Vous êtes sur la page 1sur 7

Revista Tchne

Page 1 of 7

Tirantes
Tirantes so elementos lineares capazes de transmitir esforos de trao entre suas extremidades. Nas aplicaes geotcnicas de tirantes, a extremidade que fica fora do terreno a cabea de ancoragem e a extremidade que fica enterrada conhecida por trecho ancorado e designada por comprimento ou bulbo de ancoragem. O trecho que liga a cabea ao bulbo conhecido por trecho livre ou comprimento livre. A Norma Brasileira "NBR-5629/77 - Estruturas Ancoradas no Terreno, Ancoragens Injetadas no Terreno", bem como a sua reviso a "NBR-5629/96 Estruturas de Tirantes Ancorados no Terreno", apresentam basicamente o conceito acima exposto, conforme pode ser visto na figura 1. O campo de utilizao de tirantes na engenharia geotcnica bastante amplo, mas de forma sinttica os tirantes classificam-se em dois grupos: permanentes e provisrios. Tirantes permanentes so aqueles que se incorporam a uma estrutura definitiva, como o caso das cortinas atirantadas, lajes de subpresso, fundao de torres etc. e que, portanto, devero ter vida til compatvel com o fim a que se destinam. Tirantes provisrios so aqueles de utilizao temporria, como o caso das paredes de conteno das obras de infra-estrutura de edifcios residenciais, comerciais, estaes enterradas de metr etc. em que, aps a construo das lajes da estrutura do edifcio, os tirantes so desativados e os esforos transferidos para a estrutura. As diferenas fundamentais entre tirantes permanentes e provisrios esto no coeficiente de segurana determinado pelo projeto, na proteo anticorrosiva do corpo e da cabea do tirante e nos testes de protenso, conforme preconiza a norma brasileira NBR 5629. As aplicaes mais comuns e usuais, tanto dos tirantes permanentes quanto dos provisrios, so em contenes de escavaes para obras enterradas ou em situaes em que necessrio cortar um macio de terra que no autoportante, para implantar uma obra como uma rodovia, ferrovia, ou outra.

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/123/imprime53093.asp

18/7/2011

Revista Tchne

Page 2 of 7

Dentre essas aplicaes, cabe destaque de tirantes provisrios para conteno de macios de terra, escavados para implantao de subsolos de edifcios residenciais e comerciais, aplicao comum nos centros urbanos e com as quais convivemos rotineiramente. Nessas obras so executados, no permetro do terreno de implantao do empreendimento, paramentos de conteno (paredes-diafragma, perfis metlicos com pranches de madeira ou concreto e outros) que sero suportados, medida que a escavao no interior do terreno avana, por linhas de tirantes em cotas predeterminadas pelo projeto. O espaamento entre tirantes de uma mesma linha e as cargas de trabalho dos tirantes, bem como seus comprimentos livre e ancorado, tambm so definidos pelo projetista. Nesses casos, a utilizao de tirantes como apoio das paredes de conteno representa a forma mais eficaz de garantir segurana s benfeitorias existentes nos terrenos vizinhos, j que pelo fato de ser protendido, quando instalado em cada fase de escavao, o tirante minimiza deslocamentos e deformaes do paramento de conteno. Conseqentemente, edificaes e benfeitorias que nele se apiam estaro protegidas dos efeitos de alvio provenientes da escavao lindeira.

Materiais Os tirantes so elementos de alta resistncia trao e normalmente so

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/123/imprime53093.asp

18/7/2011

Revista Tchne

Page 3 of 7

compostos por cordoalhas, fios ou barras de ao apropriado, podendo ser protendidos ou tracionados. Todo tirante deve ser de material que permita sua ancoragem no interior do macio de terra ou rocha a ser contido. Assim, utiliza-se regularmente para esse fim calda de cimento e gua, eventualmente com aditivos aceleradores de resistncia, objetivando diminuio dos prazos da obra. Alm do elemento estrutural, que em geral o ao, e da calda de cimento como elemento de ancoragem, so componentes dos tirantes os seguintes acessrios (veja figura 1). Tubo de PVC equipado com vlvulas manchetes, que permite a injeo da calda em posies definidas em projeto

Foto 4 - Obra de tirante em local confinado

Tubo "espaguete", de plstico, que serve para manter o isolamento do elemento estrutural do tirante (cordoalha, fio ou barra) no trecho livre Espaadores com a finalidade de centralizar o corpo do tirante no interior do furo Na cabea do tirante, denominada tambm de cabea de protenso, utilizam-se dispositivos que permitem prender o elemento tracionado ou protendido, junto ao paramento de conteno, mantendo-se a carga de trabalho atuante (veja figura 1). Projeto O projeto de conteno deve ser desenvolvido por engenheiro projetista geotcnico conhecedor de clculos de estabilidade de macios de terra que, em geral, inicia sua anlise considerando os seguintes quesitos:

Foto 5 - Tirante em execuo a) Arquitetura (layout da obra) indicando as dimenses, tais como extenso e cotas de escavaes e/ou de implantao da construo, que eventualmente podero exigir tratamentos de conteno b) Tipo de terreno a ser contido. necessrio, portanto, uma campanha de investigao geotcnica adequada, por ser esse o procedimento para se obter os parmetros do macio, que nortearo os clculos. importante nessa investigao se detectar a presena ou no do lenol fretico, bem como a cota do nvel d'gua c) Possibilidade ou no de circulao de pessoas, veculos ou cargas nas imediaes do topo da conteno d) Existncia ou no de construes nas circunvizinhanas do topo da conteno, bem como identificao do tipo de fundao das mesmas e) Existncia ou no de interferncias enterradas, tipo tubulaes de

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/123/imprime53093.asp

18/7/2011

Revista Tchne

Page 4 of 7

concessionrias pblicas (gua, eletricidade, telefonia etc.), posicionamento das fundaes das construes vizinhas, galerias etc. Assim, de posse dos elementos arquitetnicos e cadastrais e dos parmetros geotcnicos, o especialista pode discernir e desenvolver uma soluo de conteno com a utilizao de tirantes ou no. No caso de ser necessria a sua utilizao, o projeto define, ento, o tipo de tirante, as cargas de trabalho, posicionamento de cada um na estrutura de conteno, comprimentos, inclusive dos trechos livre e ancorado, inclinao e outros itens mais especficos.

Foto 6 - Vista de uma cortina concluda

Nos casos de macios mistos (solo e rocha) ou rochosos, a anlise do contexto de conteno feita, normalmente, de maneira setorizada, contingenciando-se as solues. comum, nesses casos, existirem blocos de rocha isolados que precisam ser contidos de maneira apropriada e os tirantes podem ser utilizados de maneira especfica, otimizando-se a soluo de conteno.

As fotos 5, 6 e 7 ilustram uma obra realizada com o objetivo de proteger as fundaes de um pilar de ponte existente entre os tneis 2 e 3 da pista descendente da Rodovia dos Imigrantes e de disciplinar a descida das guas de rio serrano por cujo leito descem muitos blocos de rocha.

Foto 7 - Obra concluda realizada na A proteo das fundaes junto margem esquerda do rio foi realizada Imigrantes por cortina atirantada de concreto. Os grandes blocos de rocha junto margem direita foram fixados com tirantes individuais e localizados estrategicamente no campo pelo projetista. Os diversos diques de concreto ciclpico, transversais ao eixo do leito para reduzir a energia e velocidade da gua, foram fixados na camada de rocha sob o leito do rio com cavaletes de estacas raiz trao (funo de tirante no protendido).
Execuo Metodologia bsica de execuo: Preparo da frente de trabalho A rea de trabalho dever ser preparada de maneira coerente com o planejado para o desenvolvimento dos servios. Essa etapa deve levar em conta o tipo de equipamento mais adequado para o contexto especfico da obra. Como esse procedimento varia de obra para obra, recomendvel solicitar a visita de tcnico especializado na execuo de tirantes junto frente dos servios para definir conjuntamente as providncias dessa etapa.

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/123/imprime53093.asp

18/7/2011

Revista Tchne

Page 5 of 7

Montagem do tirante O tirante deve ser montado previamente, de acordo com a especificao do projeto. Os materiais para confeco dos tirantes sero comprados e preparados previamente e sua montagem deve ser feita na obra sobre bancada de madeira preparada para esse fim. Os tirantes montados devem ser armazenados sobre cavaletes a fim de mant-los limpos para a instalao. Perfurao e instalao do tirante A perfurao prvia do tirante deve ser executada por perfuratriz rotativa ou rotopercussiva, com capacidade e torque suficientes para levar o furo at o comprimento de projeto, e se necessrio revesti-lo at atingir camadas autoportantes. No caso de utilizao de perfuratriz rotativa, dever ser utilizada gua como fluido de perfurao e transporte das partculas de solo perfurado. No caso de perfuratriz rotopercussiva, essa funo desempenhada pelo ar comprimido que tambm utilizado para bater o martelo. Independentemente do sistema de perfurao, os furos devem ser executados at a profundidade de projeto, e devem estar limpos e estveis aps a desmontagem e retirada das composies de perfurao, a fim de permitir a instalao do tirante em seu interior. O dimetro da perfurao deve ser compatvel com o tirante especificado em projeto, permitindo sua introduo no furo de forma confortvel. No caso de ser necessria a utilizao de revestimento parcial ou total ao longo do comprimento do furo, o mesmo deve ser mantido para permitir a instalao do tirante, e somente aps sua completa introduo no furo o revestimento poder ser retirado. Em macios arenosos onde o stand up time pequeno, necessrio fazer a injeo de bainha antes de retirar o revestimento. O tirante depois de instalado fica com cerca de 1,00 m para fora do furo, comprimento necessrio para permitir a posterior protenso. Injeo A calda de cimento a ser injetada deve ser dosada conforme especifica o projeto e preparada previamente, minutos antes, em central de preparo e bombeamento, utilizando-se gua e cimento e em alguns casos aditivos aceleradores de resistncia. Usualmente, o processo de injeo realizado em duas etapas. A primeira, denominada de bainha, tem a funo de preencher o espao anelar entre o corpo do tirante e a parede do furo ao longo de todo o seu comprimento e que, aps adquirir alguma resistncia, ir impedir que a calda de cimento proveniente de injees subseqentes flua para a parte externa do macio nesse espao anelar. Conforme j comentado, o embainhamento poder ser necessrio antes da retirada do revestimento e, em alguns casos, recomendveis antes mesmo

Foto 8 - Detalhe de uma cabea de protenso

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/123/imprime53093.asp

18/7/2011

Revista Tchne

Page 6 of 7

da instalao do tirante no furo. A segunda fase, para formao do bulbo de ancoragem, iniciada aps a bainha ter atingido resistncia suficiente, o que normalmente ocorre no dia seguinte. Nessa etapa podero ser necessrias mais do que uma fase de injeo de formao do bulbo. Tudo ser definido em funo das presses de injeo atingidas em cada fase. Se a presso de injeo atingida na 1a fase (primria) for considerada insuficiente para ancorar o tirante, ser necessrio no dia seguinte realizar a 2 fase (secundria) e assim sucessivamente at que as presses sejam consideradas adequadas para a ancoragem. As injees so executadas utilizando-se dispositivo denominado obturador duplo, que permite a injeo localizada por vlvula manchete. O obturador introduzido no interior do tubo de injeo, acoplado a uma mangueira por onde passar a calda de cimento, e posicionado exatamente na ltima vlvula do tubo, junto ponta do tirante. Faz-se a injeo nessa vlvula conforme especificao do projeto e a seguir passa-se vlvula seguinte. Assim, manchete por manchete, o trecho ancorado recebe a injeo de calda de cimento. Todo esse procedimento deve ser acompanhado por tcnico especializado em injees, que elaborar um relatrio para cada tirante, indicando presses de injeo e volumes consumidos de calda, na bainha e em cada vlvula. Aps cada fase de injeo, inclusive bainha, deve-se lavar o interior do tubo de injeo, para permitir a reintroduo do obturador para as fases subseqentes. Cabea de ancoragem e protenso Finalizada a etapa das injees e aps a cura do cimento (trs dias para cimento ARI e sete dias para cimento comum), pode-se instalar a cabea de ancoragem, acoplada junto ao paramento de conteno para realizao das protenses. As protenses devem ser executadas por macacos hidrulicos devidamente calibrados, compatveis com as cargas de testes dos tirantes e com sua composio estrutural. A NBR 5629 estabelece procedimentos para a protenso dos tirantes e para aceitao destes no campo. Essas normas so diferentes para tirantes provisrios e definitivos, havendo algumas diferenciaes entre os tipos de ensaios e em que intensidades devero ser testados. Para os casos de tirantes definitivos, haver a necessidade de se proteger a cabea com acabamento de concreto em forma de bloco trapezoidal, que o mais usual. Controle da qualidade O controle da qualidade dos tirantes provisrios, segundo a NBR 5629, exige que 90% dos tirantes sejam ensaiados no campo com carregamento de pelo menos 1,2 vez a carga de trabalho e 10% deles a 1,5 vez a carga de trabalho. Para os tirantes permanentes, 90% devem ser testados a 1,4 vez a carga de trabalho e 10% a 1,75 vez essa mesma carga. Isso oferece uma segurana especial em estruturas de conteno desse tipo.

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/123/imprime53093.asp

18/7/2011

Revista Tchne

Page 7 of 7

Alm dos ensaios de campo, recomenda-se solicitar aos fornecedores laudos de controle da qualidade dos produtos, atestando a qualidade exigida para o produto final. Manuteno O tirante como elemento de conteno, submetido carga de trao plena ininterruptamente, fica sujeito a um desgaste maior do ao por fadiga e assim se expe mais ao processo de corroso. claro que todos esses fatores so considerados no dimensionamento dos materiais que compem o tirante, entretanto, h que se levar em conta o contexto de cada obra e de cada utilizao desse elemento de conteno. Principalmente quando se trata de tirantes definitivos, prudente que sejam inspecionados periodicamente, visto seu carter perene e a responsabilidade a que esto sujeitos os executores e projetistas.

http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/123/imprime53093.asp

18/7/2011

Vous aimerez peut-être aussi