Vous êtes sur la page 1sur 2

Medidas de reduo da factura energtica Na maioria dos casos, este tipo de solues oferece benefcios que vo alm da reduo

dos consumos de energia e que, se devidamente enquadradas num dos diversos sistemas de apoio indstria portuguesa, constituem solues muito vantajosas para as empresas. Tratam-se de medidas de implementao simples e que, pelo reduzido investimento que habitualmente envolvem, devem merecer uma ateno imediata por parte das empresas. Refira-se que, em alguns casos, as medidas de utilizao racional de energia propostas no se traduzem numa reduo dos consumos de energia, mas apenas numa reduo da factura energtica. De seguida apresentam-se algumas solues que podero ser implementadas na empresa em estudo: Dimensionamento correcto das instalaes energticas; Eliminao de ms utilizaes de ar comprimido; Eliminao das fugas de ar comprimido; Recuperao da energia trmica em compressores de ar; Substituio de motores convencionais por motores de alto rendimento; Instalao VEVs; Alterao da opo tarifria; Compensao do factor de potncia; Optimizao e controlo da iluminao; Melhor aproveitamento das condies de iluminao natural; Implementao de sistemas de gesto de energia.

Dimensionamento correcto de instalaes elctricas A ligao rede elctrica de alimentao (rede do distribuidor) pode ser efectuada a vrios nveis de tenso (tenso de entrega). A tenso de entrega a um consumidor industrial situa-se em geral ao nvel da mdia tenso (MT), sendo por isso necessria a instalao de postos de transformao (PTs), a fim de possibilitar o abastecimento aos centros de consumo em baixa tenso (BT).

A rede de uma instalao industrial normalmente constituda pelo conjunto dos quadros elctricos equipados com equipamentos de medidas, comando e proteco, pela rede de cabos elctricos e dispositivos auxiliares que permitem estabelecer a interligao da entrada da energia elctrica com os mltiplos receptores motores, aparelhos de iluminao, aparelhos electrodomsticos, etc. A concepo dos circuitos elctricos apresenta-se, assim, como uma rea onde possvel tomar medidas no mbito da Utilizao Racional de Energia, para tal, ao estabelecer-se uma rede elctrica, deve procurar garantir-se que: A extenso dos circuitos que alimentam os diversos equipamentos seja a menor possvel. Garante-se assim a minimizao das perdas em linha, a reduo das quedas de tenso e economias significativas em cabos, aparelhagem de proteco e comando e dispositivos auxiliares; A repartio das cargas pelos circuitos deve ser efectuada tendo em considerao a sua correcta utilizao final; Distribuio equitativa pelas trs fases; A fiabilidade do fornecimento de energia aos receptores seja elevada, isto , que a ocorrncia de avarias provoque interrupo de servio do menor nmero possvel de receptores. Estes so apenas alguns pontos onde possvel actuar para melhorar o desempenho energtico de uma instalao fabril ou de um edifcio.

Vous aimerez peut-être aussi