Vous êtes sur la page 1sur 5

Estilos

Trovadorismo

Autores

Caractersticas Gerais
Cantigas de Amor: sofrimento, idealizao, eu lrico masculino, ambiente da Corte, dama inacessvel, carter anltico-descursivo. Cantigas de Amigo: eu lrico feminino, confessional, ambiente popular, paixo incorrespondida, realista, narrativo-descritiva. Cantigas de Escrnio (indireta) e Maldizer (direta): crticas de pessoas ou fatos de uma poca. Rica fonte de documentao. Cantigas Stiras: Satirizavam os nobres, clero, fidalgos. Foi uma poca de transio entre a Idade Mdia e o Renascimento. Como o prprio nome j diz, o ser humano passou a ser valorizado. Tambm foi nessa poca que surgiu uma nova classe social: a burguesia. As Grandes Navegaes trouxeram ao homem confiana de sua capacidade e vontade de conhecer e descobrir vrias coisas. A religio comeou a decair (mas no desapareceu) e o teocentrismo deu lugar ao antropocentrismo, ou seja, o homem passou a ser o centro de tudo e no mais Deus. Os artistas comearam a dar mais valor s emoes humanas. OBS: O teatro profano teve origem no teatro religioso, j que a Igreja fazia apresentaes. Nesse perodo todas as ideologias que comearam a despontar no Humanismo j estavam firmes e os hbitos da populao. Houve um abandono do teocentrismo que deu lugar ao antropocentrismo. O desenvolvimento do comrcio fez com que o homem passasse a buscar a felicidade nos prazeres da vida sem se preocupar com uma vida aps a morte. Houve um predomnio da razo, uma valorizao do conhecimento e do equilbrio de ideias. O povo se tornou nacionalista e os burgueses enriqueceram. Valorizao do homem, racionalismo e equilbrio. H a apreciao dessa produo literria como simples documentao histrica pertencente ao Ciclo dos descobrimentos. Existem trs vertentes no perodo: a literatura informativa (conta os prodgios e acontecimentos nas terras descobertas), a de viagens ( procura de aspectos exticos) e a catequtica (ou jesuta). O homem do barroco buscava a salvao ao mesmo tempo em que queria usufruir dos prazeres mundanos, da surgiram os conflitos (fusionismo). o antropocentrismo opondo-se ao Teocentrismo. No racionalismo; carpe diem (aproveitar o momento); Contra - Reforma; jogos de metforas; malabarismo verbal uso de hiprbato, hiprbole (pessimismo) e antteses (contrastes). Reao contra os exageros barrocos (a linguagem rcade era simples); mitologia; bucolismo e pastoralismo; descritivismo (era objetivo); arte como imitao da natureza (quanto mais semelhante a natureza, mais perfeita) Lemas rcades: Fugere urbem (fugir da cidade); Inutilia truncat (cortar excessos); Locus amoenus (lugar agradvel); Aurea mediocritas (simplicidade do ouro (no permite luxo)); Carpe diem (aproveita o dia)

(1198)

Ferno Lopes: O movimento nasceu a partir da nomeao como cronista. Naquela poca, a crnica visava registrar acontecimentos. Lopes passou a narrar com minucia a vida dos reis, da corte, resgatando a historia portuguesa, tendo sido considerado o Pai da Histria de Portugal. Gil Vicente: Era uma espcie de organizador oficial de festejos da corte, animando, com representaes as datas especiais. Escreveu autos, ou seja, peas teatrais escritas em versos geralmente redondinhos e tinham como objetivo moralizar, cristianizar e divertir. possvel observar uma profunda ironia contra os maus costumes sociais. Auto da Barca do Inferno; A Farsa de Ins Pereira. S Miranda: Ele trouxe uma srie de inovaes literrias ao pas de lngua portuguesa. Lus Vaz de Cames: o escritor mais conhecido do Classicismo e considerado um dos maiores poetas da lngua portuguesa. Gostava de relatar as glrias do povo portugus como podemos em sua mais famosa obra, Os Lusadas. Escrevia tambm sobre o amor e as dvidas da vida. Pero Vaz de Caminha: 1 Documento escrito em terras brasileiras foi Carta a D. Manuel Jos de Anchieta

Humanismo

Barroco (1580) Arcadismo (1758)

(1500)

Classicismo (1527)

Humanismo (1434)

Gregrio de Matos: Cultismo, ou seja, rebuscamento, extravagancia e figuras de estilos. Apelidado de Boca do Inferno, pois criticava a sociedade. Padre Antnio Vieira: Conceptismo, ou seja, raciocnio requintado.

Cludio Manuel da Costa: Obras Poticas, sob o pseudnimo pastoril Glauceste Saturnio. Toms Antnio Gonzaga: Poesia lrica e pica Baslio da Gama Santa Rita Duro: Poesia pica

H uma ntida evoluo atravs de trs geraes de autores, cada gerao marcada por certos traos e temas. Primeira Gerao Os primeiros autores conservavam caractersticas clssicas (apego s regras da produo literria). Em Portugal No Brasil - nacionalismo - indianismo/nacionalismo - romance histrico - medievalismo Segunda Gerao Perodo do Ultrarromantismo: exagero pelo subjetivismo e emocionalismo (o tdio, devaneio, sonho, desejo da morte esto sempre presentes) e h egocentrismo exagerado. A melancolia do poeta ingls Lord Byron se faz presente em todas as literaturas, portanto h a presena do individualismo e do egocentrismo adquirem traos doentios de adaptao. O mal do sculo ou tdio de viver conduz: - ambiente extico ou passado misterioso. - narrativas fantsticas (envolvendo o sobrenatural) - morte (como ltima soluo) Terceira Gerao Essa fase antecipa caractersticas da Escola Realista, que substituir o Romantismo. O subjetivismo e o emocionalismo cedero lugar para uma literatura de tom exaltado, baseada nos grandes debates sociais e polticos da poca. Caracterizada pela poesia social e libertria, reflete as lutas internas da segunda metade do reinado de D. Pedro II.

Subjetivismo (ou individualismo); escapismo (fugir do real); Ruptura com as regras clssicas (liberdade formal); idealizao da mulher; culto natureza; sentimento revolucionrio; ilogismo (instvel); sonhos e desejos; extico e pitoresco; retorno ao passado (carncia de heris de carne e osso); f; misticismo (mistrio); patriotismo e nacionalismo e spleen (melancolia inexplicvel). Primeira Gerao Gonalves Magalhaes: Fundador, publica Suspiros poticos e saudades. Gonalves Dias: ndio como heri; supervalorizao da natureza; lirismo (mulher idealizada)

Romantismo (1825)

Segunda Gerao Alvares de Azevedo: A lira dos vinte anos Casimiro de Abreu: Saudades da infncia (Meus oito anos) Terceira Gerao Castro Alves: Este seu estilo contestador o tornou conhecido como o Poeta dos Escravos. Sua obra potica subdivide-se em duas vertentes: a lrico-amorosa, na qual ele ainda conserva resqucios do subjetivismo cultuado pelos poetas da segunda gerao. Dando nfase outra vertente, chamada de poesia social, trazia um falso subjetivismo, ou seja, sua caracterstica marcante pautava-se pela denncia e insatisfao frente ao cenrio poltico da poca, mais precisamente da poca da escravido brasileira. Aos 21 anos de idade, mostrou toda sua coragem ao recitar, durante uma comemorao cvica, o Navio Negreiro.

No foi dividida propriamente em fases. Romance Social (ou urbano): Retrata RJ, a corte, a burguesia, costumes, modismos. A Moreninha (Joaquim Manuel de Macedo) e Senhora (Jos de Alencar). Romance histrico: As minas de prata (Jos de Alencar) Romance indianista: Foi exclusivamente desenvolvido por Alencar. O guarani, Iracema e Ubirajara. Romance regionalista: Romances de trnsito para o Realismo. A escrava Isaura (Bernardo Guimares) e Inocncia (Visconde de Taunay).

O Realismo iniciou-se na Frana, em 1857, com a publicao de Madame Bovary, de Gustave Flaubert. No Brasil foi em 1881, com Memrias Pstumas da Brs Cubas de Machado de Assis e O Mulato de Alusio Azevedo. Machado de Assis: considerado o maior escritor do sculo XIX, escreveu romances e contos, mas tambm aventurou-se pelo mundo da poesia, teatro, crnica e critica literria. Memrias Pstumas da Brs Cubas (considerado o divisor de guas na obra machadiana) Quincas Borba, Dom Casmurro, Esa e Jac e Memorial de Aires, revelam o interesse cada vez maior do autor de aprofundar a anlise do comportamento do homem, revelando algumas caractersticas prprias do serhumano como a inveja, a luxria, o egosmo e a vaidade, todas encobertas por uma aparncia boa e honesta. Raul Pompia: O Ateneu Alusio Azevedo: O cortio, O Mulato, Casa de penso.

Contexto histrico Surgiu a partir da segunda metade do sculo XIX. - As idias do Liberalismo e Democracia ganham mais espao. - As cincias evoluem e os mtodos de experimentao e observao da realidade passam a ser vistos como os nicos capazes de explicar o mundo fsico. - Em 1870, iniciam-se os primeiros sintomas da agitao cultural, sobretudo nas academias de Recife, SP, Bahia e RJ, devido aos seus contatos freqentes com as grandes cidades europias. - Houve tambm uma transformao no aspecto social com o surgimento da populao urbana, a desigualdade econmica e o aparecimento do proletariado. Caractersticas: - Oposio ao idealismo romntico. No h envolvimento sentimental - Representao mais fiel da realidade - Romance como meio de combate e crtica s instituies sociais decadentes, como o casamento, por exemplo - Anlise dos valores burgueses com viso crtica denunciando a hipocrisia e corrupo da classe - Influncia dos mtodos experimentais - Narrativa minuciosa (com muitos detalhes) - Personagens analisadas psicologicamente.

Realismo (1857)

O Naturalismo surgiu na Frana, em 1870, com a publicao da obra Germinal de mile Zola. O livro fala das pssimas condies de vida dos trabalhadores das minas de carvo na Frana do sculo XIX. Alusio Azevedo: Com a publicao de O Mulato (1881), Alusio Azevedo consagrou-se como um escritor naturalista. A publicao dessa obra marca o incio do Naturalismo brasileiro. Em 1890, o Naturalismo atinge o seu pice com a publicao de O cortio (obra repleta de personagens marginalizados). Ingls de Souza: Em 1891, Ingls de Souza publicou O Missionrio, obra que aborda a influncia do meio sobre o individuo. Adolfo Caminha: Publicou as obras A Normalista, em 1892 e O bom crioulo, em 1895 que falam sobre desvios sexuais e mais especificamente, o homossexualismo em O bom crioulo.

- A principal caracterstica do Naturalismo o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experincias. - Descries minuciosas e linguagem simples - Preferncia por temas como misria, adultrio, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A explorao de temas patolgicos traduz a vontade de analisar todas as podrides sociais e humanas sem se preocupar com a reao do pblico. - Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma de tentar reformar a sociedade.

Naturalismo (1867)

Olavo Bilac: Criou uma linguagem pessoal e comunicativa, no ficando limitado s ideias parnasianas. Obras: A sesta de Nero, O incndio de Roma, O Caador de Esmeraldas Panplias, Via Lctea, Saras de fogo, As viagens, Alma inquieta, Tarde.

Parnasianismo (1882)

Raimundo Correia: A viso negativa e subjetiva que tinha do mundo deu um certo tom filosfico sua poesia, embora apenas superficialmente. Poemas: Plenilnio, Banzo, A cavalgada, Plena Nudez, As pombas. Vicente De Carvalho: Apesar do rigor com a forma, ele no possui caractersticas parnasianas, pois no abandonou a expresso lrica e sentimental do romantismo. Obras: Ardentias, Relicrio, Rosa, rosa de amor, Poemas e canes. Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia formavam a Trade Parnasiana.

Os poetas parnasianos achavam que alguns princpios adotados pelos romnticos (linguagem simples, emprego da sintaxe e vocabulrio brasileiros, sentimentalismo, etc) esconderam as verdadeiras qualidades da poesia. Ento, propuseram uma literatura mais objetiva, com um vocabulrio elaborado (s vezes, incompreensvel por ser to culto), racionalista e voltada para temas universais. O marco inicial do Parnasianismo brasileiro foi em 1882 com a publicao de Fanfarras de Tefilo Dias. Caractersticas: - Preocupao formal - Comparao da poesia com as artes plsticas, principalmente com a escultura - Referncias a elementos da mitologia grega e latina - Preferncia por temas descritivos (cenas histricas, paisagens) - Enfoque sensual da mulher (davam nfase na descrio de suas caractersticas fsicas) - Habilidade na criao dos versos - Vocabulrio culto - Objetivismo - Universalismo - Apego tradio clssica

O precursor do Simbolismo o francs Charles Baudelaire, com a publicao de As Flores do Mal, em 1857. O Simbolismo surgiu em meio diviso social entre as classes burguesa e proletria, as quais surgiram com o avano tecnolgico advindo da Revoluo Industrial. O Simbolismo no considerado uma escola literria, j que nesse perodo havia trs manifestaes literrias em confronto: o Realismo, o Simbolismo e o Pr-Modernismo. No perodo do Simbolismo podemos destacar os escritores: Cruz e Sousa: Filho de ex-escravos, foi criado por um Marechal e sua esposa como um filho e teve educao de qualidade. Perseguido a vida inteira por ser negro, culminando com o fato de ter sido proibido de assumir um cargo de juiz s por isso. ativo na causa abolicionista. Morre jovem de tuberculose, vtima da pobreza e do preconceito. Alphonsus de Guimaraens: Apaixonado desde jovem por uma prima, sofre com a prematura morte da amada e passa por uma crise de doena e bomia. Formase em Direito e Cincias Sociais, colaborando sempre na melhor imprensa paulistana. Fica conhecido como O Solitrio de Mariana. So constantes em sua obra a presena constante da morte da mulher amada, os tons fnebres de cemitrios e enterros, a nostalgia de um medievalismo romntico, alm do seu famoso marianismo (culto a Virgem Maria). Sua obra prenuncia o surrealismo

Movimento de relaes com o Modernismo, influencia a maioria dos poetas da 1 fase do Modernismo. Aqui surgem as primeiras rupturas com os padres rgidos de composio e restabelecimento da relao entre poesia e existncia, separadas pelos parnasianos. Caractersticas: - Nega Realismo e suas manifestaes - contra materialismo, cientificismo e racionalismo - Valoriza as manifestaes metafsicas e espirituais - subjetivismo - Eu = universo (tambm critica o eu sentimentalide dos romnticos) - Buscam a essncia do homem - alma (poesia de auto-investigao) - Matria X esprito, corpo X alma, sonho e loucura - Busca da purificao com o esprito atingindo regies etreas e integrao com o espao infinito (cosmos) - Corpo = correntes que aprisionam a alma (libertao s pela morte) - Primado do smbolo, valorizao da metfora, onde o smbolo sugesto - Palavras transcendem significado - cheio de sinestesias, assonncias e aliteraes - Musicalidade do verso - Poesia pura - surge do esprito irracional, no-conceitual e contrria interpretao lgica - Temtica da conscincia da degradao da vida

Simbolismo (1857)

Vous aimerez peut-être aussi