Vous êtes sur la page 1sur 11

Alimentos de Origem Vegetal

6-8. INTRODUO Cada regio possui recursos naturais e os regionais utilizam formas e processos peculiares para procur-los e prepar-los. O habitante local, o nativo, ser sempre uma fonte de referncia til. Caso no possa ele prprio fornecer algum recurso alimentar, poder informar quanto s possibilidades da regio, nesse particular. 6-9. REGRAS GERAIS a. Existem mais de 300 mil espcies vegetais catalogadas no mundo, sendo a maioria delas comestveis e pouqussimas as que matam quando ingeridas em pequenas quantidades. No h uma forma absoluta para identificar as venenosas. Seguindo-se a regra abaixo, poder-se- utilizar qualquer vegetal, fruto ou tubrculo, sem perigo de intoxicao ou mesmo envenenamento. "NO DEVEM SER CONSUMIDOS" os vegetais que forem cabeludos e tenham sabor amargo e seiva leitosa, ou, minemonicamente, CAL:

C - cabeludos; A - amargo sabor; L - leitosa seiva. OBSERVAO: Exceo ser feita ao amap, sorva e ao abiu. b. Qualquer fruto comido pelos animais poder tambm ser consumido pelo homem. c. Se uma planta no for identificada, outra regra bsica utilizar exclusivamente os brotos, de preferncia os subterrneos, pois sero mais tenros e saborosos. d. Nas regies onde houver igaraps, seguindo seus cursos, obter-se-o alimentos vegetais com maior facilidade. e. No h na rea amaznica palmitos txicos; todos podem ser consumidos: buriti, bacaba, aa, patau. Apresentam-se sempre como prolongamento central do tronco, sendo o seu tamanho proporcional idade da palmcea. f. Os alimentos de origem vegetal estaro sempre na dependncia da poca do ano e da distribuio geogrfica. g. Para eliminar a toxidez de alguns vegetais basta ferv-los durante cinco minutos, realizando a troca de gua por duas ou trs vezes nesse perodo. Aps isto o vegetal poder ser consumido. So excees a esta regra os cogumelos. h. Se o sobrevivente consumir exclusivamente vegetais, dever faz-lo de forma moderada at que seu organismo se acostume nova dieta. 6-10. VEGETAIS COMESTVEIS a. Os mais conhecidos so:

(1) Abiu - Fruto do abieiro, cuja rvore oriunda do PERU. comestvel, variando de forma e tamanho, esfrico ou ovide. A colorao predominantemente amarela com manchas verdes. (2) Abric - Fruta de casca amarela, redonda, polpa tambm amarelada; as flores do abricoteiro so brancas. Come-se a polpa que, alm de saborosa, abundante. (3) Abutua - Outros nomes: parreira-brava, parreira-do-mato, uva-dorio- apa. uma trepadeira que d cachos semelhantes aos da videira, com bagas pretas e de gosto adocicado. No se comem essas frutas, tendo elas, entretanto, emprego teraputico. Assim, a raiz e a casca do tronco, por coco, podem ser usadas para reumatismo, priso de ventre, afeces hepticas e m digesto, alm de diurticas. Dez a quinze gramas por litro dgua e 4 a 5 xcaras por dia ser a dose indicada. Por outro lado, indicada para cataplasmas em inflamaes e contuses. (4) Aa (Fig 6-9) - Fruto escuro, colhido em cachos. Quando amassado, produzir um lquido grosso, do qual resulta, em mistura com gua, saudvel refresco. uma rica fonte de calorias e de ferro. O aaizeiro uma palmeira cujo palmito poder ser comido cru ou cozido. (5) Aucena - Planta aqutica, de flores brancas ou amarelas; os talos e as tuberosidades (batatas) so comestveis, crus ou cozidos, e as sementes tambm, delas resultando, quando secas e trituradas, uma espcie de farinha. (6) Amap - rvore grande, de cuja casca, aps sulcada inclinadamente, escorrer um leite vegetal com teor alimentcio, de gosto semelhante ao leite de gado, mesmo sem acar. Deve ser adicionado gua (2 pores para uma de amap) para que no traga prejuzo ao sistema digestivo. (7) Anil - Outros nomes: caachica (AMAZONAS) ou timb-mirim (MATO GROSSO). Planta herbcea, ramosa, de cor verde esbranquiada; folhas em palmas e compridas; flores rseas, midas e em pequenas cachos; o fruto uma vagem cilndrica, curvada, aguda na ponta, contendo sementes parecidas com o feijo. Usos principais: diurtico, purgativo e febrfugo (ch das folhas e razes), contra sarnas (folhas machucadas) e repelente de insetos (razes e sementes, secas e pulverizadas). (8) Ara - Vrias espcies de vegetais com este nome tm larga distribuio em toda a AMAZNIA. O fruto semelhante goiaba, um pouco cido, de casca amarelo-avermelhada e pequenas sementes. A polpa do ara, alm de ser consumida ao natural, serve para o fabrico de doces e refrescos e para os chamados vinhos dos indgenas. (9) Babau (Fig 6-10) - Planta da famlia das palmeiras cujo fruto pode ser consumido e a casca (que muito dura) pode ser utilizada como carvo. No fruto pode ser encontrado o tapuru (larva de besouro vivo com grande valor calrico e proteico).

Fig 6-9. Aa

Fig 6-10. Babau (10) Babosa - Outros nomes: caraguat ou erva-babosa. Planta semelhante ao anans, de folhas compridas, grossas e orladas de espinhos em serrilha; tem cheiro forte e do centro sai uma haste onde, na parte superior, ficam as flores amarelas; seus frutos so ovides e cheios de pequenas sementes. Usos principais: queimaduras e inflamaes (suco das folhas) e oftalmia (polpa das folhas). (11) Bacaba (Fig 6-11) - Palmeira que, alm de fornecer um palmito comestvel, produz frutos semelhantes ao aa, que do um excelente vinho. (12) Bacuri - Fruto do bacurizeiro, rvore de grande porte que encontrada no AMAZONAS, PIAU, TOCANTINS, PAR, MARANHO e MATO GROS-SO. O fruto uma baga globosa, amarela, de 7cm de dimetro longitudinal, com polpa branco-amarelada, comestvel e de gosto agradvel. As prprias sementes tm sabor de amndoas e so comestveis. (13) Bambu - Os brotos so amargos, mas podero ser comidos crus; para tirar o amargor bastar cozinh-los em uma ou duas guas; antes de comlos, tirar as pelculas que os envolvem; as sementes tambm so comveis. (14) Birib (Fig 6-12) - Fruta grande, semelhante ata ou pinha, de casca esverdeada. A polpa abundante e esbranquiada e as sementes, pequenas e pretas. O fruto verde e seco, reduzido a p, empregado como antidiarrico, por ser rico em substncias tnicas.

Fig 6-11. Bacaba

Fig 6-12. Birib (15) Buriti (Fig 6-13) - Palmeira que fornece folhas, palmito e frutos. O palmito ser encontrado no prolongamento do caule. Os frutos so arroxeados e escamosos, possuem alto teor de provitamina A e so ricos em gordura. (16) Cacau - Fruto gomoso, de casca dura e amarelada, dentro do qual esto as sementes envoltas por uma polpa branca. Somente esta polpa poder ser aproveitada em estado natural. (17) Caju - Tambm conhecido como caju-do-mato, uma fruta vermelha, semelhante ao caju comum; a castanha, torrada, poder ser comida. (18) Camocamo - rvore de caule liso que poder ser encontrada em terrenos baixos beira dos lagos; o fruto semelhante jabuticaba, rico em vitamina C tambm comestvel. (19) Capim-elefante - Tambm chamado rabo-de-gato. Dele so comestveis o plen, os ramos novos e tenros. (20) Car ou inhame - Planta de folhas cordiformes e comestveis, substituindo os espinafres. Os tubrculos dos cars podem ser arroxeados ou brancos, so ricos em amido e so consumidos cozidos, assados ou associados a outros alimentos de origem animal. (21) Caruru - Planta de folhas finamente recortadas que flutuam na corrente. As flores, que parecem penas rseas com cheiro de violetas, emergem da gua na extremidade de compridos pednculos. A planta, secada ao sol, e aps queimar e lavar suas cinzas, apresentar como resduo um sal grosseiro, porm til.

(22) Castanha (Fig 6-14) - Fruto de rvore majestosa, chamada castanheira, que atinge at 50 metros de altura, de onde pendem pesados ourios. Em cada ourio encontram-se de 12 a 22 nozes. As amndoas contidas nestas nozes possuem alto teor nutritivo (100g de castanha do BRASIL fornecem 400 calorias).

Fig 6-13. Buriti

Fig 6-14. Castanha (23) Cip-cravo - Cip facilmente encontrado na Amaznia, quando cortado transversalmente, apresenta o formato de uma cruz de malta na seco. Preparado em forma de ch ter efeito diurtico e antidiarrico. (24) Cbio - Fruto amarelado, redondo e azedo, cujo p um arbusto de capoeira coberto de espinhos. Cozido, pode ser comido. (25) Cucura - Planta leguminosa robusta, com razes tubulares acima do solo, para sustentar o possante tronco. Seus frutos so doces e acdulos e, fermentados, do uma bebida vinosa. (26) Cupuau - cultivado em todo o Norte do BRASIL e sua rvore, podendo atingir at 6 metros de altura, tem a casca marrom ou acinzentada. O fruto uma cpsula elipside de at 30 cm de comprimento por 15 de dimetro, de casca escura, verrugosa e lenhosa; a polpa branca, envolvendo as sementes, agradvel. Rica em glicdios, pode ser dissolvida na gua, em forma de vinho ou refrigerante. (27) Cupua - Existe na AMAZNIA, sobretudo em terrenos pantanosos; seu caule pode atingir at 15 metros de altura e de casca amarela ou cinzento-escura. O fruto uma cpsula

amarela, sendo consumido o epicarpo carnoso, que adocicado. As sementes so sucedneas do cacau. (28) Fedegoso - Outros nomes: mata-pasto, mananga, manjerioba (CEAR), pajamarioba (PAR), folha-de-paj ou lava-pratos. uma planta de caule cilndrico, ramoso e ascendente, de folhas enrugadas e de flores tubulosas, brancas ou violetas; o fruto uma noz, contendo 4 caroos redondos. Usos principais: purgativa (infuso das folhas, na dose de 10 gramas em uma xcara de gua) e diurtica (casca da raiz, na dose de 4 gramas em uma xcara de gua fervendo). (29) Fetos - So plantas encontradas em lugares midos. As partes comestveis so as razes e os brotos das extremidades de cada ramo. (30) Fruta-de-guariba - Tambm chamada gog-de-guariba. Tem fruto arredondado, de 10 cm de dimetro, cor marrom clara, casca lisa sabor pouco agradvel. (31) Goiaba-de-anta - A rvore alcana 10 metros de altura, ocorrendo na AMAZNIA. Seus frutos so bagas que se desenvolvem aderidas ao prprio tronco. (32) Graviola (Fig 6-15) - rvore disseminada pelos trpicos de todo o globo, atingindo at 10 metros de altura e sendo encontrada, inclusive, em forma silvestre. O fruto uma baga de forma irregular, areolada, com polpa branca, suculenta e um pouco fibrosa. Uma nica fruta pode pesar at 2 quilos. A polpa comestvel ao natural ou transformada em suco. O fruto verde antidisentrico e as sementes so adstringentes (provocam constrio) e emticas (provocam vmitos). Outros nomes: po-do-pobre e graviola-donorte. (33) lnaj - Palmeira de pequeno porte (5 a 6 metros), cujas amndoas e palmitos so comestveis. (34) lng-a (Fig 6-16) - rvore alta, copada, de folhas midas; o fruto uma vagem achatada, de at 30cm de comprimento. A polpa que envolve a semente doce e saborosa.

Fig 6-15. Graviola

Fig 6-16. Ing-au (35) lng-cip - Semelhante anterior, mas as vagens alcanam 80 cm de comprimento. (36) lnga - rvore silvestre, de vagem pequena, cuja polpa dos frutos comestvel. (37) lnhame - Ver Car. (38) Jaci - Palmeira de caule e folha espinhentas. Seu fruto um coco pequeno de formato redondo-achatado e de cor marrom-clara. Na sua polpa pode ser encontrado o tapuru (larva de um besouro vivo com grande valor calrico e protico). (39) Jambuau - Conhecida ainda como agrio-do-par ou agrio-dobrasil. uma planta de hastes ramosas e rasteiras, de folhas dentadas, flores amarelas que passam a pardacentas e de frutos secos, com uma nica semente. As folhas so comestveis, mesmo cruas, e o extrato das flores utilizado nas dores de dente. (40) Janari - Palmeira donde se poder extrair palmito. (41) Jatob - rvore grande, tambm chamada jata, que d vagens marrons com bagas semelhantes s do ingazeiro. (42) Jenipapo (Fig 6-17) - Fruto de casca marrom, do tamanho de uma laranja, cuja polpa comestvel e o vinho muito apreciado. O fruto deve ser consumido in natura, pois quando fervido produz um lquido que provoca nsias de vmito. (43) Macaxeira - Espcie de mandioca cuja raiz no contm princpios venenosos. A planta menor que a da mandioca amarga. Os tubrculos podem ser comidos assados, cozidos ou fritos como a batata. Na AMAZNIA h duas variedades: a branca e a de casca roxa. Pedaos de macaxeira cozida podem ser associados a cozidos e assados de carne, obtida em caada ou com armadilhas, e de peixe. (44) Maraj - Palmeira que d coquinhos pretos, conhecidos, tambm, por cocos-de-catarro. (45) Mari - Conhecido tambm como umari ou mari-gordo. rvore pequena que encontrada na AMAZNIA. A fruta do tamanho de um ovo pequeno, com polpa adocicada e oleosa, comestvel, mas um tanto enjoativa.

(46) Marimari-de-vrzea - rvore pequena que encontrada na AMAZ- NIA. Seu fruto uma vagem de 80 cm de comprimento, quase cilndrica, contendo grande nmero de sementes envoltas numa polpa verde, doce e comestvel. (47) Marup - Outros nomes: marup-mirim, marub ou papariba (MARANHO). rvore de 20 a 25 metros de altura, o que a distingue do marupdo- campo (marupa-do-campo, pau-paraba ou mata-barata), que tambm medicinal. A casca muito espessa, fibrosa e porosa; a madeira leve e branca, manchada de amarelo claro; folhas alternadas; flores esbranquiadas e pequenas; fruto de 5 cpsulas, de forma e volume de uma azeitona, contendo cada uma 1(um) caroo oval. A infuso da casca, principalmente a da raiz, indicada contra diarrias, disenterias, clicas, febres intermitentes e afeces verminosas, na dose de 4 a 5 xcaras por dia. O p da casca cicatrizante. (48) Mucaj - Palmeira que d coquinhos amarelos, conhecidos, tambm, por cocos-decatarro. (49) Murici (Fig 6-18) - rvore alta e frondosa, de folhas largas e aveludadas e caule reto, com ramagem simtrica. O fruto pequeno e agridoce, com propriedades laxativas. Toda a planta diurtica e se consumida provoca vmitos. A casca adstringente (provoca constrio) e antifebril.

Fig 6-17. Jenipapo

Fig 6-18. Murici (50) Pacovan - Banana que alcana 40 cm de comprimento, bastante indigesta quando consumida ao natural, porm muito apreciada quando assada ou cozida.

(51) Pajur (Fig 6-19) - rvore de porte mdio, comum na AMAZNIA, de fruto ovide, com caroo unilocular, doce, pouco oleoso e aromtico. (52) Palmeiras - So plantas que renem cerca de 1.500 espcies e entre as quais esto os coqueiros, isto , as que do cocos grandes; as demais do os chamados coquinhos. Cocos e coquinhos so os seus frutos, nunca venenosos, mas alguns no podendo ser comidos crus. De uma palmeira tudo ser aproveitado, assim: (a) o tronco poder servir para construir balsas; (b) as folhas serviro para cobertura dos diferentes abrigos e para acolchoar uma cama; (c) como alimentos, ela poder fornecer amido extrado de seu mago, o qual, aps duas lavagens em gua, dar um depsito de goma que, seco, ser usado como farinha; fornecer palmito, cocos e coquinhos. Os cocos encontrados no cho, mesmo germinando, podero ter sua polpa consumida, desde que seja antes cozida; com isto, ela perder muito do seu poder laxativo. Ser necessrio ter cuidado, entretanto, ao se mexer na folhagem das palmeiras, porque, sendo quase todas muito semelhantes, o leigo no distinguir a espcie chamada pindoba ou patioba que se constitui no habitat da serpente surucucu-de-patioba. Alm disso, geralmente, a vegetao estar cheia de outros pequenos animais, como formigas, cabas e lagartas. (53) Patau - Palmeira que d coquinhos semelhantes, na cor, ao aa, e dos quais se extrair bebida e leo; podem ser comidos crus. (54) Paxiba - Palmeira donde se extrai palmito. (55) Pindoba - Palmeira que fornece palmito e, dos coquinhos, leo. (56) Piririma - Palmeira de que se pode obter, igualmente, palmito e leo. (57) Pitomba (Fig 6-20) - rvore copada, com folhas em palmas, de fruto globoso pequeno, marrom, com casca tenaz. O caroo adstringente (provoca constrio), aplicando-se contra diarrias crnicas.

Fig 6-19. Pajur

Fig 6-20. Pitomba (58) Pupunha (Fig 6-21) - Palmeira que pode atingir 18 metros de altura; os frutos, ovides ou arredondados, amarelados ou vermelhos, so comidos cozidos, muito nutritivos e de gosto agradvel. (59) Pupunharana - Palmeira de at 10 metros, com frutos do tamanho de um ovo, comestveis. (60) Saracura-muir - Arbusto de 1 metro de altura, de folhas longas, abundante na AMAZNIA. A infuso de uma raspagem da raiz, bem batida com gua, d uma espcie de cerveja, um pouco amarga; se fervida, este amargor desaparecer. narctica, quando ingerida em grande quantidade. Um caneco, por homem e por dia, a medida mxima. Possui propriedades teraputicas, funcionando como protetor heptico. (61) Sorva - rvore frondosa e de grande porte que fornece frutos pequenos e esverdeados e um tipo de leite vegetal, o leite de sorva. Este leite, colhido semelhana do ltex, sulcandose, inclinadamente e sem provocar arestas, o grosso tronco e colocando-se uma folha no encontro das duas incises, para facilitar a colheita, poder ser utilizado, sem nenhum temor, na proporo de 2 dedos para um caneco dgua. O leite de sorva perfeitamente branco e possui teor nutritivo, com sabor bastante semelhante ao leite de gado. (62) Tapereb - Fruto de rvore que atinge at 25 metros de altura. Seu fruto tem a forma elipside, com comprimento de aproximadamente 4 cm, de cor amarelo-alaranjada. Tem odor agradvel, sua polpa comestvel, muito sucosa, sendo usada no preparo de sucos, sorvetes e licores. (63) Tucum (Fig 6-22) - Sob esta denominao encontram-se diversas palmeiras, de grande utilidade, desde as folhas aos frutos. Das folhas obtm-se fibras que, tecidas, so utilizadas no preparo de redes, cordas e atilhos; os frutos so comestveis, tanto crus, como cozidos. Os troncos destas palmeiras so revestidos de espinhos e seus frutos so amarelos, com polpa fibrosa e semente (caroo) grande. A polpa rica em pr-vitamina A e seu valor energtico significativo: 247 calorias por 100g de fruto. Da semente pode-se extrair leo vegetal de grande aceitao.

Fig 6-21. Pupunha

Fig 6-22. Tucum (64) Uxi - rvore grande, cujos frutos podero ser comidos crus ou cozidos e de onde se poder extrair uma gordura comestvel. (65) Xexu - Cip estriado com nervuras esverdeadas que, aps raspado, apresenta uma cor amarela. Quando cortado pode-se ver crculos vermelhos concntricos. O habitante da amaznia mistura lascas em garrafas de aguardente ou prepara-o em forma de ch quando, ento, considerado afrodisaco. b. A relao acima no esgota o assunto. Conforme a rea da Regio AMAZNICA, novas plantas e frutos podero enriquecer esta lista ou, no mnimo, suplement-la com novidades ou denominaes locais. Texto e Foto - Reproduo

Vous aimerez peut-être aussi