atinja esse valor. O Estado abre mo de cobrar valores inferiores a essa quantia. Nessas circunstncias, tem se interpretado, com relao ao DESCAMINHO, da seguinte forma: se o Estado abre mo de exigir crditos inferiores a R$ 10.000,00, no existe o fundamento da interveno penal. Consiste na aplicao do principio da insignificncia aliado ao principio da interveno mnima. Isso no quer dizer que a dvida foi perdoada. Com relao ao contrabando, por tutelar outro bem jurdico, tem se entendido que no h aplicao do princpio. Contrabando e descaminho so delitos dolosos que se consumam em momentos distintos. Como no contrabando a entrada e sada da mercadoria j so ilcitas, apenas nesse ato h a consumao desse crime. O descaminho, por sua vez, ser consumado quando a entrada, que se der pela alfndega, for liberada pela fiscalizao. Se a entrada no de d pela alfndega, o entendimento que o crime est consumado no momento que o sujeito adentra da regio sem a devida declarao. Cabe tentativa? Sim. possvel a tentativa de contrabando se a entrada ou sada no se efetiva. No caso de descaminho, h uma tese defendida por Prof. Durval: No crime de descaminho, o pagamento do tributo causa de extino da punibilidade. At o ano passado no havia dvida de que o pagamento poderia extinguir a punibilidade a qualquer tempo, mas com uma lei nova, h um entendimento de que ele deve ser feito at o recebimento da denncia. Se a pessoa penalizada pela Receita com o perdimento da mercadoria, a pessoa perde a mercadoria, no havendo, pois, hiptese de incidncia tributria. Essa tese ainda no ganhou eco na prtica dos tribunais, mas uma tendncia a sua adoo. No pargrafo 3 est disposto que a pena ser duplicada se o crime for praticado mediante transporte areo. O fundamento desse aumento a maior dificuldade de vigilncia que existe no transporte areo. Mas isso factvel? Quando a lei fala que a

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

pena duplicada em caso de transporte areo, ela se refere aos vos clandestinos. No incide essa causa de aumento no caso de vos regulares, que passam por toda fiscalizao dos aeroportos e da polcia federal. No pargrafo 1 temos as formas equiparadas ao contrabando e descaminho:
1 - INCORRE NA MESMA PENA QUEM: (REDAO DADA PELA LEI N 4.729, DE 14.7.1965) A) PRATICA NAVEGAO DE CABOTAGEM, FORA DOS CASOS PERMITIDOS EM LEI; (REDAO DADA PELA LEI N 4.729, DE 14.7.1965) B) PRATICA FATO ASSIMILADO, EM LEI ESPECIAL, A CONTRABANDO OU DESCAMINHO; (REDAO DADA PELA LEI N 4.729, DE 14.7.1965) C) VENDE, EXPE VENDA, MANTM EM DEPSITO OU, DE QUALQUER FORMA, UTILIZA EM PROVEITO PRPRIO OU ALHEIO, NO EXERCCIO DE ATIVIDADE COMERCIAL OU INDUSTRIAL, MERCADORIA DE PROCEDNCIA ESTRANGEIRA QUE INTRODUZIU CLANDESTINAMENTE NO PAS OU IMPORTOU FRAUDULENTAMENTE OU QUE SABE SER PRODUTO DE INTRODUO CLANDESTINA NO TERRITRIO NACIONAL OU DE IMPORTAO FRAUDULENTA POR PARTE DE OUTREM; (INCLUDO PELA LEI N 4.729, DE 14.7.1965) D) ADQUIRE, RECEBE OU OCULTA, EM PROVEITO PRPRIO OU ALHEIO, NO EXERCCIO DE ATIVIDADE COMERCIAL OU INDUSTRIAL, MERCADORIA DE PROCEDNCIA ESTRANGEIRA, DESACOMPANHADA DE DOCUMENTAO LEGAL, OU ACOMPANHADA DE DOCUMENTOS QUE SABE SEREM FALSOS. (INCLUDO PELA LEI N 4.729, DE 14.7.1965)

Quem faz navegao de cabotagem fora dos casos previstos em lei Navegao de cabotagem uma navegao comercial feita entre portos ou pontos dentro do territrio nacional utilizando as vias martimas, ou fluviais navegveis, bem como as frreas. H crime se no obedecida as orientaes da lei que a regula (ex: sem despacho, desembarao da mercadoria). Quem pratica fato equiparado por lei especial h dois mais conhecidos: - Aquele que viola contineres em portos. - Aquele que frauda produtos produzidos na Zona Franca.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Aquele que se utiliza de produtos provenientes de contrabando ou descaminho na sua atividade comercial ou industrial Essa atividade pode ser regular ou irregular, oficial ou clandestina, exercida onde quer que esteja, qualquer ela seja. Seria uma espcie de receptao de produtos frutos de contrabando e descaminho. Podem responder por essa disposio inclusive aqueles que exercem o comrcio informalmente. Ex: os sacoleiros. Aquele que adquire, recebe ou oculta produtos de procedncia estrangeira sem documentao ou com documentao falsa. muito comum que se utilizem de notas frias para tentar mascarar o contrabando ou descaminho (o entendimento que a utilizao de notas falas crime de meio, respondendo o sujeito apenas por contrabando ou descaminho).

EXTRAVIO, SONEGAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO - ART. 314


EXTRAVIO, SONEGAO DOCUMENTO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU

ART. 314 - EXTRAVIAR LIVRO OFICIAL OU QUALQUER DOCUMENTO, DE QUE TEM A GUARDA EM RAZO DO CARGO; SONEG-LO OU INUTILIZ-LO, TOTAL OU PARCIALMENTE: PENA - RECLUSO, DE UM A QUATRO ANOS, SE O FATO NO CONSTITUI CRIME MAIS GRAVE.

O sujeito ativo o funcionrio pblico, mas somente aquele que tem posse de livro oficial ou documento. o crime do funcionrio pblico a quem confiada a guarda de determinado documento ou livro oficial em razo do cargo. O tipo objetivo possui trs formas: 1. Extraviar permitir a coisa sai de sua destinao regular. fazer sumir, descaminhar. crime permanente, enquanto o documento estiver perdido o crime est acontecendo. 2. Sonegar negar acesso a quem direito tem.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

3. Inutilizar torn-lo sem utilidade. A lei fala que o objeto do crime livro oficial ou qualquer outro documento pblico ou particular original. Hoje j existe o entendimento de que documento um conceito normativo. A doutrina mais moderna j entende que documento no apenas aquele em papel, mas o documento eletrnico tambm pode ser objeto desse crime. tambm um crime doloso, pois no cometido por negligncia do funcionrio pblico. Contudo, um crime subsidirio, pois se o funcionrio receber dinheiro para extraviar ou sonegar o documento, ele responder por corrupo passiva. Se o funcionrio no tiver a guarda do documento, mas apenas facilidade de acesso? Tem-se o crime do art. 337. SUBTRAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO ART. 337
SUBTRAO OU INUTILIZAO DE LIVRO OU DOCUMENTO ART. 337 - SUBTRAIR, OU INUTILIZAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, LIVRO OFICIAL, PROCESSO OU DOCUMENTO CONFIADO CUSTDIA DE FUNCIONRIO, EM RAZO DE OFCIO, OU DE PARTICULAR EM SERVIO PBLICO: PENA - RECLUSO, DE DOIS A CINCO ANOS, SE O FATO NO CONSTITUI CRIME MAIS GRAVE.

Esse o crime cometido por qualquer pessoa, inclusive funcionrio pblico que no tenha posse do documento. O objeto desse crime so os documentos originais, ou seja, se a subtrao ou inutilizao for de cpia ou certido, o crime no se configura. SONEGAO DE PAPEL OU OBEJTO PROBATRIO ART. 356
SONEGAO DE PAPEL OU OBJETO DE VALOR PROBATRIO ART. 356 - INUTILIZAR, TOTAL OU PARCIALMENTE, OU DEIXAR DE RESTITUIR AUTOS, DOCUMENTO OU OBJETO DE VALOR PROBATRIO, QUE RECEBEU NA QUALIDADE DE ADVOGADO OU PROCURADOR: PENA - DETENO, DE SEIS A TRS ANOS, E MULTA.

Esse crime prprio, pois s o comete aquele que se enquadra na condio de procurador ou advogado do representado.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O tipo objetivo pode ser comissivo, quando se inutiliza o documento, como tambm pode ser omissivo puro, quando se deixa de restituir autos. crime, punido com deteno de 6 meses a 3 anos, a pessoa que deixa de devolver os autos, sendo ela advogado ou estagirio. Para que se constitua crime preciso que o detentor seja intimado pessoalmente a devolver os autos. No serve a intimao por dirio oficial, pois deve configurar a desobedincia. O objeto no apenas autos de processo, mas qualquer documento.
05/10/2011

EXERCCIO ARBITRRIO DAS PRPRIAS RAZES ART. 345 Exerccio arbitrrio das prprias razes
ART. 345 - FAZER JUSTIA PELAS PRPRIAS MOS, PARA SATISFAZER PRETENSO, EMBORA LEGTIMA, SALVO QUANDO A LEI O PERMITE: PENA - DETENO, DE QUINZE DIAS A UM MS, OU MULTA, ALM DA PENA CORRESPONDENTE VIOLNCIA.

O bem jurdico tutelado por esse artigo o bom funcionamento do estado, mais especificamente o da Justia. Mesmo que o direito perseguido pelo indivduo seja legtimo, ainda assim o delito restar configurado. Isso porque somente o Estado detm o poder de punir, pois o indivduo no pode resolver de per si os conflitos sociais. Esse artigo no exige nenhuma especial caracterstica do sujeito ativo, sendo por tanto crime comum. O sujeito passivo imediato desse crime o Estado, ou a Administrao da Justia, podendo haver tambm um particular como sujeito mediato. O tipo objetivo consiste em fazer justia com as prprias mos, no exigindo forma especfica para tanto. o crime de forma livre. Exige, outrossim, um fim especfico de agir. O tipo subjetivo doloso, pois preciso que a pessoa saiba que est fazendo justia sem recorrer ao Estado, h o desejo dele de furtar ao Estado sua atuao, no se admitindo forma culposa, pois no h disposio expressa. Pode ocorrer, no entanto, que o sujeito haja pensando que a situao no exige que seja demandado o Estado. Nessa situao, h um erro de tipo permissivo, que excludente de ilicitude, ou mesmo uma discriminante putativa. OBS: no erro de proibio a pessoa erra quanto a licitude da conduta. No erro de tipo, a pessoa atua desconhecendo uma elementar do tipo.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Pretenso, no tipo, consiste em vontade de satisfao de um direito. A pretenso pode ser legtima ou no para se configurar a infrao. Pretenso legtima, no aquela na qual a parte tem o direito, mas aquela que tem o poder de determinar uma busca probatria. Pretenso ilegtima aquela que configura a lide temerria, ou seja, aquela que no tem o direito de ser exercida sequer em juzo. O entendimento que se a pretenso for manifestamente ilegtima e o indivduo sabia disso, ele no incidir no crime do artigo 345, mas em outro. A lei ressalva a hiptese de a lei permitir a atuao com as prprias mos, trazendo expressamente que h a possibilidade de causas justificantes.

Fato Tpico Conduta Nexo Resultado Tipicidade Tipicidade Formal Tipicidade Conglobante (Tipicidade material + Antinormatividade)

Ilcito

Culpvel

REVISO DE TEORIA GERAL A conduta ser ilcita se no se encaixar nas hipteses do art. 23, CP (causas excludentes de ilicitude) ou no puder ser aplicada causa supralegal de excluso da ilicitude: consentimento do ofendido. Para quem adota a teoria da tipicidade conglobante, o dispositivo que elenca o exerccio regular de direito como causa de excludente de ilicitude Para a parte minoritria da doutrina, trata-se de crime formal, pois o crime estaria consumado apenas com o comeo da atuao do agente. A maior parte dos doutos, todavia, diz que se trata de crime material. O problema que mesmo aqueles que falam que se trata de crime formal admitem a tentativa para esse crime, o que se configura um tanto estranho praticar as prprias

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

razes por escrito. Encarando o crime como material, restaria totalmente esclarecida a noo de tentativa. A contraveno penal de vias de fato no configura cmulo material com o exerccio arbitrrio. Este ltimo, em relao a outros crimes, cumulado. Ex: se houver leso corporal no exerccio arbitrrio, haver cumulao de penas. No concurso material, haveria duas condutas infringindo dois bens jurdicos, enquanto que no concurso formal h apenas uma conduta resultando dois delitos, aplicando-se a pena de um soma com uma frao da outra. H ainda o concurso formal imprprio, quando h apenas uma conduta com dois resultados, porm o agente age com desgnio autnomo referente aos dois resultados. A maioria entende que com relao ao crime de exerccio arbitrrio haver concurso formal imprprio, em que pese muitas vezes no haver desgnio criminoso autnomo, pois h uma conduta apenas com dois resultados distintos e cumulao material de pena. Parte da doutrina entende que o emprego de violncia deve ser contra a pessoa, salvo engano a corrente majoritria. O artigo 24 do CPP traz a regra de que qualquer crime praticado em detrimento de bem ou interesse da Unio, dos Estados e dos Municpios, a ao penal ser incondicionada. A competncia para julgamento ser dos Juizados Especiais Federais ou Estaduais, por ser crime de menor potencial ofensivo, possvel de aplicao da suspenso condicional do processo, por se tratar de crime que comina pena mxima de 1 ms.

FAVORECIMENTO PESSOAL ART. 348


FAVORECIMENTO PESSOAL ART. 348 AUXILIAR A SUBTRAIR-SE AO DE AUTORIDADE PBLICA AUTOR DE CRIME A QUE COMINADA PENA DE RECLUSO: PENA - DETENO, DE UM A SEIS MESES, E MULTA. 1 - SE AO CRIME NO COMINADA PENA DE RECLUSO: PENA - DETENO, DE QUINZE DIAS A TRS MESES, E MULTA. 2 - SE QUEM PRESTA O AUXLIO ASCENDENTE, DESCENDENTE, CNJUGE OU IRMO DO CRIMINOSO, FICA ISENTO DE PENA.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O bem jurdico o mesmo do crime anterior, pois o Estado querer garantir a persecuo penal, porm um terceiro obsta sua atuao. O crime no exige caracterstica especial do sujeito, sendo crime comum, inclusive no exclui a vtima do delito. Se houver um acordo prvio entre as pessoas, haver um concurso de agentes e no favorecimento pessoal. O tipo objetivo traz um ncleo: AUXILIAR Esse delito s pode ser praticado na modalidade comissiva, ento se a pessoa se omite para a polcia, no haver o cometimento de crime. O tipo traz requisitos para que seja configurado o crime: O primeiro requisito que deve haver um crime antecedente, que pode ser doloso, culposo, omissivo, comissivo. Se o crime antecedente for de ao privada ou de ao pblico condicionada representao, s poder ser configurado o favorecimento se a vtima do delito antecedente exercer seu direito de queixa ou representao. Se o acusado de crime antecedente for absolvido, em regra, no poder ser o sujeito de favorecimento condenado. Todavia, se o acusado do crime antecedente for absolvido por falta de materialidade, o agente do favorecimento seria absolvido, porm esse apenas um entendimento. Existe outro que afirma que poder ser o agente condenado por favorecimento independente do crime antecedente, pois o juiz desse processo poder ter provas suficientes para configurar o favorecimento. Se o delito antecedente for uma contraveno penal, no se configurar crime de favorecimento, pois o tipo fala especificamente em crime. OBS: a diferena para crime e contraveno penal a pena cominada, porm h outras: no se pune tentativa de contraveno penal, conforme disposto em na Lei de Contravenes. Alm disso, as contravenes penais no sero nunca de competncia da JF, pois o art. 109 da CF dispe a competncia da JF e fala especificamente de CRIME. O tipo subjetivo doloso, no se admitindo culpa. No pargrafo segundo h a escusa absolutria. A doutrina diz que a idia de cnjuge deve ser ampliada para o companheiro ou convivente. Para esse crime, pode-se interpretar, por falar em autoridade, que mesmo que se auxilie a subtrao de autoridade de Polcia (Delegado), em que pese ser crime contra a Administrao da Justia, poder haver a configurao do crime.

FAVORECIMENTO REAL- ART. 349

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

FAVORECIMENTO REAL ART. 349 - PRESTAR A CRIMINOSO, FORA DOS CASOS DE CO-AUTORIA OU DE RECEPTAO, AUXLIO DESTINADO A TORNAR SEGURO O PROVEITO DO CRIME: PENA - DETENO, DE UM A SEIS MESES, E MULTA.

O bem jurdico mais uma vez a Administrao da Justia. O sujeito ativo desse crime pode ser qualquer pessoa (crime comum), salvo a que praticou o crime antecedente. Esse crime tambm no se aplica a co-autores ou receptadores, ou seja, se houver um acordo prvio, no haver a prtica de favorecimento real. Trata-se tambm de um crime acessrio, pois haver o proveito de crime antecedente, e esse proveito que ser escondido. Outra diferena feita pela doutrina que o auxilio destinado a tornar seguro o PROVEITO do crime. Se a pessoa esconde a arma do crime, por exemplo, esta instrumento e no proveito, ento seria no mnimo uma participao. A doutrina tambm discute se o menor infrator. O menor inimputvel, ento ele no pratica crime, ento se a pessoa esconde o proveito da infrao, no haver favorecimento real, pois no se pode fazer analogia. O crime de favorecimento real pode se configurar se o crime antecedente foi tentado? Em tese no, pois exige um resultado. Porm, alguns autores dizem que pode se configurar se o crime antecedente teve um proveito, mesmo sendo tentado (ex: crime mediante paga, por exemplo, em que o terceiro esconde o dinheiro recebido).

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

DENUNCIAO CALUNIOSA (art. 339)


ART. 339. DAR CAUSA INSTAURAO DE INVESTIGAO POLICIAL, DE PROCESSO JUDICIAL, INSTAURAO DE INVESTIGAO ADMINISTRATIVA, INQURITO CIVIL OU AO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA CONTRA ALGUM, IMPUTANDOLHE CRIME DE QUE O SABE INOCENTE: PENA - RECLUSO, DE DOIS A OITO ANOS, E MULTA. 1 - A PENA AUMENTADA DE SEXTA PARTE, SE O AGENTE SE SERVE DE ANONIMATO OU DE NOME SUPOSTO. 2 - A PENA DIMINUDA DE METADE, SE A IMPUTAO DE PRTICA DE CONTRAVENO.

Quando a gente fala dos crimes contra a administrao da Justia, estamos falando de uma espcie de calnia qualificada. uma calnia praticada com dolo direto, sendo que, como conseqncia dessa calnia, o sujeito d causa instaurao de um procedimento judicial policial ou administrativo contra algum. O sujeito, aqui, calunia a vtima, sabendo que ela inocente, e d causa a instaurao de um procedimento contra a vtima. mais do que uma calnia (que crime contra a honra), pois afeta tambm a Justia. Aqui, o sujeito processa algum e d casa instaurao de procedimento contra a vtima, sabendo que essa inocente. A pena muito mais grave do que a da calnia (a pena da calnia de 6 meses a 2 anos, enquanto que a de denunciao caluniosa de 2 . crime comum (pode ser cometido por qualquer pessoa). O sujeito ativo, assim, pode ser um delegado, promotor, juiz, etc. Quando voc for formular uma notcia crime contra algum, certifique-se que est dando poderes EXPRESSOS para oferecer notcia crime (isso protege o advogado). Sobretudo na rea criminal, a procurao um instrumento de defesa do advogado. Um delegado, ao instaurar uma denuncia contra algum que sabe inocente, assim, comete denunciao caluniosa. De um modo geral, a ao penal pblica. A ao penal pblica aquela cuja legitimao para sua propositura do MP atravs da denncia ( o dominus lite o MP). Essa ao penal pblica se divide em duas categorias: -Incondicionada: O MP pode oferecer independentemente da vontade do ofendido ou at mesmo contra sua vontade. Ex: se *A* cometer roubo com um revlver, ainda que a vtima no manifeste sua vontade, o MP pode propor ao penal incondicionada.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

-Condicionada: A ao s pode ser proposta com a autorizao do ofendido ou, em apenas 2 casos, do Ministrio da Justia. Aqui a condio para a propositura da ao uma representao do ofendido ou do Min. Da Justia. Ex: crime de leso corporal mdia.

Se a denunciao caluniosa versa sobre um crime de ao pblica condicionada, somente pode ser sujeito ativo aquele que se diz vtima da ao penal condicionada. Ex: *A* bate em *B* e *C* vai na delegacia pedir sua priso. Como *C* no tem legitimidade para pedir a abertura da ao penal, ele no pode ser sujeito ativo do crime de denunciao caluniosa. Este somente ir existir se *B*, vtima da leso corporal, representar contra *A*. Alm da ao penal pblica, existe a ao penal de iniciativa privada (toda ao penal pblica, a iniciativa que privada). A ao penal aqui movida pelo ofendido pelo advogado. Somente aquele que vtima ou que tem alguma capacidade para representlo quem pode dar incio a ao penal. Ex: Injria crime de ao penal privada. Somente o que se diz ofendido pode propor ao penal privada, assim, somente o ofendido ou quem tenha capacidade pra represent-lo podem ser sujeito ativo da denunciao caluniosa. H um entendimento doutrinrio e jurisprudencial de que no existe o crime de denunciao caluniosa quando o sujeito ativo o faz para se defender de crime que est sendo acusado. Essa no uma tese que tenha muito fundamento e tambm muito criticada. O sujeito passivo o Estado, em primeiro lugar, porque est-se movendo a mquina pblica e, secundariamente, o particular. O crime de denunciao caluniosa de ao pblica, mas Sebastian defende que, em alguns casos, deveria ser concorrente (algum que acusado, processado, deve ter o direito de mover essa ao). A calnia subsidiria em relao a denunciao caluniosa. Cabe auto denunciao caluniosa? Quem confessa que cometeu a calnia, aqui, responder por esse crime? No pode. Existe um delito especfico para isso, art. 341:
ART. 341 - ACUSAR-SE, PERANTE A AUTORIDADE, DE CRIME INEXISTENTE OU PRATICADO POR OUTREM: PENA - DETENO, DE TRS MESES A DOIS ANOS, OU MULTA.

Esse um crime de menor potencial ofensivo. o sujeito que assume a responsabilidade de um crime outra pessoa (auto acusao falsa).

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Quanto ao tipo objetivo, o tipo comea parecido com o da calnia (imputar a algum determinado fato criminoso; no uma contraveno ou um fato imoral, um fato criminoso). S existe denunciao caluniosa se o sujeito fizer uma imputao de fato criminoso a pessoa determinada. Se voc no delimita exatamente quem o sujeito ativo trata-se do crime do art. 360 (comunicao falsa de crime). No so todos que so inocentados que so vtimas de denunciao caluniosa. Essa imputao tem que ser de um fato determinado a ponto de que o sujeito tem que provocar a instaurao de procedimento contra a vtima. O tipo fala em investigao policial, processo judicial, instaurao de processo administrativo (sindicncia, CPI, processo disciplinar), inqurito civil ou ao de improbidade administrativa. indispensvel, assim, que se inicie em virtude da denunciao. Se o processo ou inqurito j est em curso, no h denunciao caluniosa (o sujeito ativo tem que causar, provocar a ao contra a vtima). No existe ainda denunciao caluniosa se no juridicamente possvel a instaurao do procedimento (essa no existe se sua imputao se refere a um crime restrito). Se a acusao foi de um delito que a punibilidade j foi extinta, o procedimento indispensvel. elementar do crime a inocncia do acusado. S existe denunciao caluniosa se o acusado inocente (o tipo fala em imputao do crime em que sabe inocente). indispensvel a inocncia da vtima. Ex: Professor que acusa aluno de plagiar seu livro na monografia de final de curso esse um crime de violao de direito autoral. OBS: questo pr judicial aquela cujo conhecimento precisa ocorrer previamente em juzo antes do desenlace de uma outra questo pr judicial. Ex: Bigamia: *A* se casa com *B* e descobre que *B* castrado. *A* pede a anulao do casamento e, na pendncia dessa anulao, *A* se casa. A anulao produz efeitos retroativos (ex tunc), assim, antes de se julgar a bigamia ter que ser julgada a ao de anulao. O tipo objetivo exige o dolo direto, aqui, no se permite o dolo eventual. Se voc acusa algum de um fato verdadeiro mas acrescenta circunstancias que no existiam, h denunciao caluniosa? Ex: *A* acusa *B* de um furto. Se *A* acusa *B* de o ter feito com abuso de confiana (sendo que no o foi). Isso denunciao caluniosa? O entendimento dominante no sentido de que no. Se o fato bsico verdadeiro, no h denunciao caluniosa.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Pouco importa a qualificao jurdica que se d (se o fato for verdadeiro). No existe denunciao caluniosa, por exemplo, se um promotor narra o fato X mas o define como outro crime. Ex: *A* furta *B* e o acusa de roubo judicialmente no configura denunciao caluniosa. O entendimento doutrinrio aqui de que no h denunciao caluniosa. O crime de denunciao caluniosa se consuma com a instaurao do procedimento contra a vtima. Assim, cabe tentativa (ex: voc faz o boletim de ocorrncia e no faz mais nada). Se a denunciao caluniosa se der por contraveno, sua pena reduzida metade (pargrafo 2), A pena, ainda, aumentada de 1/6 se o agente no se identifica (denuncia annima). Se o STF entendeu que a denuncia annima no suficiente para deflagrar a instaurao de um procedimento investigatrio (se ele o nico instrumento de prova) no seria crime impossvel? Como pode haver denunciao caluniosa annima se a denunciao annima insuficiente? Para o professor, essa denuncia annima s ver crime se o indivduo utilizou-se tambm de outros meios para acusar.
19/10/2011

FALSO TESTEMUNHO E FALSA PERCIA ART. 342


ART. 342. FAZER AFIRMAO FALSA, OU NEGAR OU CALAR A VERDADE COMO TESTEMUNHA, PERITO, CONTADOR, TRADUTOR OU INTRPRETE EM PROCESSO JUDICIAL, OU ADMINISTRATIVO, INQURITO POLICIAL, OU EM JUZO ARBITRAL: (REDAO DADA PELA LEI N 10.268, DE 28.8.2001) PENA - RECLUSO, DE UM A TRS ANOS, E MULTA. 1 AS PENAS AUMENTAM-SE DE UM SEXTO A UM TERO, SE O CRIME PRATICADO MEDIANTE SUBORNO OU SE COMETIDO COM O FIM DE OBTER PROVA DESTINADA A PRODUZIR EFEITO EM PROCESSO PENAL, OU EM PROCESSO CIVIL EM QUE FOR PARTE ENTIDADE DA ADMINISTRAO PBLICA DIRETA OU INDIRETA.(REDAO DADA PELA LEI N 10.268, DE 28.8.2001) 2 O FATO DEIXA DE SER PUNVEL SE, ANTES DA SENTENA NO PROCESSO EM QUE OCORREU O ILCITO, O

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

AGENTE SE RETRATA OU DECLARA A VERDADE.(REDAO DADA PELA LEI N 10.268, DE 28.8.2001)

Para falar de falso testemunho e falsa percia invoca-se o velho jargo de que a testemunha a prostituta das provas. O leigo acha que testemunhar contra ou a favor de algum implica necessariamente em acusar ou defender, o que no verdade. O vernculo testemunha vem de testculo, pois antes no se considerava digna a palavra da mulher. O crime de falso testemunho atinge a higidez da prova que ser colhida, ou seja, um crime contra a Administrao Judiciria. O crime consiste no sujeito ativo fazer uma afirmao falsa, negar a verdade ou calar a verdade em juzo processual, administrativo ou juzo arbitral. O tipo penal faz referencia a 5 sujeitos: testemunha, perito, contador, tradutor e ao intrprete. Nessa linha de raciocnio: Testemunha: uma pessoa fsica, chamada a juzo para esclarecer um fato relevante e controvertido no processo.

Quando se fala em falso testemunho, o sujeito ativo a testemunha, e somente ela, por se tratar de crime de mo prpria. A parte do processo no testemunha, assim, no como ela cometer esse crime, pois ningum obrigado a produzir prova contra si mesmo, e o silncio pode muitas vezes importar em confisso. Se a parte mentir no processo civil, o juiz pode considerar litigncia de m-f, mas uma coisa uma coisa e outra coisa outra coisa. O ofendido no processo penal comete falso testemunho? Em ao penal privada de fcil soluo, pois o ofendido parte e parte no comete falso testemunho. Mas se for o caso de ao penal incondicionada? Por duas razes ele no comete falso testemunho: o argumento material de que o ofendido tem interesse na causa, ou seja, se o ru for condenado, o ofendido ter direito a indenizao civil; o argumento formal consta no art. 201 do CPP, que consiste no captulo do ofendido, enquanto que o art. 202 o captulo das testemunhas. Assim, o fendi est fora do rol de testemunhas, e por isso ele no comete falso testemunho. Advogado comete falso testemunho? Ocorre que o advogado pode ser partcipe na em medida que ele induz ou instiga a testemunha a mentir. Ele partcipe porque ele no tem domnio do fato. Como advogado, geralmente a pessoa no arrolado. Ele pode ser testemunha? A priori sim, pois o fato pode no ter nada haver com a profisso dele. Contudo, as pessoas que devem manter sigilo profissional no podem revelar os fatos que tiveram cincia em razo da profisso, ainda que no tenha atuado em juzo sobre o fato ou ter recebido procurao. Se o advogado tomou conhecimento dos fatos, ainda que seja para uma consulta, ele est impedido de testemunhar.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Essa regra tem uma exceo prevista no art. 207 do CPP:


ART. 207. SO PROIBIDAS DE DEPOR AS PESSOAS QUE, EM RAZO DE FUNO, MINISTRIO, OFCIO OU PROFISSO, DEVAM GUARDAR SEGREDO, SALVO SE, DESOBRIGADAS PELA PARTE INTERESSADA, QUISEREM DAR O SEU TESTEMUNHO.

preciso o consentimento da parte interessada para que o advogado comparea para testemunhar, bem como da vontade dele. Todavia, se ele comparecer para testemunhar, ele no tem imunidade quanto ao crime. Ainda sobre o sujeito ativo, sobressai a figura do informante aquele que tem determinados vnculos de amizade e inimizade com as partes. A partir da surgem algumas questes: O juiz tem a obrigao de colher da testemunha o compromisso de dizer a verdade. uma formalidade. Mas se o juiz no colher o compromisso por lapso, isso no desobriga a testemunha para com a verdade. A testemunha informante aquela pessoa que o juiz no colhe compromisso de dizer verdade porque ele tem relaes com a parte. Essa pessoa comete falso testemunho? A doutrina dominante (Hungria, Greco, Capez...) pensa que o falso testemunho pode ser cometido ainda que a pessoa tenha uma relao tal com a parte a ponto de mentir por ela. O argumento que se utiliza o seguinte: o fato de no se colher o compromisso do informante no o desobriga para com a verdade perante a Administrao Pblica. Bittencourt tambm defendia esse entendimento, porm ele mudou. Cada pessoa tem um crculo de afeto por quem ela daria a vida, quanto mais mentir, o prprio CP diz que no crime de favorecimento pessoal no h crime se se der fuga ao cnjuge, ascendente, descendente e irmo. No se pode exigir de algum fidelidade de algum ao Estado e a infidelidade a uma pessoa do seu crculo ntimo. O STJ j tem entendido que o informante que mente em juzo para beneficiar algum com quem tenha uma relao ntima de amizade parentesco. Seria uma espcie de inexigibilidade de conduta diversa. Ademais, a eficcia preventiva de se punir um informante nesse caso praticamente nula, pois se a pessoa morreria por outra, claro que iria preso pela mesma. Quem suborna a testemunha para que ela minta, no responde como partcipe do falso testemunho, mas pelo crime do art. 343 (corrupo ativa de testemunha). Mas e se h coao de testemunha ou jurado ou juiz? O crime coao do curso do processo, art. 344. Perito: um expert no assunto que escapa ao conhecimento do magistrado. Ele algum que ir avaliar alguma informao que o juiz no tem critrio objetivo para avaliar.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O perito ir formular um laudo para esclarecer algum ponto. Ento a falsa percia seria o fornecimento de um laudo falso, ou depoimento falso acerca do laudo. O contador, o tradutor e o interprete so espcies de perito. O perito que comete esse crime aquele nomeado pelo juzo. Em tese o assistente tcnico no comete esse crime, pois ele contratado pela parte. Ele ser co-autor ou partcipe no crime se junto com o perito do juzo ele formula laudo falso. A rigor, a falsa percia um crime mais grave do que o falso testemunho, pois muito mais difcil que o juiz formule seu convencimento contra um laudo do que contra um testemunho. O desvalor de um laudo falso maior. O tipo objetivo fala em 3 modalidades: Fazer afirmao falsa: dizer em juzo ou inqurito ou administrativo algo que no condiz com sua percepo. O que falso o testemunho e no os fatos. A falsidade do testemunho algum dizer em juzo que presenciou algo que na verdade no presenciou. Existe falso testemunho de fato verdadeiro? Sim. O que se adota no falso testemunho a teoria subjetiva, a testemunha deve depor sobre algo que presenciou.

Obviamente, essa falsidade deve referir-se a algum fato relevante e controvertido, ou seja, no h falso testemunho se o fato no tem qualquer influncia no resultado do processo. A mentira absurda no configura falso testemunho. Ex: A sai com a namorada, e depois de deixa-la em casa, d o famoso zig e sai com outra. Saindo do motel com a outra, A testemunha um crime. No processo, ao invs de dizer que estava saindo do motel e presenciou o crime, ele diz que estava andando de bicicleta. Essa falsidade no tem relevncia para o processo. A mentira na qualificao da testemunha falso testemunho? Em verdade, inequvoco que a natureza da pessoa que ir depor pode interferir na credibilidade. Todavia, a falsidade sobre testemunho e no sobre a qualificao. Sebastian, pessoalmente, entende que poderia configurar falsa identidade, art. 307. Negar a verdade: algum ser perguntado sobre algo verdadeiro e negar veracidade. Ela poderia estar inserido em fazer afirmao falsa, porm o legislador quis espancar qualquer dvida. Calar a verdade: significa silenciar sobre fato relevante quando se teria obrigao de diz-lo.

Quando se fala nessas duas ultimas hipteses, no quer dizer que a testemunha seja obrigada a falar de tudo. Ela obrigada a falar sobre aquilo que lhe for perguntado. Se ela se calou sobre um fato que no foi questionado, ela no comete crime. Da a importncia da testemunha ser bem interrogada. A testemunha no tem direito ao silencio, ou seja, ela deve responder o que lhe for perguntado, salvo se aquele depoimento lhe for incriminar.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Se a pessoa se recusa a prestar depoimento, ela no est calando a verdade, mas sim cometendo crime de desobedincia. A nulidade do depoimento, do processo, descaracteriza o crime de falso testemunho? O falso testemunho est consumado com o encerramento do depoimento. Existem 3 posioes: se existe nulidade no depoimento no existe tipo de falso testemunho; a segunda distingue a nulidade absoluta da nulidade relativa, ento se a nulidade for absoluta no h crime, pois o testemunho no ir interferir numa sentena que no pode ser dada, mas se a nulidade for relativa, pode ser que o crime exista, dessa forma se o a declarao de nulidade alcana o depoimento como se o fato no houvesse existido, caracterizando uma causa de extino da punibilidade. O falso testemunho tem causa de aumento, descrita no art. 342 1: A pena ser aumentada de 1/3 a 1/6 se a testemunha recebe suborno para mentir, se o crime pratica do para produzir prova em processo penal ou para produzir prova em processo civil que tem como parte a Administrao Pblica. De um modo geral, a expresso suborno historicamente se envolve com vantagem pecuniria, e no com qualquer outra vantagem. O tipo subjetivo do crime de falso testemunho doloso, pois ningum o comete culposamente. A pessoa sabe que mente. Ademais, a falsidade sobre fato e no sobre opinio. Em relao ao perito, a opinio tcnica tem valor, ento a falsidade dela pode ser relevante. O falso testemunho est consumado quando encerrado o depoimento. Isso porque o crime admite retratao. O fato deixa de ser punvel quando o sujeito, antes da sentena do processo em que ele mentiu, declara a verdade. A lei fala que a mentira pode ser praticado em processo judicial, administrativo, inqurito policial e juzo arbitral. A sindicncia no processo administrativo, pois no se pode fazer analogia. Se A faz uma denunciao caluniosa e aps, arrolado como testemunha, mente em juzo ou inqurito. H dois crimes ou h um exaurimento da denunciao caluniosa? Existem duas condutas, contudo, no h violao de dois bens jurdicos diversos. Para Sebastian, seria mero exaurimento.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

24/10/2011

CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL (ART. 213 A 234-A) A preocupao que s etem hoje com a dignidade sexual, com a liberdade sexual, ou seja, o direito de manifestar livremente sua sexualidade, que atentada pelos crimes de estupro, atentado ao pudor...Tambm h uma preocupao com o vulnervel, criando-se tipos novos. Por fim, h os tipos relacionados com a prostituio e o trfico de pessoas. OBS: a prostituio em si no crime, mas existem algumas condutas relacionadas a ela que o legislador criminaliza.

ESTUPRO
ART. 213. CONSTRANGER ALGUM, MEDIANTE VIOLNCIA OU GRAVE AMEAA, A TER CONJUNO CARNAL OU A PRATICAR OU PERMITIR QUE COM ELE SE PRATIQUE OUTRO ATO LIBIDINOSO: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA RECLUSO DE 6 (SEIS) A 10 (DEZ) ANOS. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) 1 SE DA CONDUTA RESULTA LESO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE OU SE A VTIMA MENOR DE 18 (DEZOITO) OU MAIOR DE 14 (CATORZE) ANOS: (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 8 (OITO) A 12 (DOZE) ANOS. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 2 SE DA CONDUTA RESULTA MORTE: (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 12 (DOZE) A 30 (TRINTA) ANOS (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

o crime contra a liberdade sexual por excelncia. A partir de 2010 houve uma fuso em ter os dois tipos de violncia sexual: o estupro (conduta do homem que constrange a mulher a manter conjuno carnal) e o atentado violento ao pudor (constrangimento sexual que no implicava conjuno carnal), ambos com as mesmas penas e eram hediondos.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O estupro configura crime hediondo em todas as suas modalidades. No existe estupro com violncia presumida. O conceito de estupro o constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa a ter conjuno carnal, praticar ato libidinoso ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso. Estupro o constrangimento ilegal sexual, que implica na prtica de relao sexual, ato libidinoso pela vtima ou tolerncia da prtica de ato libidinoso pela vtima. O bem jurdico tutelado a liberdade sexual do ponto de vista imediato, e do ponto de vista mediato, tutela a dignidade sexual. Isso porque a liberdade sexual no uma liberdade qualquer, mas sim uma manifestao da prpria dignidade, por isso que no se questiona a natureza hedionda desse crime. Existe toda uma carga valorativa em torna da dignidade sexual. O sujeito ativo de estupro qualquer pessoa, sendo crime comum. At 2009, o sujeito ativo era apenas homem e o sujeito passivo era apenas mulher. Contudo o legislador mudou a redao do tipo para englobar qualquer pessoa tanto como sujeito ativo quanto como sujeito passivo. O que se discutia muito antes era se o marido poderia cometer estupro em relao a esposa. A antiga doutrina afirmava que no seria possvel, pois o marido estaria no exerccio regular de direito e a mulher teria o dever de prestar-se a conjuno carnal, porm se o marido praticar atos diversos da conjuno carnal sem o consentimento da mulher, ele cometeria atentado violento ao pudor, pois a mulher do lar no poderia se submeter s perverses do marido. Hoje, no se tem dvida, diante da lei Maria da Penha, que possvel sim o marido cometer estupro em relao esposa e vice-versa. Existe ainda o dever de conjugal de manter relao sexual, porm no se pode impor nenhuma prtica ao parceiro. A condio de marido ou namorado A pessoa pode ser sujeito passivo desse crime desde que seja maior de 14 anos e viva. Os menores de 14 anos so vtimas de um crime especfico: o art. 217-A estupro de vulnervel. Ademais, quem mantm relao sexual com cadver comete o crime do artigo 212 vilipndio a cadver. O sujeito passivo tambm qualquer pessoa independentemente da sua moralidade ou comportamento sexual. Uma das teses de defesa inclusive tentar desqualificar a vtima de forma a imputar culpa vtima pela ocorrncia do crime. O tipo objetivo do crime de estupro fala em um constrangimento ilegal. No estupro existe uma violao da vontade da vtima. indispensvel no crime que haja o dissenso, a discordncia da vtima. No h estupro com o consentimento do ofendido. A discordncia pode ser manifestada antes da prtica da relao sexual ou durante a prtica. No h estupro se a relao foi consentida e, aps, a pessoa teve uma ressaca

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

moral e manifestou sua discordncia, ou mesmo se o sujeito agride o outro aps a relao. Nesse ltimo caso, pode haver leso corporal. O fato de a relao sexual ter acontecido inicialmente consentida, no gera obrigao de terminar. A consumao no d direito ao exaurimento. A discordncia deve ser clara para que no gere no sujeito ativo o erro de tipo. A discordncia deve ser inequvoca. Quando a lei fala de violncia, refere-se a agresso fsica. A vtima sofre vias de fato ou leso corporal ou mesmo terceiro. A violncia ou a grave ameaa no necessariamente deve ser direcionada vtima, e dependendo do caso, pode ser dirigida a coisa ou animal. A grave ameaa a ameaa de mal srio, crvel, podendo ser de um mal futuro ou iminente. Pode ser ainda mal justo. Ex: ameaa de contar a polcia um crime passado da vtima de estupro. A ameaa supersticiosa excepcionalmente pode configurar estupro, a depender da crena da vtima. possvel configurar estupro atravs de ameaa auto-infringida? Ex: se A no dizer relaes com B, A ameaa se matar. A priori cr-se que no, mas excepcionalmente possvel. Ex: um filho que constrange a me, por exemplo. Essa violncia ou grave ameaa dirigida a prtica de um ao libidinoso. Para que haja estupro preciso que a conseqncia desse constrangimento seja a prtica da conjuno carnal ou ato libidinoso. Quando lei fala praticar ato libidinoso, indispensvel nessa prtica que o corpo da vtima esteja envolvido no ato libidinoso. No imprescindvel que o corpo do sujeito ativo esteja em contato com o corpo da vtima. Ou a vtima pratica o ato libidinoso ou permite que com ela se pratique. O ato libidinoso aquele ato destinado satisfao da concupiscncia. O estupro crime hediondo com pena mnima de 6 anos, envolvendo conjuno carnal, conjuno anal...Da sobressai a questo dos limites. Existem situaes h evidente violao proporcionalidade, contudo tambm no se pode genitalizar tudo. Deve-se analisar o quanto o ato libidinoso representa para a liberdade sexual da vtima. Ex: beijo a fora no carnaval Diversos autores entendem que pode se tratar de contraveno penal ou constrangimento ilegal. O tipo subjetivo de estupro obviamente doloso. Luis Regis Prado defende que a surpresa da vtima, ou seja, o ato feito sem que a vtima possa se defender, configuraria estupro, mas Sebastian entende que no. O tipo requer um fim especial de satisfao da libido? No, basta a conscincia do ato libidinoso. O mero temor referencial no suficiente para caracterizar estupro. O principio da insignificncia no possvel de ser aplicado.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O estupro no um crime complexo em sentido estrito, pois envolve duas condutas, porm um delas no tipifica crime isoladamente. E um crime complexo em sentido lato. Cabe tentativa de estupro? possvel, pois o sujeito pode ameaar a vtima e ser impedido por alguma circunstncia. E se o sujeito praticar vrios atos libidinosos? Crime nico? Concurso formal? Era mais fcil quando existia o estupro e atentado violento ao pudor, pois considerava-se concurso material. A redao atual acabou beneficiando o ru, pois o tipo tornou-se misto alternativo ou crime de ao mltipla, ou seja, o tipo tem vrios ncleos, contentando-se o legislador com a prtica de apenas um deles para consumao do crime. Contudo, a prtica de mais de um dos ncleos em uma situao de fato, configura crime nico. Pode ser crime continuado se o sujeito pratica a conduta uma vez num dia, depois no outro...e assim sucessivamente. O estupro absorve leses corporais? Sim. O estupro engloba os crimes de ameaa, o constrangimento ilegal e as leses corporais leves.
26/10/2011

A pena do estupro de 6 a 10 anos de recluso. Todavia, h o pargrafo 1, que tipifica a forma qualificada (se do estupro resulta leso corporal grave e se a vtima for menor de 18 anos e maior de 14), aumentando-se a pena cominada para 8 a 12 anos. A doutrina entende que a leso corporal grave decorrente de estupro teria uma natureza preterdolosa. Seria uma modalidade apenas preterdolosa, pois se houver dolo no estupro e dolo na leso grave, haveria concurso de crimes. No que tange ao crime de leso corporal, ela dever ser no mnimo culposa, pois o sujeito no pode responder por leso que no deu causa. Observe a seguinte situao: A pena do estupro simples 6-10 anos, do estupro qualificado de 8-12 anos, e a da leso corporal grave de 1-5 anos. Assim, se o sujeito agir dolosamente no estupro e na leso, poder ter um pena menor que o sujeito que agiu dolosamente no estupro e culposamente na leso (o estupro qualificado com natureza exclusivamente preterdolosa). Isso seria uma violao do princpio da proporcionalidade. Nesse ponto, Sebastian diverge da doutrina dominante afirmando que a qualificadora incidiria havendo ou no dolo na leso. Os crimes qualificados pelo resultado so geralmente inconstitucionais, pois a pena mnima cominada para essas modalidades maior do que a soma das penas dos crimes isoladamente. A pena tambm aumentada se a vtima menor de 18 anos e maior de 14. Isso porque se a pessoa for menor de 14, o crime ser o de estupro de vulnervel. Ocorre aqui uma

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

situao estranha: se o sujeito fica com uma adolescente no dia do aniversrio de 14 anos da pessoa no h uma previso legal exata para essa situao. Sebastian defende que seria estupro simples, pois no se pode aplicar a pena do estupro qualificado por analogia. O 2 diz que a pena seria aumentada se do estupro resultar a morte. A doutrina entende que seria uma modalidade preterdolosa, pois se houve dolo em ambos os resultados seria concurso. O mesmo raciocnio da leso corporal se aplica ao caso, pois a pena do homicdio culposo de 1-3 anos, enquanto que o estupro qualificado de 8-12 anos. A ao penal para o crime de estupro era privada at 2009, ou seja, o estupro era crime que dependia da iniciativa da vtima em contratar advogado ou se no tiver dinheiro para tanto o juiz ir designar um. A partir de 2009, o crime passou a ser processado por ao penal pblica condicionada representao. Isso porque s vezes o barulho do processo faz muito mais mal vtima do que o prprio crime. Outra bobagem do legislador: o art. 225 pargrafo nico afirma que se processa, entretanto, por ao penal pblica incondicionada se o crime cometido contra pessoa vulnervel ou se a vtima menor de 18 anos.
ART. 225. NOS CRIMES DEFINIDOS NOS CAPTULOS I E II DESTE TTULO, PROCEDE-SE MEDIANTE AO PENAL PBLICA CONDICIONADA REPRESENTAO. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PARGRAFO NICO. PROCEDE-SE, ENTRETANTO, MEDIANTE AO PENAL PBLICA INCONDICIONADA SE A VTIMA MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS OU PESSOA VULNERVEL. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

O MP entrou com ADI com relao a esse preceito, pois no foi previsto a mesma ao quando a vtima tiver sofrido leso corporal grave ou morte. O artigo 101 afirma que se uma elementar do tipo for considerada crime em si mesmo, e este de ao penal pblica, o crime todo ser processado por ao penal pblica. Devido a essa ADI, que se considera que continua a ser aplicada a smula 608 do STF: no crime de estupro praticado com violncia real, a ao penal pblica incondicionada. Com relao s causas de aumento:
ART. 226. A PENA AUMENTADA:(REDAO DADA PELA LEI N 11.106, DE 2005)

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

I - DE QUARTA PARTE, SE O CRIME COMETIDO COM O CONCURSO DE 2 (DUAS) OU MAIS PESSOAS; (REDAO DADA PELA LEI N 11.106, DE 2005) II - DE METADE, SE O AGENTE ASCENDENTE, PADRASTO OU MADRASTA, TIO, IRMO, CNJUGE, COMPANHEIRO, TUTOR, CURADOR, PRECEPTOR OU EMPREGADOR DA VTIMA OU POR QUALQUER OUTRO TTULO TEM AUTORIDADE SOBRE ELA; (REDAO DADA PELA LEI N 11.106, DE 2005) III - SE O AGENTE CASADO. (REVOGADO PELA LEI N 11.106, DE 2005)

Comete equivoco o legislador nesse artigo ao no incluir o descendente no inciso II desse artigo. Tem-se outras causas de aumento no art. 234-A
ART. 234-A. NOS CRIMES PREVISTOS NESTE TTULO A PENA AUMENTADA: (INCLUDO PELA LEI N12.015, DE 2009) III - DE METADE, SE DO CRIME RESULTAR GRAVIDEZ; E (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) IV - DE UM SEXTO AT A METADE, SE O AGENTE TRANSMITE VITIMA DOENA SEXUALMENTE TRANSMISSVEL DE QUE SABE OU DEVERIA SABER SER PORTADOR. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

Devido ao inciso IV desse artigo, o crime de estupro absorve o crime de perigo de contgio venreo (art. 130).

VIOLAO SEXUAL MEDIANTE FRAUDE ART. 215


ART. 215. TER CONJUNO CARNAL OU PRATICAR OUTRO ATO LIBIDINOSO COM ALGUM, MEDIANTE FRAUDE OU OUTRO MEIO QUE IMPEA OU DIFICULTE A LIVRE MANIFESTAO DE VONTADE DA VTIMA: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009)

Seria a fraude sexual. Algum violado em sua liberdade sexual mediante um engodo. Consiste na conduta de algum que pratica ato libidinoso com outra pessoa, induzindo ou

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

mantendo-a em erro quanto natureza do ato, legitimidade do ato e identidade do parceiro. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. A fraude deve ser sexual e no patrimonial. O sujeito deve iludir a vtima com relao natureza do ato, ou seja, valer-se de uma ingenuidade da vtima e a faz pensar que no se trata de ato libidinoso. A segunda hiptese um pouco mais difcil, a legitimidade do ato. Antes, quando os costumes eram mais recatados, o sujeito poderia forjar casamento para ter relao com a vtima. Quando se fala nesse crime, a nica diferena com relao ao estupro, o meio, que ao invs de ser a violncia a fraude. A pena alta (2-6 anos de recluso) que ser ainda agravada com multa se o crime ocorrer com o fim de obter vantagem econmica.

ESTUPRO DE VULNERVEL ART.217-A


ART. 217-A. TER CONJUNO CARNAL OU PRATICAR OUTRO ATO LIBIDINOSO COM MENOR DE 14 (CATORZE) ANOS: (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 8 (OITO) A 15 (QUINZE) ANOS. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 1 INCORRE NA MESMA PENA QUEM PRATICA AS AES DESCRITAS NO CAPUT COM ALGUM QUE, POR ENFERMIDADE OU DEFICINCIA MENTAL, NO TEM O NECESSRIO DISCERNIMENTO PARA A PRTICA DO ATO, OU QUE, POR QUALQUER OUTRA CAUSA, NO PODE OFERECER RESISTNCIA. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 2 (VETADO) (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 3 SE DA CONDUTA RESULTA LESO CORPORAL DE NATUREZA GRAVE: (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

Foi uma reao legislativa a uma interpretao jurisprudencial. Havia antes uma presuno de violncia com relao aos menores de cartoze anos. Porm, o Ministro Marcos Melo, seguindo uma orientao jurisprudencial, disse que a presuno seria relativa com relao aos menores 14 anos, admitindo-se prova em contrrio. Ele Fe uma interpretao sistemtica com o ECA, que diz que considerado criana a pessoa menor

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

de 12 anos e que acima disso, reconhece-se o mnimo de autonomia para que responda por infrao. Ou seja, o STF tinha cristalizado o entendimento de que de 0 aos 12 anos incompletos a presuno seria absoluta. Com relao aos maiores de 12 at 14 anos, a presuno seria relativa. uma interpretao at razovel, pois no se pode entender que qualquer manifestao de sexualidade de um menor de 14 seja errado. A inteno do legislador ao criar o tipo de estupro de vulnervel foi extirpar qualquer entendimento jurisprudencial, transformando qualquer ato libidinoso praticado com menor de 14 anos em estupro. Os tribunais superiores tem entendido de forma majoritria que a presuno, diante do dispositivo, absoluta. Contudo, existe uma corrente minoritria que defende ser possvel o entendimento de que, partindo do pressuposto de que a vtima j manifesta sua sexualidade abertamente, haveria ausncia de tipicidade material, ou seja, ausncia de leso ao bem jurdico liberdade sexual. Ademais, alguns autores afirmam que a vulnerabilidade do tipo seria ainda relativa. um interpretao contra legem, mas deve-se fazer uma abordagem constitucional.
31/10/2011

ESTUPRO DE VULNERVEL ART. 217-A O tipo fala em ter conjuno carnal com pessoa menor de 14 anos, e tambm incorre na mesma pena aquele que mantm relaes sexuais com algum que, por desenvolvimento mental incompleto ou doena mental, no tem necessrio desenvolvimento para pratica do ato. O que tem que est caracterizado o abuso da condio de deficiente da vtima, posto que no concebvel que nenhum deficiente possa ter relaes com algum. Tambm integra o tipo quem mantm relao sexual ou ato libidinoso com algum que no pode oferecer resistncia (um exemplo muito freqente o boa-noite-cinderela). Tambm deve haver um abuso! O sujeito deve dolosamente colocar a vtima na condio de vulnerabilidade ou se aproveitar de situao j existente. Um sujeito que mantm relaes sexuais com uma mulher em coma comete estupro de vulnervel? No estupro simples, a vitima constrangida a praticar ato libidinoso ou tolerar que com o corpo dela se pratique ato libidinoso. O estupro de vulnervel tem uma redao um pouco diferente, pois fala em ter relao carnal ou praticar outro ato libidinoso com a vtima. Assim, se a vtima praticar um ato libidinoso em si mesmo no se subsumiria no tipo. Seria necessrio que o sujeito tambm praticasse ato libidinoso concorrentemente. Seria uma incongruncia, na minha opinio, no condenar o sujeito pelo crime, mas como em direito penal no permitido analogia, diz-se que o tipo foi mal redigido, e o sujeito no poderia ser enquadrado nesse tipo

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Quando se fala nesse tipo, a pena maior do que o estupro simples, ento irrelevante que ele empregue ou no violncia ou grave ameaa. Da surge uma situao que paradoxal, isso porque se A constrange B violentamente a praticar ato libidinoso ter uma pena de 6 a 10 anos, porm se o mesmo sujeito embriaga a vtima e pratica os mesmos atos libidinosos, a pena mnima de 8 anos. *O juiz pode decidir contra legem quando essa lei est violando um direito fundamental previsto num princpio constitucional. Se o estupro de vulnervel pode ser cometido sem violncia ou grave ameaa, esse crime pode ser cometido em concurso com o constrangimento ilegal? No, pois o estupro absorve o constrangimento ilegal, pois este tambm pode ser configurado quando o constrangimento praticado aps diminuir a capacidade de resistncia. Ento bvio que o crime de constrangimento ilegal absorvido. O tipo doloso, ento se o sujeito incide em erro de tipo, no h configurao do crime por ausncia de dolo. O 3 diz que se da conduta resulta leso grave, a pena passa a ser 10 a 20 anos de recluso, e se resulta morte, a pena passa a ser de 12 a 30 anos. A doutrina dominante entende que essas qualificadoras somente incidem caso haja culpa, ou seja, dolo no estupro e culpa na leso grave ou morte. Contudo, incide aqui as mesmas ponderaes com relao ao estupro simples, sendo uma violao ao principio da proporcionalidade, pois a pena da forma preterdolosa ficaria mais severa do que a pena no concurso de crimes. ASSDIO SEXUAL ART. 261-A
ASSDIO SEXUAL (INCLUDO PELA LEI N 10.224, DE 15 DE 2001) ART. 216-A. CONSTRANGER ALGUM COM O INTUITO DE OBTER VANTAGEM OU FAVORECIMENTO SEXUAL, PREVALECENDO-SE O AGENTE DA SUA CONDIO DE SUPERIOR HIERRQUICO OU ASCENDNCIA INERENTES AO EXERCCIO DE EMPREGO, CARGO OU FUNO." (INCLUDO PELA LEI N 10.224, DE 15 DE 2001) PENA - DETENO, DE 1 (UM) A 2 (DOIS) ANOS. (INCLUDO PELA LEI N 10.224, DE 15 DE 2001) PARGRAFO NICO. (VETADO) (INCLUDO PELA LEI N 10.224, DE 15 DE 2001) 2 A PENA AUMENTADA EM AT UM TERO SE A VTIMA MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Significa uma espcie de abuso de poder, pois por trs do assdio sexual est um abuso de uma condio de superioridade hierrquica ou de ascendncia inerente a cargo emprego ou funo, em relao vtima. como se fosse uma importunao ao pudor, na qual est implcito um prejuzo laboral vitima caso ela no aceite as investidas do autor. A superioridade hierrquica abarca relao de direito pblico. A lei de cargo e emprego, como tambm em funo. Quando se fala em funo, no se inclui o temor reverencial, pois no h a hierarquia que pressupe o tipo. O professor pode cometer assdio em relao a aluno? A depender da situao pode. O filho do patro est includo como sujeito ativo? Sebastian diz que depende da relao de emprego. Com relao empregada domstica, por exemplo, parece que h um certa ascendncia. Mas se for outro emprego, parece que o filho do patro s praticar esse crime se houver co-autoria do patro. Quando se fala do tipo objetivo, ele foi redigido de maneira inadequada, pois deveria ter se escrito assediar e no constranger. O constranger desse tipo mais prximo de importunar, pois a ameaa no explicita. O sujeito cria uma condio que a vtima tenha dificuldade de recusar, devido ao prejuzo laboral que poder sofrer. O sujeito age com dolo. Contudo, h um fim especial de agir, ou seja, o sujeito ativo sabe que est criando para a vitima uma situao constrangedora e tambm quer obter com isso uma vantagem ou favorecimento sexual para si ou outrem. No se est falando aqui da troca de favores que h entre aqueles que se utilizam da sua sexualidade para ganhar determinadas vantagens. Assdio sexual no existe de baixo para cima, pois o consentimento do ofendido retira o carter criminoso da conduta. Pode ser caracterizado outro crime. Ex: juza que oferece favores sexuais para o desembargador responsvel por sua promoo pode ser corrupo. O crime est consumado independente do sujeito obter aquilo que deseja, ou seja, tratase de crime formal. Cabe tentativa por escrito, mas difcil, pois o crime condicionando representao, e s haver tentativa se o constrangimento no chegar ao conhecimento da vtima. Estupro de vulnervel e pedofilia so as mesmas coisas? No existe um tipo penal de pedofilia. O que pode haver a configurao de novos crimes includos no ECA (art. 241) O art. 241-A do ECA dispe:
07/11/2011

CORRUPO DE MENORES - ART. 218

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 218. INDUZIR ALGUM MENOR DE 14 (CATORZE) ANOS A SATISFAZER A LASCVIA DE OUTREM: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 5 (CINCO) (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) ANOS.

A pessoa que no mantm o ato libidinoso com o menor, mas induz o menor a satisfazer a lascvia de outrem, est enquadrado nesse crime. O sujeito ativo qualquer pessoa que pratica a conduta. Porm, ainda que no houvesse essa tipificao, esse sujeito seria partcipe do tipo de estupro de vulnervel. Lascvia tem relao com satisfao do prazer, encardo aqui como algo genrico. Esse tipo um tipo de resultado, ou seja, preciso que o sujeito efetivamente consiga induzir o menor a satisfazer a lascvia de outrem, que no precisa ser maior de idade ou imputvel, e o menor pratique atos no intuito da satisfao. O consentimento do ofendido irrelevante. O problema ocorre quando analisamos o art. 227:
ART. 227 - INDUZIR ALGUM A SATISFAZER A LASCVIA DE OUTREM: PENA - RECLUSO, DE UM A TRS ANOS. 1 SE A VTIMA MAIOR DE 14 (CATORZE) E MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS, OU SE O AGENTE SEU ASCENDENTE, DESCENDENTE, CNJUGE OU COMPANHEIRO, IRMO, TUTOR OU CURADOR OU PESSOA A QUEM ESTEJA CONFIADA PARA FINS DE EDUCAO, DE TRATAMENTO OU DE GUARDA: (REDAO DADA PELA LEI N 11.106, DE 2005) PENA - RECLUSO, DE DOIS A CINCO ANOS. 2 - SE O CRIME COMETIDO COM EMPREGO DE VIOLNCIA, GRAVE AMEAA OU FRAUDE: PENA - RECLUSO, DE DOIS A OITO ANOS, ALM DA PENA CORRESPONDENTE VIOLNCIA. 3 - SE O CRIME COMETIDO COM O FIM DE LUCRO, APLICA-SE TAMBM MULTA.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Esse crime ridculo! SATISFAO DE LASCVIA MEDIANTE PRESENA DE CRIANA OU ADOLESCENTE art. 218 O art. 218-A seria uma forma derivada da corrupo de menores, em que o sujeito pratica ato libidinoso na presena de menor de 14 ou induz o menor a presenciar ato libidinoso.
O ART. 218-A SERIA UMA FORMA DERIVADA DA CORRUPO DE MENORES, EM QUE O SUJEITO PRATICA ATO LIBIDINOSO NA PRESENA DE MENOR DE 14 OU INDUZ O MENOR A PRESENCIAR ATO LIBIDINOSO. 2 - SE O CRIME COMETIDO COM EMPREGO DE VIOLNCIA, GRAVE AMEAA OU FRAUDE: PENA - RECLUSO, DE DOIS A OITO ANOS, ALM DA PENA CORRESPONDENTE VIOLNCIA. 3 - SE O CRIME COMETIDO COM O FIM DE LUCRO, APLICA-SE TAMBM MULTA.

O sujeito ativo qualquer pessoa que pratica o ato libidinoso ou que induz o menor a presenciar ato libidinoso. Acontece que isso s crime se houver um fim especial de agir. preciso que o voyerismo do menor faa parte do contexto sexual, ou seja, faa parte da excitao daquele que est praticando o ato. FAVORECIMENTO DA PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL DE VULNERVEL art. 218
ART. 218-B. SUBMETER, INDUZIR OU ATRAIR PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL ALGUM MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS OU QUE, POR ENFERMIDADE OU DEFICINCIA MENTAL, NO TEM O NECESSRIO DISCERNIMENTO PARA A PRTICA DO ATO, FACILIT-LA, IMPEDIR OU DIFICULTAR QUE A ABANDONE: (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 4 (QUATRO) A 10 (DEZ) ANOS. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 1 SE O CRIME PRATICADO COM O FIM DE OBTER VANTAGEM ECONMICA, APLICA-SE TAMBM MULTA. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

2 INCORRE NAS MESMAS PENAS: (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) I - QUEM PRATICA CONJUNO CARNAL OU OUTRO ATO LIBIDINOSO COM ALGUM MENOR DE 18 (DEZOITO) E MAIOR DE 14 (CATORZE) ANOS NA SITUAO DESCRITA NO CAPUT DESTE ARTIGO; (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) II - O PROPRIETRIO, O GERENTE OU O RESPONSVEL PELO LOCAL EM QUE SE VERIFIQUEM AS PRTICAS REFERIDAS NO CAPUT DESTE ARTIGO. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 3 NA HIPTESE DO INCISO II DO 2, CONSTITUI EFEITO OBRIGATRIO DA CONDENAO A CASSAO DA LICENA DE LOCALIZAO E DE FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO.(INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

O artigo 218-B merece melhor ateno. Esse tipo uma espcie de espelho do art. 228. Sebastian entende que este ltimo artigo inconstitucional, sendo crime apenas na forma do 2 do artigo. Isso porque para se considerar algum prostituto ou prostituta so precisos 3 requisitos: a mercancia, a habitualidade e a pluralidade de parceiros, ento, se a prostituio no ato ilcito, como que induzir algum a prostituir-se seria crime?
ART. 228. INDUZIR OU ATRAIR ALGUM PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL, FACILIT-LA, IMPEDIR OU DIFICULTAR QUE ALGUM A ABANDONE: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 5 (CINCO) ANOS, E MULTA. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) 1 SE O AGENTE ASCENDENTE, PADRASTO, MADRASTA, IRMO, ENTEADO, CNJUGE, COMPANHEIRO, TUTOR OU CURADOR, PRECEPTOR OU EMPREGADOR DA VTIMA, OU SE ASSUMIU, POR LEI OU OUTRA FORMA, OBRIGAO DE CUIDADO, PROTEO OU VIGILNCIA: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 3 (TRS) A 8 (OITO) ANOS. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) 2 - SE O CRIME, COMETIDO COM EMPREGO DE VIOLNCIA, GRAVE AMEAA OU FRAUDE: PENA - RECLUSO, DE QUATRO A DEZ ANOS, ALM DA PENA CORRESPONDENTE VIOLNCIA.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

3 - SE O CRIME COMETIDO COM O FIM DE LUCRO, APLICA-SE TAMBM MULTA.

O crime do artigo 218-B ganha relevncia, posto que lida com a proteo do menor e do enfermo. Pratica esse crime quem se enquadra numa conduta de explorao sexual de menor de 18 anos, no qual no ensejar os requisitos da prostituio. O sujeito passivo qualquer pessoa que induz, submete, menor de 18 anos a prostituio ou qualquer outra forma de explorao sexual, bem como aquele que favorece a prostituio. Tambm incorre nas mesmas penas, segundo o 2, aquele que mantm relao sexual com prostituta menor de idade. O tipo cria uma espcie de garantidor, pois ser enquadrado no tipo tambm o responsvel, gerente ou proprietrio do local onde est havendo prostituio infantil. Ou seja, o proprietrio, se perceber que est ocorrendo, ele tem o dever de impedir que aquilo ali ocorra. Porm, para que no haja responsabilidade objetiva, ele s ser responsabilizado se agiu com dolo e se podia evitar o resultado, mas no o fez. Um dos efeitos automticos da condenao a cassao da licena de funcionamento do local onde ocorreu o crime, segundo o 3. O desconhecimento da condio de menor do sujeito passivo uma das matrias de defesa mais alegadas, pois pode ser que a vtima apresente indcios de maioridade.

CASA DE PROSTITUIO ART. 229


ART. 229. MANTER, POR CONTA PRPRIA OU DE TERCEIRO, ESTABELECIMENTO EM QUE OCORRA EXPLORAO SEXUAL, HAJA, OU NO, INTUITO DE LUCRO OU MEDIAO DIRETA DO PROPRIETRIO OU GERENTE: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE DOIS A CINCO ANOS, E MULTA.

Os proprietrio de motel, casas noturnas...no agem, no mnimo, com dolo eventual? Mas isso tem sentido hoje em dia? No. Aplica-se o princpio da adequao social.

RUFIANISMO

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 230 - TIRAR PROVEITO DA PROSTITUIO ALHEIA, PARTICIPANDO DIRETAMENTE DE SEUS LUCROS OU FAZENDOSE SUSTENTAR, NO TODO OU EM PARTE, POR QUEM A EXERA: PENA - RECLUSO, DE UM A QUATRO ANOS, E MULTA. 1 SE A VTIMA MENOR DE 18 (DEZOITO) E MAIOR DE 14 (CATORZE) ANOS OU SE O CRIME COMETIDO POR ASCENDENTE, PADRASTO, MADRASTA, IRMO, ENTEADO, CNJUGE, COMPANHEIRO, TUTOR OU CURADOR, PRECEPTOR OU EMPREGADOR DA VTIMA, OU POR QUEM ASSUMIU, POR LEI OU OUTRA FORMA, OBRIGAO DE CUIDADO, PROTEO OU VIGILNCIA: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 3 (TRS) A 6 (SEIS) ANOS, E MULTA. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) 2 SE O CRIME COMETIDO MEDIANTE VIOLNCIA, GRAVE AMEAA, FRAUDE OU OUTRO MEIO QUE IMPEA OU DIFICULTE A LIVRE MANIFESTAO DA VONTADE DA VTIMA: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 8 (OITO) ANOS, PREJUZO DA PENA CORRESPONDENTE VIOLNCIA.(REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) SEM

O rufianismo um crime habitual, praticado pelo famoso cafeto. um crime cuja pratica isolada constitui um indiferente penal. No preciso que seja a mesma prostituta, pois o sujeito pode ser rufio de qualquer prostituta. O sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, porm se for ascendente, padrastro, madrasta, enteado, cnjuge, irmo, tutor, empregador, preceptor da vitima ou se esta for menor de 14 anos, caracteriza-se uma forma qualificada. A primeira modalidade de prtica desse crime tirar proveito direto do produto da prostituio, ou seja, deve habitualmente retirar parte do lucro, da remunerao da prostituta. Ento, donos de sites e jornais que anunciam servios no cometem esse crime. A outra modalidade fazer-se sustentar por prostituta. Para Sebastian, essa parte do tipo no teria sentido, pois uma coisa seria a moralidade e outra seria a tutela do direito penal. TRFICO INTERNACIONAL DE PESSOA PARA FIM DE EXPLORAO SEXUAL ART. 231

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

TRFICO INTERNACIONAL DE PESSOA PARA FIM DE EXPLORAO SEXUAL (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) ART. 231. PROMOVER OU FACILITAR A ENTRADA, NO TERRITRIO NACIONAL, DE ALGUM QUE NELE VENHA A EXERCER A PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL, OU A SADA DE ALGUM QUE V EXERC-LA NO ESTRANGEIRO. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 3 (TRS) A 8 (OITO) ANOS. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) 1 INCORRE NA MESMA PENA AQUELE QUE AGENCIAR, ALICIAR OU COMPRAR A PESSOA TRAFICADA, ASSIM COMO, TENDO CONHECIMENTO DESSA CONDIO, TRANSPORT-LA, TRANSFERI-LA OU ALOJ-LA. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) 2 A PENA AUMENTADA DA METADE SE: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) I - A VTIMA MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS; (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) II - A VTIMA, POR ENFERMIDADE OU DEFICINCIA MENTAL, NO TEM O NECESSRIO DISCERNIMENTO PARA A PRTICA DO ATO; (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) III - SE O AGENTE ASCENDENTE, PADRASTO, MADRASTA, IRMO, ENTEADO, CNJUGE, COMPANHEIRO, TUTOR OU CURADOR, PRECEPTOR OU EMPREGADOR DA VTIMA, OU SE ASSUMIU, POR LEI OU OUTRA FORMA, OBRIGAO DE CUIDADO, PROTEO OU VIGILNCIA; OU (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) IV - H EMPREGO DE VIOLNCIA, GRAVE AMEAA OU FRAUDE. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 3 SE O CRIME COMETIDO COM O FIM DE OBTER VANTAGEM ECONMICA, APLICA-SE TAMBM MULTA. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

Consiste na conduta de algum que promove a exportao e a importao de prostitutas. H aqui uma violao dignidade sexual e tambm prpria dignidade da pessoa. Ou seja, o sujeito ativo praticamente submete pessoa a condio anloga de escravo.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Quem participar de qualquer forma do processo de exportao ou importao de prostitutas, responde a uma pena de recluso de 3 a 8 anos. O consentimento do ofendido no retira a ilicitude do fato. Existe outro artigo, o 231-A, que se refere ao deslocamento dentro do pas para exerccio da prostituio. Para haver trfico, preciso que a pessoa seja deslocada do local onde habitualmente vivia.
TRFICO INTERNO DE PESSOA PARA FIM DE EXPLORAO SEXUAL (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) ART. 231-A. PROMOVER OU FACILITAR O DESLOCAMENTO DE ALGUM DENTRO DO TERRITRIO NACIONAL PARA O EXERCCIO DA PROSTITUIO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAO SEXUAL: (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) PENA - RECLUSO, DE 2 (DOIS) A 6 (SEIS) ANOS. (REDAO DADA PELA LEI N 12.015, DE 2009) 1 INCORRE NA MESMA PENA AQUELE QUE AGENCIAR, ALICIAR, VENDER OU COMPRAR A PESSOA TRAFICADA, ASSIM COMO, TENDO CONHECIMENTO DESSA CONDIO, TRANSPORT-LA, TRANSFERI-LA OU ALOJ-LA. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) 2 A PENA AUMENTADA DA METADE SE: (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) I - A VTIMA MENOR DE 18 (DEZOITO) ANOS; (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) II - A VTIMA, POR ENFERMIDADE OU DEFICINCIA MENTAL, NO TEM O NECESSRIO DISCERNIMENTO PARA A PRTICA DO ATO; (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) III - SE O AGENTE ASCENDENTE, PADRASTO, MADRASTA, IRMO, ENTEADO, CNJUGE, COMPANHEIRO, TUTOR OU CURADOR, PRECEPTOR OU EMPREGADOR DA VTIMA, OU SE ASSUMIU, POR LEI OU OUTRA FORMA, OBRIGAO DE CUIDADO, PROTEO OU VIGILNCIA; OU (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009) IV - H EMPREGO DE VIOLNCIA, GRAVE AMEAA OU FRAUDE. (INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

3 SE O CRIME COMETIDO COM O FIM DE OBTER VANTAGEM ECONMICA, APLICA-SE TAMBM MULTA.(INCLUDO PELA LEI N 12.015, DE 2009)

Em caso o crime for praticado nas formas do 2, a pena ser aumentada da metade.

ATO OBSCENO ART. 233


ATO OBSCENO ART. 233 - PRATICAR ATO OBSCENO EM LUGAR PBLICO, OU ABERTO OU EXPOSTO AO PBLICO: PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO, OU MULTA.

de menor potencial ofensivo. Mas o que seria ato obsceno? Tem-se entendido que ato obsceno deve ser necessariamente um gesto que quando praticado em pblico, causa um constrangimento de natureza sexual. No preciso que o sujeito pratique o ato com a inteno de satisfazer lascvia prpria ou de outrem. No se exige um elemento subjetivo especfico. OBS: tem-se entendido que a exposio de seios no configura ato obsceno. O que se tem considerado ato obsceno a exposio da genitlia. ESCRITO OU OBJETO OBSCENO ART. 234
ART. 234 - FAZER, IMPORTAR, EXPORTAR, ADQUIRIR OU TER SOB SUA GUARDA, PARA FIM DE COMRCIO, DE DISTRIBUIO OU DE EXPOSIO PBLICA, ESCRITO, DESENHO, PINTURA, ESTAMPA OU QUALQUER OBJETO OBSCENO: PENA - DETENO, DE SEIS MESES A DOIS ANOS, OU MULTA. PARGRAFO NICO - INCORRE NA MESMA PENA QUEM: I - VENDE, DISTRIBUI OU EXPE VENDA OU AO PBLICO QUALQUER DOS OBJETOS REFERIDOS NESTE ARTIGO; II - REALIZA, EM LUGAR PBLICO OU ACESSVEL AO PBLICO, REPRESENTAO TEATRAL, OU EXIBIO CINEMATOGRFICA DE CARTER OBSCENO, OU QUALQUER OUTRO ESPETCULO, QUE TENHA O MESMO CARTER;

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

III - REALIZA, EM LUGAR PBLICO OU ACESSVEL AO PBLICO, OU PELO RDIO, AUDIO OU RECITAO DE CARTER OBSCENO.

PIADA N?!
21/11/2011

CRIMES CONTRA A F PBLICA arts. 289 a 311 TEORIA GERAL DO FALSO

A f pblica pode ser vista como a crena, a confiana, que as pessoas tm na autenticidade e na veracidade d determinados smbolos, papis ou sinais. Ou seja, a vida em comunidade s possvel quando se tem o mnimo de credibilidade em determinados smbolos. Os crimes contra a f pblica atingem justamente esse bem jurdico: a credibilidade. So crimes de falsidade. Nesses crimes existe prejuzo para o Estado, como tambm para eventual particular. O senso comum afirma que falso aquilo que no verdadeiro. O conceito penal um pouco mais completo: falso aquilo que no verdadeiro, porm com ele se parece. O falso no verdadeiro, mas se apresenta como se fosse, por isso que no existe crime quando a falsidade grosseira, pois esta deve ter o mnimo de idoneidade para enganar a pessoa comum. A falsidade grosseira pode configurar outro crime, como o estelionato, mas nunca crime contra a f pblica. Para que haja falsidade preciso que haja potencialidade lesiva. Quando a isso se refere, diz-se que s existe crime contra f pblica se a falsidade tiver o potencial de causar prejuzo a algum. Ex: A, ao preencher cadastro de hotel, presta declarao falsa quanto ao seu estado civil. Mas qual a potencialidade de dano que esta declarao tem? Nenhuma. Contudo, se essa declarao for feita em contrato de fiana, existe potencialidade de causar prejuzo. Todos esses crimes so tidos como crimes formais. No necessrio que algum tenha sido efetivamente enganado, ou seja, que o documento falso tenha sido efetivamente utilizado. Todos os crimes contra a f pblica so todos crimes dolosos. Sendo assim, significa que o sujeito tem a inteno de ludibriar, e essa inteno deve ser sobre um fato juridicamente relevante.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Os crimes contra a f pblica so utilizados, muitas vezes, como meio para realizao de outro crime, ou seja, utilizao de documento falso para obter alguma vantagem. Por exemplo, a falsidade um meio para praticar o estelionato. Ex: falsificao de assinatura em cheque para desconto. Existem 4 correntes a respeito do tratamento dessa questo. Em que pese tratar da situao da falsidade e do estelionato, pode-se estender para as demais : 1. Nelson Hungria o crime de falso absorve o eventual estelionato que for praticado como conseqncia. O crime de falsidade, e se com ela se obteve vantagem, esta seria mero exaurimento. Essa j foi superada a muito tempo. 2. Concurso material entre falso e outro crime - Essa tese era adotada pelo STF at o final da dcada de 60. Tambm superada. A razo da mudana de posio foi apenas pelas penas apresentarem-se muito altas e desproporcionais. Hoje se aplica mais essas duas ltimas 3. A Smula 17 do STJ quando o falso se exaure no estelionato sem mais potencialidade lesiva, por este absorvido. Partiu-se de uma idia finalista, pois o importante a inteno do sujeito. Se o sujeito pratica a falsificao para obteno de vantagem, e esta se exaure, o crime fim absorve a falsidade. 4. Posicionamento adotado pelo STF - Se a falsidade continua guardando potencialidade lesiva para alm da vantagem imediata, aplica-se a regra do concurso formal. O sujeito responder pelo crime mais grave com a pena aumentada de 1/6 at a metade. Quais so as espcies de falso? Esto previstas diversas modalidades nos arts. 289 a 311. Inicialmente, tem-se a contrafao, que consiste na elaborao, fabrico, de algo semelhante ao verdadeiro. Forja-se, elabora-se, cria-se, algo semelhante ao verdadeiro. Tem-se tambm a alterao, quando algum tem um substrato verdadeiro e modifica-o. Em outras palavras, existe uma base verdadeira que modificada. Essas duas modalidades consistem na falsidade material, ou seja, na fabricao ou alterao de uma base fsica verdadeira. H referencia a algum objeto fsico. Mais atualmente, tem-se estendido a algumas hipteses virtuais, como documento eletrnico. Na falsidade material existe um vcio no documento, esse vcio diz respeito a autenticidade dele. Geralmente, constatado por meio de percia. Existe, em contrapartida falsidade material, a falsidade ideolgica. Nesta no existe nenhum vcio no documento quanto a sua elaborao ou modificao. No ponto de vista formal, o documento prefeito, autntico, porem ele contem ou uma declarao falsa, mentirosa, ou deixa de conter informao que deveria.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Ou seja, primeiro deve-se analisar se houve falsidade material, mas se o documento autentico, parte-se para a falsidade ideolgica, pois esta subsidiria daquela. O que se questiona, na falsidade ideolgica, a verdade contida no documento. No existe percia para constatar falso ideolgico. Existe tambm o falso pessoal (art. 307 e 308), que significa a falsidade de identidade, quando algum se faz passar por outrem sem qualquer documento que o prove. Tem-se tambm o uso do falso. uma das formas mais freqentes, pois nas outras modalidades muito difcil constatar quem falsificou. Geralmente, a pessoa s pega quando utiliza o documento. Mas se uma pessoa falsifica e usa o documento, ela responder por qual crime? Greco diz que, nesse caso, o sujeito responder apenas pela falsificao, sendo o uso mero exaurimento. Quando no se consegue provar quem falsificou, a pessoa pega responder apenas pelo uso de falso. 23/11/2011 MOEDA FALSA art. 289
ART. 289 - FALSIFICAR, FABRICANDO-A OU ALTERANDO-A, MOEDA METLICA OU PAPEL-MOEDA DE CURSO LEGAL NO PAS OU NO ESTRANGEIRO: PENA - RECLUSO, DE TRS A DOZE ANOS, E MULTA. 1 - NAS MESMAS PENAS INCORRE QUEM, POR CONTA PRPRIA OU ALHEIA, IMPORTA OU EXPORTA, ADQUIRE, VENDE, TROCA, CEDE, EMPRESTA, GUARDA OU INTRODUZ NA CIRCULAO MOEDA FALSA. 2 - QUEM, TENDO RECEBIDO DE BOA-F, COMO VERDADEIRA, MOEDA FALSA OU ALTERADA, A RESTITUI CIRCULAO, DEPOIS DE CONHECER A FALSIDADE, PUNIDO COM DETENO, DE SEIS MESES A DOIS ANOS, E MULTA. 3 - PUNIDO COM RECLUSO, DE TRS A QUINZE ANOS, E MULTA, O FUNCIONRIO PBLICO OU DIRETOR, GERENTE, OU FISCAL DE BANCO DE EMISSO QUE FABRICA, EMITE OU AUTORIZA A FABRICAO OU EMISSO: I - DE MOEDA COM TTULO OU PESO INFERIOR AO DETERMINADO EM LEI; II - DE PAPEL-MOEDA EM QUANTIDADE SUPERIOR AUTORIZADA.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

4 - NAS MESMAS PENAS INCORRE QUEM DESVIA E FAZ CIRCULAR MOEDA, CUJA CIRCULAO NO ESTAVA AINDA AUTORIZADA.

Trata-se de falsidade material. Alm disso um crime de competncia da JF, ou seja, o sujeito passivo do crime de moeda falsa a Unio, pois esta que tem a prerrogativa de emitir moeda. O crime de moeda falsa, embora seja crime contra f pblica, tambm pode ser tido como crime econmico, pois interfere na dinmica da economia do pas. O tipo objetivo do crime diz: falsificar, fabricando ou alterando papel moeda em curso no pas ou no estrangeiro. Verifica-se que se trata de contrafao de papel moeda ou moeda metlica, ou modifica uma moeda verdadeira para aumentar-lhe o valor. OBS: se algum alterar a moeda para diminuir o valor, a doutrina unnime em dizer que no h crime (essa hiptese praticamente impossvel de acontecer na prtica). A doutrina traz essa discusso devido previso expressa do direito italiano de que ainda que se diminua o valor, o crime est configurado. O objeto material da falsificao a moeda metlica ou papel moeda em curso legal no pas ou no estrangeiro, ou seja, deve ser moeda capaz de circular como dinheiro. Assim, no pode ser considerado crime a falsificao de moeda fora de circulao. Ademais, a falsificao deve ser de uma cdula verdadeira, que circule. Outras espcies de dinheiro, como ticket alimentao, barra de ouro...no so objetos desse crime. A falsificao desses gneros pode configurar outro crime, mas no o de moeda falsa. No existe um crime para cada cdula falsificada. O juiz pode levar em considerao quando da dosimetria da pena. Claro que se h a falsificao diversas vezes, pode ser caracterizada a continuidade delitiva (crime continuado), aumentando-se a pena de 1/6 a 2/3. Nessas condies, o crime de moeda falsa ser praticado de uma s vez. Sua consumao acontece quando uma cdula falsificada. possvel a tentativa, apesar de ser de difcil configurao, quando, por exemplo, o sujeito imprime metade da figura da nota e antes de comear a imprimir a outra metade, ele pego. Se o sujeito apenas tem o maquinrio para a impresso, o crime no de tentativa de moeda falsa, mas sim o do art. 291 (petrechos para a falsificao de moeda), que meio preparatrio elevado a crime autnomo. Esse artigo foi criado para os casos em que o sujeito no pego com nenhuma cdula ou moeda metlica para ser periciada (norma subsidiria).

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O crime de moeda falsa exige o corpo de delito, ou seja, algum s ser condenado por moeda falsa se houver a percia do objeto material e se a falsidade for constatada. A pena de 2 a 12 anos e multa, pena mais alta do que a da leso corporal gravssima. No 1 h a criminalizao do uso da moeda falsa (guarda, emprestar, pe em circulao). O sujeito que falsifica no responde pelos dois crimes, mas apenas pela falsificao, pois o uso seria um exaurimento do crime. O sujeito recebe a cdula de m-f, ele sabe que se trata de falsificao, ento, se no houve dolo no uso da moeda falsa, no h crime, pois os crimes de falso so todos dolosos. Se o sujeito recebe a cdula de boa-f, e percebe sua falsificao depois, mesmo assim a introduzindo novamente em circulao, comete o crime do 2, que tipifica o crime de moeda falsa privilegiado. A diferena entre os dois pargrafos o elemento subjetivo. Na primeira hiptese o autor age com dolo em todo o momento, enquanto que na segunda hiptese, o sujeito age com dolo apenas posteriormente, no momento do repasse. E se o sujeito recebeu moeda falsa, ele pode ir no banco trocar? No, a no ser que a pessoa tenha recebido a moeda falsa em caixa rpido.

28/11/2011

CRIMES CONTRA A PAZ PBLICA O Ttulo IX da Parte Especial do Cdigo Penal descreve os crimes contra a paz pblica. Trs so os delitos estudados neste ttulo: incitao ao crime (art. 286), apologia de crime ou criminoso (art. 287) e o mais relevante deles, o de quadrilha ou bando (art. 288). Damsio de Jesus (1999, p.403) define o bem jurdico paz pblica como sendo o sentimento de tranqilidade ao qual tm direito todas as pessoas, e sem a qual se torna impossvel o desenvolvimento e sobrevivncia dos componentes de uma determinada coletividade. Como tm por objeto a proteo da sociedade de danos maiores que estes delitos podem suscitar, os crimes contra a paz pblica so todos classificados como crimes de Perigo abstrato (existe uma minoria que os consideram como crimes de perigo comum e concreto), sendo necessrio apenas que o agente realize o comportamento tpico. Os desdobramentos decorrentes da conduta so todos presumidos legalmente.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

INCITAO AO CRIME ART. 286


INCITAO AO CRIME ART. 286 - INCITAR, PUBLICAMENTE, A PRTICA DE CRIME: PENA - DETENO, DE TRS A SEIS MESES, OU MULTA.

O direito positivo brasileiro cataloga como crime a incitao pblica pratica de qualquer fato delituoso, como tambm o a apologia do crime, que se consubstancia na incitao ao crime. Incitar instigar, induzir, fazendo com que outras pessoas resolvam praticar um ato. Induzir ou incitar so figuras conhecidas. O Cdigo Penal contempla-as. Tambm o Anteprojeto do Cdigo Penal penaliza essa realidade e promove significativa inovao. O fato est em expanso no s no Brasil como no exterior. A doutrina qualifica esse delito como "Crime sem Fronteira". Induzir persuadir, aconselhar, argumentar, pressupe a iniciativa prtica e pode fazerse por qualquer meio. Incitar instigar, provocar, excitar a pratica do crime, por qualquer meio ou de qualquer forma, sem necessidade de s-lo pelos meios de comunicao social ou de publicao. O crime formal, independe do resultado ou da consequncia da incitao e equipara-se prpria prtica. O sujeito ativo desse crime pode ser qualquer pessoa, assim como o sujeito passivo, podendo classific-lo como crime comum. O bem jurdico tutelado a paz pblica O tipo subjetivo doloso, no havendo previso para modalidade culposa. O delito se consuma quando o agente, incitando publicamente a prtica do crime, coloca em risco a paz pblica, criando uma sensao de instabilidade social, insegurana e medo. O crime estar caracterizado ainda que a prtica delituosa sugerida no se efetive. Para que seja possvel a tentativa, ser necessrio observar o meio utilizado pelo agente para incitar publicamente. um crime de menor potencial ofensivo cuja pena cominada de 3 a 6 meses de deteno ou multa. A competncia para julgamento pertence, ao menos inicialmente, ao Juizado Especial Criminal. Guilherme Nucci (2003, p.776) comenta sobre concurso de pessoas e de crimes etambm a respeito do conflito aparente de normas, quando alm do art. 286 tambm praticadoo delito que o agente incitou, vejamos: se o destinatrio da instigao for nico e efetivamente cometer ocrime, pode o autor da incitao ser considerado partcipe (art. 29, CP). Nessa hiptese, o crime de perigo (art.286) absorvido pelo crime de dano cometido. Entretanto, se forem vrios os destinatrios da incitao e apenas um deles cometer o crime, haver concurso formal, isto , o agente da incitao responde pelo delito do art. 286 e tambm pelo crime cometido pela pessoa que praticou a infrao estimulada.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

A incitao para a prtica de crime de genocdio tipifica o delito do art. 3 da Lei n.2.889/56.
ART. 3. INCITAR, DIRETA E PUBLICAMENTE, ALGUM A COMETER QUALQUER DOS CRIMES DE QUE TRATA O ART. 1:PENA METADE DAS PENAS ALI COMINADAS.

Se o agente incitar prtica de crime contra a Segurana Nacional, o crime tipificado o descrito no art. 23, IV, da Lei n 7.170, de 14-12-1983 (Lei de Segurana Nacional).
ART. 23. INCITAR: IV PRTICA DE QUALQUER DOS CRIMES PREVISTOS NESTA LEI: PENA: RECLUSO, DE 1 (UM) A 4 (QUATRO) ANOS.

APOLOGIA DE CRIME OU CRIMINOSO ART. 287


APOLOGIA DE CRIME OU CRIMINOSO ART. 287 - FAZER, PUBLICAMENTE, CRIMINOSO OU DE AUTOR DE CRIME: APOLOGIA DE FATO

PENA - DETENO, DE TRS A SEIS MESES, OU MULTA

O bem jurdico protegido no delito do art. 287 do Cdigo Penal a paz pblica, que consiste na tranqilidade e segurana da sociedade. BEM JURDICO: PAZ PBLICA.O resultado normativo a efetiva afetao ao bem jurdico protegido, resultado de uma conduta dolosa oriunda de um incremento de risco. irrelevante para a sua ocorrncia qualquer resultado naturalstico. O tipo penal do art. 287 prev apenas a modalidade dolosa prevista no caput , que consiste na realizao em pblico de apologia de fato criminoso ou de autor de crime. O delito comum, podendo ser sujeito ativo qualquer pessoa. O sujeito passivo acoletividade ou a sociedade. Bitencourt (2004, p.280) afirma que o Estado tambm vtima dodelito, pois ele tem o dever de garantir a segurana e o bem-estar da coletividade. Este crime classificado como sendo de sujeito passivo vago, pois tem como vtima a coletividade, que nopossui personalidade jurdica. SUJEITO ATIVO QUALQUER PESSOA SUJEITO PASSIVO COLETIVIDADE

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

A conduta descrita no tipo penal fazer apologia, que tem o sentido de elogiar, louvar,enaltecer. A apologia que trata o delito a de um fato criminoso especfico ou de um autor de um delito determinado. Na parte inicial do dispositivo, o agente elogia um crime que foi praticado e que ele pretende que outras pessoas o reproduzam. Na segunda parte do caput, o legislador menciona que o agente faz a apologia ao autor de delito. Guilherme Nucci (2003, p.776) explica que somente pode ser considerada como autor de crime a pessoa condenada, isto , aquele tenha contra si, uma sentena penal condenatria transitada em julgado, no sendo suficiente para a tipificao da conduta o fato do agente estar sendo processado ou investigado. Damsio de Jesus (1999, p.410) entende de forma diversa afirmando que no necessria a deciso condenatria com trnsito em julgado. A conduta do sujeito ativo da mesma maneira que no artigo antecedente tambm deve ser realizada em pblico, independentemente de ser dirigida a uma pessoa especfica ou no. Para a configurao deste delito suficiente que o agente enaltea o fato ou o autor do delito na presena ou de forma que um nmero indeterminado de pessoas tome conhecimento. A apologia contraveno penal ou a ato imoral ou pessoa que tenha realizado qualquer um destes no tipifica a conduta. Tambm no h apologia de delito culposo ou autor desta mesma modalidade de crime. O objeto material do delito o mesmo que o bem jurdico protegido, isto , a paz pblica. No entanto, Rogrio Greco (2010, p.758) entende que o delito no possui objeto material. O crime admite qualquer forma de execuo: palavras, gestos, escritos etc. O crime praticado com dolo de perigo coletivo e abstrato, genrico, direto ou eventual. No h previso de elemento subjetivo especfico ou especial. Inexiste a modalidade culposa. O crime se consuma quando um nmero indeterminado de pessoas tomaconhecimento da apologia do fato criminoso ou de autor de crime. irrelevante que o crime ouo autor sejam copiados por outras pessoas. A tentativa admitida apenas na forma escrita. Nos meios de execuo oral e gestual o delito unissubsistente, no sendo passvel de fracionamento. Ressaltamos a mera defesa pblica de um indivduo que tenha sido condenado ou acrtica a uma deciso judicial que condenou determinada pessoa, no configura o presente delitodo art. 287 do Cdigo Penal.Se o agente faz apologia a vrios crimes ou a vrios autores de delitossimultaneamente, haver concurso formal de crimes (art. 70 do Cdigo Penal). Contra, RogrioGreco (2010, p.759) que considera inexistir concurso de crimes. A apologia de crime contra a segurana nacional caracteriza o crime do art. 22, IV daLei n. 7.170/83 (Lei de Segurana Nacional).

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 22. FAZER, EM PBLICO, PROPAGANDA:IV DE QUALQUER DOS CRIMES PREVISTOS NESTA LEI: PENA DETENO DE 1 (UM) A 4 (QUATRO) ANOS.

QUADRILHA OU BANDO ART. 288

QUADRILHA OU BANDO ART. 288 - ASSOCIAREM-SE MAIS DE TRS PESSOAS, EM QUADRILHA OU BANDO, PARA O FIM DE COMETER CRIMES: PENA - RECLUSO, DE UM A TRS ANOS. (VIDE LEI 8.072, DE 25.7.1990) PARGRAFO NICO - A PENA APLICA-SE EM DOBRO, SE A QUADRILHA OU BANDO ARMADO.

O bem jurdico protegido no delito do art. 288 do Cdigo Penal a paz pblica, que consiste na tranqilidade e segurana da sociedade.BEM JURDICO: PAZ PBLICA.O resultado normativo a efetiva afetao ao bem jurdico protegido, resultado de uma conduta dolosa oriunda de um incremento de risco. irrelevante para a sua ocorrncia qualquer resultado naturalstico. O tipo penal prev duas formas tpicas. No caput est descrita a forma bsica dolosa, que consiste na associao de mais de trs pessoas, em quadrilha ou bando, com o fim de cometer crimes. No pargrafo nico o legislador elaborou uma causa de aumento de pena, no caso da quadrilha ou bando ser armado. O delito do artigo 288 do Cdigo Penal classificado como crime de concurso necessrio ou plurissubjetivo, no qual exigida a presena de mais de trs pessoas para a sua tipificao. No se exige no delito que os co-autores sejam todos imputveis. A adequao da conduta ao tipo penal trata do nmero de pessoas necessrias para a ocorrncia do crime.Portanto, se na situao ftica havia trs menores e um imputvel maior de 18 anos, este responder pelo crime de quadrilha ou bando. Sobre esta a questo da presena de menores para tipificao do presente delito, Guilherme Nucci (2003, p.777) ressalta que se observar a idade dos menores que interviro no fato, pois dependendo dela no h como afirmar a existncia do delito: Natural, ainda, argumentar que depende muito da idade dos menores, uma vez que no tem cabimento,quando eles no tm a menor noo do que esto fazendo, inclu-los na associao. Se trs maiores valem-se de uma criana de nove anos para o cometimento de furtos, no pode o grupo ser considerado uma quadrilha ou bando, pois um deles no tem a menor compreenso do que est fazendo. apenas uma hiptese de autoria mediata, ou seja, os maiores

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

usam o menor para fins escusos. Mas, quando se tratar de adolescente que, no responsvel penalmente, tem discernimento para proceder associao, forma-se a quadrilha e configura-se o tipo penal. (grifo nosso) O sujeito passivo a coletividade ou a sociedade. Bitencourt (2004:282-283) afirma que o Estado tambm vtima do delito, pois ele tem o dever de garantir a segurana e o bemestar da coletividade. Este crime classificado como sendo de sujeito passivo vago, pois tem como vtima a coletividade que no possui personalidade jurdica. Antes de iniciarmos os comentrios especficos sobre as elementares tpicas, importante salientar que no crime de quadrilha ou bando, o legislador elevou os atos preparatrios de outros delitos que de regra no so punidos, categoria de delito autnomo. O iter criminis ou as fases do crime conforme estudado na Parte Geral so cinco: cogitao, atos preparatrios, execuo, consumao e exaurimento. Os tipos penais prevem sano para as condutas consumadas e para fatos tentados atravs da tipicidade indireta, combinando o tipo penal do delito que o agente quis praticar com a norma penal de extenso temporal, para que ele possa responder pela tentativa. Por exemplo: o agente que agiu com o dolo de subtrair a coisa alheia mvel para si, mas que por circunstncias alheias a sua vontade no conseguiu consumar a subtrao responder por furto tentado (art. 155, caput c/c art. 14, II ambos do Cdigo Penal). S excepcionalmente que o legislador pune atos preparatrios de outros delitos (ex.: quadrilha ou bando) como crime autnomo. Alm do art. 288 que pune atos preparatrios autonomamente,tambm podemos citar como exemplos no Cdigo e que estudaremos no prximo Ttulo, os delitos dos arts. 291 e 294 ambos do Cdigo Penal. TRATA-SE DE ATOS PREPARATRIOS DE OUTROS CRIMES QUE OLEGISLADOR RESOLVEU PUNIR AUTONOMAMENTE.O verbo ncleo do tipo associar que tem o sentido de reunir, agrupar. Damsio (1999:414) define associao como sendo a unio de pessoas, de forma estvel e permanente, para a consecuo de um objetivo comum. A Constituio Federal no inciso XVII do artigo 5 protege a liberdade de associao para fins lcitos. Evidentemente, que a conduta tipificada no art. 288 do Cdigo Penal foge a este princpio constitucional, vez que a associao aqui tem como fim especfico o de cometimento de crimes. Em face do verbo ncleo ser associar, trata-se de crime comissivo, porm, para Greco (2010, p.761) tambm pode ser praticado de forma omissiva imprpria. Como foi mencionado, a quadrilha ou bando tem a finalidade de se associar para cometer crimes. A expresso crimes o elemento normativo do tipo. Compreendemos pela expresso crime, o fato tpico, antijurdico e culpvel previsto no Cdigo Penal e na legislao penal complementar, isto , ser tpica a conduta quando os agentes tm o fim de realizar delitos determinados, no mero agrupamento de realizar atos ilcitos sem definio. Contrariamente ao nosso entendimento, encontramos Bitencourt (2004, p.284) que afirma que (...), a formao da quadrilha ou bando exige, para sua configurao, unio estvel e permanente de criminosos voltada para a prtica indeterminada de vrios crimes. No punida a conduta da associao para prtica de contravenes penais, atos imorais ou ilcitos no penais.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Outra informao importante a respeito do delito, que pouco importa se h unidade na finalidade de todos os agentes que compem a organizao, ou seja, na intencionalidade dos sujeitos pode existir a vontade de realizar crimes diferentes. Para a existncia do delito de quadrilha ou bando necessrio a reunio de mais de pessoas (mnimo de quatro) de forma permanente e estvel. No cmputo do nmero depessoas, tambm so considerados os inimputveis desde que tenham a capacidade parcial decompreenso de suas condutas. (grifo nosso).Questionamento que sempre existiu concernente a este delito o da existncia ou no de diferena entre as expresses quadrilha e bando. A doutrina ptria unssona a este respeito, definindo ambos os vocbulos como sinnimos. Como visto anteriormente, a quadrilha ou bando a associao permanente e estvel com o fim de praticar crimes, ainda que nenhum efetivamente ocorra concretamente.QUADRILHA OU BANDO SO TERMOS SINNIMOS.Entendemos que perfeitamente possvel a ocorrncia do delito de quadrilha ou bando na situao de crime continuado, isto , os agentes co-autores do delito do art. 288 do CP respondero por este delito (uma nica vez) em concurso material com o crime continuado (art.71 do CP) eventualmente praticado (p.ex.: roubo, furto, etc.). Posio idntica observar em Damsio (1994, p.397) e Nucci (2003, p.778). A associao que tenha como finalidade a realizao de um nico delito no configura o crime de quadrilha ou bando, mas sim, concurso de agentes previsto no art. 29 do Cdigo Penal. Sobre esta diferenciao, vejamos o que Bitencourt (2004, p.286) nos fala: Enfim, no se pode confundir co-participao (co-autoria e participao), que associao ocasional ou eventual para a prtica de um ou mais crimes determinados, com associao para delinqir, tipificadora do crime de quadrilha ou bando. Para a configurao desse crime exige-se estabilidade e o fim especial de praticar crimes indeterminadamente. Desta forma inadmissvel a ocorrncia de concurso entre o crime de quadrilha ou bando e o delito que tenha sua pena agravada ou qualificada pelo concurso de pessoas. No mesmo sentido, ver Delmanto (1991, p.437) Sob este aspecto voltamos a citar Guilherme Nucci (2003, p.778-779) que detm pensamento oposto ao exposto acima, vejamos: cremos admissvel a possibilidade de punio do agente pela associao em quadrilha ou bando, algo que ofende a sociedade, tratando-se de crime de perigo abstrato e comum, juntamente com o roubo com causa de aumento,consistente na prtica por duas ou mais pessoas, delito que se volta contra vtima determinada e de dano. Inexiste bis in idem, pois os objetos jurdicos so diversos, bem a essncia dos delitos. Fossem ambos de perigo ou ambos de dano, poder-se-ia falar em dupla punio pelo mesmo fato. No sentido que defendemos: Cumulao da qualificadora do crime de roubo (uso de arma) com a qualificadora de quadrilha armada. O crime de quadrilha um crime autnomo, que independe dos demais crimes que vierem a ser cometidos pelo bando. , tambm, um crime permanente que se consuma com o fato da associao e cuja unidade perdura no obstante os diversos crimes- fim cometidos pelos integrantes do grupo criminoso (STF, HC 75.349-3 2 T., Rel. Nri da Silveira,21.10.1997, v. u., DJ 26.11.1999, p. 84).

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O objeto material do delito o mesmo que o bem jurdico protegido, isto , a paz pblica. No entanto, Rogrio Greco (2010, p.760) entende que o delito no possui objeto material. O tipo penal do art. 288 do Cdigo Penal possui dois elementos subjetivos. O primeiro o dolo de perigo abstrato e coletivo, genrico e direto que est previsto na vontade de associarem-se, mais de trs pessoas para formar a quadrilha ou bando. H ainda outro elemento subjetivo na parte final do tipo, contido na expresso para o fim de cometer crimes. Neste elemento subjetivo encontramos um dolo especial ou especfico, que faz com o que o agente atue com um especial fim de agir. Em face da presena deste dolo especfico, classificamos o art. 288como um crime de tendncia. O crime de quadrilha ou bando se consuma no momento em que as quatro pessoasou mais se associam com animus de permanncia e estabilidade para cometer crimes. Damsio(1994, p.396) destaca que mister que a associao seja percebida ao mundo exterior, ou seja, queela inicie atos que evidenciem sua formao. O autor tambm alerta que o encontro para firmar ainteno de formao da quadrilha ou bando insuficiente para que o crime se consume, imprescindvel que este comece a operar. Em sentido diverso, compreendendo que o delito existecom a simples associao, temos Bitencourt (2004, p.285). 8. MODALIDADE DERIVADA.8.1 CAUSA DE AUMENTO DE PENA DE NATUREZA OBJETIVA (PARGRAFO NICO). O pargrafo nico do art. 288 prev uma causa de aumento de pena de naturezaobjetiva, quando determina a aplicao da pena em dobro no caso da quadrilha ou bando serarmado.CAUSA DE AUMENTO DE PENA DE NATUREZA OBJETIVA: PENA EMDOBRO.Para a incidncia da circunstncia suficiente que apenas um dos co-autores esteja portando a arma, que nem precisa no momento da prtica do(s) crime(s) ser utilizada de forma ostensiva, isto , basta que um dos agentes esteja armado, independentemente do seu emprego explcito (visual) no fato.INDEPENDE SE O PORTE OSTENSIVO OU NO. A espcie da arma para fins de tipificao da circunstncia irrelevante, isto , a arma pode ser prpria (cujo fim de ataque e defesa ex.: arma de fogo) ou imprpria (tem como finalidade precpua outros fins que o de atacar e defender, mas pode servir para este objetivo ex.: faca ou tesoura). QUADRILHA OU BANDO ARMADO COM A ARMA PRPRIA (EX.: ARMADE FOGO) OU IMPRPRIA (EX. FACA). Quando o delito de quadrilha ou bando for cometido com a inteno da prtica decrimes hediondos ou assemelhados, aplicar-se- o art. 288 do Cdigo Penal combinado com oart. 8 da Lei n. 8.072/90.
30/11/2011

FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO ART. 297

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

FALSIFICAO DE DOCUMENTO PBLICO ART. 297 - FALSIFICAR, DOCUMENTO PBLICO, OU VERDADEIRO: NO TODO OU EM PARTE, ALTERAR DOCUMENTO PBLICO

PENA - RECLUSO, DE DOIS A SEIS ANOS, E MULTA. 1 - SE O AGENTE FUNCIONRIO PBLICO, E COMETE O CRIME PREVALECENDO-SE DO CARGO, AUMENTA-SE A PENA DE SEXTA PARTE. 2 - PARA OS EFEITOS PENAIS, EQUIPARAM-SE A DOCUMENTO PBLICO O EMANADO DE ENTIDADE PARAESTATAL, O TTULO AO PORTADOR OU TRANSMISSVEL POR ENDOSSO, AS AES DE SOCIEDADE COMERCIAL, OS LIVROS MERCANTIS E O TESTAMENTO PARTICULAR. 3 NAS MESMAS PENAS INCORRE QUEM INSERE OU FAZ INSERIR: (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000) I - NA FOLHA DE PAGAMENTO OU EM DOCUMENTO DE INFORMAES QUE SEJA DESTINADO A FAZER PROVA PERANTE A PREVIDNCIA SOCIAL, PESSOA QUE NO POSSUA A QUALIDADE DE SEGURADO OBRIGATRIO;(INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000) II - NA CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDNCIA SOCIAL DO EMPREGADO OU EM DOCUMENTO QUE DEVA PRODUZIR EFEITO PERANTE A PREVIDNCIA SOCIAL, DECLARAO FALSA OU DIVERSA DA QUE DEVERIA TER SIDO ESCRITA; (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000) III - EM DOCUMENTO CONTBIL OU EM QUALQUER OUTRO DOCUMENTO RELACIONADO COM AS OBRIGAES DA EMPRESA PERANTE A PREVIDNCIA SOCIAL, DECLARAO FALSA OU DIVERSA DA QUE DEVERIA TER CONSTADO. (INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000) 4 NAS MESMAS PENAS INCORRE QUEM OMITE, NOS DOCUMENTOS MENCIONADOS NO 3, NOME DO SEGURADO E SEUS DADOS PESSOAIS, A REMUNERAO, A VIGNCIA DO CONTRATO DE TRABALHO OU DE PRESTAO DE SERVIOS.(INCLUDO PELA LEI N 9.983, DE 2000)

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

O ttulo de crdito um documento, mas ao portador diz que o titular do crdito o possuidor do ttulo. O objetivo dessa lei foi transformar o cheque em documento pblico para fins penais, enquanto o documento guardar a sua cartularidade (possibilidade de transferir por endosso). A falsificao do cheque, mesmo que apenas a assinatura, falsificao de documento pblico. So os documentos pblicos por equiparao. Paraestatal envolvendo toda a Administrao Pblica indireta. 3o Nas mesmas penas incorre quem insere ou faz inserir: I na folha de pagamento ou em documento de informaes que seja destinado a fazer prova perante a previdncia social, pessoa que no possua a qualidade de segurado obrigatrio; II na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado ou em documento que deva produzir efeito perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita; III em documento contbil ou em qualquer outro documento relacionado com as obrigaes da empresa perante a previdncia social, declarao falsa ou diversa da que deveria ter constado. Falsidade ideolgica previdenciria. 4o Nas mesmas penas incorre quem omite, nos documentos mencionados no 3 o, nome do segurado e seus dados pessoais, a remunerao, a vigncia do contrato de trabalho ou de prestao de servios.

FALSIFICAO DE DOCUMENTO PARTICULAR ART. 298


FALSIFICAO DE DOCUMENTO PARTICULAR ART. 298 - FALSIFICAR, DOCUMENTO PARTICULAR PARTICULAR VERDADEIRO: NO OU TODO OU ALTERAR EM PARTE, DOCUMENTO

PENA - RECLUSO, DE UM A CINCO ANOS, E MULTA.

Conforme lecionado por lvaro Mayrink da Costa [1] A conduta criminalizada constitui no ato de falsificar (reproduzir, imitar, contrafazer), no todo ou em parte, (documento novo constitudo ou apenas alterando o verdadeiro), documento particular (...) ou alterar (modificar, adulterar) documento particular verdadeiro (so elementos essenciais: o contedo, que a manifestao ou

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

declarao de vontade; a individualizao, embora sem o autor, quem escreveu; e a assinatura). (grifos no original). Sendo assim importante determinar o que compreendido por documento particular neste particular, leciona o professor Greco:[2] (...) o conceito de documento particular encontrado por excluso. Assim, se o documento no possuir natureza publica, seja ele formal e substancialmente publico, ou formalmente publico e substancialmente privado ou mesmo considerado publico por equiparao ( 2 do art. 275) poder ser considerado documento particular. Ainda, descrevendo os elementos desse tipo penal, Guilherme de Souza Nucci[3] , leciona: O tipo preocupa-se com a forma do tipo, por isso cuida da falsidade material. Por outro lado, exige-se a potencialidade lesiva do documento falsificado ou alterado, pois a contrafao ou modificao grosseira, no apta a ludibriar a ateno de terceiros, incua para esse fim. Eventualmente podendo se tratar de estelionato, quando, a despeito de grosseiramente falso, tiver trazido vantagem indevida, em prejuzo de outra pessoa, para o agente. No mesmo sentido, segue o ilustre professor[4]: O tipo preocupa-se com a forma do tipo, por isso cuida da falsidade material. Por outro lado, exige-se a potencialidade lesiva do documento falsificado ou alterado, pois a contrafao ou modificao grosseira, no apta a ludibriar a ateno de terceiros, incua para esse fim. Eventualmente podendo se tratar de estelionato, quando, a despeito de grosseiramente falso, tiver trazido vantagem indevida, em prejuzo de outra pessoa, para o agente. Elementos Subjetivos Elemento subjetivo o dolo. No havendo previso para o delito de natureza culposa. O professor Greco[5] menciona possibilidade de arguir erro de tipo caso o agente haja em desconhecimento dos elementos desse delito. Bem Jurdico Tutelado A doutrina reconhece como sendo a f publica. O professor Cezar Roberto Bittencourt [6] menciona em especial no que diz respeito autenticidade dos documentos particulares Sujeitos do Delito, Ao Penal e Suspenso Condicional Do Processo Por ser delito comum, qualquer pessoa pode ser o sujeito ativo. Ao passo que, apenas o Estado pode ser o sujeito passivo, pois o bem jurdico tutelado a f pblica dos documentos particulares. Tendo, portanto ao penal pblica incondicionada.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Preenchidos os requisitos do caput do art. 89 da lei de 9.099/95 caber a suspenso condicional do processo.

Consumao e Tentativa consumado quando o agente incorre em uma das condutas nucleares do tipo penal descrito no artigo acima. Sendo quem cria documento apcrifo ou falsifica parte de documento verdadeiro, bem como altera o seu contedo. Acerca da modalidade tentada, Damsio[7] diz in verbis: Admite a figura da tentativa. Ex.: o agente surpreendido, frustrando-se a alterao, no instante em que esta acrescentando letras a um documento particular. No se compreendendo a alterao, trata-se de tentativa. Modalidade: Comissiva e Omissiva Poucos doutrinadores elucidam este tema to bem quanto o doutor Greco[8] . Os ncleos falsificar e alterar pressupem em comportamento comissivo por parte do agente. No entanto, o delito poder ser praticado via omisso imprpria na hiptese em que o agente, garantidor, dolosamente, nada fizer para evitar a pratica da infrao penal, devendo, portanto, ser responsabilizado nos termos do art. 13 2, do Cdigo Penal. (grifos no original). Falsificao de Documento Particular para Fins Eleitorais H previso especifica no cdigo eleitoral, cabendo assim o uso deste tipo especificamente. Cheque Ser considerado documento particular quando j houver sido apresentado ao banco, e recusado por falta de pagamento, pois no pode ser transmitido por endosso. Fotocopias demais Documentos Fotocopias sem autenticao, documentos impressos sem assinaturas ou documentos annimos no podem ser considerados documentos particulares para fins deste artigo.

FALSIDADE IDEOLGICA ART. 299


ART. 299 - OMITIR, EM DOCUMENTO PBLICO OU PARTICULAR, DECLARAO QUE DELE DEVIA CONSTAR, OU NELE INSERIR OU FAZER INSERIR DECLARAO FALSA OU DIVERSA DA QUE DEVIA SER ESCRITA, COM O FIM DE PREJUDICAR DIREITO, CRIAR

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

OBRIGAO OU ALTERAR JURIDICAMENTE RELEVANTE:

VERDADE

SOBRE

FATO

PENA - RECLUSO, DE UM A CINCO ANOS, E MULTA, SE O DOCUMENTO PBLICO, E RECLUSO DE UM A TRS ANOS, E MULTA, SE O DOCUMENTO PARTICULAR. PARGRAFO NICO - SE O AGENTE FUNCIONRIO PBLICO, E COMETE O CRIME PREVALECENDO-SE DO CARGO, OU SE A FALSIFICAO OU ALTERAO DE ASSENTAMENTO DE REGISTRO CIVIL, AUMENTA-SE A PENA DE SEXTA PARTE.

Tipo clssico de falsidade ideolgica. No o nico crime de falsidade ideolgica contido no CP (arts. 300, 301 e 302) O documento tem todos os elementos formais e matrias de forma correta. O que ele contm uma idia falsa, uma idia que no compe a realidade. uma mentira contada em um documento formalmente verdadeiro. Sujeitos: se o sujeito ativo for funcionrio pblico a pena ser aumentada. Omitir: nessa modalidade omissiva, na qual na cabe tentativa, o sujeito deixa de inserir no documento algo que obrigatoriamente deveria constar. Inserir: comissiva. Essa insero pode ser direta ou indireta, na modalidade fazer inserir. Peculiaridades: No configura falsidade ideolgica a informao falsa que est sujeita a prvia conferencia e verificao de funcionrio pblico no exerccio de sua funo. Abuso de folha assinada em branco pode ser falsidade material ou ideolgica, depende do caso em si. Se eu sou mandatrio do signatrio da folha em branco a falsidade ideolgica; se eu no tenho poderes para elaborar aquele documento, ser falsidade material. Negcio jurdico simulado falsidade ideolgica? possvel que configure, assim que presente o elemento subjetivo do tipo, doloso, com o fim especial de agira (cometer com o fim de prejudicar direito, criar obrigao ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante).

Quem mente em petio, por exemplo, no comete falsidade ideolgica, pois petio no faz prova do fato, mas sim mera alegao. Da mesma forma, no comete esse crime quem faz BO de crime que no ocorreu.
05/12/2011

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

FALSIDADE NO RECONHECIMENTO DE LETRA OU DE FIRMA ART. 300


FALSO RECONHECIMENTO DE FIRMA OU LETRA ART. 300 - RECONHECER, COMO VERDADEIRA, NO EXERCCIO DE FUNO PBLICA, FIRMA OU LETRA QUE O NO SEJA: PENA - RECLUSO, DE UM A CINCO ANOS, E MULTA, SE O DOCUMENTO PBLICO; E DE UM A TRS ANOS, E MULTA, SE O DOCUMENTO PARTICULAR.

um crime de mo prpria que consiste na conduta de algum, que no exerccio da funo pblica, reconhece como verdadeira uma letra ou firma falsa. Esse crime, na verdade, falsidade ideolgica, pois faz gerar uma presuno de verdade sobre algo que falso. A pena a mesma do tipo de falsidade ideolgica. Mas existe as seguintes diferenas entre os tipos: o crime do art. 300 crime de mo prpria, pois s pode ser cometido pelo funcionrio pblico no exerccio da funo; pode ser absorvido pelo crime de corrupo passiva; e .... O crime cometido quando o sujeito reconhece a firma ou letra falsa como verdadeira. Mas e se for o contrrio? Se a firma ou letra for verdadeira e a pessoa reconhecer como falsa, praticar o crime de falsidade ideolgica.

FALSIDADE DE ATESTADO OU CERTIDO - ART. 301


CERTIDO OU ATESTADO IDEOLOGICAMENTE FALSO ART. 301 ATESTAR OU CERTIFICAR FALSAMENTE, EM RAZO DE FUNO PBLICA, FATO OU CIRCUNSTNCIA QUE HABILITE ALGUM A OBTER CARGO PBLICO, ISENO DE NUS OU DE SERVIO DE CARTER PBLICO, OU QUALQUER OUTRA VANTAGEM: PENA - DETENO, DE DOIS MESES A UM ANO.

um tipo especial, punido com menos rigor. Consiste na conduta de um funcionrio pblico que fornece atestado ou certido falsa, por isso, crime de mo prpria. J o 1 tipifica a falsidade material de certido ou atestado. Seria o crime cometido por qualquer pessoa, sendo crime comum.
FALSIDADE MATERIAL DE ATESTADO OU CERTIDO

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

1 - FALSIFICAR, NO TODO OU EM PARTE, ATESTADO OU CERTIDO, OU ALTERAR O TEOR DE CERTIDO OU DE ATESTADO VERDADEIRO, PARA PROVA DE FATO OU CIRCUNSTNCIA QUE HABILITE ALGUM A OBTER CARGO PBLICO, ISENO DE NUS OU DE SERVIO DE CARTER PBLICO, OU QUALQUER OUTRA VANTAGEM: PENA - DETENO, DE TRS MESES A DOIS ANOS.

O crime de falsidade material do art. 297 prescreve em 12 anos. A falsidade ideolgica (art. 299) tambm prescreve em 12 anos. J os tipos dos art. 301 caput e 1 so punidos menos severamente, por isso a prescrio de 4 anos e no de 12. OBS: atestado uma declarao de determinado fato ou circunstncia. Mas se esse fato ou circunstncia est destinado a constar em documento pblico, tem-se a certido. No basta que seja qualquer certido ou atestado, mas aquele que habilite o terceiro a ter alguma vantagem.

Tipo subjetivo doloso, e consumao e tentativa tm as mesmas caractersticas da falsidade ideolgica e falsidade material.

FALSIDADE DE ATESTADO MDICO ART. 302


FALSIDADE DE ATESTADO MDICO ART. 302 - DAR O MDICO, NO EXERCCIO DA SUA PROFISSO, ATESTADO FALSO: PENA - DETENO, DE UM MS A UM ANO. PARGRAFO NICO - SE O CRIME COMETIDO COM O FIM DE LUCRO, APLICA-SE TAMBM MULTA.

um crime de mo prpria, pois o autor do atestado somente pode ser o mdico. Esse crime, no pode ser cometido, em tese, pela enfermeira, dentista, farmacutico...Em tese, esses outro profissionais, se dessem atestado falso, seriam processados pelo tipo geral (falsidade ideolgica), porm isso iria de encontro ao princpio da proporcionalidade, pois o crime de mdico seria de menor potencial ofensivo enquanto os outros profissionais seriam punidos muito mais severamente. Assim, Nilo Batista defende que se poderia fazer uma analogia in bona partem, para que os todos os profissionais de sade sejam abarcados pelo art. 302.

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

Dar atestado significa atestar, e no entregar atestado. O mdico atesta algo ideologicamente falso, ou seja, quando atesta sade quando h doena e vice versa. O objeto da falsidade do atestado o fato e no o prognstico de cura. Assim, se a pessoa est gripada e mdico d atestado para que ela seja dispensa do trabalho mais dias do que era realmente necessrio, isso no integra o crime. O particular que faz uso do falso atestado mdico comete o crime do art. 304. USO DE DOCUMENTO FALSO ART. 304
USO DE DOCUMENTO FALSO ART. 304 - FAZER USO DE QUALQUER DOS PAPIS FALSIFICADOS OU ALTERADOS, A QUE SE REFEREM OS ARTS. 297 A 302: PENA - A COMINADA FALSIFICAO OU ALTERAO.

Esse crime acaba funcionado como exaurimento da falsidade, porm punido como crime autnomo porque em 90% dos casos no se consegue provar que a pessoa falsificou, mas se consegue provar que ela usou o documento falso. Qualquer pessoa pode cometer esse crime, exceto o falsrio. Usar documento falso significa apresent-lo a terceiro. Significa que o documento sai da esfera da posse do agente e apresentado a terceiro como se verdadeiro fosse. Nesse caso especfico, o artigo no pune a mera posse do documento, pois preciso que esse documento seja apresentado a terceiro. Alm disso, existe uma corrente jurisprudencial dominante com relao posse que excepciona a regra: trazer consigo carteira de habilitao falsa na conduo de veiculo automotor configura o delito. O documento falso que utilizado, deve s-lo com sua especifica destinao probatria. Ou seja, ele deve ser utilizado para fazer prova do fim especfico a que se destina. Se o documento falso utilizado para outra finalidade, o crime no se configura. Tem-se admitido que o uso do documento falso no admite tentativa por ser unisubsistente.

SUPRESSO DE DOCUMENTO ART. 305


SUPRESSO DE DOCUMENTO ART. 305 - DESTRUIR, SUPRIMIR OU OCULTAR, EM BENEFCIO PRPRIO OU DE OUTREM, OU EM PREJUZO ALHEIO,

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

DOCUMENTO PBLICO OU PARTICULAR VERDADEIRO, DE QUE NO PODIA DISPOR: PENA - RECLUSO, DE DOIS A SEIS ANOS, E MULTA, SE O DOCUMENTO PBLICO, E RECLUSO, DE UM A CINCO ANOS, E MULTA, SE O DOCUMENTO PARTICULAR.

Poderia ser visto como o dano, supresso ou ocultao de documento pblico ou particualr. Assim, ele pode se assemelhar ao crime de dano, de furto ou de apropriao indbita, diferenciando apenas quanto ao objeto material do crime, que nesse caso, ao invs de ser coisa alheia mvel, ser documento. Suprimir significa inutilizar ou subtrair o documento. Ocultar significa esconder o documento. A supresso, destruio ou ocultao deve ser do original do qual o autor no pode dispor, mesmo que eventualmente a pessoa seja possuidor ou detentor momentneo do documento. OBS: cpia autenticada encartada no processo considerada original, pois a folha do processo original. A destruio ou supresso no precisa ser total, basta que a parte suprimida ou destruda tenha relevncia jurdica. Mesmo que o documento possa ser recuperado, isso no descaracteriza o crime, pois este instantneo. FALSIFICAO DO SINAL EMPREGADO NO CONTRASTE DE METAL PRECIOSO OU NA FISCALIZAO ALFANDEGRIA, OU PARA OUTROS FINS - ART. 306
FALSIFICAO DO SINAL EMPREGADO NO CONTRASTE DE METAL PRECIOSO OU NA FISCALIZAO ALFANDEGRIA, OU PARA OUTROS FINS ART. 306 - FALSIFICAR, FABRICANDO-O OU ALTERANDO-O, MARCA OU SINAL EMPREGADO PELO PODER PBLICO NO CONTRASTE DE METAL PRECIOSO OU NA FISCALIZAO ALFANDEGRIA, OU USAR MARCA OU SINAL DESSA NATUREZA, FALSIFICADO POR OUTREM: PENA - RECLUSO, DE DOIS A SEIS ANOS, E MULTA.

FALSA IDENTIDADE ART. 307

DIREITO PENAL IV PROF. SEBASTIAN MELLO

ART. 307 - ATRIBUIR-SE OU ATRIBUIR A TERCEIRO FALSA IDENTIDADE PARA OBTER VANTAGEM, EM PROVEITO PRPRIO OU ALHEIO, OU PARA CAUSAR DANO A OUTREM: PENA - DETENO, DE TRS MESES A UM ANO, OU MULTA, SE O FATO NO CONSTITUI ELEMENTO DE CRIME MAIS GRAVE.

Consiste na conduta de algum que atribui a si mesmo ou a outrem falsa identidade. O sujeito se faz passar por outra pessoa real ou imaginria. O que faz parte da identidade (os atributos): o nome, filiao, nacionalidade, data de nascimento, estado civil, profisso. Existe um fim especfico de agir, pois deve-se intentar obter um vantagem para si ou para outrem ou causar dano a algum. uma modalidade de falso pessoal.

ART. 308 - USAR, COMO PRPRIO, PASSAPORTE, TTULO DE ELEITOR, CADERNETA DE RESERVISTA OU QUALQUER DOCUMENTO DE IDENTIDADE ALHEIA OU CEDER A OUTREM, PARA QUE DELE SE UTILIZE, DOCUMENTO DESSA NATUREZA, PRPRIO OU DE TERCEIRO: PENA - DETENO, DE QUATRO MESES A DOIS ANOS, E MULTA, SE O FATO NO CONSTITUI ELEMENTO DE CRIME MAIS GRAVE.

Consiste na conduta de algum que utiliza documento verdadeiro de terceiro como se fosse o seu, ou empresta documento verdadeiro seu para que outro se utilize.

Vous aimerez peut-être aussi