Vous êtes sur la page 1sur 13

_____________________________________________________________________________________

Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Servios.

1 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Apresentao: O Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Servios ou SIG-ISS um sistema para gerenciamento do Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza ISSQN e cujo objetivo promover a administrao e controle da arrecadao deste imposto. O sistema totalmente operacionalizado pela Internet de forma extremamente simples, de fcil utilizao, sem a necessidade de utilizao de qualquer programa especial. Toda troca de informao d-se atravs de preenchimento de telas (via Internet), ou seja, para acessar o SIG-ISS h somente a necessidade de utilizao de programas normais para acesso Internet. O sistema encontra-se disponvel 24 horas por dia e 7 dias por semana, podendo ser acessado de qualquer computador com acesso a Internet. Faro uso do sistema todas as Pessoas Jurdicas estabelecidas no Municpio, sejam elas Prestadoras ou Tomadoras de Servios e todas as pessoas fsicas que optarem pela utilizao da nota fiscal. Nesta apostila, estaremos mostrando como funciona o Modulo de Acesso de Contribuintes emitentes de Notas Fiscais Eletronicas e suas respectivas funes, como por exemplo: Escriturao Fiscal.

Mtodo de Acesso ao Sistema Sig Iss:


Para se fazer acesso ao sistema necessrio acessar a pagina da Prefeitura de sua cidade e clicar no cone do SIGISS:

Quando fizer o acesso a pagina da Prefeitura basta clicar no cone ao lado.

Ao Clicar no boto, temos a seguinte tela de acesso:

2 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________

O cone que utilizaremos o mostrado abaixo, para ter acesso ao modulo de NF-e, onde sero feitas as escrituraes referentes a suas notas fiscais, aps efetuar login e senha como veremos a seguir:

Ao clicar no cone conforme mostrado acima vai abrir a tela solicitando o login, senha e numero de confirmao: O login e senha so fornecidos pela Prefeitura atravs de Cadastro junto mesma.

3 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Na tela acima, acessamos o modulo de contribuintes, ambiente este que utilizaremos para a emisso de Notas Eletrnicas no Sistema Sig ISS. Mas antes de podermos emitir as notas, devemos solicitar uma quantidade de notas para a Prefeitura. Depois de liberadas podemos ento emitir as notas. Para isso clica-se no acesso AIDF & NF e depois em NF-e. Vejamos:

Uma vez acessado, temos a seguinte tela:

4 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Para solicitar, basta preencher os quadros acima e depois solicite. Aps isso, basta aguardar a liberao da Prefeitura e o usurio esta pronto para emitir as NF-e. EMISSO DE NOTAS ELETRONICAS: Uma vez que a prefeitura liberou as notas para a emisso, usamos o acesso destacado em vermelho para emitir as notas. Ao clicar se encontra a tela abaixo. Segue:

Este o modulo que utilizaremos para a emisso das notas. Nota-se que apenas devemos preencher as telas e deixemos que o Sig faa os clculos e demais processos necessrios. Veremos passo a passo como faz-lo:

Primeiramente selecionamos quem o tomador da Nota Eletrnica, podendo faz-lo de cinco maneiras: 5 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ PFNI - Pessoa Fsica No Identificada: Utilizamos para os casos onde no temos os dados do Tomador do Servio. Exportao (Entende-se tambm Tomador de Fora do Pas): Utilizamos quando o tomador do servio residente fora do pas. Fsica: Este tomador a pessoa que no tem uma empresa aberta com inscrio de nvel estadual e federal (Inscrio Estadual e CNPJ), mas assim como jurdica, tambm pode ter servios prestados. Jurdica do Municpio: Este tomador considerado como empresa que tem inscries tanto municipais, estaduais e federais, sendo sempre identificado pelo seu CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica). Obs: Todas as empresas estabelecidas no municpio so cadastradas no sistema para faciliar a busca pelas suas informaes Jurdica de Fora: Idntico ao tomador jurdico do municpio, o jurdico de fora tem todas as mesmas regras e procedimentos do jurdico do municpio, tendo a opo de cadastro para empresas no sediadas no municpio. Ao optar por Pessoas Fsicas, Jurdicas ou de Fora do Municpio, o sistema abre um sistema de busca para a localizao do Tomador. Vejamos:

Para se localizar o Tomador, pode-se usar qualquer uma das opes acima destacadas.

Ao aparecer os dados do tomador, clique em cima do nome e aperte OK.

6 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Aps o procedimento, temos a seguinte tela:

Prximo Passo: Atividade que o Prestador faz: Clique na Lupa indicada pela seta acima.

Para localizar a atividade, basta utilizar o filtro acima, mas possvel utilizar atividades cadastradas conforme exemplo acima.

7 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Esta assim identificada atividade do prestador podendo em seguida lanar o valor do servio e tambm os dados referentes aos trabalhos executados. Segue exemplo:

Antes de emitir a Nota Fiscal ative o campo Visualizar NF-e Aps Emisso para que a mesma aparea quando for emitida.

8 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Antes da emisso da Nota, temos uma coisa a ressaltar: A Figura do RPS (Recibo Provisrio de Servio). Este sistema permite a emisso de um documento no lugar da Nota Eletrnica, caso no seja possvel emitir a mesma. Ocorre nos momentos que a Internet no esteja disponvel para o prestador. Ex: O prestador de servio esta sem energia eltrica. Ele pode emitir um RPS para o tomador e depois de prazo estabelecido pela prefeitura transformar o RPS em Nota Eletrnica. Basta ele emitir a Nota Eletrnica e antes de finalizar, colocar os dados do RPS, conforme demonstramos abaixo:

Aps preencher os dados acima, podemos ento emitir a Nota Eletrnica. Temos ento como resultado:

9 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________
Com esses passos temos assim a nota emitida. Caso o tomador tenha um e-mail cadastrado, o sistema manda por e-mail automaticamente essa nota fiscal.

Modelo da Nota Fiscal emitida. Todas as notas emitidas tem o formato PDF.

Para que o emissor de Notas Eletrnicas possa acompanhar suas emisses, ele possui um modulo para visualiz-las.

10 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Ao clicar no Histrico de Emisses, temos o quadro onde pode-se visualizar todas as notas emitidas, conforme modelo acima. Caso queira imprimir ou cancelar a nota, basta selecion-la e clicar no boto correspondente. TOMADOR DE SERVIOS: O tomador do servio que recebeu uma Nota Fiscal Eletrnica e que seja do mesmo municpio do prestador tem a possibilidade de analisar a nota antes de receb-la, bem como a escriturao automtica do Livro Fiscal. O Sistema Sig Iss ao emitir a nota, disponibiliza a nota para que o tomador possa analisar antes de confirmar o recebimento, garantindo segurana. Vejamos como funciona:

Quando o Tomador de servio abre o seu movimento, nota que uma bola vermelha aparece na opo de escriturao. um aviso de que tem algo para analisar.

Ao ver a opo em destaque, basta clicar na opo e teremos a seguinte tela: 11 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________

Temos ento os dados da Nota Fiscal Eletrnica que foi emitida para o tomador. Para uma melhor analise, basta clicar na nota e utilizar a opo Imprimir. Com isso, a mesma apresentada. Caso a Nota esteja de acordo com que foi passado pelo prestador ele utiliza o boto abaixo para validar, caso no, invalide a nota. Em caso da no validao da nota, a mesma no fica escriturada no Livro Fiscal do Tomador.

Temos ento o Livro Fiscal Escriturado:

TERMOS TECNICOS: 12 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

_____________________________________________________________________________________ Termos Tcnicos: Os Termos Tcnicos so palavras encontradas nesta apostila que esto destacadas em azul para facilitar o entendimento dos mesmos. Segue relao: SIG-ISS ISSQN Significa: Sistema Integrado de Gerenciamento de Imposto Sobre Servios. Significa: Imposto Sobre Servios de Qualquer Natureza. Significa: Contribuintes que possuem sua empresa aberta de acordo com padres Pessoas Jurdicas estabelecidos pelo Governo Federal. AIDF Significa: Autorizao de Impresso de Documentos Fiscais. Obrigao Acessria Significa a Obrigatoriedade de Escriturao ou Recolhimento de Impostos. Significa: Documento de comprovao de uma determinada compra de mercadoria Nota Fiscal ou prestao de servio. Febraban Significa: Federao Brasileira de Bancos. Significa: Perodo normalmente anual para escriturao fiscal de uma determinada Exerccio empresa. Ms de Competncia Significa: Perodo de referencia de uma escriturao.

13 __________________________________________________________________________________ Verso: 01

Vous aimerez peut-être aussi