Vous êtes sur la page 1sur 116

Make the most of your Energy

Solues em Eficincia Energtica

Solues em Ecincia Energtica

Desenvolver uma atitude comum

Solues em Ecincia Energtica

Editorial

at 30% de EE*
*Eficincia Energtica

Por que a Schneider Electric e seus distribuidores adotaram a atitude Eficincia Energtica?
A Ecincia Energtica o modo mais rpido, econmico e limpo de reduzir nosso consumo de energia, reduzir a emisso de gases de efeito estufa e cumprir os objetivos do protocolo de Kyoto. E isto tornou-se uma demanda crescente de todos os atores do mercado. Schneider Electric compromete-se em ser seu especialista mundial no gerenciamento da energia, como tambm seu parceiro ecolgico!

Por que um catlogo de solues padres de EE?


Aes de Ecincia Energtica ambiciosas so viveis agora: na maior parte das instalaes existentes, possvel atingir at 30% de ganho de energia utilizando solues e tecnologias disponveis na atualidade. As aes locais de Ecincia Energtica tm um importantssimo efeito na produo devido s perdas na rede eltrica de distribuio e de transmisso, pois 1 kWh de uso em um edifcio requer 3 kWh de produo. Isto signica que para cada unidade energtica que se economiza, trs unidades de produo so economizadas!

Schneider Electric, o seu melhor parceiro em Eficincia Energtica


A Schneider Electric e seus distribuidores unem-se para difundir a mensagem da Ecincia Energtica, contribuindo de modo signicativo e sustentvel com o meio ambiente. Por sua proximidade, o distribuidor coloca disposio do cliente produtos conveis para fornecer qualidade e rentabilidade mximas. Estes prossionais esto na melhor posio para ouvir e responder s suas questes e solucionar quaisquer dvidas que eventualmente surjam durante a execuo das solues de Ecincia Energtica.

Todos podem obter mais, utilizando menos.


Somos otimistas com relao ao futuro e acreditamos que possvel encontrar solues que nos possibilitem realizar nosso verdadeiro potencial, reduzindo o impacto sobre o meio ambiente.

Isto levou a Schneider Electric e seus distribuidores a se comprometerem em ajudar as pessoas a melhorar o consumo de energia!
3

Solues em Ecincia Energtica

Eficincia Energtica: uma preocupao de todos!


Com o Protocolo de Kyoto, os pases industrializados zeram um acordo em reduzir suas emisses de gases de efeito estufa em 5,2% para o ano 2012, em funo do nvel de emisses de 1990. Atualmente, a eletricidade o fator que mais contribui na emisso destes gases. At 50% das emisses de CO2 atribudas aos edifcios residenciais e comerciais, so provenientes do consumo de eletricidade. Alm disso, com a proliferao de eletrodomsticos, computadores, sistemas de entretenimento e o aumento do uso de outros equipamentos, tais como sistemas de ar condicionado e ventilao, o consumo de eletricidade est crescendo de modo desproporcional em relao ao uso de outras energias. E esta tendncia continuar aumentando, a menos que faamos algo a respeito!

Solues em Ecincia Energtica

Para enfrentar o desafio de emisso de CO2 e energia: Eficincia Energtica!

+30%

Eficincia Energtica, um desafio para todos!


Nossos produtos e solues esto presentes em cada elo da cadeia de energia e contribuem para a ecincia energtica. Pode-se atingir at 30% de economia com a combinao de:

+10 a 15%
Dispositivos e instalaes ecientes
Dispositivos de baixo consumo, edifcios isolados

+5 a 15%
Uso otimizado da instalao e dos dispositivos
Desligar aparelhos no utilizados, regular em nveis otimizados motores, aquecimento

+2 a 8%
Programa de melhoria e monitorao permanente
Programa rigoroso de manuteno, medio e reparo no caso de desvio
o on ec de ole, a rd ntr Pe co o o* m ten se nu ra o ma onit em mi a
el v nt ia te nerg us e ua ls tn ve de le, N uso tro con n o de co a de m r se nito ma a o m rogr no e pnute a m

Consumo de energia e o la s ta itivo Inspos es t dis ien ic ef

100% 90% 70% 50%

do o Us iza tim o

o a or o nit en Mo nut a m

o us de el m tv ia co o n ste erg l su en ora ve z de onit rama N a , m og c efi trole e pr o n co tnuaten n co anu m de

0% * At 12% por ano de perdas sem regulao, nem sistemas de controle 8% por ano de perdas sem programa de monitorao e manuteno.

Este catlogo apresenta uma seleo de solues para permitir que integradores promovam e implementem solues EE para seus clientes em: Edifcios pequenos, comerciais e residenciais
Q Controle da iluminao: temporizadores,

Para obter ecincia energtica signicativa, temos que atuar atravs de trs linhas:
Q Ecincia intrnseca da instalao (isolamento,

dimmers, sensores de presena e movimento, interruptores especcos e crepusculares.


Q Controle de temperatura: termostato. Q Controle de persianas.

lmpadas de baixo consumo,).


Q Otimizar de forma dinmica o uso da energia

(temperatura constante do edifcio, desligar instalaes no utilizadas).


Q Ajustar e melhorar de forma dinmica a

Edifcios de mdio e grande portes


Q Controle de iluminao, temperatura, persianas:

solues eletrnicas modulares e independentes e sistemas integrados por rede.


Q Ar condicionado, ventilao: variadores de

evoluo da instalao (antiguidade, uso diferente, ampliao de um edifcio). Est demonstrado que a boa vontade das pessoas somente funciona no incio. Aps algumas semanas, as economias se perdem. Somente so obtidas economias energticas sustentveis se forem implementadas solues automatizadas que ajudem a medir, analisar, controlar e administrar o uso da energia na instalao.

velocidade.
Q Gerenciamento da energia: correo do fator

de potncia, medio, monitorao e qualidade da potncia e controle. Indstrias e infraestruturas


Q Ar condicionado, ventilao, ar comprimido,

mquinas de transporte: inversores de frequncia.


Q Gerenciamento da energia: correo do fator

de potncia, medio, monitorao remota do consumo de energia, monitorao e qualidade da potncia e controle. 5

Solues em Ecincia Energtica

A inovao da Schneider Electric

A experincia dos distribuidores

At 30% de economia de energia utilizando as tecnologias atuais. At 40% de economias potenciais em um sistema de motores feito com Acionamentos e Automao. At 30% de economia no sistema de iluminao de um edifcio com sistema de controle da iluminao.

Solues em Ecincia Energtica

Sumrio

Captulo 1 O selo da Eficincia Energtica As regulaes esto impulsionando a Eficincia Energtica em todo o mundo Como avaliar as vantagens para usurio, proprietrio e ocupante? Captulo 2 Aplicaes no mercado
Solues para residncias e pequenos edifcios Solues para edifcios mdios e grandes Solues para indstria e infraestrutura

p. 8 p. 9 p. 10

p. 12
p. 13 p. 14 p. 15

ndice cruzado de solues e produtos principais


Para residncias e pequenos edifcios Para edifcios mdios e grandes Para indstria e infraestrutura

p. 16
p. 16 p. 18 p. 22

Captulo 3 Solues para os mercados


Sumrio

p. 24
p. 25

Captulo 4 Produtos EE ndice de referncias p. 90 p. 112

Solues em Ecincia Energtica

Selo da Eficincia Energtica


Nossos selos EE o ajudam a tomar a deciso correta

Este selo de solues de Ecincia Energtica indica a economia potencial de energia que pode esperar de cada soluo. Estas solues permitem uma Ecincia Energtica sustentvel.

Este selo de Ecincia Energtica marca os produtos que integram o ncleo da soluo. Com estas gamas, possvel examinar a diferena comparando-as com as solues convencionais.

Schneider Electric faz realmente a diferena!

Solues em Ecincia Energtica

As regulaes esto impulsionando a Eficincia Energtica em todo o mundo


O protocolo de Kyoto foi o incio do estabelecimento de objetivos quantitativos e uma agenda relativa reduo das emisses de CO2 com compromissos claros dos governos. Alm do compromisso de Kyoto (at 2012), muitos pases xaram um prazo maior e objetivos conforme as recomendaes do Grupo Intergovernamental de Especialistas em Evoluo do Clima (GIEEC) denidas na Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudanas Climticas (UNFCC) para estabilizar o nvel de concentrao de CO2 a 450 ppm (reduzir metade antes de 2050 o nvel de CO2 de 1990). A Unio Europeia um bom exemplo: em maro de 2007, xou o objetivo de atingir pelo menos 20% antes de 2020 (conhecido como 3x20: reduo de 20% de CO2, melhoria de 20% de Ecincia Energtica e obteno de 20% de energia renovvel). Este compromisso poderia ser ampliado para 30% em 2020 no caso de chegar a um acordo internacional posterior a Kyoto. Alguns pases europeus planejam um compromisso de at 50% para 2050. Isso demonstra que o panorama e as polticas de Ecincia Energtica estaro presentes durante um perodo prolongado de tempo. Para atingir estes objetivos, sero exigidas mudanas reais de regulamentaes, legislao, padronizao, que constantemente devero ser reforadas pelos governos.

No mundo todo, regulamentao/legislao refora acordos das partes interessadas e esquemas fiscal e financeiro so aplicados:
Nos EUA Q Ao de Poltica Energtica de 2005 Q Cdigos Tcnicos de Edicao Q Regulamentao da energia Q Programas de gerenciamento da energia dos diversos Estados Q Economia de energia para bens de consumo Na Unio Europeia Q Esquema de troca da emisso da UE Q Desempenho da energia da diretriz edicao Q Diretriz do consumo de energia do produto Q Diretriz de utilizao nal e servios de energia No Brasil Q Plano nacional de Ecincia Energtica Q Programa Nacional de Conservao de Energia Eltrica (Procel) Q Etiquetagem de Ecincia Energtica de Edicaes

Vrios esquemas de incentivos legislativo e financeiro-fiscal foram desenvolvidos nos mbitos nacional e regional:
Q Esquemas de auditoria e avaliao Q Esquemas de selo de rendimento energtico Q Cdigos de edicao Q Certicados de rendimento energtico Q Obrigao dos distribuidores de energia de

obter economias de energia de seus clientes


Q Acordos voluntrios na indstria Q Financeiros: mecanismos de mercado (crditos

de impostos, depreciao acelerada, certicados brancos). Q Esquemas de incentivos e impostos.

Todos os setores esto envolvidos e o impacto das regulaes atinge no apenas as novas instalaes e construes, mas tambm os edifcios existentes, o setor industrial e a infraestrutura. Paralelamente com a padronizao, surgem diversas novas normas; outras at j esto em andamento.
Em edicao, todos os usos da energia inuem: Q Iluminao Q Ventilao Q Aquecimento Q Refrigerao e ar condicionado Para a indstria e o comrcio, os organismos de normatizao esto criando normas de sistemas de gerenciamento da energia (em consonncia com a conhecida norma ISO 9001 de qualidade e de meio ambiente ISO 14001). Tambm esto sendo criadas normas de servios de Ecincia Energtica.

Finalmente, j no mais uma opo implantar equipamentos eficazes e planos de melhoria de eficincia energtica. Agora tornou-se uma obrigao e cada pas deve utilizar regulamentos locais e esquemas de incentivos com impactos financeiros que no podem ser ignorados.
9

Solues em Ecincia Energtica

Como avaliar as vantagens para usurio, proprietrio e ocupante?


A comprovao pelo exemplo!
Controle de motores com inversores de frequncia
Em uma instalao convencional de bombeamento e ventilao, o motor eltrico recebe diretamente a alimentao da linha de distribuio e funciona em velocidade nominal. Com um inversor de frequncia entre o disjuntor e o motor, a economia de eletricidade pode atingir entre 15 e 50%, dependendo da instalao. Exemplo O retorno do investimento geralmente muito rpido, entre 9 e 24 meses.

Controle de bombas e ventiladores na Q Controle tradicional: indstria ou em 80% de uxo nominal A 95% de potncia edifcios
nominal

100% 80% 60%

50%

Controle por um inversor de frequncia: 80% de uxo A 50% de potncia nominal Avaliar sua economia e sua rentabilidade com nosso software Eco2!

40% 20% 0%

20%

40%

60%

80%

100%

Sistema de medio: economia potencial de at 10% de energia


Exemplo

Um edifcio industrial
(fonte: Gimelec "Efcacit Energtique April 2008")

Q Consumo de energia eltrica anual: 100 MWh Q Custo anual: 120 k Q Objetivo de economia de energia: 10% Implementao de uma soluo de medio e monitorao com medidores de energia, monitorao remota e software de monitorao da energia. Q Investimento: 11 k

Aps a anlise dos relatrios e a implementao de aes, o usurio economizou 14,4 k na conta de energia eltrica, o que representa 45 dias de consumo para a produo.

10

Solues em Ecincia Energtica

Controle de iluminao permite at 30% de economia


Iluminao consome 25% de toda energia no Brasil e 19% de toda a eletricidade produzida no mundo, segundo dados da Eletrobrs e da IEA (Internacional Energy Agency). Mudar as lmpadas antigas por lmpadas econmicas um primeiro passo, que deve ser Exemplo 1 complementado pelo uso de equipamentos ecientes que ligam ou desligam as lmpadas Grande potencial de quando for necessrio e que isso seja adaptado para funcionar de acordo com a ocupao economia com do ambiente e/ou claridade natural.

(fonte: Cardonnel consultant)

Escolas Escritrios Hospitais Hotis

de 25 a 30% Salas de aula, reas de descanso at 40% 18% 20% Portarias Salas de atendimento Quartos, restaurantes, portarias

ige ra

lmpadas que so deixadas acesas de maneira intil ou que Tipo de so esquecidas de edifcio serem desligadas

Consumo de energia eltrica em residncias


Aqu

Economia potencial

reas
o

ec im e
o nt

35% 25% 25% 15%


g
ua

de

Refr

Ilu

os

Soluo de controle e reduo de consumo


(fonte: Associao de iluminao francesa)

Soluo de controle
Interruptor simples Interruptor horrio programvel Detector de presena

Economia Consumo anual (kWh/m2)


depende 19,5 da anlise 10% 20% 15,2 13,2 12 9,6

Dimmers com deteco de iluminao 29% Detector de iluminao e de presena 43%

Qualidade de potncia e reduo de perdas: at 10%


Exemplo Anlise: Q Alimentao por um transformador de 1000 kVAr, com fator de potncia de 0,8 Q Energia reativa faturada: 10% da quantidade total da conta de energia eltrica.

Permitir que um banco situado na Espanha deixe de pagar pela energia reativa e aumente a potncia disponvel real.

Soluo instalada: Capacitores Varset Harmony de 250 kVAR e o fator de potncia mantido acima do limite de faturamento (0,92), isto : Q -10% na conta de energia eltrica, Q +15% de potncia adicional disponvel.

0,82 0,84 0,86 0,88 0,90 0,92 0,94 0,96 0,98 1,00 -0,98 -0,96 26,12 26,18 27,00 27,06 712 12 27,12

Desconexo de capacitores de15 kVAR Desconexo de capacitores de 3 kVAR

dia,hora

a in

Dem ais ap ar el h

Exemplo 2

Fonte: Eletrobrs

11

Solues em Ecincia Energtica

Para cada mercado h solues de EE simples

12

Solues em Ecincia Energtica

Solues para residncias e pequenos edifcios

at 40%
Produtos para obter mais economia
A EL GI V ER OV EN EN R DE E O OL R NT INA COLUM I
Q Controle de iluminao: temporizadores,

dimmers, detectores de presena e movimento, minuterias, Unica Lighting Control


Q Controle de HVAC (Heating Ventilation Air

Conditioning): medidores, interruptores horrios programveis


Q Controle de motores: interruptores horrios

E S OL RE TROTO N CO E M D

programveis, inversores de frequncia


Q Energia renovvel: sistema de produo de

E OL TR AC N V CO E H D

energia com clulas fotovoltaicas

Sistemas de gerenciamento
Q Sistemas de controle de persianas motorizadas

Solues de EE para a rea residencial Q Unica lighting control Q Automao residencial podem economizar entre 10 e 40% na conta de energia eltrica Valor agregado em servio

Q Controle remoto Q Controle multimdia Q Alarme

De 20 a 25% da energia consumida (E.U.A. e Unio Europeia)

Aquecimento representa 30% do uso da energia

Iluminao e eletrodomsticos consomem mais de 40%

MINt

Flex

IHP 1c

Unica

EN40

13

Solues em Ecincia Energtica

Solues para edifcios mdios e grandes

at 30%
L A GI VE ER OV EN EN R O NT ME A A CI GI EN ER R N E S GE E E OL RE D TR OTO N CO E M D DE LE O RO A NT N CO UMI IL LE RO C NT VA CO E H D

Produtos para obter mais economia


Q Controle de iluminao: temporizadores,

dimmers, detectores de presena e movimento, interruptores crepusculares


Q HVAC (Heating Ventilation Air Conditioning):

inversores de frequncia para bombas em HVAC


Q Controle de motores: inversores de frequncia Q Gerenciamento de energia: compensao da

potncia e ltro, medidores


Q Energia renovvel: sistema de produo de

energia com clulas fotovoltaicas

Sistemas de gerenciamento
Q Sistemas de gerenciamento de edifcios

A renovao de edifcios pode economizar at 30% de energia

Q Monitorao da energia Q Anlise da qualidade da energia

Consomem 20% da energia total

Os motores consomem 3 reas-chave: 35% a mais de HVAC, eletricidade iluminao e solues de edifcios integradas

Valor agregado em servio


Q Auditorias do locais Q Coleta e anlise de dados Q Anlise nanceira e validao da rentabilidade

de investimento
Q Estabelecimento de plano de melhoria Q Monitorao e otimizao remota

ATV21

ATV61

PM800

PM9C

Compact NSX

Varplus2

14

Solues em Ecincia Energtica

Solues para indstria e infraestrutura

at 20%
Produtos para obter mais economia
O NT ME A CI GIA LE EN ER RO ER EN G E NTHVAC D CO E D E S OL RE TR TO ON MO C E D

Q HVAC (Heating Ventilation Air Conditioning):

inversores de frequncia para motores


Q Controle de motores: controladores lgicos

programveis para otimizao da produo e gerenciamento do modo mute da mquina, inversores de frequncia
Q Gerenciamento de energia: compensao da

potncia e ltro, medidores

Sistemas de gerenciamento
Q Anlise e monitorao da energia Q Sistemas de superviso do processo Q Anlise da qualidade da energia

Indstria e infraestrutura: uma instalao mdia pode reduzir o consumo entre 10 e 20%

Valor agregado em servio


Q Auditorias do locais Q Coleta e anlise de dados Q Anlise nanceira e validao da rentabilidade

H uma correlao Motores, positiva entre os maiores Uma reduo a eficincia consumidores, de 25% energtica e a representam economizaria produtividade mais de 60% 7% da eletricidade do de uso da eletricidade mundo

de investimento
Q Estabelecimento de plano de melhoria Q Monitorao e otimizao remota

ATV21

ATV61

PM800

Compact NSX

ION7650

15

Solues em Ecincia Energtica

ndice cruzado de solues e produtos residncias e pequenos edifcios


Produto principal por gama
Tipo de produto

Gerencia- Controle mento da da iluminao energia


Medidores Interruptor automtico por presena
Flex Flex (de parede)

Produto principal de EE

Porteiro e vdeoporteiro
Arbus

Intelligent Home Control


IHC

Nome da gama EN40

Controlar a iluminao de halls de edifcios

p. 54

Solues

Controle automtico da iluminao por deteco de presena na residncia Controle de cenrios de iluminao em residncias Gerenciar a iluminao em uma oficina Identificar as fontes de consumo excessivo em sua casa IHC - Intelligent Home Control Automao residencial Controlar a iluminao no acesso residncia Otimizar a iluminao ambiente com variador de luminosidade (dimmer) Otimizar o bombeamento em uma piscina Otimizar o gerenciamento de gua em uma piscina
p. 60 p. 60 p. 26

p. 56

16

Solues em Ecincia Energtica

principais para

Controle de motores
Minuteria Interruptor automtico por presena
Mdena

Kit Unica Lighting Control


Unica

Variador de Interruptor luminosidade horrio (Dimmer) programvel


Decor IHP 2c

Inversor de frequncia
ATV12

MINt

p. 68

p. 72

p. 74

p. 82

p. 84

p. 86

17

Solues em Ecincia Energtica

ndice cruzado de solues e produtos edifcios mdios e grandes


Produto principal por gama 1/2
Tipo de produto

Gerenciamento da energia
Medidores Disjuntores Capacitores

Produto principal de EE

Nome da gama ME

EN40

Compact NSX

Varplus2

Medir o consumo de energia eltrica em um camping

p. 28

Solues

Monitorar e analisar o consumo de energia eltrica de um shopping center Otimizar o consumo de energia eltrica do equipamento de refrigerao Monitorar remotamente sua energia pela internet Monitorar localmente sua energia Reduzir o consumo e os custos de eletricidade de um shopping center Garantir a operao eficaz de um ventilador de torre de refrigerao Gerenciar a gua quente em edifcios pblicos Otimizar o gerenciamento de gua em uma piscina

p. 30

p. 38

p. 44

18

Solues em Ecincia Energtica

principais para

Controle de HVAC
Gerenciador de energia Inversor de frequncia
HX300 ATV21

Controle de motores
Interruptor horrio programvel
IHP 2c

Interruptor horrio programvel


IHP 1c

HX900

p. 40

p. 42

p. 46

p. 48

p.86

19

Solues em Ecincia Energtica

ndice cruzado de solues e produtos edifcios mdios e grandes


Produto principal por gama 2/2
Tipo de produto

Controle da iluminao
Interruptores horrios programveis
IHP +2c

Produto principal de EE

Interruptor temporizador
Unica

Nome da gama IHP

Controlar a iluminao de reas comuns em hotis

Solues

Controlar a iluminao de halls de edifcios Automatizar a iluminao pblica em funo do anoitecer e amanhecer Controlar localmente a iluminao de escritrios Controlar a iluminao em corredor de um hotel Administrar a iluminao em escadarias, halls ou corredores Controle automtico da iluminao em reas amplas por deteco de presena Controle de cenrios de iluminao em residncias Controle de iluminao para reas de passagem Monitorar o tempo de iluminao e gerenciar as campainhas de escola Otimizar a iluminao de um estacionamento de hotel
p. 78 p. 76 p. 62

20

Solues em Ecincia Energtica

principais para

Minuterias

Kit Unica Lighting Control


MIN Unica

Interruptor Interruptor automtico crepuscular por presena


Unica IC2000 IC Astro

Interruptor automtico por presena


Flex

MINs, MINp

p. 52

p. 54

p. 58

p. 64

p. 66

p. 70

p. 72

p. 80

21

Solues em Ecincia Energtica

ndice cruzado de solues e produtos indstria e infraestrutura


Produto principal por gama
Tipo de produto

Gerenciamento da Energia
Multimedidores Disjuntores
Compact NSX

Produto principal de EE

Nome da gama PM700 / PM800 / PM9

Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes linhas de montagem

p. 34

Solues

Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes tipos de instalaes Monitorar e analisar o consumo de energia eltrica de diferentes linhas de produo Otimizar o consumo de energia eltrica do equipamento de refrigerao Reduzir os custos com eletricidade e os rudos em um ventilador industrial Otimizar o bombeamento de gua
p. 32

p. 36

p. 38

22

Solues em Ecincia Energtica

principais para

Controle HVAC* (Construo)


Inversor de frequncia
ATV61

Controle de motores
Inversor de frequncia
ATV61

p. 50 p. 88 * Heating Ventilation Air Conditioning

23

Solues de Ecincia Energtica

Medio e monitorao

Compromisso do cliente

Economia de energia sustentvel


A eficiencia energtica requer um enfoque estruturado. A medio, a superviso remota e o controle fornecem informaes que ajudam os clientes a tomar conscincia da funo que desempenham na economia de energia e a manter uma economia sustentada.

24

Solues de Ecincia Energtica

Solues padro Sumrio


Gerenciamento da Energia
Identicar as fontes de consumo excessivo em sua casa ................................................................... 26 Medir o consumo de energia eltrica em um camping ........................................................................ 28 Monitorar e analisar o consumo de energia eltrica de um shopping center ...................................... 30 Monitorar e analisar o consumo de energia eltrica de diferentes linhas de produo ....................... 32 Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes linhas de montagem ....................................... 34 Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes tipos de instalaes ........................................ 36 Otimizar o consumo de energia eltrica do equipamento de refrigerao .......................................... 38 Monitorar remotamente sua energia pela internet ............................................................................... 40 Monitorar localmente sua energia ....................................................................................................... 42 Reduzir o consumo e os custos de eletricidade de um shopping center ............................................ 44 Gerenciar a gua quente em edifcios pblicos .................................................................................. 48

Controle de HVAC

Garantir a operao ecaz de um ventilador de torre de refrigerao ................................................ 46 Reduzir os custos com eletricidade e os rudos em um ventilador industrial ....................................... 50

Controle de Iluminao
Controlar a iluminao de reas comuns em hotis ............................................................................ 52 Controlar a iluminao de halls de edifcios ........................................................................................ 54 IHC - Intelligent Home Control - Automao residencial ...................................................................... 56 Automatizar a iluminao pblica em funo do anoitecer e amanhecer ........................................... 58 Controlar a iluminao no acesso residncia ................................................................................... 60 Controlar localmente a iluminao de escritrios ................................................................................ 62 Controlar a iluminao em corredor de um hotel ................................................................................. 64 Administrar a iluminao em escadarias, halls ou corredores............................................................. 66 Controle automtico da iluminao por deteco de presena na residncia .................................... 68 Controle automtico da iluminao em reas amplas por deteco de presena .............................. 70 Controle de cenrios de iluminao em residncias ........................................................................... 72 Gerenciar a iluminao em uma ocina............................................................................................... 74 Controle de iluminao para reas de passagem ............................................................................... 76 Monitorar o tempo de iluminao e gerenciar as campainhas de escola ............................................ 78 Otimizar a iluminao de um estacionamento de hotel ....................................................................... 80 Otimizar a iluminao ambiente com variador de luminosidade (dimmer) .......................................... 82

Controle de Motores
Otimizar o bombeamento em uma piscina .......................................................................................... 84 Otimizar o gerenciamento de gua em uma piscina ........................................................................... 86 Otimizar o bombeamento de gua ...................................................................................................... 88

25

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Identificar as fontes de consumo excessivo em sua casa

Necessidades do cliente
Um cliente pergunta a um eletricista por que seu consumo de energia eltrica to elevado e de onde provm o excesso de consumo.

Recomendao do distribuidor
Instalar temporariamente um medidor de quilowatt/hora tipo EN40 e medir o consumo das diferentes cargas (ar condicionado, mquinas, iluminao, piscinas) por um certo perodo. Compacto, pode ser incorporado em quadros de distribuio eltrica (Kaedra, Pragma ou Prisma G...).

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q O certicado MID permite utiliz-lo em aplicaes de faturamento Q O medidor de quilowatt/hora EN40 permite medir diretamente at 40 A sem TCs Q A conexo inferior/inferior das entradas de corrente facilita a conexo do medidor com disjuntores

associados no centro da carga.

Zoom

EN40
Monitora seu consumo de energia!

A Detalhes na

pgina 97 deste catlogo

A A lista completa
EN40

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

26

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida utilizada para identificar as causas do consumo excessivo, o que permitir a realizao de aes para reduzir o consumo de energia. > A atribuio do custo de energia uma contribuio indireta na reduo do consumo de energia. > A visualizao permanente do consumo ajuda a obter um uso mais eficiente da energia e a criar um comportamento mais disciplinado.

Diagrama de soluo
L N

C60N

EN40

Para carga

Q As referncias e as caractersticas dos disjuntores C60 dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
EN40 C60N

Descrio
Medidor de quilowatt/hora Disjuntor C60N 2P curva C 25 A

Unid. Referncia
1 1 15237 24339

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113

27

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Medir o consumo de energia eltrica em um camping

Necessidades do cliente
O administrador do camping quer medir o consumo de energia eltrica de seus clientes para cobrar o valor exato pelo uso. Deseja tambm conscientiz-los sobre o consumo para anim-los a economizar.

Recomendao do distribuidor
A monitorao do consumo de cada setor feita utilizando um medidor de quilowatt/hora tipo EN40P. Com seu tamanho reduzido, pode ser instalado em quadros de distribuio compactos Kaedra, Pragma ou Prisma G. A possibilidade de lacre garante preciso e medio corretas.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q O certicado MID permite utiliz-lo em aplicaes de fatura. Q O medidor de quilowatt/hora EN40P permite medio direta at 40 A sem TCs. Q A conexo inferior/inferior das entradas de corrente facilita a conexo do medidor com os

disjuntores associados.
Q Perfeito para uso externo, conserva a preciso entre -25 e +55C.

Zoom

EN40
Monitora seu consumo de energia!

A Detalhes na

pgina 97 deste catlogo

A A lista completa
EN40P

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

28

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida pode ser utilizada para implementar aes elaboradas para reduzir o consumo de energia. > A atribuio do custo de energia uma contribuio indireta na reduo do consumo de energia. > A visualizao permanente do consumo ajuda a obter um uso mais eficiente da energia e a criar um uso mais disciplinado.

Diagrama de soluo
L N

C60N

EN40P

Para carga

Q As referncias e as caractersticas dos disjuntores C60N dependem da potncia instalada e do tipo de carga

Produtos utilizados
Produto
EN40P C60N

Descrio
Medidor de quilowatt/hora Disjuntor C60N 2P curva C 25 A

Unid. Referncia
1 1 15239 24339

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113

29

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Monitorar e analisar o consumo de energia eltrica de um shopping center

Necessidades do cliente
O administrador quer identicar o uso excessivo ou desnecessrio de energia eltrica, controlando o consumo das diferentes reas do shopping center para atribuir seus custos ao centro apropriado.

Recomendao do distribuidor
Um medidor trifsico com neutro PM9C mede a energia total consumida pela instalao utilizando transformadores de corrente. Um medidor trifsico ME4zr mede a energia de circuito especca como de fornos. Um medidor monofsico ME1zr mede a energia ativa dos outros circuitos.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Os medidores PowerLogic PM9C, ME1zr e ME4zr foram projetados para medir Watt/hora em um circuito eltrico monofsico ou trifsico.

Zoom

ME
Assegure-se de no perder nada!

A Detalhes na

pgina 103 deste catlogo

A A lista completa
ME4zr PM210 PM9C ME1zr

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

30

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> A visualizao contnua do consumo contribui para uso mais eficiente da energia e a criar um comportamento mais consciente entre as pessoas encarregadas das linhas de negcio.

Diagrama de soluo

C60N Q1

C60N Q2

C60N Q3

C60N Q4

O - OFF

O - OFF

O - OFF

O - OFF

O - OFF

O - OFF

O - OFF

O - OFF

O - OFF

O - OFF

ME4zr

ME1zr

ME1zr

PM9C

Cafeteria

Sala de refrigerao

Mercearia

Produtos utilizados
Produto
PM9C ME4zr ME1zr C60N C60N C60N TI 75/5

Descrio
Medidor trifsico Medidor trifsico com neutro Medidor monofsico Disjuntor C60N 4P curva C 63 A Disjuntor C60N 3P curva C 63 A Disjuntor C60N 2P curva C 63 A Transformador de corrente 75/5

Unid. Referncia
1 1 3 1 1 3 3 15198 17077 17067 24369 24356 24343 16502

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

31

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Monitorar e analisar o consumo de energia eltrica de diferentes linhas de produo

Necessidades do cliente
O administrador de produo quer monitorar seu uso de energia eltrica por controle de consumo em diferentes linhas de produo, de modo que os departamentos em questo possam realizar anlises e atribuir custos aos centros apropriados. Visando reduzir o consumo de energia em 10%, quer uma monitorao permanente dos dados por um sistema de monitorao remota, fcil de usar, com histricos de dados, tendncias de consumo e medies para atribuio de custos.

Recomendao do distribuidor
Requer somente um sistema PowerLogic! O sistema de medio inclui um PM710 e dois PM9C instalados nos painis de controle. Um multimedidor PM820 controla o painel principal. Os multimedidores esto interconectados atravs de uma ligao serial RS485 e uma placa de comunicao Ethernet - PM8ECC, que incorporada no PM820 e permite a comunicao com a rede Ethernet. A superviso feita com o software de superviso da gama PowerView.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q O O O Q Q O O O O

Zoom

PM9C oferece funes de medio bsicas para monitorar instalaes eltricas simples: Valores rms instantneos Valores de energia Valores de demanda e comunicao RS485. PM sries 700 e 800 oferecem todas as funes de medio de alta performance, registro de dados e comunicao. Amigvel, o software PowerView utilizado para superviso de potncia para aplicaes em pequenos sistemas: Monitorao do consumo de potncia Atribuio de custos Monitorao de equipamento Manuteno preventiva.

PM
Assegure-se de no perder nada!

A Detalhes nas

pginas 105 a 109 deste catlogo

A A lista completa
PM710 PM820 PM9C

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

32

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida pode ser utilizada para implementar aes elaboradas para reduzir o consumo de energia. > A monitorao e visualizao contnua do consumo contribuem para um uso mais eficiente da energia e criam um comportamento mais consciente entre as pessoas encarregadas da produo. um primeiro passo, muito importante para uma estratgia completa de eficincia energtica.

Diagrama de soluo

PowerView

Ethernet Modbus TCPIP

Ethernet

RS485

EGX300

PM820

PM710

PM9c

PM9c

Produtos utilizados
Produto
PM710 PM820 PM9C EGX300 PowerView

Descrio
Multimedidores srie PM700 Multimedidores srie PM800 Multimedidores com RS485 Gateway com memria Software de superviso, em ingls

Unid. Referncia
1 1 2 1 1 PM710MGCA PM820MG 15198 EGX300 PLVENG

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

33

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes linhas de montagem

Necessidades do cliente
O administrador precisa renovar a proteo de BT existente em sua instalao para aumentar a disponibilidade energtica e otimizar o consumo de energia. Durante a primeira fase de modernizao, a instalao equipada com uma rede Modbus.

Recomendao do distribuidor
Substituir os disjuntores em caixa moldada existentes pelos novos disjuntores Compact NSX equipados com sua unidade de controle Micrologic e seu mdulo de comunicao. Com isto, o cliente beneciar-se- da melhor proteo e das funes de medio necessrias em todos os nveis de distribuio eltrica.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O disjuntor Compact NSX inclui funes de medio que podem ser utilizadas para:
Q Rateio de custos Q Consumo de energia Q Anlise da qualidade da energia eltrica Q Monitorao da instalao Q Otimizao da manuteno

Zoom

Compact NSX
Compact NSX traz energia para a vida!
NSX 160F

A Detalhes na

pgina 95 deste catlogo

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

34

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida pode ser utilizada para implementar aes pensadas para reduzir o consumo de energia. > A monitorao e visualizao permanente do consumo contribuem para o uso mais eficiente da energia e criam um comportamento mais consciente entre as pessoas encarregadas da produo. Isto vai alm de uma simples proteo e torna-se uma verdadeira ferramenta de gesto.

Diagrama de soluo
Rede Modbus 24 VCC Bateria Masterpact NW + Micrologic Masterpact NT + Micrologic 24 VCC

Bloco de juno Modbus

5/OUT

0/IN
2 Wires

Mdulo de interface ULP Modbus

FDM 121

FDM 121

FDM 121

PM800

NSX 160F + Micrologic

NSX 160F + Micrologic

NSX 250F + Micrologic

Q As referncias e caractersticas dos disjuntores NSX dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
NSX 160F Micrologic NSX 250F Micrologic PM820 FDM 121

Descrio
Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Multimedidores srie PM800 Display de painel

Unid. Referncia
2 2 1 1 1 3 LV430403 LV430491 LV431403 LV431491 PM820MG TRV00121

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

35

Gerenciamento de Energia

4 Wires

Termination ON OFF

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes tipos de instalaes

Necessidades do cliente
O administrador da propriedade deseja renovar a proteo de BT existente em sua instalao para aumentar a disponibilidade energtica e otimizar o consumo de energia. Durante a primeira fase de modernizao, a instalao equipada com uma rede Modbus.

Recomendao do distribuidor
Substituir os disjuntores em caixa moldada existentes pelos novos disjuntores Compact NSX equipados com sua unidade de controle Micrologic e seu mdulo de comunicao. Com isto, o cliente beneciar-se- da melhor proteo e das funes de medio necessrias em todos os nveis de distribuio eltrica.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O disjuntor Compact NSX inclui funes de medio que podem ser utilizadas para:
Q Rateio de custos Q Consumo de energia Q Anlise da qualidade da energia eltrica Q Monitorao da instalao Q Otimizao da manuteno

Zoom

Compact NSX
Compact NSX traz energia para a vida!
NSX 160F

A Detalhes na

pgina 95 deste catlogo

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

36

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida pode ser utilizada para implementar aes pensadas para reduzir o consumo de energia. > A monitorao e visualizao permanente do consumo contribuem para o uso mais eficiente da energia e criam um comportamento mais consciente entre as pessoas encarregadas da produo. Isto vai alm de uma simples proteo e torna-se uma verdadeira ferramenta de gesto.

Diagrama de soluo
Rede Modbus 24 VCC Bateria Masterpact NW + Micrologic Masterpact NT + Micrologic 24 VCC

Bloco de juno Modbus

5/OUT

0/IN
2 Wires

Mdulo de interface ULP Modbus

FDM 121

FDM 121

FDM 121

PM800

NSX 160F + Micrologic

NSX 160F + Micrologic

NSX 250F + Micrologic

Q As referncias e caractersticas dos disjuntores NSX dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
NSX 160F Micrologic NSX 250F Micrologic PM820 FDM 121

Descrio
Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Multimedidores srie PM800 Display de painel

Unid. Referncia
2 2 1 1 1 3 LV430403 LV430491 LV431403 LV431491 PM820MG TRV00121

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

37

Gerenciamento de Energia

4 Wires

Termination ON OFF

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Otimizar o consumo de energia eltrica do equipamento de refrigerao

Necessidades do cliente
O equipamento de refrigerao representa 50% do custo de energia de alimentos e bebidas dos supermercados. A administrao quer seguir e otimizar continuamente o consumo de energia de cada mquina, conservar as funes de refrigerao e estabelecer comparativos dos dados entre todas as lojas da rede.

Recomendao do distribuidor
Com funes de medio integradas ao disjuntor em caixa moldada Compact NSX, possvel analisar tendncias de consumo de potncia do equipamento, oferecer contagem cronolgica de eventos para maior ecincia energtica de toda a instalao e garantir o funcionamento perfeito, evitando erros desconhecidos de refrigerao. Cada NSX equipado com unidade de controle Micrologic e display remoto.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O disjuntor MCCB Compact NSX integra funes de medio tais como:
Q Submedio e rateio de custos Q Consumo de energia Q Anlise da qualidade da energia eltrica Q Monitorao da instalao.

Zoom

Compact NSX
Compact NSX traz energia para a vida!
NSX 250F

A Detalhes na

pgina 95 deste catlogo

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

38

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida pode ser utilizada para implementar aes elaboradas para reduzir o consumo de energia. > A monitorao e a visualizao contnua do consumo ajudam na eficincia energtica da instalao. A liberao da carga tambm organizada para que a demanda das cargas no prioritrias seja mantida dentro dos limites. Ex.: desligar o HVAC por 10 minutos a cada hora, ligar 1 lmpada a cada 4 nas oficinas

Diagrama de soluo
L1 L2 L3

FDM 121

FDM 121

FDM 121

NSX 160F

NSX 250F
Micrologic

NSX 250F
Micrologic Micrologic

Para distribuio terminal de BT Para distribuio terminal de BT Para distribuio terminal de BT

Q As referncias e caractersticas dos disjuntores NSX dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
NSX 250F Micrologic NSX 160F Micrologic FDM 121

Descrio
Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Display de painel

Unid. Referncia
2 2 1 1 3 LV431403 LV431491 LV430403 LV430491 TRV00121

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

39

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Monitorar remotamente sua energia pela internet

Necessidades do cliente
O gerente de instalao quer monitorar pela internet a energia eltrica de vrias liais e tambm fazer medies setoriais. Tambm quer gerar relatrios, grcos, simular faturas, receber alarmes e alocar custos. Com isso pretende reduzir as contas de energia e ter um sistema de monitoramento on-line 24 horas.

Recomendao do distribuidor
O monitoramento remoto pela internet requer somente um gerenciador de energia HX900. O gerenciador recebe dados do medidor da concessionria e os envia para o servidor Web Energy via GSM-GPRS ou rede Ethernet do cliente. Para medies setoriais, podem ser utilizados quaisquer medidores, rels, disjuntores, inversores da Schneider Electric que possuam comunicao RS485 ou Ethernet. Tambm pode ser usado qualquer medidor do mercado.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O HX900 gerencia todas as informaes disponibilizadas pela sada de usurio do medidor da concessionria:
Q Gerencia todas as informaes dos medidores, rels e disjuntores disponibilizadas no mapa de

memria
Q Controla demanda, fator de potncia e consumo Q Fcil instalao Q Concebido para a internet Q Aloca custos Q Faz relatrios, grcos, envia alarmes e simula faturas.

Zoom

HX900
Use a Web Energy!

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

HX900

40

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida pode ser utilizada para implementar aes elaboradas para reduzir o consumo de energia. > A monitorao e a visualizao contnua do consumo ajudam na eficincia energtica da instalao. A liberao da carga tambm organizada para que as cargas no prioritrias mantenham a demanda dentro dos limites. Ex.: desligar o HVAC por 10 minutos a cada hora, ligar 1 lmpada a cada 4 nas oficinas

Diagrama de soluo
Rede Modbus 24 VCC Bateria Masterpact NW Masterpact NT 24 VCC

Internet

Web Energy
Bloco de juno Modbus
4 Wires

5/OUT

0/IN
2 Wires

Mdulo de interface Modbus

FDM 121

FDM 121

FDM 121

PM800

NSX 160F + Micrologic

NSX 160F + Micrologic

NSX 250F + Micrologic

Produtos utilizados
Produto
HX900 NSX 160F Micrologic NSX 250F Micrologic PM820 FDM 121

Descrio
Gerenciador de energia HX-900 Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Disjuntor em caixa moldada 36 kA 3P Unidade de controle eletrnica com medio e comunicao Multimedidor srie PM800 Display de painel

Unid. Referncia
1 2 2 1 1 1 3 HX900.00 LV430403 LV430491 LV431403 LV431491 PM820MG TRV00121

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

41

Gerenciamento de Energia

Termination ON OFF

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Monitorar localmente sua energia

Necessidades do cliente
O supervisor da manuteno quer monitorar a energia eltrica de sua unidade. Tambm quer gerar relatrios, grcos, simular faturas, receber alarmes e alocar custos. Com isso pretende reduzir as contas de energia e ter um sistema de monitoramento de fcil utilizao e convel.

Recomendao do distribuidor
Utilize o gerenciador de energia HX-300! O monitoramento necessita apenas de um gerenciador de energia HX-300 e o novo software HXNet. O gerenciador recebe os dados do medidor da concessionria e os envia para o computador do cliente onde ser feito todo o gerenciamento.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O HX300 gerencia todas as informaes disponibilizadas pela sada de usurio do medidor da concessionria:
Q Controla demanda Q Controla fator de potncia Q Controla consumo Q Fcil instalao Q Faz relatrios, grcos, envia alarmes e simula faturas

Zoom

HX300
Nova soluo em Ecincia Energtica!
HX300

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

42

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> Esta medida pode ser utilizada para implementar aes elaboradas para reduzir o consumo de energia. > A monitorao e a visualizao contnua do consumo ajudam na eficincia energtica da instalao. A liberao da carga tambm organizada para que as cargas no prioritrias mantenham a demanda dentro dos limites. Ex.: desligar o HVAC por 10 minutos a cada hora, ligar 1 lmpada a cada 4 nas oficinas

Diagrama de soluo

Ethernet

HX300
Sada de usurio

HXNET

Medidor da concessionria

Ethernet

HX300
RS485

HXNET

PM9C
Ethernet

HX300
RS485

HXNET

ENERCEPT

Produtos utilizados
Produto
HX300 HX300 HX300 HX300 HX300 HXNet ENERCEPT PM9C

Descrio
Gerenciador de energia Painel de gerenciamento de energia Painel de gerenciamento de energia - Ethernet Painel de gerenciamento de energia - Ethernet e IHM Painel de gerenciamento de energia - IHM Software de gerenciamento de energia Medidor Enercept Avanado 800 A Medidor PM9C

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 1 1 1 WEBHX300 WEB00HX300 WEB0EHX300 WEBIEHX300 WEBI0HX300 WEBHXNET 3020E083 15198

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

43

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Reduzir o consumo e os custos de eletricidade de um shopping center

Necessidades do cliente
O chefe deseja identicar, localizar e reduzir seu gasto com eletricidade. Tambm deseja melhorar a qualidade da eletricidade e aumentar sua disponibilidade.

Recomendao do distribuidor
Os capacitores reduzem o gasto energtico ao aumentar o fator de potncia. Os equipamentos SAH mantm ou reduzem os nveis de harmnicos e reduzem o efeito destes em todos os dispositivos eletrnicos: computadores, telefones

Produtos-chave de Eficincia Energtica


A soluo inclui:
Q O O O

Capacitor Varplus: Oferta modular Montagem fcil e rpida Sistema de proteo de alta qualidade com fusvel interno HRC.

Zoom

Varplus
D mais oxignio para a sua instalao eltrica!
Varplus

A Detalhes na

pgina 110 deste catlogo

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

44

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


Uma soluo de correo do fator de potncia possibilitar: > Reduzir a fatura de eletricidade em at 10% > Aumentar a potncia disponvel em at 30%.

Diagrama de soluo
L3 L2 L1 Transformador Compact

L3 L2 L1 LC1-D.K LC1-D.K LC1-D.K

Varlogic

Varplus2

Varplus2

Varplus2

Produtos utilizados
Produto
Varplus Varlogic Compact LC1-D.K

Descrio
Capacitor para correo de fator de potncia IP00 Controlador de fator de potncia NR6, 6 estgios Compact NSX Contator

Unid. Referncia
3 1 1 3 1 51335 52448 LV429630 LC1DWK12 -

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 -

Transformador Transformador de corrente

45

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Controle de HVAC

Garantir a operao eficaz de um ventilador de torre de refrigerao

Necessidades do cliente
Em uma operao que envolve extrao de calor da gua de refrigerao de processos, o cliente quer elevar ao mximo a ecincia energtica da torre de refrigerao e reduzir a fatura de eletricidade.

Recomendao do distribuidor
Com um inversor de frequncia, pode-se partir o motor do ventilador e controlar sua velocidade. O inversor de frequncia com controle PID incorporado pode ser conectado a um sistema de gerenciamento de edifcios (BMS).

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O inversor de frequncia Altivar 21 integra-se facilmente ao sistema de gerenciamento de edifcio (BMS), pois oferece diversas placas opcionais de comunicao, LonWorks, BACnet, METASYS N2, APOGEE FLN:
Q Otimiza e ajusta a temperatura da gua do sistema de gua refrigerada. Q Aumenta a velocidade do ventilador quando houver necessidade de incremento da refrigerao. Q Reduz a velocidade do ventilador quando h pouca demanda de refrigerao.

Zoom

ATV 21
Um novo flego para suas aplicaes!

A Detalhes na

pgina 93 deste catlogo

A A lista completa
ATV21HU75N4

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

46

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


Controle de HVAC
47

> O controle de velocidade pode gerar grande economia de energia nestas aplicaes. O retorno de investimento muito rpido; normalmente entre 9 e 24 meses, e permite reduzir a conta de eletricidade nos grandes edifcios de escritrios, hospitais e escolas.

Diagrama de soluo

ATV21

3 4

Q1 2 6 S2 1 Q3 2 KM1 A2

5 1 Q2 2 3 4 6

T1

S1

A1

A1 FLA FLC

KM1 2 4 6

KM1 13 14

Do BMS RUN

FLA

RY

L1

L2

L3

FLC

FLB

P24

RC

W1

U1

V1

VIA

CC

PLC

CC

A1

Do BMS Referncia de velocidade

M 3

Produtos utilizados
Produto
ATV 21 Q1 KM1 Q2 Q3 S1, S2 T1

Descrio
Inversor de frequncia Disjuntor Contator Disjuntor (ajustado para o dobro da corrente nominal principal de T1) Disjuntor C60N 1P curva D 0,5 A Pulsador Transformador 100 VA, 220 V secundrio

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 1 1 ATV21HU75N4 GV2L20 LC1D09M7 GV2L 24493 XB2B ou XA2B -

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 -

Solues de Ecincia Energtica

Gerenciamento de Energia

Gerenciar a gua quente em edifcios pblicos

Necessidades do cliente
O supervisor tcnico do conselho municipal pretende aumentar a comodidade dos usurios e economizar energia controlando a gua quente em edifcios pblicos.

Recomendao do distribuidor
Nos edifcios pblicos, os reservatrios de gua quente podem ser controlados ao combinar um interruptor horrio programvel IHP 1c e um contator CT equipado com um contato auxiliar ACTc.

Vantagens para o cliente


Q Modicao fcil do programa do interruptor

Vantagens do produto
Q Visualizao contnua na tela LCD de: O horas e minutos, dia da semana, O modo de operao atual e programa dirio. Q Orientao de texto intuitiva para programao

horrio para eventos especiais e frias.


Q Possibilidade de cancelar a operao

temporria ou permanentemente (On ou Off).


Q Mudana automtica do horrio de

fcil.
Q Compatibilidade mecnica com barramento de

vero/inverno.

pente de distribuio para facilitar a instalao em trilho simtrico.


Q Terminais sem parafuso para conexo fcil e

rpida.
Q Suporte de at 6 anos na ocorrncia de falha

da rede eltrica.

Zoom

IHP
Ecincia nas pontas de seus dedos!

A Detalhes na

pgina 101 deste catlogo

A A lista completa
IHP 1c

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

48

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> A automao garante uma economia considervel de energia ao desligar automaticamente o aquecimento de gua, quando este no for necessrio. > Modificao fcil do programa de temporizao para eventos especiais e durante as frias, evitando gasto intil de energia.

Diagrama de soluo
L N 1 3 C60N

2 PB

IHP 1c

ACTc T

1 3

23

CT + ACTo+f

H1

N 4 6

XN 2 4

24

X1

X2

Diferentes tipos de operaes so disponveis:


Q Operao normal: o interruptor horrio programvel IHP 1c controla o aquecimento da gua. Q Operao excepcionalmente cancelada: o usurio pode iniciar o aquecimento da gua fora do tempo programado pressionando

o pulsador.
Q Retorno operao normal: como a ltima ordem recebida tem prioridade, a operao normal retorna ao horrio na prxima

operao de IHP 1c.

Produtos utilizados
Produto
IHP 1C C60N ACTc CT ACTo+f H1 PB

Descrio
Interruptor horrio programvel, 1 canal Disjuntor C60N 2P curva C 63 A Contator auxiliar CT Contator modular com operao manual Contato auxiliar para contator CT Sinalizador luminoso modular vermelho Pulsador NA

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 1 1 CCT15850 * 24343 18308 15391 15914 18320 -

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 -

* Idiomas: francs, ingls, sueco, holands, finlands, noruegus/dinamarqus. Outros idiomas so disponveis com outras referncias. 49

Gerenciamento de Energia

Solues de Ecincia Energtica

Controle de HVAC

Reduzir os custos com eletricidade e os rudos em um ventilador industrial

Necessidades do cliente
O cliente quer aumentar ao mximo a ecincia energtica de seu ventilador industrial conforme a demanda, reduzindo assim sua fatura de eletricidade. Tambm pretende reduzir o rudo.

Recomendao do distribuidor
Com um inversor de frequncia ATV61 possvel ligar o ventilador e controlar sua velocidade. O inversor possui integrado controle PID e pode ser conectado a um sistema de gerenciamento de edifcios ou a uma rede de comunicao industrial. Tambm est disponvel uma soluo IP54 para ambientes especcos.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O Altivar 61 a soluo adequada para reduzir ou aumentar a velocidade do ventilador de acordo com a demanda. Alm disso, reduz o consumo de energia e aumenta o conforto das pessoas situadas no ambiente:
Q Este inversor tambm facilmente integrado ao sistema de gerenciamento de edifcio ou s redes

industriais, pois oferece todas as possibilidades das placas de comunicao opcionais.


Q Com suas macroconguraes e seu menu Simply Start, o Altivar 61 permite partida imediata e

ajustes rpidos.

Zoom

ATV 61
No centro de suas aplicaes!

A Detalhes na

pgina 94 deste catlogo

A A lista completa
ATV61HD75N4

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

50

Solues de Ecincia Energtica

> Vantagens da Eficincia Energtica


> A economia de energia reduz a fatura de eletricidade nas instalaes industriais com ventiladores de grandes potncia. > Se for adicionado um inversor de frequncia na instalao, evitado o uso de um ventilador que opere a plena velocidade com vlvula parcialmente fechada. > Lembre-se: controlando um ventilador a 80% de sua velocidade nominal, sua conta de energia pode ser reduzida metade!

Diagrama de soluo

Q1

ATV61

1 Q2 2 3 5 4 6

T1

S2 1 Q3 2

S1

A1

KM1 A2

A1 R1A R1C

KM1 2 4 6

KM1 13 14

KM1

R1A

S/L2

R/L1

R1C

R1B

R2A

LI1

LI2

LI3

LI4

LI5

LI6

+ 24

T/L3

R2C

ATV 61

PA/+

W/T3

AI1+

COM

W1

U1

V1

L1 Potencimetro de referncia

COM

+ 10

PC/

U/T1

AI1

V/T2

AO1

AI2

PO

PWR

A1

M 3

Informao do sensor de presso

Produtos utilizados
Produto
ATV 61 KM1 L1 Q1 Q2 Q3 S1, S2 T1

Descrio
Inversor de frequncia Contator Indutncia CC Disjuntor NSX250N MA Disjuntor (ajustado para o dobro da corrente nominal do primrio de T1) Disjuntor C60N 2P curva D 0,5 A Pulsador Transformador 100 VA, 220 V secundrio

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 1 1 1 ATV61HD75N4 LC1F185M7 VW3A4511 GV2L 24493 XB4B ou XB5A -

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 -

51

Controle de HVAC

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controlar a iluminao de reas comuns em hotis

Necessidades do cliente
O gerente do hotel deseja aumentar o conforto do usurio enquanto diminui o consumo de energia eltrica.

Recomendao do distribuidor
Ao detectar a presena de um usurio, o interruptor por presena Flex liga automaticamente a iluminao destas reas, desligando aps no detectar nenhuma variao de movimento, evitando que lmpadas quem acesas sem necessidade e diminuindo com isso o consumo de energia eltrica.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q Interruptor automtico por presena xo de sobrepor Flex: O este interruptor possui um pino para regulagem do tempo em que a iluminao car ligada aps

no detectar nenhuma variao de movimento (de 20 segundos at 5 minutos),


O tambm possui regulagem da fotoclula, o que permite que o interruptor comece a operar somente

a partir de determinado grau de luminosidade (claridade) no ambiente.


O potncia mxima 1000 VA.

Zoom

Flex
Com o movimento vem a luz!

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

Flex

52

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia, uma vez que automaticamente apaga as luzes do ambiente quando estas no so mais necessrias. > Aumenta o conforto e a segurana do ambiente. O usurio no precisa se preocupar com o acionamento da iluminao. > A ausncia de interruptor simples torna mais higinicos os ambientes pblicos e assegura que as lmpadas no sejam acesas, a menos que seja necessrio.

Diagrama de soluo

Desenho ilustrativo

Carga 1000 VA mx.

Az

ul Ve rm

Pre to elh o

Ajuste da temporizao Ajuste da luminosidade


110

Rede 50 a 60 Hz 90 V a 230 V

*Somente no modelo PRM132

Produtos utilizados
Produto
Flex

Descrio
Interruptor automtico por presena de sobrepor

Unid. Referncia
1 PRM132

2,4 m

ndice pg.
p. 112-113

53

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controlar a iluminao de halls de edifcios

Necessidades do cliente
O sndico do condomnio quer aumentar o conforto do usurio, enquanto economiza energia eltrica.

Recomendao do distribuidor
Ao detectar a presena de um usurio, o interruptor por presena Flex liga automaticamente a iluminao de halls dos elevadores, desligando aps no detectar nenhuma variao de movimento, evitando que lmpadas quem acesas sem necessidade e diminuindo com isso o consumo de energia eltrica.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q Este interruptor possui um pino para regulagem do tempo em que a iluminao car ligada aps

O O O O

no detectar nenhuma variao de movimento (de 20 segundos at 5 minutos). Tambm possui regulagem da fotoclula, o que permite que o interruptor comece a operar somente a partir de determinado grau de luminosidade (claridade) no ambiente. tenso de operao: 90 a 230 VCA frequncia: 50 a 60 Hz potncia mxima: 1000 VA consumo: 0,7 W.

Zoom

Flex
Com o movimento vem a luz!

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

PRM133

54

Solues de Ecincia Energtica

> A ausncia do interruptor simples prximo ao usurio evita o acionamento desnecessrio da iluminao. > Aumenta o conforto e a segurana do ambiente. O usurio no precisa se preocupar com o acionamento da iluminao.

Diagrama de soluo

VISTA FRONTAL

Desenho ilustrativo

2,5 m

Mdulo interruptor automtico por presena de sobrepor articulado (3 fios)

6m
Carga 1000 VA mx.
Ajuste da temporizao

12m

VISTA LATERAL

Az

ul Ve rm

Pre elh

to
Ajuste da luminosidade
2,5 m

Rede 50 a 60 Hz 90 V a 230 V

0 2,0 4,5 6

12 m

Produtos utilizados
Produto
Flex

Descrio
Interruptor automtico por presena de parede

Unid. Referncia
1 PRM133

110

ndice pg.
p. 112-113

55

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

IHC - Intelligent Home Control Automao residencial

Necessidades do cliente
O dono da casa gostaria de otimizar o uso da energia em sua residncia, utilizando o mnimo possvel iluminao articial e ar condicionado, dimmerizando luzes, controlando cortinas e HVAC, sem abrir mo do conforto, da segurana e da esttica.

Recomendao do distribuidor
Com o IHC, os dispositivos da casa so conectados atravs de uma central controladora que gerencia a hora certa de cada carga a ser acionada. Atravs das informaes que recebe das entradas (sensores, pulsadores, etc.), aciona as sadas na intensidade e tempo programados no sistema.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q Sensor crepuscular da linha IHC comunica ao mdulo de entrada o nvel de intensidade de luz

naquele ponto, permitindo que a central possa abrir uma cortina ou apagar as lmpadas.
Q Mdulo de sada analgico 1-10 permite dimmerizar lmpadas uorescentes tubulares, desde que

estas estejam ligadas a reatores dimmerizveis.

Zoom

IHC - Intelligent Home Control


Automao residencial com inteligncia!
IHC - Intelligent Home Control

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

56

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia, usando-a somente quando for realmente necessria. > Iluminao e ar condicionado so os maiores consumidores de energia em uma residncia. Integrados automao, tm seu consumo reduzido sem retirar o conforto dos moradores.

Diagrama de soluo

Unica IHC IHC IHC

Unica

Unica

Produtos utilizados
Produto
IHC IHC IHC IHC IHC IHC

Descrio
Mdulo de 16 Entradas 24 VCC Mdulo de 8 Sadas 230 VCA - 10 A Mdulo Fonte 72 W (bivolt) Mdulo de 1 Sada Analgica 1-10 VCC Rel Crepuscular Standard Mdulo Controlador com Viewer

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 1 PRM120B1010 PRM120B1020 PRM120B1062 PRM120B1246 PRM120B1301 PRM820B1400

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

57

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Automatizar a iluminao pblica em funo do anoitecer e amanhecer

Necessidades do cliente
O prefeito de uma cidade quer aumentar a abilidade do funcionamento da iluminao pblica para aumentar o conforto e a segurana dos cidados. Ao mesmo tempo pretende monitorar o tempo de funcionamento das lmpadas para economizar energia. Tambm quer destacar a beleza arquitetnica da cidade com iluminao noturna.

Recomendao do distribuidor
Utilizar um interruptor horrio astronmico que permita acender e apagar automaticamente a iluminao em funo do amanhecer e do anoitecer.

Vantagens para o cliente


Q A ausncia de um detector de luminosidade

Vantagens do produto

Q Execuo e uso extremamente fceis. aumenta a conabilidade da operao e Q Programao intuitiva. permite a instalao e manuteno mais fceis. Q Contato externo On cancelado. Q O display de cristal lquido permanentemente Q Programa salvo por at 12 anos se houver falha mostra: hora e minutos, dia da semana, modo da rede eltrica. de operao atual e o programa atual. Q possvel cancelar manualmente o status

On-Off temporrio ou permanente.


Q A mudana de horrio vero / inverno

automtica.

Zoom

IC
Com a escurido vem a luz!

A Detalhes na

pgina 100 deste catlogo

A A lista completa
IC Astro

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

58

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia ao apagar a lmpada automaticamente, quando no for necessria. > A mudana de horrio de vero/inverno automtica. > Possibilidade de acender ou apagar por comando manual.

Diagrama de soluo

C60N Q1

C60N Q2

IC Astro

CT

Q O interruptor crepuscular do IC Astro congurado somente em funo do local da instalao: por seleo de um pas ou

cidade ou por suas coordenadas geogrcas, latitude e longitude.


Q Uma diferena na hora do nascer e do pr-do-sol ajustvel separadamente por + 120 min. Q Disjuntores para proteger os dispositivos e os circuitos de iluminao. Q A potncia mxima admissvel do contato da sada do IC Astro depende do tipo de carga. Q A especicao do disjuntor de proteo do contator CT depende da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
IC Astro C60N C60N CT

Descrio
Interruptor horrio astronmico Disjuntor C60N 1P curva C 1 A Disjuntor C60N 3P curva C 16 A Contator modular 3 polos 40 A

Unid. Referncia
1 1 1 1 15223 24395 24350 16149

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

59

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controlar a iluminao no acesso residncia

Necessidades do cliente
O morador deseja controlar a iluminao no porto e no caminho do visitante at a entrada da casa, garantindo o conforto e segurana da visita, sem ter que deixar as luzes sempre acesas.

Recomendao do distribuidor
A linha Arbus (porteiro eletrnico, vdeo porteiro e fechadura) possui a funo auxiliar. Ou seja, alm do uso normal de atender ao visitante, conversar atravs do monofone e abrir a fechadura eltrica, o morador pode acionar outras cargas na funo auxiliar, como minuterias, alarmes, etc. Alm disso, sensores de presena da linha Flex entre o porto externo e a porta da casa garantem a luminosidade no caminho do visitante.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q O interfone Arbus 900 oferece a funo auxiliar que um pulsador simples que pode ser

conectado a minuterias, mdulos de potncia ou telerruptores para que estes possam chavear a carga desejada. Os sensores de presena, com regulagem de luminosidade mnima no local e tempo evitam que haja desperdcio de energia.

Zoom

Arbus e Flex
A entrada da casa mais segura!
Arbus
PRM133

60

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia, utilizando a iluminao somente quando for realmente necessria. > A automao do processo evita a interveno do homem, que pode deixar lmpadas acesas quando no for necessrio, alm de garantir segurana e conforto.

Diagrama de soluo
N F

Lmpada

F
1 A1

TL

A2 2

Telerruptor Schneider Electric cd.15511 - 127 V~ cd.15510 - 220 V~

A1 - N A2 - Interfone 1-F 2 - Lmpada

VISTA FRONTAL

Desenho ilustrativo

2,5 m

Mdulo interruptor automtico por presena de sobrepor articulado (3 fios)

6m
Carga 1000 VA mx.
Ajuste da temporizao

12m

VISTA LATERAL

Az

ul Ve rm

Pre elh

to
Ajuste da luminosidade
2,5 m

Produtos utilizados
Produto
Arbus Arbus Flex TL

Rede 50 a 60 Hz 90 V a 230 V

0 2,0 4,5 6

12 m

Descrio
Porteiro eletrnico Arbus 1.0 Fechadura Arbus 500 Sensor de presena Rel de impulso TL 1P 16 A

Unid. Referncia
1 1 1 1 PRM721400T PRM720500 PRM133 15511 (127 V) ou 15510 (230 V)

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

61

110

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controlar localmente a iluminao de escritrios

Necessidades do cliente
O administrador da instalao pretende otimizar seus custos de operao economizando energia de iluminao nos escritrios.

Recomendao do distribuidor
Utilizar IHP+2c e TL para controlar localmente a iluminao dos escritrios por meio de pulsadores e centralmente com um interruptor horrio programvel.

Vantagens para o cliente


Q Modicao fcil do programa do interruptor

Vantagens do produto
Q Visualizao na tela LCD retroiluminada de

horrio para eventos especiais e frias.


Q Cpia fcil do programa de um interruptor

horas e minutos, dia da semana, modo de operao atual e programao do dia.


Q A utilizao da ferramenta kit LTS facilita a

horrio para outro com chave de memria.


Q Possibilidade de temporizao provisria ou

programao com um PC.


Q 84 operaes de comutao para oferecer

operao cancelada permanentemente do interruptor padro ou pulsador instalado no painel.


Q Mudana automtica de horrio de vero/

maior capacidade de programao.


Q Compatibilidade mecnica com barramento

inverno.

para pente de distribuio para facilitar a instalao em trilho simtrico.


Q Terminais sem parafuso para conexo fcil e

rpida.

Zoom

IHP
Ecincia nas pontas de seus dedos!

A Detalhes na

pgina 101 deste catlogo

A A lista completa
IHP+2c

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

62

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia ao apagar a lmpada automaticamente, quando no for necessrio. > Modificao fcil do programa de temporizao para eventos especiais e durante as frias, evitando gasto intil de energia.

Diagrama de soluo
L N 1 3 C60N Q1 1 3 C60N Q2

4 PB

4 PB

1 TL+ATLc+s A1 A1

C2 5 IHP+2c

2 A2 On Off

2 A2 On Off

4 6 C1

Iluminao do escritrio

Iluminao do escritrio

Controle da iluminao de edifcio:


Q Por comando central transmitido por um IHP+ 2c tipo impulso para a extenso para telerruptor

ATLc+s. As funes IHP+ 2c permitem realizar um gerenciamento centralizado com:


O programao do tempo, O operao cancelada manualmente. Q Localmente por pulsadores e a vantagem das funes do telerruptor TL: O controle manual em Off no TL, O operao manual utilizando o telerruptor TL.

Produtos utilizados
Produto
IHP+2c C60N TL ATLc+s PB

Descrio
Interruptor horrio programvel Disjuntor C60N 2P curva C 25 A Rel de impulso TL 1P 16 A 230 V Auxiliar ATLc+s 16 A Pulsador NA

Unid. Referncia
1 2 2 2 2 CCT15723 * 24339 15510 15409

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

* Idiomas: francs, ingls, sueco, holands, finlands, noruegus/dinamarqus. Outros idiomas so disponveis com outras referncias.

63

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controlar a iluminao em corredor de um hotel

Necessidades do cliente
O administrador do hotel quer aumentar o conforto do usurio e reduzir os custos energticos relativos iluminao.

Recomendao do distribuidor
Ajustar os tempos de iluminao a um mnimo nos corredores, utilizando minuterias para: Q conectar uma ou mais lmpadas em um ou vrios pontos de controle e mant-las acesas durante um tempo pr-ajustado Q deslig-las automaticamente. Se necessrio, utilizar temporizao para iluminao permanente. Utilizar Pr-aviso de extino para aumentar a segurana do usurio.

Vantagens para o cliente


A automao possibilita:
O economia signicativa de energia, O maior conforto com temporizadores eletrnicos

Vantagens do produto
Q Pode ser ajustada uma temporizao de

at 20 min.
Q 30 pulsadores de controle luminosos podem

silenciosos.
Q Implementao extremamente simples

ser instalados em paralelo.


Q A seleo automtica da conexo dos

utilizando pulsadores standard de controle existentes.


Q A segurana do usurio aumentada

pulsadores de controle facilita a instalao.


Q Compatibilidade mecnica com barramento de

utilizando a funo pr-aviso de extino.


Q Diversos modos de cancelamento

pente de distribuio facilita a instalao em trilho simtrico.


Q A funo pr-aviso de extino integrada na

Zoom

(permanente, longa durao) atendem s diversas necessidades de operao dos hotis (limpeza, manuteno...)

minuteria MINp avisa que a iluminao est prestes a ser desligada ao piscar a lmpada.

MIN
Apenas a iluminao necessria!

A Detalhes na

pgina 104 deste catlogo

A A lista completa
MINs e PRE MINp

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

64

Solues de Ecincia Energtica

> Automao proporciona significativa economia de energia e muito conforto com minuterias eletrnicas silenciosas. > Diversos modos de cancelamento (permanente, longa durao) atendem a diversas necessidades de operao dos hotis (limpeza, manuteno...).

Diagrama de soluo
L N 1 C60N L N 1 C60N

2 A1 A2

MINp

L N 4 MINs

3 3 PRE

PB

PB

L N 4

PB

PB

Iluminao

Iluminao

Q As minuterias modulares MINs e MINp podem ser ajustadas entre 0,5 e 20 min. Q Para minuteria MINp, um retardo de tempo xo de 1h iniciado ao pressionar o pulsador de controle por mais de 2 s. Q Para potncias superiores (2,5 kW para MINs e 3,6 kW para MINp), utilizar um rel com contator CT e seu disjuntor de

proteo: suas especicaes dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
MINs PRE MINp C60N PB

Descrio
Minuteria modular eletrnica com temporizao ajustvel Pr-aviso de extino Minuteria modular com dispositivo de pr-aviso de desligamento incorporado Disjuntor C60N 1P curva C 1 A Pulsador NA

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 CCT15232 15376 CCT15233 24395

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

65

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Administrar a iluminao em escadarias, halls ou corredores

Necessidades do cliente
O administrador do hotel quer aumentar o conforto do usurio e reduzir os gastos energticos relativos iluminao.

Recomendao do distribuidor
Ajustar os tempos de iluminao a um mnimo nos corredores, utilizando minuterias para: Q conectar uma ou mais lmpadas em um ou vrios pontos de controle, Q mant-las acesas durante um tempo pr-ajustado Q deslig-las automaticamente. Se necessrio, utilizar temporizao para iluminao permanente.

Vantagens para o cliente


Q O O O

Vantagens do produto
Q Pode ser ajustada uma temporizao de

A automao possibilita: economia signicativa de energia, maior conforto, melhor segurana. permite a iluminao permanente para servios de limpeza e de manuteno.

at 7 min.
Q 30 pulsadores de controle luminosos podem

ser instalados em paralelo.


Q A uma minuteria MIN pode ser associada a um

Q A funo cancelamento na face frontal

dispositivo de pr-aviso de extino (PRE).

Zoom

MIN
Apenas a iluminao necessria!

A Detalhes na

pgina 104 deste catlogo

A A lista completa
MIN

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

66

Solues de Ecincia Energtica

> Automao proporciona significativa economia de energia e muito conforto. > Diversos modos de cancelamento (permanente, longa durao) atendem s diversas necessidades de operao (limpeza, manuteno...).

Diagrama de soluo
L N 1 C60N

MIN PB PB

L N4

Iluminao Q As minuterias modulares podem ser ajustadas entre 1 e 7 min em passos de 15 s. Q Para potncias superiores (2,5 kW), utilizar um rel com contator CT e seu disjuntor de proteo: suas especicaes

dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
MIN C60N PB

Descrio
Minuteria eletrnica Disjuntor C60N 1P curva C 1 A Pulsador NA

Unid. Referncia
1 1 1 15363 24395

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113

67

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controle automtico da iluminao por deteco de presena na residncia

Necessidades do cliente
Os pais querem reduzir o consumo de energia e proporcionar conforto e segurana quando seus lhos entram em halls, pequenos corredores, garagens, lavanderias,... mesmo quando suas mos no esto livres.

Recomendao do distribuidor
Com o interruptor automtico por presena da linha Mdena, a iluminao acionada sempre que necessrio. Instalado facilmente em caixas padro de mercado, pode substituir um interrruptor simples, de forma rpida e prtica, sem necessidade de modicao do circuito eltrico. Para uso em ambientes internos.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Controle da iluminao combina a presena de pessoas, regulagem de tempo e luminosidade do ambiente.
Q Possui regulagem frontal do tempo (de 10 segundos a 5 minutos) em que a lmpada car ligada

aps no detectar mais nenhuma variao no ambiente.


Q Possui fotoclula com regulagem na parte frontal, que permite que o interruptor comece a operar

a partir de determinado grau de luminosidade (claridade) no ambiente, evitando que lmpadas sejam ligadas quando no houver necessidade, como em reas que possuam iluminao natural durante o dia.
Q Para lmpada incandescente: 500 W em 127 VCA e 1000 W em 220 VCA Q Para lmpada uorescente: 120 W em 127 VCA e 120 W em 220 VCA Q Recomendamos o uso de reatores/lmpadas com alto fator de potncia (cos

> 0,9).

Zoom

Mdena
Seu controle de iluminao!

Interruptor automtico por presena

68

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia acionando a iluminao somente quando necessrio. > Maior conforto e segurana. > A iluminao fica disponvel somente durante o tempo predeterminado pelo usurio e somente quando for necessrio; se no houver luz natural no ambiente, por exemplo.

Diagrama de soluo
Zona de deteco

N/F
FIO AZUL CLARO

PLANO VERTICAL

5m x 20 2m x 60 PISO

FIO MARROM

PLANO HORIZONTAL

1,5m x 100
FIO BRANCO

Importante: Para lmpadas uorescentes recomendamos o uso de reatores/lmpadas com alto fator de potncia (cos > 0,9).

4m x 60

5m x 20

Produtos utilizados
Produto
Mdena Mdena

Descrio

Unid. Referncias Branco Grate


PRM56112 PRM56102

ndice pg. Marm


PRM56113 PRM56103 p. 112-113 p. 112-113

Interruptor automtico por presena 127 VCA 2 mdulos 1 Interruptor automtico por presena 220 VCA 2 mdulos 1

PRM56111 PRM56101

69

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controle automtico da iluminao em reas amplas por deteco de presena

Necessidades do cliente
O administrador do condomnio quer reduzir o consumo de energia e proporcionar conforto e segurana para os usurios em entradas de halls, corredores, salas de reunies, etc.

Recomendao do distribuidor
Com o interruptor automtico por presena da linha Unica, a iluminao acionada sempre que necessrio. Instalado facilmente em caixas padro de mercado, pode substituir todos os interrruptores, de forma rpida e prtica. Para uso em ambientes internos.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Controle da iluminao combina a presena de pessoas, regulagem de tempo e luminosidade do ambiente.
Q Possui regulagem frontal do tempo (de 2 s a 20 min) em que a lmpada car ligada aps no

detectar mais nenhuma variao no ambiente.


Q Possui fotoclula com regulagem na parte frontal (de 5 a 1000 lux), que permite que o interruptor

Q Q O O O O O O O

Zoom

comece a operar a partir de determinado grau de luminosidade (claridade) no ambiente, evitando que lmpadas sejam ligadas quando no houver necessidade, como em reas que possuam iluminao natural durante o dia. Inclui ajuste para limitar a rea de deteco, que pode ser de 180, 90 direita ou 90 esquerda. Possibilidade de atuar em trs modos de operao: Manual: a carga controlada por pulsadores. Automtico: a carga acionada pela deteco de movimento e variao da luminosidade. Escravo: permite o uso de vrios detectores em paralelo para acionar o mesmo circuito de iluminao. Tambm pode ser acionado atravs de pulsadores em instalados em outros locais do ambiente (no modo manual ou automtico). Para qualquer tipo de lmpada. 8 A 1.2700 W Recomendamos o uso de reatores/lmpadas com alto fator de potncia (cos > 0,9).

Unica
Seu controle de iluminao!

Interruptor automtico por presena

70

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia acionando a iluminao somente quando necessrio. > Maior conforto e segurana. > A iluminao fica disponvel somente durante o tempo predeterminado pelo usurio e somente quando for necessrio; se no houver luz natural no ambiente, por exemplo.

Diagrama de soluo
Unica L L N

N Montagem padro utilizando no mximo 5 pulsadores NA para desligamento manual

L Unica L S1 N N L S2 N Unica

Unica L N

Montagem mestre-escravo: 5 detectores de movimento podem ser conectados a um mestre; utilizada para expandir a rea de deteco; no mximo 5 pulsadores NA por escravo, para desligamento manual

Produtos utilizados
Produto Descrio
Unica Interruptor automtico por presena 8 A bivolt 2 mdulos 1 SEU3.555.18 SEU3.555.25 SEU3.555.12 SEU3.555.30 p. 112-113

Unid. Referncia Branco Marm Grate Alumnio

ndice pg.

71

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controle de cenrios de iluminao em residncias

Necessidades do cliente
O lighting designer gostaria de criar cenrios de iluminao, destacando a decorao da casa sem desperdcio de energia e com praticidade para o morador. Com um nico comando pretende mudar a atmosfera do ambiente.

Recomendao do distribuidor
O Unica Lighting Control ou variador de luminosidade (Dimmer) permite o controle da iluminao (ON/OFF) atravs de um teclado na parede ou controle remoto. Alm de cenrios, permite controlar individualmente cada um dos 6 circuitos ligados ao sistema. O sistema no precisa de projeto, podendo ser instalado em qualquer etapa da obra.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q O Unica Lighting Control possui um teclado 4 x 2 da linha Unica e um mdulo de potncia ligado

a ele. Permite controlar 6 circuitos de iluminao com at 800 W cada, respeitando o mximo de 4000 W no total para ligao em 220 V. Para ligaes em 127 V a potncia mxima por canal de 450 W e a mxima do mdulo de 2000 W.

Zoom

Unica Lighting Control


Mantendo baixos os custos da energia!
72
Unica Lighting Control

Solues de Ecincia Energtica

> Alguns cenrios evitam que a lmpada de todo o ambiente fique acesa e sim apenas aonde haja necessidade. > A dimmerizao ajuda a poupar energia e aumenta a vida til das lmpadas.

Diagrama de soluo
N N

Mdulo de potncia

Teclado

Produtos utilizados
Produto
Unica C60N

Descrio
Kit Unica Lighting Control Disjuntor C60N 1P curva C 32 A

Unid. Referncia
3 3 SEU8.575.18 24406

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113

73

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Gerenciar a iluminao em uma oficina

Necessidades do cliente
O proprietrio deseja aumentar o conforto sem aumentar sua conta de energia eltrica.

Recomendao do distribuidor
Ajustar o tempo de iluminao a um mnimo em corredores utilizando a minuteria eletrnica para: Q apagar uma ou vrias lmpadas sem utilizar os pulsadores (funo telerruptor); manter acesas as lmpadas durante um tempo predenido. Q apag-las automaticamente. Cancelar a minuteria para iluminao permanente se necessrio. Utilizar o pr-aviso de extino para aumentar a segurana.

Vantagens para o cliente


Q O O Q

Vantagens do produto
Q A funo telerruptor integrada na MINt

Zoom

A automao proporciona: economia signicativa de energia, maior conforto com minuterias silenciosas. A economia de energia melhorada utilizando a minuteria MINt com funo temporizao para reduzir mais o tempo em que a carga ligada. Q Implementao extremamente simples por pulsadores de controle standard existentes. Q A segurana do usurio aumentada utilizando a funo pr-aviso de extino. Q Diversos modos de cancelamento (permanente, longa durao) atendem s diversas necessidades de operao de uma ocina.

Q Q Q

permite acender ou apagar a iluminao pressionando brevemente os pulsadores de controle. Podem ser instalados em paralelo 30 pulsadores de controle luminosos. A seleo automtica da conexo dos pulsadores de controle facilita a instalao. Compatibilidade mecnica com pentes de conexo de distribuio eltrica facilita a instalao da MINt em trilho simtrico. A funo pr-aviso de extino" integrada na minuteria MINt avisa por uma luz intermitente que a iluminao ser desligada.

MIN
Apenas a iluminao necessria!

A Detalhes na

pgina 104 deste catlogo

A A lista completa
MINt

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

74

Solues de Ecincia Energtica

> A automao oferece uma importante economia de energia e maior conforto com minuterias eletrnicas silenciosas. > O rel por impulso reduz o tempo em que a carga ligada. > Diversos modos de cancelamento (permanente, longa durao) atendem s diversas necessidades de operao de uma oficina. > Aumento da segurana do usurio com a funo Pr-aviso de extino.

Diagrama de soluo
L N 1 C60

MINt

L N 4

PB

PB

Iluminao

Q O retardo de tempo da minuteria MINt pode ser ajustado entre 0,5 e 20 min. Q Um retardo de tempo xo de 1 h iniciado ao pressionar o pulsador de controle por mais de 2 s. Q Para potncias superiores (3,6 kW), utilizar um rel com contator CT e seu disjuntor de proteo: suas especicaes

dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
MINt C60N PB

Descrio
Minuteria com temporizador Disjuntor C60N 1P curva C 20 A Pulsador NA

Unid. Referncia
1 1 1 CCT15234 24404

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113

75

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Controle de iluminao para reas de passagem

Necessidades do cliente
O administrador de um condomnio percebeu que a iluminao das reas de passagem, como corredores e garagens, em geral estavam permanentemente acesas! Ele gostaria de remediar esta situao e reduzir a energia consumida, mantendo o conforto e a segurana dos usurios.

Recomendao do distribuidor
Controle o tempo em que as luzes permanecem acesas com o interruptor temporizador Unica. Pulsadores adicionais podem ser conectados para ampliar o nmero de pontos de acionamento. Os interruptores Unica podem ser montados de maneira embutida ou de sobrepor, so utilizados em instalaes internas e permitem uma gama variada de acabamentos.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q fcil localizar o interruptor temporizador no escuro, pois este possui lmpada localizadora. Q O tempo em que as luzes permanecem acesas varia de 2 segundos a 12 minutos. Q Esta soluo tambm pode ser utilizada em halls de entrada, corredores, lavabos, etc

Zoom

Temporizador Unica
Iluminao sobre seu controle!
Temporizador Unica

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

76

Solues de Ecincia Energtica

> Apenas pressione o pulsador e as luzes acendem pelo tempo que voc precisar. > O tempo ajustvel de 2 segundos at 12 minutos. Voc pode economizar at 400 h/iluminao por rea por ano (ao menos 1 h a menos por dia).

Diagrama de soluo
Unica

Diagrama de ligao: at 25 pulsadores podem ser conectados a este circuito.

Produtos utilizados
Produto
Unica

Descrio
Interruptor temporizador

Unid.
1

Referncia Branco
SEU3.561.18

ndice pg. Marm


SEU3.561.25

Grate
SEU3.561.12

Alumnio
SEU3.561.30 p. 112-113

77

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Monitorar o tempo de iluminao e gerenciar as campainhas de escola

Necessidades do cliente
O diretor da escola quer otimizar seus custos de operao economizando energia e soar as campainhas automaticamente do colgio na hora adequada.

Recomendao do distribuidor
Limitar a quantidade de iluminao utilizada ao nmero de horas requeridas para atividades da escola, programando um interruptor horrio os perodos durante os quais as salas de aula e reas comuns devem estar iluminados. Monitorar o tempo de utilizao da luz e informar quando for excedido (para manuteno). Programar as horas e a durao da campainha.

Vantagens para o cliente


Q Gerenciamento automtico das campainhas e

Vantagens do produto
Q Visualizao na tela LCD retroiluminada de

da iluminao da escola.
Q Facilita a modicao do programa de

horas e minutos, dia da semana, modo de operao atual e programao do dia.


Q Uso da ferramenta de programao kit LTS

temporizao para eventos especiais e frias, evitando gasto desnecessrio de energia.


Q Copia facilmente o programa de um interruptor

para facilitar a programao com um PC.


Q 84 operaes de comutao para oferecer

horrio para outro com a chave de memria.


Q Possibilidade de temporizao provisria

maior capacidade de programao.


Q Compatibilidade mecnica com pentes de

ou operao cancelada permanentemente do interruptor padro ou pulsador instalado no painel, para limpeza e manuteno, nos horrios fora das horas de atividade escolar.
Q Mudana automtica do horrio de vero/inverno.

conexo de distribuio para facilitar a instalao em trilho simtrico.


Q Terminais sem parafuso para conexo fcil e

rpida.

Zoom

IHP
A ecincia nas pontas de seus dedos!

A Detalhes na

pgina 101 deste catlogo

A A lista completa
IHP+2c

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

78

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia por extino automtica da iluminao se esta no for necessria. > Modificao fcil do programa do interruptor horrio para eventos especiais e frias, evitando gasto intil de energia > Mudana automtica de horrio de vero/inverno.

Diagrama de soluo
L N 1 C60N Q1 1 C60N Q1 1 C60N Q2

2 L 3 5

2 13 IHP+2c A1 CT

Ext1

N 4

6 A2

2 4

Campainhas da escola

Iluminao

Q Interruptor horrio programvel IHP+2c para programar: O em IHP+2c sada 1; dias e horas quando a iluminao deve ser ligada (exemplo: de segunda a sexta-feira, das 8h15 s 9h30

e das 15h30 s 18h30),


O em IHP+2c sada 2; dia, horas e durao do funcionamento da campainha da escola utilizando a funo de impulso

(exemplo: de segunda a sexta-feira a cada hora de 8h30 a 16h30, a campainha soa durante 20 s).
Q Utilizar um pulsador conectado na entrada externa 1 para operao do interruptor horrio programvel fora de horrio. Q Disjuntores para proteger os dispositivos e circuitos de iluminao. Q Contator CT para gerenciar a iluminao da escola. Q As caractersticas dos disjuntores de proteo e contatores CT dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
IHP+2c C60N (Q1) C60N (Q2) CT PB

Descrio
Interruptor horrio programvel 2 canais Disjuntor C60N 1P curva C 1 A Disjuntor C60N 1P curva C 20 A Contator modular 2 polos 40 A Pulsador NA

Unid. Referncia
1 2 1 1 1 CCT15853* 24395 24404 16148 -

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 -

* Idiomas: francs, ingls, sueco, holands, finlands, noruegus/dinamarqus. Outros idiomas so disponveis com outras referncias.

79

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Otimizar a iluminao de um estacionamento de hotel

Necessidades do cliente
O administrador do hotel deseja otimizar a iluminao do estacionamento e controlar os custos de energia. Pretende aumentar o conforto e a segurana dos clientes do hotel.

Recomendao do distribuidor
Um interruptor crepuscular controla automaticamente a iluminao do estacionamento (ON ou OFF) de acordo com a luminosidade externa e o nvel predeterminado do interruptor crepuscular.

Vantagens para o cliente


Q Uma sensao elevada de segurana

Vantagens do produto
Q Nvel de luminosidade ajustvel de 2 a 2000

fornecida com custo mnimo, pois a iluminao sempre ON quando estiver escuro.
Q Os ajustes so facilmente acessveis no

lux.
Q Terminais sem parafuso para conexo fcil e

rpida.
Q Pulsador simples no painel frontal para teste

interruptor crepuscular situado no painel de distribuio eltrica.

da ao.
Q Fotoclula giratria xada na parede para

facilitar a instalao.

Zoom

IC
Com a escurido vem a luz!

A Detalhes na

pgina 100 deste catlogo

A A lista completa
IC2000

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

80

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia por extino automtica da iluminao, se no for necessria. > Evitar confiar em aes humanas incertas assegura a economia. > Proporciona maior sensao de segurana a um custo mnimo, pois a iluminao sempre estar acesa quando no houver luminosidade natural.

Diagrama de soluo
L3 L2 L1 N C60 1 1 3 5 C60

2 L IC2000 A1 35

2 4 6 1 3 5 CT

A2 2 4 6

Iluminao do estacionamento

A soluo ajustar o nvel de operao da iluminao no interruptor crepuscular IC2000 segundo a luminosidade externa medida pela fotoclula xa na parede:
Q As caractersticas dos disjuntores de proteo e do contator CT dependem da potncia instalada e do tipo de carga. Q Contator CT, se o consumo de potncia exceder 2300 W.

Produtos utilizados
Produto
IC2000 C60N (Q1) C60N (Q2) CT

Descrio
Interruptor crepuscular Disjuntor C60N 3P curva C 16 A Disjuntor C60N 1P curva C 1 A Contator modular 3 polos 40 A

Unid. Referncia
1 1 1 1 CCT15368 24350 24395 16149

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

81

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Iluminao

Otimizar a iluminao ambiente com variador de luminosidade (dimmer)

Necessidades do cliente
O morador da residncia quer reduzir o consumo de energia e proporcionar conforto ao ambiente.

Recomendao do distribuidor
A utilizao de variadores de luminosidade (Dimmers) permite ao usurio controlar o nvel de luminosidade de um ou mais pontos do ambiente.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O variador de luminosidade (Dimmer) digital varia a intensidade luminosa de uma ou mais lmpadas, tornando o ambiente mais confortvel e economizando energia.
Q Diferentemente dos variadores de luminosidade (Dimmers) simples, possibilita o controle de cargas

por at 15 pulsadores comuns, que podem ser instalados em paralelo em diversos pontos do ambiente.
Q Acende ou apaga a iluminao com apenas um pulso curto. Pressionar o pulsador por mais tempo,

varia a intensidade luminosa de uma ou mais lmpadas.


Q Memoriza a luminosidade da ltima regulagem. Q Pode ser utilizado para lmpadas incandescentes, dicricas (que no utilizam transformador) e

pequenos motores universais. No deve ser utilizado com lmpadas uorescentes, transformadores, motores de induo ou outras cargas reativas.
Q No recomendado para lmpadas dicricas que utilizem transformadores que no permitem a

variao da luminosidade.
Q 300 W em 127 VCA e 500 W em 220 VCA. Q Carga mnima de operao: 40 W. Abaixo deste valor podem ocorrer oscilaes na luminosidade.

Zoom

Frequncia: 50 a 60 Hz.

Decor
Seu controle da iluminao!

A Detalhes na

pgina 134 deste catlogo

A A lista completa
Variador de luminosidade (Dimmer) digital

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

82

Solues de Ecincia Energtica

> Economia de energia utilizando somente a iluminao necessria. > Utilizar 25% da luminosidade reduz em at 20% o consumo de energia.

Diagrama de soluo

CARGA mx. 300 W em 127 V~ 500 W em 220 V~

MDULO VARIADOR DE V LUMINOSIDADE DIGI DIGITAL


E RM LH O

VE

O ET PR CO AN BR O NC RA B

PULSADOR REDE

Produtos utilizados
Produto
Decor

Descrio
Variador de luminosidade (Dimmer) digital 90 a 230 V~ 2 mdulos

Unid.

Referncia Branco puro Marm Saara


PRM042082

ndice pg. Grate


PRM042083 p. 112-113

PRM042081

83

Controle de Iluminao

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Motores

Otimizar o bombeamento em uma piscina

Necessidades do cliente
O proprietrio de uma residncia deseja economizar energia e, ao mesmo tempo, otimizar o uxo de gua do sistema de ltragem da piscina, mantendo o movimento de gua para ecincia dos distribuidores de cloro e qumica.

Recomendao do distribuidor
Para reduzir os custos de energia da bomba, convm operar com a menor vazo possvel. A utilizao de um inversor de frequncia ATV 12 entre o disjuntor e o motor proporciona uma variao do uxo por comando eletrnico do regime do motor.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


O inversor de frequncia Altivar 12 combina todas as funes requeridas para sua aplicao:
Q Reduo do consumo de energia Q Variao de uxo Q Simplicidade de uso Q Proteo do motor.

Zoom

ATV 12
Verdadeira ecincia com tamanho reduzido!
ATV 12

A Detalhes na

pgina 92 deste catlogo

A A lista completa

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

84

Solues de Ecincia Energtica

> A 80% do fluxo, o consumo de energia cai a 50% utilizando um inversor de frequncia! > A economia de energia eleva-se ao mximo, otimizando assim os fluxos de gua para qualquer aplicao, filtragem, limpeza, balnerios, aquecimento

Diagrama de soluo

ATV 12

200...240 V 50/60 Hz L 1 3 Q1 1 2 3 4 6 5 N Q2 1 2 3 4 5 6 Q2

T1

S2 1 Q3 2

S1

A1

KM1 A2

A1 RA RC

KM1 2 4

KM1 13 14

KM1

R1A

COM

CLO

LO1

LI1

S/L2/N

R/L1

R1C

R1B

LI2

PA/+

W/T3

PC/

COM

U/T1

V/T2

+5V

M1 3

W1

U1

V1

Bomba varivel Sensor de presso 0-20 mA 4-20 mA 0+5 V 0+10 V

Motor trifsico 200...240 V

Produtos utilizados
Produto
A1 Q1 KM1 Q2 Q3 S1, S2 T1

Descrio
Inversor de frequncia ATV 12 Disjuntor Contator Disjuntor (calibrado para o dobro da corrente nominal primrio de T1) Disjuntor C60N 1P curva D 0,5 A Boto pulsador Transformador 100 VA, 220 V secundrio

AO1

AI1

+24V

LI3

LI4

A1

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 1 1 ATV12H075M2 GV2ME16 LC1K12 GV2L 24493 XB2B ou XA2B -

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 -

85

Controle de Motores

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Motores

Otimizar o gerenciamento de gua em uma piscina

Necessidades do cliente
O administrador da piscina deseja otimizar a operao das diversas reas da piscina:
Q nos dias em que estiver operando, a gua da

Recomendao do distribuidor
Gerenciamento automatizado da piscina por interruptor horrio programvel de duas sadas. A primeira sada controla a bomba de ltragem de gua da piscina e a segunda a vlvula solenoide da fonte de gua do tanque de lavagem de ps.

piscina deve ser ltrada continuamente


Q a fonte de gua do tanque de lavagem de ps

deve somente operar no horrio de abertura

Vantagens para o cliente


Q Gerenciamento otimizado do funcionamento

Vantagens do produto
Q Visualizao contnua na tela LCD de horas

da piscina.
Q Modicao fcil do programa do interruptor

e minutos, dia da semana, modo de operao atual e programa dirio.


Q Orientao de texto intuitiva para programao

horrio.
Q Possibilidade de cancelamento da operao

fcil.
Q Compatibilidade mecnica com barramento de

temporria ou permanentemente (On ou Off).


Q Mudana automtica do horrio de

vero/inverno.

pente de distribuio para facilitar a instalao em trilho simtrico.


Q Terminais sem parafuso para conexo fcil

e rpida.
Q Suporte de at 6 anos na ocorrncia de falha

da rede eltrica.

Zoom

IHP
Ecincia nas pontas de seus dedos!

A Detalhes na

pgina 101 deste catlogo

A A lista completa
IHP 2c

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

86

Solues de Ecincia Energtica

> Gerenciamento otimizado da operao de uma piscina. > Possibilidade de cancelamento da operao temporria ou permanentemente (On ou Off). > Mudana automtica do horrio de vero/inverno.

Diagrama de soluo
L3 L2 L1 N 1 C60N C60N 1 1 3 5 C60N

2 L 3 5

2 A1

2 4 6 L 3 5

IHP 2c

CT

N 4 6

A2 2 4 6

Q Programao de IHP 2c, sada 1; dias e horas em que a gua da piscina dever ser ltrada

(exemplo: diariamente das 8 h s 20 h).


Q Programao de IHP 2c, sada 2; dias e horas em que o tanque de lavagem de ps dever operar

(exemplo: suprir de gua h antes da abertura da piscina e esvaziar hora aps seu fechamento).
Q Disjuntores para proteger os diversos dispositivos. Q As caractersticas dos disjuntores de proteo e contator CT dependem da potncia instalada e do tipo de carga.

Produtos utilizados
Produto
IHP 2c C60N (Q1) C60N (Q2) C60N (Q3) CT

Descrio
Interruptor horrio programvel 2 canais Disjuntor C60N 1P curva C 1 A Disjuntor C60N 1P curva C 20 A Disjuntor C60N 3P curva C 16 A Contator modular 3 polos 40 A

Unid. Referncia
1 1 1 1 1 CCT15852* 24395 24404 24350 16149

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

* Idiomas: francs, ingls, sueco, holands, finlands, noruegus/dinamarqus. Outros idiomas so disponveis com outras referncias.

87

Controle de Motores

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues de Ecincia Energtica

Controle de Motores

Otimizar o bombeamento de gua

Necessidades do cliente
O administrador de uma estao de bombeamento de gua deseja reduzir seus custos operacionais e manter a economia de energia com operao convel e ecaz dos equipamentos. O retorno do investimento no deve exceder 24 a 36 meses.

Recomendao do distribuidor
Realizar o controle das bombas com um inversor de frequncia Altivar 61 equipado com sua placa multibomba.

Produtos-chave de Eficincia Energtica


Q Com a placa opcional multibomba, o Altivar 61 oferece exibilidade para gerenciar diversas

bombas.
Q A bomba com velocidade varivel controlada pela placa multibomba. Alm disso, podem ser

controladas at 4 bombas externas adicionais com partida direta ou de preferncia com Soft starter (partida e parada progressivas).
Q Como opcional, o Altivar pode ser combinado com uma rede de comunicao para garantir a

aquisio e transmisso de eventos e alarmes.

Zoom

ATV 61
No corao de suas aplicaes!

A Detalhes na

pgina 94 deste catlogo

A A lista completa
ATV 61HU55N4

de produtos est disponvel no ndice (pginas 112 e 113 deste catlogo)

88

Solues de Ecincia Energtica

> A energia eltrica pode representar at 30% dos custos de operao. > Controlada por inversor de frequncia Altivar 61, a potncia do motor a 80% do fluxo nominal representa somente 50% da potncia nominal comparada com 95% com controle convencional. > Pode-se avaliar a economia de custo com o software ECO2.

Diagrama de soluo

ATV 61

Q0 A1

Q1
L1-L2-L3

Q2 U1 24 Vdc
+ K3 K2 H3 K1 H2 H1 QM3 QM2

Mdulo RTU opcional

RS485 Modbus

Altivar 61+VW3A3502

RJ45 Partida/Parada S1 Q1 Estado das bombas QM2 QM3

LI1 LI51 LI52 LI53

P24 LO51 LO52 LO53 K3

Q1 H11

K2 K1 QM3 QM2

KM1

H13

H12

COM
Bomba em operaco Falhas da bomba

COM A12 U-V-W

PWR 24 V

QM3

QM2

KM1

400 V trifsico +N

Sensor de presso 4-20 mA


M2 M3 M1

Bombas de velocidade fixa

Bomba de velocidade varivel

Produtos utilizados
Produto
A1

Descrio
Inversor ATV61 5,5 kW 380480 V 50/60 Hz + placa multibomba

Unid. Referncia
1 6 3 1 1 2 1 1 ATV61HU55N4 + VW3A3502 XB4BVB RXM4AB2BD + RXZE2M114M LC1D18BD GV2L16 + GVAE11

ndice pg.
p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113 p. 112-113

H1-3, H11-13 Sinalizadores com LED 24 VCC K1, K2, K3 KM1 Q1 QM2, QM3 S1 U1 Rel de interface 24 VCC 4 contatos NA/NF + soquete Contator Disjuntor-motor magntico + blocos de contatos auxiliares NA+NF Partida de motor Tesys U, base 12 A, unid.controle, md. contato adic. e bloco contatos Comutadores com chave - 2 posies xas Fontes chaveadas 24 VCC - 3 A

LUB12+LUCA12BL+LUFN11+LUA1C20 p. 112-113 XB4BG21 ABL8REM24030 p. 112-113 p. 112-113

89

Controle de Motores

> Vantagens da Eficincia Energtica

Solues em Ecincia Energtica

100% de clientes
satisfeitos
Recomendao de profissionais Solues em EE simples e facilmente disponveis

90

Solues em Ecincia Energtica

Produtos para EE Sumrio


Produtos
ATV 12 ................................................................................................................................................. 92 ATV 21 ................................................................................................................................................. 93 ATV 61 ................................................................................................................................................. 94 Compact NSX ...................................................................................................................................... 95 EGX300 ............................................................................................................................................... 96 EN40 .................................................................................................................................................... 97 HX300 .................................................................................................................................................. 98 HX900 .................................................................................................................................................. 99 IC ....................................................................................................................................................... 100 IHP ..................................................................................................................................................... 101 ION7650 ............................................................................................................................................ 102 ME ..................................................................................................................................................... 103 MIN ................................................................................................................................................... 104 PM200 ............................................................................................................................................... 105 PM700 ............................................................................................................................................... 106 PM800 ............................................................................................................................................... 107 PM9C ................................................................................................................................................. 108 PowerView ......................................................................................................................................... 109 Varplus ............................................................................................................................................. 110 Web Energy ....................................................................................................................................... 111

91

Solues em Ecincia Energtica

ATV 12
Verdadeira eficincia com tamanho reduzido!
Vantagens
Q Q Q Q Reduo do consumo de energia Parada controlada com perda de controle da alimentao: parada por inrcia, normal e rpida Segurana melhorada: parada do motor quando estiver em subcarga ou sobrecarga, etc. Aumenta o conforto do usurio: restart automtico, reset das falhas, ajuste de frequncia de chaveamento para reduo de rudos, religamento automtico com retomada de velocidade,... Q Escolha de oito velocidades pr-selecionadas. A elevada performance e o tamanho compacto do Altivar 12 tornaram as solues eletromecnicas uma lembrana remota. Projetado para oferecer a mxima simplicidade com sua partida imediata, seu ajuste simples e rpida ao, integra todas as funes necessrias para ser utilizado em qualquer lugar do mundo.

ATV12HU40M3

Aplicaes
Q Movimentao horizontal de materiais: pequenos transportadores Q Ventilao, bomba, controles de acesso, portas automticas Q Mquinas especiais: misturadores, mquinas de lavar, centrfugas,... Os inversores de frequncia para bombas da gama Altivar 12 foram projetados para controlar motores assncronos utilizados em aplicaes de bombeamento de gua: Q Bombas para extino de incndio Q Abastecimento de gua Q Estaes elevatrias Q Irrigao Q Tratamento de gua industrial,

ATV12PU22M3

Descrio da gama
100...120 V / 200...240 V monofsica 200...240 V trifsica, 50/60 Hz 0,184 kW, IP20 Q Regulagem da velocidade por controle vetorial de uxo Q Faixa de velocidade de 1 a 20 Q Proteo do motor e do inversor Q Alta resistncia mesmo em ambientes severos de -10 a +50C Q Substituio simples de solues eletromecnicas por conexo e ao com parafusos de xao Q Compacto, montagem lado a lado Q Possibilidade de montagem em trilho DIN Q Filtro CEM de classe B integrado ou disponvel opcionalmente Q Corrente de fuga de inversor muito baixa, compatvel com disjuntor diferencial de 30 mA para assegurar a proteo das pessoas Q Disponvel verso sem dissipador.

ATV12H075M2

Soluo empregada em
92

A Otimizar o bombeamento de uma piscina

p. 84

Solues em Ecincia Energtica

ATV 21
Novos ares para suas aplicaes!
Vantagens
O inversor de frequncia Altivar 21 melhora consideravelmente o gerenciamento do edifcio por: Q Oferecer uma importante economia de energia Q Simplicar os circuitos eliminando as vlvulas de controle de uxo Q Reduzir rudos Q Oferecer exibilidade e ajuste simples para as instalaes Q Estar aberto s redes de comunicao de edifcios Q Possuir tamanho compacto com design econmico se ajusta perfeitamente suas necessidades

ATV21HU75N4

Aplicaes
ATV21H075M3X

O inversor de frequncia Altivar 21 foi projetado para avanadas aplicaes de aquecimento, ventilao e ar condicionado (HVAC) de edifcios comerciais: Q Ventilao Q Climatizao Q Bombeamento. Todas as funes essenciais para aplicaes com conjugado varivel, bombas e ventiladores: Q Regulador PI, com referncias pr-selecionadas Q Religamento automtico com retomada de velocidade Q Frequncias ocultas Q Deteco de ruptura correia Q Deteco de sobrecarga e subcarga.

Descrio da gama
ATV21WU22N4

Trifsica 200/240 V - 380/480 V Q UL tipo 1/IP20 e IP54 at 75 kW Q Faixa de velocidades: 1:50 Q Sobrecarga: 110% - 60 s Q Filtros CEM classes A ou B integrados Q Principais redes de comunicao utilizadas nos sistemas de gerenciamento de edifcios: LonWorks, Metasys N2, BACnet e APOGEE FLN Q Conformidade com as normas internacionais e certicaes: CE, UL, CSA, C-Tick,... Q Tecnologia C less: THDI < 30% imediatamente operacional e sem efeitos negativos, tratamento de harmnicos sem elementos adicionais: THDI < 30% (taxa de distoro harmnica em corrente) Q Autoadaptao de rampas e fonte de controle do motor para otimizar o consumo da energia Q Seu terminal remoto amigvel: ajuste das funes, conguraes, download e registro de parmetros Q Compacto, montagem lado a lado Q Proteo do motor e inversor Q Design econmico.

Soluo empregada em

A Garantir a operao ecaz de um

ventilador de torre de refrigerao

p. 46

93

Solues em Ecincia Energtica

ATV 61
O centro de suas aplicaes!
Vantagens
Q O inversor de frequncia Altivar 61 pode reduzir os custos operacionais de edifcios por meio da otimizao do consumo de energia melhorando o conforto do usurio Q Suas numerosas funes integradas permitem que seja adaptado e incorporado em instalaes eltricas, sosticados sistemas de controle e sistemas de gerenciamento de edifcios. Q Aberto para as principais redes de comunicao dos mercados da indstria e de sistemas de gerenciamento de edifcios Q Inteligente, o Altivar 61 pode ser customizado segundo suas necessidades.

ATV61HU75N4

Aplicaes
Gama dedicada para aplicaes de bombeamento e ventilao para os mercados da indstria e edifcios: timo rendimento, caractersticas funcionais avanadas. Aplicaes de conjugado varivel de elevada performance: Q Ventilador: segurana com funo de partida forada (inibio de falhas, escolha de sentido e velocidade de referncia). Q Multibomba: com a placa multibomba programvel, o Altivar 61 oferece exibilidade, simplicidade e adaptabilidade no gerenciamento de vrias bombas. Q Bombas: funes essenciais para sua instalao, proteo contra sobrecargas ou falta de carga e deteco de ausncia de uido.

ATV61WD15N4

Descrio da gama
Trifsica 200/240 V - 380/480 V - 500/690 V Q IP20 de 0,75 a 800 kW Q IP54 de 0,75 a 800 kW Q Faixas de velocidade: 1:100 em malha aberta, sem retorno de velocidade Q Sobrecarga: 130% - 60 s Q Terminal grco: texto intuitivo, boto de navegao, menu Simply Start para partida imediata. Mais de vinte idiomas disponveis Q Filtros CEM integrado classe A ou B Q Relao tenso/frequncia de 2 ou 5 pontos, de economia de energia ou quadrtica Q Conformidade com as normas internacionais e certicaes: CE, UL, CSA, C-Tick, NOM 117 e GOST Q Modbus e CANopen integrados Q Protocolos de comunicao para indstria: Modbus TCP, Ethernet/IP, Fipio, Modbus Plus, DeviceNet, Interbus, CC-Link, Modbus/Uni-Telway, PROFIBUS DP e para sistemas de gerenciamento de edifcios LonWorks, BACnet, METASYS N2 e APOGEE FLN Q Placas de extenso de entradas/sadas Q Placas multibomba: podem controlar uma instalao de bombeamento completa (at 5 bombas) Q Placa programvel Controller Inside Q Software PowerSuite: para congurar, ajustar e salvar parmetros de suas aplicaes Q Design ecolgico Q Disponveis mais de 150 funes Q Proteo do motor e inversor Q Funo de segurana: Power Removal, ATEX.

ATV61HC31N4

ATV61EXC2D90N4

Soluo empregada em
94

A Reduzir os custos com eletricidade e os rudos em um ventilador industrial A Otimizar o bombeamento de gua

p. 50 p. 88

Solues em Ecincia Energtica

Compact NSX
Compact NSX traz energia para a vida!
Vantagens
A nova gama de disjuntores Compact NSX possibilita: Q Maior disponibilidade de energia Q Consumo de energia otimizado e operao simplicada de instalaes eltricas. A integrao de funes de medio e a disponibilidade dos dados permite gama de disjuntores Compact NSX ser muito mais que uma simples proteo, convertendo-se em uma verdadeira ferramenta de gerenciamento para ecincia energtica.

NSX 100F

Aplicaes
Proteo de instalaes eltricas de baixa tenso de edifcios comerciais e industriais, especialmente: Q Aplicao de baixo nvel de corrente de curto-circuito: instalaes pequenas e mdias do setor tercirio Q Aplicaes standard: instalaes industriais, edifcios, hospitais Q Aplicaes que necessitem de alta performance com custo controlado: processos, metalurgia Q Aplicaes que requeiram funes de medio e diagnstico via comunicao e uma rede de monitorao. Aplicaes especcas: Q Proteo de instalaes em ambientes com distrbios, Q Aplicaes em 400 Hz e 16 2/3 Hz (aviao, acionamentos) Q Proteo de motores

NSX 250N

Descrio da gama
Disjuntores em caixa moldada de 100 a 630 A. A nova gama de disjuntores Compact NSX incorpora unidades de controle eletrnicas Micrologic que oferecem funes de proteo de elevada conabilidade e monitorao precisa da potncia. Para os valores menores (40 A), oferecem funes de anlise, medio e comunicao. O frontal dos disjuntores Compact NSX apresenta um atrativo design arredondado. As medies so facilmente lidas em um painel branco que se destaca no invlucro cinza grate. O usurio tem acesso direto aos parmetros e ajustes. A navegao pela tela intuitiva e os ajustes so simplicados pela leitura imediata em Ampres. Alm disso, um LED Ready (pronto) pisca para indicar que tudo est funcionando corretamente. Compact NSX composto de cinco gamas: Q NSX 100 Q NSX 160 Q NSX 250 Q NSX 400 Q NSX 630.

NSX 400N

Dados tcnicos
Q Corrente nominal: 16 a 630 A Q 6 nveis de capacidade de interrupo de 25 a 150 kA em 415 V Q Tenso de operao: at 690 V Q 2 tamanhos fsicos de 16 a 630 A Q Verses de 2, 3 e 4 polos Q Seccionamento plenamente aparente Q Ampla gama de proteo termomagntica e eletrnica Q Funes de medio de parmetros eltricos principais: I, U, P, E, THD, cos , f Q Proteo diferencial por mdulo Vigi associado Q Sistema de ao Plug & Play e acessrios de comunicao Q Ampla gama de acessrios comuns intercambiveis nas instalaes Q Conformidade com as normas internacionais: ABNT NBR IEC 60947-1, 2, NEMA, IEC 68320 Q Conformidade com as especicaes das sociedades de classicao Marinha: Bureau Veritas, Lloyds Register of shipping, Det Norske Veritas, RINA,

Soluo empregada em

A Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes linhas de montagem A Otimizar o consumo de energia eltrica de diferentes tipos de instalaes A Otimizar o consumo de energia eltrica
do equipamento de refrigerao

p. 34 p. 36 p. 38

95

Solues em Ecincia Energtica

EGX300
Assegure-se de que no lhe falta nada!
Vantagens
Q Economia na fatura de energia (at 10%): O gateway e servidor web EGX300 simplica a monitorao do sistema eltrico. Utilizar o EGX300 para visualizar em tempo real dados crticos de carga do sistema eltrico e lotes de tendncia para padres de uso dos histricos para ajudar a otimizar o uso da energia e da infraestrutura eltrica existente. Q Ganho rpido, acesso compartilhado e seguro para informao de medidores, unidades de controle de disjuntor, rels de proteo, controladores de motor e acionamentos por meio de um browser padro web Q Cria pginas web utilizando a ferramenta de criao incorporada para visualizar os dados registrados em tempo real para ter uma viso bsica de seu consumo de energia
EGX300

Aplicaes
Q Monitora os padres de uso da energia, revela oportunidades e verica resultado de melhorias da ecincia Q Monitora remotamente, em tempo real, as condies e a utilizao da energia do sistema eltrico.

Descrio da gama
O PowerLogic EGX300 um gateway e servidor web integrado que requer somente uma rede Ethernet e browser para registrar e visualizar, em tempo real, dados e lotes de tendncias de at 64 dispositivos do sistema PowerLogic, inclusive de outros dispositivos de gateway na mesma rede e qualquer outro dispositivo de comunicao operando com o protocolo Modbus RS 485. A funo de pgina Web incorporada ao PowerLogic EGX300 e 256 Mb de memria inclusos, permitem criar pginas para dados de visualizao de seu sistema eltrico e armazenar pginas web e documentos de terceiros, tais como boletins de instruo ou diagrama de equipamento e sistema. Dene facilmente as pginas Web com dados em tempo real e os dados registrados para uma visualizao de seu sistema eltrico em um piscar de olhos. Caractersticas Q Visualiza em tempo real, dados do histrico das posies mltiplas via qualquer browser compatvel com Microsoft, sem qualquer software adicional Q Detecta automaticamente os dispositivos conectados na rede Q Seleciona os intervalos e os parmetros de registro a serem memorizados Q Assegura a segurana dos dados e do sistema por proteo por senha de acesso rede Q Fornece suporte serial para protocolos Modbus RTU, Modbus ASCII, Jbus e PowerLogic para suportar ampla gama de dispositivos, inclusive porta Ethernet 10/100BaseTx.

Soluo A o empregada Monitorar e analisar deconsumo eltrico de diferentes linhas produo em


96

p. 32

Solues em Ecincia Energtica

EN40
Monitora seu consumo de energia!
Vantagens
Os medidores de quilowatt/hora EN40 permitem: Q monitorar o consumo da energia e estabelecer faturas individuais Q controlar o consumo de energia eltrica, otimizando a ecincia. Esta gama especialmente econmica e fcil de instalar em todos os quadros de distribuio < 10 kVA, como Kaedra, Pragma, Prisma,
EN40P

Aplicaes
Q Para aplicaes comerciais, industriais e residenciais Q Monitorar o consumo de energia em diferentes setores, unidades, lojas ou salas comerciais Q Gerenciar uma instalao eltrica e otimizar a ecincia energtica de seu edifcio.

Descrio da gama
EN40

Os medidores de quilowatt/hora EN40/EN40P foram projetados para medir a energia ativa consumida por um circuito eltrico monofsico. A gama de medidores de quilowatt/hora EN40/EN40P est em conformidade com as normas IEC 61557-12, IEC 62053-21 (classe 1), EN50470-3 e MID (em aprovao). Seu reduzido tamanho permite a instalao em quadros de distribuio compactos como Kaedra, Pragma Os medidores de quilowatt/hora EN40/EN40P fornecem uma medio direta de at 63 A sem TCs e uma fonte de alimentao auxiliar para maior economia na ao. A conexo inferior das entradas de corrente facilita a conexo do medidor com o disjuntor associado. Uma sada de pulso pode ser utilizada para gerenciar remotamente um grupo de medidores. Dois modelos disponveis: Q EN40: medidores de quilowatt/hora monofsicos de 40 A Q EN40P: medidores de quilowatt/hora monofsicos de 40 A com transferncia remota de pulso de medio (sada esttica).

Dados tcnicos O Classe 1 segundo a norma IEC 62053-21 e


Q Classe de preciso: IEC 61557-12 (PMD DD): Imx: 40 A, Ib: 5 A, Ist: 0.02 A

O Classe B segundo a norma EN 50470-3: Imx: 40 A,

Iref: 5 A, Imin: 0.25 A, Ist: 0.02 A. Q Conformidade com MID (pendente). Q Terminais / torque de aperto: O Potncia: 10 mm/1,2 0,2 N.m O Transferncia remota: 4 mm/0,8 0,1 N.m. Q Medidor: O Capacidade: 999999,9 kWh O Display em kWh, 6+1 dgitos. Q Indicador de medidor: 3200 piscas / kWh Q U: 230 V 20%, 45-65 Hz Q Imx: 40 A Q Temperatura de operao: O I < 32 A: -25C a +65C O I > 32 A: -25C a +55C (K55). Q Painel frontal IP40, carcaa IP20 Q Sobretenso e medio categoria III, grau de poluio 2 Q Consumo: < 10 VA Q Sada de estado slido para transferncia remota (EN40P): O 100 pulsos por kWh O 35 V, 20 mA (mx) O Pulso de 120 ms.

Soluo empregada em

A Identicar as fontes de consumo excessivo em sua casa A Medir o consumo eltrico


em um camping

p. 26 p. 28

97

Solues em Ecincia Energtica

HX300
Nova soluo em Eficincia Energtica!
Vantagens
Q O Gerenciador HX300 possui tecnologia de ponta em sistemas de controle de demanda e fator de potncia. Trata-se de um equipamento com design moderno e prtico, que assegura um perfeito controle sobre a energia eltrica utilizada. Q O Gerenciador HX300 compatvel com todos os registradores/medidores eletrnicos utilizados pelas concessionrias brasileiras de energia eltrica.

HX300

Aplicaes
Q Gerenciamento de pequenas instalaes at 1.000 kW. Q Controle automtico e otimizao das demandas contratadas no regime horo-sazonal, com a atuao sobre cargas no prioritrias, evitando o pagamento de multas de ultrapassagem. Q Controle automtico do fator de potncia com o chaveamento de bancos de capacitores, evitando encargos sobre energia reativa excedente. Q Controle automtico de consumo com o ligamento/desligamento de cargas em horrios predenidos, evita o desperdcio, permitindo o acompanhamento contnuo de metas de consumo de energia.

Descrio da gama
Q Q Q Q Q Q Gerenciamento local atravs de software dedicado. Controle de demanda. Controle de fator de potncia. Controle de consumo. At 25 dias de memria de massa. Conectividade Ethernet ou RS485.

Soluo A empregada Monitorar localmente sua energia em


98

p. 42

Solues em Ecincia Energtica

HX900
Use a Web Energy!
Vantagens
Q O Gerenciador HX900 possui tecnologia de ponta em sistemas de controle de demanda e fator de potncia. Trata-se de um equipamento com design moderno e prtico, que assegura um perfeito controle sobre a energia eltrica utilizada. Q Sua exclusiva capacidade de se comunicar na internet faz do HX900 a escolha ideal para sistemas de telemedio de energia eltrica e utilidades. Q O Gerenciador HX900 compatvel com todos os registradores/medidores eletrnicos utilizados pelas concessionrias brasileiras de energia eltrica. Pode tambm receber sinais de transdutores digitais atravs de rede de comunicao serial RS485 e/ou rede Ethernet, sendo compatvel com dezenas de modelos mais encontrados no mercado, de diversos fabricantes.

HX900

Aplicaes
Q Controle automtico e otimizao das demandas contratadas no regime horo-sazonal, com a atuao sobre cargas no prioritrias, evitando o pagamento de multas de ultrapassagem. Q Controle automtico do fator de potncia com o chaveamento de bancos de capacitores, evitando encargos sobre energia reativa excedente. Q Controle automtico de consumo com o ligamento/desligamento de cargas em horrios predenidos, evita o desperdcio, permitindo o acompanhamento de metas de consumo de energia continuamente.

Descrio da gama
Q Q Q Q Q Q Q Q Controle de demanda. Controle de fator de potncia. Controle de consumo. At 176 pontos de medio (2 principais, 160 setoriais e 14 virtuais). At 104 dias de memria de massa. Conectividade com a internet atravs da Ethernet, de celular utilizando GSM-GPRS ou linha telefnica. Compatibilidade com medidores, rels e inversores Schneider Electric. Concebido para Internet atravs do Internet Explorer.

Soluo empregada em

A Monitorar remotamente sua


energia pela internet

p. 40

99

Solues em Ecincia Energtica

IC
Com a escurido vem a luz!
Vantagens
Os interruptores crepusculares controlam respectivamente a abertura ou o fechamento de um circuito quando a luminosidade ambiente medida pela fotoclula est acima ou abaixo ao ajuste de luminosidade escolhido. Permitem: Q Reduzir o consumo de energia eltrica (a iluminao ativada somente quando for necessrio). Q Maior conforto para o usurio (iluminao ativada automaticamente quando no houver luminosidade suciente). Q Maior segurana (por iluminao das reas escuras, fornece proteo contra vandalismo).

IC2000

Aplicaes
Projetados especialmente para instalaes eltricas residenciais e de infraestrutura, podem ser utilizados para controlar: Q Iluminao pblica e iluminao de monumentos Q Iluminao de estacionamentos Q Iluminao de luminosos e vitrines Q Iluminao de instalaes industriais.

IC Astro

Descrio da gama
A gama de interruptores crepusculares IC composta pelas seguintes referncias: Q IC2000: CCT15368, fornecido com fotoclula para montagem em parede, IP54 Q IC Astro: 15223 e 15224, conforme os idiomas memorizados Q Fotoclulas: O 15281 (IP65, fotoclula para painel) O 15268 (IP54, fotoclula para montagem em parede) O Nova clula CCT15268 para IC2000 (IP54 para montagem em parede). Todos os IC, exceto IC Astro, medem a luminosidade utilizando fotoclulas que podem ser instaladas em uma porta (clula spy hole) ou fora do edifcio (IP54 para montagem em parede): Q O interruptor crepuscular astronmico IC Astro funciona sem clula, conforme o amanhecer ou anoitecer e segundo a posio geogrca Q IC2000 tem tamanho reduzido, sua largura varia de 45 a 54 mm.

Nvel de luminosidade
Q IC2000: 2 a 2000 lux

Dados tcnicos
Q Tipo de sada: contato de comutao para todos os produtos Q Capacidade de carga: IC2000 = 16 A Q Tipo de conexo: IC2000, IC Astro: 1 conexo de parafuso por polo at 6 mm2 Q IC2000: 2 conexes sem parafuso por polo at 2,5 mm2 Q Relgio semanal incorporado (IC Astro) Q Controle manual (IC Astro) Q Controle remoto por entrada externa (IC Astro) Q Funo Cabling test com boto pulsador na face frontal (IC2000).

Temporizao
Q IC2000: 60 s

Soluo empregada em
100

A Automatizar a iluminao pblica em funo do anoitecer e amanhecer A Otimizar a iluminao de um


estacionamento de hotel

p. 58 p. 80

Solues em Ecincia Energtica

IHP
Eficincia nas pontas de seus dedos!
Vantagens
Q Reduo do consumo de energia eltrica (a instalao somente funciona quando for necessria, operao durante os perodos de tarifao mais favorveis) Q Maior conforto do usurio (personalizao de perodos de operao, preciso de ativao), maior segurana do usurio pelo uso do modo de operao aleatrio proposto pelos modelos "+" para simular a presena Q Usos dos interruptores horrios programveis: O interruptores horrios programveis so utilizados para programar a operao automtica do aquecimento, da iluminao, da ventilao, etc. de maneira precisa O com 4 teclas, tela grande e programao intuitiva guiada por texto, estes interruptores so fceis de programar e utilizar O com a entrada externa, estes interruptores podem ser controlados com um comutador ou pulsador fora do quadro de distribuio eltrica O com a chave de memria, a memorizao e a duplicao dos programas podem ser realizadas facilmente O com o kit de programao, podem ser criados programas mais complexos com PC e download nos produtos O com a compatibilidade mecnica de pentes de conexo de distribuio eltrica e a conexo sem parafuso, a instalao torna-se mais simples, rpida e convel.

IHP+1c

IHP 2c

Aplicaes
Q Os interruptores horrios programveis IHP controlam a abertura e o fechamento dos circuitos independentes segundo um programa ajustado pelo usurio pela memorizao das operaes de comutao ON e OFF Q Estes produtos adaptam-se a qualquer tipo de aplicao (campainha, iluminao, ventilao, controle de acesso) independentemente do setor de atividade (residencial, tercirio, edifcios pblicos, agricultura, indstria) Q Para atender s necessidades especcas para elevado grau de preciso, o interruptor horrio programvel DCF sincronizado no sinal DCF 77 do transmissor Frankfurt.

IHP DC F 1c

Descrio da gama
A gama IHP consiste das seguintes referncias: Q Dispositivos intuitivos (24 h e/ou 7 d): O IHP 1c: CCT15720 O IHP+1c: CCT15421 O IHP 2c: CCT15422 O IHP+2c: CCT15423 O IHP DCF 1c: 15857 (ANT DCF: 15858). Q Dispositivos intuitivos (24 h e/ou 7 d): compacto 18 mm O IHP 1c 18 mm: 15854 - 15724 O IHP+1c 18 mm: 15837 - 15725.

Dados tcnicos
Q Tenso de alimentao: 230 VCA Q Programa: 24 h, 7 d ou anual Q Mudana de horrio de vero / inverno: automtica Q Reserva de operao. Caractersticas principais de IHP 1c/2c Q Nmero de operaes de comutao: 56 Caractersticas principais de IHP+1c/+2c Q Nmero de operaes de comutao: 84 Q Indicador retroiluminado, funo aleatria e programao por impulsos. Q Entradas suplementares para controle externo: 1 entrada (IHP+1c) ou 2 entradas (IHP+2c) Acessrios IHP+1c/+2c Q Kit de PC: CCT15860, com dispositivo de programao, chave de memria, CDRom e 2 m de cabo USB Q Chave de memria: CCT15861, para memorizao e duplicao.

Soluo empregada em

A Gerenciar a gua quente em edifcios pblicos A Controlar localmente a iluminao de escritrios A Monitorar o tempo de iluminao e gerenciar as campainhas de escola A Otimizar o gerenciamento de gua
em uma piscina

p. 48 p. 62 p. 78 p. 86

101

Solues em Ecincia Energtica

ION7650
A soluo completa!
Vantagens
Q Preciso e conabilidade na medio dos canais de tenso e corrente, em conformidade com normas internacionais. Suas cinco entradas de corrente permitem a medio das trs correntes de fase, alm das correntes de neutro e de terra. Q Amplo display com resoluo de 320 x 240 pixels facilitando a visualizao e a parametrizao do medidor. Atravs do display possvel visualizar, em tempo real, grcos de tendncia, dados histricos e atuais, diagramas de fasores, harmnicas, alm de telas conguradas pelo prprio usurio. Q Memria de armazenamento de dados de at 10 Mb totalmente congurvel, permitindo armazenar seus dados de medio durante meses, alm de dados provenientes de outros dispositivos, pois o medidor pode atuar como mestre em uma rede Modbus RTU/TCP. Q Flexibilidade de atuao em diversas aplicaes e indstrias, com certicaco de conformidade com as mais atuais e relevantes normas internacionais de medio de qualidade de energia. EN50160, EC 61000-4-30 classe A, IEC 61000-4-7 (harmnicas) e IEC 61000-4-15 (Flicker). IEEE 519-1992, IEEE 1159 e SEMI F47. Q Conectividade com mltiplos protocolos, permitindo total integrao com o sistema existente, alm de mltiplos acessos e portas de comunicao.

ION 7650

Aplicaes
Q Q Q Q Q Q Q Q Q Q Q Medio ampla da qualidade de energia Auditoria de medio de faturamento (cliente livre / cativo) Monitoramento remoto de equipamentos crticos Concentrador de informaes do sistema de medio Estudo de cargas e otimizao do contrato de energia Monitoramento em conformidade com a norma EN50160 (ION7650) Monitoramento e auditoria da qualidade de energia fornecida (ION7650) Medidor porttil de energia (com alicates vendidos separadamente) Medio de outros servios fornecidos por outras utilidades Instrumentao de painel Rateio / alocao de custos

Descrio da gama
Medio de elevada preciso da energia nos 4 quadrantes em conformidade com a norma IEC 62053-22 classe 0,2S para sistemas de 2 e 3 elementos. Valores reais, bidirecionais, reativos e aparentes. Perodo de integrao inteiramente programvel (1, 5, 10, 15, 30, 60 minutos ou outro). Blocos de ajuda, bloco de rolamento e clculos prvios de demanda como: demanda kW, kvar e kVA, mn/mx; demanda Volts e Ampres, mn/mx; Demanda cumulativa; Demanda em qualquer medio instantnea. Parmetro Preciso (leitura em %) Tenso (linha-linha, linha-neutro): por fase, mn/mx, desequilbrio 0,1% Frequncia: presente, mn/mx 0,005 Hz Corrente (I1, I2, I3) 0,1% Corrente (I4, I5) 0,4% Potncia: real (kW), reativa (kvar), aparente (kVA), por fase, total IEC 62053-22 classe 0,2S 2 Demanda de potncia: kW, kvar, kVA Energia: real (kWh), reativa (kvarh), aparente (kVAh), rec/del IEC 62053-22 classe 0,2S 2 Fator de potncia (na unidade FP) 0,2% Q Deteco e captura de quedas e oscilaes de tenso (sags e swells): Identicao rpida dos problemas que causam parada de produo (CBEMA). Q Deteco e captura de transientes at 17 s (opcional): Identicao de problemas devidos a distrbios curtos, como o chaveamento de capacitores e transferncias de cargas. Q Monitoramento e relatrio de conformidade (ION7650): Indicao e registro de icker segundo a norma IEC 61000-4-15. Anlise de harmnicas e inter-harmnicas conforme IEC 61000-4-7. Checagem rpida padronizada da qualidade da energia conforme a norma EN50160. Q Registro simultneo das formas de onda em todas as entradas de tenso e corrente: Deteco de fenmenos de chaveamento de fase (p.ex. durante a transferncia do ajuste da mquina do gerador) no detectados pelos alarmes clssicos baseados nos limites convencionais. Q Porta Ethernet e servidor de pginas HTML (opcional): Permite acesso em tempo real de informaes bsicas via navegador de internet padro, sem a necessidade de outros aplicativos. Transferncia direta e transparente de dados entre conexo Ethernet e rede RS485. Possibilidade de at 4 acessos simultneos (sockets) pela porta Ethernet. Q Noticaco de alarme via e-mail: Alarmes de alta prioridade enviados diretamente do medidor ou via software supervisrio. Q Entradas e sadas digitais: Monitoramento de status de disjuntores, medidores de outras utilidades, como gs, gua, etc.

102

Solues em Ecincia Energtica

ME
Assegure-se de no perder nada!
Vantagens
Q Medio de energia ativa. Q Subfaturamento e alocao de custos. Q Uma gama completa de dispositivos de medio para: O Todos os tipos de rede: monofsica, trifsica, trifsica + neutro. O Display digital. Q Dimenses compactas: O 4 mdulos de 9 mm: 1F+N (ME1) O 8 mdulos de 9 mm: 3F e 3F+N (ME3/ME4) Q Medio direta (sem TC) de at 63 A (ME1/ME1z/ME1zr/ME3/ME3zr/ME4/ME4zr); medio por TC, com relao congurvel de 40/5 a 6000/5 A (ME4zrt).

ME3zr

Aplicaes
Q Estes produtos permitem a anlise e a monitorao do consumo de uma instalao eltrica.
ME4z

Descrio da gama
Os medidores de watt/hora PowerLogic ME foram projetados para medir watt/hora consumidos por um circuito eltrico, monofsico ou trifsico, com ou sem neutro distribudo: Q Medidores de watt/hora monofsicos com medio direta de 63 A: O ME1 = medidor com display local. O ME1z = ME1 + contador parcial. O ME1zr = ME1z + sada de pulsos. Q Medidores de watt/hora trifsicos sem neutro com medio direta de 63 A: O ME3 = medidor com display local. O ME3zr = ME3 + contador parcial + sada de pulsos. Q Medidores de watt/hora trifsicos com neutro e com medio direta de 63 A: O ME4 = medidor com display local. O ME4zr = ME4 + contador parcial + sada de pulsos. Q Medidores de watt/hora trifsicos com ou sem neutro, medio atravs de TC secundrios de 5 A: O ME4zrt com medio atravs de TC (ajustvel) + parcial + sada de pulsos.

ME1zr

Dados tcnicos
Q Q Q Q Q Q Q Classe 2 Medio direta at 63 A ou medio via TCs Display digital Medidor parcial Fiao fcil (sem TCs) Compacto Conformidade com a norma IEC 61036.

Soluo empregada em

A Monitorar e analisar o consumo eltrico


de um shopping center

p. 30

103

Solues em Ecincia Energtica

MIN
Apenas a iluminao necessria!
Vantagens
Q Estes produtos limitam a iluminao a um perodo de tempo estritamente necessrio, proporcionando assim economia e conforto. Fceis de utilizar, pressionando o pulsador de controle. Q So fceis de implantar (compatibilidade mecnica com pentes de conexo de distribuio eltrica). Ao permitir a conexo de vrios pulsadores de controle, tornam-se perfeitos para controlar a iluminao de escadarias.

MIN

Aplicaes
Q A minuterias eletrnicas MIN, MINs, MINp e MINt so utilizadas para controlar a iluminao, a ventilao, etc. durante um perodo de tempo estabelecido. Q A minuterias eletrnicas MINp e MINt podem sinalizar o nal da temporizao com piscamento da luz. Q A funo de pr-aviso de extino tambm est disponvel por associao de MIN ou MINs com PRE. Q Exemplos de aplicao: iluminao de vestbulos de edifcios, garagens, ventilao de servios, etc...
MINs

Descrio da gama
A gama de minuterias eletrnicas composta das seguintes referncias: Q MIN: 15363 Q MINs: CCT15232 Q MINp: CCT15233 Q MINt: CCT15234 Q PRE pr-aviso de extino: 15376.

Dados tcnicos
MINp

Q MIN: temporizao ajustvel de 1 a 7 min Q MINs: temporizao ajustvel de 0,5 a 20 min, operao silenciosa Q MINp: temporizao ajustvel de 0,5 a 20 min, operao silenciosa com aviso de extino Q MINt: temporizao ajustvel de 0,5 a 20 min, operao silenciosa com aviso de extino e funo telerruptor Q PRE: pr-aviso de extino. Somente utilizar associado com MIN e MINs.

PRE

Soluo empregada em
104

A Controlar a iluminao em corredor de um hotel A Administrar a iluminao em escadarias, halls ou corredores A Gerenciar a iluminao em uma ocina

p. 64 p. 66 p. 74

Solues em Ecincia Energtica

PM200
Assegure-se de no perder nada!
Vantagens
O sistema PowerLogic ajuda-o a reduzir os custos com consumo de energia eltrica, otimizando a distribuio eltrica. O multimedidor PowerLogic PM200 permite: Q Reduzir os custos com consumo de energia eltrica Q Melhorar a continuidade do servio para um gerenciamento otimizado da instalao eltrica e uma maior produtividade.
PM210

PowerLogic uma soluo completa: Q Atende a todas as necessidades de gerenciamento de uma instalao eltrica, desde a simples medio local de corrente at a monitorao remota de todos os parmetros de interesse para engenharia, operao e controle Q Completa gama de dispositivos para medio, monitorao e anlise dos dados de consumo de energia eltrica Q Adaptada mais ampla variedade de aplicaes nos setores industrial e de servios.

Aplicaes
Q Instrumentao em painel Q Alocao de custos Q Monitorao remota de uma instalao eltrica.

Descrio da gama
Os multimedidores PowerLogic srie 200 oferecem todos os parmetros de medio necessrios para monitorar uma instalao eltrica em uma nica unidade de 96 x 96 mm. O display antirreexo oferece grandes caracteres de 11 mm de altura e uma potente retroiluminao para facilitar a leitura, inclusive em condies de iluminao escassa e ngulos de viso limitados. Os medidores PowerLogic srie 200 so disponveis em trs modelos: Q PM200, verso bsica Q PM200P, verso bsica e duas sadas de pulso para medio de energia Q PM210, verso bsica e uma porta RS 485 para comunicao Modbus

Dados tcnicos
Q Q Q Q Q Q Medio de tenso: 480 VCA direta ou externa TP Requer somente 50 mm atrs da superfcie de montagem Entradas/sadas: 2 sadas de pulso (PM200P), 2 entradas digitais Portas de comunicao: 1 (PM210) Display retroiluminado grande com grcos de barras integrados Energia classe 1 como denido pela norma IEC 62053-21 (PM200, 200P e 210).

Soluo empregada em
105

Solues em Ecincia Energtica

PM700
Assegure-se de no perder nada!
Vantagens
O sistema PowerLogic ajuda-o a reduzir os custos com consumo de energia eltrica, otimizando a distribuio eltrica. O multimedidor PowerLogic PM700 permite: Q reduzir os custos de energia Q melhorar a qualidade da energia Q melhorar a continuidade do servio para um gerenciamento timo da instalao eltrica e uma maior produtividade. PowerLogic uma soluo completa: Q Atende a todas as necessidades de gerenciamento de uma instalao eltrica, desde a simples medio local de corrente at a monitorao remota de todos os parmetros de interesse para engenharia, operao e controle Q Completa gama de dispositivos para medio, monitorao e anlise dos dados de consumo de energia eltrica Q Adaptada mais ampla variedade de aplicaes nos setores industrial e de servios.

PM710

Aplicaes
Q Q Q Q Instrumentao em painel Alocao de custos Monitorao remota de uma instalao eltrica. Monitorao de harmnicos (THD).

Descrio da gama
Os multimedidores PowerLogic srie 700 oferecem todos os parmetros de medio necessrios para monitorar uma instalao eltrica em uma nica unidade de 96 x 96 mm. O display antirreexo oferece grandes caracteres de 11 mm de altura e uma potente retroiluminao para facilitar a leitura, inclusive em condies de iluminao escassa e ngulos de viso limitados. Os medidores PowerLogic srie 700 so disponveis em quatro modelos: Q PM700, verso bsica com THD e leitura mn/mx Q PM700P, verso bsica e duas sadas de pulso para medio de energia Q PM710, verso bsica e uma porta RS 485 para comunicao Modbus Q PM750 = PM710 e duas entradas digitais, uma sada digital, alarmes e fator de potncia com sinal.

Dados tcnicos
Q Medio de tenso: 480 VCA direta ou externa TP Q Requer somente 50 mm atrs da superfcie de montagem Q Entradas/sadas: 2 sadas de impulso (PM700P), 2 entradas digitais e 1 sada digital PM750 Q Portas de comunicao: 1 (PM710 e PM750) Q Display retroiluminado grande com grcos de barras integrados Q Uso intuitivo Q Demanda de potncia e corrente, THD e leitura mn/mx no modelo bsico Q Energia classe 1 como denido pela norma IEC 62053-21 (PM700, 700P e 710) e classe 0.5 como denido pela norma IEC 62053-22 (PM750).

Soluo empregada em
106

A Monitorar e analisar o consumo de energia


eltrica de diferentes linhas de produo

p. 32

Solues em Ecincia Energtica

PM800
Assegure-se de no perder nada!
Vantagens
Os multimedidores PowerLogic srie 800 foram projetados para: Q Reduzir os custos de energia Q Ajud-lo a conhecer onde e como utilizada a energia Q Prolongar a vida til dos equipamentos e evitar compras desnecessrias ajudando-o a conhecer a carga dos circuitos e a identicar a capacidade do sistema. Q Melhorar a conabilidade do sistema de alimentao e reduzir o tempo de inatividade ajudando-o a monitorar, solucionar e prevenir problemas de qualidade de energia (PM870 inclui deteco de distrbios e captura de forma de onda congurvel).

PM820

Aplicaes
Q Q Q Q Q Instrumentao em painel Subfaturamento, alocao de custo e vericao da fatura de servio Monitoraco remota da instalao eltrica Qualidade de energia e anlise de gerenciamento da energia Otimizao de contratos de instalaes eltricas.

Descrio da gama
Os multimedidores PowerLogic srie 800 oferecem as funes de medio de elevada performance necessrias para monitorar uma instalao eltrica em uma unidade compacta de 96 x 96 mm. O grande display de fcil leitura do multimedidor permite ver simultaneamente as trs fases e o neutro. As caractersticas padro do multimedidor srie PM800 incluem uma porta de comunicao Modbus RS485 (ASCII e RTU), entradas e sadas digitais, medio THD e alarmes. Os PM820 e PM850 tambm incluem registro personalizado integrado e leituras individuais de harmnicos de tenso e corrente. O PM850 oferece captura de forma de onda. O PM870 o primeiro medidor compacto da gama PowerLogic que oferece deteco de distrbios de corrente e tenso (sag e swell), assim como captura de forma de onda congurvel.

Dados tcnicos
Q Fcil de instalar. Montagem em painel somente com dois grampos ou montagem em trilho DIN com ou sem display remoto. Q Entradas de tenso de conexo direta. No requer transformadores de tenso (TP) at 600 VCA. Q Navegao intuitiva com menus autoguiados e seleo de idioma. Q Alarmes personalizados com visualizao do tempo. Q ngulos e magnitudes de harmnicos individuais e captura de forma de onda (PM850 e PM870). Q Deteco de distrbios de corrente e tenso (sag e swell), assim como captura de forma de onda congurvel (PM870). Q Extensa memria integrada no voltil. Q IEC 62053-22 classe 0.5S para energia ativa. Medio precisa da energia para a subfaturamento e alocao de custos. Q Curvas de tendncia e previses a curto prazo (PM850 e PM870). Q Modular e com possibilidade de atualizao (upgrade) Q Display remoto opcional (a 10 m da unidade de medio). Q A porta de comunicao Ethernet opcional oferece protocolo Modbus TCP/IP, correio eletrnico em alarme, servidor web e gateway Ethernet serial. Transparent Ready compatvel com nvel 1.

Soluo empregada em

A Monitorar e analisar o consumo de energia


eltrica de diferentes linhas de produo

p. 32

107

Solues em Ecincia Energtica

PM9C
Assegure-se de no perder nada!
Vantagens
O sistema PowerLogic ajuda-o a reduzir o consumo de energia e o custo da energia por reduo da fatura e otimizao do contrato eltrico. O multimedidor PowerLogic PM9C permite: Q reduzir os custos de energia Q melhorar a continuidade do servio para um gerenciamento timo da instalao eltrica e uma maior produtividade.
PM9C

PowerLogic uma soluo completa: Q Atende a todas as necessidades de gerenciamento de uma instalao eltrica, desde a simples medio local de corrente at a monitorao remota de todos os parmetros de interesse para engenharia, operao e controle Q Completa gama de dispositivos para medio, monitorao e anlise dos dados de consumo de energia eltrica Q Adaptada mais ampla variedade de aplicaes nos setores industrial e de servios.

Aplicaes
Q Instrumentao em painel Q Alocao de custos Q Monitorao remota de uma instalao eltrica.

Descrio da gama
Os multimedidores PowerLogic srie PM9 oferecem todos os parmetros de medio necessrios para monitorar uma instalao eltrica em mdulos de 18 mm. Pode ser utilizada para monitorar sistemas de baixa tenso de 2, 3 e 4 os e conectar a transformadores de corrente externos. Com seu grande display retroiluminado, pode exibir as trs fases ao mesmo tempo. Disponvel em 2 verses com tenso de alimentao (220 a 240 VCA): Q PM9P para medies bsicas com sada de pulso. Q PM9C para medies bsicas com sada Modbus RS485.

Dados tcnicos
Q Medio de tenso: 450 VCA direta ou externa TP (at 1 kV) Q Somente 72 mm de largura (4 mdulos de 18 mm) Q Sada pulsada (PM9P): 1 Q Portas de comunicao (PM9C): 1 Q Amplo display retroiluminado Q Demanda de potncia Q IEC 62053-21 classe 1 para energia.

Soluo empregada em
108

A Monitorar e analisar o consumo de energia


eltrica de diferentes linhas de produo

p. 32

Solues em Ecincia Energtica

PowerView
Assegure-se de no perder nada!
Vantagens
Q O software PowerLogic PowerView permite: O Reduzir os custos com consumo de energia eltrica. O Aumentar a produtividade otimizando a operao de sua instalao eltrica. O Monitorar remotamente os equipamentos ou instalaes eltricas em pontos de distribuio chave da rede eltrica. Q PowerLogic PowerView uma soluo de monitorao bsica e fcil de utilizar.

PowerLogic PowerView

Aplicaes
Q Q Q Q Q Q Q Monitorao do consumo de energia eltrica Alocao de custos e subfaturamento Monitoraco remota da instalao eltrica Otimizao de circuitos e estudos de carga. Monitoraco de harmnicos (THD). Manuteno preventiva. Monitoraco de equipamentos.

Descrio da gama
Q O software realiza uma varredura na rede, detectando todos os dispositivos instalados e facilitando a congurao do sistema. Q A conexo e o registro de dados so iniciados automaticamente nos intervalos pr-estabelecidos de acordo com as necessidades do usurio. Q Os valores registrados revelam o consumo da energia, a capacidade no utilizada e as tendncias histricas. Q Sua funo Report Builder (gerador de relatrios) inclui as medies por perodos horrios, permitindo ao usurio criar relatrios com os valores de energia e demanda correspondentes a determinados perodos de tempo com necessidades de faturamento especcas. Q Os custos de eletricidade podem ser atribudos a departamentos ou processos. Q Os relatrios gerados so exportados para Microsoft Excel para facilitar o acesso aos dados e a personalizao de relatrios. Q PowerView compatvel com os seguintes dispositivos: O os multimedidores PM9C, PM210, PM500, ION6200, PM710, PM750, PM810, PM820 e PM850 O as unidades de disparo Micrologic P e Micrologic H Q PowerView oferece uma ampla gama de funes: O aquisio de dados automatizada de dispositivos compatveis O base de dados Microsoft MSDE. O administrao de bases de dados de cpias de segurana/backup. O dados tabulares histricos em Microsoft Excel. O tendncias histricas O relatrios O registro histrico baseado em PC. O comunicaes serial e TCP/IP. O recuperao de registro de dados integrados nos dispositivos compatveis predenidos.

Soluo empregada em

A Monitorar e analisar o consumo de energia


eltrica de diferentes linhas de produo

p. 32

109

Solues em Ecincia Energtica

Varplus

D mais oxignio para a sua instalao eltrica!

Vantagens
Q Economia na conta de energia eltrica (at 10%): O Devido eliminao da sobretaxa por consumo de potncia reativa em sua conta de energia. Q Otimizao dos custos da instalao (at 30%): O Aumento da potncia disponvel por compensao da potncia reativa prxima das cargas. O Otimiza o tamanho de transformadores, cabos, barramento Q Melhora a qualidade da energia eltrica da rede (at 50%): O Quando associado com ltros dessintonizados. Q Contribuio para proteo do meio ambiente (at 3%): O Devido reduo do consumo de energia. Q Simplicidade: O Um nico tamanho de capacitor para toda a oferta O Instalao em qualquer posio, vertical ou horizontamente O Possibilidade de conexo de ao a 360. Q Tranquilidade: O Vida til: 130.000 horas (15 anos) O Proteo contra todas as falhas eltricas pelo sistema de proteo HQ O Segurana das pessoas: resistncia de descarga interna e nenhuma conexo de aterramento necessria.

Varplus IP00

Varplus IP20

Aplicaes
Q Economia na conta de energia eltrica: correo do fator de potncia. Q Economia no dimensionamento de sua instalao: correo do fator de potncia.

Descrio da gama
Q Capacitores trifsicos 50/60 Hz Q Capacitores modulares Varplus so utilizados para a montagem de bancos de capacitores para correo do fator de potncia em instalaes de baixa tenso Q Essas diferentes combinaes de montagem permitem atender a todas as especicaes de potncia que necessitar, dependendo da tenso, frequncia e nvel de poluio harmnica da rede.

Varplus IP42

Dados tcnicos
Q Q Q Q Q Q Q Frequncia: 50 ou 60 Hz Tenso da rede: 230 a 690 V Tenso nominal: 280 a 690 V Potncia nominal do capacitor: 2,5 a 22,4 kVAr Possibilidade de associao com ltros dessintonizados Classe de temperatura: classe D (55C) Normas: ABNT NBR IEC 60831 1/2, CSA 22-2 n 190, UL 810.

Soluo empregada em
110

A Reduzir o consumo e os custos de

eletricidade de um shopping center

p. 44

Solues em Ecincia Energtica

Web Energy
Use a Web Energy!
Vantagens
Q Servio de monitoramento de energia eltrica, 24 horas por dia, via internet, para gesto, controle, monitorao e, principalmente, reduo dos custos de energia. Q A Web Energy disponibiliza solues para gerenciamento eciente da energia, usando controladores dedicados e software especializado para promover o armazenamento dos dados e possibilitar as consultas eletrnicas. Q Soluo pela internet: O Permite o gerenciamento de inmeras plantas espalhadas pelo pas, O Permite que especialistas acompanhem o gerenciamento a distncia, propondo aes e melhorias, maior intimidade dos usurios com as aplicaes Web (Internet Explorer) e a instalao extremamente simplicada.

Aplicaes
Q Consumidores que estejam interessados em reduzir custos e que desejem gerenciar seus sistemas eltricos com ecincia. Q Empresas que possuam plantas ou operaes descentralizadas. Q Grupos corporativos que utilizam a internet para consolidar informaes de consumo de energia. Q Empresas de consultoria que desejam prestar servios de ecincia energtica. Q Comercializadoras de energia para gesto e planejamento.

Descrio da gama
Q Grcos dirios, mensais e anuais de: O Demanda, consumo, fator de potncia e energia reativa excedente. Q Finanas: O Faturas simuladas: - gerao de fatura de energia em sincronismo com a informao da concessionria de energia O Potencial de economia em: - gerao, recontratao de demanda, reenquadramento tarifrio, gerao de energia, recuperao de ICMS e migrao para o mercado livre de energia O Histrico de faturas: - fatura simulada de todos os meses Q Correo de fator de potncia: O Indicador de potncia de banco de capacitores que deve ser instalado para a correo do fator de potncia. Q Carga/capacitores: O Simulao online de novas cargas/capacitores que sero instalados para a anlise do novo perl de carga/fator de potncia da instalao. Q Mdulo mercado livre: O Gesto dos contratos cativos, dos contratos livres, contratos do spot e previso de carga para vrias plantas. Q Envio de alarmes por e-mail de demanda, fator de potncia e limites de consumo. Q Envio de relatrios por e-mail: dirio, semanal, mensal, comparativo de uso de energia, memria de massa e simulao de fatura.

Soluo empregada em
111

Solues em Ecincia Energtica

ndice de referncias
Referncia
15000 15198 15223 15224 15237 15239 15268 15281 15363 15376 15391 15409 15510 15511 15724 15725 15837 15854 15857 15858 15914 16000 16148 16149 16502 17000 17067 17077 18000 18308 18320 20000 24339 24343 24350 24356 24369 24395 24404 24406 24493 30000 3020E083 50000 51335 52448 A ABL8REM24030 ATV12H075M2 ATV12HU40M3 ATV12PU22M3 ATV21H075M3X ATV21HU75N4 Alimentao 24 VCC - 3 A Inversor de frequncia ATV 12 Inversor de frequncia ATV 12 Inversor de frequncia ATV 12 Inversor de frequncia ATV 21 Inversor de frequncia ATV 21 89 85, 92 92 92 93 47, 93 N NSX250N MA Disjuntor 51 Capacitor p/correo de fator de potncia IP00 45 Controlador de fator de potncia NR6 45 LV430491 LV431403 LV431491 Unidade de disparo Disjuntor em caixa moldada Unidade de disparo Medidor Enercept Avanado 800 A 43 Disjuntor 2 polos Disjuntor 2 polos Disjuntor 3 polos Disjuntor 3 polos Disjuntor 4 polos Disjuntor 1 polo Disjuntor 1 polo Disjuntor 1 polo Disjuntor 1 polo 27, 29, 63 31, 49 59, 81, 87 31 31 59, 65, 67 79, 81, 87 75, 79, 87 73 47, 51, 85 Contator auxiliar CT Sinalizador vermelho 49 49 Medidor ME1zr Medidor ME4zr 31 31 Contator modular 2 polos Contator modular 3 polos Transformador de corrente 75/5 79 59, 81, 87 31 Multimedidor Interruptor horrio astronmico Interruptor horrio astronmico Medidor de quilowatt/hora Medidor de quilowatt/hora Fotoclula Fotoclula Minuteria PRE pr-aviso de extino Contator com operao manual Auxiliar ATLc+s 16 A Rel de impulso TL 1P 16 A Rel de impulso TL 1P 16 A Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Contato auxiliar para contato CT 31, 33, 43 59, 100 100 27 29 100 100 67, 104 65, 104 49 63 61, 63 61 101 101 101 101 101 101 49

Descrio

Pg.

Referncia
A ATV21WU22N4 ATV61EXC2D90N4 ATV61HC31N4 ATV61HD75N4 ATV61HU55N4 ATV61HU75N4 ATV61WD15N4 C CCT15232 CCT15233 CCT15234 CCT15268 CCT15368 CCT15421 CCT15422 CCT15423 CCT15720 CCT15723 CCT15850 CCT15852 CCT15853 CCT15860 CCT15861 E EGX300 G GV2L GV2L16 GV2L20 GV2ME16 GVAE11 H HX900.00 L LC1D09M7 LC1D18BD LC1DWK12 LC1F185M7 LC1K12 LUA1C20 LUB12 LUCA12BL LUFN11 LV429630 LV430403

Descrio
Inversor de frequncia ATV 21 Inversor de frequncia ATV 61 Inversor de frequncia ATV 61 Inversor de frequncia ATV 61 Inversor de frequncia ATV 61 Inversor de frequncia ATV 61 Inversor de frequncia ATV 61 Minuteria com temporizao Minuteria com pr-aviso Minuteria com temporizao Clula montada na parede IP54 Interruptor crepuscular Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Interruptor horrio programvel Kit de PC Chave de memria Gateway com memria Disjuntor Disjuntor-motor magntico Disjuntor Disjuntor Disjuntor-motor magntico Gerenciador de energia HX-900 Contator Contator Contator Contator Contator Partida de motor Tesys U - Base 12 A Unidade controle Tesys U Mdulo de contato adicional Bloco de contatos Compact NSX Disjuntor em caixa moldada

Pg.
93 94 94 51 89 94 94 65, 104 65, 104 75, 104 100 81, 100 101 101 101 101 63, 101 49, 101 87, 101 79, 101 101 101 33, 96 47, 51, 85 89 47 85 89 41 47 89 45 51 85 89 89 89 89 45, 95 35, 37, 39, 41, 95 35, 37, 39, 41, 95 35, 37, 39, 41, 95 35, 37, 39, 41, 95

112

Solues em Ecincia Energtica

Referncia
P PLVENG PM710MGCA PM820MG PRM042081 PRM042082 PRM042083 PRM120B1010 PRM120B1020 PRM120B1062 PRM120B1246 PRM120B1301 PRM820B1400 PRM132 PRM133 PRM56101 PRM56102 PRM56103 PRM56111 PRM56112 PRM56113 PRM720500 PRM721400T R RXM4AB2BD RXZE2M114M

Descrio
Software de superviso, em ingls Multimedidores srie PM700 Multimedidores srie PM800 Variador de luminosidade (Dimmer) digital 90 a 230 V~ 2 mdulos Variador de luminosidade (Dimmer) digital 90 a 230 V~ 2 mdulos Variador de luminosidade (Dimmer) digital 90 a 230 V~ 2 mdulos Mdulo de 16 Entradas 24 VCC Mdulo de 8 Sadas 230 VCA - 10 A Mdulo Fonte 72 W (bivolt) Mdulo de 1 Sada Analgica 1-10 VCC Rel Crepuscular Standard Mdulo Controlador com Viewer Interruptor automtico por presena de sobrepor Interruptor automtico por presena de parede Interruptor automtico por presena 220 VCA 2 mdulos, cor branca Interruptor automtico por presena 220 VCA 2 mdulos, cor grate Interruptor automtico por presena 220 VCA 2 mdulos, cor marm Interruptor automtico por presena 127 VCA 2 mdulos, cor branca Interruptor automtico por presena 127 VCA 2 mdulos, cor grate Interruptor automtico por presena 127 VCA 2 mdulos, cor marm Fechadura Arbus 500 Porteiro eletrnico Arbus 1.0 Rel de interface Soquete

Pg.
33 33 33, 35, 37, 41 83 83 83 57 57 57 57 57 57

Referncia
S SEU3.555.12 SEU3.555.18 SEU3.555.25 SEU3.555.30 SEU3.561.12 SEU3.561.18 SEU3.561.25 SEU3.561.30 SEU8.575.18 T TRV00121 V

Descrio
Interruptor automtico por presena 8 A bivolt 2 mdulos Interruptor automtico por presena 8 A bivolt 2 mdulos Interruptor automtico por presena 8 A bivolt 2 mdulos Interruptor automtico por presena 8 A bivolt 2 mdulos Interruptor temporizador Interruptor temporizador Interruptor temporizador Interruptor temporizador Kit Unica Lighting Control Display remoto

Pg.

71 71 71 71 77 77 77 77 73 35, 37, 39, 41

53 55, 61 69 69 69 69 69 69 61 61 89 89

VW3A3502 VW3A4511 W WEB00HX300 WEB0EHX300 WEBHX300 WEBHXNET WEBIEHX300 WEBI0HX300 X XA2B XB2B XB4B XB4BG21 XB4BVB XB5A

Placa de comutao de bomba Indutncia CC Painel de gerenciamento de energia Painel de gerenciamento de energia - Ethernet Gerenciador de energia Software de gerenciamento de energia Painel de gerenciamento de energia - Ethernet e IHM Painel de gerenciamento de energia - IHM Pulsador Pulsador Pulsador Comutadores com chave - 2 posies xas Sinalizador com LED Pulsador

89 51 43 43 43 43 43 43 47, 85 47, 85 51 89 89 51

113

Anotaes

Nosso compromisso proteger nosso planeta!


Schneider Electric, alinhada com seus Princpios de Responsabilidade, compromete-se em:
Cumprir os requisitos relativos ao meio ambiente atuais e at super-los. Projetar produtos e solues que respeitem o meio ambiente por meio de um processo ecolgico - o ecodesign. Oferecer a seus clientes produtos e solues que sejam seguros, ecientes e ecolgicos. Unir a inovao e o contnuo aprimoramento para encontrar novos desaos ambientais. Promover a conscincia ambiental, treinar nossas equipes, desenvolver redes especializadas e compartilhar experincias. Aprimorar continuamente sua performance ambiental para satisfao constante das comunidades que a empresa serve, bem como do usurio nal, funcionrios, clientes e acionistas agora e no futuro. Informar a todos sobre os impactos ambientais das atividades da companhia. Contribuir para o desenvolvimento sustentvel do planeta.

Conhea o calendrio de treinamentos tcnicos: www.schneider-electric.com.br Mais informaes: tel. (11) 2165-5350 ou treinamento.br@br.schneider-electric.com

Call Center: 0800 7289 110 ou (11) 3468-5791 call.center.br@br.schneider-electric.com wap.schneider.com.br www.schneider-electric.com.br

Schneider Electric Brasil Ltda.

Contatos comerciais: So Paulo (SP): Tel.: (0--11) 2165-5400 - Fax: (0--11) 2165-5391 - Ribeiro Preto (SP): Tel.: (0--16) 2132-3150 - Fax: (0--16) 2132-3151 - Rio de Janeiro (RJ): Tel.: (0--21) 2111-8900 - Fax: (0--21) 2111-8915 - Belo Horizonte (MG): Tel.: (0--31) 3069-8000 - Fax: (0--31) 3069-8020 - Curitiba (PR): Tel.: (0--41) 2101-1200 - Fax: (0--41) 2101-1276 - Fortaleza (CE): Tel.: (0--85) 3308-8100 - Fax: (0--85) 3308-8111 Goinia (GO): Tel.: (0--62) 2764-6900 - Fax: (0--62) 2764-6906 - Joinville (SC): Tel.: (0--47) 2101-6750 - Fax: (0--47) 2101-6760 - Parnamirim (RN): Tel.: (0--84) 4006-7000 - Fax: (0--84) 4006-7002 - Porto Alegre (RS): Tel.: (0--51) 2104-2850 - Fax: (0--51) 2104-2860 - Recife (PE): Tel.: (0--81) 3366-7070 - Fax: (0--81) 3366-7090 - Salvador (BA): Tel.: (0--71) 3183-4999 - Fax: (0--71) 3183-4990 - So Lus (MA): Tel.: (0--98) 3227-3691
As informaes contidas neste documento esto sujeitas a alteraes tcnicas sem prvio aviso. C.151.00-01/10

Vous aimerez peut-être aussi