Vous êtes sur la page 1sur 8

Universidade Federal Fluminense

EEIMVR Escola de Engenharia Industrial e Metalrgica de Volta Redonda Plo Universitrio de Volta Redonda

Tpicos especiais em conformao mecnica

LNE 500

Matheus Lima da Cunha

Introduo
Dentre os materiais encontrados no nosso dia-a-dia, muitos so reconhecidos como sendo metais, embora, em quase sua totalidade, eles sejam, de fato, ligas metlicas. O conceito de metal est relacionado a algumas propriedades reconhecveis,como por exemplo, o brilho metlico, opacidade, boa condutibilidade eltrica e trmica,ductilidade, etc. Uma liga consiste da unio de dois ou mais elementos qumicos onde pelo menos um um metal e onde todas as fases existentes tem propriedades metlicas. O grande uso do ao pode ser atribudo s suas propriedades, grande disponibilidade de suas matrias primas e o seu preo competitivo. O ao uma liga complexa e sua definio no simples, pois, os aos comerciais normalmente no so ligas binrias. De fato, apesar dos seus principais elementos de liga serem o ferro e o carbono, eles contm sempre outros elementos secundrios, presentes devido aos processos de fabricao. Nestas condies,podemo s definir o ao como sendo uma liga Ferro-Carbono, contendo geralmente de 0,008% at aproximadamente 2,11% de carbono, alm de certos elementos secundrios (como Silcio, Mangans, Fsforo e Enxofre), presentes devido aos processos de fabricao. Para a maioria das aplicaes de estruturas fixas ou mveis, a importncia da resistncia mecnica , de certo modo relativamente pequena do mesmo modo que o fator peso no primordial. Assim sendo os aos-carbono comuns, simplesmente laminados sem qualquer tratamento trmico, so plenam ente satisfatrios e constituem porcentagem considervel dentro do grupo dos aos estruturais. J em outras aplicaes que se exige uma relao resistncia/peso mais satisfatria que o caso da indstria de transporte onde os equipamentos utilizados como caminhes, nibus, avies, equipamento rodovirio, navios, etc. Devido s condies prprias do servio deve-se considerar o peso relativamente baixo e alta resistncia, por se estar sujeito a esforos severos e choques repentinos, alm da resistncia a corroso adequada, visto que nas seces mais leves, a perda de resistncia por ao corrosiva poderia ser fatal. O que torna o ao estrutural to utilizado fato de que pequenas adies de certos 5 elementos, os chamados elementos de liga, possibilitam uma variada gama de propriedades. Destas propriedades, podemos citar as propriedades mecnicas que se dispe como principal caracterstica dos aos estruturais, ao qual ao longo da histria fizeram deste material um dos mais importantes,

seno o mais importante em termos destas propriedades. Pelo fato destas propriedades serem to abordadas, os aos estruturais aos quais se colocam como a principal classe de aos em projetos onde se exige principalmente resistncia mecnica. Aliada a esta resistncia mecnica, outro dado caracterstico o mdulo de elasticidade, caracterstica pela qual se apresenta como uma medida de rigidez do material. Outra caracterstica importante a tenso de escoamento mnima. Esa caracterstica permite a qualificao dos aos estruturais na seguinte classificao: ao carbono de mdia resistncia, ao de baixa resistncia e alta liga e aos ligados tratados termicamente. Neste todo, os aos estruturais adquirem uma popularidade absoluta perante a vasta rea de aplicaes, tornando-se um produto de extrema importncia. Nesse contexto os aos da norma NBR 6656 so excelentes representantes da classe de aos de alta resistncia. Sendo esses materiais aplicados essncialmente em funes estruturais, principalmente em caminhes e nibus.

LNE 500
A liga metlica LNE 500 definida como uma combinao de Ferro (matriz), carbono, mangans, silcio, fsforo, enxofre, alumnio, nibio, vandio e titnio nas propores vistas na tabela abaixo, extrada da norma NBR 6656.

NBR 6656 Bobinas e chapas laminadas a quente d ao acalmado com caractersticas especiais de propriedades mecncias, conformabilidade e soldabilidade especificao.

Observemos que este ao Hipoeutetide (%C=0,12 < 0,77) com baixo carbono (%C =0,12< 0,25), possuindo grande ductilidade, sendo bons para conformao mecnica e soldagem, sendo amplamente utilizados na construo de pontes, edifcios, navios, caldeiras, e peas de grandes dimenses em geral. No so temperveis. Nesta norma tambm podemos observar as seguintes caractersticas mecnicas: Limite de escoamento: de 500 a 620 Mpa Limite de resistncia : de 560 a 700 Mpa Alongamento mnimo: 18%.

Fatores que compem as propriedades mecnicas do ao LNE 500


Observemos agora como os elementos de liga influenciam na formao das propriedades mecnicas especificadas nesta norma. Carbono (C) o elemento essencial que compe a liga do ao. Conforme o seu teor aumenta consideravelmente, o limite de resistncia e a dureza do ao se elevam enquanto a tenacidade e a soldabilidade diminuem. Mangans (Mn) O Mangans aumenta a temperabilidade, a soldabilidade e o limite de resistncia trao, com dimin uio insignificante da tenacidade. Em grandes quantidades e em presena de Carbono, aumenta muito a resistncia abraso. O Mangans provoca um aumento de aproximadamente 100MPa no limite de resistncia trao para cada adio de 1% Silcio (Si) O Silcio aumenta o limite de resistncia trao e o limite de escoamento dos aos, com pequena diminuio da tenacidade, Diminui tambm a condutividade trmica e a usinabilidade. Especialmente nos aos fundidos, o Silcio aumenta a densidade. Haver um aumento de 150MPa no limite de resistncia trao para cada 1% de silcio adicionado. Fsforo (P) : O fsforo, aumenta a dureza dos aos, contribui para o incremento da resistncia mecnica e melhora usinabilidade do material, acima de 0,5% contribui para uma diminuio da ductilidade, contribuindo para um processo de fragilizao do material.

Alumnio (Al) : O alumnio funciona como desoxidante (devido a sua preferncia na reao com oxignio), refinador de gro, possui capacidade de dissolver alguns carbonetos, formador de nitretos, aumenta endurecibilidade se dissolvido na austenita. Geralmente encontrado em teores at 1,1%. Vandio (V) e Nibio (Nb) : O vandio e o nibio funcionam essencialmente como endurecedores, aumentam a dureza a quente, e diminuem o tamanho de gro. A sua adio melhora a reteno do corte. Aumenta o limite de resistncia trao e o limite de escoamento. Estes tambm elevam a temperatura de crescimento da austenita, sendo resistes ao revenido. Titnio (Ti): O Titnio, adicionado em pequenas quantidades tem a funo de refinar o gro. Em certos aos inoxidveis austenticos, o Titnio adicionado em relao bemdefinida com o carbono par a estabilizar o ao contra a formao de carbonetos de cromono contorno de gro. Enxofre (S): Encontrado em quase todos os aos como impureza (0,05% Mx.),quando o enxofre adicionado em teores mais altos, forma-se sulfeto de mangans que um composto plstico que proporciona uma melhor usinabilidade no ao. Os aos ressulfurados e alguns tipos de ao inoxidvel utilizam o enxofre mais elevado na liga basicamente para facilitar o usinagem dos mesmos e por isso uma reduo nos custos defabricao do produto final.

Os requisitos fundamentais a que devem obedecer os aos microligados estruturais so os seguintes: 1. Ductilidade e homogeneidade; 2. Valor elevado da relao entre limite de resistncia e limite de escoamento; 3. Soldabilidade; (A norma API 5L especifica que quando o contedo de carbono menor ou igual a 12% deve ser utilizada a frmula de Ito de Bessyo para calcular o carbono equivalente do ao, esta dada pela equao abaixo: %= + 30 + 20 + 20 + 20 + 20 + 15 + 10 + 5

Notemos que quanto maior o carbono equivalente menor ser a soldabilidade do ao, e mais lentamente dever ser feito o resfriamento do conjunto. Para o LNE 500: %Ceq=0,2245, notemos que ele menos soldvel que o seu primo LNE380 %Ceq=0,2045, porm muito melhor que o LNE600 %Ceq=0,3328). 4. Susceptibilidade de corte por chama, sem endurecimento; 5. Resistncia razovel corroso. Concluso A liga LNE 500 uma liga de Ferro (matriz), carbono, mangans, silcio, fsforo, enxofre, alumnio, nibio, vandio e titnio com boas propriedades mecnicas, sendo aplicado como ao de construo mecnica, com ateno especial para a soldagem, pois esta exige ateno especial.

Referncias: AOS ESTRUTURAIS - Fabio Domingos Pannoni, M.Sc., Ph.D. CLASSIFICAO DOS AOS E ELEMENTOS DE LIGA Carlos A. dos Santos EQUACIONAMENTO E QUANTIFICAO DAS PROPRIEDADES MECNICAS DE BARRAS DE AO EM CONFORMIDADE COM NORMAS SAE - Tlio Braz Comitre AVALIAO DA RESISTNCIA DE JUNTAS SOLDADAS CIRCUNFERENCIAIS DE AO API 5L X80 CORROSO SOB TENSO NA PRESENA DE SULFETOS E SUSCEPTIBILIDADE FRAGILIZAO POR HIDROGNIO - Adriana Forero Ballesteros - Tese de doutorado NBR 6656 Bobinas e chapas laminadas a quente d ao acalmado com caractersticas especiais de propriedades mecncias, conformabilidade e soldabilidade especificao.

Vous aimerez peut-être aussi