Vous êtes sur la page 1sur 8

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF.

JLIO CSAR RAMOS

Acerca de informtica, julgue os itens a seguir. 1. As informaes processadas nos computadores so compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, chamado de byte, e um conjunto de oito bytes constitui um bit. 2. A memria cache do computador um tipo de memria intermediria que guarda as informaes oriundas da memria principal, com a finalidade de agilizar o acesso do processador a essas informaes. 3. As placas de rede do tipo Wi-Fi operam sob uma arquitetura do tipo Ethernet e servem para conectar computadores a redes do tipo WAN (wide area network), por cabo de par tranado. 4. A principal caracterstica das impressoras multifuncionais reunir, em um nico equipamento, diversas funcionalidades que antes eram segregadas em dispositivos independentes, como impressora, copiadora e escner.

Com relao a sistemas operacionais, julgue os itens que se seguem.


5. No Windows XP, a barra de inicializao rpida oferece um espao para cones associados a programas utilizados com mais frequncia, os quais podem ser acionados com apenas um clique do mouse. 6. No Windows XP, a janela Meu Computador, que pode estar acessvel tanto pelo desktop quanto pelo menu Programas, permite acesso ao ambiente de gerenciamento de pastas e arquivos, o qual, quando acionada a opo de visualizao de pastas, apresenta a mesma interface do Windows Explorer. 7. A partir do menu Arquivo do Windows Explorer, o Windows XP oferece a opo de se criar um arquivo em formato editvel no Excel, no Word e no PowerPoint, e tambm de criar arquivos da sute BROffice, desde que esses software estejam instalados no computador em uso.

8. No Linux, o aplicativo KDE Controle Center tem funcionalidades equivalentes ao Painel de controle do Windows, ambos permitindo o gerenciamento de pastas e arquivos e a configurao para a permisso de acesso aos usurios do computador.

A respeito da utilizao de aplicativos dos ambientes Microsoft Office e BROffice, julgue os itens de 39 a 43.
9. A barra de ferramentas de formatao do Excel contm opes que permitem inserir, em uma planilha, figuras, formas e linhas e tambm configurar cores e autoformas.

10. No Word, o recurso de autocorreo do menu Ferramentas til para a correo grfica e sinttica de palavras e frases digitadas em um documento em edio.

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF. JLIO CSAR RAMOS

11. No Excel, a ala de preenchimento utilizada para a duplicao de um dado inserido em uma clula para as demais clulas na direo em que o usurio arrastar o mouse, seja de cima para baixo, da direita para a esquerda ou na diagonal.

12. No Writer do BROffice, a opo Alterar capitalizao, disponvel no menu Formatar, permite inverter a fonte usada no texto entre maisculas e minsculas.

13. Para a criao de apresentaes de slides com dados matemticos, o Calc do BROffice oferece a possibilidade de insero de uma planilha com tabelas e frmulas de formatao automtica, por meio de opo encontrada no menu Arquivo.

No que se refere a tecnologias de Internet e intranet e segurana da informao, julgue os itens subsequentes.
14. A Internet funciona a partir do modelo cliente/servidor, no qual os computadores dos usurios operam como clientes conectados aos servidores que funcionam como provedores de acesso e de servios de correio eletrnico, transferncia de arquivos e acesso a pginas web.

15. Um servidor de sada de e-mails, ou servidor POP, obrigatrio para que um servio de correio eletrnico seja estabelecido em um servidor, o qual deve ser responsvel por enviar os e-mails para usurios cadastrados.

16. O servio de acesso Internet por ADSL no necessita de modem para estabelecer uma conexo, que realizada por um cabo UTP dedicado, ligado entre o computador do usurio e o provedor de acesso.

17. A Internet por rdio, no Brasil, ainda um servio de baixa velocidade, sujeito a intempries e inoperante no caso de dias nublados, porque utiliza infraestrutura por satlite.

18. Cliente web ou WWW, a exemplo do Internet Explorer e do Mozilla Firefox, um programa utilizado para acessar os servidores que armazenam, na Internet, as pginas de usurios ou organizaes.

19. Uma rede do tipo VPN (virtual private network) fundamental para evitar que vrus ou programas maliciosos entrem nos computadores de determinada empresa, j que esse tipo de rede configurado de modo a bloquear qualquer arquivo que no seja reconhecido pelo firewall nela instalado.

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF. JLIO CSAR RAMOS

20. Port scanner um programa que, se instalado em um computador, permite que um invasor volte a acess-lo quando quiser para invadi-lo. Geralmente instalado a partir de programas do tipo cavalo-de-troia ou at por e-mail.

A figura acima ilustra uma janela do BrOffice.org Writer, que est sendo usado para a elaborao de um documento com algumas informaes acerca de aplicativos e dispositivos de informtica. Considerando essa janela e o texto nela contido, julgue os itens de 71 a 78. 21. Na situao da janela mostrada, caso se aplique um clique duplo entre duas letras da palavra e, a seguir, se clique o boto , ser disponibilizada uma lista de palavras, em lngua portuguesa, sugeridas pelo BrOffice.org Writer como equivalentes da palavra backup.

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF. JLIO CSAR RAMOS

22. No texto do documento mostrado, descreve-se um tipo de memria externa muito usada atualmente. No entanto, os valores mencionados esto incompatveis com os dispositivos encontrados no mercado, j que uma conexo USB 2.0 no suporta mdias com capacidade superior a 4 MB. 23. O texto mostrado na figura menciona a possibilidade de se fazer cpias de segurana de arquivos utilizando computador remoto. H na Internet stios especficos que oferecem esse tipo de servio, nos quais o usurio deve estar normalmente cadastrado para poder explorar as facilidades de transferncia e armazenamento de arquivos oferecidas. 24. As informaes no documento so suficientes para se concluir corretamente que o programa SpamBayes atua como filtro de popups.

25. Por meio do boto , possvel exportar o documento em edio diretamente para um arquivo no formato PDF, sem nenhuma restrio de acesso. 26. O termo POP3 mencionado no documento refere-se tecnologia que permite a implementao do servio de Internet denominado webmail, garantindo segurana e privacidade absolutas na troca de mensagens do correio eletrnico pela Internet. 27. Considere a seguinte situao hipottica. Para que um cliente acesse os seus dados bancrios por meio da Internet, o Banco do Brasil, para aumentar a segurana nesse acesso, passou a exigir o cadastramento do nmero MAC da interface de rede do computador utilizado pelo cliente no acesso ao stio do banco. Nessa situao, correto concluir que, para cada provedor de acesso que o cliente utilize para acessar o stio do banco, novo cadastro dever ser efetuado, pois, para cada provedor, haver um nmero MAC especfico. 28. Os navegadores Mozilla Firefox 2 e Internet Explorer 7 (IE7) tm, em comum, o fato de serem distribudos gratuitamente e disponibilizarem recursos bastante semelhantes, como agregadores RSS (really simple syndication) e navegao em mltiplas pginas por meio de abas. Texto I Nova Internet ser 10 mil vezes mais rpida que a atual. Depois de trazer ao mundo a world wide web, em 1989, o centro de fsica CERN, que tem sede em Genebra, agora pretende lanar uma nova Internet, 10 mil vezes mais rpida. A novidade, que j est sendo chamada de the grid (a grade), pode estar disponvel aos consumidores dentro de um ou dois anos. O CERN no usou a Internet tradicional no desenvolvimento dessa nova rede, pois a enorme quantidade de dados carregados e transmitidos poderia gerar um colapso na web atual. A nova Internet usa principalmente fibras pticas, e sua velocidade no ser diminuda por componentes desatualizados. Ainda no se sabe se a grid ser usada tambm domesticamente, nem se empresas optaro por construir suas prprias redes, similares a esta. Internet: <www.terra.com.br> (com adaptaes).

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF. JLIO CSAR RAMOS

Texto II Internet pode esgotar sua capacidade em dois anos De acordo com estudos realizados, o uso pessoal e profissional da Internet pode sobrecarregar a atual capacidade e causar uma reduo de velocidade nos prximos anos, caso provedores de backbones no invistam em uma nova infra-estrutura. Uma enxurrada de novos vdeos e outros tipos de contedo na web pode causar uma sobrecarga at 2010. Um grande investimento por parte dos provedores ser necessrio para suprir as necessidades, de acordo com a pesquisa. Esse estudo o primeiro a aplicar a lei de Moore na Internet, e afirma que, apesar de o ncleo de fibra e os recursos de switching/routing serem suficientes para suportar qualquer demanda, as infra-estruturas de acesso Internet, especialmente na Amrica do Norte, deixaro de ser suficientes nos prximos trs a cinco anos. Internet: <www.terra.com.br> (com adaptaes).

Texto III Seu desktop na Internet Com o surgimento da Internet, o usurio de computador ganhou um fornecimento ilimitado de informaes. Nos ltimos anos, a rede evoluiu e tornou-se tambm uma rica fonte de servios, com a oferta online de ferramentas at ento disponveis apenas no disco rgido do computador. Basta ter um browser para desfrutar essas inmeras facilidades online, que oferecem mobilidade (podem ser acessadas de qualquer lugar) e permitem economizar tempo e dinheiro. Daniel dos Santos. In: PCWORLD, mar./2007 (com adaptaes). Texto IV Hoje, para um nmero crescente de pessoas, a web um computador. Agenda, e-mail e aplicativos bsicos de escritrio, por exemplo, j no residem necessariamente no micro. Podem rodar na grande nuvem computacional da Internet. Aplicativos mais complexos ainda dependem do PC ou de um servidor na rede local. Mas no h dvidas de que eles tambm tomaro o caminho da web em um futuro no muito distante. Info, fev./2008 (com adaptaes). Os textos de I a IV apresentados relatam mudanas que vm ocorrendo na rede mundial de computadores, a Internet, e anunciam outras que esto por vir nos prximos anos. A partir desses textos, julgue os itens de 79 a 88. 29. A nova Internet referida no texto I tambm conhecida como Web 2.0, que traz como maiores atributos o uso irrestrito de fibras pticas, para aumentar a velocidade de transmisso de dados na rede, e o uso do protocolo IPv6, nova verso do protocolo IP, que permitir a transmisso de informaes pela Internet sem vulnerabilidades de segurana. 30. Atualmente, para que um usurio possa rodar na grande nuvem computacional da Internet servios de Agenda, e-mail e aplicativos bsicos de escritrio, como referido no texto IV, necessrio que ele disponha, em seu computador, da tecnologia do sistema operacional Linux.

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF. JLIO CSAR RAMOS

31. Como o Mozilla Firefox constitui um browser, correto inferir do texto III que esse software permite a um usurio desfrutar essas inmeras facilidades online, que oferecem mobilidade, como referido nesse texto. 32. Entre os usos pessoal e profissional da Internet que podem sobrecarregar a atual capacidade e causar uma reduo de velocidade nos prximos anos, caso provedores de backbones no invistam em uma nova infra-estrutura, como referido no texto II, pode-se destacar o download de arquivos de vdeo, devido, entre outros fatores, ao volume de informaes que esses arquivos habitualmente armazenam. Do lado do usurio, o download de arquivos de vdeo pode acarretar o armazenamento de dados e para isso, novas tecnologias vm sendo desenvolvidas, como a denominada blu-ray, que permite o armazenamento em mdia de mais de 50 GB de informao, capacidade mais de 10 vezes superior a diversos tipos de mdia DVD padro. 33. A afirmao presente no texto II de que apesar de o ncleo de fibra e os recursos de switching/routing serem suficientes para suportar qualquer demanda, as infra-estruturas de acesso Internet, especialmente na Amrica do Norte, deixaro de ser suficientes nos prximos trs a cinco anos suficiente para se concluir corretamente que todo o hardware dos microcomputadores utilizados atualmente dever se tornar obsoleto quando a nova Internet, anunciada no texto I, for disponibilizada aos usurios domsticos. 34. Considerando que a tabela a seguir apresenta parte da configurao de um computador, correto afirmar que os itens listados e suas especificaes so adequados para que um usurio possa desfrutar os servios e recursos aludidos nos textos III e IV atualmente disponibilizados na Internet. tipo de computador processador memria cache externa RAM HD 500 GB placa de vdeo memria de vdeo dedicada memria de vdeo mxima webcam bluetooth modem / fax placa de rede placa wireless conectores USB 2.0 conector FireWire IEEE1394 laptop notebook Intel Core 2 Duo T8300 2,4 GHz/800 MHz 3 MB 4 GB DDR2 SATA RAID nVidia GeForce Go 8600 GT GPU 512 MB 1.023 MB integrada integrado 56 kbps Ethernet 10/100/1000 Mbps WiFi 802.11 a/b/g/n, bluetooth 2.0 3 1

35. Sabendo que um usurio acessa a Internet para desfrutar os recursos aludidos nos textos III e IV a partir de um computador que tem instalado, como sistema operacional, o Red Hat, correto concluir que esse computador utiliza uma verso Linux de sistema operacional.

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF. JLIO CSAR RAMOS

36. O Google uma das tecnologias de referncia na Internet na definio e(ou) na explorao de ferramentas de colaborao, correio eletrnico, grupos de discusso, fruns e wikis, servios aludidos nos textos III e IV. 37. As facilidades online, como referido no texto III, incluem os denominados mensageiros instantneos, como o MSN Messenger, que pode ser utilizado tanto em ambientes Microsoft quanto em ambientes Linux. A partir desse recurso, o usurio pode se conectar simultaneamente a ICQ e GTalk, tratando-se este ltimo de uma verso do Skype para aplicaes, exclusivamente, de telefonia mvel celular. 38. O nmero crescente de pessoas que consideram que a web um computador, como referido no texto IV, se traduz, tambm, no nmero crescente de computadores denominados zumbis conectados na grande rede. Um computador zumbi pode ser utilizado para o envio de spam e para o ataque a sistemas informatizados acessveis na web. Uma forma de reduzir os riscos associados ao fato de o computador do usurio estar conectado na Internet pelo uso de software antivrus, como o McAfee e o Avast!, por exemplo. O emprego de um firewall, para o controle do que entra e do que sai do computador em conexes com a web, outra forma de reduzir tais riscos.

Com referncia janela do BrOffice.org Calc mostrada acima, que contm planilhas em elaborao, julgue os itens abaixo. 39. Na situao da planilha mostrada, correto afirmar que a clula A14 da est preenchida com um valor igual a ! 546,00. 40. Sabendo que o grfico ilustrado na figura ao lado foi obtido a partir da planilha mostrada, utilizando-se o intervalo de dados $Planilha1.$B$4:$B$6, se o valor da clula B6,

RESOLUO DE QUESTES - BANCA CESPE CEF 2010 PROF. JLIO CSAR RAMOS

nessa planilha, for alterado para 4.500,00, a barra relativa Linha 6 nesse grfico ficar com altura maior que a barra relativa Linha 4.

GABARITO QUESTO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

RESP E C E C C C C E E E E C E C E E E C E E

QUESTO 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

RESP E E C E C E E C E E C C E C C C E C C C

Vous aimerez peut-être aussi