Vous êtes sur la page 1sur 16

(DAYANNA) Beatriz Pinto Venancio nasceu no dia 22 de julho de 1958, no Rio de Janeiro.

Possui graduao em Servio Social pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Servio Social pela Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente professora adjunta da Universidade Federal Fluminense. Tem experincia na rea de Envelhecimento, com nfase nos estudos de memria, atuando principalmente nos seguintes temas: servio social, envelhecimento, memria, teatro e teatro comunitrio. Quanto as suas produes bibliogrfica (ver detalhes no final deste trabalho), realizou: 9 artigos completos publicados em peridicos, 3 livros publicados/organizados ou edies, 2 captulos de livros publicados, 1 texto publicado em Jornal, 8 trabalhos completos publicados em anais de congressos, 12 Resumos publicados em anais de congressos, 45 apresentaes de Trabalho, 5 demais tipos de produo bibliogrfica, 6 Trabalhos tcnicos, 10 demais tipos de produo tcnica, 21 Produes artsticas/culturais.

(DAIANE) O livro intitulado Uma Experincia em Cena Dilogo entre Servio Social e Teatro trata-se de uma obra produzida em 1986, resultado de seu mestrado. A autora se insere na vertente contempornea da fenomenologia, procura fazer progredir a produo de novos conhecimentos terico-prticos centrados nos interesses populares, feitos pelo prprio povo numa linha de pesquisa participante. A autora recorre ao teatro no como recurso de ajuda imediata ou terpica, mas como instrumento de uma educao criativa, promovendo condies de reflexo sobre o contexto social. Assim como a fenomenologia, a autora se prope a estudar a vida cotidiana, isto , o dia-a-dia. No caso de sua obra, a autora enfatiza a vida cotidiana das empregadas domsticas. A autora se compromete em compreender a viso de mundo das empregadas domsticas. Venancio se apropria do mtodo do engajamento transcendncia, para demonstrar a possibilidade que as empregadas domsticas tm de mudar a sua realidade. A autora evidencia a intencionalidade vivida, ou seja, os significados que foram atribudos a determinadas coisas no decorrer da vida, e com base neste vivido a autora se prope atravs do dilogo fazer uma reflexo juntamente com as empregadas domsticas. Percebese nesses dilogos que Venancio sempre procurava ouvir o outro, ela privilegiava o sujeito

do conhecimento. De acordo com a autora, esta convivncia dialogal modificava os envolvidos. O conhecimento obtido pela reflexo do vivido implica uma compreenso crescente do valor das pessoas em sua vida, o alargamento de seus horizontes, desencadeando nelas um processo de transformao de suas prprias vidas. Este processo de transformao no individual, mas sim grupal e ele se d atravs das interaes entre os indivduos. Percebe-se que nos encontros que se estabelecem h a preocupao de passar para as empregadas que elas tambm so capazes de atribuir significados as coisas, elas no precisam simplesmente aceitar o que lhes so passados. O objetivo da autora foi justamente evidenciar como se manifesta o fenmeno da transformao no comportamento social atravs de ao-arte, a partir da prpria experincia vivida pelas empregadas domsticas em situao cnico-teatral. (FRANCISCO)
O texto est estruturado em quatro partes distintas: Introduo, Tema I: Cenas de uma experincia; Tema II: Nos bastidores do dilogo; Provocando novos significados. Na primeira parte, Venncio explica teoricamente a metodologia dialgica e o motivo de utilizar o teatro como seu instrumento para o dilogo. A estrutura visual desta parte destaca as categorias principais de forma a chamar a ateno do leitor. Na segunda parte, relatada a experincia vivida pela autora numa instituio catlica. Ali, ela prope, como alternativa, um trabalho de encenao das histrias de vida com os usurios (apesar de enfrentar uma grande resistncia). Metade desta segunda parte dividida em cenas e em planos de fundos, como em um espetculo de teatro. A outra metade possui recortes de alguns dilogos (que foram gravados na poca, pela autora) que trazem uma ideia de como se desenvolviam esses dilogos. Na terceira parte, Venancio relata o resultado do mtodo aplicado atravs das cenas que foram desenvolvidas. Nessa parte tambm traz recortes dos dilogos referentes s discusses entre as domsticas sobre os resultados das prprias encenaes. Mostra, a partir da, as consequncias dessa experincia. Na ltima parte, defende a forma como tratou o tema, com a principal finalidade de propor novos significados de vida para os usurios, atravs da fenomenologia. A estrutura visual desta ltima parte igual a da primeira, ou seja, uma estrutura potica com destaques s principais categorias, chamando a ateno do leitor. (RENATA)

Todo o texto possui referncias tericas, inclusive a segunda e a terceira parte, onde se percebe que a autora recorre principalmente a Anna Augusta de Almeida, sua principal inspirao no discorrer do texto. Venncio adota a Metodologia Dialgica (1986: 09) e sua obra fortemente embasada nesse mtodo. Explica sobre a importncia do dilogo em provocar questionamentos e reflexo sobre a realidade e, partir da, possibilitar "transformaes sociais" (p.20). Essa afirmativa de Venncio se baseia em Almeida, que trata da metodologia genrica constituda pelo dilogo, pessoa e transformao, e tambm utiliza esse mtodo em sua experincia (ALMEIDA, 1978:116). O fato de Venncio enfatizar o dilogo como meio para o exerccio da reflexo faz lembrar Cantarino, quando afirma que para Sartre, a linguagem deve ser um instrumento que revele possibilidades de transformao da realidade. (CATARINO, p.57). E Venncio enfatiza essa questo de liberdade no decorrer de todo o texto, por isso se apropria do dilogo, que se torna a questo central para o desenvolvimento de sua experincia. Outra ligao de Venncio a Sartre a questo do determinismo, o que acaba fazendo ligao a liberdade. Sartre diz que o mundo por essncia relativo a conscincia, ou seja, o ser humano no nasce com a conscincia, mas a mesma surge gradualmente conforme nos desenvolvemos. Venncio, por sua vez, questiona: o homem um ser acabado? (p.82) e condiciona essa questo liberdade, pois se fssemos acabados, no seramos humanos, mas apenas objetos (sem conscincia). (OZANA) Analisando o texto de Beatriz P. Venncio, a mesma destaca em seu texto que, para trabalhar com o grupo de mulheres empregadas domsticas, a autora parte da orientao da fenomenologia para a compreenso do grupos. Que faz uso da intersubjetividade para a anlise fenomenolgica, no qual Schutz considera como categoria central para a fenomenologia. Sua contribuio ao Servio Social foi partindo da anlise de pequenos grupos para uma melhor compreenso dos fatos sociais. Buscando primeiramente conhecer o individuo em particular para s ento ter a compreenso do mundo vivido pelo grupo. ... a relao pessoa-assistente social e pessoa-cliente, bem como a relao grupo-pessoas e grupo-mundo, que me pareceram essenciais para a compreenso da ao do Servio Social a um de seus pressupostos bsicos. Isso s foi possvel por uma atitude de abertura. Neste sentido, o que descubro e reconheo pela ao profissional so o envolvimento profundo e o engajamento necessrio reflexo

provocada pelo dilogo; a ao emergindo de todo o processo e este caminhar entendido como projeto que deve oferecer a garantia de que caminhei no mbito do Servio Social e no fora ou em torno dele...( VENANCIO, 1986, p. 15).

Outra contribuio para o Servio Social, foi da transformao social que aqueles encontros de grupos das empregadas domsticas proporcionou a muitas das frequentadoras. (MARCIA) Do ponto de vista das referncias bibliogrficas, Venncio trabalha com os seguintes autores: Martin Buber, Ana Augusta Almeida, Edmund Husserl, Paul Landsberg, Fernando Peixoto, Augusto Boal, Roger Garaudy, Andre Gibe, Nietze, Mounsier, Paulo Freire, Creusa Capalbo, LUIjpen, Binswagner, Jean Paul Sartre, Maurice Merleal-Ponty.

Dentre estes autores foram trabalhados durante a disciplina Maurice Merleau Ponty (Fenomenologia da Percepo), Sartre (Uma idia fundamental da fenomenologia de Husserl: a intencionalidade), Husserl (Metodologia de pesquisa Social, 1996 p50). E tambm merece destaque a Ana Augusta Almeida, pois alem de ter sido a principal referncia terica de Vanancio, e foi tratada em seminrio anterior, por outros colegas.

1. Quais os principais argumentos e concluses do/a autor/a? FRANCISCO (refazer)

Na pretensa tarefa de se compreender como Assistente Social no alheia s vivncias dos usurios, o trabalho da autora busca evidenciar um processo de transformao social. Para isso, pretende usar a compreenso dos atos como um tipo de ao profissional, cuja inteno mostrar a estrutura de significao da socialidade bsica *...+. (p. 30). Nesse sentido, a pesquisadora se mostra disposta a manter certo distanciamento e objetividade diante de seu objeto de estudo (o cotidiano dos alfabetizandos), afirmando que suas impresses sero consideradas "existencialmente".

A possibilidade do grupo teatral trazida, pela autora, corrobora com sua linha de pensamento, quando tenta propor um trabalho que mostre, atravs do que aparente, realidades diversas do dia-a-dia das empregadas domsticas participantes. A proposta surge como nova alternativa, com a finalidade de compartilhar experincias e instigar a reflexo de cada uma das participantes acerca das suas prprias realidades, provocando um despertar das conscincias. Em meio resistncia ao projeto da instituio, a autora consegue colocar o teatro em prtica, passando a destacar aquilo que aparece nos dilogos e confrontos vividos, e o que podem significar para os membros do grupo de teatro e para a problemtica do texto: a participao e a liberdade.

pelo Mtodo Dialgico que a Assistente Social procura desvendar os significados dados pelos membros do grupo s cenas representadas. Esse mtodo consiste numa relevncia dada aos dilogos (que surgem do conhecimento das pessoas) sobre a estrutura do que vivido, buscando apreender cada situao existencial vivida. Assim que, depois de relatar todo o dilogo teatral do grupo, num evento no final daquele ano, a autora, primeiramente, releva a conscincia histrica como uma busca pelo enfrentamento e superao das lutas sociais, por meio de uma conscincia reflexiva. A questo da liberdade se torna mais destacada no texto, quando ela afirma que s se livre na medida em que as opes conscientes apontam para projetos de vida comunitria. Aqui se verifica, com maior clareza, uma espcie de contradio nesse ltimo argumento. Durante todo o texto, a principal linha de argumentao foi valorizar a experincia falada da conscincia individual de cada participante; o contra-senso se acha na medida em que a autora vai explicitando sua principal inteno com aquele trabalho, que relevar o que pode estar por trs do fenmeno das mudanas na sociedade. Ou seja, h uma incoerncia entre destacar o papel do indivduo na assimilao de que preciso mudar, e em se buscar as transformaes sociais: fato que envolve, necessariamente, um conjunto de pessoas (sociedade). Portanto, um dos argumentos para a metodologia adotada foi a necessidade de construir significados a partir do que o prprio ouvinte fosse capaz de expor, o que levou Venncio,

intencionalmente, a relatar os dilogos e deix-los falar por si mesmos. Com base nas Situaes Existenciais Problematizadas (SEP) e no raciocnio de que a transformao social nunca uma questo de ajustamento, existe uma tenso vivida pela pesquisadora, em relao busca da apreenso das realidades descritas, por isso mesmo assumindo ela um risco de no conseguir traduzir, com fidelidade, as vivncias singulares de cada uma das domsticas do grupo. Por fim, observa a autora que sua principal inteno trazer mais questionamentos do que respostas s discusses que emergem da experincia teatral descrita, dada a amplitude e complexidade de seu objeto: a essncia da transformao, e s ento, no encerramento do texto, que ela reconhece que seu trabalho ainda no est terminado, e precisa pesquisar sobre a participao coletiva em algo de interesse coletivo, que a transformao social a qual envolve sempre a convivncia (p. 91).

OZANA

No texto h uma contradio entre a assistente social Marcia que representava (Igreja e Obra Assistencila) e o emprego da fenomenologia no grupo de empregadas domsticas, pois quando a assistente social diz que o encontro do grupo ter a evangelizao como finalidade de promover e transforma as moas, contradiz ao conceito da fenomenologia, pois esta se colo laica, no possuindo religio. A autora resgata tambm Satre em seu texto, relatando que o homem est condenado a ser livre. Mas que essa liberdade situada, est ligada minha situao. (p.82).
(MARCIA) Quanto a fragilidade, o objetivo da autora formular um novo instrumental para o Servio Social que unificasse a teoria e a prtica, visto que optou pela Metodologia Dialgica que pode ser aplicvel a nvel de experincia, visto que no dia-a-dia no h estrutura para a aplicao deste mtodo no fazer profissional, pois este mtodo demanda obrigatoriamente tempo, acompanhamento por determinado perodo que o Assistente Social em seu processo de trabalho no teria condio de faz-lo. A prpria autora comenta ser esse um dos riscos que continua correndo: no transmitir a experincia com toda a riqueza e coerncia metodolgica com a qual foi vivenciado (VENANCIO, p. 90). Difere do funcionalista, pois em nenhum momento busca a ordem, contudo a cada encontro com o grupo, deixava que os membros do grupo procurassem a soluo da problematizao que muitas vezes fora colocada em encontros anteriores e que foram debatidos e no se acordaram.

(DAIANA) O mtodo funcionalista prega que o sujeito influencia o objeto, mas o objeto no influencia o sujeito, no existe uma relao mtua de influncia. J na fenomenologia, como est bem explcito no texto ocorre uma influencia entre ambos os envolvidos, tanto o sujeito quanto o objeto ambos se influenciam, ambos se modificam, ou seja, no ocorre a neutralidade do sujeito como visto no funcionalismo. Percebemos essa relao de influncia presente na fenomenologia na seguinte passagem do texto:

Assim, esta convivncia dialogal, na qual as pessoas se despem diante do outro, num verdadeiro desejo de impregnar o outro e impregnar-se, foi provocando no grupo a compreenso de nossa participao no destino da coletividade, no momento histrico (...) (VENANCIO, 1986, p.76). (MRCIA) Com isso fica claro que em nenhum momento a autora busca o ajustamento, ou seja, o retorno a ordem, logo a diferena entre estas duas perspectivas que uma busca o retorno ordem, mas ordem estabelecida por quem? E o uso da fenomenologia neste caso visava a transformao social, ou seja, uma anomia. Em relao ao marxismo, de acordo com Netto(1990), em sua obra Venncio no incorpora alguns de seu aspecto como a diviso scial-tcnica do trabalho, as lutas de classe, o controle da massa subalternas inerentes da razo dialtica, que prope a revoluo/mobilizao dos trabalhadores para que haja mudanas, j Venncio pensa em chegar a transformao social atravs de encontros onde se produziam novos significados.

AINDA FALTA PENSAR NUMA FORMA DE ENCAIXAR A PARTE ABAIXO. (DAIANE OU DAYANNA, no lembro) A perspectiva marxista se assemelha a fenomenologia no que diz respeito questo da neutralidade do sujeito, assim como a fenomenologia o marxismo rejeita a idia de

neutralidade, para o marxismo o sujeito no neutro, ele modificado pelo objeto, ambos se influenciam. Analisando o texto Uma Experincia em Cena - Dilogo entre Servio Social e Teatro percebe-se tambm que a autora procurava sempre ouvir o outro, ela se baseava na idia de que o que voc me trs real, pois a fenomenologia acredita no que o cliente trs. Essa percepo vista na passagem abaixo:

(...) O depoimento de Joana tinha me afetado intensamente, uma vez que j havia experienciado aquela situao quando criana, e hoje, de forma mais sutil, ora pela minha condio de mulher num mundo discriminador, ora pela minha exigncia de ser pessoa participante numa sociedade que valoriza o indivduo, objeto e massificado (VENANCIO, 1986, p.67).

A perspectiva funcionalista j no possui essa sensibilidade de escutar o outro e aceitar a opinio que essa pessoa trs, o que os funcionalistas acham acerca de um determinado assunto e pronto. J para o marxismo voc s chega ao real atravs de um processo reflexivo e crtico, o marxismo no acredita cegamente no que o outro trs. Podemos perceber que no texto a autora sempre busca uma compreenso dos fatos, ela em hiptese alguma menciona a idia de causa, pois a fenomenologia rejeita a idia de causa. J o funcionalismo observa uma causa, e o marxismo observa vrias causas. Para o funcionalismo no importa compreender uma determinada situao e sim quantificar. A

fenomenologia no tem uma forma de pensar a sociedade como um todo, ela observa a sociedade do micro-para o macro. J o marxismo analisa a sociedade como um todo, ele observa a sociedade do macro-para o micro.

PRODUES BIBLIOGRFICAS Artigos completos publicados em peridicos:

1. VENANCIO, B. P. . Breve dramaturgia da memria. Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, v. 13, p. 291-300, 2008. 2. VENANCIO, B. P. . Registro cnico de memrias de velhos. InterAes - Cultura e Comunidade, Uberlndia, v. 1, n. 1, p. 141-151, 2006. 3. VENANCIO, B. P. . Registros de memria no texto e na cena. Urdimento (UDESC), Santa Catarina, v. 1, n.6, p. 56-66, 2004. 4. VENANCIO, B. P. . Oficina de teatro e memria. Interagir (UERJ), v. 6, p. 105-108, 2004.

5. VENANCIO, B. P. . Tropeos da memria. Revista GerAo - Associao Nacional de Geriatria, Rio de Janeiro, v. 1, p. 33-44, 2003. 6. VENANCIO, B. P. . Lembranas de um vestido de noiva. O Percevejo, Rio de Janeiro, v. 10/11, p. 201-209, 2002. 7. 8. 9. VENANCIO, B. P. . Teatro de Lembranas. Gnero, Niteri, v. 2, p. 49-58, 2000. VENANCIO, B. P. . Teatro na educao I. Cadernos de Arte 1, Curitiba, p. 37-63, 1998. VENANCIO, B. P. . Teatro na educao II. Cadernos de Arte 2, Curitiba, p. 26-40, 1998. Livros publicados/organizados ou edies

1. ALVARENGA, M. C. (Org.) ; VENANCIO, B. P. (Org.) . OFICINAS DA MEMRIA. Teoria e prtica. 1. ed. Niteri: Editora da UFF, 2011. 70 p. 2. VENANCIO, B. P. . Pequenos espetculos da memria. Registro cnico-dramatrgico de uma trupe de mulheres idosas. 1. ed. So Paulo: Hucitec, 2008. v. 1. 127 p. 3. VENANCIO, B. P. . Uma experincia em cena - dilogo entre Servio Social e Teatro. 1. ed. Rio de Janeiro: Dois Pontos, 1986. 95 p. Captulos de livros publicados: 1. VENANCIO, B. P. . Memrias da Casa. In: Beatriz Pinto Venancio; Maria Carmen Alvarenga. (Org.). OFICINAS DA MEMRIA. Teoria e prtica. 1 ed. Niteri: Editora da UFF, 2011, v. , p. -. 2. VENANCIO, B. P. . Pores de memria. Oficina de teatro com idosos. In: TELLES, Narciso; PEREIRA, Vitor Hugo; LIGIERO, Zeca. (Org.). Teatro e dana como experincia comunitria. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2009, v. , p. -. Texto publicado em Jornal:

1. VENANCIO, B. P. . Idosas roubam a cena no teatro da vida. O Correio, Niteri, 12 nov. 1999. Trabalhos completos publicados em anais de congressos:

1. VENANCIO, B. P. . Histrias de vida, teatro e velhice. In: XIX SEMINRIO LATINOAMERICANO DE ESCUELAS DE TRABAJO SOCIAL, 2009, Guayaquil. ANAIS DO XIX SEMINRIO LATINOAMERICANO DE ESCUELAS DE TRABAJO SOCIAL, 2009. v. 1. 2. VENANCIO, B. P. . Do arquivo ao canevas. In: IX Encontro Nacional de Historia Oral, 2008, Sao Leopoldo. Anais do IX Encontro Nacional de Historia Oral. Testemunhos e Conhecimento, 2008. 3. VENANCIO, B. P. . Arquivos de histrias de vida como fonte de registros dramatrgicos. In: IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ps-Graduao em Artes Cnicas, 2006, Rio de Janeiro. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ps-Graduao em Artes Cnicas. Rio de Janeiro : 7 Letras, 2006. p. 114-115. 4. VENANCIO, B. P. . Memrias de velhos e linguagem teatral. In: 32 Conferncia Internacional de Bem Estar Social, 2006, Braslia. 32nd International Conference on Social Welfare, 2006. 5. VENANCIO, B. P. . Pequenos espetculos da memria: linguagem teatral e trabalho social com idosos. In: 33 Congresso Mundial de Escuelas de Trabajo Social, 2006, Santiago. Annais do 33 Congresso Mundial de Escuelas de Trabajo Social, 2006.

6. VENANCIO, B. P. . Teatro de Lembranas. In: III Congresso de Pesquisa e Ps-Graduao em Artes Cnicas, 2003, Florianpolis. Anais do III Congresso de Pesquisa e Ps-Graduao em Artes Cnicas (Memria ABRACE VII). Florianpolis : ABRACE, 2003. p. 345-347.

7. VENANCIO, B. P. . Memria e dramaturgia. In: IX Seminrio Nacional Mulher e Literatura, 2002, Belo Horizonte. IX Seminrio Nacional Mulher e Literatura, 2001.

8. VENANCIO, B. P. . A escritura cnica da memria. In: II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ps Graduao em Artes Cnicas, 2001, Salvador. Memria Abrace IV Anais do ii Congresso Brasileiro de Pesquisa e Ps Graduao em Artes Cnicas. Salvador : ABRACE, 2001. p. 194-197. Resumos publicados em anais de congressos :

1. VENANCIO, B. P. . Do arquivo ao canevas. In: IX Encontro Nacional de Historia Oral, 2008, Sao Leopoldo. Caderno de Resumos do IX Encontro Nacional de Historia Oral. Testemunhos e Conhecimento. So Leopoldo : Oikos, 2008. p. 40-41. 2. VENANCIO, B. P. . Pequenos espetculos da memria: linguagem teatral e trabalho social com idosos. In: 33 Congresso Mundial de Escuelas de Trabajo Social, 2006, Santiago. Anais do 33 Congresso Mundial de Escuelas de Trabajo Social, 2006. 3. VENANCIO, B. P. ; RIBEIRO, A. P. A. ; ALVARENGA, M. C. . O resgate da memria social no UFF Espao Avanado. In: X Semana de Extenso da UFF, 2005, Niteri. Livro de Resumo da X Semana de Extenso da UFF, 2005. p. 40-41.

4. VENANCIO, B. P. ; SA, R. A. . Uff Espao Avanado - Trabalho Social com idosos: processos participativos na construo da cidadania. In: X Semana de Extenso da UFF, 2005, Niteri. Livro de Resumo da X Semana de Extenso da UFF, 2005. p. 57-58. 5. VENANCIO, B. P. . Pequenos espetculos da memria. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DA FEDERAO DE ARTE-EDUCADORES DO BRASIL, 2005, Rio de Janeiro. Anais XV CONFAEB. Trajetria e Polticas do Ensino de Artes no Brasil. Rio de Janeiro : FUNARTE, 2004. p. 206-206. 6. VENANCIO, B. P. ; ARAUJO, S. H. M. ; GOMES, M. F. . Oficina de Teatro no UFFESPA: a cena nossa. In: IX Semana de Extenso da UFF, 2004, Niteri. IX Semana de Extenso da UFF, 2004. p. 28-28. 7. VENANCIO, B. P. ; GOMES, M. F. ; ARAUJO, S. H. M. . A cidadania na ponta do lpis: oficina de texto com idosos. In: IX Semana de Extenso da UFF, 2004, Niteri. Livro de Resumos da IX Semana de Extenso da UFF, 2004. p. 36-37. 8. VENANCIO, B. P. ; ALVARENGA, M. C. . Programa UFF Espao Avanado. In: IX Semana De Extenso da UFF, 2004, Niteri. Caderno de Resumo da IX Semana de Extenso da UFF, 2004. p. 62-63. 9. VENANCIO, B. P. . Memria e dramaturgia. In: IX Seminrio Nacional Mulher e Literatura, 2001, Belo Horizonte. IX Seminrio Nacional Mulher e Literatura, 2001. p. 47-47.

10. VENANCIO, B. P. . Escritura cnica da memria. In: II Congresso da ABRACE, 2001, Salvador. Livro de resumos do II Congresso da ABRACE - Como pesquisamos. Salvador : ABRACE, 2001. p. 30-30. 11. VENANCIO, B. P. . Teatro e Memria. In: V Semana de Extenso da UFF, 2000, Niteri. Violncia, Pobreza e Desigualdade. Estratgias para o prximo milncio, 2000. p. 19-19. 12. VENANCIO, B. P. . Oficina de Teatro e memria. In: II Encontro fluminense sobre Envelhecimento e Cidadania dos Idosos, 1999, So Gonalo. II Encontro Fluminense sobre envelhecimento e cidadania do idoso, 1999. Apresentaes de Trabalho:

1. VENANCIO, B. P. . Arquivo de Memrias de pessoas comuns. 2011. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 2. VENANCIO, B. P. . Histrias de vida, teatro e velhice. 2009. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 3. VENANCIO, B. P. . Do arquivo ao canevas. 2008. (Apresentao de Trabalho/Congresso). e Gnero. 2008. (Apresentao de

4. VENANCIO, B. P. . Envelhecimento Trabalho/Conferncia ou palestra).

5. VENANCIO, B. P. . Envelhecimento e direito dos idosos. 2008. (Apresentao de TRabalho/Conferncia ou palestra). 6. VENANCIO, B. Trabalho/Comunicao). P. . Teatro e Servio Social. 2008. (Apresentao de

7. Cardoso, D ; VENANCIO, B. P. . O tema da velhice nos trabalhos de concluso de curso da Escola de Servio Social de Niteri desde a sua fundao. 2008. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 8. VENANCIO, B. P. . Quando a memria sobe ao palco. 2007. (Apresentao de Trabalho/Seminrio). 9. VENANCIO, B. P. ; ALVARENGA, M. C. ; Lopes, S E . Memria como argumento. 2007. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 10. VENANCIO, B. P. . Arquivos de histria de vida como fonte de registros dramatrgicos. 2006. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 11. VENANCIO, B. P. . Memrias de velhos e linguagem teatral. 2006. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 12. VENANCIO, B. P. ; ALVARENGA, M. C. ; DAMASCENO, T. S. ; SA, R. A. . XI Semana de Extenso da UFF - "Programa de Extenso Uff Espao Avanado". 2006. (Apresentao de Trabalho/Outra). 13. VENANCIO, B. P. ; MARINHO, A. G. ; DONZELLI, E. . A finitude humana: viver e morrer nas instituies de sade. 2006. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 14. VENANCIO, B. P. . Debate em Dia: Envelhecimento e Velhice: Imagem e Imaginrios. 2005. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 15. VENANCIO, B. P. . Geraes. 2005. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra).

16. VENANCIO, B. P. ; ALVARENGA, M. C. ; CAMARA, V. . UFF - Espao Avanado: trabalho social com idosos.. 2004. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 17. VENANCIO, B. P. ; ARAUJO, S. H. M. . A cidadania na ponta do lpis: oficina de texto com idosos. 2004. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 18. VENANCIO, B. P. ; GOMES, M. F. . Oficina de Teatro no UFFESPA. 2004. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 19. VENANCIO, B. P. . XV Congresso Nacional da Federao de Arte Educadores - Pequenos espetculos da memria. 2004. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 20. VENANCIO, B. P. . Servio Social e teatro. 2003. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 21. VENANCIO, B. Trabalho/Comunicao). P. . Teatro de Lembranas. 2003. (Apresentao de

22. VENANCIO, B. P. . VI Colquio do Programa de Ps-Graduao em Teatro da UNIRIO Teatro de lembranas. 2003. (Apresentao de Trabalho/Seminrio).

23. VENANCIO, B. P. . Escritura cnica da memria. 2001. (Apresentao de Trabalho/Comunicao).

24. VENANCIO, B. Trabalho/Comunicao).

P.

Memria

de

dramaturgia.

2001.

(Apresentao

de

25. VENANCIO, B. P. . I CONGRESSO DO INSTITUO HEMISFRIOCO DE PERFORMANCE E POLTICA - Imagens de famlia - experincias com teatro-imagem. 2000. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 26. VENANCIO, B. P. . Teatro e memria. 2000. (Apresentao de Trabalho/Comunicao).

27. VENANCIO, B. P. . A questo de Gnero na Terceira Idade. 1999. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 28. 29. VENANCIO, B. P. . Oficina de teatro e memria. 1999. (Apresentao de Trabalho/Outra). VENANCIO, B. P. . A velhice em cena. 1999. (Apresentao de Trabalho/Comunicao).

30. VENANCIO, B. P. . A monitoria na oficina de texto. 1997. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 31. VENANCIO, B. P. . Educao artstica - estratgias de ao para 96. 1996. (Apresentao de Trabalho/Comunicao). 32. VENANCIO, B. P. . Projeto Arte na Escola. 1995. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 33. VENANCIO, B. P. . Fenomenologia: metodologia dialgica e experincias vivenciadas. 1986. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 34. VENANCIO, B. P. . Metodologia dialgica. 1986. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 35. VENANCIO, B. P. . Uma Trabalho/Conferncia ou palestra). experincia em cena. 1985. (Apresentao de

36. VENANCIO, B. P. . Trabalho comunitrio. 1985. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra).

37. VENANCIO, B. P. . Fenomenologia e Servio Social. 1985. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 38. VENANCIO, B. P. . Fenomenologia e Servio Social. 1985. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 39. VENANCIO, B. P. . Uma experincia de Servio Social e a metodologia dialgica. 1985. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 40. VENANCIO, B. P. . Metodologia dialgica. 1985. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 41. VENANCIO, B. P. . Metodologia dialgica. 1985. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra).

42. VENANCIO, B. P. . Servio Social e as instituies. 1984. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 43. VENANCIO, B. P. . Trabalho comunitrio. 1984. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 44. VENANCIO, B. P. . Metodologia dialgica. 1984. (Apresentao de Trabalho/Conferncia ou palestra). 45. VENANCIO, B. P. . Servio Trabalho/Conferncia ou palestra). Social e criatividade. 1983. (Apresentao de

Demais tipos de produo bibliogrfica:

1. VENANCIO, B. P. ; ALVARENGA, M. C. . Introduo. Niteri: Editora da UFF, 2011 (Introduo de livro). 2. VENANCIO, B. P. . Orelha do livro Oficinas da Memria. Teoria e Prtica. Niteri: Editora da UFF, 2011 (orelha de livro). 3. Sousa, T ; VENANCIO, B. P. . Diverso e arte em Niteri. Niteri: Jornal O Fluminense, 2008 (Entrevista para jornal). 4. VENANCIO, B. P. . Espetculo da memria. Oficina de teatro com idosos 2006 (Artigo premiado no concurso "Una Sociedade para todas las edades"). 5. IAMAMOTO, M. V. ; CASSAB, M. A. T. ; LUSTOSA, M. G. P. ; MENEZES, M. T. ; VENANCIO, B. P. ; COSTA, S. G. ; BORGES, M. L. N. ; JORGE, L. M. L. ; SILVEIRA, M. L. ; PINTO, M. B. . Currculo do Curso de Graduao em Servio Social. Niteri: EdUFF, 2000 (Currculo). Trabalhos tcnicos:

1. VENANCIO, B. P. . Chamada de Artigos - Programa de Incentivo a Jovens Pesquisadores Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Movimentos Sociais, Polticas Sociais e Democracia na Amrica Latina e Caribe. 2009. 2. 3. VENANCIO, B. P. . Parecer para CAPES de relatrio final doutorado sanduche. 2007. VENANCIO, B. P. . Comisso de Bolsa de Extenso/2007 UFF. 2007.

4. VENANCIO, B. P. . Subcomisso Cientfica e Prmio de Extenso Josu de Castro da XII Semana de Extenso da UFF .. 2007. 5. 6. VENANCIO, B. P. . 32 Conferncia Internacional de Bem-Estar Social. 2006. VENANCIO, B. P. . Parecer Capes concesso de bolsa. 2006. Demais tipos de produo tcnica :

1. VENANCIO, B. P. ; MENDONCA, M. A. R. ; COSTA, M. V. B. . Agenda Acadmica 2007. 2007. (coordenao de mesa). 2. VENANCIO, B. P. ; DAMASCENO, T. S. . Oficina de teatro. 2005. (Curso de curta durao ministrado/Outra).

3. VENANCIO, B. P. ; BERSEZIO, M. E. ; PENA, R. ; KOIKE, M. . Reforma do Ensino Superior na Amrica Latina. 2005. (coordenao de mesa). 4. VENANCIO, B. P. . Garantir direitos na Seguridade Social Pblica. 2004. (Curso de curta durao ministrado/Outra). 5. VENANCIO, B. P. ; Stepansk, D. ; PAZ, S. F. ; Alves, Rosana . Intergeraes, envelhecimento e polticas. 2004. (Mesa Redonda). 6. 7. VENANCIO, B. P. . Oficina de Teatro. 2003. (Curso de curta durao ministrado/Outra). VENANCIO, B. P. . Oficina de Teatro. 2003. (Curso de curta durao ministrado/Outra).

8.

VENANCIO, B. P. . Direitos e cidadania da pessoa idosa. 2003. (Mesa Redonda).

9. VENANCIO, B. P. . Oficina de sensibilizao. 1999. (Curso de curta durao ministrado/Outra). 10. VENANCIO, B. P. . Oficina de texto. 1999. (Curso de curta durao ministrado/Outra). Produo artstica/cultural :

1. VENANCIO, B. P. . RDIO AVANADO NO AR. 2009. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 2. VENANCIO, B. P. . Niteri de nossas lembranas. 2008. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 3. VENANCIO, B. P. . A cena minha, a cena nossa. 2007. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 4. VENANCIO, B. P. . A cena minha, a cena nossa. 2007. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 5. VENANCIO, B. P. . A cena minha, a cena nossa. 2007. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 6. VENANCIO, B. P. . A cena minha, a cena nossa. 2007. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 7. VENANCIO, B. P. . Andanas de um viajante. 2006. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 8. 9. VENANCIO, B. P. . Ns no tempo. 2004. (Apresentao de obra artstica/Teatral). VENANCIO, B. P. . Ns no tempo. 2003. (Apresentao de obra artstica/Teatral).

10. VENANCIO, B. P. . Memrias ao redor da mesa. 2002. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 11. VENANCIO, B. P. . Monlogo de muitas vidas. 2001. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 12. VENANCIO, B. P. . Viva a Mulher!. 2000. (Apresentao de obra artstica/Teatral).

13. 14. 15. 16.

VENANCIO, B. P. . O sonho de Glorinha. 2000. (Apresentao de obra artstica/Teatral). VENANCIO, B. P. . "Que Deus o tenha!". 1999. (Apresentao de obra artstica/Teatral). VENANCIO, B. P. . As preciosas ridculas. 1996. (Apresentao de obra artstica/Teatral). VENANCIO, B. P. . Quarto de Empregada. 1981. (Apresentao de obra artstica/Teatral).

17. VENANCIO, B. P. . Os fuzis da Senhora Carrar. 1980. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 18. VENANCIO, B. P. . Mural Mulher. 1980. (Apresentao de obra artstica/Teatral).

19. VENANCIO, B. P. . Quando as mquinas param. 1979. (Apresentao de obra artstica/Teatral). 20 21 VENANCIO, B. P. . Monlogo de muitas vidas. 2005 (espetculo teatral). VENANCIO, B. P. . Um boteco e sua histria. 2004 (espetculo teatral).

Referncias bibliogrficas http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4789709E8

Vous aimerez peut-être aussi