Vous êtes sur la page 1sur 11

P2 Resumo ICPOM Matria:

- metalurgia do p e fundio - conformao mecnica - diagramas relacionado com aos - tetraedro com desempenho, propriedades, processamento, etc.. s vai cair teoria! Estudo dos metais e suas ligas Processamento estrutura propriedades desempenho

-A Base do tetraedro retroalimentar e afeta o desempenho. Os vrtices possuem uma relao simbitica, ou seja, cada vrtice depende dos outros. (sntese, processamento, propriedades, microestrutura, todas dependem uma da outra, esto ligadas e possuem uma aplicao). -No existe um material bom ou ruim, mas sim melhores ou piores para cada aplicao. -O desempenho do material vai depender da aplicao a qual ele for submetido. -A composio qumica interfere nas propriedades dos materiais e na sntese e processamento.

1. Caracterizao

ligada a uma anlise qumica e uma microestrutura. +Quanto estrutura: - Macro - Micro *** (5000x - Atmica - Nano

100000x)

O que so microestrutras? (viso microscpica dos gros e como so distribudos) - Elas se caracterizam por gros (= fases ou cristais). Cada fase um cristal. Ao mudar microestruturas se consegue propriedades diferentes. - O gro consiste na parte homognea do material, possuindo as mesmas caractersticas fsicas e qumicas. - Quem caracteriza as fases a caracterizao. Os processos de fabricao do formato aos materiais. OBS: * As propriedades dos materiais esto ligadas diretamente a microestrutura e depende da distribuio dos gros. * Dependendo do processamento (trmico, mecnico) que o material sofrer vo ser formadas fases diferentes com propriedades diferentes.

+Como se formam os gros?


Metais MATERIAIS Ligas metlicas ++Como se formam os gros nos metais puro? (microestrutura de um metal puro)

OBS: - O que um slido? So materiais que se apresentam dentro de uma estrutura cristalina. Quando se tem pontos de nucleao de crescimento temos um slido.

Explicao: Quando solidificamos os metais estamos gerando um composto com estruturas cristalinas. Ento ao se solidificar metais se obtem cristais que crescem a partir dos pontos de nucleao de crescimento. A solidificao (orientada) ir definir as propriedades do metal slido. (?) Ao resfriarmos (processamento) o slido obteremos a microestrutura do material. A resfriao ocorre a partir dos diversos pontos de nucleao de crescimento. A taxa de resfriamento responsvel pelo tamanho do gros (quanto menor a taxa, maior o gro). Quando resfriamos muito rpido temos nesse processamento um material nano estruturado. No caso dos metais puros, temos apenas um tipo de gro em sua microestrutura. Os dois tipos de microestrutura acima tm a mesma composio qumica, mas propriedades diferentes, j que tem o tamanho dos gros diferentes. A maneira de se ter propriedades diferentes em uma microestrutura de um metal puro obt-lo com diferentes tamanhos de gros. Uma outra forma de se obter um mesmo material com propriedades diferentes fazer uma solidificao orientada.

++ Como se formam os gros nas ligas metlicas? (metais no puros) Ferrosas (Ao Fe/C / Nn ... XY ; Ao inox Fe/C/Cr...Ni...XY) LIGAS No-ferroas (CuNi ; NiMn) OBS: - Uma maneira de salientar os graos no microscpio colocar um pouco de cido, por exemplo o Co, e ento cada gro vai reagir diferente, podendo assim identifica-los. - dois tomos dividindo a mesma estrutura cristalina formam um tipo de gro (no dois tipos). - Dois metais A e B em estado lquido tem a tendncia de ficarem solveis entre si. - Para ligas, alm da taxa de resfriamento, tenho que estudar a solubilidade para definir as microestruturas.

++ Como pode ser a solubilidade entre dois metais? Assim que se comea a solidificar uma liga metlica, a solubilizao ocorre de trs formas: + Plena

+ Parcial + Zero Solubilizao Plena Soluo slida - Isso quer dizer que os tomos que ocupam as posies na estrutura cristalina pode ser de A ou de B, porm no uma ocorrncia muito comum. S ocorre quando h alguma similaridade entre os metais da liga, como raio atmico igual, massa atmico ou magnetividade. - Somente um tipo de gro, somente uma fase. (S1 + S2 = 1 gro) - Diagrama Isomorfo Insolubilizao Metais imiscveis - Um lquido com dois metais A e B, no estado slido forma dois metais slidos diferentes, um do tipo metal A e outro do tipo B (dois gros diferentes) - (S1 ; S2) - Diagrama Euttico Solubilidade Parcial So solveis, no estado slido, at determinada quantidade. Depende de quem A e de quem B.

Diagramas de Equilbrio de Fases

So mapas que representam a relao entre de fases concernindo a temperatura, presso e composio qumica. Servem para compreender o processo de solidificao de um metal, cermico ou polmero. +Diagrama Fe-C: Reao Eutetide: 1 slido originando 2 slidos, no caso do Fe-C, a Austenita originando a Ferrita e Perlita (Ferrita + Cementita). Reao Euttica: 1 lquido originando 2 slidos, no caso do Fe-C, o Ao lquido originando a Austenita e a Cementita. A austenita abaixando a temperatura no consegue mais reter carbono e h a transformao para outros compostos. Aos hipoeutetides => concentrao de carbono inferior a 0,8% Aos eutetides -> concentrao de carbono igual a 0,8% Aos hipereutetides => concentrao de carbono superior a 0,8% e inferior a 2%. +Diagrama Isomorfo Servem apenas para materiais noferrosos e solveis Ex: Cu-Ni

+Diagrama Euttico Cria-se duas fases metais insolveis ou parcialmente solveis Ex: insolveis Bi-Cd Parcialmenre PB-Sb

OBS: Regra da alavanca %S = S / (S+L) %L = L / (S+L) Se l a composio da fase lquida pela linha liquida e a do slido na fase slida (vo depender de T) Os diagramas de fase ajudam a prever a microestrutura, mas 100% como ela ser. Isso porque as microestruturas dependem das fases que as constituem e do tamanho dos gros (processamento).

2. Processamento (mudar microestruturas)


Estrutura Microestrutura Caracterizao Propriedades Ensaios Processamento A microestrutura obtida atravs de um processamento. Processamento um tipo de tratamento dado aos metais e suas ligas. Existem trs tipo de processamento:

+ Trmico + Mecnico + Qumico +Tratamentos Trmico Conjunto de operaes realizadas no estado slido que compreendem aquecimento, permanncia por determinado tempo e resfriamento. Tem a finalidade de conferir ao material determinadas caractersticas. Pode ser feito com sais fundidos, acontece tambm com materiais cermicos. ++Tipos: * Tmpera resfriamento rpido, portanto gros pequenos Consiste no aquecimento da pea at uma temperatura acima da zona crtica, seguido de um esfriamento rpido em gua, leo, etc. Com esse tratamento possvel aumentar a dureza do ao e tornar mais elevado seu limite de escoamento ( a tenso mxima que o material suporta ainda no regime elstico de deformao) e sua resistncia trao, compresso e ao desgaste. A resistncia eltrica tambm se eleva. Porm com a tmpora diminui-se a resistncia ao choque, o alongamento, a estrio, a ductibilidade, etc. * Recozimento restituir ao material suas propriedades normais ou refinar estruturas brutas de fuso Consiste em aquecer o ao at acima da zona crtica, seguido de um resfriamento lento (dentro do forno, por exemplo). O recozimento apaga as texturas resultantes de tratamentos trmicos ou mecnicos anteriormente sofridos pelo material, porque ao passar pela zona crtica, o material se recritaliza, sempre sob a forma de gros normais de austenita, qualquer que seja a textura que apresente antes de atingir a referida zona, no aquecimento. Portanto com esse tratamento os aos readquirem suas propriedades e texturas normais. * Revenido corrigir certos defeitos nos materiais advindos da tmpera A idia reaquecer a pea temperada at uma temperatura conveniente, abaixo da zona crtica, e esfri-la novamente. Corrige defeitos como uma dureza ou fragilidade excessiva ou quando se receia uma tenso interna perigosa. Com o revenido diminui-se progressivamente a dureza, o limite de resistncia e o limite de escoamento, mas aumenta o alongamento, a estrico e a resistncia ao choque.

+Tratamentos Mecnico (Conformao) Esses mtodos se baseiam nas propriedades plsticas do metal, ou seja, em sua capacidade de mudar de tamanho e forma sem destruirse sob a ao de foras externas, conservando a sua forma obtida durante o tratamento ao cessar a ao das foras. Ao tratar metais por presso, variam a estrutura do metal e suas propriedades mecnicas. ++Tipos: * Laminao Processo de compresso do metal entre os roletes giratrios do laminador * Estiramento Consiste em estirar um lingote atravs do furo calibrado da dieira * Forjamento se realiza com matelete ou prensa - Forja com macho aberto ou plano (com matrizes planas) - Estamapado (com dispositivos especiais matrizes de relevos e em chapa) se fabricam peas cada maiores em tamanho e peso (estampado a quente) * Estruso Se realiza obrigando o metal a sair atravs de uma boquilha de forma adequada. Por esse mtodo se fazem tubos e barras de metais e ligas diferentes. + Tratamentos Fsico-qumico Material processado em temperaturas altas o suficiente para que sofra mudanas nas fases.

+Ensaios mecnicos
Determinar dados quantitativos das caractersticas mecnicas dos materiais. Podem ser destrutivos (geram a inutilizao parcial ou total do corpo de prova) ou no destrutivos (lquido penetrante, raio x, ultrasom). As principais propriedades dos materiais obtidas nos ensaios so: resistncia, elasticidade, plasticidade, resilincia e tenacidade.

So essenciais para o controle da qualidade e desenvolvimento de novas tecnologias. ++ Tipos de ensaios destrutivos: - ensaio de trao - ensaio de flexo - ensaio de dureza - ensaio de impacto - ensaio de fluncia - ensaio de fadiga * Ensaio de trao Pode ser dividida em duas regies: - Regio elstica (linear): o mdulo de elasticidade E a tangente do grfico; a deformao reversvel; ligaes atmicas so alongadas, mas no se rompem. - Regio plstica (no linear): a deformao quase toda no reversvel; as ligaes atmicas so alongadas e se rompem. Limite de escoamento: define a transio da parte elstica para a plstica. Limite de resistncia: a tenso mxima na curva. Ductilidade: medida da deformabilidade do material. Resilincia: medida da capacidade de absorver e devolver energia mecnica (regio elstica). Tenacidade: medida da capacidade de absorver energia mecnica (regio plstica). Vai ocorrendo uma estrico at levar a fatura, ou rompimento. * Ensaio de flexo Utilizada para os materiais mais frgeis, como os materiais cermicos, a determinao das propriedades mecnicas por meio do ensaio de trao muito difcil. * Ensaio de dureza Por penetrao, por choque ou por risco. baseada na capacidade de uma material riscar o outro. Normalmente so realizados na temperatura ambiente. Para materiais cermicos, o ensaio de dureza mais realizado em temperaturas elevadas. * Ensaio de impacto A energia necessria para fraturar, ou seja, a energia de impacto, dada pela diferena entre a altura inicial e final do martelo. Os resultados do ensaio de impacto so geralmente apresentados como a energia absorvida no processo de fratura do corpo de prova. A energia absorvida no processo de fratura do corpo de prova. E energia absorvida no processo de fratura varia muito com a temperatura de ensaio. Por esta razo so realizados ensaios em varias temperaturas.

* Ensaio de fluncia Deformao plstica que ocorre em materiais sujeitos a tenso constante e temperatura elevada. Dividido em 3 regies: - na regio primria, o material encrua e a taxa de crescimento da deformao com o tempo diminui; - na regio secundria a taxa de crescimento constante, devido a uma competio entre encruamento e recuperao; - na terceira fase ocorre uma acelerao do encruamento devido a mudanas estruturais. * Ensaio de fadiga Um mesmo peso aplicado em determinado material, e h a formao de vrios ciclos que o material tolera, at a sua fratura. Ligas ferrosas normalmente possuem um limite de fadiga.

3. Processos de fabricao

Visam dar forma (peas, dispositivos) para o material (metal) +Processos de conformao +Fundio +Metalurgia em p +Soldagem +Processos de conformao mecnica (processo permanente) O principal objetivo da conformao mecnica a alterao (deformao) plstica da forma dos materiais com adicional obteno e controle de propriedades fsicas e mecnicas. Ela de grande importncia porque a forma de produzir peas com excelentes propriedades mecnicas, com uma perda mnima de material. Parte-se de uma geometria relativamente simples, que aps uma ou mais operaes transformada em uma pea de conformao mecnica. A forma de implementar a deformao plstica varia, podese classificar quanto : - temperatura - encruamento - foras aplicadas ao material - processos

++ Quanto temperatura *altas temperaturas: - grandes deformaes - menos fora - pouca preciso *baixas temperaturas: - deformaes limitadas - altas foras

- muita preciso ++Quanto ao encruamento *acima da temperatura de recristalizao (da zona crtica) *abaixo da temperatura de recristalizao ++Quanto aos processos - processos estacionrios (forma geomtrica da zona de deformao no muda com o tempo): +trefilao +extruo +laminao de chapas - processos no estacionrios (descontnuos, para cada variao do tempo tem-se a modificao do quadro da zona de deformao: +dobramento +forjamento +embutimento * com prodominncia de compresso: - laminao - forjamento - estampagem - extruo - cunhagem *combinados trao-compresso: - embutimento - embutimento profundo - prensagem *com predominncia de trao -trefilao *com flexo -dobramento *com cisalhamento - toro - corte

+Fundio

Vai moldar o material no estado lquido (o material tem que estar fundido). A caracterstica bsica que so materiais com baixas temperaturas de fuso (com exceo do ao), seno precisaria de muita energia. A pea montada dentro de um molde no formato desejado com um canal de vazamento, que normalmente revestido de areia, que sendo um material refratrio, resistindo a altas temperaturas, permite a solidificao do lquido fundido. Esse processo de solidificao deve ser admnistrado com cautela, pois nele que o material define a sua microestrutura e portanto suas propriedades. O resfriamento pode ser lento ou rpido o que vai acarretar em diferentes propriedades para o material. O acabamento superficial de fundio no muito bom, por isso muitas peas precisam de um tratamento superficial posterior (ex: lixamento) (ou para obter alguma caracterstica superficial especfica). +Metalurgia do P para ser usada em materiais com temperatura de fuso muito alta, como as cermicas e os materiais refratrios. Tcnica de fabricao de produtos metlicos (ferrosos ou no ferrosos) obtidos atravs da conformao de ps metlicos, que so comprimidos no interior de um molde/prenssa com o formato desejado. Aps esse processo a porosidade da pea se torna muito alta e por isso necessrio reduzir a sua porosidade. Ocorre ento o tratamento trmico de SINTERIZAO, onde o material submetido a temperaturas abaixo do ponto de fuso sob atmosfera controlada, conferindo-se propriedades fsicas e mecnicas de acordo com as normas, reduzindo a porosidade da pea. Obs: Obteno do p atravs de processos fsicos (moagem), fsicoquimicos ou qumicos (hidro ou piro). +Soldagem A soldagem consiste em juntas dois materiais, em geral o metal e suas ligas, a partir de um aquecimento na rea a ser unida. Leva-se em conta a tecnologia da soldagem e metalurgia da soldagem. A primeira trata dos equipamentos e do prprio ato de soldar (metodologia adotada que vai fazer diferena no resultado). A outra estuda o comportamento dos metais (metal de base e metal de solda) e a conseqncia para a ZTA (zona termicamente afetada) que representa o lugar aquecido. A ZTA em funo da agresso pelo aquecimento vai sofrer um tratamento trmico e ento ter sua microestrutura e propriedades modificadas. A metalurgia da soldagem estuda essas mudanas de propriedades atravs de experimentos. feita por juno. Tem muita importncia para o setor petrolfero. As juntas da soldagem sofrem com a variao de temperatura

Vous aimerez peut-être aussi