Vous êtes sur la page 1sur 4

O mapa das habilidades Empreendedoras

Conhea dez caractersticas comportamentais, importantes para quem quer entrar, ou j est no mundo empresarial.

Uma boa ideia ou a descoberta de um nicho de mercado com pouca concorrncia ou de um ramo de atuao com bom potencial de crescimento. Capital suficiente para alavancar o negcio. Disposio para trabalhar. Todos esses elementos juntos parecem formar o cenrio perfeito para quem quer comear um empreendimento. E realmente excelente, porm incompleto. No basta ter apenas uma boa oportunidade em mente e dinheiro para toc-la. preciso vocao. E quando se fala em vocao no apenas ter afinidade com a rea escolhida. preciso tino comercial e empresarial. Todo bom empresrio precisa ter, ou desenvolver, diversas habilidades para obter sucesso: so as chamadas caractersticas do comportamento empreendedor. As caractersticas empreendedoras ajudam a revelar pontos na personalidade do futuro empresrio ou dos que j esto no mercado que so decisivos para a excelncia na gesto. Mapeadas na dcada de 1980, essas habilidades se constituem em dez comportamentos que os empreendedores devem conhecer e desenvolver para aplicar no seu negcio no momento necessrio. A origem das caractersticas do comportamento empreendedor comeou na dcada de 1960, quando o psiclogo americano David McClelland identificou em empresrios de sucesso um elemento psicolgico marcante que ele batizou de motivao da realizao. A partir da, o psiclogo criou um treinamento para empreendedores com o intuito de desenvolver essa caracterstica. Devido ao sucesso do projeto, na dcada de 1980, o especialista, apoiado pela Agncia para o Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos e mais algumas entidades privadas, ampliou seu estudo. Aps analisar empresrios bem sucedidos de 34 pases, ou seja, de culturas diferentes, chegou s dez caractersticas mais marcantes no comportamento desses empreendedores. So elas a iniciativa e busca de oportunidades; a capacidade de correr riscos calculados; a exigncia de qualidade e eficincia; a persistncia; o comprometimento; a capacidade para buscar e utilizar informaes; o estabelecimento de metas; a capacidade de planejar e monitorar aes; a persuaso e rede de contatos; e a independncia e autoconfiana. Essas habilidades fazem parte de trs grandes grupos: realizao, planejamento e poder. Cada uma dessas caractersticas faz com que o empresrio consiga compreender melhor como funciona o seu negcio e como deve se comportar diante da sua realidade, explica o consultor e coordenador estadual de Empreendedorismo do Sebrae/PR, Emerson Cechin. Dentro da realizao, esto as caractersticas da busca de oportunidades e iniciativa, correr riscos calculados, exigncia de qualidade e eficincia, persistncia e comprometimento. J o planejamento engloba busca de informaes, estabelecimento de metas e planejamento e monitoramento sistemtico. Por fim, o poder abrange persuaso e rede de contatos e independncia e autoconfiana.

Obviamente muito difcil um empreendedor possuir todas essas caractersticas bem desenvolvidas. No entanto, possvel buscar o aprimoramento. Segundo Cechin, muitos empreendedores possuem alguns desses comportamentos. Alguns, inclusive, adotam essas condutas no dia a dia, porm no tm clareza da importncia delas para o seu negcio. Quem empreendedor exerce alguns desses comportamentos em menor ou maior escala, mesmo que no tenha isso claro, garante. Imerso no empreendedorismo Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo no mundo, o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) criou um programa para formao de empresrios e futuros empresrios com base nessas dez caractersticas: o Empretec. O programa foi lanado em 1988 na Argentina. No Brasil, desde 1993, o Sebrae passou a ser a entidade realizadora do programa. uma imerso no mundo do empreendedorismo. O participante avalia seu potencial empreendedor e tambm refora suas tendncias e habilidades, explica um dos facilitadores do Empretec no Paran, Adilson Santos. Os facilitadores so empresrios que j passaram pelo programa e se tornam instrutores. No Empretec, os participantes precisam se dedicar integralmente s atividades e demandas do treinamento durante os seis dias de durao. Segundo Adilson Santos, o Empretec se diferencia de outros treinamentos e cursos por conta de sua metodologia, a qual vivencial e prtica, ou seja, os participantes aprendem fazendo. Os temas do treinamento so desenvolvidos atravs de dinmicas, jogos e outras atividades que reproduzem o ambiente empresarial, numa linguagem simples e prtica, proporcionando constantes possibilidades de auto-avaliao e desenvolvimento aos participantes, afirma. No Empretec, os participantes passam por um ciclo. Primeiro, eles se reconhecem dentro das caractersticas aps conhec-las melhor. Depois se auto-avaliam e experimentam, que a parte prtica e vivencial. O ciclo se repete para cada uma das dez caractersticas. O curso tem hora para comear, mas no para acabar. O empresrio sai da sala, mas transporta o que est acontecendo l para a sua rotina, j que precisa coletar informaes, se reunir com o grupo de trabalho, buscar sua rede de contatos, explica Hahn. E essa imerso, afirma o consultor, profunda e marcante. A inteno que as prticas adotadas no mundo dos negcios possam ser levadas tambm para a vida pessoal. Justamente por ser to intenso e to especfico, h uma pr-seleo que verifica quem est apto a faz-lo. Nessa seleo, so avaliados o potencial para desenvolver as caractersticas e o momento emocional que a pessoa est vivendo, que no pode ser frgil (como mulheres grvidas ou pessoas que perderam parentes prximos). L, as pessoas se descobrem, choram, riem... se identificam com outros integrantes do grupo atravs de constantes trocas de experincias, conta Hahn.

Nmeros comprovam Uma pesquisa realizada a pedido do Sebrae Nacional em 2002, sobre o desempenho de empreendedores que passaram pelo Empretec, comprova que o desenvolvimento das caractersticas empreendedoras de fato influenciam positivamente nos negcios. De acordo com os nmeros levantados pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), o ndice de mortalidade de empresas tocadas por participantes do Empretec muito menor do que o geral: enquanto o ndice de mortalidade ao final de um ano no Brasil foi de 46%, por exemplo, entre as empresas conduzidas por "empretecos" o ndice observado foi de apenas 7%. O aumento mdio no faturamento das empresas comandadas pelos participantes subiu 64% em um ano aps o fim do programa, assim como 55% deles tiveram aumento da renda pessoal. Alm da questo financeira, mais projetos foram para o papel 31% das empresas passaram a escrever seus planejamentos contra 7% antes do curso e 54% dos empresrios afirmaram se sentir mais seguros para tomar decises.

A seguir mais informaes sobre esse mapa contendo as dez caractersticas empreendedoras. 1. Iniciativa e busca de oportunidades Essa caracterstica faz com que o empresrio comece a avaliar constantemente as oportunidades do mercado. Para saber se a oportunidade boa, preciso buscar informaes e saber interpret-las corretamente. Isso vale, inclusive, para os empresrios estabelecidos que desejam expandir seus negcios. 2. Capacidade de correr riscos calculados O empresrio precisa entender a fundo seu negcio. Isso o ajuda a entender que correr riscos necessrio, mas no de forma desordenada. preciso avaliar, assumir riscos calculados, previstos, avaliados e saber at que momento se pode assumi-los. 3. Exigncia de qualidade e eficincia um parmetro que mostra como o empresrio se comporta em relao qualidade do seu produto, solues ou servios que oferece e a qualidade da imagem que quer ligada ao seu negcio. Ele deve exigir qualidade e estabelecer parmetros claros para isso. 4. Persistncia O empresrio no pode desistir no primeiro obstculo que encontra. No mundo dos negcios, a persistncia faz parte de quem almeja resultados. Mas tambm h uma linha tnue entre a persistncia e o equvoco de continuar errando. importante avaliar at que ponto se deve persistir. 5. Comprometimento O comprometimento faz com que empresrio trabalhe com o compromisso de alcanar resultados com seu negcio. s vezes, necessrio deixar de fazer o que se gosta, abrir

mo um pouco da vida pessoal para se dedicar mais tempo ao negcio at que ele esteja consolidado. Alm disso, o proprietrio o exemplo dos funcionrios. 6. Capacidade para buscar e utilizar informaes Todo negcio muda constantemente, conforme a evoluo do cenrio que ele est inserido. E isso exige que se busque informaes constantemente para que a empresa siga sempre no rumo certo. preciso, portanto, compreender bem o cenrio que se est inserido interno e externo e entender as variveis que afetam o negcio. A qualidade da informao influencia na qualidade da deciso que se vai tomar. 7. Estabelecimento de metas As metas so importantes porque dimensionam ou esclarecem o esforo que as pessoas envolvidas no negcio precisam fazer. Com as metas, se estabelece um direcionamento do trabalho por determinado perodo. A partir da possvel traar estratgias de trabalho e aes. importante salientar que as metas tm que ser mensurveis e tangveis. Elas precisam ser especficas, claras e temporais. 8. Capacidade de planejar e monitorar aes o plano prtico de aes, sempre com prazos estipulados. A segunda etapa fazer o monitoramento sistemtico desse planejamento para checar o que foi possvel realizar e o que no foi possvel e quais foram os empecilhos. preciso fazer o ciclo de PDCA (sigla em ingls para planejar, executar, avaliar e agir e/ou adequar), que a avaliao do processo e a melhoria contnua do plano de trabalho. 9. Persuaso e rede de contatos Usar estratgias para influenciar e persuadir outras pessoas e manter contato com pessoas que possam contribuir para atingir seus objetivos. 10. Independncia e autoconfiana a capacidade do empresrio decidir quando necessrio. preciso ter conhecimento para estar seguro sobre a deciso correta.

Fonte: SEBRAE-PR. Disponvel em: <http://www.pr.agenciasebrae.com.br/noticia.kmf?canal=722&cod=10609746> Acesso em 10/06/2012.

Vous aimerez peut-être aussi