Vous êtes sur la page 1sur 36

falam sobre a dermatite atpica

Dermatite atpica
dermatite atpica, tambm conhecida como eczema atpico, a afeco dermatolgica mais freqente na criana.

Dermatite
uer dizer inflamao da pele.

Atpica
em de atopia, que em grego quer dizer estranha/ deslocada. O termo atopia usado para descrever as doenas atpicas: a asma, a rinite alrgica e a dermatite atpica.

Eczema
um termo mais antigo e freqentemente usado como sinnimo de dermatite.

Algumas definies

Doena Crnica
uma doena que tem durao longa.

No Contagiosa
ue no causada por um agente infeccioso que se transmite de uma pessoa para outra.

Algumas definies

A dermatite atpica uma doena crnica, no contagiosa.

Gentica
dermatite atpica pode se transmitir de gerao em gerao (transmisso gentica). O risco de uma criana ter dermatite atpica aumenta dependendo dos seus antecedentes familiares:

Uma criana nascida de um casal no qual ambos os pais no tenham alguma doena atpica, ter uma probabilidade de 5% de apresentar essa doena durante a infncia. criana nascida de um casal no qual um dos pais tenha atopia, ter uma probabilidade de 25% de ter tambm essa doena. criana nascida de um casal no qual ambos os pais tenham atopia, ter uma probabilidade de 50% de ter dermatite atpica.

Uma

Uma

Algumas definies

Freqncia
prevalncia da dermatite atpica, isto , o nmero de pessoas que tm essa doena na populao, triplicou em 30 anos nos pases industrializados, o que a torna um problema emergente de sade pblica. A doena atinge atualmente: 1 a 3% da populao geral nos pases desenvolvidos; 10 a 25% das crianas com menos de 7 anos; e persiste em 10 a 15% dos casos na idade adulta.

Algumas definies

O nmero de pessoas atingidas aumenta dependendo dos antecedentes familiares, mas tambm com:

o meio ambiente; as modificaes do estilo de vida;

a exposio aos aeroalrgenos (alrgenos presentes no ar);


os alrgenos alimentares.

utros fatores desencadeantes da dermatite atpica so: a poeira domstica; os plos dos animais; os caros; os plens; o fumo; certos produtos de limpeza; um ambiente muito quente ou muito frio; o estresse emocional.

Algumas definies

Alterao da barreira cutnea


alterao da barreira cutnea na dermatite atpica causada por uma anomalia na produo dos lipdeos (ou gorduras) presentes na pele. Os lipdeos da pele: regulam a permeabilidade do estrato crneo (camada mais superficial da pele). A diminuio dos lipdeos provoca um aumento considervel da perda de gua, levando a pele a ficar mais seca; intervm na impermeabilidade e na coeso das clulas das camadas mais superficiais da pele.

Algumas definies

Como conseqncia, a pele fica seca de forma permanente. Essa secura responsvel pelo aumento da permeabilidade, facilitando a penetrao dos alrgenos, e levando ao aumento da inflamao e da coceira. Em resumo, uma alterao da barreira cutnea induz perda do papel protetor da pele.

Reao inflamatria por crises


inflamao da pele na dermatite atpica aparece de forma repetitiva e a longo prazo, o que provoca uma evoluo da doena por crises que podem ser espontneas ou provocadas, por exemplo, pelo contato com diferentes alrgenos.

Algumas definies

Algumas definies

Por que to importante saber reconhecer as leses?

Saber reconhecer as leses permite adaptar o tratamento da dermatite segundo o seu estgio (agudo, crnico, infectado, etc...).
s sintomas da dermatite atpica variam de uma pessoa a outra e podem ser:

Leves:

a pele fica seca, discretamente avermelhada localmente e coa

pouco. Moderados: a pele fica mais avermelhada, com leses mais espalhadas e coa mais intensamente. Graves: a pele fica muito inflamada, aparecendo feridas espalhadas que podem minar gua e at sangrar devido a coagem intensa.

Saber reconhecer as leses...

As leses de pele podem ser:


Secas
secura da pele constante, quer dizer que toda a pele fica seca, mesmo fora das crises. Como conseqncia, a pele fica mais spera, esbranquiada e descamativa. Ela devida ao mesmo tempo a uma perturbao da barreira cutnea que deixa a gua contida na pele se evaporar anormalmente e a uma falta de lipdios cutneos protetores que no so fabricados pela criana na quantidade necessria. A secura ou xerose cutnea favorece a coagem e por conseqncia superinfeco e ao desconforto. Para se combater a secura da pele, recomendvel o uso de emolientes.

Saber reconhecer as leses...

Avermelhadas
pele fica avermelhada, principalmente no local das leses. Essa vermelhido causada por uma reao de tipo alrgico/irritativo (imunolgico/no imunolgico). Como conseqncia, a pele pode deixar passar substncias que podem provocar alergias (alrgenos) ou agentes infecciosos (bactrias ou vrus). Portanto recomendvel, na medida do possvel, lutar contra os caros, a poeira domstica, as bactrias (Staphylococcus aureus), etc...

10

Agudas
o leses de aparecimento mais rpido e recente. So mais avermelhadas, geralmente exsudativas (minam gua) e muito pruriginosas (coam muito).

Crnicas
s leses so de longa durao. As leses se engrossam, escurecem e apresentam sulcos em toda a extenso. Essas alteraes so causadas principalmente pela coagem e correspondem ao que chamamos de liquenificao da pele.

Exsudativas
o as leses que minam gua. Durante as crises agudas, a vermelhido acompanhada de pequenas vesculas (bolhinhas de gua). Quando as vesculas furam, levam formao de crostas.

Superinfectadas
o as leses colonizadas secundariamente por agentes infecciosos. O agente infeccioso mais freqente na dermatite atpica a bactria Staphylococcus aureus. Como conseqncia, as leses podem ficar mais inflamadas e com aparecimento de um lquido seroso amarelado.

11

Saber reconhecer as leses...

Saber reconhecer as leses...

12

Utilizao de emolientes
O que um emoliente?
o termo mdico que designa um hidratante. Os emolientes constituem elementos decisivos no tratamento da pele seca presente na dermatite atpica, na medida em que eles restauram a barreira cutnea defeituosa. Como conseqncia, eles mantm a pele hidratada, macia e elstica. Os emolientes suavizam, hidratam e protegem a pele, reduzindo assim a inflamao e a irritao. So preparaes simples, geralmente bem toleradas e eficazes. Usados todos os dias, podem ser suficientes para manter sob controle uma dermatite leve ou moderada.

Quando us-lo?
essencial cuidar da pele todos os dias, eficazmente, qualquer que seja o tipo de dermatite. Os mdicos recomendam usar sempre um emoliente logo aps o banho ou com mais freqncia se necessrio.

Como us-lo?
eficcia do emoliente melhor quando ele aplicado imediatamente aps o banho, pois assim ele segura ao mximo a umidade da pele.

13

Adaptar os cuidados...

Quantas vezes por dia?


s emolientes devem ser usados tantas vezes quantas forem necessrias, no mnimo 2 vezes por dia. Em todos os casos, deve-se respeitar rigorosamente a prescrio do mdico.

Onde aplicar o emoliente?


s cremes hidratantes so aplicados em zonas de pele seca e em zonas de dermatite que esto melhorando, em alternncia com os corticides e imunomoduladores tpicos.

Adaptar os cuidados...

Periodicidade
hidratao diria da pele indispensvel. O uso de emolientes muito importante, pois eles permitem: restaurar a funo de barreira da pele; reduzir as sensaes de coceira e irritao; e assim limitar os riscos de superinfeco.

Deve-se hidratar a pele tantas vezes quantas forem necessrias. Importante: Embora bem tolerados, cada doente pode preferir um tipo especfico de emoliente. No geral, melhor evitar emolientes que contenham concentraes altas de uria ou lactato de amnio, que podem irritar a pele do atpico.

14

Utilizao dos corticides tpicos


O que um corticide tpico?
s corticides tpicos representam a base do tratamento anti-inflamatrio. Em outras palavras, eles agem reduzindo a inflamao da pele. Normalmente, no preciso tem-los pois, se usados corretamente, raramente causam efeitos colaterais. So remdios eficazes contra a crise de dermatite. Os corticides tpicos constituem um tratamento muito comum na dermatite atpica.

Quando us-los?
s corticides tpicos esto na base do tratamento das crises da dermatite (aparecimento de placas vermelhas que coam).

15

Adaptar os cuidados...

Existem 4 grupos de corticides tpicos classificados segundo seu nvel de atividade: Classe 1 = fraco; Classe 2 = moderado; Classe 3 = potente; Classe 4 = muito potente. Na prtica, os corticides tpicos de classe 1, 2 e 3, podem ser usados na criana.

Como us-los?
s corticides tpicos so usados em forma de creme, pomada ou loo. A aplicao, em camada fina, limitada s zonas de leses inflamatrias. A aplicao diria (uma a duas vezes por dia) at a melhora (em 7 dias aproximadamente). Quando h melhora, as aplicaes devem ser espaadas. Em todos os casos, indispensvel seguir a prescrio do mdico responsvel.

Que tipo de corticide tpico usar?

Adaptar os cuidados...

ara decidir o tipo de corticide tpico que convm, o mdico ter de levar em conta: a idade do doente; a gravidade da dermatite; a localizao das leses; assim como os outros tratamentos em andamento.

Precaues
uso a longo prazo de corticides tpicos precisa ser sempre supervisionado e controlado por um mdico. Verifique a quantidade de tubos de creme base de corticides tpicos que voc usa, pois til, para seu filho e para os profissionais da sade que cuidam dele, que o consumo seja acompanhado.Trate somente das leses cutneas prestando bastante ateno para no atingir a pele normal, a fim de limitar os efeitos colaterais.

16

Efeitos colaterais dos corticides tpicos


s principais efeitos colaterais dos corticides tpicos so a atrofia da pele e as estrias. Os efeitos colaterais so muito mais acentuados quando se trata de um corticide potente, usado de forma prolongada. Eles podem ser consideravelmente reduzidos se as regras de uso forem respeitadas. Para mais informaes consulte seu mdico. Usados corretamente e com controle mdico, os corticides tpicos constituem um tratamento seguro e eficaz da dermatite. Os corticides mais potentes so usados habitualmente por curtos perodos para dominar as crises, depois a dosagem reduzida por etapas para evitar a volta dos sintomas.

17

Adaptar os cuidados...

Outros medicamentos
utras medicaes usadas na dermatite atpica: os anti-histamnicos orais (ou antialrgicos orais) podem ser usados para controlar o prurido, principalmente no perodo noturno; antibiticos podem ser utilizados em casos de infeco. Mais recentemente, foram introduzidos medicamentos conhecidos como imunomoduladores tpicos para substituir ou diminuir o uso dos corticides tpicos e evitar os seus efeitos colaterais.

Adaptar os cuidados...

18

Ambiente favorvel

Tome

19

Higiene no Dia a Dia...

cuidado para no aquecer ou abafar demais o quarto; Areje a casa tanto no vero quanto no inverno (quarto, lenis, travesseiros, etc...); Evite os alrgenos potenciais: poeira, plos de animais, caros, etc...; Evite, tanto quanto possvel, carpetes, cortinas, colches de penas, e bichos de pelcia; Evite, na medida do possvel, que seu filho se aproxime no seu ambiente prximo, de animais domsticos com plos (gatos, cachorros, coelhos, hamsters, cobaias, etc...); Evite o fumo.

Alimentao

die ao mximo a introduo na alimentao da criana de: leites que no sejam o leite materno como, o leite de vaca, leite maternizado, leite de cabra, leite de soja, etc... ovos; peixes.

Higiene no Dia a Dia...

As crianas atpicas podem apresentar intolerncia a certos alimentos (tomates crus, frutas ctricas, etc...), ou verdadeiras alergias alimentares (leites, clara de ovo, amendoim, frutos do mar...). Nesses casos, o mdico poder fazer uma pesquisa alergolgica mais minuciosa.

20

Higiene
preciso seguir todos os dias as regras de cuidados e de higiene recomendadas pelo mdico, pois a pele da criana atpica muito sensvel. O banho deve ser dirio: Evite prolongar demais o contato da pele com a gua; Prefira um banho de banheira ou uma ducha morna, isto , com uma temperatura inferior a 35C, pois o calor da gua pode irritar e ressecar a pele sensvel; A pele da criana atpica deve ser limpa com produtos adaptados, como sabonetes neutros, um leo de banho ou um gel de banho suave; As luvas de banho, buchas ou esponjas, devem ser banidas. prefervel usar as mos; Depois do banho, no irrite a pele de seu filho secando-o agressivamente. Enxugue-o com uma toalha de banho, com toques suaves, sem esfregar a pele.

21

Higiene no Dia a Dia...

Roupas
vite cobrir demais a criana (o aumento do calor cutneo favorece o aumento da coceira).

As roupas: D preferncia ao algodo; Evite os tecidos sintticos e a l, que muitas


Higiene no Dia a Dia...
vezes provocam coceiras; Troque as roupas de baixo, os pijamas e as camisolas todos os dias.

A lavagem: Na mquina, use produtos neutros; Se voc usa lascas de sabo, recomen

da-se dilu-las antes na gua quente (elas s se dissolvem na gua quente); Use um programa de enxgue maior; No coloque sabo em p demais; Pelo contrrio, coloque metade da dose recomendada pelos fabricantes.

22

Outras medidas

Corte as unhas da criana; No h contra-indicaes para as vacinaes, no entanto, melhor que elas
sejam realizadas fora de uma crise de dermatite; Os banhos de mar ou de piscina no so contra-indicados fora de uma crise. Por outro lado, depois de um banho de mar ou de piscina, recomenda-se dar uma ducha e aplicar um emoliente; Para as crianas pequenas em crise, evite o contato com pessoas portadoras de herpes ou varicela (catapora).

23

Higiene no Dia a Dia...

Higiene no Dia a Dia...

24

Quais so as doenas que esto associadas dermatite atpica?


s doenas ditas atpicas compreendem a asma, a rino-conjuntivite alrgica, e a dermatite atpica. Considerando-se que essas patologias esto freqentemente associadas, muito comum ver crianas atingidas simultaneamente pela dermatite atpica e uma ou outra dessas doenas.

Em que proporo se observa um acometimento mltiplo?


m 40 a 50% dos casos, as crianas atingidas pela dermatite atpica tm igualmente asma, rinite alrgica ou ambas.

Onde a dermatite atpica mais freqentemente observada no corpo?


s localizaes variam segundo a idade. Nos bebs, a dermatite atpica est localizada: no couro cabeludo; no rosto: nos braos; e nas pernas.

25

Outras perguntas que se fazem

Nas crianas maiores, as leses aparecem:

nas dobras cutneas do cotovelo e do joelho; na parte anterior e posterior dos braos e das pernas.

Em que idade a dermatite atpica aparece?

Outras perguntas que se fazem

dermatite atpica aparece durante a primeira infncia. Em 50 a 75% dos casos, ela surge antes da idade de seis meses. Em 80 a 90% dos casos, ela aparece antes da idade de cinco anos.

Qual a proporo de crianas atingidas pela dermatite atpica?


dermatite atpica uma doena muito comum na infncia e, h algumas dcadas, ela atinge um nmero cada vez maior de crianas. Em mdia, 12 a 25% das crianas no mundo so atingidas pela dermatite atpica. Observa-se uma disparidade entre os pases desenvolvidos e os em vias de desenvolvimento. Estudos indicam que ela aumenta principalmente nos pases industrializados, enquanto sua prevalncia continua relativamente baixa nos pases sub-desenvolvidos e ou em vias de desenvolvimento. Na Europa do Leste e na frica, por exemplo, menos de 5% da populao atingida contra aproximadamente 25% nos pases escandinavos.

26

A dermatite atpica desaparece com a idade?


dmite-se geralmente que a dermatite atpica diminui em freqncia e em intensidade com o avano da idade do paciente.

m 10 a 15% dos casos, a criana portadora de dermatite atpica continuar a s-la na idade adulta. Quando a dermatite atpica desaparece na infncia, na idade adulta, o indivduo pode permanecer com a pele seca e sensvel. Alm disso, a dermatite atpica pode ressurgir a qualquer momento pela influncia de fatores desencadeantes como por exemplo, um perodo de estresse emocional.

Quais as conseqncias da coceira?


coceira geralmente intensa. Ela torna o atpico muito agitado, incomodando-o no sono. A coagem agride a pele, aumentando a penetrao dos alrgenos e provocando superinfecces. A coceira atinge o ponto mximo durante as crises, mas persiste freqentemente por mais tempo em diferentes locais do corpo dependendo do paciente.

27

Outras perguntas que se fazem

Quais so as repercusses da dermatite atpica no indivduo adulto?

Como evitar que meu filho se coce?


particularmente difcil para os bebs e as crianas resistirem vontade de se coar. No entanto, o fato de se coar no acalma o prurido, muito pelo contrrio, irrita a pele e agrava o problema. A pele fica mais sensvel e inflamada. Frequentemente a pele pode minar gua e at sangrar. Para impedir eficazmente um beb de se coar, preciso prevenir as coceiras seguindo rigorosamente o tratamento prescrito pelo mdico. igualmente recomendvel cortar regularmente as unhas de seu filho, deixando-as sempre curtas, cobrir suas mos com luvas de algodo durante a noite, e para as crianas mais velhas explicar que o fato de se coar s far aumentar mais as coceiras. A aplicao de um emoliente ou at de gua fresca permite um alvio da coceira (muitas vezes transitria), evitando-se assim o agravamento das leses de pele.

Outras perguntas que se fazem

preciso adaptar a escolha do lugar das frias em funo da dermatite atpica do meu filho?
preciso planejar as frias, levando-se em considerao as necessidades da criana, sem lhe dar a impresso de que a dermatite a causa de certas restries. Frias em um lugar sem muitos caros (com ar fresco e seco) so recomendadas. As frias na praia so tambm favorveis, pois o clima, a gua do mar e o sol, so propcios diminuio das coceiras. No entanto, a influncia positiva ou negativa de um clima ou de outro ambiente, no pode ser prevista com exatido.

28

A situao familiar tem influncia sobre a dermatite atpica?


ma vida familiar equilibrada e pouco estressante, permite pele ficar mais calma durante longos perodos. De preferncia, evite situaes hiperativas e inesperadas. Por exemplo, acordando a famlia relativamente cedo pela manh, pode-se prever o tempo necessrio para a higiene do corpo, o caf da manh e a conduta de cada membro da famlia nas suas ocupaes dirias. Devem-se planejar as atividades familiares relativamente cedo, para que as visitas, as sadas e as consultas ao mdico aconteam calmamente. preciso tentar organizar encontros familiares regulares durante o dia (refeies, passeios, jogos, etc) para acostumar a criana a um ritmo dirio regular e diciplinado.

29

Outras perguntas que se fazem

Outras perguntas que se fazem

30

Glossrio
Alrgeno
uma substncia, na maioria das vezes uma protena, qual o sistema imunolgico se torna sensvel e que provoca uma resposta alrgica.

Alergia
alergia constitui uma resposta inapropriada do sistema imunolgico substncias que so normalmente inofensivas.

Atopia
ompreende um conjunto de doenas, geralmente de carter hereditrio, que inclue a dermatite atpica, a asma e a rinite alrgica.

Emoliente
uma loo, um creme ou uma pomada que hidrata a pele e que mantm sua elasticidade, suavidade e maciez.

31

Glossrio...

Infeco
contato com uma bactria provoca s vezes uma infeco. O Staphylococcus aureus a bactria mais freqentemente envolvida nas infeces de pele no indivduo portador da dermatite atpica. A pele infectada fica mais avermelhada, e apresenta na sua superfcie, pequenas vesculas amareladas ou pstulas (bolhinhas de ps). Existem vrias maneiras de se tratar uma pele infectada. indispensvel consultar a opinio do mdico responsvel pelo tratamento.

Sensibilizao
o processo pelo qual o sistema imunolgico reconhece um alrgeno e reage contra ele.

Sistema imunolgico

Glossrio...

o sistema que permite ao organismo lutar contra uma infeco ou situaes estranhas ao organismo . O sistema imunolgico se defende dos ataques de agentes infecciosos produzindo por exemplo, os anticorpos. Em certos indivduos, o sistema imunolgico reage a substncias no infecciosas, como se elas fossem nocivas, desencadeando uma resposta do tipo alrgico.

32

33
Glossrio...

Agradecimentos s seguintes pessoas por sua ajuda na realizao desse livreto educativo:
Prof. Frdric Cambazard CHU de Saint tienne (Frana) Mireille Oudet La Mason de lAtopie (Frana) Drs. Guy Macy e Vincent Sibaud Laboratoires Ducray A-DERMA (Frana) Drs. Charles Taieb, Eric Myon e Brnice Lefevre Dpartement de Sant Publique et de Qualit de Vie, Pierre Fabre S.A. (Frana) Philippe Constant Pierre Fabre S.A. (Frana) Cinara Oliveira e Serge Bouteleau- Pierre Fabre S.A. (Brasil) Ivone Saito Traduo Portugus (Brasil) Silvia Amstalden Franco Adaptao do projeto grfico original e editorao da verso em portugus (Brasil) Dr. Roberto Takaoka Associao de Apoio Dermatite Atpica (Brasil)

Para mais informaes escreva para: Associao de Apoio Dermatite Atpica CEP 04505-970 Caixa Postal 19215 So Paulo, SP www.aada.org.br e-mail: aada@uol.com.br

Brasil

Realizao e apoio:

Para mais informaes, consulte seu dermatologista, seu pediatra, ou seu alergista/imunologista.

Vous aimerez peut-être aussi