Vous êtes sur la page 1sur 12

Conveno Europeia para a proteco dos animais de companhia

DIRIO DA REPBLICA
I SRIE-A - No 86 - 13-4-1993

CONVENO EUROPEIA PARA A PROTECO DOS ANIMAIS DE COMPANHIA


Prembulo Os Estados membros do Conselho da Europa, signatrios da presente Conveno: Considerando que o objectivo do Conselho da Europa conseguir uma unio mais estreita entre os seus membros; Reconhecendo que o homem tem uma obrigao moral de respeitar todas as criaturas vivas e tendo presentes os laos particulares existentes entre o homem e os animais de companhia; Considerando a importncia dos animais de companhia em virtude da sua contribuio para a qualidade de vida e, por conseguinte, o seu valor para a sociedade; Considerando as dificuldades resultantes da grande variedade de animais que o homem possui; Considerando os riscos inerentes ao superpovoamento animal para a higiene, a sade e a segurana do homem e dos outros animais; Considerando que a posse de espcimes da fauna selvagem, enquanto animais de companhia, no deve ser encorajada; Conscientes das diferentes condies que regulamentam a aquisio, a posse, a criao a ttulo comercial ou no, a cesso e o comrcio de animais de companhia; Conscientes de que as condies de posse dos animais de companhia nem sempre permitem promover a sua sade e bem-estar;

Verificando que as atitudes relativamente aos animais de companhia variam consideravelmente, por vezes devido falta de conhecimentos ou de conscincia; Considerando que uma atitude e uma prtica fundamentais comuns tendentes a uma conduta responsvel por parte dos proprietrios de animais de companhia so no s um objectivo desejvel mas tambm realista; acordaram no seguinte:

CAPTULO I Disposies gerais Artigo 1 Definies 1 Entende-se por animal de companhia qualquer animal possudo ou destinado a ser possudo pelo homem, designadamente em sua casa, para seu entretenimento e enquanto companhia. Entende-se por comrcio de animais de companhia o conjunto de transaces praticadas de forma regular, em quantidades substanciais e com fins lucrativos, implicando a transferncia da propriedade desses animais. Entende-se por criao e manuteno de animais de companhia, a ttulo comercial, a criao e a manuteno praticadas principalmente com fins lucrativos e em quantidades substanciais. Entende-se por abrigo para animais um estabelecimento com fins no lucrativos onde os animais de companhia podem ser mantidos em nmero substancial. Sempre que a legislao nacional e ou medidas administrativas o permitam, um tal estabelecimento pode acolher animais vadios. Entende-se por animal vadio qualquer animal de companhia que no tenha lar ou que se encontre fora dos limites do lar do seu proprietrio ou detentor e no esteja sob o controlo ou vigilncia directa de qualquer proprietrio ou detentor. Entende-se por autoridade competente a autoridade designada pelo Estado membro. Artigo 2 Campo de aplicao e execuo 1 As Partes comprometem-se a tomar as medidas necessrias para pr em execuo as disposies da presente Conveno no que se refere: a) Aos animais de companhia possudos por uma pessoa singular ou colectiva em qualquer lar, em qualquer estabelecimento que se dedique ao comrcio ou criao e

2-

3 -

4-

5-

6-

manuteno a ttulo comercial desses animais, bem como em qualquer abrigo para animais; b) 23Se for o caso, aos animais vadios.

Nenhuma disposio da presente Conveno prejudica a execuo de outros instrumentos para a proteco dos animais ou para a preservao das espcies selvagens ameaados. Nenhuma disposio da presente Conveno prejudica a faculdade das Partes de adoptar normas mais rgidas para assegurar a proteco dos animais de companhia ou de aplicar as disposies que se seguem a categorias de animais que no so expressamente mencionadas no presente instrumento.

CAPTULO II Princpios para a posse de animais de companhia Artigo 3 Princpios fundamentais para o bem-estar dos animais 12Ningum deve inutilmente causar dor, sofrimento ou angstia a um animal de companhia. Ningum deve abandonar um animal de companhia. Artigo 4 Posse 1 - Qualquer pessoa que possua um animal de companhia ou que tenha aceitado ocupar-se dele deve ser responsvel pela sua sade e pelo seu bem-estar. 2 Qualquer pessoa que possua um animal de companhia ou que dele se ocupe deve proporcionar-lhe instalaes, cuidados e ateno que tenham em conta as suas necessidades ecolgicas, em conformidade com a sua espcie e raa, e, nomeadamente: a) Fornecer-lhe, em quantidade suficiente, a alimentao e a gua adequadas; b) Dar-lhe possibilidades de exerccio adequado; c) Tomar todas as medidas razoveis para no o deixar fugir. 3 - Um animal no deve ser possudo como animal de companhia se: a) As condies referidas no anterior n 2 no forem preenchidas; ou

b)

Embora essas condies se encontrem preenchidas, o animal no possa adaptar-se ao cativeiro. Artigo 5 Reproduo

Qualquer pessoa que seleccione um animal de companhia para a reproduo deve ter em conta as caractersticas anatmicas, fisiolgicas e de comportamento que possam pr em perigo a sade ou o bem-estar da cria ou da fmea. Artigo 6 Limite de idade para a aquisio Nenhum animal de companhia deve ser vendido a pessoas com menos de 16 anos sem o consentimento expresso dos pais ou de outras pessoas que exeram o poder paternal.

Artigo 7 Treino Nenhum animal de companhia deve ser treinado de modo prejudicial para a sua sade ou o seu bem-estar, nomeadamente forando-o a exceder as suas capacidades ou fora naturais ou utilizando meios artificiais que provoquem ferimentos ou dor, sofrimento ou angstia inteis. Artigo 8 Comrcio, criao e manuteno a ttulo comercial, abrigos para animais 1 - Qualquer pessoa que, no momento da entrada em vigor da Conveno, se dedique ao comrcio ou, a ttulo comercial, criao ou manuteno de animais de companhia ou que dirija um abrigo para animais deve, num prazo apropriado, a determinar por cada uma das Partes, declar-lo autoridade competente. Qualquer pessoa que tencione dedicar-se a uma destas actividades deve declarar esta inteno autoridade competente. 2 - Esta declarao deve indicar: a) As espcies de animais de companhia que so ou sero envolvidas; b) A pessoa responsvel e os seus conhecimentos; c) Uma descrio das instalaes e equipamentos que so ou sero utilizados.

3 - As actividades acima referidas apenas podem ser exercidos desde que: a) A pessoa responsvel possua os conhecimentos e a aptido necessrios ao exerccio desta actividade, quer devido a formao profissional, quer a experincia suficiente com animais de companhia; b) As instalaes e os equipamentos utilizados para a actividade satisfaam as exigncias indicadas no artigo 4. 4 - Com base na declarao feita de acordo com o disposto no n1, a autoridade competente deve determinar se as condies referidas no n3 se encontram ou no preenchidas. No caso de no estarem preenchidas de modo satisfatrio, a autoridade competente deve recomendar medidas e, se tal for necessrio para a proteco dos animais, proibir o incio ou a continuao da actividade. 5 - A autoridade competente deve, em conformidade com a legislao nacional, controlar se as condies acima referidas se encontram ou no preenchidas. Artigo 9 Publicidade, espectculos, exposies competies e manifestaes similares 1 - Os animais de companhia no podem ser utilizados em publicidade, espectculos, exposies, competies ou manifestaes similares, excepto se: a) O organizador tiver criado as condies necessrias para que esses animais sejam tratados de acordo com as exigncias do artigo 4, n2; A sua sade e bem-estar no forem postos em perigo.

b)

2 - Nenhuma substncia deve ser administrada a um animal de companhia, nenhum tratamento deve ser-lhe aplicado, nem nenhum processo deve ser utilizado a fim de aumentar ou de diminuir o nvel natural das suas capacidades: a) b) No decurso de competies; ou Em qualquer outro momento, se tal puder constituir um risco para a sade ou para o bem-estar desse animal. Artigo 10 Intervenes cirrgicas 1 - As intervenes cirrgicas destinadas a modificar a aparncia de um animal de companhia ou para outros fins no curativos devem ser proibidas e, em especial: a) O corte da cauda;

b) O corte das orelhas; c) A seco das cordas vocais; d) A ablao das unhas e dos dentes. 2 - Apenas podem ser autorizadas excepes a estas proibies: a) Se um veterinrio considerar necessria uma interveno no curativa, quer por razes de medicina veterinria, quer no interesse de um dado animal; Para impedir a reproduo.

b)

3 - a) As intervenes no decurso das quais o animal sofrer ou poder sofrer dores considerveis apenas devem ser efectuadas sob anestesia e por um veterinrio ou sob o seu controlo. c) As intervenes que no necessitem de anestesia podem ser efectuadas por uma pessoa competente nos termos da legislao nacional.

Artigo 11 Abate 1 - Apenas um veterinrio ou outra pessoa competente pode abater um animal de companhia, excepto em caso de urgncia para pr fim ao sofrimento de um animal e sempre que a assistncia de um veterinrio ou de outra pessoa competente no possa ser obtida rapidamente ou em qualquer outro caso de urgncia previsto pela legislao nacional. O abate deve ser efectuado com o mnimo de sofrimento psquico e moral, tendo em conta as circunstncias. O mtodo escolhido, excepto em caso de urgncia, deve: a) b) Quer provocar uma perda de conscincia imediata, seguida da morte; Quer comear pela administrao de uma anestesia geral profunda, seguida de um processo que causar morte certa.

A pessoa responsvel pelo abate deve certificar-se de que o animal est morto antes da eliminao da sua carcaa. 2 - So proibidos os seguintes mtodos de abate: a) Afogamento e outros mtodos de asfixia, se no produzirem os efeitos referidos no n1, alnea b);

b)

Utilizao de qualquer veneno ou droga cuja dosagem e aplicao no possam ser controladas de modo a obter os efeitos referidos no n1; Electrocusso, a menos que seja precedida da perda imediata de conscincia.

c)

CAPTULO III Medidas complementares relativas aos animais vadios Artigo 12 Reduo do nmero de animais vadios Sempre que uma Parte considere que o nmero de animais vadios constitui, para essa Parte, um problema, deve tomar as medidas legislativas e ou administrativas necessrias para reduzir o seu nmero atravs de mtodos que no causem dor, sofrimento ou angstia evitveis. a) Tais medidas devem implicar que: i) Se esses animais forem capturados, isso seja feito com um mnimo de sofrimento fsico e moral, tendo em conta a natureza do animal; Quando animais capturados forem retidos ou mortos, isso seja feito em conformidade com os princpios constantes da presente Conveno.

ii)

b)

As Partes comprometem-se a providenciar: i) A identificao permanente dos ces e dos gatos por meios apropriados que apenas provoquem dor, sofrimento ou angstia ligeiros ou passageiros, tais como a tatuagem, bem como a inscrio dos nmeros num registo, acompanhada dos nomes e moradas dos proprietrios; A reduo da reproduo no planificada dos ces e dos gatos, encorajando a sua esterilizao; O encorajamento da pessoa que tenha encontrado um co ou um gato vadio a comunicar tal facto autoridade competente. Artigo 13 Excepes para a captura, deteno e abate

ii)

iii)

As excepes aos princpios constantes da presente Conveno relativamente captura, deteno e abate dos animais vadios no devem ser permitidas, excepto quando forem inevitveis no mbito de programas governamentais de controlo de doenas.

CAPTULO IV Informao e educao Artigo 14 Programas de informao e de educao As Partes comprometem-se a encorajar o desenvolvimento de programas de informao e de educao para promover, entre as organizaes e indivduos envolvidos na posse, criao, treino, comrcio e manuteno de animais de companhia, a tomada de conscincia e o conhecimento das disposies e princpios da presente Conveno. Nesses programas, deve ser chamada a ateno, nomeadamente, para os seguintes pontos: a) O treino de animais de companhia para fins comerciais ou de competio ser feito por pessoas com os conhecimentos e a competncia adequados; A necessidade de desencorajar: i) A oferta de animais de companhia a pessoas com menos de 16 anos sem o consentimento expresso dos pais ou de outras pessoas que exeram o poder paternal; A oferta de animais de companhia como prmios, recompensas ou bnus; A reproduo no planificada dos animais de companhia;

b)

ii) iii) c)

As eventuais consequncias negativas, para a sade e bem-estar dos animais selvagens, da sua aquisio ou utilizao como animais de companhia; Os riscos resultantes da aquisio irresponsvel de animais de companhia que conduza a um aumento do nmero de animais no desejados e abandonados. CAPTULO V Consultas multilaterais Artigo 15 Consultas multilaterais

d)

1 - As Partes procedem, num prazo de cinco anos aps a entrada em vigor da presente Conveno, e, posteriormente, de cinco em cinco anos, e, de qualquer modo, sempre que uma maioria dos representantes das Partes o solicite, a consultas multilaterais no seio do Conselho da Europa para examinar a aplicao da Conveno, bem como a oportunidade da

sua reviso ou de um alargamento de algumas das suas disposies. Estas consultas tero lugar no decurso de reunies convocadas pelo Secretrio-Geral do Conselho da Europa. 2 - As Partes tm o direito de designar um representante para participar nestas consultas. Qualquer Estado membro do Conselho da Europa que no Parte na Conveno tem o direito de se fazer representar nestas consultas por um observador. 3 - Aps cada consulta, as Partes submetem ao Comit de Ministros do Conselho da Europa um relatrio sobre a consulta e sobre o funcionamento da Conveno, nele incluindo, caso o considerem necessrio, propostas tendentes alterao dos artigos 15 a 23 da Conveno. 4 - Sob reserva das disposies da presente Conveno, as Partes estabelecem o regulamento interno das consultas. CAPTULO VI Alteraes 1 - Qualquer alterao aos artigos 1 a 14, proposta por uma Parte ou pelo Comit de Ministros, comunicado ao Secretrio-Geral do Conselho da Europa e transmitida, por seu intermdio, aos, Estados membros do Conselho da Europa, a qualquer Parte e a qualquer Estado convidado a aderir Conveno de acordo com o disposto no artigo 19. 2 - Qualquer alterao proposta em conformidade com o disposto no nmero anterior examinada, nunca antes de dois meses aps a data da sua transmisso pelo SecretrioGeral, numa consulta multilateral onde essa alterao pode ser adoptada por uma maioria de dois teros das Partes. O texto adoptado comunicado s Partes. 3 - No termo de um prazo de 12 meses aps a sua adopo numa consulta multilateral, qualquer alterao entra em vigor, a menos que uma das Partes tenha notificado objeces. CAPTULO VIl Disposies finais Artigo 17 Assinatura, ratificao, aceitao, aprovao A presente Conveno est aberta assinatura dos Estados membros do Conselho da Europa. Ser submetida a ratificao, aceitao ou aprovao. Os instrumentos de ratificao, de aceitao ou de aprovao sero depositados junto do Secretrio-Geral do Conselho da Europa. Artigo 18 Entrada em vigor

1 - A presente Conveno entrar em vigor no primeiro dia do ms seguinte ao termo de um prazo de seis meses aps a data em que quatro Estados membros do Conselho da Europa tiverem expressado o seu consentimento em ficarem vinculados pela Conveno em conformidade com as disposies do artigo 17 2 - Para qualquer Estado membro que expresse posteriormente o seu consentimento em ficar vinculado pela Conveno, es ta entrar em vigor no primeiro dia do ms seguinte ao termo de um prazo de seis meses aps a data do depsito do instrumento de ratificao, de aceitao ou de aprovao.

Artigo 19 Adeso de Estados no membros 1 - Aps a entrada em vigor da presente Conveno, o Comit de Ministros do Conselho da Europa poder convidar qualquer Estado no membro do Conselho da Europa a aderir presente Conveno por deciso tomada pela maioria prevista no artigo 20.1, alnea d), do Estatuto do Conselho da Europa e por unanimidade dos representantes dos Estados Contratantes com direito de assento no Comit de Ministros. 2 - Para qualquer Estado aderente, a Conveno entrar em vigor no primeiro dia do ms seguinte ao termo de um prazo de seis meses aps a data de depsito do instrumento de adeso junto do Secretrio-Geral do Conselho da Europa. Artigo 20 Clusula territorial 1 - Qualquer Estado pode, no momento da assinatura ou no momento do depsito do seu instrumento de ratificao, de aceitao, de aprovao ou de adeso, designar o territrio ou os territrios aos quais se aplicar a presente Conveno. 2 - Qualquer Parte pode, em qualquer momento posterior, mediante declarao dirigida ao Secretrio-Geral do Conselho da Europa, alargar a aplicao da presente Convenao a qualquer outro territrio designado na declarao. A Conveno entrar em vigor relativamente a esse territrio no primeiro dia do ms seguinte ao termo de um prazo de seis meses aps a data de recepo da declarao pelo Secretrio-Geral. 3 - Qualquer declarao feita nos termos dos dois nmeros anteriores pode ser retirada, relativamente a qual quer territrio nela designado, mediante notificao dirigida ao Secretrio-Geral. A retirada produzir efeito no primeiro dia do ms seguinte ao termo de um prazo de seis meses aps a data de recepo da notificao pelo Secretrio-Geral. Artigo 21

Reservas 1 - Qualquer Estado pode, no momento da assinatura ou no momento do depsito do seu instrumento de ratificao, de aceitao, de aprovao ou de adeso, declarar que faz uso de uma ou vrias reservas relativamente ao artigo 6.1 e alnea a) do n.I 1 do artigo 10.' Nenhuma outra reserva pode ser feita. 2 - Qualquer Parte que tenha formulado uma reserva nos termos do nmero anterior pode retirla, no todo ou em parte, mediante notificao dirigida ao Secretrio-Geral do Conselho da Europa. A retirada produzir efeito na data de recepo da notificao pelo Secretrio-Geral. 3 - A Parte que tenha formulado uma reserva relativamente a uma disposio da presente Conveno no pode exigir a aplicao dessa disposio por uma outra Parte; pode, contudo, se a reserva for parcial ou condicional, exigir a aplicao dessa disposio na medida em que ela prpria a tenha aceitado. Artigo 22 Denncia 1 - Qualquer Parte pode, em qualquer momento, denunciar a presente Conveno mediante notificao dirigida ao Secretrio-Geral do Conselho da Europa. 2 - A denncia produzir efeito no primeiro dia do ms seguinte ao termo de um prazo de seis meses aps a data de recepo da notificao pelo Secretrio-Geral. Artigo 23 Notificaes O Secretrio-Geral do Conselho da Europa notificar os Estados membros do Conselho e qualquer Estado que tenha aderido presente Conveno ou que tenha sido convidado a fazlo: a) b) De qualquer assinatura; Do depsito de qualquer instrumento de ratificao, de aceitao, de aprovao ou de adeso; De qualquer data de entrada em vigor da presente Conveno em conformidade com os artigos 18, 19 e 20; De qualquer outro acto, notificao ou comunicao relacionados com a presente Conveno.

c)

d)

Em f do que os abaixo assinados, devidamente autorizados para o efeito, assinaram a presente Conveno.

Feito em Estrasburgo, a 13 de Novembro de 1987, em francs e em ingls, fazendo os dois textos igualmente f, num nico exemplar, que ser depositado nos arquivos do Conselho da Europa. O Secretrio-Geral do Conselho da Europa enviar uma cpia autenticada a cada um dos Estados membros do Conselho da Europa e a qualquer Estado convidado a aderir presente Conveno. Rombaut van Crombrugge. Erling V. Quaade. Nicolaos Diamantopoulos. Paolo Massimo Antici. Paul Faber Vincent Bruyns. Roald Knoph Lus Octvio Roma de Albuquerque.

Vous aimerez peut-être aussi