Vous êtes sur la page 1sur 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

Curso de Ps Graduao Refrigerao e Ar Condicionado


Serpentinas Independentes Run-Around Coil Loop

Eng Ricardo Lopes

Pgina 1 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

Sumrio
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. OBJETIVO ................................................................................................................................. 3 DEFINIO DO TERMO RUN-AROUND (INGLS) ........................................................... 3 SERPENTINAS INDEPENDENTES - RUN-AROUND COIL ............................................... 3 VANTAGENS E DESVANTAGENS ....................................................................................... 5 APLICAES VIVEIS .......................................................................................................... 6 MELHORES APLICAES ..................................................................................................... 6 APLICAES POSSVEIS ...................................................................................................... 6 O QUE NO SE DEVE FAZER AO DESENVOLVER UM PROJETO ................................. 6 TIPOS DE TECNOLOGIA - RECURSOS ................................................................................ 6

10. EFICINCIA .............................................................................................................................. 7 11. EXEMPLOS DE CLCULOS .................................................................................................. 7 12. SELEO DE SERPENTINAS ALETADAS ........................................................................ 10 13. CARACTERSTICAS CONSTRUTIVAS .............................................................................. 11 14. CONTROLE ............................................................................................................................. 11 15. MANUTENO ..................................................................................................................... 11 16. ESQUEMA DE INSTALAO .............................................................................................. 12 17. CONCLUSES E COMENTRIOS ...................................................................................... 13

Pgina 2 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

1. OBJETIVO
Conhecer sobre o sistema de recuperao de calor Run-around Coil. Entender o conceito de funcionamento, associando este os conceitos apresentados do curso de ps-graduao, nas aulas de termodinmica, transmisso de calor e no laboratrio. Analisar o funcionamento dos componentes, identificar vantagens e desvantagens de sua aplicao Prever situaes de aplicao visando alinhamento aos conceitos de sustentabilidade.

2. DEFINIO DO TERMO RUN-AROUND (INGLS)

Bomba de circulao ou Run-around Coil. Consiste de duas serpentinas de troca de calor, uma em cada sentido de fluxo, acopladas uma outra por meio de tubulao hidrulica em cujo interior circula um fluido de transferncia trmica atravs de uma bomba de circulao. Este dispositivo, apesar de no ser relativamente muito eficiente, permite uma recuperao de calor entre fluxos de ar remotos e frequentemente mltiplos. A sua eficincia na recuperao de calor de 50 %;

3. SERPENTINAS INDEPENDENTES - RUN-AROUND COIL

Com o recente aumento dos custos de energia, dispositivos de recuperao de calor podem oferecer despesas menores com energia eltrica e retorno rpido de investimento.
Pgina 3 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

Um mtodo popular de recuperao de calor so as Serpentinas Independentes Run-around Coil. A montagem de uma rede hidrulica em torno de arco das serpentinas simplesmente transfere calor a partir de uma corrente de ar para outra atravs de dois trocadores de calor utilizando como meio de transferncia de calor, geralmente gua ou glicol. Uma bomba necessria para promover a recirculao do meio de transferncia atravs do sistema. Embora a existncia de vrios outros mtodos de recuperao de calor, o de um loop em torno das serpentinas pode ser a nica opo quando as correntes de ar no so adjacentes Para implantar um projeto Run-around Coil necessrio primeiramente determinar as condies de projeto e possuir no mnimo as seguintes informaes:

1. Vazo de ar de insuflamento 2. Vazo de ar de expurgo 3. Temperaturas de insuflamento (TBS/TBU) de vero e de inverno 4. Temperaturas de expurgo (TBS/TBU) de vero e de inverno 5. O espao fsico disponvel para serpentinas de expurgo e insuflamento. Alm de conhecer o espao fsico disponvel para as serpentinas, necessrio estudar a logstica de instalao delas. Geralmente, uma nica serpentina ser grande para permitir o manuseio ou sua localizao. Muitas vezes o espao disponvel ser preenchido com um banco de serpentinas empilhadas em fluxo paralelo. Apesar de uma nica serpentina ser mais econmico, possvel evitar modificaes de construo que so dispendiosos, com utilizao de serpentinas mltiplas.

Pgina 4 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

um sistema tpico de recuperao de energia que utiliza um trocador de calor do tipo serpentina com tubos e aletas, conectados ao sistema de suprimento de ar externo e exausto de ar do sistema de ar condicionado ou ar de processo de um edifcio. As serpentinas so conectadas em um loop fechado, em contra fluxo, atravs bombeada um fluido de transferncia de calor como gua gelada ou etileno glicol. Este sistema opera apenas para recuperao de calor sensvel. Para aplicaes de conforto, a transferncia de energia [e sazonalmente reversvel. O suprimento de ar pr-aquecido quando o ar exterior est mais frio do que o ar de exausto e pr-resfriado quando o ar exterior est quente.

4. VANTAGENS E DESVANTAGENS Vantagens 1. No necessrio que as duas correntes de ar sejam adjacentes entre si. 2. Podem ser utilizadas varias correntes de ar. 3. Tem poucas peas mveis como uma pequena bomba e uma vlvula de controle. 4. Utilizao eficiente do espao. 5. H reduo do equipamento de aquecimento em alguns casos. 6. A capacidade de remoo de umidade do equipamento de refrigerao existente pode ser melhorada. 7. No h contaminao cruzada entre as correntes de ar.

Desvantagens 8. Pequeno investimento adicional nas instalaes eltricas em funo do aumento da potncia do ventilador, para que possa vencer a perda de carga adicional gerada pelo trocador de calor. 9. Instalao de uma pequena bomba para recirculao do fluido de transferncia (gua gelada ou etileno glicol) e rede de tubos interligando os trocadores. 10. Instalao de uma vlvula de trs vias e sensor de controle para atuao da bomba de recirculao. 11. Instalao de um sistema de filtragem do ar exterior.
Pgina 5 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

5. APLICAES VIVEIS As exigncias de ventilao de ar aumentaram, por outro lado investidores buscam certificaes Leed Green Building, somados aos elevados custos de energia as serpentinas independentes tm estimulado o interesse em sistemas de recuperao de calor. Com a recuperao de calor a capacidade do sistema existente pode ser aumentada sem a adio de resfriador, ou incremento da central de gua gelada ou da capacidade da caldeira. Este sistema aplica-se melhor em edifcios onde a maior parte do ar exterior e o ar de escape encontram-se no so demasiadamente afastados.

6. MELHORES APLICAES Como este sistema voltado para a recuperao de calor sensvel, melhor aproveitado se aplicado em locais onde h uma estao de vero considervel e em projetos que exigem um grande percentual de ar exterior, aumentando a eficincia do sistema atravs da transferncia de calor no ar de exausto para qualquer pr-resfriamento ou pr-aquecimento do ar de admisso.

7. APLICAES POSSVEIS Qualquer edifcio onde a reduo da carga sensvel sobre o equipamento de refrigerao vantajosa

8. O QUE NO SE DEVE FAZER AO DESENVOLVER UM PROJETO Evitar aplicaes quando h um nmero de dutos de admisso ou sada de ar que devem ser canalizadas para um nico ponto. Nesses casos, os benefcios provavelmente no compensaro o aumento da potncia do ventilador e da bomba e custos em primeiro lugar.

9. TIPOS DE TECNOLOGIA - RECURSOS Serpentinas de recuperao de energia - Sistemas Loop so altamente flexveis e bem adequadas renovao de ar ou em aplicaes industriais. O sistema acomoda bem o aprovisionamento
Pgina 6 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

distncia e, atravs dos dutos de admisso ou exausto, permite a transferncia simultnea de energia entre as fontes e usos mltiplos. Um tanque de expanso deve ser includo para permitir a expanso e contrao do fluido de transferncia. Um tanque de expanso fechado ou pressurizado minimizar consideravelmente a oxidao quando o etileno glicol utilizado como fluido de transferncia. Serpentinas padro podem ser usadas, no entanto precisam ser projetados usando um modelo de simulao precisa, de forma avaliar os valores de custo benefcio, assim como em qualquer sistema de engenharia para integrar os Loops Run-around, por exemplo, em edifcios com cargas variveis, de modo alcanar o mximo de benefcios. Em regies de frio intenso, a umidade no deve congelar a ponto de obstruir a passagem de do ar na serpentina. Nesses casos, uma vlvula de trs vias de controle de temperatura deve ser utilizada com a finalidade de impedir o congelamento. A vlvula utilizada para controlar a temperatura da soluo antes de entrar na serpentina. As curvas de desempenho de cada fabricante so especficas e os dados de desempenho devem ser utilizados na seleo das serpentinas. Eles devem levar em considerao a velocidade face e quedas de presso, mas apenas quando os dados de projeto so para a mesma temperatura e condies de operao como no sistema Run-around. . 10. EFICINCIA A serpentina de loop de recuperao de energia no pode transferir umidade a partir de uma corrente de ar para outra, no entanto o arrefecimento por evaporao indireta pode reduzir a temperatura do ar de exausto, o que reduz significativamente as cargas de refrigerao. Para a operao mais rentvel, com taxas de fluxo de ar iguais e no de condensao, os valores de eficcia tpicos variam de 45 a 65%. Maior eficcia no necessariamente dar as maiores economias de custos lquidos.

11. EXEMPLOS DE CLCULOS Exemplo 1 - Ilustra a capacidade de um sistema tpico Pretende-se utilizar os resduos de um sistema de recuperao de calor para aquecer 10.000 cfm de ar a partir de uma temperatura do ar exterior de 0 F, usando uma corrente de ar de exausto com temperatura de bulbo seco de 75 F e temperatura de bulbo mido de 60 F, na eficcia de 100% e uma carga de aquecimento mximo de 810.000 Btu/h.
Pgina 7 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

O ar flui atravs de serpentinas idnticas de oito rows a uma velocidade nominal 400 fpm e uma soluo de 30% de etileno-glicol de etileno que o meio de transferncia de calor com vazo de 26 gpm. Controle de congelamento tipicamente mantm a capacidade de recuperao do ar exterior constante para temperaturas abaixo de 20 F. Essa constante de sada ocorre porque a vlvula deve controlar a temperatura do fluido de entrada na serpentina de exausto para prevenir o congelamento. Acima de aproximadamente 20 F a capacidade de aquecimento declina gradualmente para Zero BTU/H para 60 F de temperatura do ar exterior. Como a serpentina de exausto a fonte de calor e tem uma taxa de fluxo de ar constante entrando temperatura do ar, verificando a taxa de fluxo de lquido, e considerando a temperatura do fluido (tal como determinado pela vlvula), verificados os parmetros da serpentina, a energia recuperada deve ser controlada para impedir congelamento na serpentina. Se as serpentinas so selecionadas para uma eficcia de 50% de calor sensvel a Zero F OAT, o verdadeiro calor recuperado 0,5 x 810.000 = 405.000 Btuh. Quando a vlvula de controle de trs vias opera a temperaturas do ar exterior em torno de 20 F ou abaixo, um mximo de 405.000 Btu / H recuperado. A zero (0 ) F de temperatura de projeto e calor sensvel efetivo de 50% a temperatura de bulbo seco do ar saindo 35,5 F (= 405,000 / {10.000 x 1,08)), portanto a sada de ar a 75 F arrefecida para 37,5 F.

Exemplo 2 - Ilustra a capacidade de um sistema tpico com glicol Condies de projeto - Insuflamento 20.000 CFM, 95F/82F Vero, Inverno 10F - Exausto 20.000 CFM, 72F (50% UR) durante todo o ano - serpentina com mxima queda de presso de ar 1,5mH2O - Etileno Glicol 25% Para simplicidade de insuflamento e exausto, os dutos so do mesmo tamanho, mas muitas vezes eles podem no ser idnticos. Qual a energia que pode ser retirada de 20.000CFM para resfriar de 72F/50%UR para 10F Obtendo a entalpia dos dois pontos na carta psicromtrica e subtraindo um do outro obteremos: 20.000CFM TBS72F/50%UR para 10F TBS = 2010950BTU/H.
Pgina 8 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

Agora necessrio decidir quanta energia ser recuperada. Em mdia esse valor est entre 30% e 60%. Utilizaremos 40%.

Temperatura que passa entre as serpentinas Tipicamente o DT est entre 5 a 15. Quanto menor a diferena maior a necessidade de vazo. Maior vazo representar aumento da potncia da bomba e das linhas hidrulicas, entretanto produziro uma boa recuperao de calor. Escolheremos 10 de diferencial de temperatura.

Vazo Q= RECUPERAO DE ENERGIA x VAZO x DIFERENA DE TEMPERATURA, logo BTU/H= % x GPM x DT 0.40 x 2016000 = 450* x GPM x 10 *450 para Etileno Glicol ou 500 para gua

0.40 x 2016000 = 450* x GPM x 10 GPM = 179.

Portanto: Vazo de etileno glicol Calor recuperado 179 GPM 2010950BTU/H

Esses dados devem ser informados ao fabricante do equipamento para que dimensione os trocadores de calor. A seguir so apresentadas informaes de um fabricante do Brasil, que permite o dimensionamento de vasta gama de trocadores de calor.

Pgina 9 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

12. SELEO DE SERPENTINAS ALETADAS

Pgina 10 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

13. CARACTERSTICAS CONSTRUTIVAS Construdas em tubos paralelos de cobre fosforoso sem costura, 1/2pol, 3/8pol ou 5/8pol, paredes de 0m40, 0,50 ou 0,79mm, expandidos mecanicamente para perfeito contato com aletas de alumnio de 0,18mm de espessura, do tipo alto ganho providas de corrugado profundo e bordas serrilhadas, com colarinhos isentos de rachaduras, fixadas aos tubos por meio de expanso mecnica, com no mnimo 8 aletas por polegada e 12/pol no mximo). Cabeceiras e laterais em chapas de alumnio com furos de passagem para tubos no formato tipo colarinho repuxado, providas de tubos coletores e distribuidores de gua gelada, robinete de expurgo do ar e dreno. Coletores em tubos de cobre ou de ao SAE 1020, com conexes de entrada e sada. O nmero de filas ("rows") em profundidade varia dependendo do projeto, no mnimo dois. Os headers de entrada e sada da gua gelada ou etileno glicol so normalmente de cobre e as conexes hidrulicas de entrada e sada da gua gelada so localizadas do mesmo lado. Normalmente a velocidade do ar na face nas serpentinas de no mximo de 2,0m/s.

14. CONTROLE O controle de fludo de transferncia feito por meio dos seguintes elementos de controle: 1. Vlvulas de controle de gua gelada, ou etileno glicol, trs vias, PID 2. Vlvula de balanceamento 3. Sensor de temperatura de ar PID 4. Sensor de temperatura de gua PID

15. MANUTENO A manuteno adequada de serpentinas de arrefecimento um fator crtico. Com o tempo de uso, as serpentinas vo ficando mais sujas e desgastadas, reduzindo a circulao total e tornando mais difcil atingir a temperatura desejada. A corroso tambm grande problema, pois acomete toda a estrutura da serpentina e gera vazamentos. Muitas substncias utilizadas existentes nas superfcies das serpentinas arrefecimento so txicas e podem representar um perigo para a sade caso no sejam submetidas a um criterioso programa de manuteno peridica.
Pgina 11 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

16. ESQUEMA DE INSTALAO

Pgina 12 de 13

IECAT - Instituto de Especializao em Cincias Administrativas e tecnolgicas

17. CONCLUSES E COMENTRIOS

Com base nos conceitos de termodinmica e transmisso de calor, conseguimos analisar o ciclo de climatizao entender a aplicabilidade um sistema Run-around Coil, Verificamos que a eficincia do sistema algo que tambm merece anlise do engenheiro projetista para considerar ou no sua implantao no projeto Observamos que os sistemas Run-around Coil embora no sejam altamente eficientes, esto alinhados aos conceitos de sustentabilidade, portanto a conceituao de projetos com este perfil poder invariavelmente contribuir para um mundo sustentvel.

Pgina 13 de 13

Vous aimerez peut-être aussi