Vous êtes sur la page 1sur 2

Lista de Qumica Assunto: Estequiometria 1. O monxido de carbono (CO) um gs incolor, inodoro e muito txico.

. Ao ser inalado, esse gs combina-se com a hemoglobina nos glbulos vermelhos do sangue, inutilizando-os para sua funo essencial, que transportar oxignio (O2) pelo corpo. Sem oxignio, morremos rapidamente. No ms de agosto de 2007, na zona oeste do municpio do Rio de Janeiro, houve um acidente num banheiro de um Apart Hotel, que levou ao bito duas vtimas pela inalao do monxido de carbono, resultante da combusto da mistura de metano (CH4) e etano (C2H6) em um aquecedor. Com base na equao da combusto incompleta do etano (C 2H6), representada a seguir: C2 H6 + 5/2O2 2CO + 3H2O Determine: a) O volume de CO produzido, nas CNTP, a partir de 0,5 mol de etano. Dado: V(CNTP) = 22,4 L/mol. b) O nmero de molculas de CO produzido a partir de 40 g de oxignio. 2. Quando mergulhamos uma lmina de zinco (Zn(s)) em uma soluo aquosa de cido clordrico (HC(aq)), ocorre a seguinte reao qumica, com produo de cloreto de zinco e gs hidrognio: Zn(s) + 2HC(aq) ZnC2(aq) + H2(g) a) Calcule a massa de gs hidrognio (H2) formada aps o consumo de 1 mol de Zn na reao. b) Calcule a massa de HC necessria para preparar 100 mL de soluo desse cido na concentrao de 0,1 mol L-1.

3. O cido fosfrico, H3PO4, pode ser produzido a partir da reao entre a fluoroapatita, Ca5(PO4)2F, e o cido sulfrico, H2SO4, de acordo com a seguinte equao qumica: Ca5(PO4)2F (s) + 5 H2SO4(l) 3 H3 PO4(l) + 5 CaSO4(s) + HF (g) Considere a reao completa entre 50,45 g de fluoroapatita com 98,12 g de cido sulfrico. a) Qual o reagente limitante da reao? b) Determine a quantidade mxima de cido fosfrico produzida.

4. Um frasco que contm 1 litro de gua oxigenada, H2O2 (aq), na concentrao de 1 mol/L, foi armazenado durante um ano. Aps esse perodo, verificou-se que 50 % dessa gua oxigenada se tinha decomposto, como mostrado nesta equao: 2 H2O2 (aq) 2 H2O (l) + O2 (g) Considerando-se essas informaes, CORRETO afirmar que a massa de oxignio produzida nesse processo : a) 8 g. b) 16 g. c) 17 g. d) 32 g.

5. A nitrao total do fenol est representada pela equao

A massa de fenol, em gramas, necessria para reagir completamente com 18,9 g de cido ntrico , aproximadamente, a) 9,4 b) 18,9 c) 25 d) 72 6. Uma das principais fontes de energia trmica utilizadas atualmente no Estado de So Paulo o gs natural proveniente da Bolvia (constitudo principalmente por metano). No entanto, devido a problemas polticos e econmicos que causam eventuais interrupes no fornecimento, algumas empresas esto voltando a utilizar o GLP (gs liquefeito de petrleo, constitudo principalmente por butano). Fornea as equaes qumicas para a combusto de cada um desses gases e calcule os volumes de cada um deles que produzem 22,4 litros de CO 2. 7. Para responder questo a seguir, considere o seguinte esquema de procedimento industrial para obteno de gs nitrognio ou azoto (N2): Partindo de 200 L de ar contendo 5 % de umidade e, sendo a porcentagem dos gases no ar seco em volumes, a opo que MAIS SE APROXIMA DO VOLUME MXIMO de N2 obtido em rendimento de 70 % : a) 105 L b) 120 L c) 133 Ld) 150 L

Vous aimerez peut-être aussi