Vous êtes sur la page 1sur 20

RESPOSTAS PARA PERGUNTAS FREQUENTES NA REA DE VOZ PROfiSSiOnAl

FAQs_voz_profissional.indd 1

10/20/11 1:29 PM

A voz a forma de comunicao mais utilizada pelo homem. Por isso, quando ela sofre alguma alterao ou quando no est de acordo com as caractersticas esperadas para o sexo, faixa etria e a demanda vocal, a qualidade de vida do indivduo pode ser afetada. Para determinado grupo de pessoas uma alterao vocal pode comprometer o exerccio profissional. Nesse sentido, denominamos profissionais da voz aquelas pessoas que dependem da voz para exercer sua profisso. A esses indivduos, a sade vocal de extrema importncia. As perguntas e respostas abaixo foram desenvolvidas especialmente aos profissionais da voz, no sentido de inform-los e orient-los a respeito de como cuidar melhor da voz.

nas prximas pginas, as principais dvidas que as pessoas tm sobre voz profissional >

FAQs_voz_profissional.indd 2

10/20/11 1:29 PM

PROblEmA dE VOZ cOnSidERAdO dOEnA OcuPAciOnAl? Apesar de limitarem ou QuAndO umA PESSOA POdE SER cOnSidERAdA PROfiSSiOnAl dA VOZ? So conside-

radas profissionais da voz todas as pessoas que dependem dela para realizarem seu trabalho, ou seja, pessoas que em situaes de rouquido ou afonia (perda da voz) ficam impossibilitadas de exercerem suas tarefas. Dubladores, professores, cantores, atores, telejornalistas, operadores de telemarketing, locutores e radialistas so alguns dos exemplos de profissionais da voz.

at mesmo impedirem o trabalho do profissional da voz, legalmente os distrbios vocais no so considerados doenas ocupacionais. Algumas entidades sindicais de profissionais da voz e rgos de classe da rea da sade, como a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), tm trabalhado na elaborao de um documento a ser encaminhado ao Ministrio da Sade para que se reconhea o distrbio vocal associado ao trabalho como uma doena ocupacional.

FAQs_voz_profissional.indd 3

10/20/11 1:29 PM

cOmO O fOnOAudilOgO POdE AjudAR um PROfiSSiOnAl dA VOZ? O fonoaudilogo ESTOu ROucO, mAS PREciSO uSAR A VOZ PROfiSSiOnAlmEnTE. O QuE dEVO fAZER?

o profissional capacitado para avaliar, orientar, prevenir e reabilitar os problemas vocais. Os profissionais da voz dependem da sade vocal e de uma boa expressividade para manterem a qualidade de seu trabalho e o fonoaudilogo pode ajudar com orientaes, exerccios e tcnicas especficas para a manuteno da sade da voz e o aprimoramento da comunicao. O trabalho fonoaudiolgico pode ser desenvolvido em consultrios, hospitais com servio especializado ou nas empresas onde trabalham os profissionais da voz.

Procure usar a voz de maneira mais suave, mais baixa (mas sem sussurrar) e articular bem as palavras. Se possvel, adapte suas atividades de trabalho, tentando poupar ao mximo a voz, ou seja, us-la apenas quando necessrio. Beba gua com frequncia e, quando possvel, procure descansar a voz. Lembre-se que rouquido no normal e que, caso ocorra por mais de uma semana ou de forma frequente, deve ser avaliada pelo fonoaudilogo e pelo mdico otorrinolaringologista.

FAQs_voz_profissional.indd 4

10/20/11 1:29 PM

PROblEmAS dE VOZ POdEm cOmPROmETER O ExERcciO PROfiSSiOnAl? Existem

alguns problemas de voz que podem limitar o desempenho profissional. O fonoaudilogo consegue desenvolver determinados recursos que auxiliam o profissional a adaptar sua voz, buscando melhora no desempenho de sua profisso.
O EnVElhEcimEnTO VOcAl AcOnTEcE dE fORmA difEREnTE PARA OS PROfiSSiOnAiS dA VOZ? O envelhecimento vocal va-

QuAiS cuidAdOS dEVEm SER TOmAdOS duRAnTE A uTiliZAO dO micROfOnE?

ria de pessoa para pessoa. Profissionais da voz que fazem exerccios vocais adequados s suas atividades e cuidam da sade geral podem sentir os efeitos do envelhecimento vocal mais tardiamente. Dessa forma, pessoas que cuidam da sade vocal ao longo da vida, aumentam a longevidade de sua voz.

O microfone uma tima estratgia para o profissional poupar a voz. Porm, ao utiliz-lo, importante lembrar que no preciso falar muito forte. Deve-se falar articulando bem as palavras e prestar ateno para coordenar a fala e a respirao. As pessoas que tm o hbito de falar muito alto, mesmo com o microfone tendem a no mudar o padro vocal e continuar abusando da voz. O ideal que o profissional da voz tenha um treinamento para utilizar corretamente o microfone.

FAQs_voz_profissional.indd 5

10/20/11 1:29 PM

TOmAR umA dOSE dE cOnhAQuE AnTES dE umA APRESEnTAO umA bOA fORmA dE AQuEcER A VOZ? No. O aquecimento O figuRinO POdE influEnciAR nA VOZ?

vocal no feito por meio de ingesto de qualquer substncia e sim por meio de exerccios vocais. Aps a ingesto de qualquer bebida alcolica, a sensibilidade do corpo, inclusive no que se refere produo da voz, alterada. O que ocorre que a pessoa no sente o esforo vocal enquanto est sob o efeito da bebida e tende a cometer abusos como gritar, falar demasiadamente, e falar em intensidade (volume) elevada. As consequncias desse abuso s sero percebidas quando o efeito do lcool passar.

Sim. Roupas e adereos podem influenciar e at mesmo alterar a voz. Orienta-se evitar roupas ou adereos apertados na regio do pescoo e da cintura, pois eles podem causar danos para a respirao e para a voz. Colares, lenos e colarinhos apertados no pescoo tambm pressionam a laringe, onde se localizam as pregas vocais (cordas vocais). Os cintos e calas apertados dificultam a movimentao do msculo diafragma, importante para a manuteno do padro respiratrio. Sapatos altos alteram a postura, aumentando a tenso e enrijecendo o corpo.

FAQs_voz_profissional.indd 6

10/20/11 1:29 PM

cOmO POSSO PREPARAR A VOZ PARA um APRESEnTAES Em AmbiEnTES RuidOSOS Ou AbERTOS AcARRETAm mAiOR ESfORO VOcAl? cOmO POSSO POuPAR A VOZ nESTES AmbiEnTES? Sim. O rudo indiA dE uSO inTEnSiVO? O ideal que sejam

terfere porque perdemos o controle auditivo da nossa voz e automaticamente elevamos seu tom habitual, ou seja, passamos a falar mais forte (alto). Este tipo de fala, por um tempo longo, pode prejudicar a sade vocal. Quando possvel, deve-se evitar falar em ambientes ruidosos. No caso de profissionais que trabalham nessas condies, a voz deve ser projetada, levemente agudizada e as palavras devem ser bem articuladas estratgias que devem ser treinadas com o auxlio do fonoaudilogo. Gestos e expresso facial, de acordo com a mensagem, tambm contribuem para que a voz seja poupada.

feitos exerccios de aquecimento vocal, sempre com orientao fonoaudiolgica. Tente manter a postura corporal ereta e relaxada, alm de modificar sua voz de acordo com as diferentes situaes de comunicao, variando o tom (fino e grosso) e o volume (fraco e forte). Procure fazer intervalos ao longo do dia para descansar sua voz. Beba bastante gua e no se esquea de, no final do dia, tambm sob a orientao fonoaudiolgica, fazer exerccios de desaquecimento vocal, a fim de retornar sua voz ao tom habitual. importante lembrar que o profissional deve cuidar da sua voz no apenas em dia de uso intensivo. Os cuidados devem ser tomados todos os dias para que se mantenha a voz sempre saudvel.

FAQs_voz_profissional.indd 7

10/20/11 1:29 PM

O QuE dEVO fAZER SE mE SEnTiR cAnSAdO APS ATiVidAdE dE uSO VOcAl inTEnSO? OS cuidAdOS cOm A VOZ dEVEm SER diRiOS? Sim, especialmente para as pessoas que utilizam a voz como seu principal instrumento de trabalho. Os cuidados vocais devem ser constantes, j que qualquer alterao, mesmo mnima, pode prejudicar a atuao profissional. Assim como um atleta precisa cuidar diariamente de seu condicionamento fsico, o profissional da voz deve manter os cuidados vocais no seu dia-a-dia.

O ideal descansar a voz. Beba bastante gua e, se precisar falar, utilize frases curtas, com voz mais suave (sem sussurrar), e fale mais devagar. Deve-se tentar identificar possveis situaes que justifiquem tal cansao, como falar muito forte e por muito tempo, competir com rudo, articular pouco as palavras, modular pouco a voz, entre outros. Procure diminuir a ocorrncia destas situaes.

FAQs_voz_profissional.indd 8

10/20/11 1:29 PM

O AQuEcimEnTO VOcAl dEVE SER fEiTO imEdiATAmEnTE AnTES dO uSO PROfiSQuAl A funO dO AQuEcimEnTO E dO dESAQuEcimEnTO VOcAl? O aquecimento vocal tem a funo de preparar o aparelho fonador para uso vocal intenso. Este procedimento melhora o funcionamento das pregas vocais, a intensidade e a projeo da voz, alm de diminuir o cansao aps o uso prolongado da voz. uma boa estratgia para manter a qualidade da voz profissional, colaborando com a sade vocal e com a preveno de problemas. O desaquecimento vocal permite que a voz retorne aos seus ajustes naturais, favorecendo uma emisso mais suave. SiOnAl dA VOZ? QuAndO h um inTERVAlO EnTRE O AQuEcimEnTO E O uSO dA VOZ, POR QuAnTO TEmPO A VOZ PERmAnEcE AQuEcidA? O aquecimento vocal deve

ser feito antes do incio de uso vocal intenso. No entanto, a determinao de quanto tempo antes varia de acordo com as diferentes demandas e especificidades profissionais. Por exemplo, um cantor lrico tem necessidades diferentes de um professor. Da mesma forma, o tempo de permanncia da voz aquecida varia de acordo com cada organismo e tipo de aquecimento realizado.

FAQs_voz_profissional.indd 9

10/20/11 1:29 PM

QuAnTAS VEZES AO diA POSSO fAZER O AQuEcimEnTO VOcAl? No h um nmero

QuAnTO TEmPO dEVE duRAR O AQuEcimEnTO VOcAl? Em mdia, o aquecimento

limitado de vezes para realizar o aquecimento vocal durante um dia. O ideal faz-lo antes do momento de uso mais intenso da voz e, se possvel, algumas vezes durante a prtica profissional (em caso de uso prolongado da voz).
cOmO SAbER SE ESTOu fAZEndO cORRETAmEnTE OS ExERcciOS dE AQuEcimEnTO VOcAl? Os exerccios devem proporcionar uma voz melhor, mais clara, projetada e limpa. Vale lembrar que o aquecimento vocal no deve causar dor ou cansao. Se isso ocorrer, interrompa a realizao e converse com seu fonoaudilogo.

vocal dura de 5 a 15 minutos. A tendncia atual customizar o tempo de aquecimento segundo o perfil de cada profissional e do tipo de situao de uso vocal a que ele ser exposto. Assim, os programas de aquecimento e desaquecimento tornam-se mais individualizados e mais eficientes. melhor que a realizao do aquecimento vocal dure menos tempo, mas seja feita vrias vezes ao dia.

FAQs_voz_profissional.indd 10

10/20/11 1:29 PM

TOdOS POdEm SE bEnEficiAR dE um mESmO PROgRAmA dE AQuEcimEnTO VOcAl Ou ElE dEVE SER difEREnTE PARA cAdA PESSOA E/Ou PROfiSSO? Cada pessoa

responde de uma forma para os exerccios de aquecimento vocal. Portanto, o fonoaudilogo deve investigar quais os exerccios mais adequados para cada pessoa. Tambm, deve-se levar em conta a demanda vocal do indivduo no momento da opo por determinados exerccios, discutindo inclusive em quais momentos e locais o aquecimento dever ser realizado. Vale lembrar que uma voz alterada leva mais tempo para aquecer e se tornar ideal para o uso profissional.

bOm ficAR SEm fAlAR POR AlgumAS hORAS AnTES dA uTiliZAO dA VOZ PROfiSSiOnAl? Pode ser interessante resguardar a voz antes do uso intensivo, mas isso nem sempre vivel. O ideal preparar adequadamente a voz e sempre utiliz-la de forma correta, estando atento para a rotina de cuidados relacionados manuteno da voz saudvel.

FAQs_voz_profissional.indd 11

10/20/11 1:29 PM

AulAS dE cAnTO SO indicAdAS PARA mElhORAR A VOZ fAlAdA? Utilizamos o

aparelho fonador tanto para falar quanto para cantar, porm com ajustes bem diferentes. A tcnica vocal de canto pode favorecer uma melhora na respirao, emisso e articulao, mas dificilmente propiciar efeito positivo significativo na fala. Exerccios realizados durante a aula de canto podem, em algum grau, inicialmente melhorar a voz falada. Porm, a realizao da aula de canto no o tratamento mais indicado para quem quer melhorar a voz falada. Se a queixa principal do indivduo a fala, as aulas de canto podero at mesmo prejudic-lo. O mais recomendado procurar um fonoaudilogo e um mdico especialista.

dEVO mudAR A VOZ PARA mE APRESEnTAR nO RdiO Ou nA TElEViSO? O locutor, ator ou apresentador precisa ajustar sua voz e sua fala de acordo com as exigncias do meio de comunicao em que trabalha. De forma geral, preciso articular bem as palavras, coordenar pausas respiratrias, modular a voz, e controlar a velocidade de fala de acordo com os diferentes tipos de locuo (narrao esportiva, locuo de notcia, comercial, etc.).

FAQs_voz_profissional.indd 12

10/20/11 1:29 PM

POSSO bEbER guA gElAdA QuAndO ESTOu uSAndO A VOZ PROfiSSiOnAlmEnTE? Algu-

mas pessoas tm maior sensibilidade s diferenas de temperatura e desconforto vocal ao beber gua gelada (devido ao choque trmico), o que prejudica o uso pleno da voz. No entanto, h pessoas menos sensveis que no sentem tais alteraes. Trata-se de uma questo individual. Assim, pessoas que sentem dificuldades para utilizar a voz aps beber gua gelada devem evitar este consumo. s que no sentem tais modificaes, no necessrio se preocupar. Algumas pesquisas apontam que a ingesto de gua gelada aps o uso prolongado da voz seguida de repouso vocal algo positivo, pois diminui os processos inflamatrios na regio do trato vocal. O efeito da gua gelada, neste caso, semelhante ao que a acontece quando colocamos gelo na perna aps uma pancada.

ExERcciOS dE RESPiRAO POdEm AjudAR A VOZ? Sim. A voz produzida a partir

do ar vindo dos pulmes e, portanto, a respirao essencial para a produo vocal. A respirao ocorre de maneira to natural e inconsciente que, em geral, no requer treinamento especfico. Para os profissionais da voz, entretanto, exigida uma maior coordenao entre respirao e fala, bem como uma maior conscincia desse processo (principalmente atores e cantores devido s exigncias especficas destas profisses). Desta forma, exerccios de respirao, quando realizados de forma contextualizada e adequada, podem favorecer uma emisso vocal mais saudvel.

FAQs_voz_profissional.indd 13

10/20/11 1:29 PM

A POSTuRA cORPORAl duRAnTE O ExERcciO PROfiSSiOnAl POdE influEnciAR nA VOZ? Sim. A postura do corpo, princi-

palmente da regio de pescoo, ombros e trax, influencia na voz. Durante a atividade profissional, recomenda-se que o corpo esteja relaxado. Manter a coluna vertebral ereta, os ombros relaxados e a respirao adequada favorece a produo vocal. A postura do pescoo tambm muito importante e, por isso, deve-se ter cuidado para no falar por muito tempo com a cabea inclinada ou lateralizada.

ExiSTEm difEREnAS nA PREPARAO VOcAl dO PROfiSSiOnAl dE TEATRO, TElEViSO E RdiO? Sim. As prioridades vocais

dos profissionais de teatro, televiso e rdio so diferentes, pois cada rea de atuao tem uma demanda especfica. Portanto, o trabalho de preparao vocal deve respeitar as necessidades de cada profissional, tendo como objetivo o auxlio no desenvolvimento de recursos vocais.

FAQs_voz_profissional.indd 14

10/20/11 1:29 PM

OS PROfESSORES POdEm uTiliZAR ESTRATgiAS PARA EcOnOmiZAR A VOZ duRAnTE AS AulAS? Sim. Algumas delas so: tomar pequenos goles de gua durante a aula; no aumentar a intensidade da voz para competir com a fala os alunos; criar cdigos com os alunos para solicitar silncio (como apagar e acender a luz ou bater palmas); falar sempre de frente para os alunos; evitar falar durante todo o perodo de aula; evitar falar muito nos intervalos entre as aulas. Em muitos estados brasileiros, h programas de sade vocal direcionados aos educadores da rede pblica. Verifique se em seu municpio h algum desses programas e solicite orientaes.

O QuE PREciSO PARA fAlAR fORTE E PROjETAR A VOZ? Para ter uma voz forte e pro-

jetada preciso uma respirao eficiente e uma boa articulao dos sons. Tcnicas e treinamentos especficos podem auxiliar no desenvolvimento destas funes e o fonoaudilogo o profissional capacitado para desenvolver esse tipo de treinamento. Um bom aporte pulmonar gera uma voz com maior intensidade. Alm disso, uma articulao mais ampla e precisa auxilia no desenvolvimento de uma voz mais projetada.

FAQs_voz_profissional.indd 15

10/20/11 1:29 PM

A VOZ cAnTAdA difEREnTE dA VOZ fAlAdA? Sim. Precisamos de ajustes bem distintos para cantar e para falar. A voz falada natural e habitual, acontece sem pensarmos muito nos ajustes. J a voz cantada necessita de treinamento e ajustes de ressonncia, respiratrios, articulatrios e fonatrios especficos, caso contrrio pode gerar esforo e prejudicar a sade vocal. QuAlQuER PESSOA POdE cAnTAR bEm PROfiSSiOnAlmEnTE? Todos podem canExiSTEm cuidAdOS ESPEcficOS A SEREm TOmAdOS duRAnTE um ShOw QuE TEnhA mAiS dE umA hORA dE duRAO? Sim.

tar desde que haja condies mnimas para isso. O canto requer muito mais do que a simples emisso do som pelo aparelho fonador. Cantar profissionalmente exige musicalidade: uma mistura de dom e tcnica (apurada e desenvolvida).

Para realizar qualquer atividade de uso vocal intensivo, necessrio que haja a preparao vocal. Faa aquecimento vocal antes do show, tenha momentos para repouso vocal, evite fumar e ingerir bebidas alcolicas, principalmente durante as apresentaes. interessante alternar o show com momentos de descanso, procurar beber gua, estar bem alimentado, em boa forma e com condio de sade adequada. Alm disso, locais abertos, com poeira, muito secos, com ar-condicionado e/ou com fumaa podem prejudicar a produo vocal.

FAQs_voz_profissional.indd 16

10/20/11 1:29 PM

Em diAS dE ShOw, POSSO uSAR Algum TiPO dE REmdiO PARA minhA VOZ ficAR bOA?

cAnTAR mSicAS Em TOnS gRAVES POuPA A VOZ? No. Cada pessoa tem sua regio

tonal de conforto de fala e canto. Quando uma pessoa cuja voz predominantemente aguda pratica o canto em tons muito graves pode forar as pregas vocais e afetar a sade vocal. O mais adequado que cada pessoa cante dentro da sua tessitura, nas notas mdias, mais confortveis.

No existem remdios para serem usados na hora do show. Em algumas situaes de emergncia vocal, como laringites, gripes ou resfriados, o mdico pode prescrever um remdio que ajude o artista a cantar. Devese cuidar da voz e manter hbitos saudveis para essas medidas emergenciais no sejam necessrias. As consultas com o mdico especialista e com o fonoaudilogo podem ajudar bastante na preveno dos problemas de laringe e voz. Lembre-se que um tipo de medicamento pode ser adequado para uma pessoa e inadequado para outra. Portanto, a automedicao no aconselhvel.

FAQs_voz_profissional.indd 17

10/20/11 1:29 PM

AulAS dE cAnTO POdEm SER mAnTidAS duRAnTE A fOnOTERAPiA? Este assunto

precisa ser discutido em conjunto, entre o mdico, o professor de canto, o fonoaudilogo e o cantor. A deciso deve considerar o tipo de queixa, a qualidade da voz e os dados da avaliao e do diagnstico do mdico e do fonoaudilogo. O gnero, o estilo do cantor e o repertrio podem gerar demanda vocal muito intensa e interferir no tratamento. Por isso, em alguns casos, pode ser recomendada a interrupo de aulas de canto at que a sade vocal seja reestabelecida.

PARA cAnTAR bEm nEcESSRiO fAlAR bEm? No. O canto e a fala exigem ajustes

fonatrios distintos. Recursos vocais referentes respirao, articulao dos sons da fala, uso de pausas, velocidade, ritmo, ressonncia e projeo da voz so utilizados de formas diferentes na voz cantada e na voz falada. Porm, importante que o cantor cuide bem de sua voz falada, pois seu uso equilibrado trar benefcios para a sade vocal de maneira geral.

FAQs_voz_profissional.indd 18

10/20/11 1:29 PM

sbfa gesto 2010-2011


DEPARTAmENTo DE Voz

Ingrid Gielow_coordenao Glaucya Madazio_vice-coordenao


ComiT Voz ClNiCA

Ana Cristina Cortes Gama_coordenao Rosiane Yamasaki_secretria


ComiT Voz PRoFiSSioNAl

Iara Bittante de Oliveira_coordenao Anna Alice Almeida_secretria


ComiT DE FoNoNColoGiA

Lica Arakawa-Sugueno_coordenao Ana Paula Brando Barros_secretria


DiREToRiA

Mara Behlau_presidente Doris R. Lewis_vice-presidente Jacy Perissinoto_diretora cientfica 1 Letcia Mansur_diretora cientfica 2 Vera Lcia Mendes_diretora secretria 1 Vera Lcia Garcia_diretora secretria 2 Juliana Algodoal_diretora tesourera 1 Daniela Molini-Avejonas_diretora tesourera 2

RESPoSTAS SoBRE PERGUNTAS FREQUENTES NA REA DE Voz PRoFiSSioNAl

Comit de Voz Profissional_concepo e texto Ana Paula Dassie Leite _reviso Luisa Furman_ilustraes Lia Assumpo_design Julia Mota_assistente
outubro 2011

FAQs_voz_profissional.indd 19

10/20/11 1:29 PM

SOciEdAdE bRASilEiRA dE fOnOAudiOlOgiA


ALAMEDA JA, 684 - 70 ANDAR SO PAULO_SP. CEP 01420-002 (11) 3873-4211

www.sbfa.org.br
No JoGUE liXo NA RUA FAQs_voz_profissional.indd 20 10/20/11 1:29 PM

Vous aimerez peut-être aussi