Vous êtes sur la page 1sur 2

Curva ABC

A Curva ABC ou 80-20, baseada no teorema do economista Vilfredo Pareto, na Itlia, no sculo XIX, num estudo sobre a renda e riqueza, ele observou uma pequena parcela da populao, 20%, que concentrava a maior parte da riqueza, 80%.

Administrao
Trata-se de classificao estatstica de materiais, baseada no princpio de Pareto, em que se considera a importncia dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Tambm pode ser utilizada para classificar clientes em relao aos seus volumes de compras ou em relao lucratividade proporcionada; classificao de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc. No que diz respeito anlise de clientes, a curva ABC serve para analisar a dependncia ou risco face a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organizao se deve focar. Consiste em ordenar os clientes por ordem decrescente da sua contribuio para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependncia, de risco ou ainda por outro critrio a definir. Numa organizao, a curva ABC muito utilizada para a administrao de estoques, mas tambm usada para a definio de polticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programao de produo, etc. Para a administrao de estoques, por exemplo, o administrador a usa como um parmetro que informa sobre a necessidade de aquisio de itens mercadorias ou matrias-primas - essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor. Na avaliao dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nvel da lucratividade e o grau de representao no faturamento da organizao. Os recursos financeiros investidos na aquisio do estoque podero ser definidos pela anlise e aplicao correta dos dados fornecidos com a curva ABC (Pinto, 2002, p. 142).

Parmetros de observao da curva ABC

Curva ABC

A curva ABC, no caso de administrao de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes reas:

giro no estoque; proporo sobre o faturamento no perodo; margem de lucro obtida.

Os itens so classificados como (Carvalho, 2002, p. 227):

de Classe A: de maior importncia, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado perodo); de Classe B: com importncia, quantidade ou valor intermedirio, correspondendo a 30% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado perodo); de Classe C: de menor importncia, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total (podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado perodo).

Os parmetros acima no so uma regra matematicamente fixa, pois podem variar de organizao para organizao nos percentuais descritos. O que importa que a anlise destes parmetros propicia o trabalho de controle de estoque do analista cuja deciso de compra pode se basear nos resultados obtidos pela curva ABC. Os itens considerados de Classe A merecero um tratamento preferencial. Assim, a conseqncia da utilidade desta tcnica a otimizao da aplicao dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdcios ou aquisies indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade.

Vous aimerez peut-être aussi