Vous êtes sur la page 1sur 2

ESTUDO DE VIABILIDADE O Estudo de Viabilidade um estudo preliminar realizado antes que o traba lho real de um projeto comece para

a aumentar a probabilidade de o projeto ser bem -sucedido. Consiste em uma anlise das possveis solues alternativas a um problema e u ma recomendao quanto a melhor alternativa. O Estudo de Viabilidade uma ferramenta utilizada por empresas em todo mu ndo, tanto por empresas pequenas como grandes. Empresas que utilizaram essa ferr amenta notaram que ao considerar todos os seus elementos, houve uma diminuio nos r iscos e minimizao de possveis erros. O Estudo de Viabilidade deve incluir os seguintes elementos:

1. Explicao da situao atual e dos objetivos do projeto. Por exemplo: O projeto atende a uma demanda do mercado, pois no tem nada similar ainda? O projeto uma atualizao de um produto j existente, pois h uma necessidade de um ade em caractersticas ou funes? O projeto o resultado da expanso dos negcios da empresa? O projeto atende s solicitaes dos clientes? 2. Viabilidade Econmica: Analisa se a empresa est em condies econmicas de realiz ar o projeto. Nesta parte do Estudo de Viabilidade, importante responder s seguin tes questes: A empresa tem fundos para tocar esse projeto? Quanto esse projeto vai custar? Quais os custos brutos envolvidos?

3. Viabilidade Tcnica. Nessa parte do Estudo, importante responder s seguinte s questes: O quo difcil ser fazer esse produto ou servio? A tecnologia est disponvel ou ser necessrio investir em Pesquisa & Desenvolviment rimeiro? A empresa tem experincia com a tecnologia, material, equipamentos, utenslios etc. que sero necessrios para realizar esse projeto?

4. Viabilidade de Cronograma. Nessa parte do Estudo, importante responder s seguintes questes: Quanto tempo ser necessrio para fazer o produto ou servio? Quando o produto ou servio ser realizado (por exemplo, horrio normal, fins de sema a, feriados)? A produo afetar prazos das operaes normais de outros negcios da empresa?

5. Viabilidade Organizacional. Nessa parte do Estudo, importante responder s seguintes questes: A projeto tem o suporte da empresa para ser implementado com sucesso? Haver a possibilidade de interferncia da direo da empresa em fazer mudanas duran fase de produo? Est havendo mudanas organizacionais significativas na empresa que afetar o projeto de alguma forma? Haver necessidade de fazer parcerias com outras empresas? Ser necessrio contratar pessoal temporrio, especializado, terceiros etc.? Ser necessrio demitir funcionrios e contratar novos funcionrios com perfis profis nais mais compatveis com o projeto? 6. Viabilidade Cultural. Nesse estgio do Estudo, as alternativas do projeto so avaliadas em vista de possveis impactos cultura local e geral. Fatores ambienta is tambm precisam ser considerados. 7. Viabilidade Financeira. Anlise de Custo/Benefcio ou ROI.

8. Viabilidade de Marketing. Essa parte do Estudo de Viabilidade inclui uma anlise de foras de mercado simples ou multidimensionais que podem afetar a comerc

ializao ou o sucesso do projeto. 9. Viabilidade Legal. Necessidade de patentes, contratos, acordos etc.

10. Recomendaes. Com base nas anlises acima, quais as possveis recomendaes desse e studo? Por exemplo: Que escopo do projeto seria o ideal para faz-lo lucrativo? Quantas unidades devem ser produzidas? Ser necessrio fazer uma fase piloto antes? Qual a produo inicial, intermediria e final ideal? Quando a produo deveria ser iniciada e por que?

Vous aimerez peut-être aussi