Vous êtes sur la page 1sur 2

SEMINRIO TEOLGICO BATISTA CARIOCA HERMENUTICA BBLICA 1 SEMESTRE DE 2012 PROF. JONES F.

. MENDONA ALUNO: _______________________________________________________ 1) Comente as citaes abaixo (valor: 3,0): a) J se provou, j se sabe que a neutralidade cientfica impossvel em todas as reas do conhecimento. Ns sempre somos guiados a ler a realidade dos textos a partir daquilo que ns cremos, das nossas pressuposies. Da a importncia da Teologia, ningum pode se livrar da Teologia em hermenutica. [...] Se ns tivermos os pressupostos teolgicos corretos sobre Deus e as Escrituras, isso ir nos colocar numa posio em que melhor entenderemos a sua mensagem. Isso faz com que cristos do mundo todo que possuem diferentes horizontes de compreenso, vindos de diferentes culturas, e que passaram por diferentes experincias consigam interpretar a Bblia da mesma forma, a ponto de pregar a mesma mensagem1. b) O que est em jogo o tempo todo [no ambiente confessional] quem vai interpretar a Bblia da mesma forma que o lder da Instituio interpreta. O lder da Instituio d a saber aos liderados a voz do Esprito. O que ele interpreta a voz do Esprito. Se for um lder integrado denominao, a voz do Esprito, a sua prpria voz, ser alinhada com a doutrina padro. Se tomar ares renovados, o Esprito saber corrigir a Tradio, e, ele, abrir uma nova comunidade. No foi por outra razo que Lutero, Zwinglio, Calvino e quantos houvesse no podiam sentar no mesmo banco, porque faziam como fazemos o Esprito dizer coisas diferentes sobre o mesmo texto, o que deixaria pressuposto que, assim como algumas deusas hindus tm muitos braos a fazer coisas diferentes ao mesmo tempo, o Esprito Santo teria muitas bocas a dizer coisas diferentes ao mesmo tempo2 2) Um dos principais dogmas cristos sustenta que a Bblia a Palavra de Deus. Pois bem, considerando que o cnon protestante (como o catlico, o judaico, o etope, etc.) foi uma escolha feita por homens e que existem diferentes manuscritos, tradues e verses dos livros que compem esse cnon, como saber qual Bblia expressa a verdadeira Palavra de Deus? (valor: 3,0).

A importncia de hermenutica bblica, por Augusto Nicodemus. Texto completo disponvel em: <http://www.vigiai.net/news.php?readmore=2190>. Acesso em 09/06/12. 2 Resenha do livro A Bblia e seus intrpretes de Augusto Nicodemos, por Osvaldo Luis Ribeiro. Texto completo disponvel em: <http://ouviroevento.pro.br/diversos/resenha_de_Nicodemus.htm>. Acesso em 09/06/12.
1

3) Geralmente se fala em trs tipos de abordagem em relao ao texto a ser interpretado: foco no autor do texto (busca-se a inteno do autor do texto), foco no texto em si (o autor j est morto, o texto uma entidade viva) e foco no leitor (o texto carece de atualizao, por isso requer um papel ativo do leitor). Comente a respeito de cada uma das abordagens, escolha aquela(s) que voc considera mais correta(s) e justifique sua resposta (valor: 4,0).

Vous aimerez peut-être aussi