Vous êtes sur la page 1sur 28

1

Plano de Emergncia
Manual do HUCFF prope aes coordenadas para imprevistos

Esquemas do Plano de Emergncia esto visveis no HUCFF

Visualizao fcil para comunidade hospitalar

O Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho/UFRJ, est localizado na Cidade Universitria, Ilha do Fundo. Ocupa uma rea de 220.000 m2, distando aproximadamente 14 Km do centro da cidade do Rio de Janeiro. Inaugurado oficialmente em maro de 1978, o HUCFF foi projetado poca para ser o maior da Amrica Latina. Pelo o conjunto de suas instalaes - e o nmero expressivo de sua populao ativa, constitudo de pacientes internados, funcionrios, alunos, professores, prestadores, visitantes, representantes e de milhares de usurios/dia que por aqui transitam -, criou-se a necessidade da implantao de um PLANO DE EMERGNCIA com normas especficas, que devero compor um s sistema, estabelecendo e padronizando mtodos desde o mais alto escalo de planejamento at o mais baixo nvel de execuo da Instituio. Reproduzido quase que na ntegra aqui, o Plano de Emergncia do HUCFF tem onze captulos fundamentais, disponibilizados no ndice abaixo. CONSIDERAES GERAIS GENERALIDADES PLANO DE EMERGNCIA HOSPITALAR PLANO PARA DESASTRES NATURAIS PLANO DE INCNDIO NAS INSTALAES PLANO DE ABANDONO DO HUCFF RECOMENDAES GERAIS EM CASO DE EMERGNCIA POR INCNDIO INSTRUES DE MANUSEIO DOS TIPOS DE EXTINTORES DE INCNDIO PLANO PARA ARTIGOS PERIGOSOS CADERNO DE ESPECIFICAO DAS CLASSES DE ARTIGOS PERIGOSOS PLANO PARA ARTIGOS PERIGOSOS

CONSIDERAES GERAIS
1.1 - OBJETIVO DO PLANO
Englobar os procedimentos que devem ser seguidos pelo pessoal envolvido em situaes de emergncia e condies anormais, no mbito do HUCFF, visando: Definir atribuies; Delimitar as reas de atuao de responsabilidade dos rgos integrantes do PLEM; Facilitar a interao de todas as entidades participantes; Possibilitar um arrolamento dos recursos humanos e materiais necessrios as diversas situaes; Otimizar as operaes, a fim de que se obtenha imediata resposta a todas as emergncias e outras condies anormais, com a finalidade de minimizar danos pessoais e materiais; Permitir, no mais breve perodo de tempo, que o Hospital volte ao seu funcionamento normal.

1.2 - INTRODUO
A reunio de todos os procedimentos num s Plano de Emergncia para enfrentar as mais diversas situaes anormais que podem surgir em um Hospital como o HUCFF, necessria a fim de concentrar os esforos - no permitindo uma pulverizao dos recursos existentes, os quais na maioria das vezes so insuficientes - e possibilitar um tempo de resposta que esteja dentro dos padres internacionais. Contudo para que seja possvel alcanar nossos objetivos, faz-se necessrio, alm da dedicao geral, um sistema onde todos conheam suas atribuies, quais os recursos alocados disposio dos participantes e quais os limites de atuao de cada um. Por isso, o Plano deve ser suficientemente detalhado, flexvel, prever alternativas e conhecido nos seus mnimos detalhes por todos os que colaboram na tarefa de executa-lo, havendo a necessidade da integrao total dos Planos de todos os rgos envolvidos. Reconhecemos que nem toda a situao de emergncia pode ser conhecida com antecipao, mas se alguma evoluir diferentemente do que o previsto o Diretor Geral ou seu representante Legal, poder adaptar-se e / ou modificar procedimentos preconizados, a fim de controlar a situao desde que no sejam contrariadas as prescries regulares aprovadas, bem como a legislao em vigor para os diferentes tipos de emergncias.

1.3 - TREINAMENTO DE PESSOAL


A eficcia no atendimento s Emergncias e outras situaes anormais no Hospital, estar diretamente relacionada com o treinamento do pessoal. Por maiores que sejam os recursos colocados disposio, se no houver uma conscientizao em todos os nveis sobre a necessidade de treinamento, no se poder obter o rendimento desejado. Em conseqncia da diversificao humana existente numa comunidade hospitalar e de sua complexidade, o programa de treinamento deve ser o mais objetivo possvel, repetitivo na medida das necessidades e coroado com treinamentos simulados, onde todos os envolvidos possam, alm de colocar em prtica os ensinamentos, conhecerem as dificuldades e as limitaes imposta a todos que participam de atividade desse tipo.

1.4 - COMISSO DE INVESTIGAO DE ACIDENTES - ESTRUTURA BSICA

3
A Comisso de Investigao de Acidentes - CIA constituda pelos seguintes rgos e elementos: a) CONSELHO GESTOR DO HUCFF: Grupo constitudo de sete membros da Diretoria. b) COMISSO DE EMERGNCIA: Grupo de ao constitudo na ocasio da emergncia. c) SEO DE VIGILNCIA: Responsvel pela segurana patrimonial do HUCFF. d) ASSESSORIA PARA ASSUNTOS LEGAIS: Representante da Direo Geral do HUCFF. e) SERVIO DE SADE E SEGURANA DO TRABALHO: Representante da segurana e sade do trabalhador nos ambientes de trabalho. f) DIVISO DE ENGENHARIA: Responsvel pela manuteno, infra-estrutura e conservao predial. g) DIVISO DE ENFERMAGEM: Responsvel pelos cuidados do doente e/ou paciente. h) COMISO DE DIREITO DO PACIENTE: Representante dos direitos dos pacientes. i) ELEMENTO CREDENCIADO: Pessoa habilitada para exercer funes especficas de preveno e de investigao de acidentes e de incidentes dentro da rea especfica para qual foi qualificado.

GENERALIDADES
O PLANO DE EMERGNCIA (PLEM) o documento institudo e administrado pelo HUCFF no complexo hospitalar, elaborado pelo grupo para enfrentando de situaes de emergncias, com a finalidade de orientar a execuo das aes a serem desencadeadas, no caso de ocorrerem anormalidades, assegurando a eficincia das aes por parte dos seus integrantes e resguardando a conformidade com as normas vigentes, recomendando tambm a incluso em um nico documento, de todos os procedimentos para as diversas modalidades de emergncia que possam ocorrer em um hospital, conforme dispe o CBA / MS/ MT/ ABNT.

2.1 - APLICAES DO PLEM


O PLEM SER APLICADO NAS SEGUINTES ANORMALIDADES NO AMBIENTE HOSPITALAR EMERGNCIAS INTERNAS a) Presena de fogo, fumaa ou vapores irritantes; b) Interrupo do fornecimento de energia eltrica, gua ou gs; c) Interrupo nos sistemas de gases medicinais, ar comprimido e vcuo; d) Exploses; e) Invaso de delinqentes; f) Seqestro de pacientes internados; g) Contaminao por materiais radioativos ou txicos. EMERGNCIAS EXTERNAS a) Acidentes por meios de transporte: Trfego areo; Trfego urbano, "ruch"; Ferrovirias; b) Inundaes; c) Epidemias; d) Interrupo no fornecimento de energia eltrica; e) Contaminao ambiental por materiais perigosos: Radiao; Produtos txicos;

4
f) Incndios de grandes propores em edifcios, instalaes industriais ou nos meios de transportes de massa.

NOTA 1 Existem, alm das emergncias citadas neste Plano de Emergncia, outras situaes anormais que podem ocorrer no mbito do Hospital, as quais tambm envolvem diversos rgos, pessoas e atividades existentes no complexo hospitalar, bem como externas e que podem ser acionadas em caso de necessidade. Porm, por serem ocorrncias eminentes de cunho de segurana, essas situaes, bem como providncias a serem tomadas quando de seu acontecimento, esto discriminadas nas partes especficas do Plano de Segurana da SEVIG / HUCFF. Se durante um acontecimento citado naquele documento da SEVIG, houver a evoluo para uma situao de emergncia (Ex: seqestro de pacientes internados), sero tomadas as providncias previstas na parte especficas do presente Plano, passando a serem utilizados ambos os documentos, para que sejam sanados os problemas advindos das anormalidades. Todas as atividades de emergncia do hospital, para atingirem os seus objetivos, devem concentrar e centralizar a coordenao e controle em uma s pessoa, a fim de que os elementos e recursos empregados na operao sejam aproveitados de maneira eficaz e racional, elevando ao mximo seu rendimento. Esta pessoa receber a denominao de PCM Posto de Coordenao Mvel. No HUCFF, o Centro de Operaes de Emergncias (COE) o rgo previsto para essa finalidade, e mantido em permanente prontido durante 24 h do dia, para controlar as comunicaes por ocasio de emergncias. A coordenao de todas as situaes prevista em cada parte do Plano e dever ser exercida pelo Diretor Geral do HUCFF ou o seu Substituto Legal ou o Gerente da rea de Preveno e Acidentes, com o apoio do Centro de Operaes e Emergncias (COE), o qual lhe proporcionar recursos para centralizao e controle das operaes. A coordenao ser composta pelo Chefe de Equipe de Emergncia, pelo Supervisor de Enfermagem, funcionrios plantonistas do Setor de Operao e Manuteno, Inspetor de Vigilncia e pelo agente de Segurana do Trabalho.

2.2 - COMISSO DE EMERGNCIAS (CE)


Para estabelecer os entendimentos prvios entre os rgos integrantes do PLEM, o Diretor Geral do HU institui a Comisso de Emergncia (CE), composta por representantes de todos os elementos previstos para integr-la. As peculiaridades relativas COMISSO DE EMERGNCIA foram estabelecidas pelo Diretor Geral do HUCFF no ato de sua instituio, a saber: Estabelecer as rotinas para mobilizao rpida, ordenada e eficiente dos recursos e pessoal mdico e paramdico que sero aplicados no caso de emergncia; Identificar as organizaes, servios hospitalares e voluntariados que iro ser convocados a participar do apoio ao Plano de Emergncia; Coordenar as aes dos demais grupos envolvidos no PLEM.

2.3 - GRUPOS INTEGRANTES DO PLANO


COORDENAO: Chefe de Equipe, Supervisor de Enfermagem, S.O.M., Inspetor da Vigilncia e o Segurana Trabalho;

O GRUPO DE ATUAO SER COMPOSTA POR: Brigada de Incndio, Inspetor de Vigilncia, S.O.M. e Enfermagem; GRUPO DE APOIO: Central telefnica, Vigilantes, S.O.M., Controle dos Elevadores, Serv. Emergncia Mdica e Ascensoristas.

2.4 - ORGOS INTEGRANTES DO PLEM


Para a execuo das aes previstas no PLEM, conforme a estrutura organizacional do HUCFF e de outras organizaes. A seguir, os rgos e posies de trabalho que podem integrar o PLEM: 1) CENTRO DE OPERAO DE EMERGNCIAS (COE) Dependncia pertencente estrutura da SEVIG / HUCFF, onde so centralizadas e distribudas todas as comunicaes das emergncias. 2) COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES (CIPA) Comisso institucional do HUCFF, constituda segundo norma do MT regida pelo NR-5, responsvel pela implantao, manuteno e fiscalizao de Brigada de Incndio e preveno de acidentes. 3) SERVIO DE SEGURANA E SADE DO TRABALHADOR (SESSAT) Servio institucional pertencente DRH/HUCFF, composto de tcnicos, enfermeiras, mdicos e engenheiros de segurana do trabalho, responsveis pelo bem estar fsico e mental dos funcionrios do HUCFF, assim como nos diversos ambientes de trabalho. 4) DIVISO DE ENGENHARIA (DEG) Diviso integrada da estrutura do HUCFF composto por mo de obra especializada na rea de construo civil, responsvel pela manuteno e conservao predial atravs do Servio de Plano e Projetos e do Servio de Operao e Manuteno. 5) DIVISO DE COMUNICAO E MARKETING (DCM) Integrante da estrutura administrativa do HUCFF composta de Assessoria de Imprensa, Servios de Informao e Mdia, Divulgao e Eventos. 6) CORPO DE VOLUNTARIADOS DE EMERGNCIA (CVE) Grupamento de pessoas pertencentes comunidade hospitalar, treinados pela CE, CIPA e SESSAT para a atividade voluntria de prestao de primeiros socorros, em caso de emergncia, para auxiliar as equipes da Comisso de Emergncia Mdica e da rede mdica hospitalar. 7) ASSESSORIA PARA ASSUNTOS LEGAIS (AAL) Assessoria da Direo Geral para assuntos de cunho jurdico. 8) DIREO GERAL (DG) Responsvel pela Administrao Geral do Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho. 9) POSTO DE COORDENAO MVEL O posto de Coordenao Mvel (PCM) que ser estabelecido no local de emergncia. 10) SERVIO DE SALVAMENTO E COMBATE A INCNDIO (SSCI) Grupamento de bombeiros profissionais civis (BCP). esta rea compete combater o fogo nas instalaes e efetuar o salvamento de seus ocupantes, colocando as vtimas a uma distncia segura para serem atendidas pelos servios de pronto socorro. 11) ASSESSORIA COMERCIAL Assessoria da Direo Geral responsvel por todo o sistema de compra do HUCFF e Administrao de Bens Patrimonial. 12) DIVISO DE SADE DA COMUNIDADE (DSC) Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelos Servios de Emergncia, Ambulatrio, Admisso e Alta e Sade Coletiva. 13) DIVISO MDICA (DMD)

6
Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelos Servios de Hematologia, Anatomia Patolgica, Radiodiagnstico, Patologia Clnica, CTI, Clnicas Mdicas e Cirrgicas, entre outros. 14) DIVISO DE APOIO ASSISTENCIAL (DAA) Integrante do organograma do HUCFF responsvel pelos Servios de Nutrio e Diettica, Farmcia, Social e Documentao Mdica. 15) DIVISO DE ENFERMAGEM (DEN) Integrante do organograma do HUCFF responsvel pelos cuidados do paciente e dos Servios de Desenvolvimento, Materiais Esterelizados, Centro Cirrgico, Enfermagem de Internaes Clnicas e Cirrgicas. 16) DIVISO FINANCEIRA (DFN) Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelo controle financeiro do HUCFF composto pelos Servios de Administrao Financeira, Contabilidade e Custo. 17) DIVISO DE SADE SUPLEMENTAR Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelos programas de convnio na prestao de sade. 18) DIVISO DE RECURSOS HUMANOS Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelos Servios de Treinamento e Desenvolvimento e Administrao de Pessoal. 19) COMISSO DE INFECO HOSPITALAR Integrante do organograma do HUCFF tem como responsabilidade o controle de infeco hospitalar. 20) COORDENAO DE INFORMAO E REDE (CIR) Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pela implantao e manuteno do sistema integrado de informatizao 21) COORDENAO DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS (CAE) Integrante do organograma do HUCFF, responsvel por parte das atividades de ensino e de especializaes mdicas. 22) COORDENAO DE SERVIOS GERAIS (COSEG) Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelas Sees de Vigilncia, Elevadores, Rouparia, Zeladoria e Transporte externo. 23) COMISSES PERMANENTES Integrante do organograma do HUCFF, composta da comisso dos direitos dos pacientes e Comisso de Investigao Cientfica. 24) CONTROLADORIA Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelo cumprimento das normas no processo de compra e de aes emanadas da Direo Geral. 25) INSTITUTO DE DOENA DO TRAX Integrante do complexo hospitalar do HUCFF atua no tratamento e estudo das doenas respiratrias. 26) NCLEO DE ESTUDO DA SADE DA COMUNIDADE (NESC) Integrante do complexo hospitalar do HUCFF atua na pesquisa e ensino da sade pblica. 27) COMISSO DE INVESTIGAO DE ACIDENTES (CIA) Constituda por vrios rgos do PLEM do HUCFF, responsvel pelas Investigaes de Acidentes. 28) OUVIDORIA Integrante do organograma do HUCFF, responsvel pelo registro, encaminhamento e acompanhamento dos relatos de pacientes e acompanhantes. 29) FACULDADE DE MADICINA (FM) Unidade integrante das UFRJ responsvel pela graduao e ps-graduao nas reas Biomdicas. 30) REITORIA Administrao central da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

7
31) PREIFEITURA UNIVERSITRIA DA UFRJ Integrante da estrutura administrativa da UFRJ responsvel pela segurana, manuteno e conservao do campo universitrio. 32) POLCIA FEDERAL rgo do Ministrio da Justia nas atribuies de competncia policial, em reas de abrangncia federal. 33) POLCIA MILITAR Corporao Militar pertencente ao Governo Estadual, responsvel pela segurana das reas pblicas. 34) GUARDA MUNICIPAL rgo pertencente ao Governo Municipal, responsvel pela atuao como polcia administrativa nas vias pblicas municipais. 35) COMPANHIA DE ENGENHARIA DE TRNSITO (CET-RIO) rgo pertencente ao Governo Municipal, responsvel pela administrao, controle do fluxo e circulao nas vias pblicas municipais. 36) REDE MDICA HOSPITALAR Hospitais integrantes da rede federal, estadual e municipal que atuam atravs de suas equipes na prestao de primeiros socorros e remoo das vtimas de acidentes. 37) POLCIA CIVIL Organizao pertencente ao Governo Estadual, atravs dos rgos que o representam, para exercer as atividades em assuntos de sua competncia, como os de natureza pericial na ocorrncia de acidentes e outros previstos em lei, inclusive os de medicina legal. 38) CORPO DE BOMBEIROS Corporao militar do Governo Estado, responsvel pelo combate a incndio e salvamento nas reas urbanas e industriais; atua em conjunto com a Brigada de Incndio do HUCFF. 39) DEFESA CIVIL rgo pertencente ao Governo Estadual responsvel pela identificao e conteno de riscos existentes no meio-ambiente. 40) FORAS ARMADAS (EB/ MAER/ MM) rgo pertencente ao quadro do Poder Executivo Federal, responsvel pela manuteno de ordem nacional. 41) COMISSO DE ENERGIA NUCLEAR (CNEM) rgo pertencente ao Governo Federal, responsvel pelo controle e fiscalizao no manuseio de materiais radioativos.

2.5 - LOCAIS ESPECFICOS


PONTO DE ENCONTRO PARA RECURSOS EXTERNOS - PERE Local destinado para recepo dos recursos externos, destinados ao atendimento das Emergncias. Instalado na sada Z4 / SUBSOLO, no ptio / estacionamento, sempre que acionado pelo Centro de Operaes de Emergncia - COE. MORGUE - MORGUE Local (sala) destinada recepo de vtimas fatais, enquanto aguarda remoo. Localiza-se ao lado da portaria principal, no 1 andar. A chave da MORGUE encontra-se em poder do responsvel da SEVIG, que providenciar sua abertura sempre que necessrio. CAPACIDADE: 06 CORPOS PONTO DE ENCONTRO DOS CVEANOS - PECVE Local designado para os integrantes do Corpo de Voluntrios de Emergncia se reunirem quando convocados. Localizado no SESSAT, no 5 andar Ala F. PONTO DE REUNIO PARA IMPRENSA - PRI

8
Local (sala) destinada a recepo da Imprensa. Localizado no 1 andar, ao lado da portaria principal. PONTO DE CONCENTRAO DE SOBREVIVENTES E ATENDIMENTO A FAMILIARES - PCSAF Local destinado a todos os sobreviventes das emergncias e atendimento a familiares. Localizado na sada da triagem.

PLANO DE EMERGNCIA HOSPITALAR


No hospital, so as Emergncias Internas as que mais demandam preparao e um estado de prontido de todos os elementos responsveis, a fim de que minutos preciosos no se percam e, conseqentemente, vidas humanas. A Coordenao, o Comando e o Controle so as atividades bsicas que devem estar presentes em todas as fases de um Plano de Emergncia, desde a sua concepo, nos treinamentos e na execuo, devido complexidade das operaes e dos inmeros organismos participantes do processo. Neste Plano de Emergncia do HUCFF, so descritos os procedimentos gerais de responsabilidade dos participantes. Seu detalhamento deve ser cuidadosamente preparado com as atribuies de cada rgo, no se perdendo de vista a necessria coordenao, a fim de que esforos no sejam pulverizados com conseqncias danosas ao sucesso da misso.

3.1 - PROCEDIMENTO DE COMUNICAO


Sempre em que a infra-estrutura hospitalar estiver em situao de Emergncia, ser de responsabilidade de um membro responsvel do COE / SEVIG, a classificao dessa Emergncia em funo de sua gravidade. Solicitando o acionamento dos recursos de salvamento e de prestao de socorro disponveis no HUCFF, conforme a classificao da Emergncia.

3.2 - ATRIBUIES
De acordo com as necessidades inerentes a cada tipo de emergncia, envolver cada tipo de especialidade, como segue: CENTRO DE OPERAES DE EMERGNCIAS - COE Proceder de acordo com as normas especficas para a eventualidade e informar a ocorrncia com os dados j conhecidos, aos: a) Meio Telefnico - Diretor Geral, Supervisor de Enfermagem, Chefe do Servio de Operao e Manuteno, Inspetor de Vigilncia, Chefe do Servio de Emergncia e Engenheiro de Segurana do Trabalho; b) Meio Rdio ou outros contatos - Brigada de Combate a Incndio, Central Telefnica, Controle dos Elevadores, Servio de Emergncia Mdica, Enfermagem, S.O.M. e S.S.C.I. (bombeiros profissionais civis). Ao CENTRO DE OPERAES DE EMERGNCIAS - COE para esta operao so atribudas as seguintes responsabilidades: a) Funcionar como rgo Central de Comunicao e Controle de todas as aes exigidas na Emergncia; b) Deslocamento das viaturas do Corpo de Bombeiros do Estado ou outro externo para o local da reunio dos recursos secundrios; c) Orientar as viaturas que faro a escolta dos recursos externos para que aguardem a chegada dos mesmos no Ponto de Encontro de Recursos Externos, no ptio da sada Z4 no subsolo;

9
d) Manter contato permanente com o PCM, to logo seja sido ativado; e) Comunicar as condies de classificao da Emergncia (quando GRAVE) aos Hospitais e Entidades externas de auxlio, solicitando sua prontido ou, se necessrio, o envio de ambulncias e outros recursos ao HUCFF; f) Providenciar recursos materiais existentes no HUCFF, passveis de serem empregados na operao em coordenao com a Diviso de Engenharia / DEG; g) Informar ao Servio de Comunicao para a obteno de todos os dados disponveis tais como: Fotografias, desenhos, descries do acidente, para fins de Relatrio Tcnico; h) Relacionar as providencias tomadas, em ordem cronolgica, bem como todos os dados e informaes necessrias para a elaborao do Relatrio Tcnico; i) Gravar todas as comunicaes possveis; j) Preparar Relatrio do evento; k) Filmar, se possvel, toda a Emergncia DIRETOR GERAL DO HUCFF Compete ao Diretor Geral do HUCFF, ou o seu substituto legal, receber a comunicao da EMERGNCIA. - Assumir o Comando da Operao na rea do sinistro; - Convocar auxiliares para a rea do sinistro. SERVIO MDICO (HUCFF) - O Mdico plantonista, no horrio fora do expediente ou os mdicos do Servio de Emergncia, no horrio de expediente, assume a coordenao mdica das reas de triagem, estabilizao e evacuao da zona de sinistro, aps orientao do SSCI (Bombeiros Profissionais Civis) baseando-se pela direo do vento. - O Coordenador Mdico orienta a organizao da Zona de Sinistro, determinando as reas destinadas triagem e estabilizao das vtimas, segundo a sua gravidade e a rea de evacuao. Sero determinadas uma rea para observao das vtimas menos graves e outras para as vtimas fatais. Aps a diviso, estas reas devero ser sinalizadas com as devidas cores correspondentes s vtimas de prioridade I e prioridade II, nos locais pr-determinados. - medida que os recursos mdicos internos e externos forem chegando Zona de Sinistro, se apresentaro imediatamente ao coordenador mdico, que determinar a funo de cada um. - Se houver disponibilidade de mdicos, cada uma assumir uma rea determinada na Zona de Sinistro: Triagem mdica, rea de estabilizao de vtimas de prioridade I, II e III e rea de evacuao. - Caso no haja mdicos suficientes, o coordenador mdico poder designar para estas reas um auxiliar de enfermagem, ou o ceveano mais experiente que esteja atendendo emergncia. - Nenhuma vtima poder ser removida sem estar estabilizada e passar pela rea de evacuao, para que seja registrado o seu destino e, se possvel, sua identificao. Uma pessoa, designada pelo coordenador mdico, preencher o formulrio prprio para esta finalidade. A evacuao das vtimas dever seguir critrios de priorizao, de acordo com a sua gravidade. - Os responsveis pelas reas de estabilizao de vtimas, inclusive as de categoria III, devero estar atentos para a evoluo clnica de cada uma delas, pois podero ter seus quadros agravados ou melhorados. - O coordenador mdico ser identificado por um colete de cor branca com uma cruz vermelha na parte da frente e costas e a inscrio COORDENADOR MDICO, em letras vermelhas.

3.4 - SELEO E CLASSIFICAO DAS VTIMAS


Todas as vtimas devero ser classificadas segundo a sua gravidade. Esta triagem o primeiro procedimento realizado no atendimento emergncia. As vtimas sero classificadas em: NVEL DE PRIORIDADE CUIDADOS A SEREM TOMADOS IDENTIFICAO

10
PRIORIDADE I PRIORIDADE II PRIORIDADE III PRIORIDADE IV CUIDADOS IMEDIATOS CUIDADOS NO IMEDIATOS COR VERMELHA COR AMARELA

CUIDADOS S/ IMPORTNCIA CLNICA COR VERDE MORTOS COR PRETA

Aps a triagem e estabelecida a sua prioridade, a vtima ser identificada por uma tarjeta especial, modelo adotado internacionalmente pela ICAO, na qual constar, em sua parte mais inferior, a cor correspondente gravidade da vtima. Esta identificao ser feita por um ceveano, que preencher todos os campos da tarjeta. Estas tarjetas ficam na carreta de salvatagem.

3.5 - RECURSOS DISPONVEIS

RECURSOS INTERNOS
SERVIO MDICO: O Setor de Emergncia do HUCFF conta com um setor equipado com uma sala de trauma para atendimento de pacientes graves, com espao para trs macas. No perodo de expedientes haver sempre uma equipe formada por - Clnica Mdica: 02 staff e 02 residentes, Cirurgia Geral: 02 staff e 01 residente e Ortopedia: 02 staff e 03 residentes. O funcionrio administrativo permanecer no setor e ajudar no cadastro das vtimas. CORPO VOLUNTRIO DE EMERGNCIA - CVE: So funcionrios da comunidade do HUCFF, especialmente treinados para auxiliar as equipes mdicas no socorro s vitimas de uma emergncia. So acionados, em casos de emergncias graves e se encaminham para o Ponto de Encontro de Ceveanos, previamente estabelecido no PLEM. SERVIO DE SALVAMENTO E COMBATE A INCNDIO - SSCI: So bombeiros profissionais civis, especialmente treinados para realizar salvamentos e combater princpios de incndios, at que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro chegue para dar continuidade ao combate. Esto totalmente equipados para dar qualquer suporte a nvel emergencial. BRIGADISTAS DE COMBATE A INCNDIO: So funcionrios da comunidade do HUCFF, especialmente treinados para auxiliar as equipes de bombeiros profissionais civis para realizar os primeiros combates focos iniciais de incndios, at que o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro chegue para dar continuidade ao combate. No possuem equipamentos especficos, logo no devem se envolver demasiadamente com o sinistro.

RECURSOS EXTERNOS
Fazem parte dos recursos externos, todas as organizaes competentes do Plano de Emergncia, que podero participar direta ou indiretamente do atendimento emergncia. HOSPITAL DA FORA AREA DO GALEO (HFAG) Localizado fora dos limites do HUCFF, na estrada do Galeo, participa de emergncia como recurso externo. O HFAG possui Plano de Emergncia que prev o acionamento de equipes. O hospital dever receber vtimas graves, inclusive queimados, j que possui Centro de Tratamento de Queimados, dentro de sua capacidade de atendimento. REDE HOSPITALAR DO SUS - HOSPITAL GERAL DE BONSUCESSO Hospital de grande porte, localizado na Av. Brasil, em Bonsucesso, de fcil acesso partir do HUCFF. Dever receber vtimas graves, dentro de sua capacidade fsica. HOSPITAL MUNICIPAL PAULINO WERNECK Hospital da rede pblica municipal, localizado no Cacuia e que absorveu o Posto de Assistncia Mdica (PAM) Governador. Possui ambulncias com equipes mdicas. Acionados em casos graves devero se dirigir para a zona de sinistro, apresentando-se ao coordenador mdico, que definir a sua atuao, seja no atendimento ou remoo de vtimas.

11
COMANDO DA AERONUTICA - 3/8 GT Baseado no Campo dos Afonsos, o grupamento possui helicpteros Super Puma, que sero utilizados no transporte das vtimas graves. Sero acionados, somente em casos graves e estaro operacionais com os seguintes tempo-respostas: a) De 2 a 6 feira - das 08:00 s 16:00h (tempo de mobilizao de 20 min.) b) Sbados e domingos - Antes das 08:00 e aps as 16:00h (tempo de mobilizao de 180 min.) CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Baseado na Estrada do Galeo, participar da emergncia com ambulncia tipo UTI e equipe mdica. Acionados em casos graves, dirigir-se- ao ponto de encontro de recursos externos, no ptio da sada Z4 (poeiro/subsolo). INSTITUITO MDICO LEGAL - IML Participar da emergncia como elo legal referente aos procedimentos de autpsia e liberao de cadveres. SISTEMA DE SALVAMENTO E COMBATE A INCENDIO DO GALEO - SSCI Situado no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Galeo, participar da emergncia sempre que for solicitado em casos emergenciais, dirigindo-se ao ponto de encontro de recursos externos, no ptio da sada Z4 (poeiro/subsolo).

3.6 - IDENTIFICAO
Cada equipe ser identificada segundo a sua funo, principalmente no grupo de ceveanos. Esta identificao se far atravs de braadeiras de cores diferentes, a saber: Braadeiras Vermelhas - Socorristas Braadeiras Verdes - Maqueiros Braadeiras Azuis - Transporte Cada equipe ter um ou mais coordenadores que sero identificados por uma colete da cor correspondente e com a inscrio COORDENADOR na frente e nas costas. O coordenador mdico ser identificado por um colete branco com uma cruz vermelha e dizeres COORDENADOR MDICO. O PCM ser identificado por um colete cor laranja, com a inscrio PCM.

3.7 - CORPO DE VOLUNTRIOS DE EMERGNCIA - CVE


Alm das atividades de auxlio s equipes mdicas, no atendimento s vtimas, os ceveanos podero realizar os seguintes procedimentos: Sinalizao da rea Auxiliar no isolamento da rea Auxiliar na distribuio de materiais e medicamentos Auxiliar na iluminao da rea, quando necessrio

3.8 - COORDENAO DE OPERAES DE EMERGNCIA - COE / SEVIG


Em casos de emergncias de grau at mdio, o chefe do COE manter a escuta no Canal de Emergncia, atento para assumir suas funes, caso a situao evolua para casos mais graves. Em casos mais graves, o chefe do COE ou o seu substituto legal, tem as seguintes atribuies: No impedimento do Diretor Geral e/ou do Substituto Legal, assumir o PCM; Manter elemento de ligao na escuta do canal de emergncias; Mobilizar imediatamente os recursos humanos e materiais necessrios; Reforar, se necessrio, o permetro de segurana inicialmente estabelecido ao redor do local de acidente, impedindo a aproximao de curiosos, imprensa e de pessoas no ocupadas no atendimento de Emergncia; Estabelecer e fiscalizar as distncias mnimas de segurana, a fim de serem reduzidas as

12
possibilidades de ferimentos s pessoas, no stio de um acidente. Quando o incidente ocorrer fora da rea do HUCFF, e dentro da Cidade Universitria, coordenar o deslocamento das equipes de Segurana e Emergncia, assim como os equipamentos necessrios Emergncia. NOTA: Somente a equipe de Bombeiros Profissionais Civis - BPC, executando as suas tarefas, permitido o acesso rea primria (100 metros de raio para o fogo).

3.9 - BOMBEIROS PROFISSIONAIS CIVIS - BPC


O Lder de Equipe e/ou o seu Substituto Legal devem: Mobilizar os recursos necessrios, mantendo as viaturas guarnecidas e de prontido; Manter a escuta no canal em que se estiver processando a Emergncia; Informar ao COE os recursos secundrios necessrios; Permanecer no local at a sua liberao.

3.10 - PORTES DE ENTRADA DE VIATURAS


No Mapa de Localizao e Posicionamento dos Recursos de Emergncia (Anexo 2), so indicados os portes de entrada de viaturas que tenham sido solicitadas a atender as emergncias do HUCFF

PLANO PARA DESASTRES NATURAIS


O propsito deste captulo estabelecer procedimentos preventivos que devem ser colocados em ao no caso de iminncia de desastres naturais ou no caso de alerta para acontecimentos que possam causar danos s pessoas e/ou propriedades sob jurisdio ou responsabilidade do HUCFF, no mbito da UFRJ. Os procedimentos so adotados na suposio de que as medidas de precauo, comuns e ordinrias, as quais so familiares a todos, devem ser tomadas automaticamente: a) Todo material solto, equipamentos e outros materiais leves e mveis devem ser colocados sob proteo, em reas cobertas ou abrigos amarrados, reunidos ou protegidos para suportarem altas velocidades dos ventos; b) Todas as janelas, vidros, portas, globos de luz e outros similares devero ser protegidos da melhor maneira possvel.

4.1 - CONCEITUAO
Os desastres naturais que podem, normalmente afetar o HUCFF so ocorrncias com ventos muito fortes, que venham a causar danos para a comunidade interna, pacientes, instalaes ou viaturas, ou prejudicar as operaes normais do Hospital. No pode ser feito para evitar tais ocorrncias, mas certas iniciativas podem ser tomadas para diminuir os riscos s pessoas e instalaes, bem como acelerar o processo de recuperao de servios interrompidos por conseqncia dessas intempries.

4.2 - RESPONSABILIDADES

13

4.2.1 - DIRETOR GERAL DO HUCFF E/OU O SEU SUBSTITUTO LEGAL E/OU O CHEFE DO SERVIO DE EMERGNCIA E/OU O CHEFE DO SERVIO DE OPERAO E MANUTENO E/OU SUPERVISOR DE ENFERMAGEM
1. Manter-se de sobreaviso, em estreito contato com o COE, acompanhando a evoluo do evento; 2. Dirigir-se ao local informado pelo COE, se for o caso, e instalar um posto de coordenao mvel - PCM, o mais prximo da rea que necessitar de maiores cuidados; 3. Avaliar a situao do local, e se for o caso, solicitar o isolamento da rea que apresente perigo grave e iminente, informando ao COE; 4. Caso haja vtimas, solicitar a presena de recursos mdicos e CVE, resguardando os limites de segurana; 5. Solicitar quando necessrio, os servios de manuteno nas reas e instalaes vitais do Hospital a fim de assegurar o seu contnuo funcionamento; 6. Solicitar recursos externos para as reas atingidas caso seja necessrio; 7. Ao fim da Emergncia, informar ao COE o restabelecimento das reas atingidas.

4.2.2 - CENTRO DE OPERAES DE EMERGNCIA - COE / SEVIG


1. Manter informados os usurios com atribuies no Plano de Emergncia; 2. Se a situao evoluir, colocar em prontido os auxlios externos; 3. Solicitar a instalao de um Posto de Comando Mvel - PCM no local mais prximo da rea que necessitar de maiores cuidados e quando o evento for de grande magnitude; 4. Por determinao do PCM, orientar a evacuao das reas pblicas que apresentem riscos iminentes; 5. Por determinao do PCM, solicitar a inspeo das reas e instalaes vitais do Hospital e a manuteno onde se fizer necessrio.

4.2.3 - BOMBEIROS PROFISSIONAIS CIVIS - BCP


Os Bombeiros Profissionais Civis devero se manter em prontido, vistoriando todos os andares.

4.2.4 - SERVIO DE OPERAO E MANUTENO - SOM


O Servio de Operao e Manuteno mobiliza os recursos de manuteno. O pessoal ficar de prontido, para assistncia urgente na ocorrncia de avarias s instalaes do aeroporto. Entre outras, as providncias abaixo so recomendadas: Colocar pessoal qualificado nas reas crticas para acompanhar a condio de funcionamento das atividades vitais do Hospital e assegurar seu contnuo desempenho; Inspecionar as instalaes de antenas e outros equipamentos ao ar livre; Colocar equipamentos mveis de manuteno em reas abrigadas; Colocar a Central Telefnica de sobreaviso; Restaurar os danos ocorridos devido emergncia; Comunicar ao COE as avarias ocorridas, assim como prazo para normalizao.

4.3 - ABANDONO
Caso a emergncia atinja propores tais que se faa necessrio o abandono dos edifcios, colocar em prtica os planos de abandono especficos descritos no captulo 5.

PLANO DE INCNDIO NAS INSTALAES


Neste captulo so apresentados os sistemas que compe a proteo contra fogo no HUCFF e os procedimentos que devem ser seguidos para debel-lo e diminuir os efeitos dele resultantes.

14
5.1 - CONCEITUAO
Incndio em Edificaes aquele que atinge instalaes fixas tais como: prdios, equipamentos eltricos e eletrnicos, galerias, depsitos de lquidos inflamveis, instalaes de combustvel, etc; Combate a Incndio em edificaes o conjunto de procedimentos tcnico-administrativos que visam a eliminao de focos de incndio.

5.2 - CARACTERSTICAS DOS SISTEMAS

5.2.1 - SISTEMA DE DETECO E ALARME DE INCNDIOS


Destina-se a reduzir os riscos de propagao de fogo nas instalaes, atravs da deteco e alarme de incndio por fumaa ou calor, automtico ou manual, assim como a identificao das reas envolvidas. O equipamento que constitui o sistema classificado em trs grupos: a) Laos de detectores de incndio localizados em reas pr-selecionadas, segundo atividades exercidas, dimenses e facilidades de acesso ao local. b) Painis Centrais de Alarme; Estes painis destinam-se a receber sinais dos laos de detectores para: - Ativar um alarme audvel no prprio local; - Indicar, por meio de lmpada sinalizadora, o lao responsvel pela deteco; - Enviar um sinal para os sensores remotos do COE / SEVIG.

5.2.2 - SISTEMA DE HIDRANTES


constitudo por hidrantes localizados a distncias adequadas, nas instalaes do HUCFF. Cada caixa de hidrante composta por: - 01 Chave tipo storz; - 02 Mangueiras de 2" com engates rpidos nas extremidades (15 metros cada); - 01 Esguicho de 2"; - 01 Tampo com corrente de 2"; - 01 Registro / Vlvula tipo gaveta; NOTA: Todos os hidrantes devem estar devidamente sinalizados e com lacre de manuteno peridica.

5.2.3 - SISTEMA DE SPRINKLERS (CHUVEIROS AUTOMTICOS)


constitudo por uma rede de chuveiros de gua, cada um deles atuando independente dos demais, atravs do rompimento de selo na temperatura de 70C.

5.2.4 - SISTEMA DE EXTINTORES DE INCNDIO - PORTTEIS


Toda a instalao do HUCFF est equipada com extintores manuais, adequados para as necessidades das reas as quais se destinam a proteger, estando os mesmos localizados, numa distncia aproximada de 20 metros. Nenhum extintor deve ser removido do local, exceto em caso de incndio, sem que um outro seja recolocado em seu lugar. NOTA: Toda anormalidade ocorrida em qualquer um dos sistemas descritos acima, deve ser imediatamente comunicada ao COE (CENTRO DE OPERAO DE EMERGNCIA).

5.2.5 - SISTEMA DE PORTAS CORTA-FOGO E SADAS DE EMERGNCIA


a) PORTAS CORTA-FOGO: Esto localizadas em posies estratgicas, quanto ao isolamento de reas de eventual fogo, possuem caractersticas especiais de resistncia a altas temperaturas e devem permanecer fechadas, salvo aquelas que so comandadas por dispositivos especiais. b) PORTAS DE EMERGNCIA: Esto localizadas em posies estratgicas, quanto evacuao rpida de reas e possuem

15
um sistema de abertura imediata e positiva para situaes de pnico. Abrem-se num nico sentido, atravs de presso sobre uma barra localizada na prpria porta, permitindo a evacuao para reas seguras.

5.3 - ATAQUE INICIAL AO INCNDIO


O ataque inicial a princpios de incndio deve ser realizado por qualquer funcionrio do HUCFF, COOPERATIVAS, ou demais. O ataque inicial a incndio no Hospital deve ser feito utilizando-se os equipamentos fixos ou mveis instalados no mesmo, ou seja, extintores manuais, hidrantes de gua ou sprinklers (onde existentes). A utilizao destes meios devem ser adequados ao tipo e a quantidade de equipamento, pelo elemento em comando, a fim de se evitar o uso de equipamento em excesso ou inadequadamente.

5.4 - ATRIBUIES

5.4.1 - DIRETOR GERAL DO HUCFF


Em casos de incndios de grandes propores, o Diretor Geral do HUCFF ou seu Substituto Legal assumir o PCM ou passar a funo para o Lder do grupo de Bombeiros Profissionais Civis ou para o Chefe do Servio de Emergncia.

5.4.2 - CENTRO DE OPERAES DE EMERGNCIA - COE


Informar de imediato o grupamento de BPC - Bombeiros Profissionais Civis para que a equipe dirija-se ao local e proceda conforme instrues; Mediante avaliao no local do Lder de Equipe do BPC, deixar em prontido os demais recursos ou aloca-los de imediato para o local, inclusive recursos externos dependendo da gravidade da situao. Caso necessrio alocar as equipes envolvidas na operao para o CANAL DE EMERGNCIA acionando inclusive o Sinal Sonoro de Emergncia; Acionar os seguintes rgos: DENTRO DO EXPEDIENTE DIRETOR GERAL FORA DO EXPEDIENTE INSPETOR DE VIGILNCIA

SERVIO DE OPERAO E MANUTENO SERVIO DE OPERAO E MANUTENO BOMBEIROS PROFISSIONAIS CIVIS SERVIO DE ENFERMAGEM SERVIO DE EMERGNCIA ENCARREGADO DA REA AFETADA ENCARREGADO DA REA AFETADA BOMBEIROS PROFISSIONAIS CIVIS MDICO PLANTONISTA

5.4.3 - BOMBEIROS PROFISSIONAIS CIVIS - BPC


Ao Chegar ao local do incndio, compete ao Lder de equipe avaliar a situao e solicitar atravs do COE os recursos necessrios. Caso a situao de emergncia evolua, o Lder de equipe dever solicitar que o COE pea auxlio externo ao Corpo de Bombeiros da Ilha do Governador.

5.4.4 - DIVISO DE ENFERMAGEM - DEN


Cabe ao Supervisor de Enfermagem, colocar a equipe de prontido.

5.4.5 - SERVIO DE OPERAO E MANUTENO - SOM


Providenciar o corte da energia do local; Manter-se em alerta para atender a solicitaes do PCM;

16
Acionar os Grupos Geradores de Emergncia; Designar funcionrios (Eltrica / Hidrulica) juntamente ao PCM.

5.4.6 - SERVIO DE DIVULGAO E INFORMAES


Ativar o ponto de reunio para a imprensa no 1 andar; Coordenar com o Diretor Geral ou o seu Substituto Legal, para controle das informaes; Assegurar que toda e qualquer informao fornecida imprensa seja dada por escrito com autorizao prvia do Diretor Geral do HUCFF.

5.5 - PROCEDIMENTOS GERAIS EM CASO DE INCNDIO


Em caso de incndio, cada funcionrio dever seguir a orientao do Grupo de Brigadistas de Combate a Incndio do seu devido andar. Os Brigadistas de Combate a Incndio estaro vestidos com um macaco com listras fluorescentes, com dizeres BRIGADISTAS DE COMBATE A INCNDIO. Eles assumem os postos de controle do fluxo de pessoas para as escadas de emergncia, ou ento, realizam o primeiro combate ao sinistro at que o grupamento de Bombeiros Profissionais Civis cheguem ao local. Manter-se vestido, procurando molhar bastante as roupas. Ao passar de um cmodo para outro, experimentar a porta antes e se estiver quente no tentar abrir, j que sinal de que h fogo do outro lado. Se estiver fria, abrir com cuidado, ficando atrs para se proteger da corrente de ar quente e da fumaa. Ao atravessar um cmodo com fumaa, colocar um pano ou leno no nariz e, se possvel andar de rastros, pois perto do cho o ar permanece respirvel por mais tempo e, principalmente, o monxido de carbono tende a se concentrar a 40 cm do cho. Se ficar em um cmodo, no se desesperar; tentar quebrar a parede ou janela e se no puder sair, atirar para fora tudo que puder queimar facilmente (tapetes, cortinas, caixas, etc). Procurar tapar as frestas das portas com panos e papis molhados. Assinalar a sua posio e aguardar socorro.

PLANO DE ABANDONO DO HUCFF


6.1 - OBJETIVO
Fornecer orientao de abandono aos ocupantes da edificao em todos os nveis (andares) e segmentos ou alas (A, B, C, D, E e F). Recomendar procedimentos adequados e ordenados de abandono, para que caso seja necessrio, ocorra com rapidez e segurana.

6.2 - EMERGNCIAS
Podem ser: a. INCNDIO E/OU EXPLOSES b. AMEAA DE BOMBA c. CORTE GERAL DE ENERGIA ELTRICA "Black Out" d. FENMENOS METEOROLGICOS e. REVOADA DE INSETOS f. AMEAA DE DESABAMENTO

17
6.3 - CARACTERSTICAS DO HUCFF
O Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho est dividido em 13 andares, mais o subsolo. Cada andar subdividido em mais 05 alas de acesso. Atualmente, o 6 andar e o 7 andar esto em obras, portanto no so contemplados no Plano de Abandono do HUCFF.

QUADRO DEMONSTRATIVO DOS ANDARES DO HUCFF


Subsolo Refeitrio, Cozinha Industrial, Anatomia Patolgica, Raio X, Caldeira, Carpintaria, Serralheria, Serv. Planos e Projetos, Serv. de Operao e Manuteno, Serv. de Emergncia, Medicina Nuclear, Enfermarias Diviso Financeira, Ambulatrios, Triagem, Diviso de Recursos Humanos, Diviso Geral, Serv. Medicina Fsica de Reabilitao, Faculdade de Odontologia, Ambulatrios SME, Patologia Clnica Ginecologia, Setor de Eletrnica e Biomdica, Serv. de Farmcia DIP, SESSAT, Dermatologia, Salas de aula, Secretarias de servios e divises Cardiologia, Cirurgia cardaca, Unidade coronariana, CCIH Enfermarias, Nefrologia, Gastro, Clnica mdica, Neurologia

1 Andar 2 Andar 3 Andar 4 Andar 5 Andar 6 Andar 7 Andar 8 Andar 9 Andar

10 Andar Ortopedia, Neurocirurgia, Cirurgia geral 11 Andar Otorino, Oftalmologia, Ginecologia, Cirurgia Geral 12 Andar Centro cirrgico, SEME, CAE, 13 Andar Setor de Refrigerao, CTI, Biblioteca

6.4 - MEIOS DE ESCAPE


a) Portas Corta-Fogo Manuais - So portas refratrias ao fogo, incombustvel, que formam reas estanques com a finalidade de retardar a propagao do fogo e a expanso da fumaa. Essas portas devem estar permanentemente fechadas. Existem nos hall de escadas de emergncia (Z1, Z2, Z3 e Z4), ao longo dos andares. Essas portas tm como objetivo evitar que o fogo se alastre para dentro do hall de escadas de emergncia. b) Sadas de Emergncia - Existem algumas portas destinadas exclusivamente sada de emergncia. Elas so facilmente identificveis pelo tipo especial de fechadura que possuem, dotadas de haste horizontal denominada barra anti-pnico, que permite a abertura da porta por uma presso exercida sobre ela. NOTA: Todas as escadas de emergncia tem extenso do subsolo at o 13 andar, com exceo da escada Z1 que vai do 13 andar at o 3 andar, da o sentido de evacuao segue pelo corredor lateral at a escada Z3, descendo at o 1 andar, com sada para os ambulatrios.

18

6.5 - SINALIZAO E ILUMINAO DE EMERGNCIA


Em todos os andares, perto das escadas de emergncia, existem Painis que indicam o sentido de fuga, contendo as inscries: Emergncias, Sada e Exit. Tais dispositivos so de cor fotoluminescente, de forma que possam ser visualizados com o corte de energia eltrica. Todas as escadas de emergncia possuem os seus degraus (primeiro e ltimo) pintados em cor amarela fluorescente, para efeito de sinalizao. As escadas de emergncia dispem de um sistema de iluminao de 1/3 de lmpadas de corrente contnua, o qual se acende automaticamente quando da falta de energia eltrica convencional. Os Grupos geradores devem assumir a carga desse sistema.

6.6 - EMERGNCIAS POR INCNDIO


Orientaes Se voc notar em qualquer lugar do Hospital Universitrio: Fumaa Cheiro de queimado Estalidos Fogo D o alarme imediatamente atravs dos telefones: Internos: 2744 - 2255 - 2789 - 2577 Caso optar por celular deve ligar 2562-2744 / 2562-2255 / 2562-2789 / 2562-2577 Procedimentos - Sair imediatamente - Usar as escadas - Evitar o pnico - No saltar do prdio - Seguir a sinalizao de indicao de Rota de Fuga - No usar o elevador

6.7 - RESPONSABILIDADES
Compete somente ao Diretor Geral, assessorado pelos outros Diretores e o seu Substituto Legal, a coordenao geral e administrao da crise; ressalvando inclusive que somente a ele e/ou pessoa designada cabe, fornecer informaes para a Imprensa em geral, a usurios, a rgos Privados e aos rgos Pblicos. Compete a pessoa que assumir a condio de PCM definir um local seguro que possa abrigar as pessoas que se encontram no local e nas adjacncias do evento. Obs1: Se possvel, definir um local coberto e com sanitrio; Obs2: Designar, imediatamente, elemento de servio portando rdio para permanecer no Ponto de Encontro, para servir de pessoa de ligao; Compete ao Grupamento de Brigadistas de Combate a Incndio dar o primeiro combate em casos de incndios. Compete ao Grupamento de Brigadistas de Combate a Incndio atuar como grupo de apoio e orientao s pessoas, para o completo abandono da edificao em eventual emergncia. A principal responsabilidade das equipes orientar os usurios de seu andar para as sadas de emergncia e escadas, possibilitando uma sada ordenada, evitando pnico.

19
As instrues emitidas pelos membros das equipes devem ser cumpridas de imediato, sem debates ou contestaes. Compete ainda, a essas equipes, auxiliar os incapacitados, pacientes, e verificar o total de abandono do andar sob sua responsabilidade.

6.7.1 - IDENTIFICAO DO GRUPO DE BRIGADISTAS DE COMBATE A INCNDIO


Os integrantes do grupamento de brigadistas de combate a incndio sero identificados por um colete refletor e lanternas. O grupamento ser formado por 12 (doze) equipes. Sendo cada uma por andar, com exceo do 6 e do 7 andares. As equipes sero compostas por, no mximo 05 funcionrios por andar, que possuam a qualificao de brigadista de combate a incndio. Sendo 1 (um) Lder e 2 (dois) Auxiliares. LDERES DE EQUIPE Os Lderes de equipe posicionam-se no corredor em frente porta corta-fogo que d acesso aos elevadores centrais (ESCADA Z2). Far a orientao para as pessoas seguirem para a escada de emergncia Z2. Distribuir os auxiliares nas outras escadas de emergncia. Aps visualizar que todas as pessoas deixaram o andar, far, se possvel, uma varredura no corredor de sua atuao, indo a seguir para o Ponto de Encontro. AUXILIARES DOS LDERES Os Auxiliares dos Lderes posicionam-se no corredor em frente porta corta-fogo que d acesso s outras escadas de emergncia (ESCADA Z1, ESCADA Z3 e ESCADA Z4). Faro a orientao para as pessoas seguirem para essas escadas de emergncia. Aps visualizar que todas as pessoas deixaram o andar, faro, se possvel, uma varredura no corredor de sua atuao, indo a seguir para o Ponto de Encontro.

6.8 - RECOMENDAES
Observe atentamente a sua rea de trabalho e memorize a sua via de escape. As regras recomendadas para as situaes de emergncia devem ser lidas periodicamente. Lembre-se que na hora da emergncia, o tempo no suficiente grande para permitir leitura de instrues. 1. Antes de abandonar o local, desligue os equipamentos eltricos 2. Feche as portas atrs de voc, sem tranc-las, ao sair 3. No carregue objetos. As mulheres devem descalar os saltos altos 4. No correr, no gritar, no gesticular, sair com naturalidade e rapidamente 5. Dirija-se a porta de emergncia mais prxima. NUNCA USAR O ELEVADOR 6. Abandone o prdio to rpido quanto possvel 7. Aps sair do prdio, no mais retorne, sob qualquer pretexto 8. No permanea nas proximidades, como simples curioso, obstruindo os acessos que devero estar livres para as equipes de incndio e socorro

RECOMENDAES GERAIS EM CASO DE EMERGNCIA POR INCNDIO


Saia imediatamente, muitas pessoas morrem por no acreditarem que um incndio se alastra rapidamente; Ficando preso em meio a fumaa, respire pelo nariz em rpidas inalaes, procurando rastejar; o ar mais puro junto ao cho;

20
Use as escadas, nunca o elevador. Pode haver corte de energia e voc cair numa armadilha: feche as portas ao passar; Numa sala cheia de fumaa, procure as janelas abra-as em cima e em baixo: o calor e fumaa sairo por cima e voc respirar por baixo; Procure aproximar-se de uma janela por onde possa pedir socorro; Toque a porta com as costas da mo e se estiver quente no abra. Abra sempre a porta vagarosamente, ficando atrs dela; havendo calor/presso feche-as; Nunca tente combater um incndio se no souber manejar com eficincia os equipamentos de combate ao fogo; d o alarme; No salte do prdio. Muitas pessoas morrem sem esperar por um socorro que geralmente chega minutos aps; Se houver pnico na sada principal, procure outra sada e evite ajuntamentos. Conseguindo sair no retorne.

INSTRUES DE MANUSEIO DOS TIPOS DE EXTINTORES DE INCNDIO


AGENTE EXTINTOR CLASSE DE INCNDIO CO2 (DIXIDO DE CARBONO) SIM (sem grandeeficincia) SIM (com timo resultado) SIM (com timoresultado) a) Observar a direo do vento; b) Retirar o pino de segurana; c) Dirigir o jato base do fogo, movimentando o difusor. Abafamento eresfriamento AP (AGUA PRESSURIZADA) SIM (com timoresultado) ES (ESPUMA QUMICA) SIM (com timoresultado) SIM (com timoresultado) PQS (P QUMICO SECO) SIM (sem grandeeficincia) SIM (com timoresultado) SIM (pode causar danosao equipamento) a) Observara direo do vento; b) Retirar o pino de segurana; c) Dirigiro jato base do fogo; d) Empunhar a mangueira. Abafamento

A De superfcie e profundidade: panos, papis, lixo, fibra, madeiras, etc. B De superfcie: Querosene,gasolina, leo, tintas, graxas, gases, etc. C Equipamentoseltricos

NO (contra indicado)

NO SIM (perigoso, (perigoso, conduzeletricidade) conduzeletricidade) a) Observara direo do vento; b) Retirar o pino de segurana; c) Dirigiro jato base do fogo; d) Empunhar a mangueira. a) Observara direo do vento; b) Retirar o pino de segurana; c) Dirigiro jato base do fogo; d) Empunhar a mangueira. Abafamento eresfriamento

Como oper-los

Efeito

Resfriamento

PLANO PARA ARTIGOS PERIGOSOS


Hoje em dia, o emprego de artigos perigosos tem sido grandemente incrementado, no s no campo cientfico, como em reas que os tornam elementos de constante manuseio. Em conseqncia, normal o trnsito de artigos perigosos nas instalaes do HUCFF. No presente captulo so estabelecidas normas e rotinas que visam prevenir ou corrigir

21
acidentes com artigos perigosos embalados ou no nas instalaes do HUCFF. Se o acidente ocorrer, o problema bsico prevenir a contaminao de pessoas, instalaes ou veculos que esto na rea ou nas suas proximidades. Uma ocorrncia envolvendo artigos perigosos poder resultar na perda de seu controle e apresentar perigo imediato vida ou sade do pessoal do Hospital e do pblico em geral. Na eventualidade de tal ocorrncia, o Hospital deve estar capacitado para tomar as providncias descritas a seguir. NOTA 1: No atendimento emergncias por artigos perigosos imprescindvel que os rgos envolvidos na operao sejam informados de imediato pelo COE / SEVIG da classificao do artigo perigoso de acordo com a definio da ONU motivador da emergncia. A informao poder ser efetuada por qualquer pessoas da comunidade hospitalar ao COE, sem por em risco sua vida ou a de terceiros. NOTA2: Se no for vivel, remover o(s) veculo(s) envolvido(s) a fim de liberar a via ao trfego ou se houver derramamento de produtos perigosos, impedir a passagem de pessoas e veculos pela rea, at que a mesma seja inspecionada e liberada por tcnicos capacitados. Impedir a ingesto de gua e alimento, ou que pessoas fumem nas proximidades do acidente Providenciar para que os materiais e objetos de uso pessoal das vtimas do acidente sejam isolados do local e protegidos de qualquer contato com estranhos, informando ao COE onde se encontram, para os exames complementares necessrios pelo mdico especializado Delimitar e estabelecer isolamento da rea afetada, a fim de prevenir a uma possvel disseminao da contaminao por veculos e pessoas que tenham ingressado na rea desnecessariamente. NOTA3: As pessoas e os equipamentos envolvidos na emergncia no local do acidente, s podero sair da rea especfica aps monitoramento peridico por rgo especificado.

7.1 - ATRIUIES

CENTRO DE OPERAES DE EMERGNCIA - COE


Ao tomar conhecimento de qualquer emergncia que envolva possibilidade de acidentes com artigos perigosos, em setores internos do HUCFF, compete ao COE, o seguinte: a) Informar-se de imediato do tipo, n da ONU e a quantidade de artigo perigoso envolvido na emergncia; b) Consultar a seguir a tabela de compatibilidade de artigos perigosos para orientaes e procedimentos, veiculando a informao no canal de emergncia s equipes envolvidas na operao. OBS: Transmitir a mensagem clara e objetiva, tentando transmitir tranqilidade para evitar pnico entre os usurios do sistema de comunicao. c) Comunicar imediatamente a ocorrncia com os dados conhecidos para o Diretor Geral, seu Substituto Legal, Chefe do Servio de Operao e Manuteno, Chefe do Servio de Emergncia, Supervisor de Enfermagem, Chefe do Servio Social. Ao COE tambm compete: Mobilizar recursos humanos e materiais do HUCFF, a fim de que se possa ter condies de localizar e restringir ao mnimo as suas conseqncias; Em caso de contaminao radiolgica, comunicar o fato para a Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), solicitando um tcnico especializado; Em casos com acidentes com outros materiais perigosos, comunicar o fato ao Laboratrio qumico de maior porte. Para ambos os casos, fornecer o mximo de informaes sobre a ocorrncia.

DIRETOR GERAL DO HUCFF


Dever assumir o PCM ou pass-la ao Chefe do Servio de Emergncia se for no horrio

22
comercial, ou em caso contrrio repassar para algum membro do COE. Aps avaliar a extenso do acidente e a sua gravidade, convocar recursos externos; se for o caso.

SERVIO MDICO
A equipe mdica se dirige imediatamente para a rea de sinistro. O mdico mais experiente assume a Coordenao Mdica de Emergncia, na falta do Chefe do Servio de Emergncia. O Coordenador Mdico dever assumir a triagem das vtimas, orientando a rea de estabilizao mdica. Todo o material mdico e de proteo individual que tenham sido expostos a contato com as vtimas devem ser descartados em local apropriado, que ser definido pelo PCM ou pelo pessoal da CNEN, sendo tratados como rejeito radioativo. Devero ser relacionadas todas as vtimas de acidente envolvendo material radioativo e os hospitais para onde tenham sido removidos os casos mais graves, informando: Aos hospitais, que as vtimas so provenientes de acidente envolvendo material radioativo, se possvel, fornecendo dados tcnicos sobre o produto; Ao COE, para que repasse as informaes CNEN, que tomar medidas necessrias para o monitoramento das vtimas. Nos acidentes envolvendo material qumico (txico) o procedimento ser o seguinte: Procurar se informar sobre o produto qumico envolvido no acidente; Prestar os primeiros socorros s vtimas, aps a eliminao do excesso do produto qumico da superfcie corporal das mesmas, retirando-lhes as vestes e aplicando-lhes jatos de gua; Aps estabilizadas, as vtimas devero ser encaminhadas ao Laboratrio Qumico de maior porte, onde ser dado o tratamento de neutralizao do produto qumico; O Coordenador mdico dever exigir que todo o pessoal envolvido na emergncia use roupas especiais e os equipamentos de proteo individual.

7.2 - CARGAS ARMAZENADAS


Qualquer pessoa que tenha conhecimento de acidentes ou qualquer incidente que envolva carga perigosa, quer armazenada no interior ou prximo ao Hospital Universitrio Clementino Fraga Filho, dever comunicar de imediato ao Centro de Operaes de Emergncias (COE), fornecendo o mximo de informaes e dados possveis. O COE, de posse desses dados, ativar os rgos envolvidos, adotando os procedimentos previstos no presente captulo do Plano de Emergncia.

7.3 - CLASSIFICAO PARA ARTIGOS PERIGOSOS


Classe 01: Explosivos Classe 02: Gases comprimidos, liquefeitos, diludos a presso, ou intensamente refrigerados Classe 03: Lquidos Inflamveis Classe 04: Slidos Inflamveis, substncias que apresentam risco de combusto espontnea Classe 05: Substncias comburentes, perxidos orgnicos Classe 06: Sustncias Venenosas (txicas) e infecciosas Classe 07: Materiais Radioativos Classe 08: Corrosivos

CADERNO DE ESPECIFICAO DAS CLASSES DE ARTIGOS PERIGOSOS


CLASSE 1 - EXPLOSIVOS

23
Diviso 1.1 - Substncias e artigos que apresentam um risco de exploso macia. Diviso 1.2 - Substncias e artigos explosivos que apresentam um risco de projeo, mas no um risco de exploso macia. Diviso 1.3 - Substncias e artigos que representam um risco de incndio e um risco que produzam pequenos efeitos de onda explosiva ou de projeo, ou ambos os efeitos, mas um risco de exploso macia. Tambm se incluem nesta diviso as substncias e artigos seguintes: A - Aquele cuja combusto d lugar a uma radiao trmica considervel; B - Os que queimam sucessivamente, com pequenos efeitos de onda explosiva ou de projeo, ou ambos os efeitos. Diviso 1.4 - Substncias e artigos explosivos que no apresentam nenhum um risco considervel. Tambm se incluem nesta diviso as substncias e artigos que s apresentam um pequeno risco em caso de ignio ou de acionamento durante o transporte. Os efeitos se limitam em sua maior parte a embalagem e normalmente no se projetam a distncia fragmentos de tamanho aprecivel. Os incndios exteriores no devem causar a exploso praticamente instantnea de virtualmente todo o contedo do volume. Diviso 1.5 - Substncias muito pouco sensveis que apresentam o risco de exploso macia. Tambm se incluem nesta diviso as substncias explosivas to insensveis que, em condies normais, de transporte, apresentam muito poucas probabilidades de que possam SER ACIONADAS ou de que sua combusto origine uma detonao. Exige-se como mnimo, que no explodam quando so submetidas a prova de fogo (queimadas).

CLASSE 2 - GASES COMPRIMIDOS, LIQUEFEITOS, DILUDOS A PRESSO OU INTENSAMENTE REFRIGERADOS.


Compreende: A - Os Gases Permanentes: gases que no se liquefazem a temperatura ambiente. B - Os Gases Liquefeitos: gases que se liquefazem a presso e a temperatura ambiente. C - Os Gases Diludos: gases diludos a presso em um dissolvente, que podem estar absorvidos por uma substncia porosa. D - Os Gases Permanentes: gases intensamente refrigerados. Ex.: Oxignio lquido, etc. A classe 2 tambm inclui os aerosis, produtos de aerosol. Para fins de regulamentao estes termos significam qualquer embalagem no totalmente cheia, fabricada de metal, cristal ou plstico e que contenham um gs comprimido, liquefeito ou diludo a presso, com ou sem lquido, em pasta ou em p, provido de um dispositivo de expulso de fechamento automtico que permita a projeo de seu contedo em forma de partculas slidas ou liquefeitas em suspenso em um gs, como espuma, pasta ou p, em estado lquido ou gasoso.

CLASSE 3 - LQUIDOS INFLAMVEIS


DEFINIO Os lquidos, mistura de lquidos que contenham substncias slidas em soluo ou suspenso, que desprendem vapores inflamveis a temperaturas que excedem de 60,50C em local aberto. CRITRIOS APLICADOS QUANTO A EMBALAGEM Para sabermos o grupo de embalagem a que pertence todo o lquido que, devido a sua inflamabilidade, contenha algum risco, temos que consultar a tabela abaixo respeitando aqueles lquidos cujo nico risco o fato de que so inflamveis, o grupo de risco de embalagem destas substncias aparece na tabela citada. Assim posto, o grupo de embalagem que denota o risco mais grave baseado nos diversos risocs que contenha uma substncia, determinar o grupo de embalagem dessa substncia.

24

AGRUPAMENTOS DE EMBALAGENS BASEADO EM SUA INFLAMABILIDADE GRUPO DE EMBALAGEM I II III PONTO DE INFLAMABILIDADE Menor ou igual a 60,5C Menor que 23C Maior ou igual a 23C, mas inferior ou igual a 60,5C PONTO DE EBULIO INICIAL Igual ou inferior a 35C Maior que 35C Maior que 35C

CLASSE 4 - SLIDOS INFLAMVEIS


DIVISO A - SLIDOS INFLAMVEIS Substncias slidas que no esto compreendidas entre as classificadas como explosivas, mas que, em virtude das condies em que so colocadas durante o transporte, se inflamam com facilidade ou podem provocar incndios por frico. B - SUBSTNCIAS QUE APRESENTAM RISCO DE COMBUSTO ESPONTNEA Substncias que podem esquentar-se espontaneamente nas condies normais de transporte ou, ao entrar em contato com o ar, inflamar-se. C - SUBSTNCIAS QUE EM CONTATO COM A GUA DESPRENDEM GASES INFLAMVEIS Substncia que por reao com a gua podem tornar-se espontaneamente inflamveis ou desprender gases inflamveis em quantidades perigosas. SLIDOS INFLAMVEIS COM PROPRIEDADES EXPLOSIVAS Quando aparece o smbolo "E" na coluna "D" da lista alfabtica de mercadorias perigosas, indica que o citado material, de acordo com os ensaios, demonstra propriedades explosivas e que, portanto, proibido seu transporte areo.

CLASSE 5 - SUBSTNCIAS COMBURENTES, PERXIDOS ORGNICOS


DIVISO A - Substncias que, sem ser por si necessariamente, combustveis, podem geralmente, liberando oxignio, causar ou facilitar a combusto de outras substncias. B - Substncias orgnicas que contm em sua estrutura oxignio bivalente e que podem ser consideradas derivados de perxido de hidrognio. Em que um ou ambos os tomos de hidrognio tenham ficado saturados por radicais orgnicos. Os perxidos orgnicos so substncias termicamente instveis que podem se decompor de forma acelerada isotrmica. Alm disso, podem ter uma ou mais seguintes propriedades: - Decompor-se com exploso; - Queimar-se rapidamente; - Ser sensveis ao impacto ou frico; - Reagir perigosamente com outras substncias; - Afetar a vista (olhos). PERXIDOS ORGNICOS QUE TM PROPRIEDADES EXPLOSIVAS Quando aparece o smbolo "E" na coluna "D" da lista alfabtica de mercadorias perigosas, indica que o citado material produz irritao aos olhos e conseqentemente deve ser manipulado com cuidado e os devidos equipamentos de proteo.

CLASSE 6 - SUBSTNCIAS VENENOSAS (TXICAS) E INFECCIOSAS

25
DIVISO A - Substncias venenosas (txicas). Trata-se de substncias que podem causar morte, leses ou que se ingeridas, inaladas ou entram em contato com a pele, podem afetar a sade humana. B - Substncias infecciosas. So aquelas que contm microorganismo ou suas toxinas, que se conhea ou suspeita-se que possam causar enfermidades tanto no homem como em animais. CRITRIOS APLICVEIS AOS GRUPOS DE EMBALAGENS As substncias das classes 6, que compreendem os pesticidas, foram classificadas em 3 (trs) grupos, segundo o risco de intoxicao que apresentam durante o transporte. Ao proceder esse agrupamento, foram levados em considerao os casos de intoxicao acidental dos seres humanos e das propriedades especficas de cada substncia, tais como sua liquidez, sua alta volatilidade, qualquer probabilidade especial de penetrao e seus efeitos biolgicos especiais. Nos casos em que no se tenha experincia com seres humanos, a classificao foi baseada em experi6encia com animais. Os critrios para agrupamento segundo a toxidade oral ou drmica e a inalao de p e nvoa so indicados na tabela 7.3 (ver abaixo). O agrupamento de substncias em virtude da inalao de vapores ter de ser efetuada aplicando os critrios da tabela 7.4 (ver abaixo). 3 - CRITRIOS APLICVEIS AS VIAS DE ADMINISTRAO QUE SEJAM INALAO DE VAPORES TOXIDADE TRMICA Ld50 (mg/kg) Inferior ou igual a 40 Superior a 40 mas inferior ou igual a 200 TOXIDADE DE INALAO (p em nvoa) Ld50 (mg/l) Inferior ou igual a 0,5 Superior a 0,5 mas inferior ou igual a 2

GRUPO DE EMBALAGEM I II

TOXIDADE ORAL Ld50 (mg/kg) Inferior ou igual a5 Superior a 5 mas inferior ou igual a 50 Slidos: superior a 50, mas inferior a 200.Lquidos: superior a 50, mas inferior a 500

III

Superior a 200, mas inferior ou igual a 1000

Superior a 2, mas inferior ou igual a 10

4 - CRITRIOS PARA A INALAO DE VAPORES GRUPO DE EMBALAGEM I GRUPO DE EMBALAGEM II GRUPO DE EMBALAGEM III LC50 inferior ou igual a 1000 ml/m3 e V superior ou igual a 10LC50 LC50 inferior ou igual a 3000 ml/m3 e V superior ou igual a 10LC50 e no deve satisfazer os critrios correspondentes ao Grupo I. LC50 inferior ou igual a 5000 ml/m3 e V superior ou igual a 0,2xLC50 e no devem satisfazer os critrios correspondentes aos grupos I e II.

NOTA: 1 - "V" a concentrao de vapor no ar, da substncia em ml/ m3 a 20C e presso

26
atmosfrica normal. 2 - As substncias produtoras de gs lacrimog6eneo so includas no grupo II, mesmo que os dados a que se referem as mesmas no correspondam aos valores indicados.

CLASSE 7 - MATERIAIS RADIOATIVOS


Se uma embalagem que contenha materiais radioativos danificada, apresenta fugas, ou envolvida num acidente, a unidade de transporte e o local afetado devem ser isolados, a fim de impedir o contato de pessoas com os materiais radioativos. Ningum deve ser autorizado a permanecer na rea isolada antes da chegada de pessoas habilitadas pela CNEN para dirigir os trabalhos de manuseio e remoo, exceto se for uma operao de salvamento de pessoas ou combate a incndio. O expedidor e as autoridades responsveis sero imediatamente avisados. Todos os veculos, materiais ou partes de material que tenham sido contaminados durante o transporte de materiais radioativos devero ser descontaminados pela CNEN, o mais rpido possvel, e s podero ser novamente utilizados aps a CNEN os haver declarado no-perigosos do ponto de vista de intensidade de radiao residual. Caso haja qualquer incidente envolvendo material radioativo, o local deve ser imediatamente isolado e o fato comunicado CNEN.

CLASSE 8 - CORROSIVOS
Os veculos destinados ao transporte de embalagens contendo produtos da Classe 8 que sejam tambm inflamveis ou oxidantes devem ser cuidadosamente limpos e, em particular, desembaraados de qualquer resduo combustvel (palha, papel etc.). As embalagens contendo tais produtos devem ser estivadas de forma que no possam se deslocar e nem quebrar. O material de estiva deve ser resistente ao fogo.

CLASSE 9 - MERCADORIAS PERIGOSAS DIVERSAS (MISCELNEAS)


Estes produtos devem ser carregados, descarregados e manuseados de maneira a minimizar seus riscos. Esses cuidados devem tambm ser adotados nas operaes de limpeza e descontaminao de veculos ou contineres que tenham contido tais produtos. EXEMPLOS - Drogas ou medicamentos; - Embalagens que contenham aerosol inflamvel, no inflamvel, lquidos inflamveis, substncias txicas, em pequenos recipientes interiores; - Motores de combusto interna, veculos automotores, pneus; - Poliestireno, expansvel em pedras ou granulado - Acumuladores eltricos.

PLANO PARA ARTIGOS PERIGOSOS

EXPLOSIVO Subclasses 1.1, 1.2 e 1.3

EXPLOSIVO Subclasse 1.4

EXPLOSIVO Subclasse 1.5

27

EXPLOSIVO Subclasse 1.6

GS inflamvel

GS no-inflamvel

GS txico

LIQUIDO inflamvel

SLIDO inflamvel

Substncias sujeitas combusto espontnea

Substncias que, em contato com a gua, emitem gases inflamveis

Substncias OXIDANTES

PERXIDOS ORGNICOS

Substncias txicas VENENOSAS

Substncias txicas NOCIVAS

Substncias INFECTANTES

RADIOATIVO categoria I

RADIOATIVO categoria II

RADIOATIVO categoria III

CORROSIVO

Substncias Perigosas DIVERSAS

CLASSIFICAO DOS PRODUTOS PERIGOSOS

28
Classe 1 EXPLOSIVOS Subclasse 1.1 - Substncias e artigos com risco de exploso em massa Subclasse 1.2 - Substncias com risco de projeo sem risco de exploso em massa Subclasse 1.3 - Substncias e artigos com risco de fogo e com pe-queno risco de exploso, de projeo, ou ambos, mas sem risco de exploso em massa Subclasse 1.4 - Substncias e artigos que no apresentam risco significativo Subclasse 1.5 - Substncias muito insensveis, com risco de exploso em massa Subclasse 1.6 - Artigos extremamente insensveis sem risco de exploso em massa Classe 2 GASES Subclasse 2.1 - Gases inflamveis; Subclasse 2.2 - Gases no-inflamveis, no-txicos;Subclasse 2.3 - Gases txicos. Classe 3 LQUIDOS INFLAMVEIS Classe 4 Subclasse 4.1 - Slidos inflamveis; Subclasse 4.2 - Substncias sujeitas a combusto espontnea; Subclasse 4.3 - Substncias que em contato com gua, emitem gases inflamveis. Classe 5 Subclasse 5.1 - Substncias oxidantes; Subclasse 5.2 - Perxidos orgnicos. Classe 6 Subclasse 6.1 - Substncias txicas (venenosas); Subclasse 6.2 - Substncias infectantes. Classe 7 MATERIAIS RADIOATIVOS Classe 8 CORROSIVOS Classe 9 SUBSTNCIAS PERIGOSAS DIVERSAS

Vous aimerez peut-être aussi