Vous êtes sur la page 1sur 24

Instalaes para gado de leite e corte

Instalaes para gado de corte

Fase de Explorao

Fase de cria Fase de recria Fase de terminao extensivo - semiintensivo intensivo -

A cu aberto : - curraletes para confinar na ordem de 50 a 100 animais contendo comedouros para volumosos ao longo das cercas,colchos para sal e para melao/uria, bebedouro com disponibilidade de 20 a40 litros por animal por dia.

Tipos de Confinamento

-Divisrias dos curraletes de confinamento


com altura de 1,80 m at 2,0 m e confeccionadas de madeira, cordoalha de ao ou arame liso ovalado.

Galpo fechado: - rea disponvel de 3 a 5 mpor animal,com comedouro para volumosos, sal mineral, melao/uria e bebedouro. -Deve ter beiral do telhado com largura aproximada de 1,0 m,p-direito de 4 m, recomendado para confinar de 50 a 60 animais. - Porteira de entrada para retirada do esterco produzido. -Eficiente no controle de doenas e do ambiente (temperatura, umidade relativa, ventilao, manejo dedejetos, etc).

Curral de Manobra
- Usados para vacinar e marcar os animais que vo inicar a fase de confinamento. - Normalmente, contm seringa, tronco coletivo, sala de apartao, tronco individual, porteiras de apartao, balana, embarcadouro e em alguns casos, brete pulverizador ou mesmo pulverizador costal.

Detalhes da Construo do Curral de Manobra

Piso: terra natural, cascalho ou mistura de cascalho com areia; Coberturas: o tronco coletivo, o individual e a balana devem ser cobertos, sendo que debaixo das coberturas deve haver um espao cercado para o operador ficar.

Instalaes para gado de leite

Localizao
Boas caractersticas de drenagem Levemente inclinado Firme Ensolarado,protegido contra ventos frios

Orientao
- O eixo longitudinal da obra deve estar orientado no sentido leste-oeste.

Distribuio de prdios

A distncia das instalaes no deve exceder a 1 km. Deve permitir um bom fluxograma.

Manejo dos animais

Raa do animal. Mo de obra disponvel. Topografia. rea da propriedade. Vias de acesso.

Instalaes necessrias ao processo produtivo de leite

Currais para volumosos. Currais de espera. Estbulo. Bezerreiros. Baias para touros em piquetes. Maternidade. Tanque de chorume.

Manejo das vacas em produo

As vacas passam a noite nos Batedouros, localizados proximo ao estbulo (distncia menor que 1 km). Pela manh saem para a primeira ordenha, passando pelo curral de volumosos.

Manejo de vacas em gestao

3 meses antes da pario, as vacas saem do centro de produo e vo para o grupo de vacas secas. As vacas permanecem na maternidade desde uma semana antes do parto at completar o

A influncia do ambiente na produo de leite.

Temperatura. Umidade relativa do ar.

Manejo dos resduos.

Preparo de compostos. Incorporao ao solo por gradagem e arao. Utilizao em fontes de energia (biodigestores). Armazenamento em esterqueira

Comedouros

recomendado espao disponvel por animal de 0,5 a 0,75m para confinamento de machos e de 1,2 a 1,25m para vacas leiteiras. Devem ser locados com o comprimento o sentido leste-oeste. Podem ser de alvenaria ou de madeira de lei.

Bebedouros

Devem ser dimensionados para oferecer de 20 a 40 litros de gua por animal por dia. Podem ser de alvenaria ou de metal. O controle do nvel da gua pode ser feito por bia.

Sistema de ventilao

Tem o objetivo de aumentar o teor de oxignio no interior do alojamento. Remover gases. Retirar poeiras e partculas em suspenso. Controlar a temperatura e umidade relativa do ar.

Vous aimerez peut-être aussi