Vous êtes sur la page 1sur 12

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

AULA 1 INDIVDUO, PESSOA E SOCIEDADE

OBJETIVOS Esperamos que, ao final desta aula, voc seja capaz de: 1. reconhecer a importncia das ideias, dos valores e das crenas na vida social, compreendendo a importncia da Antropologia como instrumento para anlise da ideologia moderna; 2. reconhecer que as ideias e valores so sempre relativos aos contextos e experincia cultural a partir dos quais eles so forjados.

INTRODUO O estudo dass categorias de pensamento, como categorias sociais, foi inaugurado pela Escola Sociolgica Francesa. Aprendemos, a partir dos trabalhos dessa escola, que as categorias a partir das quais os homens classificam o mundo so a matria-prima da anlise antropolgica. Elas so fundamentais na construo das vises de mundo de cada cultura, estando na base de todo e qualquer sistema de classificao. Vimos tambm que essas categorias ou representaes so o resultado de um processo histrico, sendo consideradas o resultado de um trabalho de construo coletiva. Portanto, compreendemos que elas no podem ser tomadas em um nico sentido, mas que, ao contrrio, devem ser apreendidas e relativizadas a partir de cada contexto cultural particular, j que, de acordo com as afirmaes de Durkheim e Mauss, as sociedades devem ser entendidas em sua totalidade. Dentre essas categorias, as noes de indivduo e pessoa so categorias fundamentais na anlise antropolgica. E foi tambm a partir dos estudos desenvolvidos pela Escola Sociolgica Francesa que se desenvolveu uma perspectiva propriamente antropolgica da noo de pessoa. Tal perspectiva surge claramente com Marcel Mauss, num artigo clssico publicado originalmente em 1938 (MAUSS, 1974). Ele acompanha o desenvolvimento dessa noo, buscando explicar como a ideia de pessoa, a ideia de um eu,

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

foi sendo elaborada ao longo do tempo, at desembocar na ideia de indivduo, tal qual ns a concebemos no seio da sociedade ocidental moderna. A perspectiva adotada por Mauss , mais uma vez, a perspectiva da Escola Sociolgica Francesa, que se dedicou a reconstruir uma espcie de histria social das categorias de pensamento, visando demonstrar como tais categorias, que julgamos inatas, nasceram e muito lentamente foram se desenvolvendo ao longo de muitos sculos.

O PENSAMENTO DE MARCEL MAUSS Segundo Mauss, jamais houve ser humano que no tenha tido o sentido de sua individualidade. No entanto, essa noo do eu como uma categoria, tal qual ns a concebemos, foi sendo elaborada atravs de numerosas sociedades, adquirindo pouco a pouco o conjunto de significados que os homens das diversas pocas foram atribuindo a ela. Ao longo do tempo ela foi assumindo inmeros significados, passando a recobrir desde a ideia de persona latina at chegar noo de pessoa como ser psicolgico individualizado que somos identificados na modernidade. E o trabalho de Mauss buscou exatamente evidenciar o processo de construo social dessa categoria. A reconstituio de sua trajetria histrica tem por objetivo mostrar as diversas formas que a noo foi assumindo at atingir, finalmente, a ideia de pessoa como fato moral expressa na ideia de indivduo, concepo que essa noo assumiu em nossa sociedade. Mauss tambm chamou a ateno para o quanto a categoria eu recente e, consequentemente, o quanto tambm recente o respeito ao eu, particularmente ao eu dos outros.

A CONTRIBUIO DE LOUIS DUMONT Seguindo a tradio da Escola Sociolgica Francesa, ser Louis Dumont que buscar caracterizar as implicaes da distino entre a noo de pessoa e a noo de indivduo como categorias histrica e socialmente construdas. Para

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

isso, ele empreende o estudo da sociedade tradicional de castas da ndia, a partir de um ponto de vista comparativo com a sociedade ocidental moderna, cujos resultados foram publicados sob o ttulo Homo Hierarchicus: o sistema de castas na ndia (DUMONT, 1992). Segundo Dumont, o sistema de castas indiano nos ensina um princpio social fundamental, a hierarquia, cujo oposto, o princpio da igualdade, foi apropriado por ns, ocidentais modernos, como fundamento do prprio modelo de democracia que caracteriza nossas sociedades. interessante na proposta de Louis Dumont que, ao tentar compreender o sistema tradicional de castas da ndia, ns compreendemos melhor a natureza, os limites e as condies de realizao do prprio igualitarismo moral e poltico ao qual estamos vinculados em nossos modelos de democracia.

O PAPEL DA IDEOLOGIA Dumont estava interessado em compreender a importncia e o lugar das ideias, das crenas e dos valores, ou, em outras palavras, da ideologia na vida social. Desta perspectiva, ele busca compreender a ideologia do sistema de castas indiano, que tem como princpio estrutural a hierarquia, enquanto no sistema igualitrio que caracteriza a sociedade moderna, o princpio estrutural seria a noo de indivduo e as noes que a ele correspondem de individualismo e igualitarismo. A partir de seu estudo comparativo, o que se evidencia que a ideologia do sistema de castas indiano diretamente oposta ideologia igualitria da qual participamos. E, como afirma Dumont, enquanto a ideologia moderna continuar sendo tomada como uma verdade universal, tanto como ideal moral e poltico, mas tambm como expresso adequada da vida social, sempre parecer estranho s sociedades ocidentais modernas compreender a ideologia do sistema de castas na ndia ou qualquer outra ideologia que tenha como princpio a hierarquia.

A IGUALDADE COMO VALOR

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Segundo Dumont, as ideias fundamentais e norteadoras da sociedade ocidental moderna so as ideias de igualdade e liberdade, que supem como princpio nico a ideia de indivduo. Por sua vez, essa ideia de indivduo tem como fundamento uma concepo de que a humanidade constituda de seres concebidos como portadores da prpria essncia da humanidade, apesar das particularidades provenientes de cada cultura.

Essa ideia de indivduo quase sagrada nas sociedades modernas, sendo tomada por ns em seu sentido absoluto, isto , seus direitos s so limitados pelos direitos dos outros indivduos. Enfim, a partir desse ponto de vista, o indivduo concebido como uma mnada, e todo o grupo humano constitudo de mnadas. Assim, da perspectiva da concepo individualista a sociedade pensada como uma simples coleo dessas mnadas. Essa a viso de mundo da sociedade ocidental moderna e em relao a ela que Dumont chama a ateno para a importncia do que ele define como apercepo sociolgica, ou seja, da percepo da natureza social do homem. Assim, ao indivduo autossuficiente que fundamenta a concepo individualista moderna, a apercepo sociolgica recupera a concepo do homem social, isto , do homem que realiza a sua humanidade a partir da vida em sociedade.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Desta perspectiva, tomando-o como um ser antes de tudo social, considera-se cada homem no mais como a encarnao particular de uma humanidade abstrata. Mas como a encarnao de uma humanidade coletiva particular, de uma cultura especfica, pertencente a uma determinada sociedade. Nesse sentido, a apercepo sociolgica busca preencher precisamente a lacuna que a mentalidade individualista introduz quando confunde, segundo as palavras do prprio Dumont, o ideal com o real. Acreditase, com frequncia, que o social consiste apenas de maneiras de comportamento do indivduo. Assim, o homem age em funo do que ele pensa, e sua ao sempre dominada pelas representaes que faz da realidade. Se possui, em certo grau, a faculdade de organizar seus pensamentos ao seu modo, de construir novas categorias, ele o faz a partir do repertrio das categorias socialmente dadas. Neste sentido, uma das maiores contribuies da Escola Sociolgica Francesa foi exatamente ter insistido na presena do social em cada homem, na primazia do social no processo de construo das categorias de pensamento. Durkheim recorreu, para exprimir essa ideia, noo de representaes coletivas, procurando demonstrar que a percepo que temos de ns mesmos no inata, mas aprendida e determinada socialmente. Em ltima anlise, ela nos prescrita, imposta pela sociedade em que vivemos, ou, melhor dizendo, a percepo que temos de ns mesmos aprendida culturalmente. Dessa forma, e a partir da perspectiva comparativa proposta por Dumont, as sociedades tradicionais, que desconhecem as ideias de igualdade, de liberdade e de indivduo como valores tal qual ns as concebemos, se organizam socialmente a partir da ideia do homem como ser que vive em sociedade. E, recorrermos nossa apercepo residual do homem social a nica maneira atravs da qual podemos compreendlas. Essa seria propriamente a perspectiva de uma sociologia comparativa, proposta por Louis Dumont.

O INDIVDUO COMO CATEGORIA ANALTICA

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Assim, a apercepo sociolgica, tal como formulada por Dumont, atuaria contrariamente viso individualista do homem. Teria como consequncia imediata a transformao da ideia de indivduo numa questo para a sociologia e para a antropologia. O autor lembra ainda que foi Max Weber, numa nota de p de pgina de seu trabalho intitulado A tica protestante e o esprito do capitalismo, que chamou a ateno para o fato de que a noo de individualismo recobria uma vasta gama de significados, sugerindo, assim, a sua investigao a partir de uma perspectiva mais propriamente sociolgica (ver DUMONT, 1992, p. 57). Tal sugesto foi prontamente seguida por Louis Dumont, tanto em sua reflexo sobre o sistema tradicional de castas da ndia, como em seu importante trabalho intitulado O individualismo uma perspectiva antropolgica da ideologia moderna (1985). Dumont comea por distinguir a noo de indivduo em dois sentidos: primeiro o agente emprico, presente em toda a sociedade. Segundo, o ser de razo, o sujeito normativo das instituies, prprio das nossas sociedades modernas, sendo, portanto, uma representao no plano das ideias, elaborada no seio de uma configurao cultural particular. Essas duas configuraes se opem de imediato, e a elas correspondem, de um lado, s sociedades tradicionais, onde o acento recai sobre a sociedade e seu conjunto. De outro, as sociedades modernas, onde a noo de indivduo foi transformada num valor. No plano da ideologia, Dumont vai, ento, comparar a configurao geral dos valores nas sociedades igualitrias com a configurao dos valores no universo hierrquico como duas maneiras particulares de considerar e classificar o mundo social. Dumont vai afirmar que a noo de indivduo moderno no se ope sociedade do tipo hierrquico como a parte ao todo, mas como seu igual ou homlogo, ou seja, a noo de indivduo est para a sociedade tradicional, assim como a noo de pessoa est para a sociedade moderna. Do mesmo modo que o sistema tradicional de castas da ndia pode nos parecer estranho, tambm o nosso individualismo pode aparecer estranho aos indianos. Nesse sentido, embora os princpios sejam opostos, h uma correspondncia do papel que eles desempenham em cada um desses modelos de sociedade. Neste sentido, tanto a concepo individualista quanto a concepo

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

hierrquica, em suas configuraes particulares, corresponderiam essncia do homem. No caso da sociedade moderna, importante destacar que essa tendncia individualista, que se imps e se generalizou desde o sculo XVIII, acompanhou o desenvolvimento moderno da diviso social do trabalho, daquilo que Durkheim chamou de solidariedade orgnica (ver Aula 6). Desta perspectiva, houve uma inverso com relao s sociedades tradicionais que, no plano dos fatos, justapunham particularidades idnticas, e no plano do pensamento, viam a totalidade. A sociedade moderna, ao contrrio, age em conjunto e pensa a partir das particularidades idnticas, ou seja, do indivduo. Na sociedade moderna, os ideais de liberdade e igualdade se impem a partir da concepo do homem como indivduo. E, supondo-se que toda a humanidade est presente em cada homem, ento, consequentemente, cada homem deve ser livre e todos os homens so iguais. Dessa forma, enquanto o princpio igualitrio o princpio estruturante da sociedade moderna, a hierarquia o princpio estruturante das sociedades tradicionais. Mas, em ambos os casos, preciso restituir esses princpios ao seu contexto cultural, relacionando-os ideologia que de fato eles acompanham, ficando claro que s em relao a essa totalidade reconstituda, a ideologia poder assumir seu verdadeiro sentido sociolgico. Na expresso de Dumont, preciso englobar a ideologia e seu contexto. A perspectiva comparativa empreendida pelo autor permite distinguir, dessa forma, dois modelos de sociedade: aquelas em que o indivduo tornou- se um valor supremo, denominou-se individualismo. Aquelas em que o valor fundamental encontra-se na sociedade como um todo, denominou-se holismo. A anlise comparativa empreendida por Dumont entre o sistema de castas indiano e a sociedade igualitria nos possibilita, assim, compreender como o princpio hierrquico um trao fundamental das sociedades tradicionais. Nesses sistemas sociais, a hierarquia exprime a unidade da sociedade, ligando-a ao que lhe aparece como universal, a uma concepo da ordem csmica, integrando-a, dessa forma, por referncia aos valores mais tradicionais. No caso da sociedade moderna, onde o indivduo se torna a medida de todas as coisas e a fonte de toda racionalidade, o princpio

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

igualitrio se ope s hierarquias tradicionais. Assim, a igualdade e a hierarquia no se opem, de fato, da maneira mecnica que a considerao desses valores isolados poderia levar a imaginar. Podemos supor aqui uma oposio estrutural, onde o polo no valorizado da oposio no est menos presente, ou seja, tanto a hierarquia quanto a igualdade esto presentes em todos os tipos de sociedade. Na verdade, cada um dos polos supe e se apoia no outro. Mas enquanto nas sociedades tradicionais a hierarquia engloba a igualdade, nas sociedades ocidentais modernas ocorre o contrrio, a igualdade engloba a hierarquia. o que Dumont chama de englobamento do contrrio. Enquanto nas sociedades tradicionais o princpio estrutural englobante a hierarquia, nas sociedades modernas o princpio estrutural englobante a igualdade. Inspirado na reflexo de Mauss sobre a noo de pessoa e de Louis Dumont, sobre a noo de indivduo como um valor moral, Roberto DaMatta, em seu brilhante ensaio Voc sabe com quem est falando?, publicado no clssico livro intitulado Carnavais, malandros e heris por uma sociologia do dilema brasileiro (DAMATTA, 1981), procurar mostrar como a noo de indivduo pode ser colocada em contraste com a ideia de pessoa, ambas tomadas como categorias socialmente construdas, para finalmente demonstrar como as duas noes permitem apreender o dinamismo necessrio para revelar a dialtica do universo social brasileiro.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

Seguindo os passos de Dumont, DaMatta considera que, num plano, temos a noo empiricamente dada do indivduo como realidade concreta, ou seja, a amostra individual da espcie humana, independente das ideologias ou representaes coletivas ou individuais. Sabemos, assim, que no existe formao social sem a presena do indivduo. Num outro plano, como tambm j vimos, temos o indivduo como uma entidade moral, como uma unidade social relevante numa determinada formao social, capaz de gerar as ideias correlatas de individualismo e igualitarismo. Esse indivduo um fato social e histrico, produto da civilizao ocidental moderna, onde a ideia de indivduo foi apropriada ideologicamente como valor central, como centro do universo social. Assim, embora toda sociedade seja constituda de indivduos empiricamente dados, nem toda sociedade tomou esse fato como ponto central de sua elaborao ideolgica (DAMATTA, 1981). A partir das anlises de Dumont, podemos considerar que a ideia de indivduo recebeu, ao longo da histria, duas elaboraes distintas. Nas sociedades modernas, tomou a sua vertente mais individualizante, dando-se nfase ao eu individual, repositrio de sentimentos e emoes, capaz de pretender a liberdade e a igualdade. Nessa construo histrica, a parte (indivduo) , de

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

fato, mais importante que o todo (sociedade). J nas sociedades tradicionais, encontramos uma outra verso do indivduo empiricamente dado que a elaborao de seu polo social. Nesse caso, a ideologia desenvolvida no mais a da igualdade de todos, mas a da complementaridade de cada um para formar uma totalidade que s pode ser constituda quando se tem todas as partes. Assim, em vez de termos a sociedade contida no indivduo, temos o indivduo contido e imerso na sociedade. E essa vertente que corresponde noo de pessoa como entidade capaz de remeter ao todo, sendo um elemento fundamental atravs do qual se realizam relaes essenciais e complementares da vida social. Como podemos observar, as duas formas de elaborao do indivduo so largamente utilizadas em todas as sociedades humanas, mas a noo de indivduo como unidade isolada e autocontida foi desenvolvida no Ocidente. Enquanto que nas sociedades holsticas, hierrquicas e tradicionais, a noo de pessoa dominante. Mas o ponto importante para a perspectiva terica que DaMatta vai adotar para pensar a sociedade brasileira que as duas noes esto sempre presentes e, de fato, existe uma dialtica entre elas. No caso, como contraste realidade brasileira, DaMatta toma como referncia a sociedade norte-americana. Segundo DaMatta, nessa formao social raras so as situaes em que existem pessoas, embora, evidentemente, tal noo continue existindo, por exemplo, nos bairros porto-riquenhos, italianos, judeus, enfim, em todos os contextos em que prevaleam um sistema holstico de relaes sociais, baseado nas relaes pessoais e hierarquizadas. Ao mesmo tempo, temos, nessa formao social, a ideologia do sucesso e a meritocracia, que um modo de conciliar, numa sociedade de iguais, a diferenciao concreta dos homens, como se fosse um modo de diferenciar sem hierarquizar. Assim, como membros do crculo do sucesso, os VIP (very important persons), possuem o privilgio do tratamento especial num mundo feito de pessoas annimas e iguais. Dessa forma, o sistema individualista encontra uma forma para que nele possam operar os valores das relaes pessoais, o que, de certo modo, serve de justificativa para os valores da igualdade e do individualismo.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

No entanto, diferentemente da ndia, que exclui sistematicamente o indivduo, ou dos Estados Unidos, que exclui sistematicamente a pessoa, no Brasil, segundo DaMatta, as duas noes so bsicas. Isso pode ser claramente evidenciado a partir do rito autoritrio do Voc sabe com quem est falando?, pois, nesse caso, temos de um lado a nfase numa lei universal cujo sujeito o indivduo, e, de outro, temos a resposta indignada de uma pessoa que exige um tratamento especial. Em sistemas assim, temos as duas noes, operando de modo simultneo, devendo a pesquisa sociolgica evidenciar os contextos onde o indivduo ou a pessoa so requeridos (DAMATTA, 1981). No caso da sociedade brasileira, em termos da dialtica do indivduo e da pessoa, tem-se a possibilidade de recorrer tanto a uma quanto outra categoria, dependendo do contexto. Temos, assim, um universo formado por um pequeno numero de pessoas, altamente hierarquizado, comandando o destino de uma multido de indivduos, que devem obedecer lei. No sistema social brasileiro, ento, a lei universalizante e igualitria frequentemente utilizada como um elemento fundamental de sujeio e diferenciao poltica e social. Em outras palavras, as leis s se aplicam aos indivduos e nunca s pessoas. E, para Roberto DaMatta, aqui reside o centro do dilema brasileiro, pois temos a regra universal que supostamente deveria corrigir as desigualdades servindo para legitim-las, na medida em que as leis tornam o sistema de relaes pessoais mais solidrio e mais operativo para superar as dificuldades colocadas pela autoridade impessoal da regra. Assim, o estudo sociolgico do Voc sabe com quem est falando? permite colocar e retomar uma srie de problemas bsicos e estruturais da sociedade brasileira, caracterizada por um sistema de leis universalizantes, mas mantendo, ao mesmo tempo, um forte esqueleto hierarquizante. A sugesto de DaMatta de que o Brasil ficaria situado entre a hierarquia e a igualdade, entre a individualizao que governa o mundo igualitrio e o cdigo das moralidades pessoais. De fato, a sugesto de que temos os dois sistemas operando numa relao de reflexividade, de modo que sempre oscilamos de um lado para o outro, de acordo com as circunstncias.

Fundao CECIERJ / Consrcio CEDERJ Curso de Extenso: Conceitos Fundamentais de Sociologia

CONCLUSO Assim, podemos compreender melhor como as noes de indivduo e pessoa, tomadas aqui como categorias analticas, podem nos ajudar a compreender sistemas sociais distantes do nosso prprio modelo de sociedade, mas, ao mesmo tempo reconhecer e identificar de que modo valores como igualdade e hierarquia so princpios que organizam esses modelos de sociedade aparentemente to diferentes, mas que guardam mais semelhanas do que se pode imaginar ao primeiro olhar.

Vous aimerez peut-être aussi