Vous êtes sur la page 1sur 2

O j no mais cego, Bartimeu "Depois, foram para Jeric.

E, saindo ele de Jeric com seus discpulos e uma grande multido, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazar, comeou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericrdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericrdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom nimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lanando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faa? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua f te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho." [Marcos 10:46-52] As vezes nos questionamos por que certas pessoas sofrem com doenas terrveis e Deus no as cura. Alguns at dizem: "Se existisse Deus". Mas esta narrativa acima nos mostra que o cego teve de fazer alguma coisa para receber a sua cura. Ele clamou por Jesus. Vemos que o cego Bartimeu passou por vrias provaes e circunstncias adversas: 1 Ele no via a Jesus Hoje tambm no vemos Jesus fisicamente, podemos conhec-lo por Sua Palavra. Talvez voc at certas dvidas sobre Jesus. 2 Ele no enxergava nada 3 Ele no vivia de verdade, mendigava. Vejamos algumas aes que ele teve de praticar: 1. 2. Clamava e gritava vrias vezes por Jesus. Obs.: Jesus no e nem nunca foi surdo. No se calou mesmo sendo repreendido por muitos. Hoje, muitos cristos se calam quando o assunto Jesus. Ele (Bartimeu) ainda no era salvo, mas mesmo assim no se envergonhou de gritar por Jesus na beira do caminho, onde uma multido se encontrava.

O que Jesus fez? 1 Jesus Parou > O cego conseguiu a ateno de Jesus 2 Jesus o chamou > Repare que Jesus na verdade mandou que o chamassem Os servos de Deus tem como tarefa tambm: 1. 2. 3. 4. de de de de encorajarem os chamados a largar o pecado levantarem os chamados da sujeira pela lavagem da Palavra tir-los do pecado lhes mostrando o sacrifcio de Jesus na cruz mostrar que o Prprio Jesus o chamou:

"No me escolhestes vs a mim, mas eu vos escolhi a vs, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permanea; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."

Joo 15:16 Ento o que o cego fez? 1 Lanou de lado a capa Devemos lanar para longe de ns o pecado, a capa, que nos impede de ter comunho com Deus. Essa capa pode ser os maus pensamentos, a mgoa, a fofoca, a dvida e qualquer pecado que exista. Talvez voc pergunte: Certa coisa no sei se pecado. Ento, pergunte a si mesmo: Isso desagradaria a Deus? 2 Levantou-se de um salto Aps tomar a deciso de ir at Jesus e jogar longe o que lhe fazia pecar, levantou-se em um instante, de forma rpida, da forma de quem cr. No dando tempo aos pensamentos de dvida, mas crendo que o Mestre iria cur-lo. 3 Jesus o perguntou: O que queres que te faa? importante respondermos essa pergunta a Jesus, pois se o que quisermos, estiver de acordo com Sua Palavra e vontade receberemos com certeza. O cego respondeu: Mestre, que eu torne a ver. Quantas pessoas esto cegas espiritualmente, mesmo aps anos de igreja e de vida. Talvez voc j tenha enxergado a diferena do certo e do errado, mas agora no v mais. Agora, certas coisas acreditas que podes fazer, e que no seu caso diferente. Clame a Deus por perdo, procure direo a respeito de suas atitude diante de Deus segundo a Sua Palavra, e lance para longe de voc a capa que te impede de ver a realidade, a capa do pecado. 4 Jesus o cura: Ento Jesus disse: Vai, a tua f te salvou. Imediatamente tornou a ver. Este cego chamado Bartimeu, pde ver a vida de duas formas: como quem enxerga e como cego Antes, ele via, depois, j no via mais at que Jesus o curasse. Mas sabe o que ele descobriu de valor inestimvel? que seguir a Jesus a nica coisa que realmente importa na vida. E que apesar de ter sido muito desprezado, e agora no necessitasse mais o ser, ele no se importaria de ser desprezado por estar com Jesus e por seguir os Seus passos.

Vous aimerez peut-être aussi