Vous êtes sur la page 1sur 9

Beatriz Blanco, RA 059195 AT325 -Teorias das Artes II Estesia e Esttica na Crise Contempornea Prof. Dr.

Joo Francisco Duarte Jr.

Em defesa de uma tecnologia expressiva No livro O sentido dos sentidos, Joo Francisco Duarte Jr. nos apresenta o que ele chama de crise da sensibilidade, um mal que acomete os tempos atuais e provoca um estado de anestesia nos indivduos.

A crise que acomete o nosso estilo moderno de viver precisa ser vista como diretamente vinculada a uma maneira de se compreender o mundo e de sobre ele agir, maneira que se veio identificando como tributria dessa forma especfica de atuao da razo humana: a forma instrumental, calculante, tecnicista, de se pensar o real. Se h uma crise, esta deve ser primordialmente debitada quele modelo de conhecimento que, originrio das esferas cientficas (nas quais, deixe-se claro, ele cumpre o seu papel), com rapidez se espalhou por todos os interstcios de nossa vida diria, respaldando a economia, a produo industrial e mesmo a educao e a maioria de nossos atos cotidianos. Tal conhecimento, tendo (epistemologicamente) negado desde os seus primrdios o acesso sensvel do ser humano ao mundo, veio, num crescendo, desumanizando o nosso planeta e as nossas relaes sociais ao generalizar-se de modo indiscriminado. (DUARTE JR., 2001)

Muitas vezes a tecnologia colocada como culpada, ou pelo menos como agente agravante, nessa crise dos sentidos. A tecnologia amorteceria a percepo, acomodaria o indivduo na lei do mnimo esforo e o tornaria cada vez mais anestesiado, imerso em um universo particular e abstrato (sendo o termo abstrair sinnimo de separar), dissociado do universo sensvel, onde a realidade sempre percebida atravs da mediao de algum equipamento. A percepo tecnolgica seria o oposto da percepo sensvel.

Porm, algumas caractersticas do computador pessoal e do hipertexto, e dos usos que essa tecnologia tem sofrido por parte de um nmero considervel de usurios na internet, me fazem acreditar que um grande potencial expressivo se encerra nesta tecnologia em particular. Com esse texto procuro discutir brevemente algumas possibilidades de uso sensvel do computador pessoal e da internet, apontando caractersticas que favoream esse retorno, e os relacionando s possibilidades expressivas da multisemiose, caracterstica do hipertexto tema de minha pesquisa de mestrado.

O computador e a razo instrumental O computador desde suas origens possui o rtulo de ferramenta produtiva, e no expressiva. Uma forte razo para isso que esta mquina foi concebida inicialmente como instrumento de clculo, o que em nossa noo cultural seria praticamente o oposto de um instrumento de uso esttico. Outra razo que podemos imaginar que operar um computador foi, durante muito tempo, uma tarefa complexa que exigia alto grau de especializao e um acesso muito restrito s mquinas, que no incio eram enormes e chegavam a ocupar construes inteiras. Desse alto grau de complexidade ao leves e modernos netbooks existentes atualmente, o computador evoluiu de equipamento militar de alto custo e complexidade a instrumento de fcil uso, com interfaces pensadas de forma a serem o mais simples possvel para o usurio, uma espcie de organizador de tarefas domsticas e de escritrio. Quando surgiram os primeiros PCs (personal computers, os computadores pessoais), o posicionamento do produto no mercado foi feito justamente frisando essa simplicidade e a caractersticas de ferramenta da nova tecnologia, um terminal para realizar tarefas de clculo, arquivamento de dados e escrita de documentos. O produto lutava para se livrar do estigma de mquina misteriosa, opervel apenas por super-

cientistas iniciados, e visava se tornar uma espcie de mentor eletrnico da vida domstica e profissional, um facilitador multiuso. Com o tempo e o avano tecnolgico de alguns dispositivos de mdia que viriam se integrar ao computador (como filmadoras e cmeras digitais, gravadores e tocadores de udio, entre outros) de realizador de tarefas de escritrio ou planejamento domstico, o PC passou a tambm ser uma espcie de centro de mdia, que combinava lbum de fotos, estante de livros, coleo de CDs de adio e DVDs de filme, entre outros. O computador perde sua limitao essencialmente prtica e passa a abrigar um grande potencial ldico. A integrao com a internet veio reforar esse lado mais ligado ao expressivo. Inicialmente desenvolvida para fins militares e posteriormente adotada como meio de intercmbio de dados entre as universidades, a internet se tornou um meio de comunicao de largo acesso, que se prestava tanto a fins estritamente prticos j amplamente utilizados nos meios corporativos, quanto a formas de expresso mais ldicas, como blogs, videologs e at mesmo ferramentas de criao coletiva.

Expressar-se na rede J se tornou um clich nas discusses atuais sobre relaes humanas colocar o quanto a internet isola os usurios ao possibilitar apenas uma interao mediada, onde as pessoas ficam sempre sozinhas, mesmo quando esto conversando umas com as outras. No to simplista: apesar da tendncia a formar comunidades de interesses pontuais, ou de propiciar horas de entretenimento solitrio, a internet trouxe tambm a popularizao da veiculao de modos de expresso antes no to usuais entre pessoas no ligadas ao universo da produo artstica. Graas aos recursos e interfaces dos computadores pessoais, tarefas que antes demandavam equipamentos caros e alto grau de especializao, como editar filmes, passaram a poder ser executadas por pessoas leigas que, guardadas as propores entre a qualidade do material produzido por um

amador e um profissional, atendiam perfeitamente aos propsitos daquele grupo de usurios. Mesmo artistas ja habituados aos modos de produo dos meios expressivos foram favorecidos, pois a internet um instrumento de fcil acesso e grande potencial de difuso, servindo como uma excelente vitrine para que artistas exponham seu trabalho sem a mediao de terceiros. A necessidade de expor-se, tambm, parece se exacerbar em meio a cultura digital, como consequncia do quo fcil esta exposio se tornou As ferramentas mais utilizadas para propsitos expressivos na web so, antes de tudo, ferramentas de exposio. Isso traz um carter individualista ao material produzido, mas ao mesmo tempo livre, pois a praticidade das tecnologias possibilitou o controle de todas as etapas do projeto por uma nica pessoa. Um internauta sozinho pode, por exemplo, filmar, editar, sonorizar e distribuir seu prprio videolog, controlando assim no s o material que ele disponibiliza online mas o feedback e os meios por onde esse material circula.

O fenmeno das webcams e dos dirios pessoais na Internet pode ser explicado pela conjuno do trinmio tecnologia-design-esttica. Trata-se de formas de expresso i ndividuais, construdas atravs de tecnologias de design de hipertextos (sites) e de emisso de imagens (cmeras). Com as webcams e os dirios pessoais explicita-se o espetculo da tecnologia como forma de esttica social, de proxemia, de contato. O ciberespao , aqui, utilizado como um hipertexto social (Erickson, 1996), como uma forma de aisthanesthai, possibilitando a construo identitria e coletiva, revelando mais uma particularidade da cibersocialidade (Lemos 1999). A emergncia dessas pginas pessoais est associada a novas possibilidades que as tecnologias do ciberespao trazem de liberao do plo da emisso, diferentemente dos mass media que sempre controlaram as diversas modalidades comunicativas. Esta liberao do emissor (relativa, como toda liberdade, mas ampliada em relao aos mass media) cria o atual excesso de informao, mas tambm possibilita expresses livres, mltiplas. O excesso, paradoxalmente, permite a pluralizao de vozes e, efetivamente, o

contato social (LEMOS, 2002)

Seria precipitado afirmar que a experincia de produo de contedo expressivo por parte dos usurios de computador pessoal e da internet aumentou sua sensibilidade esttica. Mas penso que podemos ver um ponto de partida nessas possibilidades. O uso fez com que algumas pessoas dominassem certas linguagens de mdia que antes estavam impedidas de utilizar pela dificuldade de acesso e operao dos equipamentos. E mesmo em meio a um grande volume de produo muitas vezes irrelevante do ponto de vista esttico/sensvel, surgem iniciativas expressivas e significativas que no conseguiriam visibilidade sem o uso da web. Um de meus exemplos preferidos o blog Obsessive Comsumption (http://www.obsessiveconsumption.typepad.com/). Criado por uma artista grfica, Kate Bingaman Burt, que registra atravs de desenhos tudo o que compra, o blog fornece uma interessante experincia esttica pela qualidade das ilustraes postadas pela autora, alm do olhar crtico ao expor o volume e sutilmente questionar a relevncia dos produtos que consumimos. Usando o blog, uma ferramenta muito popular e j bastante consolidada na internet , que muitas vezes criticada pela irrelevncia exibicionista de milhares de posts com que os blogueiros alimentam a rede diariamente, a artista nos expem um uso novo, crtico e divertido desse meio de difuso/exposio, mostrando que se expressar de forma criativa e sensvel no meio tecnolgico possvel mesmo nas ferramentas que parecem mais consumidas pela banalidade.

As possibilidades de linguagens: uso sensvel da tecnologia Como j citei anteriormente, o fato dos computadores pessoais terem se tornado espcies de centros de mdia permitiu com que usurios leigos tivessem contato com a manipulao de formatos de mdia, filmes e udio, com os quais normalmente no

trabalhariam. Uma caracterstica marcante do hipertexto (definio e relao com o computador) justamente a multisemiose, o fato de que qualquer formato de mdia digital pode ser abrigado em um computador e, consequentemente, na rede mundial de computadores. O hipertexto abriga toda a espcie de signo imaterial, e possibilita a criao de infinitas relaes entre eles.

multisemiose: este trao caracteriza-se pela possibilidade de interconectar simultaneamente a linguagem verbal com a no-verbal (musical, cinematogrfica, visual e gestual) de forma integrativa, impossvel no caso do livro impresso (Bolter, 1991:27) (MARCUSCHI, 1999)

Em 1969, McLuhan escreveu um texto em que discutia os meios de comunicao como extenses do homem, e as relaes dessas extenses com a percepo

Qualquer inveno ou tecnologia uma extenso ou auto-amputao de nosso corpo, e essa exteno exige novas relaes e equilbrios entre os demais rgos e extenses do corpo. Assim, no h meio de recusarmo-nos a ceder s novas relaes sensrias ou ao fechamento de sentidos provocado pela imagem da televiso. Mas o efeito do ingresso da imagem da televiso variar de cultura a cultura, dependente das relaes sensrias existentes em cada cultura. Na Europa ttil, visual, a TV intensificou o sentido visual, forando-a em direo aos estilos americanos de acondicionamento e vesturio. Na Amrica, cultura intensamente visual, a televiso abriu as portas da percepo audiottil para o mundo no-visual das linguagens faladas, da alimentao e das artes plsticas. (MCLUHAN, 2007)

A partir deste raciocnio, ouso dizer que a convergncia dos meios em um nico suporte, o computador, distribudos em um nico veculo, a internet, pode representar simbolicamente a formao de um organismo completo, um organismo simblico em que

as linguagens de mdia se integrariam na estimulao dos sentidos, que as partes amputadas pudessem se tornar um corpo completo. Uso esta metfora para apontar a possibilidade de uma produo sensvel que apresente tal abrangncia de estmulo dos sentidos na arte digital, com todo o potencial de distribuio que a internet apresenta. Mas observo que um grande obstculo ainda o peso da razo instrumental sobre a tecnologia, um preconceito que muitas vezes os prprios artistas carregam e que impede o aumento de uma produo verdadeiramente instigante nesse meio. Mesmo web artistas com trabalhos interessantes nesse campo muitas vezes pecam por se apegarem a usos mais banais e bvios da ferramenta, e acabam obcecados por alguns lugares-comuns que estudiosos de comunicao imputam rede. A visualizao de dados, o data minning (ou minerao de dados, o processo de explorar grandes quantidades de informao procura de padres, como regras de associao ou sequncias temporais, para detectar sistemas de relacionamento entre variveis, detectando assim novos subconjuntos de dados) e os grficos de acesso so, ao meu ver, assuntos fascinantes do ponto de vista comunicativo e estatstico, mas insuficientes para sustentarem, sozinhos, uma obra sensvel. Expor visualmente o potencial de circulao de dados da web , sem dvida, relevante nos campos citados, mas apesar de sua sofisticao so menos expressivos e apelam menos sensibilidade do que um blog de ilustraes manuais. Tambm observo que apesar da liberdade de uso de formatos que a imaterialidade da rede permite, alguns produtores insistem em submeter a web lgica analgica, mantendo estritamente separados ou fracamente integrados elementos de vdeo, texto, imagem fixa, udio e outros, que poderiam ser combinados em ricos e estticos produtos multimdia. Porm, gostaria de encerrar este texto apontando um artista que considero um excelente exemplo do potencial expressivo da rede para fins sensveis. Fbio Oliveira Nunes tm uma produo multimdia que explora imagem, fotografia, udio e texto,

puramente expressiva e utilizando o computador apenas como ferramenta artstica, sem necessidade de recorrer ao fcil fascnio do jargo tcnico e da arte instrumental da visualizao de dados. Obras como Onos (http://jsnunes.sites.uol.com.br/onos/index.htm) e Casa escura (http://jsnunes.sites.uol.com.br/casaescura/index.html) oferecem uma experincia imersiva e instigante, um diferente tipo de deslumbramento diante da luz do monitor. Acredito que esse o caminho: levar-nos a nos esquecer, mesmo que por pouco tempo, que o computador tambm uma mquina de clculo e a internet tambm uma ferramenta corporativa de trabalho; e olhar para essa tela como uma simples janela, entre o outro e os nossos sentidos.

Referncias Bibliogrficas DUARTE JR., Joo Francisco. O sentido dos sentidos: a educao (do) sensvel. Curitiba: Criar Edies, 2001.

LEMOS, Andr. A arte da vida: dirios pessoais e webcams na internet. Disponvel em: http://galaxy.intercom.org.br:8180/dspace/bitstream/1904/18835/1/2002_NP8lemos.pdf , 2002.

MARCUSCHI, Luiz Antnio. Linearizao, Cognio e Referncia: O desafio do hipertexto. Disponvel em: http://www.pucsp.br/~fontes/atividade/17Marcus.pdf, 1999

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicao como extenses do homem. So Paulo: Pensamento-Cultrix, 2007.

Vous aimerez peut-être aussi