Vous êtes sur la page 1sur 19

Ramos do , Jorge. Notas sobre Foucault e a governamentalidade. In: Falco, Luis Felipe; Souza, Pedro de. (orgs.

) Michel Foucault: perspectivas. Rio de Janeiro: Achiam, 2005, p.15-39.

NOTAS SOBRE FOUCAULT E A GOVERNAMENTALIDADE


Jorge Ramos do *
Num curso do Collge de France, Michel Foucault cunhou o termo governamentalidade (gouvernementalit) (1978a: 635-657) para identificar um tipo particular de literatura que, entre a segunda metade do sculo 16 e o final do sculo 18, se foi crescentemente afirmando em torno de uma teoria proclamada como "arte de governo", isto , uma tcnica que se deduz de regras especficas. Aquele neologismo de Foucault procura sugerir uma mudana histria que esta expresso coeva no deixaria porventura supor com a mesma nitidez. Na verdade, o que ao autor de As Palavras e as Coisas lhe importou compreender a partir dessa "immense et monotone" (1978a: 636) coleo de textos - constituda no fundamental por tratados, diramos ns, de cincia poltica contendo minuciosos conselhos ao Prncipe - foi a formao de uma mentalidade poltica inteiramente nova,
"c'est-a-dirc la manire dont la conduite d'un ensemble d'individus s'est trouve implique, de faon de plus en plus marque, dans l' exercice du pouvoir souverain" (1978b: 720).

Falar de governo, na linguagem foucaultiana, no falar das aes de um sujeito poltico ou das operaes e mecanismos burocrticos. O governo consubstancia uma certa forma de atingir fins polticos, mas que descrita pela ao calculada sobre as foras, as atividades e as relaes que constituem [p.16] o conjunto da populao. Esta evidncia histrica, segundo a qual o governo de todos os homens passa a ter o seu domnio de aplicao especfico no prprio Estado, de acordo com Foucault de capital importncia para a modernidade. No se trataria segundo ele, portanto, de verificar mais um efeito assinalado apenas por tericos. Ao contrrio, as racionalizaes discursivas espelham, desde o final do sculo 16, a emergncia mesma de uma razo de Estado, a qual passa a refletir, mais do que costumes ou tradies particulares, uma certa conscincia racional. Foucault mostra como os problemas do governo explodiram e se passaram a espraiar em vrias direes. certo que, um primeiro nvel, a nova arte ficaria ligada substituio das estruturas feudais pelos grandes Estados territoriais, consubstanciados numa administrao cada vez mais complexa e, em vrios casos, com vocao colonial. Ainda que com avanos e recuos at bem dentro da centria de Setecentos, fora de questo que tanto as virtudes consagradas pela tradio (sagesse, justice, libralit, respect des lois divine et des coutumes humaines) como os recurso prprios da ao poltica (prudence, dcisions, rflchies soin sentourer des meilleurs conseillers) (1978b: 720) foram deixando objetivamente de satisfazer a nova e abrangente racionalidade estatal.
* Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Lisboa. Jorge Ramos do Mestre em Histria dos sculos 19 e 20 pela FCSH da Universidade Nova e doutor em Histria da Educao pela Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da Universidade de Lisboa, onde professor. Tem escrito sobre histria poltica, histrica cultural e das mentalidades, durante o perodo salazarista, e tambm sobre histria da educao e da pedagogia, num arco temporal mais longo e que se estende dos anos 80 do sculo 19 a meados da centria seguinte. Alm de vrios outros trabalhos de menor dimenso, publicou O Lugar de Salazar:Estudo e Antologia. Lisboa: Alfa, 1990. Os Anos de Ferro: O Dispositivo Cultural nos Anos da Poltica do Esprito (1933-1949), Lisboa: Estampa, 1999 e O Governo de Si Mesmo: Modernidade Pedaggica e Encenaes Disciplinares do Aluno Liceal (ltimo quartel do sculo XIX - meados do sculo XX) . Lisboa: Educa, 2003. (jorge.o@fpce.ul.pt)

Numa palavra, no continuaria a ser possvel que o poder fosse exercido por algum que, como emblematicamente sucedia em O Prncipe de Maquiavel, se colocava numa singular position dextriorit (1978a: 640) face ao conjunto dos sditos. O desenvolvimento de uma tecnologia que iria associar ao Estado uma pluralidade e multiplicidade de formas de governo implicou, do mesmo modo, a imanncia de todas as prticas. Contudo, este processo no se esgotou em torno do Estado. O enorme interesse que acredito a perspectiva da governamentalidade traz para a anlise histrica est, justamente, nas linhas de comunicao direta que descobre entre instituies e atores sociais os mais variados. E a disperso pode ser compreendida porque as perguntas, desde aqueles tempos longnquos, no tm vindo a variar muito. Giram sempre volta destas.
Comment se gouverner, comment tre gouvern, comment gouverner les autres, par qui doiton accepter dtre gouvern, comment faire pour le meilleur gouverneur possible (1978a : 636).

semelhana dos primeiros cartgrafos, preocupados em desenhar uma imagem da arquitetura do mundo, representado e explicando detalhadamente a configurao dos territrios, Foucault apresenta ento uma tipologia que compatibiliza formas de exerccio do poder que a teoria social interpreta como correspondendo a estratgias e objetivos muito contrastados ou, no mnimo, a realidades naturalmente separadas. Ao lado da representada [p.17] pela razo de Estado, uma segunda grande regio da arte de governo identificada com a Igreja, mais concretamente com a dissidncia crist provocada pelos movimentos da Reforma e Contra-Reforma. Na verdade, as duas variantes da pastoral, a catlica e a protestante, iriam prescrever aos fiis regras concretas de governo das suas alma e conduta. O renascer, tambm em pleno sculo 16, de temas desenvolvidos na Antigidade pela escola estica transportou ainda a questo tica do governo da alma para domnios prprios do pensamento laico. Mas a paisagem foucaultiana composta de outras instituies sociais cujas personagens, embora longe do estatuto dos grandes senhores, passaram a ter um protagonismo equivalente. muito importante este continuum que nos devolve os jogos de poder perto, digamos assim, do cho. De fato,
"beaucoup de gens gouvernent: le pre de famille, l suprieur d'un convent, le pdagogue et le matre par rapport l' enfant ou au disciple; il y a donc beaucoup de gouvernements par rapport auxquels celui du Prince gouvernant son tat n'est que l'une des modalits" (l978a: 640).

Governar , assim, um exerccio permanente que entrecruza os comportamentos de todos e cada um de modo homlogo. A viso temporalmente distendida - ou genealgica como gostava de lhe chamar - que Foucault nos fornece tem por finalidade mostrar que as clivagens (entre outras: estado e sociedade civil, pblico e privado, soberania e autonomia) e as hierarquizaes clssicas utilizadas para inteligibilizar as relaes sociais vm perdendo a sua capacidade explicativa medida que nos aproximamos da atualidade e, sobretudo, das regies ocupadas pelas democracias liberais. O novo quadro interpretativo que procura fornecer situa-se bem para alm das lgicas de dominao, que nos habituaram a compreender o poder atravs da dinmica concentrao/rarefao e a inscrever todas as posies sociais num espao percebido pela regra centro/periferia. Foucault mostra como historicamente inclusive o poder poltico se vai exercendo cada vez mais atravs de alianas delicadas entre uma mirade de autoridades, por forma a que seja possvel a agregao de realidades que vo desde as relaes econmicas at conduta dos indivduos

particulares. A questo em causa no a da coero e dos constrangimentos exercidos sobre a massa dos governados. O poder liga-se antes aos modos como, numa dinmica onde a autonomia e liberdade esto cada vez mais presentes, se produzem cidados. Estes no so destinatrios mas intervenientes nos jogos e nas operaes de poder. A aplicao histrica de um inqurito desenvolvido em torno da governamentalidade, ainda que proceda seqencialmente ao inventrio das modalidades ativas de controle e vigilncia, das estruturas mentais responsveis [p.18] por modos especficos de fazer e pensar, dos costumes que interligam os homens e as coisas, ou inclusive da administrao dos recursos e das riquezas territoriais, enunciar por certo uma pluralidade das formas de governo, mas no deixar de demonstrar que essa , essencialmente, uma pluralidade sincronizada. Foucault comea a estabelecer esta leitura da realidade a partir, entre outros, de dois livros: Le Mirror Politique, contenant diverses manires de gouverner et policier les rpubliques, da autoria de Guillaume de La Perrire, aparecido em 1555; L'Economique du Prince, este reunindo uma srie de textos pedaggicos para o Delfim redigidos por Franois de La Mothe Le Vayer e dados estampa em 1653. O segundo autor identifica, de acordo com Foucault, trs tipos de governo
"qui relevent chacun d'une forme de science ou de rflexion particulaire: le gouvernement de soimme qui releve de Ia morale; deuxiemement, l'art de gouverner une famille comme il faut, qui releve de l' conomie; enfin, Ia science de bien gouverner l 'tat qui, elle, releve de Ia politique" (1978a: 640).

evidente que esta urna estrutura tripartida, e que as esferas moral, poltica e econmica mantm a sua singularidade. Porm, no se registra qualquer descontinuidade entre cada urna delas. A unificao proposta por La Mothe Le Vayer resulta de um movimento de sentido duplo que segue do topo para a base e desta para aquela. Uma continuidade ascendente assegurada pela pedagogia do Prncipe na qual o autor vira do avesso a questo do quantum do poder soberano e da sua prpria legitimidade:
"qui veut pouvoir gouverner l 'tat doit d'abord savoir se gouverner lui-mme; puis, un autre niveau, gouverner sa famille, son bien, son domaine, et, finalement, il arrivera gouverner l'tat".

Inversamente, registra-se urna continuidade descendente no sentido em que,


"quand un tat est bien gouvern, les pres de famille savent bien gouverner leur famille, leur richesses, leurs biens, leur proprit, et les individus, aussi, se dirigent comme il faut" (1978a: 641).

O novo domnio, que parte do poder poltico e administrativo centralizado para s se deter quando alcana o corao dos indivduos, passou, depois do sculo 17, a ser designado de police, de Polizeiwissenchaft ou de science of police. Esta tcnica de governo viria a ter o maior impacto histrico posto que refletia o propsito de codificar o conjunto das relaes sociais que reclamavam a interveno, a um tempo racionalizadora, reguladora e regulamentadora, do Estado. Surgiram ento as condies [p.19] histricas para que o exerccio do clculo detalhado se aplicasse a um sem fim de circunstncias ainda por cima marcadas pela contingncia e pelo devir. A police concretizava-se desta forma numa diagnose, num corpus de listas e classificaes, em perptua atualizao, sobre o estado da Nao.
"Ce que les auteurs des XVIIe et XVIIIe sicles entendent par la 'police' est trs diffrent de ce que nous metions sous ce terme.... Par 'police', ils n'entendent pas une institution ou un mcanisme

fonctionnant au sein de l'tat, mais une technique de gouvernement propre l''tat; des domaines, ds techniques, des objectifs qui appellent l'intervention de l'tat... La 'police' englobe tout. Mais d'un point de vue extrmement particulier. Hommes et choses sont envisags dans leurs rapports: la coexistence des hommes sur un territoire; leurs rapports de proprit; ce qu'ils produisent; ce qui s'change sur le march. Elle s'intresse aussi la manire dont ils vivent, aux maladies et aux accidents auxquels ils sont exposs. C'est un homme vivant, actif et productif que la police surveille. Turquet emploie une remarquable expression: l'homme est le vritable objet de la 'police'.... Tout historien connat le compendium de De Lamare [Trait de la police, Paris: Jean Cot, 1705, 2 vols.]. Au dbut du XVIIIe siecle, cet administrateur entreprit la compilation des rglements de police de tout le royaume. C'est une source inpuisable d'informations du plus haut intrt... De Lamare explique qu'il est onze choses sur lesquelles la police doit veiller l'intrieur de l'tat: I) la religion; 2) la moralit; 3) la sant; 4) les approvisionnements; 5) les routes, les ponts et chausss, et les difices publics; 6) la scurit publique; 7) les arts libraux (en gros, les arts et les sciences); 8) le commerce; 9) les fabriques; 10) les domestiques et les hommes de peine; 11) les pauvres. La mme classification caractrise tours les traits relatifs la police.... La police veille apparemment tout. On peut dire la mme chose diffremment: le pouvoir royal s'tait affirm contre le fodalisme grce l'appui d'une force arme, ainsi qu'en dveloppant un systeme judiciaire et en tablissant un systme fiscal. Or la 'police' dsigne l'ensemble du nouveau domaine dans lequelle pouvoir politique et administratif centralis peut intervenir" (1981,153-157).

o problema da interveno permanente do Estado que aqui se coloca. Mas de uma forma especfica, moderna se assim me permitido falar: a partir do sculo 18,
"autor du libralisme, du Polizeistaat, du Rechtsstaat. .. la police gouverne, non par la loi, mais en intervenant de maniere spcifique, permanente et positive dans la conduite des individus" (1988c: 825-826).

Na verdade, o propsito central da police era a informao sobre os nveis de prosperidade do reino e dos que nele habitavam. Os autores coevos falam indistintamente de uma cincia do governo e da felicidade. Ora, o que interessa compreender que foi esta a via de identificao que o Estado [p.20] encontrou para tocar diretamente a existncia individual dos cidados. O inventrio que acabei de reproduzir como contendo as coisas de governo talvez perca a aparncia de uma amlgama desconexa ao olhar de hoje se se afirmar que o corpo de conhecimento sobre que incide este novo tipo de interveno poltica o da prpria vida, o do bem-estar e da bem-aventurana dos governados. A obra de La Perrire sugere, ainda, uma srie de comentrios em torno da questo dos objetivos. Se h pouco a insistncia recaa sobre a sincronia, desta feita tratar-se- de compreender a pluralidade em torno da idia de fins especficos. Foucault retm uma frase emblemtica daquele autor do sculo 16 e que aqui igualmente quero deixar reproduzida:
"Gouvernement est droite disposition des choses, desquelles l' on prend charge pour les conduire jusqu' fin convenable" (1978a: 643).

aqui que melhor se pode entender a rotura. Enquanto que a velha definio de soberania insistia no direito pblico, nas teses do bem comum sistematicamente reiteradas pelos juristas, pondo a nfase no territrio - ao qual estavam amarrados todos os homens -, tratar -se-ia agora de governar dispondo as coisas, de converter uma mirade de finalidades particulares num mesmo propsito de governo. Conseqentemente, a vinculao universal ao poder soberano deixava de ser feita por intermdio da lei; cumprindo a mesma funo, teramos agora as tticas em permanente correo. E tticas porque exatamente o fim do governo est nas coisas que dirige. O investigador dever estar atento, assinalando e

mapeando, todos os processos em que passou a ser intensificado, maximizado e aperfeioado o aparato de governo. Trabalhar sobre as tticas abrir-lhe- caminho para atingir aquele dispositivo, em que historicamente se vem implicados no apenas procedimentos, anlises, reflexes e formas de clculos, mas tambm instituies variadas. Ao contrrio do efeito de distncia e de uniformizao que o instrumento legal pretender inscrever na realidade, h que entender os fenmenos a partir do conjunto das prticas, quer dizer, em todo o tipo de relaes que vo estabelecendo uma maneira de fazer orientada para objetivos comuns e regulada por uma reflexo contnua sobre os resultados obtidos.

As relaes de poder como conduo da conduta


No prefcio ao segundo volume da edio francesa da Histria da Sexualidade, Foucault criou uma expresso para referenciar a existncia em diferentes espaos sociais de modalidades idnticas de envolvimento dos cidados. Falou ento de tecnologias de governo destinadas a "condure [p.21] leur conduite" (1984a: 582). condio da prpria problematizao do governo que ele seja definido como o domnio prtico e tcnico em que a ao humana se verga s regras do clculo, da medida e da comparao. Nesta perspectiva, muito importante que a investigao procure tanto a discursividade ligada a uma reflexo sobre as capacidades humanas como a prpria superviso e estruturao do campo onde decorre a ao dos indivduos. E quando se referia s tecnologias Foucault tinha em mente aqueles meios a que, em determinada poca, autoridades de tipo diverso deitam mo para moldar, instrumentalizar e normalizar a conduta de algum. Depara-senos ento uma imensido de documentos e procedimentos que conectam, em redes muito delicadas, o pensamento, as decises e as aspiraes de cada um dos atores seja com as racionalidades de governo, seja com grupos e organizaes sociais. A percepo deste novo plano da realidade histrica, dominado pelas tecnologias de governo, levou nos anos 80 Michel Foucault a perspectivar em novas direes o par que por excelncia caracteriza o conjunto da sua obra. Refiro-me tpica poder/saber e sua pergunta maior: quais so e como se determinam os efeitos das relaes de poder na ordem do conhecimento. A idia central da primeira face da moeda parece conter-se nesta afirmao:
"Le pouvoir c'est essentiellement des relations, c'est--dire ce qui fait que les individus, ls tres humains sont en relation les uns avec les autres, non pas simplement sous la forme de la communication d'un sens, pas simplement par la forme du dsir, mais galement sous une certaine forme qui leur permet d'agir les uns sur ls autres et, si vous voulez, en donnant un sens trs large ce mot, de se'gouverner' les uns les autres. Les parents gouvernent les enfants, la maitresse gouverne son amant, le professeur gouverne, ete. On se gouverne les uns les autres dans une conversation, travers toute une srie de tactiques" (1984e: 751-752).

Significa isto que o poder no tem uma realidade ontolgica, uma substncia mesma. Estas consideraes devem levar-nos necessidade de construir uma metodologia nominalista que deixe de lado os universais histricos1. Mas esta opo no significa que
1

Numa ltima entrevista, dada na Universidade de Vermont, Foucault sistematizou a perspectiva crtica que vinha marcando a sua trajetria e que, em boa medida, estaria na base da recepo da sua obra por intelectuais que se aproximam das vrias correntes ps-estruturalistas: "Mon rle ... est de montrer aux gens qu'ils sont beaucoup plus libres qu' ils ne le pensent, qu' ils tiennent pour vrais, pour vidents certain themes qui ont t fabriqus un moment particulier de l'histoire, et que cette prtendue vidence peut tre critique et dtruite.

se perca o objetivo da viso de [p.22] conjunto, que se faa o caminho que leva ao artesanato, monografia, descoberta do objeto isolado. Pelo contrrio, quando Foucault afirma que
"le pouvoir n'est qu'un type particulier de relations entre individus" e que a sua marca distintiva "c'est que certains hommes peuvent plus ou moins entirement dterminer la conduite d'autres hommes" (1981: 160),

est a procurar identificar todo o tipo de estruturaes que vo tomando as opes sociais cada vez mais equivalentes e semelhantes, independentemente da posio geogrfica ou hierrquica que o sujeito ocupe na cadeia relacional. exatamente porque procura entender as mecnicas de tipo isomrfico nas sociedades modernas que ele prescreve o afastamento das explicaes correntes que se estruturam em volta do poder poltico, do poder ideolgico, do poder soberano etc.2 No entende mais o poder como um sistema unitrio, organizado volta dum centro o qual , ao mesmo tempo, a fonte e a razo de todas as dinmicas internas. Ao invs, para o Foucault dos ltimos anos o poder crescentemente percepcionado como um domnio de relaes estratgicas entre indivduos e grupos que entre si tecem jogos de conduta que decorrem segundo a regra invariante da governamentalidade. Nas situaes em que os homens se enfrentam mutuamente o que mais importa compreender so as racionalidades de governo - mtodos, especificidades e regras internas - em que se projetam e se vem envolvidos. Deixa de fazer sentido continuar a reenviar as relaes de poder para contextos marcados pela violncia instrumental ou por lutas pelo seu monoplio legtimo. [p.23] Eis a grande lio do autor de Vigiar e Punir: as aes sobre os comportamentos no se exercem "jamais de manire exhaustive ou coercitive". Percebe-se, assim, porque razo os exerccios de governo no cessam de potenciar os seus efeitos, parecendo obedecer regra da economia mxima, de uma totalizao quase sem custos. Uma descrio sumria:
"Un homme enchan et battu est soumis la force que l'on peut exercer sur lui. Pas au pouvoir. Mais si on peut l' amener parler, quand son ultime recours aurait pu tre de tenir sa langue, prfrant la mort, c'est done qu'on l'a pouss se comporter d'une certaine maniere. Sa
Changer quelque chose dans l'esprit des gens, c' est cela, le role d 'un intel1ectuel ... L'un de mes buts est de montrer aux gens que bon nombre des choses qui font partie de leur paysage familier - qu 'ils considerent comme universelles - sont le produit de certains changements historiques bien prcis. Toutes mes analyses vont contre l'ide des ncessits universelles dans l' existence humaine. Elles soulignent le caractere arbitraire des institutions et nous montrent de quel espace de libert nous disposons encore, quels sont les changements qui peuvent encore s' effectuer" (1988a: 778-779). 2 A emergncia dos dois grandes sistemas polticos produzidos no mundo ocidental, durante o sculo 20, apresentada, embora nas suas linhas gerais, como estando dependente de articulaes que se geram quase ao nvel das relaes face a face: "la dmocratie, si on la prend comme forme politique, ne peut em fait exister que dans la mesure ou il y a, au niveaux des individus, ds familles, du quotidien, si vous voulez, des relations gouvernementales, um certain type de relations de pouvoir qui se produisent. C'est pour cela qu'une dmocratie ne peut pas premire n'importe o. On a la mme chose propos du fascisme. Les pres de famille allemands n'taient pas fascistes en 1930, mais, pour que le fascisme prenne, parmi beaucoup d'autres conditions... , il fallait encore avoir gard aux relations entre les individus, la manire dont ls familles taient constitues, dont l' enseignement tait donn, il fallait qu' il y ait un certain nombre de ces conditions. Cela dit, je ne me absolument ps l'htrognit de ce que lon pouvait appeler ces diffrentes institutions de gouvernement. Je veux dire qu' on ne peut pasle localiser simplement dans ls appareils d'tat ou les faire driver entirement de l'tat, que la question est plus large (1984c: 751-752) .

libert a t assujettie au gouvemement. Il a t soumis au gouvemement. Si un individu peut rester libre, si limite que puisse tre sa libert, le pouvoir peut l' assujettir au gouvemement. Il n'est pas de pouvoir sans refus ou rvolte em puissance" (1981:160).

evidente que se se continuasse a estudar o poder luz da anlises polticoinstitucionais ou das definies jurdicas do sujeito, as questes relacionadas com a liberdade seriam sempre colocadas em termos de aquisio e de perdas de direitos. Isto : numa posio de exterioridade relativamente realidade do poder. Ora, o que Foucault acaba de dizer, na medida em que faz valer a liberdade do sujeito, que a noo de governamentalidade descobre a matria da tica no epicentro de todas relaes sociais. Nas sociedades governamentalizadas, o poder amplia-se porque exatamente se dirige a homens livres, que se percebem como indivduos autnomos. Neste ponto da reflexo, a definio de governamentalidade pode ser aprofundada um pouco mais:
"Je vis l'ensemble des pratiques par lesquelles on peut constituer, dfinir, organiser, instrumentaliser les stratgies que ls individus, dans leur libert, peuvent avoir les uns l'gard des autres. Ce sont des individus libres qui essaient de contrler, de dterminer, de dlimiter la libert des autres et, pour ce faire, ils disposent de certains instruments pour gouvener les autres. Cela repose donc bien sur la libert, sur le rapport de soi soi et le rapport l' autre" (1984b: 728729)

A liberdade , portanto, uma condio para a existncia do poder. Mas preciso entender o significado desta afirmao. Ela remete para a existncia de um campo de possibilidades no qual se observam modos de comportamento diversificados e se dispersam reaes mltiplas. Num artigo, de resto abundantemente citado, em que reflete teoricamente sobre o poder individualizante, ele definiu a relao de poder como [p.24]
"Un mode d'action qui n'agit pas directement et immdiatement sur les autres, mais qui agit sur leur action propre".

A sua mais correta definio esta: "une action sur l'action" (1982: 236). Definitivamente, teremos que substituir as idias de dominao por outras que remetam para tecnologias de regulao e de auto-regulao. Ento, quando falarmos de poder estaremos a referir-nos a uma realidade inacabada. E essa , sem dvida, a ltima considerao que teremos de fazer. A que registra uma permanente imperfeio e v o governo como essencialmente marcado pelo falhano. A fantasia de uma mquina submetendo o mundo em bloco s pode existir na cabea do estratega. O que sucede bem o inverso. As solues encontradas para um segmento da realidade tendem a tornar-se em dificuldades para outro. O conhecimento acumulado sobre as coisas, as pessoas e os acontecimentos no evita, bem pelo contrrio, que eles respondam de forma diferente da esperada. As tecnologias de governo vo ganhando corpo sempre a partir dessa conscincia aflita que consiste em verificar que um mar de realidades lhes escapa, que existem sempre novos domnios a dever atrair a sua ateno, que a ordem e a administrao no se exercem nunca capazmente. A interveno do poder ter de ser entendida, assim, como uma varivel que torna mais complexa a realidade, que produz problemas em vez de os solucionar, mas que, por isso mesmo, exigem cada vez mais novas e novas medidas. Estamos sempre a ouvir ou a dizer: "on gouverne trop peu (1979: 819). sempre preciso fazer mais e melhor. A tese da imperfeio permanente justifica que a ao do poder se amplie.

A nova racionalidade estimula indiferenciadamente fatores de homogeneizao e de individualizao. Chegamos por aqui ao segundo elemento do par poder/saber. O sentido profundo dum governo racional capaz de fazer aumentar a potncia do Estado passa
"par la constitution pralable d'un certain type de savoir..., un savoir concret, prcis et mesur se rapportant la puissance de l'tat. L'art de gouverner, caractristique de la raison de l'tat, est intimement li au dveloppement de ce que l' on a appel statistique ou arithmtique politique ... Une telle connaissance tait indispensable au bon gouvemement. Pour nous rsumer, la raison d'tat n'est pas un art de gouverner suivant les lois divines, naturelles ou humaines. Ce gouvemement n'a pas respecter l'ordre gnral du monde." (1981: 153).

Foram os problemas relacionados com esse domnio designado, desde o sculo 18, pelo neologismo populao - claramente ela o objeto por excelncia da police - que levaram os estados modernos a desbloquear a arte de governo. Desde ento, em vez de sditos ou de povo fala-se da [p.25] populao como ponto de aplicao de um corpo de conhecimentos. E foi desse modo que a demografia mas sobretudo a estatstica, ou seja, a cincia do Estado, deixou de funcionar apenas no interior do domnio administrativo para se transformar no instrumento que passou a refletir e a calcular toda uma massa de fenmenos cuja regularidade importa apreender. O Estado vai-se aos poucos governamentalizando na justa medida em que passa a quantificar, ao lado das variveis relativas aos recursos ou aos meios de subsistncia territoriais, novas realidades como sejam as da sade, da natalidade, morbilidade, fecundidade, da higiene, da instruo de toda uma populao que desta forma se pretende tornar mais ativa, mais produtiva. H que ver nesta estratgia unificadora a concretizao de uma enorme ruptura. O conhecimento racional e inteligente da populao anulou o modelo de governo, historicamente consolidado, que tinha por base a famlia. Na verdade, a realidade dos fenmenos prprios populao reenviaria, tanto as prticas da economia como as da socializao, para um plano dominado pela racionalidade estatstica3. Ainda desde meados do sculo 18 que a famlia passou a ser entendida como mais uma pea no dispositivo global marcado pela abstrata razo de Estado. De maneira simples, ela foi igualmente transformada num dos segmentos da populao. Mas um segmento de peso considervel. Com efeito, a mais pequena das instituies sociais passa a ser objeto de ateno privilegiada, sempre que o saber de governo vise atingir resultados
"quant au comportement sexuel, quant la dmographic, au nombre des enfants, quant la consommation" (I978a: 652).

A famlia tem assim sido rodeada na modernidade por um conjunto crescente de reflexes, em que lhe so minuciosamente descritos e prescritos comportamentos legtimos, em ordem a serem atingidas metas que todavia lhe escapam. No obstante, desde o sculo 18 que este trabalho sobre os corpos e as conscincias, trabalho propriamente disciplinar, vem sendo realizado fora da fronteira da famlia e da comunidade de vizinhos por instituies diretamente relacionadas com a normalizao dos
3

"La statistique montre ... que la population comporte des effets propres son agrgation et que ces phnomenes sont irrductibles ceux de la familIe... La statistique montre galement que, par ces dplacements, par ces manires de faire, par son activit, la population a des effets conomiques spcifiques. La statistique, permettant de quantifier les phnomnes propres la population, en fait apparatre la spcificit irrductible au petit cadre de la famille. Sauf un certain nombre de thmes rsiduels, qui peuvent tre des thmes moraux et religieux, la famille comme modle du gouvernement va disparatre" (1978a: 651).

indivduos: as escolas, as oficinas e os [p.26] exrcitos. Isto significa que para se gerir uma populao tendo em conta a obteno de resultados globais, o importante no est em agir no plano externo, como se suporia primeira vista, mas antes trabalhar, de modo racional e inteligente, sobre o particular. Por outras palavras: em profundidade, com mincia e no detalhe. Nesta mutao pode ser detectada a fratura que separa o nosso mundo, marcado pelas perspectivas liberais, das formas de enquadramento das sociedades tradicionais. A nfase passa a ser fundamentalmente colocada na regulao das escolhas dos cidados. A responsabilizao pessoal e a autonomia, essenciais para o reiterado princpio de que o sujeito se constri a si mesmo, so os invariantes maiores da vida poltica, social e econmica da poca contempornea. O quadro geral criado pela mentalidade de governo mostra como a histria das prticas disciplinares de fato a chave da subjetivao poltica. Os movimentos integradores do poder partem invariavelmente de uma realidade singular. em Vigiar e Punir que Foucault mostra como historicamente se procedeu a uma distribuio da populao no espao. Trata-se de comear a operar "segundo o princpio da localizao imediata ou do quadriculamento". Cada elemento passa a ser visto como uma unidade, ocupando o seu lugar na fila ou na classe: a disciplina "individualiza os corpos por uma localizao que no os implanta, mas os distribui e os faz circular numa rede de relaes", a qual assim interiorizada pela noo que cada um passa a ter no apenas da posio mas essencialmente da distncia que o separa do outro. Todos, um por um, so classificados e colocados no "ponto em que se cruzam uma linha e uma coluna" (1999: 123 e 125). Esta taxinomia dos seres naturais, que os vai tornando visualmente inteligveis por meio da tecnologia do quadro de dupla entrada, est associada a uma racionalidade cientfica/poltica/econmica que permite, por um lado, o controle e a interveno pontual, individualizada ("de diferenciao, de correo, de castigo, de eliminao") e, por outro lado, a possibilidade de "utilizar os indivduos de acordo com o nvel que tm nas sries que ocupam" (1999: 135-136). Pelas operaes conjugadas da distribuio e anlise o governo produz uma imensido de registros nos quais observa, controla, inspeciona, classifica e desse modo regulariza o sujeito. Na verdade, constri-se um eixo de poder que leva o uno diretamente ao mltiplo. Ainda que caracterizado como indivduo este percorrido e, dir-se-ia com propriedade, dominado pela nova ordem populacional. A parte e o todo, o topo e a base esto estruturalmente ligados, seno mesmo objetivamente fundidos.

Genealogia das tcnicas de subjetivao


O projeto de uma genealogia da subjetividade, a que Foucault se dedicou nos derradeiros escritos, est tambm filiado na tenso essencial [p.27] desencadeada pela governamentalidade: ela o fio condutor que explica o vaivm entre as experincias pessoais e os saberes que se vo sedimentando em torno dos indivduos. Em jeito de balano:
"J' ai voulu faire une histoire de l'organization du savoir tant en ce qui concerne la domination qu'en ce qui concerne le soi... J'appelle 'govemementalit' la rencontre entre les techniques de domination exerces sur les autres et les techniques de soi" (1988b: 785).

A subjetividade seria assim o resultado das interaes que se operam tanto nas situaes de face a face como no trabalho interno que os indivduos exercem sobre si mesmos. Mobilizou-se em produzir uma histria que pudesse dar conta dos diferentes modos de subjetivao do ser humano na nossa cultura ocidental. O objetivo era aqui o de

tentar perceber por intermdio de que prticas divisantes e tecnolgicas o ser humano se transformou paulatinamente num sujeito tico. pela anlise das dinmicas a supostas que efetivamente poderemos compreender que as identidades so a um tempo coletivas e relacionais. Todo o jogo da subjetivao (subjetivation) que Foucault procurou desvendar assenta sobre esta oposio: identificando o seu prprio nome como o nome de um sujeito particular, o ser humano est afinal a trabalhar sobre um conjunto de alter identificaes. Escolho quase ao acaso algumas definies diferenciadoras ou categorias de ser: branco, mulher, aluno, anormal, homossexual etc. So estas e outras identidades hegemnicas que esto na origem da relao do indivduo consigo prprio, nos tipos de disposies e hbitos que vai inculcando. Podemos dizer que por esse caminho que a governamentalidade se inscreve no corpo dos homens. O conceito central do projeto genealgico o das tcnicas de si (techniques de soi):
"C'est--dire les procdures, comme il en existe sans doute dans toute civilisation, qui sont proposes ou prescrites aux individus pour fix leur identit, la maintenir ou la transformer en fonction d'un certain nombre de fins, et cela grce des rapports de matrise de soi sur soi ou de connaissance de soi par soi. Em somme, il s'agit de replacer l'impratif du 'se connatre soi-mme', qui nous parat si caractristique de notre civilisation, dans l'interrogation plus vaste et qui lui sert de contexte plus ou moins explicite: que faire de soi-mme? quel travail oprer sur soi? comment se 'gouverner' en exerant des actions ou on est soi-mme l'bjectif de ces actions, le domaine ou elles s'appliquent, l'instrument auquel elles ont recours et le sujet qui agit?" (1981: 213)

Este programa historiogrfico de Foucault no chegou a ser inteiramente concludo. portanto difcil, seno mesmo arriscado, avanar com [p.28] uma sntese que d conta das genealogias que ele foi tecendo e dispersando em escritos de natureza muito diferente. Recorrendo diretamente a sistematizaes produzidas por outros seus comentadores (Dean, 1994; Minson, 1985; Noujain, 1987; Bevis, Cohen & Kendall, 1989), comeo por traar um esquema cujo propsito to apenas o de tentar servir de pano de fundo, o de contextualizar uma apresentao mais pormenorizada que farei, logo em seguida, das linhagens que acredito podem ter conseqncias diretas na realidade histrica que eu quero tratar nesta tese. Vejamos ento as grandes linhas de uma genealogia do trabalho de subjetivao tica propostas por Foucault. As questes mais propriamente ontolgicas, e que se prendem com o governo de cada um e dos outros, foram tratadas numa seqncia que encadeia os prazeres e a aphrodisia na Grcia com os problemas da carne no primeiro cristianismo e, ainda, com as temticas da sexualidade nas sociedades liberais. As matrias relacionadas com a ascese, com o modo como cada um trabalha sobre si, levaram-no a recensear e tratar - como complemento da confisso, instituio que remonta igualmente cultura helenstica e crist - uma srie de tcnicas de si. Alm de outras modalidades do auto-exame, analisou ento o dilogo, a audio, a meditao, a reza, o treino da memria, os rituais de mortificao e a escrita diarstica. Por seu turno, as posies deontolgicas que ativam a subjetivao - as escolhas que se estabelecem em relao s normas e regras, por um lado, e o modo com se esclarecem as grandes opes do governo individual, por outro -, fizeram com que procedesse a um tratamento mais pormenorizado das seguintes modalidades existenciais: viver de uma maneira nobre e bela na Antigidade Clssica, submeter-se lei de Deus no Cristianismo, tornar-se um ser racional na tradio kantiana, atingir a satisfao plena nas sociedades demoliberais. Finalmente, as questes de tipo teleolgico, concernentes aos propsitos e fins destas prticas, aos ideais-tipos que temos a esperana

de nos adequar. E de novo nos surgem trs grandes arqutipos: o autodomnio atravs da moderao na tradio grega, a salvao atravs da renncia no mundo cristo e a emancipao do homem nos movimentos liberais. O estabelecimento da gnese dos trabalhos sobre o eu que levou Foucault a conceber o grande projeto Histria da Sexualidade, num arco temporal que o encaminharia, numa primeira incurso, do presente no s at ao sculo 16 - como aconteceu com os estudos sobre a governamentalidade mas at Antigidade Clssica4. Em seu entender, ter sido a que, pela primeira vez, uma disciplina, no caso a filosofia, se deixou absorver pelas [p.29] questes das tcnicas de si. Estas abriram e configuraram um novo espao de reflexo que se situava justamente a meio caminho entre "les institutions pdagogiques et ls religions de salut" (1981: 215). Foucault defende que a permanente triangulao entre elas, tanto no plano dos discursos como no das prticas, est na base do conhecimento presente acerca do sujeito. Procurou ento mostrar que uma primeira grande vertente da subjetivao se prende com a tica dos atos sexuais. A tese que apresenta de que ter sido no perodo helenstico e romano, e no no cristianismo, como amide somos levados a supor e vemos escrito, que se
"formulent les principes du fameux schma conjugal dont I 'histoire a t fort longue: exclusion de toute activit sexuelle hors du rapport entre les poux, destination procatrice de ces actes, aux dpens d'une finalit de plaisir, function affective du rapport sexuel dans le lien conjugal" (1981: 216).

E mais. Urna preocupao sistemtica sobre as opes ticas para uma existncia saudvel tem posteriormente reiterado o princpio segundo o qual tanto as prticas sexuais como a mecnica prpria do desejo se desenvolvam luz de sentimentos de inquietude e desassossego. Todavia, o ponto fulcral no est em desvendar interdies ou sequer a dinmica prpria das punies; trata-se, antes, de intentar compreender a formao de uma certa racionalidade que vai envolver estes fenmenos. O controle do prazer cumpre-se no momento em que desencadeia e se implanta em cada sujeito uma vontade de saber relativa sua sexualidade. Importa sempre se deseje informar e que aprenda a falar dela, com mais e mais detalhe. Fica assim para Foucault posta de lado a
"vielle hypothse repressive et de ses questions habituelles (comment et pourquoi le dsir est-il rprim?). Il s'agit des actes et des plaisirs, et non pas de dsir. Il [p.30] s'agit de la formation de soi travers des techniques de vie, et non du refoulement par l'interdit et la loi. Il s' agit de montrer
4

Referenciando apenas alguns pontos "historicamente significativos" e esboando igualmente "certos problemas tericos", tratava-se para Foucault a "de interrogar o caso de uma sociedade que h mais de um sculo se fustiga ruidosamente pela sua hipocrisia, fala prolixamente do seu prprio silncio, se obstina em pormenorizar o que no diz, denuncia os poderes que exerce e promete libertar-se das leis que a fizeram funcionar. Gostaria de inventariar no apenas esses discursos mas a vontade que os impele e a inteno estratgica que os sustenta... Em suma, gostaria de afastar a anlise dos privilgios que se concedem habitualmente economia da raridade e aos princpios de produo discursiva (que, evidentemente, tambm administram silncios), de produo de poder (que s vezes tm por funo interdizer), de produo de saber (as quais, muitas vezes, fazem circular erros ou ignorncias sistemticas); gostaria de fazer a histria dessas instncias e das suas transformaes. Ora, uma primeira vista de olhos, feita deste ngulo, parece indicar que, desde o fim do sculo 16, a 'discursificao do sexo', longe de sofrer um processo de restrio, foi, pelo contrrio, submetida a um mecanismo de incitamento crescente; que as tcnicas de poder que se exercem sobre o sexo no obedeceram a um princpio de seleco rigorosa mas, pelo contrrio, de disseminao e de implantao das sexualidades polimorfas, e que a vontade de saber no se deteve perante um tabu que no se devia destruir, mas se obstinou... em constituir uma cincia da sexualidade" (1994;14 e 18).

non pas comment le sexe a t tenu l' cart, mais comment s'est amorce cette longue histoire qui lie dans nos socits le sexe et le sujet" (1981: 215).

As incurses de Foucault permitem-lhe concluir que foi o sculo 17 que comeou a transformar numa regra para todos o que na idade clssica se aplicava apenas a uma elite filosfica e monstica: dizer a verdade sobre o sexo. De fato, a pastoral crist far do instrumento da confisso uma tcnica que obriga a passar "tudo o que se relaciona com o sexo pelo moinho sem fim da palavra" (1994a: 25): o desejo objeto de minuciosas descries que utilizam um vocabulrio no apenas rico e extenso como capaz de o modificar deslocar e reencaminhar para regies inteiramente desconhecidas. H sempre novos pontos de implantao. Verificamos que a ortopedia discursiva resulta das permanentes declaraes a que cada indivduo est, ao longo da sua existncia, obrigado a fazer relativamente elucidao dos significados de toda uma parafernlia de conceitos criados e postos a circular por governantes e moralistas de origem variada, mas tambm por locutores especializados no saber mdico, psicolgico, pedaggico... O essencial, em matria de sexualidade, est em registrar que os interesses espiritual e pblico devem coincidir com os prazeres individuais. Este efeito de poder concretiza-se na permanente assimilao do contedo de cada um dos conceitos que compem a complexa tabela em que o sexo se v classificado e hierarquizado. A aparelhagem criada pelos poderes no leva portanto censura, contrariamente ao que seria de imaginar. O sexo e as patologias psicossexuais discursificam-se ao detalhe na literatura mdica e na prpria voz dos destinatrios dela. Uma segunda vertente da histria da subjetividade comea por ligar a regra da governamentalidade ao problema "du souci de soi-mme", do cuidado de si. Michel Foucault trabalhou esta prtica - consagrada por Scrates e hoje universalizada5 - de forma igualmente genealgica, tentando [p.31] assinalar no apenas os seus fundamentos histricos mas, sobretudo, os diferentes espaos sociais onde ela se acolheu, ganhou corpo ou adquiriu novas roupagens. Em tese, defendeu que ns somos herdeiros de uma moral social organizada a partir de uma mudana maior.
"Il y a eu inversion dans la hirarchie des deux prncipes de l'Antiquit, 'prends soin de toi' et 'connais-toi toi mme'. Dans la culture grco-romaine, la connaissance de soi est apparue comme la consquence du souci de soi. Dans le monde moderne, la connaissance de soi constitue le prncipe fondamental" (l988b: 789).

Trata-se de procurar compreender por que caminhos histricos se fez da cultura de si a ocupao moral por excelncia. Foucault afirma que as reflexes e os juzos ticos sobre aqueles prazeres que ainda hoje transportamos ou reconhecemos se tero organizado nos primeiros sculos da nossa era. Mas insistiu cabea, tambm aqui, na necessidade de
5

O tema do cuidado de si foi retomado pela filosofia posterior e acabou por ser transformado numa "arte da existncia". Ora, explica Foucault, " esse tema que, extravasando o seu quadro original e separando-se dos seus significados filosficos primeiros, adquiriu progressivamente as dimenses e as formas de uma verdadeira cultura de si. Por essa expresso, necessrio entender que o princpio do cuidado de si adquiriu um alcance bastante geral: o preceito de que necessrio ocupar-se de si , em todo o caso, um imperativo que circula entre numerosas doutrinas diferentes; assumiu tambm a forma de uma atitude, de uma maneira de se comportar, impregnou os modos de viver; desenvolveu-se em processos, em prticas e receitas que foram refletidas, desenvolvidas, aperfeioadas; constitui assim uma prtica social que deu lugar a relaes interindividuais, a trocas e comunicaes e por vezes mesmo a instituies; originou, finalmente, um certo modo de conhecimento e a elaborao de um saber (1994c: 55).

afastar a anlise da lgica dos sistemas de proibio. As transformaes que afetaram esta prtica moral no se prendem nem com um aumento da severidade, nem menos ainda com um adensar das interdies. Ao contrrio: "A mudana incide muito mais no modo como o indivduo deve constituir-se enquanto sujeito moral. O desenvolvimento da cultura de si produziu efeito no no reforo daquilo que poderia impedir a realizao do desejo, mas em certas modificaes que dizem respeito aos elementos constitutivos da subjectividade moral" (l994c: 81). Mas o trabalho da unio consigo prprio foi-se implantando e concretizando a partir do modelo da posse e nunca a partir do da submisso. fato indesmentvel que o homem contemporneo j est bem treinado nesta crena:
"pertence-se 'a si', -se 'seu'... ; s se depende de si mesmo, -se sui juris; exerce-se sobre si prprio um poder que nada limita nem ameaa; detm-se a potestas sui" (l994c: 79).

A tica tradicional, consubstanciada em formas externas de controle repressivo e coercivo, sofreu uma grande inflexo com a intensidade das relaes a si. A modernidade continua um regime de tipo asctico que se materializa numa vigilncia permanentemente inquieta no apenas sobre o estatuto do indivduo mas igualmente sobre o seu ser racional. A cultura de si implanta-se pelo reconhecimento de que a fraqueza e fragilidade, caractersticas da individualidade, se combatem atravs de princpios universais. Afirma-se a existncia de uma verdade nica - definida pela razo ou pela lei -, mas que deve ser decifrada por cada sujeito particular e confundida mesmo com o que ele faz. Foucault relembra que o ponto de chegada desta poltica de [p.32] governo definida pela "soberania do sujeito sobre ele prprio" (1994c: 82). Para que esse desiderato seja atingido, e o indivduo aprenda a dominar-se sem as instantes perturbaes do desejo, existe todo um "regime austero" dominado pelas "prticas da ascese", ou melhor, pelas "prticas de si": os "procedimentos de provao", os "exames de conscincia", a "avaliao de uma falta em relao s regras de conduta" so atitudes constantes e globalmente observveis em cada um de ns (1994c: 76). O exerccio da aplicao a si prprio passa, em primeiro lugar, pela filtragem constante das representaes - "une technique qui trouvera son apoge avec Freud" (1988b: 802) -, atravs do qual o indivduo deve recorrer memria para circunscrever o seu campo prprio de ao: examina-se a si mesmo, infere quais os princpios que devem governar a sua vida e, claro, sempre que disso se tratar, transformase no seu primeiro censor. Todo o exame interno deve avaliar a correspondncia entre
"les penses et la ralit (Descartes), ., . entre les penses et les regles (Sneque) ... [et] le rapport entre une pense cache et une impuret de l'me. C'est avec le troisime type d'examen que commence l'hermneutique de soi chrtienne et son dchiffrement des penses intimes. L'hermneutique de soi se fonde sur l'ide qu'il y a en nous quelque chose de cach, et que nous vivons toujours dans l'illusion de nous-mmes, une illusion qui masque le secret" (1988b: 810).

A sucesso de remisses de autoridade que se acabam de fazer a tradies filosficas e morais to distintas, ao menos no tempo, pode primeira vista tornar anacrnico o argumento. Mas a sua funo aqui a de reiterar o ponto de vista segundo o qual as derivaes a partir do princpio do cuidado de si tiveram um alcance muito geral, bem para l das doutrinas de origem. O importante estar em reconhecer que verdade e conhecimento de si so as duas faces da mesma moeda.

Estas prticas da identidade so, portanto, relacionais. O ser ou a alma s tm substncia se entendidos como trabalho, como atividade. A grande interrogao histrica que o indivduo livremente-se-obriga a fazer esta:
" partir de quel fondement trouverai-je mon identit?" (1988b: 791).

O conhecimento que um elemento pode ter e fazer de si passa pela comparao ou articulao com um outro seu semelhante. O cuidado de si organiza-se, invariavelmente, pela realidade do espelho. Sendo certo que tal prtica no se esgota apenas nas crianas e nos jovens em processo de socializao - apresenta-se, ao contrrio, antes como uma incumbncia, um dever permanente de toda a vida -, no menos verdade que a relao a si prprio especialmente treinada e reiterada pela relao pedaggica. De [p.33] fato, os exerccios que ai se desenvolvem impelem sempre, seja atravs da escrita 6 seja pela palavra, o cuidado consigo para a comunicao com o outro, designadamente o mestre e o colega. A introspeco exerce-se com um mecanismo de vigilncia especfico, pelo qual o indivduo deve anotar as pequenas nuances do cotidiano e os estados de alma que inevitavelmente as acompanham. A experincia da escrita, a constante leitura e releitura de registros do tipo do de um dirio, bem como o incitamento sua verbalizao, configuram um novo domnio de enunciao. E onde se julgava antes existir um exerccio solitrio introduz-se uma dinmica poltica. Quero referir-me agora, e com mais detalhe, a dois eixos que parecem destacar-se sobremaneira nesta dinmica que nos devolve a imagem da longa durao ou, na linguagem foucaultiana, de uma histria do presente7: o pensamento e a prtica mdicas, primeiramente; o cristianismo, depois. sua maneira, cada uma delas permitiu a intensificao das relaes a si. Seja com o propsito da transformao e da correo, da purificao e salvao, ambas tm feito do indivduo um campo permanente de conhecimento e ao. Existe uma tradio - que parece remontar longe na cultura grega e que paulatinamente vem assumindo uma amplitude cada vez maior - a correlacionar de forma estreita a medicina com o cuidado de si. A interpretao de Foucault permite, neste particular, desconstruir a lgica que separa corpo e alma. Comea por se referir a Plutarco quando este defendia que os males de um e da outra poderiam ser analisados e tratados por meio da noo de pathos, levando to longe o argumento a ponto de igualmente no fazer tambm destrina entre a sua filosofia e medicina praticada por outros. As doenas fsicas e os movimentos involuntrios do esprito pareciam comunicar diretamente entre si:
6

O contexto marcado pela cultura do cuidado de si mostra o papel que a escrita joga na estruturao de uma identidade de tipo instrospectivo. "Parmi les tches qui dfinil le souci de soi, il y a celle de prendre des notes sur soi-mme - que 1'on pourra re1ire , d'crire des traits et des lettres aux amis, pour les aider, de conserver ses carnets afin de ractiver pour soi-mme les vrits dont on a eu besoin. Les lettres de Socrate sont un exemple de cet exercice de soi... Le nouveau souci de soi implique une nouvelle exprience de soi. On peut voir quelle forme prend cette nouvelle exprience de soi ali Ier et au IIe sicle, o l'introspection devient de plus en plus fouill. Un rapport se noue entre l' criture et la vigilance. On prte attention aux nuances de la vie, aux tats d'me et la lecture, et l'acte d'crire intensifie et approfondit l'exprience de soi. Tout un champ d' expriences s'ouvre, qui n' existait ps auparavant" (1988b: 793 -794). 7 Esta expresso ter a maior ressonncia no interior da tribo que trabalha as perspectivas; criticas abertas pela obra de Michel Foucault. Importa, no contexto deste trabalho, apenas assinalar que a expresso aparece pela primeira vez em Vigiar e Punir e no final do primeiro captulo (cf. 1999: 29).

"Um estado de passividade que em relao ao corpo assume a forma de uma afeco que perturba o equilbrio dos seus humores ou das suas qualidades [p.34] e que em relao alma assume a forma de um movimento capaz de a arrebatar contra a sua vontade" (1994c: 66-67).

Inversamente, um mdico como Galeno achava ser do seu domnio profissional tratamento de problemas do foro tico. Dedicou-se aos desvios do esprito (e, frente de todos, os amorosos), quelas paixes que permanecem rebeldes razo, inclusive aos erros praticados em conseqncia de uma opinio infundada. Foucault viu aqui "qualquer coisa de paradoxal". De fato, parece fixar-se nesta aproximao uma moral que postula como males maiores no a doena, o sofrimento ou mesmo a morte. Fundamentalmente, os especialistas em medicina devem atuar exatamente sobre as linhas de comunicao e intercmbio que se estabelecem entre o corpo e a alma, agir ali onde os maus hbitos desta podem provocar as misrias fsicas. O princpio o de que "os excessos do corpo exprimem e sustentam os defeitos da alma". Mas no nos devemos equivocar. da segunda que os filsofos-mdicos sobretudo nos falam. a alma que
"constantemente ameaa arrastar o corpo para l da sua mecnica prpria e das suas necessidades elementares; ela que incita a escolher os momentos que no so os mais apropriados, a agir em circunstncias suspeitas, a contrariar as disposies naturais".

Numa palavra: o trabalho sobre a alma deve ser executado por forma a que o corpo possa ser conduzido "de acordo com uma lei que a do prprio corpo". Temos ento que, j na imagem mais recuada e arcaica desta prtica social, a tica que envolve o desejo parece sempre impor como princpio da cura o regresso a uma "espcie de animalizao". com efeito a este patamar natural - quer dizer: despido de representaes e fantasias que a cincia mdica quer ascender (1994c: 154-158). Parecer agora talvez mais claro que toda esta associao entre medicina e moral trabalhe para estabelecer a regra de que o indivduo - alm das imperfeies prprias, que o obrigam a ser continuamente corrigido e educado - se tem de reconhecer como doente ou ameaado pela presena constante da doena.
"Le souci mdical permanent est l'un des traits essentiels du souci de soi" (l988b: 796).

A eficcia desta dinmica de poder deve ser procurada no apenas na panplia de registros ou de tabelas que identificam e traduzem os males especficos de cada qual, mas ainda no subseqente reconhecimento que cada sujeito faz quando livremente aceita poder transformar-se no seu prprio [p.35] mdico8. assim possvel verificar que, em torno dos cuidados de si, existe um estilo de preocupaes, uma prtica de vigilncia altamente particularizada:
"O receio dos excessos, a economia do regime, a escuta das perturbaes, a pormenorizada ateno s disfunes, a considerao de todos os elementos (estao, clima, alimentao, modo de vida) que podem perturbar o corpo e, atravs dele, a alma" (1994c:70).

"Cada um deve descobrir", continua Foucault, "que est em estado de necessidade, que preciso receber medicao e socorro... E a instaurao dessa relao consigo mesmo tanto mais necessria quanto as doenas da alma - diferena das dores do corpo - no se anunciam atravs de sofrimentos que se percebam; no s podem ficar muito tempo insensveis, como cegam aqueles que atingem... O grave nas doenas que passam despercebidas ou podem mesmo ser tomadas por virtudes (a clera por coragem, a paixo amorosa por amizade, a inveja por emulao, a covardia por prudncia)" (1974c: 70-71).

Esta dieta tambm lana a sua ltima ncora no campo da sexualidade. Fixam-se novas recomendaes. O regime mdico afirma, desde h sculos, que o tempo prprio para se iniciar a vida sexual coincide com a confirmao da puberdade. No entanto, e sobre esta, h como que um outro consenso geral que impede a relao sexual de ser iniciada nesse ciclo da vida. Para assegurar a continncia dos adolescentes, os mdicos inventaram toda uma panplia de exerccios fsicos. Mas este tipo de higiene culmina com uma ateno especial dada s prticas solitrias. E porventura neste ponto que podemos assinalar uma fratura na genealogia tico-sexual que nos transporta da cultura grecoromana para o cristianismo. Ao passo que a reflexo moral da primeira tradio via a masturbao de forma positiva, como "um gesto de desprendimento natural... , um remdio necessrio", a moral monstica, por seu lado, associou-a "s quimeras da imaginao e seus perigos", reafirmando sucessivamente que ela constitua "a forma mais estritamente desprendida da inutilidade do desejo, das imagens e do prazer". A masturbao funciona como o tpico no qual os indivduos se sentem a "ultrapassar os limites que lhes foram estipulados" (1994c: 162; itlico meu). Enquanto uma das experincias-limite da intimidade, a prtica social da masturbao mostra como a regra da governamentalidade faz equivaler a submisso com a rebeldia, o poder com a liberdade. Como no tango, so precisos dois para a dana. Isto : para se concretizar uma figura nica. sabido que a moral crist - e entramos j no segundo eixo - recebe como suas muitas das recomendaes dietticas da tradio anterior: uma economia que toma como princpio a raridade da atividade sexual; o nexo causal que estabelece entre uma conduta sexual descontrolada e o destino trgico de um indivduo ou mesmo da comunidade; a luta sem trguas que faz [p.36] para aplacar o desenvolvimento do desejo, tentando retirar fantasias e imagens de prazer tanto do interior da relao sexual como das prticas solitrias. Mas o mais importante de tudo isto est em reconhecer que este enquadramento moral foi objetivado, a montante, com uma modalidade de tipo diferente que o cristianismo introduziu nas relaes a si. Refiro-me introduo de uma nova estratgia no inacabado jogo de descoberta pessoal da verdade. De fato, a prtica crist traz algumas novidades no processo de intensificao da subjetividade relativamente s tradies suas anteriores. Foucault mostra como, por exemplo, para Plato "l'individu doit dcouvrir la vrit qui se cache en lui", enquanto que para os esticos
"la vrit n'est pas dcouvrir dans l'individu, mais dans les logoi, les prceptes des matres. Le disciple mmorise ce qu'il a entendu, convertissant les paroles de ses matres en regles de conduite" (1988b: 799).

A religio crist, por seu turno, vai exigir um outro tipo de obrigao verdade, pela qual as regras de conduta tm por finalidade ltima a transformao dos sujeitos. sabido como o ascetismo cristo se organiza volta do princpio da renncia, tanto a si mesmo como realidade deste mundo, para aceder a um outro nvel, da morte vida, do tempo dos homens eternidade. Ora, a verdade no se concebe aqui sem a pureza da alma e esta conseqncia de um trabalho de autoconhecimento:
"Le christianisme... requiert de chacun qu'il sache qui il est, c'est--dire qu'il s'applique dcouvrir ce qui se passe en lui-mme, qu'il reconnaisse ss fautes, admette ses tentations, localise ses dsirs; chacun doit ensuite rvler ces choses soit Dieu, sait d'autres membres de la communaut, portant ainsi tmoignage, publiquement ou de manire prive, contre lui-mme ..." (l988b: 805).

Todos estamos tambm certos de que esta hermenutica de si s adquire uma dimenso social se for objeto de uma verbalizao permanente. E se de alguma maneira for comunicada. A tomada de conscincia dos pensamentos no se efetiva sem esta operao, absolutamente fundamental de entre todas as que envolvem o indivduo. Com efeito, seja sob a forma oral ou escrita, esteja direcionada para o mestre, o padre, o mdico ou o professor... , a figura da confisso aparece como a matriz mesma da socializao. Esta tecnologia confere ao ouvinte uma posio que lhe permite - ainda que o silncio seja mesmo uma marca caracterstica do confessor - afirmar um poder cujo efeito , invariavelmente, de tipo discriminatrio sobre a verdade de quem fala. Neste exerccio relacional que adequa uma hermenutica de si com os conselhos ganha corpo o famoso tringulo poder-saber-prazer, [p.37] definido pelo nosso autor. Vale a pena acompanh-lo quando ele, com a sua vocao de genealogista, historia variaes institucionais da verbalizao das nossas viagens internas.
"Il y a... deux grandes formes de rvlation de soi, d' expression de la vrit du sujet, dans le christianisme des premiers sicles. Le premiere est l'exomologsis, soit l'expression thtralise de la situation du pcheur. La deuxieme est ce que la littrature spirituelle a appel 1'exagoreusis. L'exagoreusis est une verbalisation analytique et continue des penses, que le sujet pratique dans le cadre d'un rapport d'obissance absolue une matre. Ce rapport prend pour modele le renoncement du sujet sa volont et lui-mme. S'il existe une diffrence fondamentale entre l'exomologsis et l'exagoreusis, il faut cependant souligner qu'elles prsentent un lment commun: la rvlation ne peut se concevoir sans renoncement. Dans l' exomologsis, le pcheur doit perptrer le 'meurtre' de lui-mme en pratiquant des macrations asctiques. Qu'elle s'accomplisse par le martyre ou par l'obissance un matre, la rvlation de soi implique le renoncement du sujet lui-mme. Dans 1'exagoreusis, d'un autre ct, l'individu, par la verbalisation constante de ses penses et l'obissance dont il tmoigne envers son matre, montre qu'il renonce la fois sa volont et luimme. Cette pratique, qui na'it avec l christianisme, persistera jusqu'au XVIIe sicle. L'introduction, au XIIIe sicle, de la pnitence, constitue une tape importante dans le dveloppement de l'exagoreusis. Ce theme du renoncement du sujet lui-mme est tres important. travers toute l'histoire du christianisme, un lien se noue entre la rvlation, thtrale ou verbale, de soi et le renoncement du sujet lui-mme. L'hypothse que m'inspire l'tude de ces deux techniques est que c'est la seconde - la verbalisation - qui est devenue la plus importante. A partir du XVIIIe sicle et jusqu' l'poque prsente, les 'sciences humaines' ont rinsr les techniques de verbalisation dans un contexte diffrent, faisant d'elles non pas l'instrument du renoncement du sujet lui-mme, mais l'instrument positif de la constitution d'un nouveau sujet. Que l'utilisation de ces techniques ait cess d'impliquer le renoncement du sujet lui-mme constitue une rupture dcisive" (l988b: 812-813).

Deixei propositadamente para fechar esta incurso a referncia a um outro elemento muito importante na constelao analtica erguida por Foucault. Ainda na sua Histria da Sexualidade, introduziu o termo biopoder - que viria a usar de forma indistinta com biopoltica - para designar formas de poder exercidas sobre as pessoas, pensadas j essencialmente na sua qualidade de seres humanos. Remete para o que j estivemos a tratar: que s formas teatralizadas da violncia utilizadas pelo poder soberano (biohistrico), sucede uma prtica moderna caracterizada pelos reflexos do biolgico na poltica. Os sujeitos podem passar a ser vistos enquanto membros de uma populao porque so dissecados na sua individualidade, mormente atravs da sua sexualidade. Aprendem a conhecer-se em conexo direta com a poltica da nao. Mas j no estamos s a falar daquela forma insidiosa de [p.38] poder que procura produzir-alimentaradministrar todas as foras que exercem uma posio positiva na vida dos seres humanos.

Este tema no surge apenas no discurso de Foucault para reforar a eficcia totalizadora da governamentalidade. Ao contrrio, uma das suas conexes mais significativas diz respeito percepo de que a biopoltica moderna gera um novo tipo de contra-ao poltica. O detalhe para que cada indivduo remetido pelas estratgias socializadoras que se tecem em seu redor leva-lo-, da mesma forma, a formular necessidades e imperativos que surgem como respostas alternativas e modelos de vida em perfeita contramo. Em primeira anlise, atravs da biopoltica que se pode entender a resistncia como Foucault a estabelece inmeras vezes, ou seja, como uma forma de reversibilidade estratgica das relaes de poder. Histria da conduta da conduta, a governamentalidade a histria da disseno, das contracondutas que caracterizam igualmente todos os seres humanos na modernidade.

Concluso
As teses da governamentalidade surgem como um piv e um ponto de condensao do conjunto das reflexes de Michel Foucault, razo esta que acredito estar na base do seu enorme eco na atualidade. Embora correndo o risco de ser bastante esquemtico, direi, para terminar, que h como que um trptico seqencial na obra daquele filsofo-historiador: primeiro a anlise dos sistemas de conhecimento, depois as modalidades de poder e, por fim, as relaes do eu consigo prprio. Para cada um destes domnios utilizou trs formas especficas de anlise, designadas por "arqueologia", "genealogia" e "tica". Ora, a noo de governamentalidade cruza todo este theatrum na medida em que estabelece uma cadeia entre: a) a "microfsica do poder", ligada s tecnologias polticas do corpo e aplicao de tcnicas disciplinares nas prises; b) entre as preocupaes gerais da soberania poltica, direcionadas para gesto das naes, populaes e sociedades no quadro de relaes institucionais; c) entre as estratgias estabelecidas para a direo e conduo de indivduos livres, fazendo corresponder as prticas do eu com as prticas de governo. O Governo de Cada Um e dos Outros foi sintomaticamente o ttulo escolhido para as suas ltimas lies e para um livro que no chegou a publicar. esta preocupao geral que, de fato, anima a investigao foucaultiana dos ltimos anos: analisar a formao do homem moderno atravs dos mecanismos por intermdio dos quais cada um se deve passar a relacionar consigo mesmo e a desenvolver toda uma autntica arte de existncia destinada a reconhecer-se a si como um determinado tipo de sujeito. E um sujeito cuja verdade pode e deve ser conhecida. [p.39]

Bibliografia
FOUCAULT, Michel (1971). Nietzsche, La gnalogie, l'histoire. In Dits et Ecrits (19701975), (p. 136-156).Vol. II. Paris: Gallimard. __________________(1978a). La 'gouvernementalit. In Dits et Ecrits (1976-1979),(p. 635-657).Vol. III. Paris: Gallimard. __________________ (1978b). Securit, territoire et population. In Dits et Ecrits (19761979), (p. 719-723).Vol. III. Paris: Gallimard. __________________ (1979). Naissance de la biopolitique. In Dits et Ecrits (1976-1979), (p. 818-825).Vol. III. Paris: Gallimard.

__________________ (1980). Du gouvernement des vivants. In Dits et Ecrits (19801988), (p. 125-128).Vol. IV. Paris: Gallimard. __________________ (1981). 'Ommes et singulatim': vers une critique de la raison politique. In Dits et Ecrits (1980-1988), (p. 134-161).Vol. IV. Paris: Gallimard. __________________ (1981). Le sujet et le pouvoir. In Dits et Ecrits (1980-1988), (p. 222-243).Vol. IV. Paris: Gallimard. __________________ (1984a). Preface l'Histoire de la sexualit. In Dits et Ecrits 19801988), (p. 578-584).Vol. IV. Paris: Gallimard. __________________ (1984b). L'thique du souci de soi comme pratique de la libert. In Dits et Ecrits (1980-1988), (p. 708-729). VoI. IV Paris: Gallimard. __________________ (1984c). L' intellectuel et les pouvoirs. ln Dits et Ecrits (19801988), (p. 747-752).Vol.IV. Paris: Gallimard. __________________ (1988a). Vrit, pouvoir et soi. In Dits et Ecrits (1980-1988), (p. 777-782).Vol .IV. Paris: Gallimard. __________________ (1988a). Les techniques de soi. In Dits et Ecrits (1980-1988), (p. 783-813).Vol. IV. Paris: Gallimard. __________________ (1988b). La technologie politique des individus. In Dits et Ecrits (1980-1988), (p. 813-828).Vol.V. Paris: Gallimard. __________________ (1991) [1968 a 1 edio em francs]. Politics and the study of discourse. In G. Burchell, C. Gordon & P. Miller (Eds.). The Foucault Effect: studies in governmentality (p. 52-72). London: Harvester Wheatsheaf. __________________ (1994a) [1976 a 1 edio em francs]. Histria da Sexualidade: A vontade de saber. Vol. I. Lisboa: Relgio d'gua. __________________ (1994b) [1984 a 1 edio em francs]. Histria da Sexualidade: O uso dos prazeres. Vol. II. Lisboa: Relgio d'gua. __________________ (1994c) [1984 a 1 edio em francs]. Histria da Sexualidade: O cuidado de si. Vol. III. Lisboa: Relgio d' gua. __________________ (1997) [1971 a 1 edio em francs]. A Ordem do Discurso. Lisboa: Relgio d' gua. __________________ (1999) [1977 a 1 edio em francs]. Vigiar e Punir. Petrpolis: Vozes.

Vous aimerez peut-être aussi