Vous êtes sur la page 1sur 4

1

Liberdade Genuna Texto base: Joo 8:32 Ah, Liberdade! Palavra to usada pelos jovens. O desejo pela Liberdade sempre foi o motor da juventude. Desejo de liberdade em relao aos pais, em relao tirania na escola; Nos mais politizados: liberdade em relao ao governo, ao pas. Liberdade para viver, para ser feliz. Esse desejo de liberdade no ruim, necessrio, pois ele muda vidas, governos, naes. Porm triste quando se observa - nesse mundo em que vivemos - uma deturpao do que significa a verdadeira, a genuna liberdade. Eu lidei com jovens praticamente a minha vida toda essa minha experincia com a juventude tem me trazido muitas alegrias, mas tambm muitas tristezas quando vejo o quanto a to ansiada liberdade est com a sua verdadeira identidade corrompida e apodrecida por idias implantadas pelo Hedonismo Grego que a filosofia da busca do prazer acima de tudo - e pela filosofia Iluminista do Sonho Americano imprimida pelos EUA e que prega a busca de sucesso material, financeiro acima de tudo. Para entendermos e nos apegarmos autntica liberdade, ns precisamos descobrir a Verdade. A Palavra de Deus nos diz: E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertar, Joo 8:32. Somente a Verdade de Deus pode nos libertar. A autntica e genuna liberdade s pode ser experimentada atravs da Palavra de Deus. Agostinho, um dos maiores nomes da filosofia crist de todos os tempos, procurou a felicidade nos prazeres do mundo, na retrica, na oratria, no maniquesmo e em tantas outras confuses mas, somente encontrou a paz quando presenciou, quando experimentou a alegria e a liberdade do evangelho de Cristo. Logo no incio das suas Confisses ele diz: Nos fizestes para Vs e o nosso corao no descansar enquanto no repousar em Vs. Sem Deus no h autntica liberdade e no h felicidade. O apstolo Joo sentencia: Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente SEREIS LIVRES, Joo 8:36. Meus jovens. Existem basicamente dois tipos de liberdade que predominam hoje no mundo: A liberdade genuna que aquela proporcionada por Jesus e a liberdade adulterada que aquela pregada pelo mundo e que fatalmente degenera em libertinagem (palavra que significa o apodrecimento da liberdade, a transformao desse bem em devassido, lascvia e todo tipo de sensualismo). Agora preste ateno!

A experincia plena com a liberdade, o sentimento completo de estar livre, s acontece, s vivenciado plenamente quando voc se torna um escravo. Parece loucura! Como posso ser livre se for escravo? um paradoxo! As coisas de Deus nem sempre coadunam com a lgica humana, porm sempre so melhores do que a racionalidade, pois Deus a sabedoria suprema e devemos confiar em seus irrepreensveis desgnios. Acompanhe comigo: Se voc for livre segundo o costume do mundo, segundo a filosofia hedonista-Grega ou Iluminista-Americana, voc ser escravo do pecado, escravo de satans. A Palavra diz: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu brao e aparta o seu corao do SENHOR!, Jeremias 17.5. Agora, se voc for livre segundo o costume de Deus, segundo a filosofia bblica, ento voc ser escravo da bem-aventurana, escravo de Jesus. A Palavra diz: Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, escravo de Cristo, 1 Corntios 7:22. De quem voc quer ser escravo? De satans e do inferno, ou de Deus e do paraso. Porque viver debaixo do jugo do diabo dor e sofrimento, mas viver debaixo das asas de Deus alegria e contentamento. A liberdade estimulada pelo mundo envolve trs aspectos: liberdade de pensamento, liberdade de ao e liberdade de crena. O mundo prega que voc livre quando voc tem o controle total de sua vida, quando voc o dono do seu nariz e faz o que voc bem entender da sua vida, do seu corpo e da sua crena. A liberdade do mundo nos impele a uma busca incessante por prazer que deve ser suprido pelo reconhecimento dos outros, pelos bens materiais, pela aparncia fsica, o que nos leva fatalmente - a mergulharmos na depresso, pois impossvel alcanar a excelncia em tudo, ao vcio no sexo, no lcool e nas drogas, vaidade excessiva, ao egosmo e ao egocentrismo. A liberdade do mundo uma mentira, pois nos escraviza a algo degradante, imoral, antitico e muitas vezes criminoso. O que leva algum a cometer o assassinato do aborto seno a preocupao com a opinio dos outros, com a sua vida, com a carreira, com as despesas, etc.; O que leva uma pessoa a trabalhar demais e esquecer-se dos amigos, da famlia e da prpria sade seno o anseio pela suposta liberdade que o sucesso profissional e o dinheiro podem proporcionar? A liberdade do mundo uma mentira!

Meus amados irmos, no se enganem com a sabedoria do mundo. Estar aparentemente livre para fazer o que bem quiser pode ser a sua maior priso. O pecado a priso mais dolorosa que um filho de Deus pode experimentar e muitos esto presos nela sem saber. No se enganem com a falsa liberdade do mundo. Ser escravo do pecado no liberdade. A liberdade a experincia que resulta do conhecimento da Verdade, que a Palavra de Deus, e no da faculdade de se fazer o que quer ou de decidir pelo que se entenda certo. A expresso da liberdade em nossas vidas implica a responsabilidade de no somente conhecer, mas de aplicar e praticar os ditames da Palavra de Deus. Na liberdade do ponto de vista de Deus as coisas no so de qualquer jeito, ou do jeito que achamos, pela nossa conscincia, melhor ou pior. Jesus Cristo conceituou liberdade como uma experincia que torna a vida uma bno e no um processo de degradao. A liberdade segundo os padres cristos nos proporciona uma experincia marcante de felicidade e completude. O evangelho no contra o prazer e muito menos contra a felicidade humana, pelo contrrio, ele lhe delimitar o caminho exato para alcanar tudo o que voc precisa para ser livre e feliz. Ao contrrio da liberdade do mundo que te aprisiona em um crculo vicioso de prazer e dor, a liberdade de Cristo te cerca de tudo que realmente necessrio para a sua liberdade e felicidade serem completas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justia, e todas essas coisas lhes sero acrescentadas, Mateus 6:33. Ento, como viver? Muitos confundem a cabea dos jovens com informaes que extrapolam a verdade bblica e levam concluso de que ser cristo, ser crente difcil e que voc no vai poder fazer mais nada. A turma do no pode, no pode isso, no pode aquilo querem fazer com que o jovem pare de sorrir e de se divertir por ser crente, mas na realidade o que vivenciamos quando escolhemos servir a Cristo que podemos sim fazer todas aquelas atividades que nos trazem prazer e felicidade. Um jovem cristo pode jogar vdeo-game, mas ele no vicia no jogo. Um jovem cristo pode ir ao cinema, pode assistir televiso, mas ele no idolatra as estrelas de cinema nem troca a TV por seu tempo de qualidade com Deus. Um jovem cristo pode sair com os amigos, pode namorar, pode fazer tudo o que o jovem do mundo faz, porm sempre consciente de que Cristo o direcionador de suas decises e no o mundo. Sempre lembrando as palavras de Paulo em sua carta aos Corntios: Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas as coisas convm. Todas as coisas me so lcitas, mas eu no me deixarei dominar por nenhuma, 1 Corntios 6:12.

Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas as coisas convm; todas as coisas me so lcitas, mas nem todas as coisas edificam, 1 Corntios 10:23. Fazer o que queremos de acordo com a liberdade do mundo nos leva ao exagero e ao erro. Fazer o que queremos de acordo com a liberdade de Cristo nos leva a moderao e ao sucesso. A Palavra de Deus como uma espada que corta profundamente e desfaz todas as amarras, como uma chave que abre todas as portas para a libertao. Deixe o Senhor quebrar todas as barreiras, destruir as fortalezas e abrir as portas para libertar a sua vida. A Palavra diz: [...] o Senhor o Esprito; e, onde est o Esprito do Senhor, a h liberdade, 2 Corntios 3.17. Apeguem-se liberdade de Deus e permaneam firmes no se submetendo novamente ao jugo da escravido. Havia um passarinho que estava a muito tempo preso em uma gaiola. Uma criana se compadeceu dele e resolveu solt-lo esperando v-lo voar livremente. Infelizmente ele no voou, pois havia sido criado em cativeiro e no sabia voar. Depois de um tempo solto, morreu, pois no conseguia voar. Com isso aprendemos que ser livre no apenas ser solto, mas tambm saber voar. Quando adoramos a Deus somos no somente soltos, mas livres para voar, transpor todas as barreiras e alcanar as bnos e alegrias do Senhor. Quero convidar agora voc, que filho de Deus por adoo do Senhor Jesus e que sente que h ainda algo em sua vida que precisa ser destrudo pelo poder de Deus venha tambm cortar essa cadeia. A Deus toda a Glria! Amm! Bibliografia: Pedro Pamplona: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:5fL2IsNgwesJ:evangelhourbano.co m/barrabas-e-sua-falsa-liberdade/+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br; Welfany Nolasco Rodrigues: http://www.esbocosermao.com/2011/05/liberdade.html; Bblias NVI e Almeida revista e atualizada.

Vous aimerez peut-être aussi