Vous êtes sur la page 1sur 18

Centro de Tecnologia Mineral Ministrio da Cincia e Tecnologia Coordenao de Processos Minerais COPM

GEOLOGIA

Luiz Carlos Bertolino Gelogo/UFRJ, D.Sc. Engenharia Metalrgica/PUC-Rio. Tecnologista Snior do CETEM/MCT Nely Palermo Geloga/UFRJ, D.Sc. Geologie Minire Ecoledes Mines de Paris. Professora Adjunta da UERJ Ana Valria F. A. Bertolino Gegrafa/UFRJ, D.Sc. Geografia/UFRJ. Professora Adjunta da UERJ

CT2010-021-00 Comunicao Tcnica apresentada no livro Manual de Agregados para a Construo Civil Cap. 3 p. 71-84, 2009

CAPTULO

GEOLOGIA
Luiz Carlos Bertolino
Gelogo/UFRJ, D.Sc. Engenharia Metalrgica/PUC-Rio. Tecnologista Snior do CETEM/MCT.

Nely Palermo
Geloga/UFRJ, D.Sc. Geologie Minire Ecoledes Mines de Paris. Professora Adjunta da UERJ.

Ana Valria F. A. Bertolino


Gegrafa/UFRJ, D.Sc. Geografia/UFRJ. Professora Adjunta da UERJ.

Manual de Agregados para Construo Civil CETEM

71

1. INTRODUO
Os materiais rochosos utilizados na construo civil na forma granular so denominados agregados e, em placas so denominadas rochas ornamentais ou pedras de revestimento. Desde a antiguidade o Homem utiliza as rochas como materiais de construo em forma bruta ou pouco trabalhada. Nos tempos atuais, utilizada nas mais variadas formas (bruta, britada, moda, etc) e para diferentes usos (filtros, lastro de ferrovia, drenos em obras civis, etc). No entanto, apesar da contnua demanda da sociedade moderna por esse material, principalmente nas obras de construo civil, a exigncia ambiental alm do alto custo de transporte so alguns dos desafios enfrentados pela atual minerao de agregados (Mello e Calaes, 2006).

2. MATRIA PRIMA DOS AGREGADOS


Os materiais naturais utilizados como agregados na construo civil so rochas consolidadas e sedimentos como areias e cascalhos. As rochas podem passar por processos de britagem e moagem para atingir as especificaes de granulometria. 2.1. Rocha Rocha um material consolidado composto por um conjunto de minerais resultantes de um processo geolgico determinado. Pode ser formada por um ou mais minerais, dispostos segundo as condies de temperatura e presso existentes durante sua formao. Pode tambm ser formada por material no cristalino como o vidro vulcnico e por material slido orgnico como o carvo. Quanto origem, as rochas se classificam em gneas ou magmticas, sedimentares e metamrficas. Dentro desses grupos, de forma geral, a textura e a composio mineral so os critrios para a identificao dos diferentes tipos de rochas ou tipos litolgicos.

72

Geologia

2.2. Rochas gneas ou Magmticas So formadas a partir da consolidao do magma em profundidade (rocha gnea plutnica) ou em superfcie (rocha gnea vulcnica). O magma uma fuso silicatada, contendo gases e elementos volteis, gerada em altas temperaturas no interior da Terra. Quando o magma resfria lentamente, usualmente em profundidades de dezenas de quilmetros, ocorre a cristalizao de minerais formando as rochas plutnicas cuja granulao varia de fina (milimtrica) grossa (at 3 cm). As rochas magmticas extrusivas so formadas quando o magma resfria rapidamente, normalmente prximo a superfcie da terra, resultando em uma rocha de granulao muito fina ou de textura vtrea, ou seja, os minerais no so indentificveis a olho nu. Existem vrias classificaes para as rochas gneas baseadas na composio qumica das rochas, percentagem de minerais essenciais, granulometria etc. (Press et al, 2006). Na Tabela 1 apresentada a classificao sugerida pelo IAEG (1981) e sintetizada em Frasc e Sartori (1996). Tabela 1 Classificao das rochas gneas (adaptada de IAEG, 1981 in Press et al, 2006).
Rochas Plutnica Vulcnica cidas (>66% SiO2) Granito Riolito Intermedirias (66-52%SiO2) Sienito Andesito Bsicas (52-45% SiO2) Gabro Basalto Ultrabsica (<45%SiO2) Peridotito e Piroxenito

De uma maneira geral, as rochas plutnicas cidas so compostas essencialmente por quartzo e feldspatos, e a colorao clara (Figura 1). As rochas plutnicas bsicas so em geral compostas por minerais ferromagnesianos (anfiblios, olivinas e piroxnios) e plagioclsios. Em geral, so rochas mais escuras e mais densas (Figura 2). Os pegmatitos so rochas plutnicas cidas de granulao muito grossa (acima de 3 cm). Os minerais constituintes so principalmente quartzo e feldspatos, que so comumente utilizados na indstria de vidros e/ou abrasivos.

Manual de Agregados para Construo Civil CETEM

73

Figura 1 Granito. Pedreira abandonada, Monsuaba, Rio de Janeiro.

Figura 2 Afloramento de rocha basltica homognea, Ituiutaba, MG.

74

Geologia

Os granitos, dioritos e basaltos so rochas comumente utilizadas como agregados no Brasil. Os produtos gerados numa erupo vulcnica so classificados como lavas (material rochoso em estado de fuso que extravasa na superfcie) e depsitos piroclsticos (constitudos por materiais soltos ou misturas de cinzas vulcnicas, bombas, blocos e gases produzidos durante erupes). Essas rochas devido dureza elevada podem ser usadas como abrasivos. Modos de ocorrncias das rochas magmticas: Batlitos - so grandes corpos de rochas plutnicas formados em profundidade, podendo ter mais de 100 km2. Laclito - so intruses de rochas gneas lentiformes, geralmente circulares ou subcirculares, concordantes com as rochas encaixantes. Dique - intruso de forma tabular discordante, preenchendo uma fenda aberta em outra rocha. Quando o dique concordante com as rochas encaixantes chama-se sill. Derrames de lavas - podem ser subaqutica ou area, podem atingir milhares de km2 em superfcie. Neck Vulcnico - corpos intrusivos discordantes formados pela consolidao do magma dentro de chamins vulcnicas que aps eroso sobressaem na topografia. 2.3. Rochas Sedimentares As rochas sedimentares so resultantes da consolidao de sedimentos, ou seja, material resultante da ao do intemperismo, eroso e posterior transporte de uma rocha preexistente, ou da precipitao qumica ou ainda da ao biognica. So geralmente classificadas em detrticas, qumicas ou bioqumicas segundo sua origem. As rochas detrticas so em geral denominadas, segundo o tamanho dos gros (Pettijohn, 1975), em: conglomerado e brecha (mais de 25% dos gros com tamanho >2 mm), arenito (mais de 50% dos gros com tamanho entre 2 e 0,06 mm), siltito (0,06 e 0,004 mm) e argilito (<0,004 mm). Folhelho a denominao para siltito e argilito com maior grau de fissilidade. Essas rochas so muitas vezes friveis devido baixa coeso dos constituintes, interferindo diretamente nas caractersticas mecnicas dessas rochas.

Manual de Agregados para Construo Civil CETEM

75

As rochas de origem qumica so os calcrios e os dolomitos formados por mais de 50% de minerais carbonticos (calcita ou dolomita). Podem ser classificados segundo o contedo mineralgico (calcrio dolomtico, dolomito calctico) e a granulometria (calcirudito, calcarenito, calcissiltito, calcilutito). So muito utilizadas como matrias-primas para as indstrias cimenteira, vidreira, siderrgica, corretivo de solo entre outras. As formaes ferrferas apresentam alternncia de bandas ricas em quartzo e em xido de ferro, sendo a fonte de minrio de ferro explotado no Brasil. As rochas derivadas de processos qumicos/bioqumicos so: evaporitos (precipitao de sais como halita e gipsita), cherts (precipitao de slica), fosforitos (fosfatos), diatomitos (formados da acumulao de carapaas silicosas de diatomceas) e carvo (formado pela decomposio de restos de vegetais que foram soterrados). 2.4. Rochas Metamrficas As rochas metamrficas podem ser formadas a partir de rochas gneas, sedimentares ou mesmo metamrficas, preexistentes, submetidas a novas condies de presso e temperatura. Quando as rochas atravs de processos geolgicos so submetidas a condies diferentes (temperatura e presso) das quais foram formadas, ocorrem modificaes denominadas de metamorfismo. O efeito do metamorfismo progressivo a gerao de foliaes, recristalizao dos minerais e em condies extremas, a fuso dos constituintes. A textura metamrfica e estruturas presentes so determinantes para a utilizao das rochas como agregados. Principais tipos de rochas metamrficas: Gnaisse - caracteriza-se pela alternncia de bandas de cores claras (quartzo e feldspato) e escuras (biotita, anfiblio ou granada). o tipo litolgico predominante no estado do Rio de Janeiro, formando grande parte do macio da Serra do Mar. Em geral, so macias e granulares e servem como agregados de boa qualidade (Figura 3 e 4).

76

Geologia

Figura 3 Afloramento de rocha gnissica com variao composicional. Pedreira Anhanguera, So Gonalo, RJ.

Figura 4 Detalhe de uma rocha gnissica com bandamento composicional. Pedreira para extrao de brita, Valena, Rio de Janeiro.

Manual de Agregados para Construo Civil CETEM

77

Xisto e filito - ausncia de bandamento e presena de finas lminas ao longo da qual a rocha pode ser quebrada mais facilmente. Em geral, sua utilizao limitada como agregado. Ardsia - rocha de granulao extremamente fina com boa clivagem, normalmente utilizada na construo civil como revestimento. Mrmore - calcrio metamrfico, amplamente utilizado como rocha ornamental. Quartzito - derivada do metamorfismo do arenito, formada quase exclusivamente de quartzo. Fonte de agregados de alta qualidade. 2.5. Sedimentos Os sedimentos ocorrem como depsitos residuais, coluvionares, aluvionares, marinhos ou glaciognicos. depsitos residuais - formados in situ pela alterao intemprica fsica e/ou qumica de rochas. Em pases tropicais, a ao intemprica intensa. Depsitos quartzosos derivados de gnaisses e granitos so de boa qualidade. Lateritas derivam da ao do intemperismo qumico de rochas ricas em minerais de ferro e so eventualmente utilizadas em locais sem outra fonte de agregados. depsitos coluvionares - formados pelo movimento de massa nas encostas (depsitos de tlus). Refletem a mineralogia das rochas das quais derivam. So em geral pouco espessos. depsitos aluvionares - as plancies aluvionares so importante fonte de agregados. Em geral, transportam e depositam sedimentos de granulometria areia e argila, mas em rios torrenciais em regies de alta pluviosidade, podem depositar cascalhos, blocos e mataces. depsitos marinhos - os sedimentos marinhos so em alguns pases, uma opo a falta de material no continente. Em geral, apresentam baixo contedo de material fino, no entanto uma desvantagem a presena de sal e conchas. depsitos glaciognicos - so depsitos derivados da ao de geleiras. Os sedimentos so heterogneos, compostos de areia, argila e cascalho (Figura 5). depsitos elico - derivados da ao dos ventos em reas desrticas. Em geral, so formados de areia.

78

Geologia

Figura 5 Depsito glaciognico (areia, argila, cascalho e blocos), Trondjheim, Noruega.

3. CLASSIFICAO DOS AGREGADOS


A classificao dos agregados de uma maneira adequada a seu uso na construo civil assunto controvertido na literatura. A ASTM (American Society for Testing Material) e a ISRM (International Society for Rock Mechanics) propem uma classificao baseada na anlise petrogrfica das rochas e na descrio tecnolgica relacionada s propriedades fsicas e mecnicas das rochas. Segundo Collins e Fox (1985), a classificao de agregados deve levar em considerao as seguintes informaes: a origem do material (agregados naturais ou artificiais), a classe ou nome petrogrfico, alm de idade da rocha, cor, granulometria e fissilidade. Frazo e Paraguassu (1998), Frazo (2006), definem os agregados como materiais granulares sem forma e volume definidos que podem ser classificados considerando a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Quanto origem so denominados naturais os extrados diretamente como fragmentos, como areia e cascalho e, os artificiais aqueles que passam por processos de fragmentao como britagem ou moagem. Os agregados leves so pedra-pomes, vermiculita, argila etc, os agregados pesados barita, limonita etc, e os agregados normais as areias, cascalhos e pedras britadas.

Manual de Agregados para Construo Civil CETEM

79

No entanto, parece que a classificao mais utilizada a que considera o tamanho dos fragmentos, classificando os agregados em finos (at 0,2 mm), mdios (entre 0,2 e 2 mm) e grossos (> 2 mm). Por vezes, a indstria utiliza valores superiores a 5 mm para os agregados grosseiros (Prentice, 1990).

4. PROSPECO E PESQUISA MINERAL


A primeira etapa na prospeco de agregados a definio do tipo de material rochoso necessrio, e que ir guiar a pesquisa mineral para determinados ambientes geolgicos. A utilizao dos mapas geolgicos e visitas aos locais iro indicar: a espessura do material rochoso potencial para a extrao, a relao com rochas encaixantes para estimativa da espessura e tipo de estril, a presena de estruturas geolgicas como dobras, falhas, fraturas, a composio do material rochoso e o grau de intemperismo. Essas informaes iro definir o potencial geolgico na regio para o determinado tipo de material rochoso. Em reas sem conhecimento geolgico bsico, os mtodos indiretos so bastante utilizados para a identificao de possveis alvos prospectivos como o uso de imagens de satlite e fotografias areas, e levantamento geofsico de superfcie. Nesse ltimo caso, utilizado principalmente na prospeco de areia e cascalho aluvionar, os mtodos utilizados so eletroresistividade, que mede genericamente a diferena de condutividade eltrica dos materiais e, a ssmica rasa que indica os limites entre materiais com velocidades ssmicas diferentes. A geofsica auxiliar tambm na etapa de avaliao do depsito combinado as informaes de sondagens. No entanto, a prospeco de novas reas potenciais para a explorao de agregados dever levar em considerao principalmente a distncia do mercado, j que o transporte o fator determinante para a extrao de materiais de baixo valor. Outros fatores determinantes so a presena de estradas, a disponibilidade de suprimento de gua e combustvel dentre outros. Para a avaliao em subsuperfcie do depsito, principalmente de conglomerados e areias naturais (mais rasos), utilizam-se trincheiras feitas com auxlio de retroescavadeira, quando disponvel, que proporciona a viso em trs dimenses do depsito e a coleta de amostras de grande volume. No caso de explorao mais profunda ser necessrio o uso de sondagens.

80

Geologia

5. USOS E FUNES
Os agregados grossos so, em geral, utilizados como ingrediente na fabricao do concreto, ou como constituinte de estradas. Devem reagir favoravelmente com o cimento e o betume, resistir a cargas pesadas, alto impacto e abraso severa e ser durvel. Por essa razo, foram desenvolvidos testes empricos e em laboratrios para prever o comportamento desse material. As propriedades testadas so resistncia compresso, absoro de gua, resistncia abraso, abrasividade, comportamento ao polimento, forma dos constituintes e resistncia ao intemperismo (Oliveira e Brito, 1998). Os agregados mdios e finos so, em geral, utilizados para preenchimento ou para proporcionar rigidez em uma mistura. Nesse caso, a granulometria, densidade relativa, a forma das partculas (grau de arredondamento e de esfericidade) e a composio mineralgica (presena de minerais carbonticos, minerais em placas e partculas friveis como carvo) so parmetros importantes. Os agregados podem ter seus fragmentos unidos por ligantes como cimento e betume, para uso como concreto hidrulico e betuminoso, respectivamente. Quando os fragmentos so usados, sem ligantes, servem para lastro de ferrovias, filtros e enrocamentos. Devido as caractersticas geolgicas do territrio brasileiro, existe uma grande diversidade de rochas utilizadas como agregados. O tipo de rocha utilizada vai depender basicamente da disponibilidade local ou regional. A seguir so apresentados alguns exemplos: (i) (ii) granito e gnaisse: so utilizadas na maioria dos estados brasileiros. basalto: regies sul e sudeste (bacia do Paran);

(iii) calcrios e dolomitos: Minas Gerais, Gois, Bahia e norte fluminense; (iv) lateritas: Regio Amaznica e Minas Gerais; (v) areia/cascalho: maioria dos estados.

Manual de Agregados para Construo Civil CETEM

81

6. CARACTERIZAO TECNOLGICA
A caracterizao tecnolgica e ensaios de alterabilidade das rochas para aplicao na construo civil, envolvem uma variada gama de ensaios e testes com objetivo de se obter parmetros qumicos, fsicos, mecnicos e petrogrficos (Frasc e Frazo, 2002). Esses procedimentos so normatizados pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Nesse captulo sero descritos os parmetros petrogrficos. Os outros ensaios sero abordados nos captulos que se seguem. 6.1. Descrio Petrogrfica A descrio petrogrfica fornece informaes importantes sobre a sua composio mineralgica, textura, grau de fraturamento das rochas e grau de alterao dos minerais que a compem. Possibilita a classificao da rocha fornecendo subsdios quanto a sua aplicao. A observao da rocha usualmente feita com auxlio de lupa e/ou microscpio petrogrfico (microscpio ptico de luz polarizada e refletida). A descrio da rocha inicia-se em campo, onde devem ser observados com auxlio da lupa os seguintes aspectos da rocha: composio mineralgica, cor, granulometria, homogeneidade, estruturas, grau de fraturamento e grau de alterao (Sales e Moraes, 2003). A amostragem da rocha em campo muito importante para a confiabilidade e boa representatividade dos resultados obtidos durante a fase de caracterizao. A partir da amostra representativa coletada em campo, prepara-se a lmina delgada para descrio no microscpio petrogrfico (Figura 6). No caso de sedimentos no consolidados como areia e cascalho, a identificao e a caracterizao dos minerais so feitas com auxlio da lupa. Os principais parmetros utilizados na descrio petrogrfica so: identificao dos minerais, anlise quantitativa dos minerais (anlise modal da rocha), textura e estruturas, granulometria, relao entre gros e alterao de minerais. Para uma melhor visualizao da forma e relao entre os gros minerais utiliza-se o Microscpio Eletrnico de Varredura (MEV) que tambm fornece uma anlise qumica semi-quantitativa dos minerais.

82

Geologia

Figura 6 Microscpio petrogrfico utilizado na descrio das lminas delgadas. Atravs da descrio petrogrfica detalhada obtm-se informaes importantes para a compreenso do comportamento da rocha utilizada como agregado. Por exemplo, no exame macroscpico, uma rocha pode parecer pouco alterada, enquanto que na anlise da lmina delgada, observam-se minerais parcialmente alterados, representando uma importante informao quanto sua aplicao (Figuras 7 e 8).

Manual de Agregados para Construo Civil CETEM

83

Figura 7 Fotomicrografia de um gnaisse com gros de feldspato parcialmente alterados. Luz polarizada, Maca, Rio de Janeiro.

Figura 8 Fotomicrografia de granito com gros de feldspato alterado. Luz polarizada, Mara Rosa, Gois.

84

Geologia

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
COLLINS, L. e FOX, R. A. (1985). Aggregates: sand, gravel and crushed rock aggregates for construction purposes. The Geological Society publ., 220 p. FRASC, M. H. B e FRAZO, E. B. (2002). Proposta de especificao tecnolgica para agregados grados. Areia & Brita, no 19, p. 28-33. FRAZO, E. B.; PARAGUASSU, A. B. (1998). Materiais Rochosos para Construo. In: Antnio Manoel dos Santos Oliveira; Srgio Nertan Alves de Brito. (Org.). Geologia de Engenharia. So Paulo: Associao Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental, v. nico, p. 331-342. FRAZO, E. B. (2006). Tecnologia para a produo e utilizao de agregados. In: Agregados para a construo civil no Brasil. Contribuies para formao de polticas pblicas. Ed. Tanns, M. B. e Carmo, J. C. Secretaria de Geologia, Minerao e Transformao Mineral. MATTOS, I. C. (2002). Uso/adequao e aplicao de rochas ornamentais na construo civil Parte I. In: Anais do III Simpsio de Rochas Ornamentais do Nordeste. p. 2-1-6. MELLO, E. F. e CALAES, G. D. (2006). A indstria de brita na regio metropolitana do Rio de Janeiro. UFRJ Instituto de Geocincias. 193 p. OLIVEIRA, A. M. S. e BRITO, S. N. A. (1998). Geologia de Engenharia. Associao Brasileira de Geologia de Engenharia, Oficina dos Textos, 582p. PETTIJOHN, F. J. (1975). Sedimentary Rocks. New York: Harper & Row, 3a ed. PRENTICE, J. E. (1990). Geology of Construction Materials. Topics in the Earth Sciences, n 4, Chapman and Hall ed. 202p. PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J. AND JORDAN, T. H. (2006). Understanding Earth, Bookmans Ed., Traduo Menegat R., 656 p. SALES, F. A. C. B. e MORAIS, J. O. (2003). Proposta metodolgica de pesquisa para rochas ornamentais. In: Anais do IV Simpsio de Rochas Ornamentais do Nordeste. p. 2-12.

Vous aimerez peut-être aussi