Vous êtes sur la page 1sur 5

INTRODUO O filme Coraline e o Mundo Secreto (2009), dirigido por Henry Selick, uma adaptao do romance de Neil Gailman,

, intitulado somente de Coraline, publicado em 2002. O autor contrape-se s histrias infantis tradicionais, mesclando as fantasias e os conflitos tpicos da infncia a densas situaes de terror. A animao tambm segue por essa linha, narrando a histria de Coraline Jones, uma menina que acaba de se mudar para uma casa antiga, onde os moradores da vizinhana so velhinhos excntricos: duas atrizes aposentadas chamadas Srta. Spink e Srta. Forcible, um acrobata de circo, Sr. Bobinsky, que vive com seus camundongos circenses, um menino chamado Wybie e sua av, que nunca sai de sua casa. Coraline e Wybie acabam se conhecendo quando a menina procurava um poo antigo na floresta. Wybie afirma que sua av lhe contou uma histria sobre a irm desaparecida desta, que visitou o Palcio Cor-de-rosa (casa onde reside a famlia de Coraline) e nunca mais retornou. Os pais da menina passam a maior parte do dia trabalhando em frente aos seus computadores enquanto Coraline solicita incansavelmente, porm sem sucesso, a ateno e a participao destes na criao de um jardim muito florido e bonito que possa ser admirado por seus amigos quando estes lhe fizerem uma visita na nova residncia. Seus pais pedem-lhe para que v explorar a casa, que tem cerca de 150 anos, a fim de que no os atrapalhe na execuo do trabalho. Diante da frustrao de ter sido proibida a dar incio ao seu projeto, por conta da chuva forte que caia l fora e vendo-se solitria dentro da casa antiga e sem graa, segue o pedido do pai e comea a explorar e a anotar tudo o que encontra. quando se depara com uma porta muito pequena na sala de visitas, mas ela est trancada. Coraline pede me que lhe ajude a abrir a porta e esta encontra uma chave no meio de dezenas de chaves dos cmodos e se prope a abrir a portinhola com a condio de que a menina a deixe em paz para continuar seu trabalho. Ao abrirem, elas se deparam com uma parede de tijolos e cimento que bloqueia a porta. A me da menina lhe pergunta se esta se deu por satisfeita e exige que a menina no lhe atrapalhe mais. Durante a noite, j adormecida em sua cama, Coraline ouve barulhos no assoalho do quarto. Ela se levanta de cama e avista um camundongo saltitante, que sai correndo pela casa. A menina, muito curiosa, resolve seguir o camundongo que a leva at aquela pequena porta, pela qual ele adentrou em uma fresta. Ao abrir a porta, Coraline se depara com um pintalgado e misterioso tnel. A menina adentra nele a fim de descobrir o que se encontra do outro lado, e assim inicia uma aventura fantstica e sombria.

A INSERO DAS RELAES OBJETAIS NO MUNDO SIMBLICO Coraline, ao abrir a portinhola e adentrar o tnel, se depara com a sua prpria casa, aparentemente similar, mas inserida em um mundo fantstico, com os mesmos personagens de sua vida cotidiana, porm todos possuem botes no lugar dos olhos e caractersticas pessoais desejveis, potencializadas e idealizadas. A gnese das fantasias constitui-se em processos primrios que so imprescindveis no desenvolvimento humano. De acordo com Freud (1932), apud Isaacs (1943), os representantes psquicos dos instintos libidinais e destrutivos, enquanto primeiros processos mentais, caracterizam-se como o princpio da construo de fantasias no indivduo. No desenvolvimento mental infantil, a fantasia se constitui como uma forma de defesa contra as ansiedades, um modo de inibio e controle dos impulsos instintivos e uma expresso dos desejos reparadores. Existe relao entre fantasia e realizao dos desejos, porm as fantasias, assim como os sintomas, servem a outros propsitos em funo da realizao de desejos, como por

exemplo, negao, manuteno da segurana, controle onipotente, reparao, entre outras. De forma mais ampla, todos esses processos mentais objetivam a reduo da tenso instintiva, ansiedade e culpa, mas servem tambm esto em funo da realizao dos desejos. Os impulsos, sentimentos e defesas so experienciados em forma de fantasia, que por sua vez configura a vida mental e apontam a direo e propsitos dos primeiros. A fantasia se constitui como representante do contedo particular dos impulsos ou sentimentos que exercem domnio sobre a mente naquele momento especfico, como por exemplo, o medo, ansiedade, amor, etc (ISAACS, 1943, p. 96-97). Nesse novo mundo, a outra me (como ela mesma denomina a representante materna), prepara sua comida favorita, prope brincadeiras diversas e est sempre solcita diante dos desejos da filha. O pai um pianista divertido que compe canes sobre o amor que sente pela filha e cultiva um jardim belssimo e colorido, cuja disposio das flores forma o rosto sorridente de Coraline, levando-a a sentir- se amada e valorizada. De acordo com Isaacs (1943), possvel observar em relao ao beb que as fantasias primitivas so vivenciadas como sensaes e, posteriormente, se configuram como imagens plsticas e representaes dramticas, como no caso de Coraline. As fantasias possuem tanto efeitos psquicos, quanto corporais, que na menina influenciam na formao de sublimaes e inibies. Coraline, ao ter inicialmente atacado a figura materna e causado danos a ela, teve o retorno seus desejos libidinais na forma de restaurao da me, querendo faz-la melhor em suas fantasias. Contudo, em um determinado momento, a "outra me" decepciona-a ao coloc-la de castigo dentro do espelho, onde acaba encontrando a irm da av de Wybie juntamente com uma menina e um menino, que tambm foram enganados pela Bela Dama (nome real da "outra me"), o que culminou na costura de botes em seus olhos. A Bela Dama devorou os olhos e os corpos das crianas (ISAACS, p. 127). O pensamento realista e a adaptao realidade necessitam ter como base as fantasias inconscientes, que so concorrentes dos primeiros. A fantasia da criana contribui para a sua aprendizagem, no sentido de se caracterizar como uma experincia de desenvolvimento da apropriao e do conhecimento do mundo externo. As fantasias inconscientes exercem influncia durante toda a vida de forma contnua, tanto em pessoas neurticas quanto em pessoas consideradas normais. A diferena reside no carter especfico das fantasias dominantes, a intensidade de seu uso, o desejo ou ansiedade associada a elas e sua interao mtua juntamente com a interao com a realidade externa (ISAACS, 1943, p. 128).

MECANISMOS ESQUIZIDES NA TENTATIVA DE RESOLUO DO CONFLITO Coraline aparentemente se encontra fixada na posio esquizo-paranide, um estgio primitivo de desenvolvimento. Atravs do processo de ciso, experincias desagradveis e emoes associadas a objetos externos que esto introjetados so dissociadas das experincias agradveis, caracterizando uma relao parcial de objeto. Ao ter seus impulsos agressivos predominando sobre a libido, Coraline recorreu idealizao do objeto, que refora a ciso, interferindo na percepo da realidade e causando a sua negao. A idealizao, a servio da preservao do objeto bom, protege contra a frustrao. Ela lana mo de um mecanismo de defesa primitivo, denominado por Klein como clivagem do objeto, no qual o objeto, sendo alvo das pulses libidinais e destrutivas, cindido em objeto bom e objeto mau, cujos destinos sero independentes nos processos de introjeo e projeo. A personagem utiliza o mecanismo a fim de organizar a realidade externa com base nas experincias vividas anteriormente de forma prazerosa (boa) ou dolorosa e frustrantes (m) e como defesa contra os sentimentos ambivalentes em relao ao objeto original: sua me (NICOLAU, 2003, s/p).

A posio esquizo-paranide pode ser observada na ambivalncia sentida em relao me. Mesmo a me idealizada de seu mundo fantstico, inicialmente boa e protetora, revela-se uma megera controladora e sequestradora de crianas ao longo do filme, cujo nico objetivo manter Coraline presa em seu mundo, para roub-la de sua famlia original e t-la s para si e/ou destru-la, o que aponta para a existncia da dissociao, idealizao, negao, identificao projetiva, relaes parciais e ansiedade persecutria sobre a sobrevivncia do self. Coraline inicialmente atacou o objeto original (raiva e frustrao sentidas pela me, que no correspondia s suas necessidades, transformando-a em m) e posteriormente tornou-o em objeto idealizado (a me do mundo fantstico, sempre pronta a satisfaz-la). Isso causou a reintrojeo de objetos maus e persecutrios: o medo da retaliao por ter causado dano me ao atac-la (NICOLAU, 2003, s/p). Pode-se dizer que tambm est presente o mecanismo de Identificao Projetiva entre Coraline e sua me, no sentido de ter ocorrido a projeo de partes dissociadas do objeto interno sobre o objeto externo, a fim de expelir os objetos internos maus e partes ms do self (partes suas que agrediram o objeto externo). A me ento passa a ser vista como perseguidora, devendo ser controlada (Coraline deve combater o mau que a me m do mundo fantstico fez contra outras crianas e est fazendo contra ela), caracterizando a atuao do sadismo contra o objeto perseguidor (NICOLAU, 2003, s/p).

A RESOLUO PROGRESSIVA DO CONFLITO ATRAVS DOS SMBOLOS A importncia da formao de smbolos no desenvolvimento infantil demonstrada atravs da figura da boneca que Coraline ganha de Wybie, que foi feita sua imagem e semelhana. Segundo Melanie Klein, o simbolismo a base de toda a fantasia e sublimao e da relao do individuo com o mundo externo e com a realidade. Atravs do brincar, Coraline usou a boneca como representante da passagem entre o mundo externo e o interno, pois a boneca vodu confeccionada pela me m atuava como espi, como os olhos da me m para que esta pudesse observar o que ocorria no cotidiano do mundo real de Coraline. A boneca ento funcionou como um representante do objeto, que possibilitou a reparao do conflito vivenciado pelo seu self e a reintegrao de seu ego, uma vez que a boneca representava ela mesma (KLEIN, 1930, p. 252). A simbolizao tambm pode ser observada no incio do conflito, que se deu primeiramente atravs de um sonho, pois Coraline provavelmente estava adormecida quando seguiu o camundongo e adentrou no outro mundo pela primeira vez. Porm, diante da enorme presso das cargas libidinal e agressiva, a menina a posteriormente passou a incorporar a fantasia mesmo em estado de viglia a fim de descarregar a ansiedade, que se constituiu como um impulso gerador de criatividade (KLEIN, 1930, p. 249).

ANSIEDADE DEPRESSIVA E A ELABORAO DOS SENTIMENTOS DE CULPA Ao voltar para casa, ela nota que seus pais esto ausentes. A preocupao pela perda do amor parental e o sentimento de culpa em relao aos ataques agressivos dirigidos a eles culminou na proteo do Superego destes objetos bons introjetados, que foi representado na cena onde a outra me aprisiona os pais de Coraline em um globo de neve ornamental. Anteriormente, ao se dar conta do quanto a outra me era terrvel e malfica, a menina conseguiu retornar ao mundo real e prometeu a si mesma nunca mais voltar ao mundo fantstico. Porm, a culpa e o medo da perda dos objetos amados fez com que Coraline retornasse para resgat-los, pois uma vez que danificou os objetos amados com seus ataques, deveria repar-los. Nesse sentido, o filme mostra ainda a coexistncia e sobreposio constante das pulses de vida (criadoras) e as pulses de morte (destrutivas). Com o surgimento da culpa, decresce a ciso dos objetos e a projeo macia

em direo eles, pois a criana se d conta que o objeto bom e o objeto mau na realidade so um s. Dessa forma, Coraline reconhece sua agresso em direo aos objetos originais, agora integrados, bem como os aspectos bons destes que foram atacados por possurem, inicialmente, apenas aspectos maus. Ela chega ento ao estgio da posio depressiva, onde predominam a culpa e o medo de perder o objeto amado. A preocupao em preservar os objetos amados prevalece em relao proteo do prprio Ego e a principal tarefa emocional desse estgio a de lidar com o medo do Ego de perder os objetos bons internos e externos. Coraline ento faz uma aposta com a outra me: encontraria os olhos das crianas fantasmas sob a condio de que estas fossem libertadas, assim como seus pais verdadeiros. Caso contrrio, ela permitir que Bela Dama costure os botes em seus olhos. Dessa forma inicia uma busca desenfreada pela liberdade de todos. Com ajuda de um amuleto (presente de suas vizinhas, as atrizes decadentes, que atua tambm como um objeto simblico auxiliar na resoluo do conflito), ela encontra os olhos das crianas e consegue liberta-las e tambm a seus pais. Coraline e Wybie ento atiram a chave da pequena porta no antigo poo, a fim de que ningum mais seja iludido pela Bela Dama (NICOLAU, 2003, s/p).

CONSIDERAES FINAIS Atravs dos processos de simbolizao e das fantasias, Coraline encontrou alternativas mais adequadas e adaptativas de resoluo do conflito relacionado s relaes objetais. Houve a elaborao da posio depressiva atravs do desenvolvimento dos mecanismos de reparao, que se elevam a partir do contato progressivo com a realidade externa, da aceitao da ambivalncia, da gratido e do luto. A reparao se constitui em um esforo saudvel para a reduo da culpa de ter atacado o objeto bom, a partir da reparao do dano, preservando-o e expressando amor e gratido. O desenvolvimento da capacidade de distinguir realidade de fantasia e a aceitao da primeira resulta na reduo da ciso e na capacidade de integrao dos objetos e do self, que passam a ser vistos como inteiros, no mais fragmentados. Por meio da capacidade de amar e de se sentirem amadas, as crianas passam a enxergar a si mesmas e os objetos externos como bons, mas no mais idealizados. A experincia de amar e odiar o mesmo objeto proporciona o desenvolvimento da tolerncia aos sentimentos ambivalentes que, de forma saudvel, apresentar uma maior prevalncia do amor sobre o dio. Dessa forma, Coraline elaborou os aspectos patolgicos de suas relaes de objeto, encontrando meios saudveis e criativos de relacionar-se com o mundo externo, que so mostrados ao final do filme, quando a menina consegue reunir a famlia, os vizinhos e os amigos no jardim, onde os pais alegres e sorridentes plantam tulipas enquanto ela serve limonada e pizza aos convidados a fim de, despretensiosamente e de forma menos onipotente, celebrarem os prazeres simples da vida e da interao humana, da convivncia e de relaes objetais integradoras e gratificantes.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

KLEIN, M (1930). A Importncia da formao de smbolos no desenvolvimento do Ego. In: ______. Amor culpa e reparao: e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 19211945.

ISAACS, S. A natureza e a funo da fantasia. In: ______. Os Progressos da Psicanlise. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 1943.

NICOLAU, P. F. M. Outras Escolas Psicodinmicas Melanie Klein [Internet]. Londrina, PR. Psiquiatria Geral, 2003 [acesso em 11 Jun 2012]. Disponvel em: <http://www.psiquiatriageral. com.br/psicoterapia/melanie.html> .

Vous aimerez peut-être aussi