Vous êtes sur la page 1sur 16

MORADIA DIGNA NA CIDADE

Maria Amlia da Costa

RESUMO O direito moradia constitui um direito fundamental social e ao mesmo tempo um direito humano. um direito reconhecido internacionalmente em diversos documentos e amparado pela Constituio da Repblica. A pesquisa possui carter documental e bibliogrfico, tendo referncias a documentos nacionais e internacionais, legislao nacional e melhor doutrina nacional. Procurou-se demonstrar que o direito moradia elemento de grande importncia para o desenvolvimento dos espaos urbanos. Entretanto, qualquer atuao no sentido de sua efetivao dever sempre ter como destinatrio final a pessoa humana, conforme os padres internacionais determinados pelos documentos de ordem internacional, os fundamentos da Repblica, a fim de cumprir os objetivos desta Repblica, determinados por sua Constituio.

PALAVRAS-CHAVE DIREITO MORADIA; DIREITO CIDADE; DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA ABSTRACT The right to housing constitutes a basic social right and, at the same time, a human right. This right is internationally recognized in several documents and supported by the Republic Constitution. The research posses a documentary and a bibliographical character, making references to national and international documents, national legislation and to the greatest national doctrine. An was made to demonstrate that the right to housing is a quite important element or the development of urban spaces. However, any action in order to accomplishment must always have as final recipient the human person, according to international patterns ruled by internationally accepted documents, the basis of the Republic, in order to achieve the objectives of this Republic, determined by its Constitution.

1639

KEYWORDS RIGHT TO HOUSING; RIGHT TO CITY; HUMAN DIGNITY

INTRODUO

A moradia identificada como sendo uma das funes urbansticas, ao lado da circulao, do trabalho e do lazer das pessoas1. ainda, uma necessidade bsica do viver humano. O homem mora. Sua casa representa seu abrigo fsico e seu lar, abrigo da intimidade, da vida em famlia, das memrias. Mas a necessidade de morar uma necessidade que depende da terra, do espao fsico, para ser exercida. Ento, de certa forma, o direito moradia vai depender das tutelas jurdicas pelas quais se protege a terra, em especial, o direito de propriedade. Por conta dessa relao existente entre o direito de morar e o direito sobre a terra, que surgem as questes que fazem com que o direito moradia hoje, no mundo todo, seja um direito a que um grande nmero de pessoas no tem acesso. Morar, todos moram. Mas o que se quer e o que se deseja ao ser humano uma moradia digna. Alm de ser um problema para o ser humano individualmente, a moradia irregular um problema que importa a toda a cidade. A grande concentrao de pessoas no espao urbano faz com que as polticas destinadas a promover a habitao regular no consigam dar conta de suprir as necessidades, isso sem contar que a m distribuio de renda favorece a excluso de pessoas pobres dos padres de regularidade, fazendo com que estas pessoas passem a habitar em condies subumanas de existncia. No difcil verificar que nas reas onde a moradia irregular e indignamente exercida no h a adequada presena do Estado, o que tem por conseqncia o estabelecimento de ncleos de violncia, e, em muitos casos, estas moradias ocupam reas de proteo ambiental, prejudicando todos os habitantes da cidade, e tambm reas de risco prpria integridade fsica de seus habitantes. Assim, possvel dizer que os problemas relacionados moradia, principalmente moradia de pessoas mais pobres, influenciam de maneira crucial a realidade das cidades ao redor do mundo na contemporaneidade. Para que o problema
SILVA. Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. So Paulo: Malheiros Editores, 1996, p. 748.
1

1640

seja entendido e se apresente alternativas de abordagem e busca de solues, preciso traar linhas a respeito da relao existente entre direito e propriedade, para se ter idia de como a propriedade hoje pode ser posta a favor do direito moradia, e do conceito de moradia digna e adequada vindas da aplicao do princpio da dignidade humana a este direito e de documentos internacionais de direitos humanos sobre o tema. Isto ir fornecer uma base interpretativa das normas de direito urbanstico para a efetivao do direito moradia nas cidades brasileiras.

1. O DIREITO DE PROPRIEDADE E O DIREITO MORADIA

No novidade dizer que a m distribuio de renda no Brasil a grande responsvel por inmeros problemas sociais que este pas enfrenta, e de igual maneira, ela influencia o exerccio do direito de moradia, de forma digna e adequada, j que implica numa m distribuio de terras. Conforme lembra Letcia Marques Osrio2, a desigual distribuio de terras na Amrica Latina um dos fatores responsveis pelo aumento da marginalizao dos segmentos mais vulnerveis da populao, que tm seu acesso a terra e aos servios essenciais de infra-estrutura diminudos, situao que contribui para a proliferao dos assentamentos precrios e irregulares e das condies imprprias de moradia. O direito de propriedade uma das expresses mximas do liberalismo, uma das garantias do Estado Moderno, ao lado da liberdade e da igualdade perante a lei. A idia liberal da propriedade como fruto do trabalho humano vem do pensamento de John Locke3. No liberalismo, o poder fica, portanto, relacionado propriedade, propriedade esta que se concentra na mo dos cidados livres, iguais e proprietrios, o que significa que, desde que a propriedade seja adquirida mediante um contrato entre partes livres e iguais ela ser legtima. Embora John Locke tenha teorizado que a terra se destina produo, o capitalismo a transforma em bem jurdico,

OSRIO, Letcia Marques. Direito Moradia Adequada na Amrica Latina. In ALFONSIN, Betnia e FERNANDES, Edsio. Direito Moradia e Segurana da Posse no Estatuto da Cidade. Belo Horizonte: Editora Frum, 2006, p.18. 3 LOCKE, John. Segundo Tratado Sobre o Governo. Traduo de E. Jacy Monteiro. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Nova Cultural, 1991, p. 227-229. Para John Locke, a propriedade originria do trabalho humano, que, por si, j propriedade exclusiva do trabalhador. identificada como principal matria da propriedade a prpria terra.

1641

atribuindo a ela um valor de troca, e assim, a terra deixa de ser apenas a provedora de necessidades e seu acmulo passa a significar reserva de valor. No decorrer da histria, aps as conquistas liberais, houve diversos movimentos que procuraram relativizar essa idia absoluta da propriedade, como as idias socialistas, que negavam a propriedade de bens essenciais manuteno da vida, como a terra, e a Igreja, que se manifestou atravs da Encclica Rerum Novarum, dizendo que propriedade no bastava ser legtima, mas tinha de ser tambm justa, e para isso, era necessrio a interveno do Estado. Tais opinies exerceram influncia no surgimento do chamado Estado do bem-estar social, em que a propriedade era passvel de proteo, mas, em casos especficos, poderia ser excepcionada, como, por exemplo, atravs de desapropriaes (que no implica, necessariamente, em perda patrimonial, pois indenizada, ou ento aplicada como punio). Tambm a se comea a se pensar, ao menos juridicamente, na funo social da propriedade. A histria demonstrou que, de fato, muito pouco foi feito para socializar a terra, apesar das previses constitucionais da funo social da propriedade e da reforma agrria. Carlos Frederico Mars4 ressalta que o fenmeno do Estado Social de Direito em toda a Amrica Latina ocorre, mas sempre associado a ditaduras, o que o impediu de avanar significativamente no que diz respeito questo da melhor distribuio de terras. Esta forma de Estado pressupe uma ordem fundiria mais justa e organizada e o que se observou foi que os grandes latifndios permaneceram por serem seus donos os detentores do poder poltico. No Brasil, a propriedade, inclusive a urbana, sempre serviu especulao, mesmo quando custa das necessidades humanas, ficando a composio da cidade brasileira marcada pela especulao imobiliria, e a prova disso o cenrio urbano que o Brasil possui. O problema da moradia, portanto, tambm tem fundamentos neste quadro histrico, e a moradia inadequada , sem sombra de dvidas, um grande problema para as cidades brasileiras. Apesar de constituir ressalva no artigo 5., XXIII da Constituio da Repblica (que, no mesmo artigo, inciso XXII garante o direito de propriedade, e neste inciso XXIII a condiciona a uma funo social), h certa dificuldade na compreenso do
MARS, Carlos Frederico. A Funo Social da Terra. Porto Alegre: Srgio Antonio Fabris Editor, 2003, p. 87.
4

1642

que venha a ser exatamente a funo social da propriedade. E dizer que a propriedade deve cumprir uma funo social faz pressupor que se saibam, ao menos, quais os problemas sociais existentes que se vinculam, de alguma forma, propriedade, seno a inteno fica vazia de sentido e se torna inoperante. Do ponto de vista da eficcia, a funo social corre o risco de no se perfazer, permanecendo apenas como uma inteno da lei, como bem adverte Jacques Tvora Alfonsin5, no trecho de artigo de sua autoria, a seguir:

O que a parece um mero jogo de palavras tenta denunciar como imprpria, no mnimo, uma postura ideolgica corriqueira, em matria de interpretao de princpios, particularmente este da funo social, avessa a valores sem os quais nunca chegaram a principiar nada passe a redundncia limitados a um papel que, em vez de legitimar o exerccio de um direito na concretude ftica das suas conseqncias s vezes trgicas sobre outras pessoas e sobre o territrio das cidades, legitima a sua ineficcia, quase sempre reduzida a inteno, promessa ou programa, no tanto pela vagueza do seu enunciado, mas, muito mais, pela estreiteza daquela cultura privatista que entende como normal na sua forma de ver sujeitos de direito e coisas, de forma conceitual e abstrata.

Assim, para que a funo social da propriedade seja uma realidade busca-se a quebra do paradigma da propriedade absoluta, uma vez que esta compromete o ideal de realizao de justia social. A comear pelos objetivos elencados no artigo 3. da Constituio, que so a construo de uma sociedade livre, justa e solidria, a garantia do desenvolvimento nacional, a erradicao da pobreza e reduo das desigualdades sociais e regionais e a promoo do bem de todos sem qualquer tipo de discriminao ou preconceito, no h como negar que a funo social da propriedade integra o quadro de medidas que levam a atingir estes objetivos, ainda que vagos os contedos destas disposies. Sinalizar que a propriedade possui uma funo social significa dizer que ela rompe com a qualificao pura e simples de direito individual, que favorece apenas um indivduo em detrimento da vida de todos os demais, e na realidade atual, pode-se dizer at em detrimento da vida de outras espcies. Ao conferirlhe funo social, a propriedade dever passar a ser compreendida para alm do conceito individual, aquele que permite com que seja utilizada como seu dono bem entender ou at mesmo que no seja utilizada se esta for a sua vontade. A funo social

ALFONSIN, Jacques Tvora. A Funo Social da Cidade e da Propriedade Privada Urbana como Propriedade de Funes. In ALFONSIN, Betnia e FERNANDES, Edsio. Op. Cit., p. 43.

1643

no vai apenas obrigar propriedade a constituir uma base de produtividade, nem dever ser confundida com uma simples limitao administrativa. Atribuir propriedade uma funo social passar a entend-la como verdadeiro suporte da vida humana, onde todos estabelecem seu direito de sobrevivncia, e utilizar este princpio nas atividades estatais, tanto legislativa, quanto executiva e judiciria. Desta forma a funo social integrar no apenas a realizao de justia social, mas tambm a preservao da terra necessria ao equilbrio do meio ambiente e a manuteno da vida em todos os seus aspectos. Todo este entendimento servir para compor a base de interpretao da Constituio favorvel a realizao da funo social da propriedade, servindo em primeiro plano como elementos norteadores os objetivos fundamentais da Repblica e, posteriormente, todos os demais dispositivos constitucionais que envolvam os direitos meta-individuais de qualquer ordem. No que tange especificamente funo social da propriedade urbana, a Constituio apresenta norma que diz que esta cumprir a sua funo social quando atender s exigncias expressas no plano diretor o 2. do artigo 182. O 4. do mesmo artigo prev sanes para o solo urbano no edificado, no utilizado, subutilizado ou no aproveitado adequadamente, o que no deixa de ser uma imposio para que se d melhor aproveitamento propriedade urbana, uma vez que sua ociosidade vai de encontro ao princpio da funo social. Apesar da imposio da funo social no interessar aos titulares da propriedade, h que se levar em conta que o direito de propriedade um direito que, ao ser assegurado a um indivduo, exclui um nmero infinito de outros indivduos, e esta assertiva aponta para a realidade em que a concentrao do espao urbano fica na mo de quem possui maior poder econmico e isso, consequentemente, torna invivel os destinos dos demais indivduos no tocante ao acesso a terra.6 De qualquer maneira, h que se valorizar o solo mais do que a propriedade, tendo em vista a sua essencialidade para a sobrevivncia humana, como afirma Ricardo Lira7 no trecho que segue:

O solo incomensurvel em seu valor, tanto para particulares quanto para o povo em seu conjunto. Neles se radicam a fonte de alimentao das gentes, as riquezas criadoras dos instrumentos elementares para a satisfao das
6 7

ALFONSIN, Jacques Tvora. Op. Cit., p. 47. LIRA, Ricardo Pereira. Elementos de Direito Urbanstico Rio de Janeiro: Renovar, 1997, p. 312.

1644

incontveis necessidades vitais, e todo o sistema habitacional dos seres humanos. Dele se extraem as substncias curativas e de fortalecimento, as possibilidades inesgotveis de recreio e lazer, e, sobretudo, nele se exerce basicamente a liberdade essencial do homem de ir e vir.

Possuindo o solo urbano tanta importncia, como se v, acaba exigindo, por parte do Estado, providncias em sua regulamentao a fim de que seu uso no seja motivo de gerao de injustias e misrias, e ficando assegurado o mnimo necessrio para a sobrevivncia humana digna de cada pessoa. A previso constitucional da funo social da propriedade urbana, no artigo 182 e pargrafo 2., pode acabar sendo identificada como uma limitao administrativa, pois condicionada a um instrumento de poltica urbana (o Plano Diretor). Mas no deve ser considerada assim, apenas. Muito mais do que simples limitao, a funo social deve atuar como princpio que gera condies limitadoras de seu uso, uma vez que, segundo Eros Grau8, o fundamento da propriedade no pode ser separado da condio de seu uso, a propriedade no pode ser usada de modo contrrio utilidade social, e a funo social ser condio para que seja preservado o direito do proprietrio. Associ-la s intervenes administrativas, tambm no uma soluo tcnica, j que no h necessidade das limitaes serem legitimadas pela funo social, mas sim, pelo interesse pblico. E quando a referncia ao direito moradia, um direito social, nem sempre o interesse pblico. Por vezes a situao que gera a aplicao do princpio da funo social da propriedade de um grupo apenas. Desta forma, a funo social da propriedade existe para se realizar a justia social, o que pode ser feito atravs de limitaes administrativas ou de uma incidncia de princpio sobre o direito de propriedade. O Estatuto da Cidade apresenta diversos instrumentos que podem ser utilizados a fim de se dar propriedade uma funo social. Alguns destes instrumentos vo garantir s pessoas um direito tal que torne a posse do local onde habita segura. Um dos aspetos que compem a noo de moradia digna a segurana da posse, e dispositivos do Estatuto (e em alguns outros dispositivos, como a Medida Provisria 2.220 de 04 de setembro de 2001) permitem que isto seja feito, garantindo a

GRAU, Eros Roberto. Direito Urbano. Regies Metropolitanas, Solo Criado, Zoneamento e Controle Ambiental, Projeto de Lei de Desenvolvimento Urbano. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1983, p. 65.

1645

determinadas pessoas que no mais vivam em uma situao de risco. A incluso destes instrumentos que garantem segurana da posse da terra numa lei que trata de poltica urbana d a exata noo de quanto importante a questo da moradia para as cidades.

2. MORADIA DIGNA E ADEQUADA

Uma vez que visto que a propriedade, apesar de ser um direito fundamental, que como tal precisa ser plenamente assegurado, deve estar direcionada a atender a uma funo social, e que importante entender esta relao entre propriedade e moradia, pois o direito moradia um direito que depende da terra, espao fsico, para ser exercido, preciso que se diga o que moradia adequada, ou que, pelo menos, se considere alguns aspectos que este conceito envolve. A moradia que o direito social previsto no artigo 6. as Constituio assegura no pode ser outra seno a moradia adequada. Neste qualificativo adequada se incluem diversos aspectos, desde os tcnicos at os jurdicos e culturais, e por isso a moradia adequada dever corresponder tambm ao um conceito de moradia digna, uma vez que serve ao ser humano. Desta forma, importante dar dois enfoques ao direito moradia: um relacionando-o com o princpio da dignidade humana, para que se entenda o que seja uma moradia digna, e outro ressaltando outros aspectos constantes em documentos internacionais dos quais o Brasil signatrio, que ajudam a compreender o conceito de moradia adequada.

2.1 MORADIA DIGNA

Primeiramente, no que consiste a moradia digna? Dignidade um conceito que depende do conceito de pessoa. um valor a que se tem recorrido freqentemente a fim de dar ao direito uma interpretao que favorea o ser humano levando em conta a sua dimenso de pessoa acima de qualquer outra, esforo que tem sido imprimido pelo direito contemporneo, tanto no aspecto normativo quanto no aspecto jurisdicional, numa movimentao direcionada a uma atuao tica. Nesta atuao tica, por vezes, se vislumbra a necessidade de se abdicar de princpios de liberdade outrora conquistados, e se percebe que a tica da

1646

autonomia e da liberdade fica substituda pela tica da solidariedade. o movimento de adequao do direito realidade tal qual se apresenta atravs das decises polticas.9 E nesse movimento que a dignidade humana, traduzida em princpio, tem interferido em composies legislativas, decises judiciais e definio de polticas. Hoje o enfoque na dignidade no dado apenas na pessoa humana considerada individualmente, tal como o fundamento da dignidade humana foi consagrado pelo pensamento kantiano, em que o homem um fim em si mesmo. De fato, nessa dimenso individual que protegida a dignidade, e esta a mais importante, mas, impossvel negar a dimenso coletiva da existncia humana e, a partir disto, pode ser considerada uma dimenso transindividual da dignidade. A dimenso transindividual, entretanto, no pode ser privilegiada em detrimento da dimenso individual; a admisso da dimenso transindividual da dignidade no autorizativa do sacrifcio da dignidade individual em favor da comunidade. Esta condio plural da pessoa, que d embasamento a uma dimenso transindividual da dignidade, justificada, como afirma Hannah Arendt10, pelo fato dos homens serem os mesmos, ou seja, seres humanos, sem que nenhum seja exatamente igual ao outro que exista ou venha a existir (Arendt fala da paradoxal pluralidade de seres singulares). A dignidade humana s faz sentido, portanto, no mbito da intersubjetividade, e fatos dirigidos a um determinado grupo no afetam, pois, a dignidade deste grupo, mas de cada pessoa que o compe, individualmente. A meno e o entendimento sobre a dimenso transindividual da dignidade no tem como propsito a diminuio da dimenso individual, nem pode. Mas esta compreenso extremamente necessria para o entendimento da realidade jurdica, pois o ser humano vive numa inafastvel condio de coletividade, e extremamente til para se entender o porqu de os direitos sociais estarem fundamentados, tambm, no princpio da dignidade da pessoa humana. Os direitos baseados num princpio de igualdade guardam relao com o princpio da dignidade humana, como afirma Sarlet11, pois constitui pressuposto

MORAES, Maria Celina Bodin de. Danos Pessoa Humana Uma Leitura Civil-Constitucional dos Danos Morais. Rio de Janeiro: Renovar, 2003, p. 71. 10 ARENDT, Hannah. A Condio Humana. Traduo de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007, p. 16, 189. 11 SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituio Federal de 1988. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007, p.89.

1647

essencial para o respeito dignidade humana a garantia de isonomia de todas as pessoas, isonomia correspondente tanto igualdade formal, pela qual todos so iguais perante lei, quanto igualdade material, correspondente a uma atuao estatal positiva na promoo da igualdade de existncia digna. Os direitos sociais so direitos que, de certa forma, implicam em prestaes concretas e, por isso, dependem de uma fonte de custeio. Como nem todos podem prover a si prprios o que lhes garanta os direitos sociais, em especial o direito moradia, o que se v que muitas pessoas vivem em condies precrias de habitao, condies verdadeiramente miserveis, marcando a paisagem das cidades ao redor de todo o mundo. O enfrentamento deste problema, fazendo uma interpretao dos direitos sociais com o devido respeito ao princpio da dignidade humana faz com que se otimize as regras que dispem sobre estes direitos. As regras de direito urbanstico, por exemplo, podem ser aplicadas tendo em vista apenas os aspectos urbansticos da cidade, uma aplicao que no faria sentido, pois excludente. Qualquer atitude relacionada a grupos sociais vulnerveis, excludos pela m distribuio de renda e de terras tm de ser bem pensada e executada, para que haja o mnimo de danos a serem causados quelas pessoas. Tal modo de aplicao das leis fica coerente no apenas com o ordenamento jurdico brasileiro, que coloca a pessoa humana num patamar elevado de valor, mas com normas e recomendaes internacionais que dispem a respeito do tema. A aplicao do direito, desta forma, a nica para se atingir a satisfao de um direito moradia de forma digna.

2.2. O DIREITO INTERNACIONAL E A MORADIA ADEQUADA

A norma constitucional brasileira garante o direito moradia, que no pode ser interpretado de outra forma a no ser como moradia adequada. Mas, como j dito, a moradia adequada envolve diversos aspectos, at mesmo culturais. Assim, de grande valor a referncia s normas internacionais que tratam do assunto, pois elas procuram delinear, de forma geral (uma vez que so feitas para serem aplicadas a diferentes culturas), padres de adequabilidade das moradias.

1648

A preocupao internacional com o tema tambm reflexo da globalizao. Hoje, tudo o que acontece ao redor do mundo tem srias implicaes ambientais e sociais em todo o planeta, ou, pelo menos, a curto prazo, a outras cidades ou pases ao redor de um determinado lugar. Situaes extremas de misria so identificadas como um perigo, primeiramente para a vida das pessoas que se encontram naquela situao, mas tambm para toda a comunidade internacional. A misria carrega consigo a degradao ambiental, a violncia, a propagao de doenas e at guerras. A questo das cidades, e dos assentamentos humanos uma das grandes preocupaes dos organismos internacionais e muito sobre isso se discute. Mais do que nunca se observa o crescimento da populao urbana, e o reconhecimento de que o direito cidade um direito de todos uma das fortes recomendaes do Fundo de Populao das Naes Unidas. Por isso a grande preocupao com o direito moradia destas pessoas, em sua maioria, pobres. O direito moradia reconhecido pela comunidade internacional, expressa ou implicitamente, em diversos documentos, podendo citar, a ttulo de exemplo, a Declarao Universal dos Direitos Humanos, a Declarao sobre Progresso e Desenvolvimento Social, a Declarao sobre o Direito ao Desenvolvimento, o Pacto Internacional sobre os Direitos Econmicos, Sociais e Culturais. A Declarao do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e a agenda que institui, Agenda 21, trazem informaes importantes sobre desenvolvimento sustentvel, o que implica diretamente em aes deste sentido sobre as polticas pblicas voltadas moradia. Especificamente sobre moradia, so dois documentos: a Declarao de Vancouver e a Declarao de Istambul para Assentamentos Humanos, e as respectivas agendas, Habitat I e II. A Declarao de Istambul veio reafirmar os compromissos da Declarao de Vancouver. Ela um documento poltico que reafirma as parcerias internacionais e o compromisso de, atravs destas parcerias, proporcionar o melhoramento do padro de vida e de liberdade atravs da soluo de problemas relacionados questo da moradia. Sua formulao tambm possui grande influncia do estabelecido na Agenda 21 a respeito do meio ambiente e do desenvolvimento sustentvel. Em seu prembulo estabelece os propsitos da Agenda Habitat, colocados como de igual importncia, que so a promoo de Moradia Adequada para Todos e

1649

Desenvolvimento de Assentamentos Humanos Sustentveis em um Mundo em Urbanizao. A Agenda Habitat o documento destinado realizao da implementao, monitorao e avaliao de atividades voltadas promoo do direito moradia Plano Global de Ao , para satisfazer os compromissos firmados na Declarao de Istambul. Toda ao recomendada pela Agenda Habitat pautada pelo respeito pessoa humana em primeiro lugar. Ela preceitua que a viso tica, poltica, ambiental, econmica e espiritual dos assentamentos humanos dever ser baseada nos princpios da igualdade, solidariedade, parceria e dignidade da pessoa humana, d nfase ao princpio da erradicao da pobreza, que se baseia no objetivo de atender s necessidades bsicas dos seres humanos e permitir que todos tenham acesso a vidas sustentveis e seguras, atravs de empregos e trabalhos produtivos e escolhidos livremente, e destaca tambm a preocupao com a famlia, orientando que o planejamento dos assentamentos humanos deve considerar o papel construtivo da famlia em seu desenvolvimento e gerenciamento. De igual forma, ressalta que as moradias adequadas tambm so instrumentos de proteo da famlia, e por isso reconhece como obrigao dos governos permitir que as pessoas obtenham um lar. A Agenda Habitat tambm apresenta um Plano Global de Ao, onde incluem-se as estratgias para sua implementao. Neste plano so identificados os pontos de maior importncia que dizem respeito moradia adequada e assentamentos humanos sustentveis, seguidos da ao correspondente para sua realizao. Dois outros documentos internacionais tambm se referem de forma importante ao direito moradia: so os Comentrios Gerais do Comit dos Direitos Econmicos, Sociais e Culturais, o n. 4, que trata da moradia adequada, e o n. 7,

que trata da moradia adequada dando enfoque proteo contra os despejos forados. O Comentrio n.4 traz alguns pontos importantes na definio de moradia adequada, considerando no apenas o abrigo, mas todo o seu entorno, como um local seguro e digno que proporcione condies dignas de vivncia. Assim, vrias fatores so elencados para compor estas exigncias, e dentre eles,

1650

se destaca, a segurana jurdica da posse, ou seja, a garantia da posse do local de moradia contra qualquer ameaa ou violncia. O Comentrio n. 7 trata da proteo moradia no que concerne aos despejos forados. No s aqueles baseados na ilegalidade mas tambm os relacionados a modificaes no desenho urbano ou pela implantao de outros empreendimentos justificados pelo desenvolvimento e progresso urbanos. Assim, o Comentrio faz suas recomendaes e, no caso de serem inevitveis os despejos, que sejam feitos com base em critrios de razoabilidade e proporcionalidade, fora o total apoio s pessoas que estejam sofrendo com a situao. Estes documentos citados do alguma noo de como importante o tema da moradia no cenrio internacional e, alm disso, fornecem ao direito nacional parmetros para a efetivao do direito moradia. Em todos estes documentos fica registrado que qualquer atuao deve ser feita com respeito pessoa humana, razo nica do motivo de tanta proteo. Os documentos internacionais agem, portanto, ao lado da legislao nacional como instrumentos destinados diminuio da misria e efetivao dos direitos fundamentais sociais e humanos.

CONSIDERAES FINAIS

A distribuio da propriedade da terra constitui motivo para um fenmeno segregatrio. Assim, muitas pessoas no mundo ficam excludas do acesso a terra, ocupando-a de forma irregular, e a moradia ento passa a constituir um problema para a cidade e um desafio a quem busca efetivar este direito. um direito que, ao ser efetivado, portanto, faz efeito em dois sentidos: no sentido de atender a cada ser humano individualmente e no sentido de cumprir com a sustentabilidade das cidades. A propriedade sofreu modificaes no que tange legislao e vontade da Constituio, e no se admite mais a propriedade ociosa. Isto legitima

1651

os governos a atuarem numa linha de justia social juntamente com os instrumentos de poltica urbana previstos pelas leis, em especial, o Estatuto da Cidade, e outras de contedo afim. uma atitude urgente, tendo em vista que as cidades crescem e a ameaa ambiental e social que representa este crescimento assunto muito srio que mobiliza diversos setores da sociedade e instituies de nvel nacional e internacional. Diminuio de misria e desigualdades objetivo da Repblica Federativa do Brasil insculpidos na Constituio, e a efetivao do direito moradia, fazendo valer a funo social da propriedade e da cidade, fator que contribui para este objetivo. Mas, como dito, no h que ser a moradia nem as melhorias urbanas que a favorecem, feitas a qualquer custo. H que se considerar sempre o custo humano. Por isso, toda a atuao neste sentido deve ser pautada pelo respeito a princpios normas que consideram a pessoa como destinatrio de todo processo. Assim conclui-se que uma atuao comprometida com o princpio da dignidade da pessoa humana o caminho prudente para que, aplicando-se as normas urbansticas, se possa efetivar o direito moradia de maneira digna e adequada.

REFERNCIAS

ALFONSIN, Jacques Tvora. A Funo Social da Cidade e da Propriedade Privada Urbana como Propriedade de Funes. In ALFONSIN, Betnia e FERNANDES, Edsio. Direito Moradia e Segurana da Posse no Estatuto da Cidade. Diretrizes, Instrumentos e Processos de Gesto. Belo Horizonte: Frum, 2006. ARENDT, Hannah. A Condio Humana. 10.ed. Traduo de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2007. GRAU, Eros Roberto. Direito Urbano. Regies Metropolitanas, Solo Criado, Zoneamento e Controle Ambiental, Projeto de Lei de Desenvolvimento Urbano. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1983.

1652

LIRA, Ricardo Pereira. Elementos de Direito Urbanstico. Rio de Janeiro: Renovar, 1997. LOCKE, John. Segundo Tratado Sobre o Governo. Traduo de E. Jacy Monteiro. 5.ed. So Paulo: Nova Cultural, 1991. (Coleo Os Pensadores; 9) MARS, Carlos Frederico. A Funo Social da Terra. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, 2003. OFFICE OF THE HIGHT COMISSIONER FOR HUMAN HIGHTS. The Right to adequate housing. (Art. 11.1): .13/12/91. CESCR General comment 4. (General Comments). Em: http://www.unhchr.ch/tbs/doc.nsf/(Symbol)/469f4d91a9378221c12563ed0053547e?Op endocument. Acesso em 20 de maro de 2007. ______. The Right to adequate housing. (Art. 11.1): forced evictions: .20/05/97. CESCR. General Comment 7. (General Coments). Em: http://www.unhchr.ch/tbs/doc.nsf/(Symbol)/959f71e476284596802564c3005d8d50?Op endocument. Acesso em 20 de maro de 2007. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS. Conferncia das Naes Unidas sobre Assentamentos Humanos. Istanbul Declaration on Human Settlements. 1996. Em: http://www.unhabitat.org/downloads/docs/2072_61331_ist-dec.pdf. Acesso em 20 de maro de 2007. ______. ______. The Vancouver Declarations of Human Settlements. 1976. Em: http://www.unhabitat.org/downloads/docs/924_21239_The_Vancouver_Declaration.pdf .Acesso em 20 de maro de 2007. ______. Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Declarao do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. 1992. Em: http://www.direitoshumanos.usp.br/counter/Onu/Desenvolvimento/texto/texto_5.html. Acesso em 20 de maro de 2007. ______. Naes Unidas no Brasil. Em http://www.onu-brasil.org.br/conheca_hist.php, acesso em 20 de maro de 2007. OSRIO, Letcia Marques. Direito Moradia Adequada na Amrica Latina. In ALFONSIN, Betnia e FERNANDES, Edsio (Org.). Direito Moradia e Segurana da Posse no Estatuto da Cidade. Diretrizes, Instrumentos e Processos de Gesto. Belo Horizonte: Frum, 2006. SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais na Constituio Federal de 1988. 5.ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

1653

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 11.ed. So Paulo: Malheiros, 1996.

1654

Vous aimerez peut-être aussi