Vous êtes sur la page 1sur 5

Depende de ns praticarmos atos nobres ou vis; e se isso que se entende por ser bom ou mal, ento depende de ns sermos

s virtuosos ou viciosos. Aristteles.

Em seu livro tica Nicmaco, Aristteles estabelece um tratado das virtudes humanas. As virtudes se dividem em intelectuais ou dianoticas e as virtudes morais, que podem ser aprendidas atravs do hbito. A razo prtica ou a tica em Aristteles possui uma finalidade imprescindvel, na medida em que ela serve de fio condutor que d acesso Felicidade. por isso que a tica de Aristteles teleolgica, ou seja, tambm conhecida como doutrina do eudamonismo, pois nossas atitudes devem buscar a felicidade atravs de aes virtuosas. A virtude aristotlica consiste no esmero esforo do equilbrio entre os vcios da falta e do excesso. Em posio de destaque se encontra a amizade, como virtude necessria no compartilhamento da felicidade.

A AMIZADE
A amizade , pois uma virtude extremamente necessria vida. Mesmo que possuamos diversos bens, riqueza, sade, poder, ainda assim, no ser suficiente para nossa realizao plena, pois nos falta a essencial e indispensvel amizade. Na tica aristotlica, quanto mais influncia e poder manipular um homem mais necessidade ele ter de ter amigos. A justia e a amizade possuem os mesmos fins, mas considera-se a amizade superior a justia, pois a justia utilizada para contornar nossos atos em relao ao prximo que no conhecemos. Com os nossos amigos no precisamos de justia, pois a natureza da amizade nos completa, como mais autntica forma de justia. De acordo com a proporo da faixa etria de cada indivduo, a amizade apresentar uma funo especfica. Para os jovens ela ajuda a evitar o erro, para os mais velhos serve de amparo para as suas necessidades e suprime as atividades que declinam com o passar dos anos, porque dois que andam juntos so mais capazes de agir e pensar. Sua utilidade se estende ainda mais, ela mantm cidades unidas, pois assegura a unanimidade e repele o faccionismo. Por conta disso, afirma Aristteles:

A amizade no apenas necessria, mas tambm nobre, pois louvamos os homens que amam os seus amigos e considera-se que uma das coisas mais nobres ter muitos amigos. Ademais pensamos que a bondade e a amizade encontram-se na mesma pessoa. [2] A condio necessria e basilar para se formar uma amizade se d pelo conhecimento de uma a outra pessoa que desejam entre si reciprocamente o bem. Assim como a condio especfica para ser objeto de amor ter um carter bom, agradvel e til.

Acrescenta Aristteles que deve existir mais de uma forma de amizade, neste sentido apresenta trs espcies de objetos de amor: o que bom, ou o agradvel, ou til. Destes trs objetos nascem trs espcies de amizade. Encontra-se em situao de superioridade aquela que motivada pelo bem, pois duradoura. Enquanto a agradvel est relacionada aos jovens e a terceira parece existir principalmente entre as pessoas idosas, pois nesta idade buscam no o agradvel, mas o til. Nestes tipos de amizades as pessoas buscam seus prprios interesses para terem algum que lhes proporcionem prazer ou alguma utilidade. No ama o amigo por ele mesmo, mas na medida em que ele pode proporcionar algum bem, utiliza a amizade para conseguir outra coisa, de modo que o amigo tido como um meio; no como um fim. O verdadeiro amigo quer as coisas para as pessoas a quem ele ama, o amigo por acidente as quer para si. Segundo Aristteles, o requisito essencial para a amizade a conscincia, a qual s possvel se duas pessoas so agradveis e gostem das mesmas coisas. Entretanto, se a ausncia demorada parece provocar o esquecimento da amizade. A amizade perfeita aquela que existe entre homens que so bons e semelhantes na virtude, ou seja, h a reciprocidade de carter e de objetivos, conseqentemente portar a tendncia de ser perene. Sua exigncia peculiar resume-se em tempo e intimidade e a verdadeira amizade invulnervel a calnia. H uma outra espcie de amizade que envolve a desigualdade entre as partes, por exemplo, a amizade entre pai e filho, entre velho e jovem, entre marido e mulher, e em geral a amizade entre quem manda e quem obedece. Como tornar proporcional a amizade entre os desiguais? So consideradas amizades acidentais aquelas que se fundamentam no interesse derivada do amor a utilidade e no ao outro por si mesmo, assim elas so facilmente capazes de se fragmentarem quando uma das partes cessa de ser agradvel ou til, pois existia apenas como um meio para se chegar a um fim. J que a igualdade caracterstica essencial da amizade e que ela exerce os mesmos atos tambm na justia, aquele que for melhor para com o outro dever receber mais amor, para que assim estabelea-se a proporo. Por outro lado, ser amado algo bom em si mesmo, e por isso parece ser melhor ser amado que receber honras, conseqentemente a amizade parece ser desejvel por si mesma. Mas a natureza da amizade consiste muito mais em amar do que ser amado, por exemplo, o amor de uma me pelo seu filho. dessa maneira que pessoas desiguais podem ser amigas, sendo possvel a igualdade entre eles. Desta forma, a amizade que se forma entre contrrios visa utilidade. Em resumo, podemos concluir a partir de Aristteles que: Podemos dizer que amar assemelha-se atividade, e ser amado passividade: amar e ter vrias formas de sentimentos amistosos so atributos dos homens mais ativos.[3]

1. A amizade x benevolncia
A amizade pode cessar quando a reciprocidade de interesses desvinculada. Esses fatos ocorrem quando o amante ama o amado visando o prazer, e o amado a utilidade, e nenhum deles possuem as qualidades que deles se espera. Ou seja, nenhum deles amava o outro por si mesmo vista que suas qualidades no eram duradouras. Nesse sentido, os desentendimentos ocorrem quando o que as pessoas obtm algo diferente daquilo que desejam. Enquanto a amizade envolve a intimidade, a benevolncia pode surgir subitamente, como acontece com os adversrios em uma competio. Assim, ela pode ser o incio de uma amizade. , do mesmo modo que o prazer o prazer com os olhos o incio do amor. Logo, podemos se aproximam por sentir benevolncia uma para com a outra, na medida em que o tempo trar a intimidade para ratificar o amor. Assim, afirma Aristteles: Por uma extenso da palavra amizade, poderamos dizer que a benevolncia a amizade inativa, no obstante, quando se prolonga e chega ao ponto da intimidade, ela passa a ser amizade verdadeira. Mas no se trata da amizade baseada na utilidade ou no prazer, pois a benevolncia no se manifesta em tais condies.[4] A reta razo A reta razo justamente o carter deliberativo da alma que nos dirige as virtudes, que nada mais so que o meio-termo entre os extremos. Para explicar a natureza da reta razo, Aristteles inicia o livro VI afirmando que a alma se divide em duas partes: uma racional e outra no racional. A racional se divide em outras duas partes: a cientfica[5], que contempla as coisas imutveis, no sendo esta objeto de deliberao: e a calculativa, que se ocupa das coisas mutveis, sendo objeto de deliberao. A virtude da primeira ser a sabedoria filosfica e a da segunda a sabedoria prtica. Dentre as trs coisas que controlam a ao e a verdade na alma temos: a sensao, o pensamento e o desejo. A primeira no princpio de qualquer ao refletida, mas o desejo est ligado reta razo. Assim, a escolha s ser boa se o desejo for guiado pelo reto raciocnio.

A razo predomina sobre o desejo:


O carter deliberativo encontra-se na inteligncia prtica, pois nos responde se o nosso desejo bom ou no. Se for bom, a escolha dever ser feita, pois houve concordncia entre a razo e o desejo (a razo aprovou o desejo). Mas quando a razo conclui que tal desejo nos prejudica, ento no deveremos escolher, pois embora o tenhamos desejado, a razo o rejeitou como algo prejudicial. Nesse sentido, s ser lcito conhecermos uma coisa que desejamos, depois que o raciocnio a examinar declarando-a boa.

O alcance da verdade na alma somente ser encontrado atravs de cinco disposies: a arte (no sentido geral do conhecimento tcnico), o conhecimento cientfico, a sabedoria prtica, a sabedoria filosfica e a razo intuitiva. A arte, para Aristteles, a capacidade de produzir, utilizando um conhecimento sobre a maneira de se fazer s coisas, mas no se remete ao agir. Seria uma cincia como um conhecimento demonstrativo do necessrio e do eterno, podendo ser ensinado ou demonstrado pela induo. O conhecimento cientfico o juzo acerca das coisas universais e necessrias. J a sabedoria prtica ou discernimento a capacidade deliberao, como j mencionamos anteriormente, tendo no agir a sua finalidade. O discernimento deve ser uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito aos bens humanos. Ela , portanto, a capacidade de pensar sobre as coisas de ordem prtica, sobre a conduta do prprio homem e de agir conforme o raciocnio. Nesse sentido, o prazer e a dor podem interferir nos juzos de ordem prtica. Podemos dizer que a sabedoria filosfica a unio da inteligncia e da cincia (que demonstram as coisas invariveis) , segundo Aristteles, ela a mais perfeita forma de conhecimento Enquanto a sabedoria prtica se relaciona com as aes humanas, que so objetos de deliberao, s coisas particulares e variveis que tenham uma finalidade especfica dentro do mundo da ao. Portanto afirma Aristteles: E no menos evidente que a escolha no ser acertada sem a sabedoria prtica, como tambm no sem a virtude, pois uma (a sabedoria prtica) determina o fim e a outra nos leva a praticar aes que conduzem a esse fim[6]. Na verdade, o ideal seria possuir as duas, mas no sendo isso possvel a sabedoria prtica prefervel outra, pois diz respeito ao de nossa realidade imediata, prtica indispensvel ao carter deliberativo e iminente.

CONCLUSO

Na verdade, no h teoria da vontade racional em Aristteles, mas o que ele instituiu foi o conceito do desejo deliberado, ou seja, a filosofia do agir. A estreita ligao entre desejo e virtude faz com que se possa justificar uma das expresses com que se quis caracterizar globalmente a tica Nicomaqueia: eudonismo racional. A finalidade ultima desse eudonismo a contemplao, Livro X. Por conta disso, no se pode conciliar plenamente a unidade da virtude com a multiplicidade das virtudes, porque cada uma ao mesmo tempo o seu fim em si e meio para atingir a contemplao. Por outro lado, e ainda diferentemente de Plato, no se pode separar a vida ativa e a vida contemplativa. Participando do prazer eterno o filsofo, ao contemplar obedece sua natureza racional, cumprindo, o mais completamente possvel

ao homem, o seu dever de ser feliz. Mas a tica aristotlica passa ainda por outro plo, a vida humana baseada nas relaes intersubjetivas da amizade, como condio necessria e indispensvel para uma vida feliz, devendo acompanhar todo o agir moral. A importncia de sua filosofia adquiriu influncia no pensamento cristo. Como no caso de So Toms de Aquino que no seu pensamento teolgico, aproveita a sistematizao do Estagirita. Bem como, no ocidente, do perodo clssico at o sculo XVIII e permanece at os nossos dias. BIBLIOGRAFIA ARISTTELES, tica a Nicmano. Coleo obra-prima de cada autor. ARISTOTE. thique a Nicomaque. Trad. J. Tricot. Paris: J. Vrin, 1994. (Librairie Philosophique J. Vrin). ARISTOTE. La Politique. Trad. J. Tricot. Paris: J. Vrin, 1995. (Librairie Philosophique J. Vrin). COMTE-SPONVILLE, Andr. Pequeno tratado das grades virtudes. So Paulo: Martins Fontes, 1995. FRONDIZI, Risieri. Qu son los valores? Introduccin a la axiologa. 4a ed. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1968. GNTHER, Klaus. The Sense of Appropriateness. New York: State University of New York, 1993. KOHLBERG, Lawrence. Psicologia del desarrollo moral. Bilbao: Descle de Brouwer, 1992. LEAR, Jonathan. Aristteles. Madrid: Alianza, 1994. REALE, Giovanni. Histria da Filosofia Antiga. So Paulo: Loyola, 1994. vol. 5. TRICOT, J. Notes. In ARISTOTE. thique a Nicomaque. Trad. J. Tricot. Paris: J. Vrin, 1994. VAZ, Henrique Cludio de Lima. Escritos de Filosofia II: tica e Cultura. 2a ed. So Paulo: Loyola, 1993. VIEHWEG, Theodor. Topik und Jurisprudenz. 5a Auf. Mnchen: C. H. Beck, 1974.

[1] Ms em Filosofia pela UECE (Universidade Estadual do Cear) [2] Aristteles, tica a Nicmaco, Martin Claret, p. 173 [3] . Aristteles. tica a Nicmaco, Martin Claret, p.206 [4]. Aristteles. tica a Nicmaco. Martin Claret. p.203 [5] O conhecimento cientfico um juzo das coisas universais e necessrias. Aristteles, tica a Nicmaco, Martin Claret, p. 133

Vous aimerez peut-être aussi