Vous êtes sur la page 1sur 68

jJ f .

srllJ-J H-J 13f~JJtSJ


- ; to apal; or ; do

9771807

'ml~~IIlilllllllllll 356003 04

.s:;

.;: :!;

"
(J

"

:3

"

FOTOGRAFANDO

10

Esportes
Cinco feras da fotografia revelam os segredos e truques para capturar o lance certo de cada modalidade.

Galeria
Fotos enviadas por nossos leitores.
Canon

PowerShot Prol

2 2
Canon

Emidio Luisi - Portflio


Alma italiana na fotografia brasileira.

o Direito de Imagem
Usando corretamente a imagem das pessoas.

Impresso
Como conseguir bons resultados imprimindo suas fotos.

EOS 300D
Briga de Tits
Canon PowerShot Pro1, Sony OSC-F828 e Canon EOS 3000.

3 3 4
4
5

Marcos

Kim: P&B

poesia
em preto-e-branco.

Um relato apaixonado fotografia

Seres da noite - Ensaio


Andr Stfano traz luz a vida noturna que brota das madrugadas na cidade de So Paulo.

61

fotgrafo

consumidor

Charles Dias e as dicas de bolso para quem pretende investir em uma cmera digital.

Buenos Aires - Por Dentro da Luz


Os encantos da cidade portenha em um belo ensaio.

o que

Notcias

do mundo fotogrfico

acontece nas empresas, cursos, lanamentos de produtos e servios.

6 6

Cartas
Mensagens recebidas pela redao da Fotgraphos.

l estressado?

V fotografar

- Parte 11

Armando Vernaglia e a sufocante tarefa de agendar sesses de fotos com clientes.

Fotographos
Expediente

Dir. Editorial: Rodrigo Torres Costa rodrigo@fotographos.com.br

Dir. Administrativo:

Eduardo Aniceto Portella

edua rdo@fotographos.com.br

REDAO Jornalista Resp: Heitor Augusto

Colaboraram

nesta edio:

Armando Vernaglia Jr. , Charles Dias, Eduardo Oliveira, Jos Roberto Comodo,
Marcos Kim, Priscila Cerqueira, Silva na de

Carvalho, Sandra Mastrogiacomo

PRODUO Direo de Arte: Rodrigo Torres Costa Projeto Grfico: Art&Cia Propaganda e Mkt
Reviso: Renata Consoli

PUBLICIDADE Daniel Santos dsa ntos@fotographos.com.br

Paulo Henrique

Frias de Oliveira

phfrias@fotographos.com.br

DISTRIBUiO EXCLUSIVA EM BANCAS Fernando Chinaglia Distribuidora (21) 2195-3200 S/A

PLANEJAMENTO DE CIRCULAO EM VENDA AVULSA Edicase Solues para Editores


www.edicase.com.br

PR-IMPRESSO ArtSim IMPRESSO Prol Grfica

ART&CIA PROPAGANDA Av. Brig. Faria Lima, 1.768, cj. 7B Jd. Paulistano - So Paulo, SP CEP 01451-909 - Brasil Tel.: (011) 3815-7472 Fax: r.201

GALERIA
~[.
-1I-Jl';.1

Apresentamos

novas imagens,

produzidas

por leitores

de todos

os um

cantos do Pas e que, por motivos tcnivos e/ou artsticos, merecem

apreciao mais detalhada. Desejamos que gostem das fotos e, se a sua ainda no foi escolhida, no desanime. A cada edio, novos ganhadores estaro em evidncia na Galeria. Esto todos convidados a participar!

Cinco mergulhos

e dois diques foram precisos para flagrar a gara na hora do seu caf-da-manh.

O fotgrafo aproveitava osprimeiros


em

raios de sol no Horto Florestal de So Paulo, quando o pssaro invadiu

o lago e foi logo caa. A rdpida cena rendeu ao fotgrafo premiao

dois concursos. Cmera Canon EOS 1N e objetiva de 300 mm. Filme Fuji Reata ISO 100, puxado

1 ponto, exposio de 1/500s e abertura f13.2.

FOTGRAPHOS

05

IMAGENS

QUE

INSPIRAM

1
A escultura natural, moldada pelas mos do tempo, surgiu na lente do ftgraf em pleno deserto de Seliolli, na Bolvia.
A outra miragem, esquerda, tambm boliviana, origindria do deserto de Salar de Uyuni. As duasftografias fram registrariascom uma Cmera Canon 500N, objetiva de 28-200 mm efilme Proimage ISO 100.

Sono tranqilo Aninha, a filha doftgraf, dorme sobre a filhote de sharpei. A imagem fi registrada em spia e teve como pano defundo um domingo todo dedicado famlia. Cmera CyberShot DSC-F828, exposiode 1/125s e abertura fl2.

FOTGRAPHOS

06

LO

SOHdVII!lQ!OJ

IMAGENS

QUE

INSPIRAM

Ossos do ofcio Imagem conquistada no meio de uma plantao de girassol em Mato, interior de So Paulo. Aps ultrapassar redesde arame farpado, nada como um mato de carrapichospara deixar a fOtografia ainda mais batalhada. Cmera Cybershot 350 DSCW-1, exposiode 1/1.250s e abertura jl5.6.

flor d glox'nJ fOi captada com ajuda de doisfiltros c!ose-up (+4 e +2), utilizados simultaneamente. Cmera Nikon N-70 e objetiva 35-80 mm. A exposiode 1/15s e abertura de jl22 exigiu o uso de um trip. Filme Fuji Reala 100 .

.. Silhueta no Zoolgicode Braslia (DF). A textura da dgua e o reflexoda ave deram um clima especial fOto,propositalmente subexposta. Cmera EOS 20D, objetiva 75-300 mm e abertura jl5.6.

Participe tambm da Galeria Fotgraphos e ganhe filmes para continuar praticando!

..

..

.. .

FOTGRAPHOS

08

TEMA

PRTICO

FOTOGRAFANDO

ESPORTES
Acionar o disparador exatamente em cima do lance que naturalmente s podia passar se fosse batido mais que um esporte para cinco feras da fotografia,
por Eduardo Oliveira

em especial.

Pisco Dei Gaiso

peculiaridades

de atuar no calor

Conhecercompetio pode enriquecer um pouco mais sobre as da


a bagagem profissional ou amadora de quem faz da arte de fotografar o seu esporte predileto. Mas, para revelar a histria da modalidade esportiva por anos e mais anos, preciso suar o colete e mostrar as suas garras. Nesta selva de imagens, apenas os maiores conquistam um lugar ao sol. Essas feras medem fora com ondas rocambolescas e assassinas. Manobram na pele do lobo sobre as ondulaes concretas da cidade. Encaram os estdios deplorveis do futebol e at desafiam o perigo naquele insolente "pedala Robinho", propriamente dito das bikes magrrimas. Tudo isso sem tremer ou amarelar, afinal nesta reportagem as luzes da largada vo de vermelho a verde sem escalas. O truque para engatar a primeira e produzir um bom ensaio no campo dos esportes pode ser definido em uma nica e mgica palavra: a antecipao. s vezes, impossvel tirar algo ntido e em foco de dentro da cartola. Pois o atacante ginga para l, passa o p sobre a bola, faz uma firula na onda da "ola" e, quando manda para a rede, j levou no drible dois zagueiros e cinco fotgrafos.

Raciocnio rpido e familiaridade com o esporte so essenciais numa arena em que as fotos so assinadas pelo instinto.

FOTGRAPHOS

10

TEMA

PRTICO

Carandiru em

lOO%Skate.

FlashesOram posicionados a quatro f

I metros~a-rilSf;;;;ulos por !....---r.rrl1aves para conseguir esta


luz. A rampa erguida no ptio do Pavilho Nove fOi enquadrada com uma olho-de-peixe de 15 mm e captada com exposiode 1/250s efl8. Filme Provia 100, da Fuji.

TEMA

PRTICO

Pedro Cury

Alexandre

Vianna

A antecipao da jogada s revelada com primor quando o profissional sentese familiarizado com as regras e nuanas da competio. Ou at um pouco mais que isso, quando respira a fundo os ares do esporte. Mas timas imagens tambm podem sair dos instantes mais bvios, de cenas previsveis que, por um ou por outro detalhe, se transformam em assuntos intrigantes e curiosos. A regra, nesse caso, quebrar suas prprias regras e dar asas criatividade. A fotografia do lance-chave do jogo, s vezes, desperta pouco interesse para quem acompanhou a partida inteira. Contudo, a expresso da vitria ou a lgrima amarga da derrota transmitem uma verso subjetiva da histria. Imagens de traos borrados tambm

ganham destaque nesse contexto. O panning a veia surrealista da fotografia contempornea. Um efeito que exagera a impresso de movimento e d mais vida cena, desfigurando tudo o que est ao seu redor. O princpio bsico trabalhar com uma velocidade baixa de obturador e perseguir o movimento do objeto, enquanto se registra a imagem. Geralmente o fotmetro ajustado para valores entre 1/4 e 1/30s, na zona criativa da cmera (M). A marcao tem que ser calculada de acordo com a velocidade do objeto e a tambm essencial agilidade do fotgrafo. Quando tudo d certo, o resultado um primeiro plano em foco sobre um fundo rasurado. um procedimento que exige muito treino e dedicao, mas vale a pena se aventurar nesse sentido. A tcnica

se encaixa perfeitamente em ciclismo, skate e em uma ou outra situao de automobilismo. No futebol no muito comum, mas d para trabalhar sobre o sprint do atacante rumo ao gol. A dica para fazer um bom panning escolher assuntos que se movem diretamente atravs de seu frame e encontrar o ajuste ideal de velocidade do obturador e a abertura do diafragma para capturar aquele movimento. Isso tambm vale para quem fotografa por esporte. O intuito desta reportagem mostrar ao leitor o que passa nas lentes de grandes profissionais. Ser que estariam a fim de ensinar o seu pulo do gato? Vamos ver o que eles tm a mostrar sobre cinco esportes em especial: futebol, automobilismo, surfe, skate e ciclismo radical, para fechar o tema. Boa leitura!

A McLaren

brilha logo cedo no natural,

Autdromo

de 1ndianpolis.

A fraca iluminao

aliada ao talento especial do fotgrafo, d uma cor especial ao treino. Canon EOS Mark 11 e objetiva 600 mm.

FOTGRAPHOS

12

Futebol
Um Pas bom de bola.
Bola no muro, no campinho, no asfalto. Bola de meia, de jornal amassado, de plstico, de borracha, de capo to ou couro. No importa a direo do vento. A brincadeira favorita de um Pas que adora aquele futebol moleque, irresponsvel e insolente sempre a mesma: bater uma peladinha que rola redonda no domingo. Campos e figurinhas carimbadas no faltam em solo nacional. s escolher a tcnica, pegar a cmera e disparar para o ataque. At porque, na hora do apito final, tanto a imagem quanto essa esfera onrica vo sempre parar no meio da arquibancada. E, na melhor das hipteses, com canarinhos embandeirados correndo para todos os cantos, assobiando a melodia inconfundvel do Hino Nacional. Se Deus brasileiro e f de futebol, certamente no perde a chance de dar uma espiadinha nas imagens que Pisco Del Gaiso extraiu do esporte ao longo de 15 anos de fotografia. A bola surgiu no visar de sua mquina quando trabalhava para o jornal Folha de S. Paulo, no incio da dcada de 90, mas ganhou destaque na vida do fotgrafo s depois que o passe dele foi adquirido pela revista Placar. O perfil fotogrfico da revista foi arquitetado h 10 anos por Ricardo Corra, editor que trouxe um novo olhar para a antiquada fotografia de futebol. Nesse campo reinaugurado, Pisco deitou e rolou: "Na Placar eu tinha uma liberdade esttica maior do que tm os fotgrafos dos jornais. A histria que tnhamos que contar quase nunca era o jogo em si. Era a torcida, a bola, as expresses no rosto do rbitro. Eu saa para o jogo com a misso de trazer a foto que ningum tinha visto
.. A bola nem sempre o centro das
atenes. Os mitos que ofUtebol cria de tempos em tempos ganham o muntJ com facilidade e terminam na mira de paparazzi efttgrafts de fUtebol.

FOTGRAPHOS

13

TEMA

PRTICO

Pisco DeI Gaiso

~ O espetculo mais aplaudido do mundo: Inter x Milan, no Estdio San Ciro, Milo (Itlia). Nikon F5, objetiva 35 - 70 efilme Provia 100.

ainda", relata. O contrato de Pisco com a Placar durou at a Copa de 98 e deixou timas recordaes para o fotgrafo: "Foi uma escola fantstica. A fotografia tinha um papel importante no projeto grfico da revista. Existiam pginas inteiras a serem consumidas por imagens". Para quem pensa que fotgrafos craques em futebol entram no estdio com bandeiras, trajados com a camiseta do seu time do corao, Pisco esclarece: "Atrs do visor, no d para torcer. Nem mesmo contra a Argentina. Quando vou fotografar, crio um distanciamento, o que me fascina s a imagem. Nunca fui tarado por futebol, de colecionar revistas e tudo mais. Nunca fui um leitor da Placar". Apesar do aparente exagero de manter imparcialidade diante de "105 hermanos", Pisco marca um tento ao afirmar que, com um pouco mais de experincia, o fotgrafo consegue atingir o nvel profissional de assistir a um jogo sem bola. Ela at existe, mas em um plano puramente lendrio. A antecipao da jogada impera de tal modo que se a bola surgir no visor, no vai queimar o filme. "Tem que clicar antes de ver a bola. Se o fotgrafo falar que viu a bola na hora do lance, ele, com certeza, no vai ter o que apresentar para o jornal. loteria e experincia", define Pisco. Alm de um gatilho rpido e um talento especial para antecipao de jogadas, o fotgrafo de futebol deve ter afinidade com teleobjetivas pesadas que variam entre 300 e 500 mm, dependendo do estdio que o fotgrafo pisa. "O cara

tem que achar aquilo bonito. Acreditar que aquele meio rende imagens. Futebol plstica", declara. Na opinio de Pisco, um fotgrafo precisa ter um diferencial que lhe assegure a escalao para cobrir uma Copa do Mundo. "Ele tem que ser quase como um tcnico de futebol. Tem que saber quem cabeceia bem, com qual perna o atacante vai chutar. Ele assiste a todos os treinos para conhecer as jogadas ensaiadas e conseguir prever o lance." Quem sai na chuva para se molhar mesmo? Nem sempre. Pode ser para fotografar tambm. Quem trabalha na produo de imagens sobre futebol no pode se queixar de tempo ruim, at porque toda partida pode ser um bom cenrio. "Quando chove, chato trabalhar. Abrir o guarda-chuva, a capa para cmera, mas no algo que impea a foto. Pelo contrrio, j vi ensaios de chuva muito bacanas", relata Pisco. Uma nao que j cravou cinco estrelas no peito de suas famosas camisas, porm, no significa mais do que mero detalhe profissional para o fotgrafo. "O Brasil o pas do futebol, mas a estrutura que gera o esporte arcaica, atrasada. Aqui o fotgrafo fica muito limitado. Os campos so ruins, a iluminao assustadora. A CBF no v o futebol como os EUA vem o basquete." O fotgrafo continua: "Depois que eu cobri algumas partidas na Europa, no queria mais voltar para o Brasil. L o fotgrafo pode colocar a cmera atrs do gol, pode ficar em qualquer lugar. Existem
FOTGRAPHOS

fossos para produzir imagens na altura do gramado", conclui. A posio de inferioridade na classificao funcional deixa muito a desejar. "Os nossos profissionais so to bons quanto os estrangeiros. Existem fotgrafos aqui que colocam no bolso qualquer gringo. Se tivssemos mais condies de trabalho, seramos os melhores do mundo nisso tambm, mas quem manda a televiso. A fotografia fica restrita." Como se j se estivesse nos acrscimos, vale citar a indicao de Pisco: Brasil Bom de Bola, de Ed Vigiani, Tiago Santa na, Walter Firmo e Celso Oliveira, que falam de futebol, mas com o futebol em todos os cenrios que a bola rola. S oferecem uma ou duas fotos de grandes estdios. Esta paixo de rua a ddiva do futebol. Na filosofia do jogo, desde o toque inicial, cada lance pode ser a jogada que vai decidir a partida. Pouco importa onde pinte a pelada ou seo time favorito ganha ou perde no momento do clique. O jogo pode acabar em carreatas ou pancadaria, tanto faz. Para o fotgrafo de futebol, sempre um espetculo que vira samba e rende boas imagens, alm da chance de uma faixa de campeo neste gramado, claro.

14

Automobil ismo
Emoo em dose mltipla.
agora fica reduzido eventual figurao nos cantos da foto. O olhar cai exclusivamente sobre os pilotos protagonistas e seus mecnicos coadjuvantes, no grid de largada. Cinco pares de luzes vermelhas acesas e o corao j acelera a mil por hora. O automobilismo contagia todos os que tm velocidade correndo nas veias. No h quem no se emocione ao ver aquela mquina de quase 800 cavalos de potncia rasgar a reta em timos de segundo. Para muitos, uma cena to rpida que o blido s estaciona para o pblico no final da corrida, quando surgem as primeiras tomadas fotossensveis do esporte. Quem aficionado pelo rudo es-

o gramado

trondoso

dos motores da Frmula

pode sentir que falta alguma coisa nas fotos de Luca Bassani. Mas, certamente, como se diz do boi, nas imagens grficas das corridas automotivas, o fotgrafo s perde o ronco. H mais de 20 anos no mercado, Bassani sabe como agradar a cada um dos clientes. Em sua opinio, o pacote de fotografias de uma corrida deve ser uma mistura do que o comprador espera do produto com o que o fotgrafo entende por fotografia de automobilismo. O mais indicado, em sua opinio, apresentar um repertrio rico, com seqncias de reportagens fotogrficas e uma coletnea de imagens criativas que deixem a
FOTGRAPHOS 15

Fotos: Luca Bassani

cu cca

~
olhar

..Senna no capacete

M McLaren:

concentrado que antevia caM corriM.

TEMA

PRTICO

Fotos:

Luca Bassani

impresso digital do autor. "No adianta apresentar um trabalho de supervanguarda, uma coisa muito transada, e esquecer de registrar o bsico: o carro de lateral com os patrocinadores bem congelados, que eu chamo de 'tiozinho'. como na ginstica olmpica, voc pode criar movimentos, mas tem que cumprir o bsico. As fotos 'tiozinhos' tambm so importantes", relata Bassani. A fotografia de automobilismo aceita todos os tipos e tamanhos de objetivas. Luca Bassani trabalha com uma cmera da Canon que acompanha uma fileira de lentes que vo desde uma 14 at uma 600 mm (f/4). Sem esquecer de mencionar sua irm mais leve, a 500 mm (f/4.5). "Eu gosto muito de usar o preset da minha cmera. Sempre que estou no lugar onde vou fazer uma imagem muito cheia, escolho uma pedra, um brilho no cho e marco um preset ali. Depois que o carro passa, solto e continuo acompanhando com o foco automtico", esclarece. O posicionamento dentro da pista ou no box uma escolha muito pessoal. "Acho que o melhor local para colocar a cmera onde voc est sozinho. O

novo fotgrafo tem que buscar a sua prpria luz, sua forma de ver o esporte", diz Bassani, acrescentando que a experincia de corrida tambm conta muito nos disparos do automobilismo. Admite que ele prprio, somente aps 10 anos de carreira, conseguiu tranqilidade e habilidade suficientes para registrar as fugazes imagens de acidentes. Com uma pesada bagagem automobilstica e fotogrfica, desde os tempos em que corria de kart, Bassani conquistou, entre prmios e capas de revista, o privilgio de ser o fotgrafo oficial de Nelsinho Piquet, herdeiro do talento de um pai famoso. A regalia lhe permite exibir o maior acervo imagtico do mundo sobre o jovem piloto. "Estou reportando a vida dele desde o comeo e sua famlia gosta do meu trabalho", relata. No h um atalho para chegar aos mais prestigiados eventos automobilsticos. Desde o comeo, o fotgrafo persegue a sombra dos pilotos iniciantes. Bassani deu sorte porque, aos oito anos, conseguiu aulas grtis de fotografia com seu av e, no dia de uma corrida em Interlagos, ainda furou o bloqueio, invadindo o box da Ferrari para tirar uma foto exclusiva do Niki Lauda. Mas, quando j se ultrapassa um metro de altura, os privilgios da infncia vo morrer na rea de escape e o comeo da carreira do fotgrafo automobilstico "acontece nas categorias de base. No tem outro jeito. At porque so os lugares mais fceis de se conseguir permisso para fotografar", declara. Alm disso, conta muito o relacionamento afetivo com os pilotos. Nos mais interessantes casos, o profissional comea no kart, fotografando meninos de sete ou oito anos de idade. V de perto esses pequenos pilotos ficando cada vez mais rpidos, de segundo em segundo, eles sobem algumas categorias. Chegam F3 e, com mais um pouquinho de sorte, conquistam a Europa. Quando menos se espera, j so feras aclamadas mundialmente. " curioso voc olhar um capacete que conhece desde menininho e ver essa pessoa crescendo e indo parar na Frmula 1. muito gratificante. Eu me sinto como um tio deles", desabafa com a mais pura emoo.

.. Contraluz em foco. A imagem do treino de Jenson Button seria comum se o olhar do fotgrafo no encontrasse abrigo justamente no pr-do-sol invernal da Catalunha, na Espanha. A cena atpica em um campeonato de FI, que nunca viaja nessa estao do ano e tem seus pneus queimados logo nas primeiras horas da manh.

A chegada na Frmula Renault um espetdculo extraordindrio para fotgrafos


que tm uma quedinha por automobilismo. Canon EOS I D, objetiva 70-200 mm. I O. Exposio de I/500s e abertura

fi

33~

FOTGRAPHOS

16

Surfe
o mar
est para fotos.
favorita desse fotgrafo que ilustra as pginas da revista Fluir h 20 anos e reapresenta o surfe mensalmente para leitores de todo o Brasil. Rojas no deixou de ser um surfista atrs da onda perfeita, porm no seu olhar, ela agora assume outros contornos. "Fora da gua, as chances de conseguir uma boa imagem so maiores, mas no mar o fotgrafo consegue ngulos diferenciados, estar mais prximo do surfista. outro tipo de fotografia." Na ptica de Rojas, quem dita o equipamento o mar. Mas aconselha: "Em lugares onde quebram ondas grandes e existe um canal livre, legal entrar com uma prancha body-board e ficar a meia distncia fotografando com a tele de 135 mm. Em guas de ondas tubulares e bancada rasa, comum entrar com uma objetiva olho-de-peixe de 15, 20 ou at
FOTGRAPHOS

Em terra firme, difcil imaginar a formao daquelas ondas imponentes de guas azuladas e franjas de renda branca, que se empinam iradas e, a partir do alto, rocamboleiam para transformar em recheio algas, pranchas, atletas, fotgrafos e tudo que ali esteja a arranhar a pele suada. Ser algum efeito especial Ia Sebastian Rojas? - o fotgrafo que se arrisca em mares de uma bancada rasa de corais com ondas de mais de dez metros, simplesmente para colocar o esporte em foco na imagem de sua objetiva. Ter uma postura assim em pleno mar exige mais do que talento, clama tambm por muito cuidado. Afinal, como se aprende com o ditado popular: "Camaro que dorme, a onda leva". A mxima uma lei fsica na fotografia de surfe. Fotografar dentro da gua a praia

17

TEMA

PRTICO

Sebastian

Rojas - Revista

Fluir

no est totalmente seguro. O vento que corre do mar para a praia traz muita maresia e tem um alto poder de corroso. preciso cuidar minuciosamente do equipamento. Sebastian guarda sua cmera em uma caixa de madeira com uma lmpada fraca, acesa dia e noite. O recipiente revestido de papel-alumnio e saquinhos de slica-gel, entretanto poderia ser mais simples, improvisado apenas com uma caixa de isopor. "Desta forma, nunca perdi equipamentos, porm, em outro caso, estava com o body-boarding em uma praia de ondas grandes em Waimea, no Hava. Comecei a fotografar e, quando notei, tinha uma onda quase quebrando em cima de mim. Mergulhei, mas a cordinha da prancha enroscou em um pino de regulagem da caixa-estanque e entrou muita gua. Perdi uma Nikon FM2 com motor-drive e uma objetiva de 135 mm", lamenta o fotgrafo. Trabalhar dentro d'gua exige uma habilidade para se posicionar, um preparo fsico invejvel e um bom conhecimento do esporte. O fotgrafo precisa dominar a correnteza, o fluxo das ondas e ter um forte poder de concentrao. A velocidade de disparo nunca deve ser inferior a 1/500s, geralmente ela fixada em 1/1.000s. Pois, qualquer tremida que o pulso d, pode estragar uma foto e, no movimento, subindo com a onda, a instabilidade muito grande. Para Sebastian, o profissional que

mesmo 28 mm. S depende da habilidade do fotgrafo." Sebastian prefere imagens com uma pegada mais prxima. Trabalha com uma 15 mm a uma distncia de um metro e meio do surfista. Marca registrada no estilo do fotgrafo: "Esta objetiva ideal para dias de ondas tubulares porque expande o tubo e, quando pega na veia, 'fotaa'. Tirar bons efeitos da 15 mm requer um aprendizado que s vem com tempo, muita prtica e muita natao", declara. Fora da gua, o equipamento mais usado no Hava, por exemplo, uma teleobjetiva de 600 mm que pode ser expandida com um teleconverter de 1.4x, dependendo da necessidade do fotgrafo. J nas assustadoras ondas taitianas, a lente ideal uma 300 mm, para fotografar de cima de um barco e pegar os competidores em ngulos inusitados. Na areia ou a bordo de algum tipo de embarcao, o fotgrafo de surfe tambm

deseja entrar no mercado de fotografia de surfe precisa, antes de qualquer outra coisa, ser apaixonado pelo esporte. O preo salgado dos equipamentos assusta j de cara. O ideal ter uma segunda profisso que d uma boa fonte de renda e permita umas saidinhas para fotografar quando bater um sol. Viver de fotografia de urfe possvel, mas s depois de longos anos de trabalho, fotografando e fotografando para ver surgir no horizonte a verdadeira recompensa: conhecer parasos naturais como Taiti, Austrlia, Indonsia, Ilha de Pscoa, entre outros lugares. Enfim, desbravar os sete mares em nome da fotografia e do surfe. E como acontece a cada sonho, mesmo quando o mar est para fotos, a aventura de fotografar surfe sempre acaba em uma praia onde tudo s alegria. "J conheci lugares lindos procurando ondas. preciso aproveitar os pequenos lapsos de tempo que a natureza proporciona. Sentir os belos momentos e estar preparado para clic-Ios" remata Sebastian Rojas.

FOTGRAPHOS

18

Skate
E

o estdio de rua.
Alexandre tem conhecimento de causa porque j esteve dos dois lados do visor. um dos poucos praticantes que desceram do shape para se entregar a uma outra paixo: a fotografia. "O instante de uma imagem de skate s um: o pice. O fotgrafo no pode perder o pico da manobra. Se a foto congelar o skatisra na merade do movimento, ela praticamente descartvel." Um dos traos mais caractersticos das imagens de skate o uso assduo de objetivas grande-angulares, com um destaque mais do que especial s lentes olho-de-peixe. Embora essa ferramenta simbolize um padro no esporte, sem fish-eye no existe fotografia de skate. "O uso da olho-de-peixe casa perfeitamente com a plasticidade das fotos do esporte.
19

Quando a prancha no bia, o jeito se lanar sobre uma mar de asfalto. Nesse fluxo, o skate desliza suave nas urbanssimas ondas de concreto e, por onde passa, transforma a rotina da cidade com suas manobras. Uma ou outra das quais grafada em belas imagens. A atividade, em destaque h 30 anos no cenrio esportivo brasileiro, traz consigo um olhar citadino que seduz um nmero cada vez maior de fotgrafos. Encontrar esses profissionais no uma misso muito difcil. Basta um olhar atento para uma praa ou mesmo para uma trivial escadaria. "Qualquer terreno pode render uma boa fotografia de skate, s precisa ter um skatista e um fotgrafo", declara Alexandre Vianna - editor da revista IOO%Skate.

FOTGRAPHOS

TEMA

PRTICO

Andr Ferrer

A estrada no exatamente
fica margem de uma e serviu de rampa

a praia do skare, mas nesta imagem foi.

a monumento

rodovia, na Alemanha,

para o skatista profissional Marcelo Kosake.

a emaio contou com apenas um flash e teve sua sesso de fotos interrompida 10
minutos depois pela polcia rodoviria alem.

O skatista Fbio Cristiano


sobe o corrimo em pose para uma clssica imagem de skare. A objetiva olho-de-peixe de 15 mm mais do que uma referncia para fotgrafos deste esporte. Canon 1/200s e 5.6 de diaftagma, filme Provia 100 e dois flashes.

Quando um skarisra vai pular um corrimo, ela d a grandeza que a cena pede", declara Vianna. As teleobjerivas tambm so usadas em alguns casos, mas com uma freqncia muito menor quando comparada a outros esportes como o automobilismo e o surfe, por exemplo. Nos ensaios, Alexandre sai acompanhado por trs flashes do tipo autocarregvel e disparado por rdio. "No algo muito convencional em fotografia de esportes. Ns montamos um estdio no meio da rua", declara. "Iluminar estes ambientes um dos grandes desafios da atividade. Tirar boas imagens nas pistas de skate mais fcil, pois h um tempo maior para pensar e possvel prever como os flashes vo ser montados". Mas esclarece: "Na rua cada caso um caso, preciso estudar onde posicionar os flashes e se preocupar para ele no estourar nada e no aparecer na foto. A iluminao diz muito do estilo dos fotgrafos de skate". Nas fotografias deste esporte, a prioridade fica para o ajuste do obturador, que tem como principal objetivo congelar o movimento. A velocidade de disparo quase sempre regulada em 1I250s e exige cmeras que possuem um gil sincronismo com o flash. preciso tomar cuidado ao usar velocidades acima de 1I750s para no perder iluminao. A luz nesta atividade, seja ela natural ou

no, quase to importante quanto o desempenho do esportista. Entretanto, segurar a mquina fotogrfica em uma pista de skate no to simples quanto parece. Dominar a tcnica essencial, mas reclama uma pitada extra de responsabilidade. Simplesmente porque o skate um esporte de risco. Conhecer o skatista e transmitir confiana essencial, afinal ele vai se arriscar ao posar para um anncio ou reportagem fotogrfica de revista que vai projetar o seu trabalho. "Eles do o melhor deles e esperam o mesmo de ns. Sabem que quanto maior for a dificuldade da manobra, mais reconhecida ser a foto", garante. Assim como os erros, tombos em manobras de impacto tambm so quase inevitveis e revelam o trao mais triste da profisso: o adeus ao esporte de um skatista que tem algum membro fraturado segundos aps o instante do clique. "Comigo nunca aconteceu, mas j vi casos em que o skatista queria dar o melhor de si, tentar chegar alm do que ele poderia e no conseguir." A melhor caracterstica dessa atividade que o skate se desprendeu de velhos preconceitos e deixou de ser visto como um esporte marginalizado. "Ainda h pouco patrocnio, mas um mercado que cresce bastante sobre os alicerces de uma poderosa indstria de comportamento", conclui Vianna.

FOTGRAPHOS

20

TEMA

PRTICO

Ciclismo
A pose da magrelinha.
Fazer acrobacias em quarro rodinhas ainda no produziu nenhuma graa como a que faz sucesso pelo simples agitar das pernas que movem duas rodonas que deixam rastros e fotos por onde passam. Ainda que fotografar ciclistas no seja nenhuma piada, o hilrio sopapo na nuca, que acompanha o difundido bordo "pedala Robinho", soa como um empurrozinho exrra nos terrenos difceis do mountain-biking. A cada salto, a cada pose, a magrelinha clicada sem pudor. Mas invocar o seu porte atltico um elogio, especialmente para o ciclista e fotgrafo Pedro Cury. Apaixonado pelo esporte, Pedro comeou h sete anos empunhando a modesta Point & Shoot. A aventura consistia em abastecer o site (www.pedal.com.br) com imagens que tivessem a cara do esporte. Trilhar um caminho tortuoso a p no pode ser considerado uma atividade muito divertida, principalmente quando se conta com equipamentos de recursos limitados. ''As primeiras fotos eram pssimas, com bicicletas borradas e flash estourado", admite. O drama durou pouco tempo. Revirando as tralhas da famlia, Pedro encontrou uma cmera profissional da dcada de 80 e j saiu disparando para todos os lados. Depois de inmeras sesses de testes, a mquina foi aprovada e o talento do fotgrafo decolou para vos cada vez mais altos. "Tudo comeou por causa do esporte. Acabei criando a minha profisso em cima da mountain-bike. Quando estava me formando no colgio, resolvi fazer um site Justamente porque era o meu esporte
FOTGRAPHOS

Quanto mais perto, melhor!

Neste caso, s um filtro polarizador jd


ti conta do recado. Cmera Olympus

OM-I0

e filme cromo RHPIIJ.

21

TEMA

PRTICO

Pedro Cury

figurinhas com outros profissionais da rea. "Isso me ajudou a ter certeza de que fotografia poderia ser mais que um hobby." E continua: "Um ano depois, mudei para digital e no precisei fazer nada em slides ou filme. Em competies mais importantes, ainda levo a cmera antiga para usar apenas se a digital falhar ou surgir algo que realmente valha a pena para obter cores mais ricas". Fotografar mountain-biking uma atividade de risco. Principalmente quando o tema central a modalidade do Down predileto. Da pra frente quase tudo na minha vida teve relao com bicicleta. Gastei muito dinheiro em peas e viagens", revela Cury que, certamente, no deve considerar essas aplicaes como um capital perdido. Afinal, imagens para contar a histria no faltam em sua bagagem. Pedro foi gradativamente ampliando seu arsenal fotogrfico. Em 2001, adquiriu uma Canon auto foco e, com ela, faturou o concurso de esportes radicais da Red BulI. Nesse evento, o fotgrafo teve oportunidade de conhecer e trocar Hill (em ingls, descida de morro), que uma das provas mais rpidas do esporte. O cenrio pedregoso, com curvas fechadas e perigosos obstculos naturais. A garra de fazer o melhor tempo, s vezes, provoca acidentes imprevisveis e as bicicletas so atiradas para qualquer lugar. "J tive que fotografar em trilhas muito estreitas, com bicicletas passando a 50 km/hora. J vi tombos em que as bikes voaram sobre a platia. Sempre que paro em um ponto da trilha, tenho que pensar em para onde fugir se o ciclista perder o controle. Como gosto de fotografar com 15 mm, inevit-

vel ficar perto delas. J fiz fotos com foco a apenas 20 cm da bicicleta", expe. O ciclismo um esporte aberto a novos olhares. "As fotos dependem muito do local da competio e da modalidade. Eu gosto de lentes abertas para poder pegar a paisagem. Mas, quando o cenrio no oferece muito, o jeito usar uma teleobjetiva", esclarece. Cury to aficionado pelo esporte que s larga a cmera para subir em uma bicicleta: "Pedalo sempre que posso. Nunca andei profissionalmente, mas competi algumas vezes por diverso. J brinquei em todas as modalidades. Hoje em dia, identifico-me com duas modalidades em especial: urban e biketrial, porm gosto de fotografar todas". Desfilar pelas ruas e trilhas com um veculo magrrimo no necessariamente uma exigncia para fotografar o esporte. A dica do fotgrafo simples e d para ser seguida a p: "Andar sempre de olho em lugares que podem render boas fotos. Desde uma escada no meio da cidade at alguma montanha beira da estrada", conclui Cury.

TEMA

PRTICO

Ultimo round
As imagens desta matria deixam claro que os esportes representam tiqussimas oportunidades fotogrficas, mas que tambm necessrio muito talento e suor para conseguir boas imagens. Cair na rede desta ldica e encantadora atividade um privilgio e todos os esforos podem compensar no final. O equipamento importante, mas no garante a vitria de ningum neste campo. possvel fazer um bom ensaio com uma mochila bem mais leve do que se possa imaginar. Na hora de retirar as ampliaes do laboratrio, o que vai definir o resultado na fotografia de esportes so sempre os mesmos fatores: o talento do fotgrafo e o feitio de cada imagem. Algumas tcnicas podem ajudar a exaltar a pulso de uma imagem, revelando instantes que, muitas vezes, passam despercebidos pelos espectadores. Como exemplo, podemos citar a mltipla exposio. Conhecida tambm como strobe, essa tcnica permite registrar inmeras cenas em uma mesma fotoclula. usada freqentemente para traduzir toda a percia e habilidade dos atletas durante as manobras radicais. A exposio mltipla um recurso que exige prtica. As imagens tm que ser produzidas em seqncia, sem que a posio da mquina ou o zoom da objetiva se altere. O ideal utilizar um trip e um cabo disparador. Outro grande trunfo para captar uma boa fotografia de esportes congelar o movimento no clmax do lance. Parando o atleta no meio de um pulo, a imagem mostra, com detalhes, a sua exploso muscular. Sem dvida alguma, os modernos recursos embutidos nas cmeras atuais - como foco automtico e alta velocidade de disparo - podem ajudar nessa tarefa, porm ainda no inventaram equipamento que substitua o olhar e a tcnica. Nesta matria falamos de cinco esportes, mas so muitas as modalidades (atletismo, natao, alpinismo, hipismo etc.) que fornecem infinitas oportunidades fotogrficas. O mais importante entender que cada movimento do esporte pode "esconder" belssimas imagens, dignas de registro. Cabe ao fotgrafo fazer a sua parte. _

~ a ~
n

-~
FOTGRAPHOS

23

O D I R E I T O DE I M A G E M

O Direito de Imagem
Usando corretamente a imagem das pessoas
por Jos Roberto Comodo Filho

a ltima edio, escrevi sobre a importncia de as pessoas que lidam com a produo e comercializao de imagens redigirem corretamente seus contratos de licena ou cess0 de imagens para evitar que terceiros h a uso indem vido de seus trabalhos fotogrficos. Motivado pela grande quantidade de e-muih recebidos, vou abordar agora uma outra questo que atormenta os fotgrafos das mais diversas especialidades: o Direito de Imagem. O tema c? complexo demais para tratarmos dele em uma nica edio. Por isso, neste ms vamos apresentar as principais linhas do tema e, na prxima edio, abordar os cuidados a serem tomados quando fotografbos pessoas e redigimos autorizaes para isso. A primeira coisa a ser considerada que, se formos levar s ltimas conseqncias tudo aquilo que a Lei prev, provavelmente vamos parar de fotogdar pessoas. Principalmente quando pensamos em termos de trabalhos autorais ou a, fotojornalismo. M s vamos com calma. Como veremos, muito do que se l na rndia no especializada provoca um alarrnismo desnecessrio. Juridicamente, o Direito de Imagem encontra-se dentro dos chamados Direitos da Personalidade. Dotado de certas particularidades, o direito prpria imagem um direito essencial ao homem. No pode o titular privar-se da sua prpria imagem, mas dela pode dispor para tirar proveito econrnico. Essa caracterstica fundamenta do Direito Imagem implica uma srie de conseqncias no mundo jurdico, pois, quando a imagem aheia utilizada sem o consentimento do interessado, ou quando se ultrapassa os limites do que foi autorizado, ocorre urna violao ao Direito de Imagem. Entretanto, h limitaes impostas pela mesma Lei e que restringem o exerccio do direito ? prpria imagem. Essas i resuies so baseadas na prevalncia do interesse coletivo sobre o direito individual. Se o retratado tiver notoriedade, por exemplo, livre a utiiizao de sua imagem para fins informativos, que no tenham objetivos comerciais, e desde que

no haja intromisso em sua vida privada. Da mesma forma, C livre tambm a fixao da imagem r&& com objetivo cultural, porque a informao cultural prevalece sobre o indivduo e sua imagem, desde que respeitadas as finalidades da informao ou notcia. Devemos lembrar, ainda, os casos de limitao relacionados ordem pblica, como reproduo e difuso de uma fotografia ou de um retrato falado por exigncias policiais, pois no teria lgica um criminoso se opor a essa exposio de sua imagem. H, tambm, o caso do indivduo retratado em ambiente pblico, ou durante acontecimentos sociais. Ao permanecer em lugar pblico, o indivduo, implicitamente, autorizou a veiculao de sua imagem, dentro do contexto notciaimagem. Esse indivduo s poder alegar ofensa a seu direito prpria imagem se a utilizao tiver cunho comercial ou, de alguma forma, representar constrangimento sua pessoa. Com exceo dessas possibilidades, qualquer outro uso da imagem alheia sem autorizao do titular constitui violao do Direito de Imagem. E essas violaes podem ser de trs tipos: ausncia de consentimento: quando o indivduo tem a prpria imagem usada sem que se tenha dado quaiquer autorizao, expressa ou tcita, escrita ou verbal; uso alm do consentido: o indivduo autoriza o uso da sua imagem, mas so ultrapassados os limites da autorizao; ausncia das dudentes: C o caso das fotografias de interesse pblico, ou de pessoas clebres, cujo uso livre pressupe um carter cultural ou informativo, se a imagem for utilizada para fins comerciais (ainda que indiretamente) ou causar constrangimento ao indivduo. E aqui poderamos escrever um verdadeiro tratado apenas discutindo a questo dos p a p a r e Algumas questes de ordem prtica: 1. Posso sair pelas ruas retratando personagens para o meu trabalho autoral denominado Epos Humunos, sem exigir deles a assinatura de autorizao para uso de imagem? Sim, at porque praticamente impossvel exigirmos, sempre, esse

tipo de documento. No entanto, o uso de tal imagem dever ser exclusivamente cultural e no poder retratar os personagens em situaes vexatrias. 2. Como conciliar o trabalho dos paparazzi com o Direito de Imagem? A soluo simples e passa pela anlise das condies em que as fotografias so produzidas. O exemplo que costumo dar em aula o seguinte: s vbsperas da eleio, o principal candidato a um cargo poltico C flagrado aos beijos com sua amante num badalado restaurante da cidade. A publicao dessa foto, tecnicamente, no infringe os Direitos de Imagem. Agora, se o mesmo poltico no est no restaurante, mas no interior de seu apartamento, no 20"andar de um prdio, e para conseguir a imagem, o fotgrafo precisou lanar mo de artifcios para invadir a privacidade do lar daquele poltico, ento, a utilizao daquela imagem caracterizar infrao ao Direito de Imagem. Apesar do que acima escrevi, para que no me acusem de subversivo, quero deixar bem daro que a postura ideal do ft&o, em qualquer trabaho, ser sempre obter uma autorizao por escrito da pessoa fbtogafada. Essa autorizao deve ser o mais completa possvel ao descrever a caracterstica e forma de utilizao da imagem. O ideal que a autorizao responda s seguintes perguntas bsicas: Para qu? Para quem? Por quanto tempo? Para onde? Na prxima edio, voltaremos ao tema e analisaremos questes relevantes, como o uso da imagem de menores de idade, formas de remunerao do Direito de Imagem e como o Poder Judicirio quantifica as indenizaes devidas por quem infringe o Direito de Imagem. i

]os& Robrrto mnodo Filho P advogaahfimdopeka USPh 15 anos, scio do escritrio COMODO & COMODO A d v o g a a h s h o ~ e s ezpecializta em questes ~Lrn'onarlrr Direito clo a Autor e Contratos. Tambhn tfOtd& amador h 10 anos e sdcio ah RIGUARDARE - Scwka d Fotograja. Po& ser encontrado amvc's do i e-mail: comodo@uol.com.br

As principais vriaveis que podem influenciar a qualidade de impresses digitais so: tamanho e resoluo das imagens, fidelidade na reproduo de cores, papel e tecnologia de impresso utilizados (...)
laboratrio profissional, crie o hbito de pr-selecionar e organizar os seus arquivos. Crie pastas e subpastas no seu computador, ordenando os arq'uivos por critrios que facilitem a sua tarefa de busca (ordem alfabtica, temas fotogrficos, data, entre outros). Atualmente existem alguns sof2auares desenvolvidos especialmente para ajudar na organizao de fotos digitais e que servem como verdadeiros lbuns eletr%nicos, sendo grandes aliados quando precisamos selecionar os arquivos para impresso. digitais so: tamanho e resoluo das imagens, fidelidade na reproduo de cores, papel e tecnologia de impresso utilizados. Adiante.falaremossobre cada um desses itens.

ASPECTOS TCNICOS
Voc j escolheu as fotos que deseja imprimir. Muito bem. E agora? Como transformar os arquivos selecionados em fotos impressas de boa Embora possamos automatizar o processo e deixar tudo por conta dos softulares e das mquinas, entender alguns princpios pode ajudar, e muito, a obter melhores resultados, j que os equipamento normalmente so calibrados para atender a um padro pr-estabelecido (no que isso seja necessariamentenegativo, apenas significa que, para atingir determinados resultados, muitas vezes necessrio optar por recursos e controles menos automticos). As principais variveis que podem influenciar a qualidade de impresses

Resolu~o duasfetos acima h ilustram a d@rena no resultada $na4 de acorh com a resoludo do arquivo. A imagem superior est com 300 dpi e a inferior, com apenas 75dpi. Note como a segunrh perde detalhes efica um tanto '~errilhada~

O primeiro fator tcnica que abordaremos t k um dos maioresgeradores de dvidas e canfuso entre os fotgrafos que migram para o mundo digital. Enquanto na fotografia "anaigica" as imagens so formadas nas peliculas dos filmes graas h presena de pequenos gros (sais de prata) sensveis h luz, no sistema digital as imagens so compostas de pequenos elementos, resultantes de sinais eltricos gerados nos sensores, conhecidos como pkeh. A quantidade e a qualidade dessas minsculas estruturas interferem diretarnente na definio das fotos. Na btografia digitai, a resoluo definida pela quantidade de pkeh ou pontos nas imagens. Antes de avanar neste assunto, importante saber que h diferena entre a resoluo de captura das cheras, norrnaimente adiada em total de p k h e entre a resoluo de saida (impresso), que costuma ser medida em pontos por polegadas (dpi - atsper inch). Para &ditar a vida dos usurios, os laboratrios de fotografia e os hbricantes de

Resoluo: tamanho d e arq-d~o qualidade de impres~o x


Abaixo estfio os tamanhos recomendados para imprimr fotos, conforme a resoluo de captura da cmera utilizada. A ptica do equipamento e a tecnologia do ensor, entre outros fatores, tambm podem influir no resultado.

Boa

Ruim

DIGITAL
RebelXT

A
,o,,
-

- -Megapixels

.,

rn
I..

-rr,

faca'suas commas m10 nosso site

Av: Brfgadeitv Faria Lima, 1912 4.123 So PBuIo - CEP 01452 922
\

Digital

Fotografias bem impressas ou ampliadas possuem um grande valor emotivo e documental para todos ns.
impresso de arquivos digitais. FAZENDO HISTRIA Como cada uma dessas opes tem A propagaa0 da tecnologia digital suas vantagense ~ ~ cabe avo& s tem t d o, muitos beneffcios h ativilade decidir q d se eeacy;radra melhor As suas foto&a. Hoje em dia, podanos d h c p&nUaS e nd*. sem nos pxe~cupar com d p s gastos Imprimir em casa t irma solu@o (@me, priridpalmente), o que 4 6dn-10, jii que cosnuna apresentar castos um poa- qt"pademos fkm m a i s iy:gistmsdos moco mais d d o s do que ei9 mirnibkrs, meptosUnpmm das nossas vidas. M s a aikm de exigir certa habilidade com d o faz sentido tira um meme de fotos e q"pamencos de infurnuitiea (d no guarda-Xas como recoAao, certo? vez menos nem&, aos avanos da recnobgia), mas que m d d m p m & o mdtw mnstor~os bt6+ aos &&cais seu b e . Como j taldo, 6trtn &rande & mpeito a r m m n a g m e, maisainda, prazer p d e r assumir todo o w n m k de b taupera@o dos arquivos &&ais. Com pr~cesso fotog-rs$co, desde a captriraat a incmante m01u@o dag s~fhf.1rof, posa inqwess60 das iinagem. sivelmente daqui algms anos os formtos Entretanto, no caso de o volume de dearquivos s& difkenmdos udizados e arquivos ser grandespode ser muito tra- hoje em dia. Caso voc deseje rever suas bahoso ter que tratar e imprimir as $tos n as ~&6es fotos antigas, ter que i& umaauma.Oidd&oseMo anteriores dos programas de imagens. de um Lsbmatdrio p m h i o d {naloja ou C b que isso ngo &o garantido de atravc5sda i x m e t ) no apenas pela 6Uraa acontecer, p o r h v062 n k quer correr q d d a d e que m a oferecer, como o risco de f sem imagens que podem i a t a m b h pela cumos cada vez mmores, t r w r boas recordaes no futuro, quer? conse~iif da a s i r d a disputa entre as acia Por isso, independentemente do lojas na busca por novo5 clientes. sistema que escolha, imprima sempre Uma dica impsrraaite a levat w suas meihores fotos, Alm de n;o correr : o itm@?nSp*cca&nom~o risco de elas serem "deletada8 par aipudor, 1 5 se csquiqa de transmitiressa dente, um prazer parte poder m s r r 10 ota informao ao arendende;caso contrrioJ fotog& bem impressas para a E d a o laboratorista novos ajustes e poderd e para os amigos. Espero ter contribufdo arruinar suas fotos, um paum para ajudar a conservar esse O i d d conversar com algum que importante valor &tb;rico e e m o h que possa lhe informar quais os procedimen- a fotografia pode proparcionar. E a20 se tos mais adequados para evitar maiores esqueam de que imagens bem impr.essas problemas depois. merecem um lbum altura!

Impressoras "nanicas" so umastimaopo para quem utiliza cmeras digitais e deseja conferir o resultado das fotos na hora dos cliques.
Imagine que um fotgrafo seja contratado para fotografar uma festa de debutante e que, alm de cobrir toda a festa como de costume, oferea um servio especial. Ele leva consigo uma pequena impressora, monta um pequeno set com fundo, dois flashes de estdio (200 watts)e ali fotografa a aniversariante e alguns convidados. Ento, deixa que ela escolha as fotos que mais ihe agradam, liga a h e r a na impressora e imprime imediatamente cpias em 10 x 15 cm das fotos, com tima qualidade e prova d'gua, nas quais a aniversariante pode fazer uma dedicatria e presentear os convidados. Se voc est pensando que a situao acima s6 pode ser imaginada, est muito enganado. Ela se tornou possivel graas s novas impressoras "nanicas", como a Polaroid PP46d, a Kodak Printer Dock 6000 e a HP Photosmart 375. Essas impressoras so imprimir pequenas, prticas e ~ o d e m fotos diretamente de qualquer h e r a que tenham a tecnologia PictBridge. No somente para festas de debutanres que oferecer fotos impressas na hora um diferencial. Eventos corporativos, feiras, festas de familia, festas infantis e mesmo casamentos so timas oportunidades para o fotgrafo que possui uma impressoras desse tipo. At mesmo ir para uma praa ou praia e vender fotos impressas na hora pode ser um bom negcio. Pense nisso!

Dicas rpidas para uma boa impresso


Fique atento ~ ~ S O ~ U ao tamanho das imagens. e ~ O

Organize seus arquivos para no desperdipar tempo com a busca. -, . ,-.


rn <
: A -

. & L 38 ?TU' *
[?$*'I

& '& ; .2<' , i

L+

Mantenha o seu monitor bem calibrado para no ter surpresas desagradveis com as Utilize os perfis

Cores nas suas fotos.

E-

de dispositivos adequados para o seu

sistema, isso reduz as chances de ter problemas na hora de imprimir.

Marcos Kim

O resgate da essncia e da simplicidade nas imagens.

e algum me perguntasse como comear a estudar fotografia, eu diria: comece com P&B. Em vez de sair lendo qualquer livro de fotografia, leia antes Joseph Carnpbell. Recomendo o fantstico O Poder do Mt (ed. Palas Athena). io A viso incrivelmente ampla de mitologia comparada, que sensibiliza qualquer ser

pensante, ajuda a encontrar sentido para o que se faz na (e da) vida. Antes de comear a clicar loucamente, acho importante cada um perceber se realmente tem algo a expressar com a fotografia e o quo a srio quer lev-la adiante. Houve uma poca em que eu queria ser cantor profissional. Levava a srio as aulas de canto. A srio demais. Foquei s na tcnica e me frustrei. Esqueci-me de verificar se tinha talento - e no tenho. Claro que a tcnica importante, ela o veculo da arte, mas, se voc no tem uma emoo, talento, algo significativo a mostrar, para que serve o veculo? Hoje, acho que canto melhor do que quando estudava, justamente porque desencanei; assumi que no tenho muito talento pra coisa; s simo para brincar com videok, e isso me basta. Isso me satisfaz. A maioria dos fotgrafos iniciantes perde tempo demais falando de tcnica, discutindo sobre megabytes, equipamentos, X disparos por segundo, "minha tele maior que a sua". E bate fotos em excesso, na esperana de registrar algo que preste. Mas no melhor ter uma inteno definida, um plano e se concentrar em fazer poucas e boas fotos, talvez at fotos inesquecveis? E comear com P&B uma boa idia, mesmo com cmera digital, para se ater essncia da imagem.

Tenho uma rela5o fascinante e misteriosa com a fototografia P&B. Quanto mais complexo fica o mundo, mais me encanta o resgate da simplicidade. Da essncia. Da plenitude. A foto P&B meu refs;o. Fujo de um mundo confuso, de cores confusas, que nos cerca. Como numa crnica do Luis Fernando Verissimo, em que um solitrio cidado teima em morar em uma

casa, cercada de prdios, numa grande avenida. Acaba se refugiando nos 1 ~ 0 sE, . literalmente (literariamente?),passa a morar dentro de um deles. Bom, pelo menos, assim que me lembro da crnica.. . Penso na fotografia em geral - e particularmentena P&B- quase de forma sagrada, religiosa, mitolgica, como o resgate da essncia do que h de universal e transcendente no ser humano. um

reencontro comigo, com a minha essncia, que me conduz plenitude. Afina, religio vem de religar. Faz sentido. Jd foi dito que a poesia usa as paavras para nos conduziralm delas. Talva o encanto da foto P&B seja nos conduzir a l h da imagem. P&B poesia Cor prosa. A foto cor uma mulher bonita. A foto P&B urna mulher bonita, charmosa, cheirosa e scxy. Desta, ningum esquece. i

SERES DA

NOITE
vnas noites para (Irorluzir um asaio fotqr4im

T*
I.

--I
,

algum que saiba &@c. E tirno para alguns lrtgams cama macionarnentos p m i b .CPU m e ~ g &maes que o de

+: <

semgm irde carro, coinh P ~

e lavam as naas.

Cor e di-o

da luz, 'gmrclac

pot.mjmstedcnra.ajudaramad;l~ um tom L mistrio &fitoque Andrt j&z&suunamon&rnr~tchcasa .. '-. . Li (3netn Prnm MZSO, lme '. lr f , p-"-y3 *a i m -Lada mpromEq UJ7, . ' -..., *$A:& . ;.-+i . *> <-;. ,

; l :

,. '

Ensaio

ahlldgces, a &&ia Mili~>; a Guad Civd M m p e l i * C O~*o ~ dC &>m&ims est& mnpm dcpkanth cpmntorpam ajudar ou dar kybna&por toda a mie.

PiSr~ima parada: Largo d~ Paiindu e 25 de Ma&@

i .eq3 O'uw-um m pd n! muard ysa anb a nfiuiopoyu e a b c ~ p anbi p d q u n a u o p e p i o x anb ~ E ceuraens nua opespp S < ~ U O ura rasaur S assa no - 302 Le5e~ 1 'op aued ~ a n b p $ ap a wpn%le psa 'eurnbsa a eni e p a ma celnqurpos a~dwas a m ~ e3um anb c p olned otjs ep a ! u ep ~ J ~ U " O S3 mo e wnudw!wesa sop soppaudo~d s p ~ p u o d m no sop -ou\e e+ opysxm" aidurasp ~su*? -* = a= d .v='ynln= V d O~S essau saauais!xa soq!im sesJa+p se mp& anb s~3!syuap aros oe .so5Bdsa riras t m q a b sqsaaxmp opmuanba~j m wxsaur no cmu~~i5nlsp u m w + d ap opuaA iamjs!mxs as ianb wanb eied o m

O F O T ~ G R A F OC O N S U M I D O R

O fotgrafo consumidor
por Charles Dias, texto e fotos

1 I
1

ias atrs, acompanhei um amigo a uma grande loja de equipamentos btog&cos. Enquanto esperava esse amigo discutir e rediscutir o preo com o

1
I

vendedor, prestei ateno nos outros ientes da loja e me assustei com o que vi. De um lado, estava um casal de namorados com, pelo menos, meia dzia de cmeras diferentes diante deles e um vendedor no muito disposto a responder As perguntas para l de bsicas. Os olhos do casal brilhavam, mos trmuIas pegavam uma cmera aps a outra, ou seja, eles estavam to excitados com a compra que no tinham a minima idia do que comprar. Do outro lado, estava uma mulher por volta dos 40 anos, muito bem vestida, com ar de quem sabe de tudo... menos de fotografia. O vendedor que a atendia, ao contrrio do vendedor anterior, falava sem parar e despejava sob^ ela dados e especificaes tcnicas, falava de ptica, resoluo, fnes. Era evidente que ela no estava entendendo nada do que ele falava, mas mantinha a pose e olhava para duas cmeras segurando os culos na ponta do nariz. E Hcil notar que tanto o casal de namorados quanto a mulher com ar de "sabe tudo" so uma boa amostra dos consumidores brasileiros de cmeras fotogr4icas digitais: quase sempre desinfrmados sobre o que vo comprar. O pior C que isso no acontece somente com no-fotgrafos, mas tambm com fot&os amadores e profissionais. H 1 anos, era fcil comprar uma 0 cmera fotogrfica, pois a eletrdnica, embutida na maioria das cmeras fotogrficas, era bastante bsica e a -escolha se dava segundo poucas caracteristicas. Hoje as cmeras fotogrficas digitais so pequenos computadores, com sistemas operacionais e tudo, uma miriade de funes, caractersticas tdcnicas e por ai vai. Essa mudana de realidade de mercado C similar ao que aconteceu com a indfistria automobilistica. Pergunte

para uma pessoa com mais de 50 anos como era fcil comprar um automvel na dcada de 70. Havia o famoso fusca e uma meia dzia de outros modelos, o que mudava era o tamanho e o relativo conforto interno de cada opo. Mas como se preparar adequadamente para fazer uma boa compra de cmera digital? Sugiro que voc se faa trs perguntas para comear:

1.Qyatipodefotogdacostumofazer! Essa pergunta C a mais importante, pois vai decidir se voc precisa de uma &era pequena ou com wom mais flexivel, mais simples ou com funes avanadas, compacta ou r+.
2. Viajo muito ou no? Essa questo define se voc precisa de uma cmera com baterias de longa durao, se as baterias podem ser retiradas da mquina, se a recarga fcil e rpida, ou mesmo se, em uma emergncia, possivel utilizar pilhas alcalinas comuns para continuar fotografando.

3. Quai o tamanho das ampliaes de


fotos que costumo fazer?

Um dos maiores enganos cometidos por quem compra cmeras fotogrficas digitais atualmente achar que quanto maior o nmero de megapixeh de um equipamento, maior a qualidade de imagem. Engano. Qualidade de imagem tambm est diretamente relacionada com ptica. Ter em mente se voc costuma fazer usualmente ampliaes pequenas, mCdias ou grandes fator determinante da quantidade de megapixeh que voc precisa em uma cmera digital (nota do editor: leia matria sobre impresso na pg. 33). Respondendo a essas trs perguntas, voc j tem condies de determinar que tipo de cmera digita I? mais adequada para voc e pode comear a pesquisar - na internet, entre amigos e em

revistas de fotografia - por modelos que atendam a essas caracteristicas, ou mesmo chegar a uma loja de equipamentos fotogrficos e pedir por aqueles que satisfaam A suas necessidades. Pode ter s certeza de que voc h uma compra muito melhor se chegar a uma loja dizendo algo do tipo: "Quero uma cmera digital pequena, com cinco megapixeh e que use pilhas comuns AAndo que dizer o fatidico e telegrfico "Quem comprar uma boa cmera digital". Comprar uma cmera fotogrfica digital significa fazer um investimento considervel. Os modelos mais baratos (considerando equipamentos de qualidade razovel, e no os brinquedos digitais que existem por ai) custam em torno de seis salrios mnimos. Fazer uma boa escolha significa dar valor ao seu dinheiro e garantir que voc no descubra ser o proprietrio de uma cmera fotogrfica digital totalmente inadequada para voc e que vai lhe trazer mais frustrao do que satisfao. Claro que pesquisar entre modelos e especificaes no C algo agradvel (para alguns, ate pode ser), mas necessrio. Na dvida, mande uma carta ou um e-mail para web fites e revistas. Com certeza, voc receber respostas que sanaro suas dvidas e o ajudaro na escolha do melhor equipamento. Oua, com cuidado, os vendedores e procure lojas especializadas em equipamentos fotogrficos, pois, infelizmente, no Brasil uma minoria sabe do que est falando e realmente se preocupa em ajudar o cliente. Muitos querem apenas "empurrar" equipamentos caros para aumentar a comisso. Cabe a voc ter a atitude correta e se tornar um consumidor bem informado. Suas fotos e seu bolso agradecem.i
-

Cbarlcs Diar,32 anos, C ecommtda,$tdp$ anrador b quuse 10 anos e &r e &r rio Louco por Fotografia uma mista on-linegratuia (www.1oucoporftograia.net).

RUh 7 DE ABRIL. 125 - LOlh 26 - B T O IA0 PBULO -IP. CEi!: OW30. F , iii Q59101 NR M:

BUENOS

POR DENTRO DA LUZ

Potcoaza&tiffuhp&amed
b das ma bkamaa, Bucaor Am i tanqupreumcrrftemadr~

& shd&ntePg#iSIh
n*r e acoIcchcganter, uma 6 h pdida pn uma p u a cstrat+ica (da um;&& a, &o &s fotos, jd que do dtim

I
j

C o m o m & m s B u o r a ~ belas grandb qmde E hmhqo ~~~tsuaiparasuriiZwee*jqu qpebrar o dima aconchegante caractersrico desses lugares.

-1

pu-.kmaf-4. O mais antigo da cidade, o CafC Tonani, foi fundado em 1858 e fica no Gntro, num l d de frful artsoo.
u*-I~u&~go-da &nuas digitais) com ISO nzPis e
auenti>fjzeruff,&umaipbNi~

POR D E N T R O D A LUZ

r Aires b9am

Localizado no bairro da Boca - sul da cidade-, um dos lugares mais pitorescos e fotognicos de Buenos Aires. E Caminito C uma rua cheia de casas 1 ? Litas com chapas de zinco coloridas, o que toma o local bastante interessante para as fotos. A i h das constxu&s, as lojas de artesanato e os pintores, f o t 6 g h s e escultores - que aproveitam para expor e vender seus trabalhosaosniristas-dmso~tos que &o regisuo. De vez em quando, pode-se apreciar apresentaesde tango ao a r livre, em meio aSc s s coloridas. aa Aproveite tambCm para visitar e fotografar a cancha (estdio) do Boca Juniors -A Bombonera-, o time de futebol mais popular da Argentina.

l li SOHd\l1l8010~

znl

\10 0!l1N30

1l0d

POR

DENTRO

DA

lUZ

c?Cltn

cffebno
isso compe um cenrio perfeito para a produo de belssimas imagens neste charmoso bairro portenho. Aos domingos, na Plaza Dorrego, realizada uma feira de antigidades, uma tima oportunidade para os diques. O bairro, antigamente habitado pela aristocracia da cidade, possui algumas galerias que abrigam antiqurios, lojas que vendem desde revistas antigas at gramofones, entre muitas outras coisas. O dima de nostalgia que San Telmo transmite , sem dvida, um dos grandes encantos de Buenos Aires e, por isso, vale a pena ser fotografado.

Este bairro, um dos mais tpicos em Buenos Aires, um captulo parte quando o assunto fotografia. A presena do casario antigo, dos antiqurios, das ruas de pedra, das casas de tango, dos museus, das igrejas, tudo

~
E
<'3

... A arquitetura

de San Telmo, regis-

trada pelo olhar de Marcelo Prebianchi, um dos contemplados na Galeria da edio anterior da Fotgraphos.

(J' CaJ(MC(:O~

e a6

nuM de~
FOTGRAPHOS

de c%-n cfJ;Ww judenz


53

/10)'

jW~J/

POR

DENTRO

DA

LUZ

P/3uenrM~
Forografar Buenos Aires uma experincia muiro enriquecedora. A cidade, que mistura com enorme graciosidade elemenros como cultura, histria, tecnologia, arte e msica (s para citar alguns), um lugar cuja luz tem um brilho especial e que est sempre pronta para ser desbravada por cmeras e objetivas em busca de imagens nicas. No faltam bons motivos para dicar em Buenos Aires e, em rodos os cantos, voc pode assunro Interessante. Quanro segurana, encontrar algum

embora a cidade

ainda no tenha atingido nveis alarmantes de violncia, no custa ser cuidadoso para evitar chamar muiro a ateno com o seu equlpamenro. Um dos melhores jeiros de percorrer a cidade mesmo a p, j que grande parte dos pontos tursticos so prximos. Por isso, recomenda-se o uso de uma mochila apropriada, para evitar que o seu equipamento se rorne um esrorvo durante os passeios. Para distncias mais longas, vale utilizar o metr ou pegar um txi, meio de transporte bararo em Buenos Aires. Durante as longas caminhadas, aproveite para parar nos bares e cafs - presentes em quase rodas as ruas - e experimente algumas das delcias locais, como a mediaLuna (croissant) ou o sndwich de miga, frio ou tostado com jmn y queso (po fino com presunto e queijo, que lembra o "nosso" misto-quente). Alm de rica em temas forogrficos, a capital argentina possui muitas atraes gastronmicas. Por isso, no deixe de visitar e fotografar as famosas parriLas (churrascarias) ou um dos muiros restaurantes espanhis espalhados pela cidade, com suas paeLLas e fruros do mar. So timas opes para recarregar as energias entre os passeios do dia. No custa dar o alerta queles realmente disposros a um passeio forogrfico pela cidade, para no se esquecerem de levar bateria, filme (ou carto de memria) e disposio suficientes para muiros e muiros diques. Para finalizar, gostaria de dizer que praticamente impossvel ir para Buenos Aires e no voltar com a bagagem cheia de timas recordaes, deliciosos alfajores, timos foros. Adias.' vinhos e, daro, boas

FOTGRAPHOS

55

MUNOO

FOTOGRFICO

01 CI
DO MUNDO FOTOGRFICO
Fique por dentro das principais novidades e lanamentos do mercado da fotografia. Equipamentos, acessrios, servios, exposies e cursos.

por Sandra Mastrogiacomo

Mundo Digital

Fujifilm apresenta cmeras digitais


A Fujifilm lanou, no ms de julho, trs cmeras fotogrficas digitais: Finepix FIO, Finepix ZI e Finepix A350, que prometem bateria de alta durao e menor tempo de disparo. Os trs modelos possuem processador RP (Real Photo) e lentes Fujinon. A FIO tem 6.3 megapixels de resoluo, LCD de 2,5 polegadas, zoom ptico de 3x e zoom digital de 6.2x. Alm de sensibilidade de at ISO Grava vdeos com udio e a sua bateria permite fotografar at 500 imagens, sem a necessidade de recarga. Preo mdio: R$ 2.190. A ZI tem resoluo de 5 megapixels, tempo de disparo de O,Ols, zoom ptico de 3x, LCD de 2,5 polegadas e grava vdeo com udio. Preo mdio: R$1.290. A FinePix A345 tem 4.1 megapixels, zoom ptico de 3x e LCD de 1,7 polegada. Assim como as outras, possui 16 MBdememfia Interna e grava vdeos com udio. Preo mdio: R$1.090.

Linhas Exilim Pro e Zoom, da Casio


A Casio ampliou duas de suas linhas, com trs novas cmeras digitais. A cmera profissional Exilim Pro Ex-P505, da Casio, tem zoom ptico de 5x, resoluo de 5 megapixels, LCD de 2 polegadas e baixo consumo de energia. Sua macro tem capacidade de aproximao de at 1 cm do objeto a ser fotografado. Preo sugerido: R$ 3.912. A Ex-Z750 possui 7.2 megapixels, zoom ptico de 3x, LCD de 2,5 polegadas, alm de controle manual de exposio. Sua bateria permite tirar at 325 fotos e encontrada somente na cor prata. Preo sugerido: R$ 3.140. O modelo EX-Z57 tem resoluo de 5 megapixels, zoom ptico de 3x e LCD de 2,7 polegadas. A bateria permite tirar at 400 fotos, J sem necessidade recarga. Disponvel nas cores: preto e prata. Preo sugerido: R$ 2.740. de

1600, a cmera possui funo antiblur, diminui o borrado causado pela trepidao.

Frum de fotografia vira fotoclube


Um novo clube surgecom o ideal de unir ainda mais um inmeros almoos e sadas fotogrficas promovidos por participantes de um outro frum, o BR Foto (www.brjoto.com.br). A inaugurao do Br Foto Clube, no dia 05 de julho de 2005, foi comemorada com uma mostra de fotografias de vrios "foristas" na Livraria fcone, em So Paulo. Os organizadores pretendem organizar concursos, encontros e workshops para os seus participantes.
FDTGRAPHOS

grupo de fotgrafos amadores e profissionais dentro de uma tribuna de discusso em mbito nacional. As coordenadas para o novo frum so: www.brjotoclube.com.br. O site surgiu da amizade que se desenvolveu durante

i
J

56

MUNDO

FOTOGRFICO

Mundo

Digital

:~,,trt:s
Fotograma organiza passeio fotogrfico A 5tylus 800 estar disponvel nos Estados Unidos em julho de 2005. Os preos ainda no foram divulgados. A Fotograma Imagens est organizando um passeio fotogrfico para o sul de Minas Gera.is,em comemorao ao Dia Imernacional da Fotografia, no ms de agosto. Sob a coordenao de Emidio Luisi, o passeio desrinado a amadores e profissionais. Data: 19 a 21 de agosto Local: Hotel Fazenda Quima Romena Informaes: (lI) 3872-1349 fotograma@terra.com.br
wwwfotogramaimagens.com.br

Olympus Stylus 800


A Olympus 5tylus 800 tem resoluo de 8 megapixeLs, LCD HyperCrystalT de 2,5 polegadas, zoom ptico de 3x e zoom digital de 5x. A cmera possui sistema para fotografar em ambientes com pouca luz e controle manual de exibio. As opes de sensibilidade chegam at 150 1600. As lentes esfricas refratrias oferecem zoom equivalente a 38-114 mm (em formato 35 mm) e luminosidade f/2.8 - f/4.9.

~.

0IGr!AI..b1

~"'"\.~

----, iJ~. ~.::..,


::

J ,-....

!.o
-

Fotgrafo por ele mesmo, na Pinacoteca A Pinacoteca do Estado de So Paulo vai


Impresso

Impressora
A impressora

Easyshare da Kodak
8 x 10 em e 3,3 x 5 em. A laminao
XtraLifeTh'

Easyshare

compatvel com qualquer cmera digital que possua a tecnologia PictBridge e tambm com o leitor de cartes de memria da Kodak. As fotos so impressas em 90 segundos no tamanho 10 x 15 em. O equipamento tambm imprime fotos nos tamanhos: 5 x 8 em,

reveste as fotos impressas, garantindo a sua durabilidade e impermeabilidade. De dimenses pequenas (33,4 x 18,8 x 8,3 em), tem como tecnologia de impresso a transferncia trmica de tinta com tom contnuo.

realizat, no segundo semestre, uma srie de encontros com fotgrafos e crticos da rea. O projeto Fotgrafo por ele mesmo tem o objerivo de discutir o trabalho de profissionais consagrados. Em cada um dos encontros, ser apresemado um documemrio. Em seguida, ser aberto um debate com o pblico, com a presena do prprio fotgrafo, um crtico, um represemame do meio cultural, Marcelo Greco (coordenador do projeto) e Digenes Moura (curador da Pinacoteca). Onde: Pinacoteca do Estado de So Paulo - Praa da Luz, 02 - Luz Informaes: (11) 3229-9844 Nova loja virtual A Consigo Som & Imagem acaba de inaugurar a sua loja virtual. O novo pOrtal apresenta promoes e ofertas e ainda coma com um sistema que oferece ao usurio as caractersticas tcnicas de cada um dos produtos, alm de dicas de conservao, utilizao e otimizao do equipamemo . www.consigo.com.br. Projeto livro Fototech 2005 Um grupo de fotgrafos, participames da lista de discusso virtual Fototech, est com um projeto de criao de um livro someme com trabalhos dos imegrames da lista. A obra ter como tema os "4 elememos", abordando imagens que envolvam a gua, o ar, a terra e o fogo. O projeto est sob a coordenao da editora Lgia Duarte. "Estou recebendo imagens dos imegrames do grupo para momar a apresemao (no so as imagens oficiais ainda) e procurando obter apoio. As fotos que iro no livro sero escolhidas por um curador oficial", revela Lgia. Quem quiser conhecer os participames do projeto basta acessar o site:
www.digiphotos.com.brlcadastro

Mundo

Digital

Digitais Oregon Scientific


Disponvel nas mesmas cores da 6639, tem preo mdio de 599 reais. J a D59610 tem 4 megapixeLs, zoom ptico de 3x e LCD de 1,8 polegada. O preo sugerido de 999 reais. A D59810 possui 5 megapixeLs, zoom ptico de 3x e LCD de 1,8 polegada. Grava vdeos com udio e est disponvel nas cores: prata e titnio. Preo mdio: R$ 1.499. Mais informaes: (lI) 5524-2178.

A Oregon 5cientific apresenta quatro modelos compactos em sua linha de cmeras digitais. A cmera D56639 tem resoluo de 2

megapixeLs, zoom digital de 2x e LCD de 1,5 polegada. Disponvel nas cores: prata, titnio, vermelho e azul. O preo mdio 499 reais. O modelo D56688 tem 3 megapixeLs, zoom digital de 2x e LCD de 1,5 polegada.

~I

(~Gon

Possveis patrocinadores podem entrar em comato pelo telefone: (l1) 3801-3000.

FOTGRAPHOS

57

MUNOO

FOTOGRFICO

Exposies
La Donna Mobile

Photo Image Brazil 2005


Organizada pela Alcntara Machado, a Photo Image Brazil a maior feira latino-americana no setor de imagem. Empresas como Kodak, Sony, Samsung, Hp, Sosecal, Konica, Microservice e Fuji aproveitam o evento para apresentar seus produtos e servios. Durante a feira, tambm realizado o Congresso Brasileiro de Foto 6' Imagem (na sua 31 a edio), organizado pelo Sindicato das Empresas de Artes Fotogrficas no Estado de So Paulo (Seafesp). O objetivo do congresso apresentar as novas tendncias no mercado de imagem. Apresentamos, a seguir, algumas novidades prometidas pelas empresas para o evento deste ano.

Giancarlo Mecarelli, um dos organizadoresdo Paraty em Foco, apresenra uma nova exposio: La Donna Mobile. A mostra levar ao municpio 30 diques irnicos, publicados na Europa. O ensaio sobre mulheres ganhou capas de revistas importantes, como a italiana I.:Espresso. Para dar uma espiada no que estar nas paredes da Galeria Zoom, acesse o site do fotgrafo: www.giancarlomecarelli.it. -Quando: de 03 de setembro a 16 de outubro -Onde: Rua do Comrcio, 05 Centro - Paraty, RJ -Informaes: (24)
meca@paratyweb.com.br

9228-6268

ou

Nova gerao da Samsung


RS de Verssimo, por Eduardo Simes

At o dia 11 de setembro, possvel conferirno IMS, em Porto Alegre, o trabalho do fotgrafo Edu Simes em sua exposio O
Rio Grande do Sul de Erico Verssimo.

pblico

amador, est a linha Digimax

i5,

A mostra traz fotografias de paisagens e integram a edio Cadernos da Literatura Brasileira (2003), dedicada ao escritor. - Onde: IMS - Po Av.Tlio de Rose, 80, 2 piso - Informaes: (11) 3341-9685 ou
www.ims.com.br

A Samsung apresenta nove lanamentos e cerca de 50 reformulaes em sua linha de cmeras digitais. Dentre os lanamentos, esto equipamentos ultrafinos, LCD de 3,5 polegadas, zoam ptico de 15x tros recursos. As novas linhas esto voltadas tanto para amadores quanto para profissionais. Destinada ao

que tem cmeras ultracompactas e corpo de inox. Possuem 5 megapixels, zoam ptico e digital que, juntos, podem chegar at 15x, LCD de 2,5 polegadas e velocidade no disparo da cmera. A linha de cmeras digitais profis-

c::?

~~. o~,."

modelo Pro815. Com resoluo sionais8 megapixels, LCD de pelo ser representada de 3,5 polegadas e zoam ptico de ,iI 15x, o equipamento ainda ofe-

r)9'"

Exposio RE AO, na Luz

A exposio fotogrfica REAO apresenta os trabalhos realizados pelos alunos do 4 Curso de Linguagem Fotogrfica, realizado na Ao Educativa pela Techimage. A mostra traz como tema o Parque da Luz e a Pinacoteca do Estado de So Paulo. A exposio estar em cartaz de 31 de agosto a 30 de setembro de 2005, na Ao Educativa, Rua General Jardim, 660 - Vila Buarque - So Paulo. - Informaes: (11) 3151-2333
Mostra ACOUA, na Galeria Paulista

rece vrios recursos de edio, fuso, seleo de fotos e um jogo de seis lentes.

A Galeria da Paulista apresenra a exposio Acqua, da fotgrafa Rosa De Luca, at o dia 04 de setembro. A mostra traz 30 imagens realizadas dentto e fora de piscinas. Exploram os movimentos lquidos em uma piscina vazia e tambm a interao entre o homem e a gua. - Onde: Av.Paulista, 2.083 - So Paulo

Cartes

de memria

Kingston
Os cartes possuem capacidade de at 4 GB (Compact Flash) e velocidade de at 23 MB/s para leitura e 133x/ 20 MB/s para gravao.

A Kingston, fabricante de cartes de memria, apresenta toda a sua linha: Compact Flash, Secure Digital, SmartMedia, MultimediaCard e Memory Key.

FOTGRAPHOS

58

MUNDO

FOTOGRFICO

Photo

Image

Brazil

:.
Dicionrio histrico-fotogrfico
,

Lanamentos da Konica Minolta


A digital A200 possui 8 megapixeLs, zoom ptico de 7x e digital de 4x. Seu LCO tem 1,8 polegada e sistema que permite posicionar o visor em vrios ngulos. O modelo 70, da linha Oinax, tem A Konica Minolta lana mais quatro novos modelos em sua linha de cmeras digitais. Na linha Oimage, esto sendo lanadas a X50, a Z5 e a A200 e na Oinax, o modelo 70. A Oimage X50 tem resoluo de 5 megapixels, zoom ptico de 2.8x e digital de 4.3x, LCO de 2 polegadas interna de 16 MB. O modelo Z5 tambm e memria possui 5 resoluo de 6.1 megapixels, lente intercambivel e acionamento ultra-rpido. Todos os novos modelos tveis com carto SO/MMC sistema antivibrao. so compae possuem

brasileiro

~:;:t~~lo.l.m.o

Boris Kossoy, professor da Universidade de So Paulo (USP), traz neste livro os 15 anos de sua pesquisa sobre a fotografia urbana e rural brasi-

leira, alm de apresentar a trajetria dos principais fotgrafos que documentaram essas paisagens. Editora: Instituto Moreira Salles, 405 pginas, 78 reais. Compras: www.ims.com.br

Marc Ferrez

O livro O Brasil de Marc Ferrez apresenta o trabalho do fotgrafo do sculo passado, desde os ensaios at a biografia e as inovaes tcnicas. O volume parte de um projeto que tambm traz uma exposio e tem como palco duas naes apaixonadas por fotografia: Brasil e Frana. Editora: Instituco Moreira Salles, 320 pginas, 115 reais. Compras: www.ims.com.br

megapixeLs e LCO de 2 polegadas. O zoom total chega a 48x (l2x de zoom ptico e 4x de zoom digital).

Maravilhas

do Brasil

Photo

Image

Brazil

Wonders o[ Brazil um livro bilnge que narra o drama vivenciado pela avifauna brasileira. Araras-azuis, papagaiosdo-peito-roxo e inmeras outras aves, respeitosamente capturadas pelas lentes do fotgrafo Fbio Colombini, ganham um apelo extra nos textos da ornitloga Martha Argel. A autora ressalta as caractersticas de cada espcie e desvenda a covarde ao predatria dos passarinheiros e traficantes de animais, servindo cegamente a um mercado negro que coloca um nmero cada vez maior de pssaros em extino.

Sony amplia linha de cmeras digitais


grande-angulares. R$ 1.499. Preo mdio sugerido: O modelo OSC-Ll tem 4 megapixels, zoom ptico de 3x e LCO de 1,5 polegada. A bateria permite tirar at 240 fotos com uma nica carga. Preo mdio: R$ 1.099. A empresa tambm apresenta a impressora fotogrfica digital UP-OR150, que direcionada especificamente ao mercado profissional.

A Sony ampliou

a sua linha de cmecom a OSC-S80

ras digitais Cyber-shot e a OSC-Ll.

Brasil de Mareei Gautherot

A OCS-S80 integra a srie Stamina, da linha Cyber, com mais velocidade e vida til da bateria. Possui 4 megapixels, zoom ptico de 3x e zoom digital de 2x, lentes Carl Zeiss Vario Tessar e LCO de 2 polegadas. Tem ainda um sistema de autofoco que permite ajustes automticos, de acordo com a necessidade do ambiente. A cmera permite acoplar objetivas tele ou
59

.L

".

,4:

~ "
--...

O trabalho do fotgrafo francs Marcel Gautherot est representado


.
,

"--.

- neste livro, que ainda

..... ' .." ..

conta com textos de Os-

car Niemeyer, Augusto Carlos da Silva Telles e Rubens Fernandes ]unior, entre outros. A obra traz 107 fotos.

,~. .

Editora: Instituto Moreira Salles, 152 pginas, 70 reais. Compras: www.ims.com.br


FOTGRAPHOS

MUNDO

FOTOGRFICO

Concursos
Concurso Banco Ita BBA

Novas digitais da Kodak


As diferenas entre as cmeras esto no LCD e na memria interna. A V530 tem LCD de 2 polegadas e memria interna de 16 MB. J a V550, possui LCD de 2,5 polegadas e memria interna de 32 MB. A V530 encontrada nas

o 110 Concurso Banco

Ita BBA de Fo-

tografia, que rraz como remas "rvore Florida", "Narureza Florida" e "Plantao Agrcola Florida", aberto a fotgrafos amadores e profissionais. Cada participante poder concorrer com at trs imagens coloridas e tiradas no territrio nacional. Podem ser originadas em equipamento analgico ou digital. Devem ser impressas no tamanho de 24 x 30 cm ou 20 x 30 cm e no podem ter sofrido nenhuma espcie de manipulao. Em seu verso, devem constar, em etiqueta adesiva, nome completo, endereo e telefone do fotgrafo, trulo da foto, local e data. As fotos devem ser enviadas at o dia 02 de setembro, juntamente com uma cpia do regulamento para o Banco Ita BBA S.A. Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.400 - trreo A. O resultado sai no dia 18 de novembro e o prmio para o primeiro colocado de R$ 10.000. Informaes: www.itaubba.com.br

Sosecal traz produtos


A Sosecal traz para a 13" edio da feira produtos das marcas: GPX, Case Logic, SanDisk e Mirage. A empresa a representante no Brasil. Da marca americana GPX, a Sosecal apresenta toda a linha de produtos eletrnicos e da Case Logic, a linha de bolsas para foto e vdeo, juntamente com a linha de informtica e viagem. A linha de cartes de memria da SanDisk tambm estar na feira. J na parte de cmeras digitais, a empresa trar os modelos digitais e analgicos da Mirage, alm de MP3 players.

11IConcurso Srgio Buarque de Holanda

A 3 edio do Concurso Fotogrfico Srgio Buarque de Holanda traz o tema Brasil: mostra a tua cara e abrange o territrio nacional. O concurso destinado a fotgrafos profissionaise amadores. Podem ser enviadas at trs fotos em cores e trs em P&B, no formato 20 x 30 cm, sem margem ou moldura. As 60 imagens selecionadas sero divulgadas no dia 31 de ourubro. De acordo com o regulamento, a inscrio implica cesso dos direitos autorais do uso imagem para exposio no Shopping Iguatemi e em cidades da regio, bem como divulgao do evento, confeco de catlogo alusivo ao concurso e fins educacionais. A premiao em dinheiro e varia de 300 a 800 reais para os trs primeiros colocados. Os demais recebero meno honrosa .. Os trabalhos devem ser enviados at o dia 08 de outubro de 2005, no endereo: Oficina Culrural Regional Srgio Buarque de Homda. Rua So Paulo, 745 - CEP 13560340 - Centro - So Carlos, SP. Informaes:www.oficinasculturais.sp.gov.br

Photo Image Brazil

Photo Image Brazil

Impressoras

da HP

A HP do Brasil apresenta a nova srie de impressoras profissionais Designjet 90, destinada a minilaboratrios, profissionais de fotografia e designers grficos. A impressora permite a impresso em vrios tamanhos: at A2+, 45 x 60 cm, postal, 2.400 banners etc. Sua resoluo pontos por polegada, de possui seis

Microservice lana papis fotogrficos o papel Microcolor Quick Dry

revestido de microporos que cobrem a camada de papel onde a tinta fixada, impedindo que a foto seja danificada no contato com umidade. Desenvolvidos para uso em impressoras jato de tinta, possuem acabamento brilhante. Esto disponveis nas opes: Microcolor 170 g/ m2, Microcolor Quick Dry 200 g/m2 e Microcolor Quick Dry Premium 235 g/m2 A secagem das fotografias pode variar bastante. No caso dos papis Microcolor Quick Dry 200 g/m2 e Premi um 235 g/m2, a secagem completa leva cerca de uma hora. J o Microcolor 170 g/m2, precisa de um dia inteiro para estar totalmente seco. Mas possvel empilhar as imagens meia hora aps terem sido impressas.

cores e o tamanho da gota de 4 polegadas. A bandeja comporta at 100 folhas, no tamanho A2+ (18 x 24 polegadas). A utilizao das tintas especiais HP Vivera permite uma impresso sem granulao e resistente ao desbotamento causado pelo tempo.

FOTGRAPHOS

60

BRIGA

DE TITS

PARA FOTOGRAFAR
GUIA DE EQUIPAMENTOS E SERViOS FOTOGRFICOS

por Charles Dias

Briga de

interessante notar como o mercado fotogrfico, marcado por uma verdadeira guerra comercial e de marketing entre grandes empresas, acaba por gerar alguns paradoxos de mercado. Na corrida de modelos de cmeras que se sucedem, muitas empresas acabam arropelando seus prprios produtos e, por tabela, os produtos dos concorrentes. Atualmente temos uma situao acontecendo, para a vantagem de muitos fotgrafos. No faz muito tempo, a Canon lanou sua famosa Canon EOS 3000, a primeira cmera digital reflex do mercado a custar menos de mil dlares, algo impensvel at alguns meses antes de seu lanamento. Essa cmera simplesmente revolucionou o mercado da fotografia digital, que passou a produzir cmeras melhores por preos mais acessveis. Sem ter nenhum concorrente altuta em termos de qualidade, gama de funes e preo, a Canon EOS 3000 deu origem a uma vasta famlia de cmeras digitais compactas avanadas, as chamadas prosumer (nome que vem de profissional consumer, ou seja, as cmeras compactas lanadas para uso de profissionais e amadores avanados). Essas cmeras - muitas delas parecidas com uma digital reflex no design - trazem muita tecnologia, funes avanadas e ptica de primeira qualidade. Tudo isso para se tornarem uma opo mais em conta para
FOTGRAPHOS

Tits
Na verdadeira guerra entre modelos de cmeras digitais a que assistimos atualmente, acontecem alguns paradoxos de mercado que podem beneficiar os consumidores mais atentos. Confira!

os fotgrafos que no querem, ou que ainda no podem, gastar com uma digital reflexcomo a Canon EOS 3000. Dentre as prosumer, duas se destacam: a Canon PowerShot Prol e a Sony OSC-F828. Com o lanamento da Nikon 070, a Canon se viu obrigada a evoluir e, ento, lanou a Canon EOS 3500 - mais rpida, com mais funes, mais leve e menor que sua antecessora. S que ainda existe um grande estoque de Canon EOS 3000 no mercado, que teve o seu preo "derrubado" pela nova Canon EOS 3500, lanada com o preo em torno de mil dlares. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre cada uma dessas cmeras:
CANON POWERSHOT PRO 1

considerada

a melhor

cmera

digital compacta da linha de cmeras da Canon atualmente. Podemos destac-Ia pela resoluo de 8 megapixels, mm) com ptica L (linha de ptica profissional da Canon), muitas funes avanadas e construo muito resistente com tima ergonomia, alm de permitir o uso de flash externo. A Canon Pro 1 tambm traz algumas caractersticas muito interessantes, como visor LCO mvel, controle remoto por infravermelho includo, filtro NO (densidade neutra) interno e intervalmetro (q ue faz a cmera disparar em intervalos de tempo pr-definidos). Algumas caractersticas, porm, poderiam ser melhores. Entre suas deficincias, podemos citar o nvel de rudo relativamente alto, a falta de luz de auxlio de foco para uso noturno e o alto consumo de energia (diminuindo o tempo de uso com as baterias em carga plena).
zoom ptico de 7x (28-200

Canon

PowerShot Prol

61

BRIGA

DE TITS

CANON

EOS 300D

A Canon EOS 3000 uma cmera digital reflex "verdadeira" (com objetivas intercambiveis), 6.2 megapixels, uma excelente gama de funes que permite ir muito alm da fronteira de possibilidades das melhores cmeras digitais prosumer. Entre as vantagens da Canon EOS 3000 est a tima qualidade de imagem mesmo com ISO de 800 (aceitvel em ISO 1600), algo impensvel em qualquer cmera digital compacta at pouco tempo, amplas possibilidades em termos de objetivas, acessrios e possibilidade de uso de uma unidade de flash externo. Se de um lado as cmeras reflex digitais tm a vantagem de poderem ser usadas com uma vasta gama de objetivas, do outro lado temos o cusro dessas objetivas, que so diretamente proporcionais sua qualidade. Agora a hora de voc ficar com muita, muita dvida. Atualmente possvel encontrar essas cmeras pelos seguintes preos mdios:
SONY DSC-F828

Sony

DSC-F828

A Sony OSC-F828 a evoluo de um dos maiores sucessos comerciais da Sony entre fotgrafos profissionais e amadores avanados, a Sony OSCF717. Ela tambm tem 8 megapixels, zoom ptico de 7x (28-200mm) com ptica Carl Zeiss T*, muitas funes avanadas e uma interessante construo que permite que a parte do corpo com o conjunto ptico se mova verticalmente, o que muito prtico em algumas situaes, alm de permitir o uso de flash externo. Essa cmera tem caractersticas muito interessantes, entre elas o zoom mecnico, que tem resposta muito mais rpida que o zoom ativado eletronicamente, tima velocidade de gravao no carto de memria e histograma em tempo real (que facilita na tomada de deciso da exposio para as fotos). A Sony OSC-F828 tambm no perfeita. Entre as suas deficincias se destacam as aberraes cromticas em contraluz ou em cenas com sol forte, nvel de rudo alto, espao limitado no buffer (memria temporria onde as fotos ficam armazenadas antes de serem gravadas no carto de memria) e modo macro afetado por distores.
62

Canon PowerShot Pro 1: R$ 2.600; Sony OSC-F828: R$ 2.590; Canon EOS 3000 (kit do corpo mais objetiva 18-55 mm): R$ 3.000. Isso mesmo, por uma diferena de 400 reais voc pode comprar uma legtima OSLR, em vez de uma cmera digital compacta prosumer. Calma, antes de sair desesperado para comprar uma Canon EOS 3000, veja se ela a melhor cmera para voc. Lembre-se de que a compra impulsiva a maior causa de arrependimento entre fotgrafos amadores e profissionais.
PARA QUEM VALE A PENA COMPRAR UMA CANON PRO 1 OU UMA SONY DSC-F828

Se de um lado as cmeras ref/ex digitais tm a vantagem de poderem ser usadas com uma vasta gama de objetivas, do outro lado temos o custo dessas objetivas, que diretamente proporcional sua qualidade.

Se voc tem um oramento limi tado e precisa de uma cmera completa, sem que isso signifique gastos adicionais, ento, voc deve optar por uma cmera digital prosumer, como a Canon Pro 1 ou Sony F828, pois elas j trazem um conjunto ptico que engloba desde a grandeangular (28 mm) at a teleobjetiva (200 mm), com tima qualidade. Ao comprar uma cmera digital, voc tambm precisar comprar alguns outros

FDTGRAPHDS

itens, como: cartes de memria, bateria adicional, bolsa de proteo, entre outras coisas. Isso tudo no o que se pode chamar de barato e, portanto, deve ser levado em considerao nas contas que se faz antes da compra.
PARA QUEM VALE A PENA COMPRAR UMA CANON EOS 300D

o USO esperado
para a cmera, os gastos adicionais necessrios e tambm o oramento disponvel so fatores to importantes quanto a diferena de preos C .. )

dse
a luz branca pura: luz do sol, dia limpo, s 9 horas da manh. nome de coisas legais:
Ferrari 050, mquinas, lugar na Nova Zelndia ... (pesquise no Google!)

Agora, se voc tem um oramento mais tranqilo, ou ento precisa de uma cmera fotogrfica com amplas possibilidades em termos de objetivas, ento sua melhor opo gastar um pouco mais e comprar uma Canon EOS 300D. Infelizmente a objetiva que vem com essa cmera, uma Canon EF 17-55 mm (equivalente a uma objetiva 28-80 mm padro, considerando o fator de corte de 1.6 x) no famosa por sua qualidade ptica. Apesar de ser suficiente para situaes gerais, deixa a desejar quando se busca um nvel superior de nitidez. Dessa forma, necessria a compra de uma objetiva adicional, que vai custar entre R$ 1.500 e R$ 2.000. Como voc pode ver, no somente a diferena de preos relativamente baixa entre as cmeras que deve ser considerada no momento de decidir a compra. O uso esperado para a cmera, os gastos adicionais necessrios e tambm o oramento disponvel so fatores to importantes quanto a diferena de preos. Por isso, devemos considerar todas essas questes juntas. Para quem tem disponibilidade financeira para aproveitar esse paradoxo de mercado e adquirir uma Canon EOS 300D, aconselho seriamente que o faa. Agora, se isso pode significar mais um problema do que realmente uma soluo, ento sugiro que voc opte mesmo por uma Canon PowerShot Pro 1 ou por uma Sony DCSF828, pois tambm far um timo negcio.

dse dse
Photoshop Foto Digital

consultoria de: Gerenciamento de Cor Macintosh

Canon

EOS 3000

Marcos Kim, consultor renomado de Photoshop e Fotografia Digital, realiza palestras em todo o Brasil e em Portugal, e faz parte da d50

dse
dso.com.br
somos obsessivos por fotografia
FOTGRAPHOS 63

(11) 3885.0900 9124.1724

[i.ilmm

~I D'

"

Fotographos
Anuncie e garanta bons resultados para o seu negcio I
(11) 3812-7802
publ icidade@fotographos.com.br

LABORATRIO

FOTOGRFICO

QUALIDADE

EM REVELAO

dgital

Suas Lentes dos Fungos.

Proteja

CROMO
COR
Rua

DIGITAIS
SERViOS.
216 (11)

120
35mm

P&B
lel/fax

Rodsia,

V. Madalena

38132594

caj u n foto s@cajunfotos.com.br www.cajunfoto5.com.br

Armrio Redutor de Umidade

Bueno Cine Fo
No mercado a 3S anos compra venda consert "qualidade e sinceridade ~ o lema
Rua C~/Mfro
Selo Paulo SP

9Vleda fini
CONSERTO COMPRA VENDA

CANON, NIKON, PENTAX, MAMIYA, LEICA, METZ


Assistncia Tcnica em Cmaras Digitais,

Assistncia Tcnica em Aparelhos Fotogrficos


Hasselblad, Leica, Rollei, Nikon, Canon, Yashica, . Pentax, Minolta, Olympus, Mamiya e Objetivas .. . .
.

Filmadoras e Projetores

CrlSI)Intano J

Cep 01037 000

325.5,~7976
Rua Sete de Abril, 125 - 2 Andar 5/212 (Galeria 7 de Abril) - So Paulo - SP fax: 3258-9162 - e-mail: medagliniltda@ig.com.br

(NOVOS E USADOS),

www.bwfoto.com.br Nikon Fotogrficos Tel.: Equipamentos Canon Sigma (11) 3255-0889 Pentax Skype: bwfoto Fuji Sandisk Apacer Lexar

Venda, troca, compra e consignao


* * * Assistencia

tcnica

***

rua 7 de abril, 111 - loja 5 CEP 01043-000 - Centro - SP fone: (11) 3105-0912 - 3107-5749

Faa-nos uma visita ou envie-nos uma mensagem

fax: (11) 3214-6301

Ser um razer atend-Ia


FOTGRAPHOS 64

www.camerashow.com.br

DOS

LEITORES

CARTAS
DOS LEITORES
Envie sua mensagem por e-mail

Agradecemos a cada um de vocs pelo carinho e ateno que temos recebido. Continuem participando, enviando suas mensagens por carta ou e-mail.
cartas@fotographos.com.broupelocorreio:Av.Brigadeiro Faria Lima. 1.768. cj. 7B. Jardim Paulistano. CEP 01451-909. So Paulo ISP)

ACREDITO

que vocs recebam uma infinidade de e-mails dos assduos leitores dessa nova revista, verdadeiramente brasileira e que talvez nem tenham tem-

po de ler este. De qualquer maneira, gostaria de parabeniz-Ios por esta tima revista, da qual espero fazer parte enviando algumas fotos para a Galeria e tambm pelo talento e profissionalismo j demonstrados por todos vocs da Fotgraphos. Atravs das verdadeiras aulas e dicas apresentadas, venho aprendendo cada vez mais as tcnicas e a viso da arte de fotografar. Tenho certeza de que, para uma boa quantidade de leitores, isso tambm seja verdade. Parabns novamente e espero que a revista se torne mensal. Obrigado. Paulo Range! Salgado
CONCLUINDO A LEITURA

Analisando os trs nmeros j lanados, vale comentar, pela densidade de todos, que o perodo de lanamento (bimestral) est timo! Lembrando Parary, esse lindo local onde tambm j tive a oportunidade de fotografar e que a gente nunca esquece, sugiro, quando oportuno for, uma matria semelhante sobre a nossa Ilha de Iraparica, vizinha a Salvador, com sua cultura, nuanas e luzes para muitos gostos. Parabns e continuem assim. Luiz Geraldo Sampaio a reportagem sobre Parary, principalmente pela descrio dos equipamentos usados, mostrando que boas fotos no so dependentes de material fotogrfico caro ou digital, como infelizmente pensam muitos leigos na fotografia ou mesmo iniciantes. As demais reportagens tambm esto sensacionais. Continuem assim! Wagner Guerreiro
ACHEI SENSACIONAL EM PRIMEIRSSIMO LUGAR, gostaria de agradecer por terem escolhido a minha foto para a edio nmero 03. Todos os amigos e clientes me parabenizaram. Vocs no imaginam como esse simples fato est ajudando na valorizao de minhas fotos. O dono do laboratrio onde

Editor: uma enorme satisfao saber que nossos esforos tm apresentado bons resultados. Temos
recebido muitas dicas (aproveito para avis-Ios que estamos atentos a todas as crticas e sugestes que recebemos) e, a partir da prxima edio, a Fotgraphos ter algumas novidades, fiquem atentos! Agradeo a todos vocs leitores, sem os quais a revista no teria sentido de existir.

cuidadosa do

revelo as fotos pediu para deixar a revista por uns dias para ele mostrar aos outros clientes. As fotos que estou mandando foram inspiradas em matrias que li nas trs revistas impressas at agora. Parabns pelo excelente trabalho. Obrigado pela ajuda, gostaria de retribuir o favor. Darci Hoffmann
j so uma retribuio.

terceiro nmero da revista, quero, mais uma vez, parabenizar a todos pela iniciativa e testemunhar a importncia de um veculo desse porte e contedo para o mundo da fotografia, especialmente num Pas como o nosso. Especificamente, a matria sobre Macrofotografia foi bastante esclarecedora, num equilbrio de linguagem muito bom, permitindo, assim, a compreenso mesmo por aqueles que no so ainda profissionais, sem ser enfadonha para quem j conhece mais profundamente a matria.
CRDITO Na matria sobre fotografia digital infravermelha, de Romulo Lubachesky, esquecemo-nos de citar o local onde foi produzida a foto de abertura, o Jardim Botnico de Porto Alegre - RS.
:xl

Editor: Suas palavras de contentamento Ns, da Fotgraphos, ficamos muito satisfeitos em poder
colaborar com a fotografia no Pas e esperamos conseguir ajudar ainda mais fUturamente. Obrigado pela participao!

os dois primeiros nmeros ACOMPANHEI da revista, fiquei superempolgado. Considero essa revista diferente das demais, pois ela aborda bem a "filosofia visual", mas infelizmente a distribuio em Campinas fraca. Sempre vou a bancas esperanoso, mas no tem a revista, o jornaleiro fala que o distribuidor quase no aparece e, quando apareceu, veio com a revista nmero 02 depois de quase dois meses que foi lanada, uma pena. Alex Matos Editor: Alex, a Fotgraphos possui distribuio
nacional, mas, por conta da tiragem, feita em

GOSTARIA que me fosse esclarecida uma dvida. Ao visualizar uma foro tirada em m-

quina digital, noro uma variao de computador para computador, decorrente dos ajustes do moniror (brilho, contraste, etc.). Existe uma regulagem padro para esses parmetros? Qual o procedimento? Fabiano Macedo da Veiga Editor: Para que a visualizao seja correta,
fUndamental que os sistemas de visualizao esComo de computador para compuno h uma regulagem que tejam sempre calibrados adequadamente. os ajustes variam tador, infelizmente

~
r c

duas etapas. Sei que no a situao ideal, porm, conforme aumentarem as vendas em bancas e o apoio das empresas, teremos essa questo re-

~ ~

solvida (estamos trabalhando para que acontea logo). Agradeo a sua compreenso e de todos que passam pela mesma dificuldade em encontrar a

possa ser considerada padro para todos os equipamentos. Na matria sobre impresso (pg. 29), ftlamos um pouco sobre esse complicado assunto que o gerenciamento de cores, espero que ajude a esclarecer um pouco a questo. Obrigado a todos e at a quinta edio!

Fotgraphos nas bancas. Avisaremos assim que tivermos disponvel o nosso servio de assinaturas, o que ajudar a amenizar o problema.

FOTGRAPHOS

65

ESTRESSAOO?

FOTOGRAFAR!

PARTE

"

T estressado?

V fotog rafa r! - Parte II


por ArmandoVernagliaJr., texto e foto desta coluna dizendo que a fotoedio estressa, ela s o acalgrafia noanterior, encerrei me texto ma, mas os clientes, estes sim, algumas vezes do uma canseira. Dias atrs,

Na

aconteceu uma pica seqncia que descreverei adiante, envolvendo trs clientes, denominados clientes X, Ye Z. daqui em diante de

Numa manh de segunda-feira, tudo calmo em meu estdio, toca o telefone. o cliente X, marcando a data de algumas fotos que eu j havia orado anteriormente para ele. Oramento aprovado, fotos marcadas para a sexta-feira da mesma semana. Meia hora depois, chega um e-mail do cliente Y. Ele tem um grande trabalho em mos, com fotos de diversas fbricas em vrias cidades do Brasil e que, por motivos diversos, esse trabalho, que j estava orado e aprovado, fora adiado duas vezes. Mas agora Y queria marcar as fotos da primeira fbrica e sabe qual era a data pretendida? Sexta-feira, claro. Como no sou o todo-poderoso no posso estar em dois lugares ao mesmo tempo, explico isso ao cliente e peo para marcarmos na segunda-feira seguinte. Trato feito. A tera-feira passa sem novidades e aproveito para ajustar fotos que estavam paradas em umas pastas no meu computador, arrumar a papelada que ficou empilhada com a correria da semana anterior, enfim, aproveitei para pr a casa em ordem e fazer os preparativos para as fotos dos clientes X e Y. Quarta-feira, o dia comea calmo,

eles sempre querem o mesmo? Passam alguns minutos e eIS que surge o cliente Z: "Oi, Armando. Tudo bem? Escuta, voc pode resolver uma foto para ns, hoje?" HOJE? No, tenho alunos me esperando, qual a outra data livre na agenda de Z? Segunda-feira. No pode ser. Depois que consegui ajeitar X e Y, vem Z e quer estragar tudo? Ele ficou de ver a agenda para colocar essas fotos na sexta-feira, antes de X e Y, ou na quarta, depois dos dois. No momento em que escrevo este texto, j quinta e at o momento nada de uma resposta (nota: no final, Z ficou para a quarta aps X e Y, depois X adiou novamente as fotos dele). Ontem dei aula de fotometria para meus alunos, diversos truques para administrar as variantes de diafragma, obturador, ISO etc. Ainda vou montar um curso sobre como administrar datas para clientes. Alis, acho que estou precisando fazer um curso sobre isso. E ainda tenho um amigo que diz: "Bom ser autnomo como voc, que no tem chefe". Ao que eu sempre respondo: "Voc diz isso porque tem chefe, mas no clientes". Depois dessa, acho melhor pegar minha cmera. Como sempre fao questo de dizer: "Est estressado? V fotografar!" Vou mesmo...

mas logo vem a tormenta. Nesse dia, eu iria (e fui) ministrar um curso de fotografia e estava fazendo os ajustes finais no material que seria exposto aos alunos. Toca o telefone. Era o cliente X dizendo o seguinte: "Podemos desmarcar da sexta-feira e marcar para a segunda?" Como na sexta j estava Y e X: "Ter que ser em outro dia", falei para ele. Em funo da negativa, marcamos o X para tera-feira. Com tantos dias no calendrio, por que
FOTGRAPHOS

Armando

Vernaglia Ir.

fttgraft

publiFormado

citdrio e profissor de fttografia.

em publicidade e propaganda pela Faculdade de Comunicao Social Cdsper Lbero, autodidata na fttografia desde criana.

66

Cm~a Digital NIK.2N .-.J


Cyber Shot Hl - 5.1 MEGP 050 - 6. 1 MEGP com objetiva 18-55mm

Cmera Digital CANON

_._---

---8 MEGP

Cmera

Digital CANON
18-55mm

EOS 200 com objetiva

EOS REBEL XT - 8.0 MEGP com objetiva

18-55 mm

vista RS 1.890, ou 4x R$ 529,

vista

RS

ou

3. 750,

DISPONVEL

EM AT

-6x

em

at 6x

PRONTA ENTREGA

vista

ou

Rs4.200,
em

at 6x

Suas lembranas ficaro mais vivas e brilhantes com a nova impressora PP46d. Toda praticidade e facilidade de uso que a Polaroid sempre ofereceu para voc.

Painel LCO

para

visualizar as imagens antes da impresso.

Imprima

suas do

fotos diretamente

carto de memria.

Fazer impresses fotogrficas

com seu carto

Indicada para principiantes

e tambm

profissionais

digital de memria nunca foi to fcil. A verstil e compacta impressora fotogrfica Polaroid PP46d produz fotos durveis e de alta qualidade, em menos de 2 minutos.

por sua praticidade e durabilidade,

a PP46d a

escolha certa para muitas exigncias.

Aonde quer que voc v, tenha sempre seu minilaboratrio fotogrfico ao alcance!

Vous aimerez peut-être aussi