Vous êtes sur la page 1sur 31

GUIO DE CONTEDOS

ABRIL 2007

Em Busca dos Fsseis


No decurso dos ltimos 4600 milhes de anos, a Terra transformou-se de um amontoado de poeiras e detritos espaciais em fuso para o planeta com oceanos azuis que hoje conhecemos. Estas mudanas o aparecimento de gua e de uma atmosfera, os primeiros organismos microscpicos, a evoluo de um conjunto muito vasto de animais e plantas complexos deixaram a sua marca, em particular nas rochas. Nos ltimos duzentos anos, os cientistas conseguiram reconstituir a histria geolgica e biolgica do nosso planeta.

A Histria da Terra Escrita nas Rochas


Ao longo dos milhares de milhes de anos da existncia da Terra ocorreram inmeros fenmenos dos quais no temos conhecimento uma vez que no deixaram registo por terem sido apagados por outros mais recentes. Porm muitos ficaram registados nas rochas formadas ou edificadas ao longo do tempo geolgico, permitindo ao Homem conhecer melhor o planeta que habita. O estudo do registo geolgico gravado nas rochas, permitiu desvendar segredos nelas encerrados e a pouco e pouco reconstituir o grande livro do passado da Terra, com inmeros captulos cuja leitura nos levaram a descobrir como se formaram e transformaram continentes e oceanos, como evoluram os seres vivos, como se modificou o clima e o meio ambiente e quais as grandes catstrofes naturais que ocorreram. Dentro de cada captulo, a ordenao das suas pginas uma tarefa infindvel que os gelogos de todo o Mundo prosseguem continuamente, dia a dia, ano a ano, atravs de intensos trabalhos de levantamento de campo e de variados estudos e experincias que conduzem a novas descobertas e conhecimento, que vo permitindo ordenar e acrescentar mais pginas a este grande livro.

A Importncia do Estudo dos Fsseis


O estudo dos fsseis proporcionou ao Homem uma viagem no tempo geolgico, possibilitando a reconstituio do que seria o mundo vivo em tempos geolgicos passados e fornecendo a chave para a compreenso da evoluo dos seres vivos desde que estes, h mais de 3500 milhes de anos, surgiram na Terra. Conjuntamente com dados petrogrficos, geoqumicos, paleontolgicos permitiu a interpretao e a reconstituio do meio ambiente do passado nos quais os seres vivos habitaram e se desenvolveram.

Mas afinal o que um fssil?


A palavra fssil deriva do latim fossilis que significa tirado da terra e designa qualquer corpo extrado das rochas. Mas como iremos ver, actualmente, o termo fssil muito mais abrangente do que a definio do latim. Os fsseis so restos, marcas ou vestgios da actividade de seres vivos, que ficaram preservados nas rochas ou outros materiais naturais. Deste modo, tanto so fsseis os restos das conchas de bivalves, as carapaas de equinodermes, os dentes e ossos de vertebrados preservados e fazendo parte integrante das rochas que os contm, como o so as pegadas, os rastos, e outras marcas deixadas em sedimentos pela passagem de seres vivos, tais como os dinossauros, as trilobites, os vermes, etc. Igualmente os vestgios da actividade dos seres vivos so considerados fsseis, como os excrementos de animais, ovos, cavidades e perfuraes de abrigo - designados por icnofsseis e cujo estudo constitui a icnologia.

Em que condies se forma um fssil? E como?


A formao de um fssil pode levar milhes de anos e requer a ocorrncia de diversas condies em simultneo. Assim que morrem, os cadveres dos organismos comeam imediatamente a sofrer o processo de decomposio. Para que um organismo fossilize, ele ter de ficar coberto ou isolado dos agentes de deteriorao. Mas embora enterrados, os cadveres sofrem alteraes, as estruturas moles dos seus corpos decompem-se to depressa que dificilmente so conservados e fossilizados.

por isso que fsseis inteiros de seres vivos so muito raros, a grande maioria corresponde, apenas, s partes duras esquelticas, conchas, dentes, ossos, carapaas, espculas, etc. Embora as condies do meio marinho sejam mais favorveis formao de fsseis, tambm em terra existem zonas com condies que permitem a fossilizao de seres vivos. Estamos a falar dos lagos, zonas pantanosas, desertos e zonas geladas.

Mas ento quais so os factores que condicionam o processo de fossilizao?

O isolamento dos cadveres e restos de seres vivos da eroso;

A presena de esqueleto interno ou externo mineralizado resistente;

A natureza dos sedimentos envolventes; A geoqumica do meio; As caractersticas do meio ambiente; O clima.

Processos de fossilizao
A fossilizao o conjunto de processos de natureza variada que conduzem conservao dos restos ou vestgios dos seres vivos. Tratam-se de processos complicados e longos dependentes, como vimos, de vrias condies de ordem geolgica, geoqumica, biolgica, climtica e ecolgica. Desta forma, facilmente se percebe, que apenas uma parte muito pequena da imensa variedade de seres vivos, que habitaram a Terra ao longo do tempo, fossilizou. De qualquer forma, o registo preservado suficiente para compreendermos a evoluo da vida na Terra e da diversidade de formas que a habitaram. Existem diversos processos de fossilizao, que a seguir se apresentam:

CONSERVAO
CARACTERSTICAS Os restos dos organismos mantm-se quase inalterados, apenas com modificaes mnimas. Este processo inclui a mumificao, em que o cadver sofre sobretudo desidratao. o aprisionamento/envolvimento de organismos em substncias fossilizantes, como o mbar, asfalto, gelo ou slica, permanecendo a conservados. EXEMPLOS O exemplo mais conhecido de conservao, a dos mamutes da Sibria conservados no gelo. Os insectos aprisionados e conservados no mbar (resina), outro exemplo muito conhecido.
Insecto conservado em mbar

MINERALIZAO
CARACTERSTICAS A fossilizao d-se por transformaes qumicas, pelas quais a matria orgnica substituda por matria mineral, como a calcite, a slica e a pirite, entre outros.
Estrutura de Corais em calcite

EXEMPLOS

Estrutura de Corais em calcite

INCARBONIZAO
CARACTERSTICAS Processo comum de fossilizao dos vegetais e animais com esqueletos de natureza quitinosa. Consiste no enriquecimento progressivo em carbono em relao aos outros elementos qumicos da matria orgnica.
Pinha fossilizada

EXEMPLOS

MOLDAGEM
CARACTERSTICAS Este processo consiste na reproduo da morfologia interna ou externa de um resto de organismo pelo sedimento consolidado que o preenche ou envolve, respectivamente. Chama-se molde interno quando a reproduo do interior do organismo, por exemplo, o interior das conchas. O molde externo reproduz a morfologia externa do organismo fssil.
Molde interno de um gastrpode Molde externo de um bivalve

EXEMPLOS

IMPRESSO
CARACTERSTICAS As impresses so moldes externos de estruturas finas (baixo relevo), como folhas ou penas e rastos deixados por seres vivos. As impresses so conservadas quando os sedimentos moles em que foram deixadas sofrem diagnese, petrificando-as.
Impresso da asa de um insecto

EXEMPLOS

Impresso da folha de um feto

MARCAS E VESTGIOS DE ACTIVIDADE DOS SERES VIVOS


CARACTERSTICAS As marcas ou vestgios de actividades vitais dos seres vivos, tambm podem ser fossilizadas conhecidos por icnofsseis como pistas, tubos, pegadas, ovos, ninhos e fezes. Estes ltimos, chamados coprlitos, podem fornecer uma ideia do comportamento alimentar do animal.
Local: Penha Garcia, Idanha-aNova

EXEMPLOS

Rastos de trilobites em quartzitos do

Paleozico.

Pista de pegadas de dinossauros

em calcrios do Jurssico Mdio (Mesozico).


Local: Pedreira do GalinhaFtima

Ninho de dinossauros

Local:

Deserto de Gobi Monglia

Ateno aos falsos fsseis ou pseudofsseis !


Existem marcas nas rochas produzidas por diversos processos fsico-qumicos que por vezes possuem caractersticas que podem ser confundidos com fsseis autnticos. So por isso chamados falsos fsseis. Esto nestes casos, por exemplo, as dendrites, estruturas arborescentes originadas pela infiltrao e precipitao de xidos de ferro e mangans nas fissuras ou diaclases das rochas, assemelhando-se a ramos de vegetais. Ou ainda o caso de estruturas originadas pela infiltrao de gotas de gua atravs de fendas das rochas. 7

O estudo dos fsseis e a evoluo da vida


Os fsseis constituem a evidncia primria da extraordinria evoluo da vida no nosso planeta. Assim o estudo dos fsseis permitiu ao Homem a descoberta da sua Origem, as linhas evolutivas dos seres vivos, entre muitos outros. O estudo dos fsseis constitui a Paleontologia, ramo importante da Geologia. Estudos paleontolgicos permitiram ao Homem obter uma viso do desenvolvimento da vida ao longo do tempo geolgico, atravs do estudo e organizao sistemtica dos seres vivos do passado, da variedade das adaptaes dos seres vivos face aos diferentes meios ambiente, da distribuio espacial e temporal dos mesmos, constituindo, por isso, a chave para a interpretao e reconstituio paleoambiental e paleogeogrfica da Terra.

Atravs do estudo dos fsseis foi possvel ao Homem:

Compreender a evoluo dos seres vivos, as adaptaes e extines ao longo da histria da Terra;

Reconstituir os organismos numa dada poca, o seu modo de vida, como que interagiam entre si e como se relacionavam com o meio ambiente onde viviam;

Reconstituir os ambientes do passado e assim reconstituir a geografia da Terra; Reconstituir os climas do passado; Efectuar a datao relativa dos estratos rochosos.

Vamos ver com mais pormenor a idade relativa das rochas A partir dos fsseis e da aplicao do princpio da sobreposio dos estratos pode-se fazer a datao relativa das rochas sedimentares e correlaes entre rochas de locais distantes.

Sedimentao num lago ou mar

O Princpio da Sobreposio dos estratos diz-nos que. numa sucesso no deformada de estratos sedimentares, os estratos sedimentares mais antigos so cobertos sucessivamente pelos mais recentes. Ou seja, o estrato sedimentar de idade mais recente do que o que est por baixo e, mais antigo, do que o que se situa por cima.

Camada mais recente Camada mais antiga

Este princpio tambm se aplica aos fsseis que existam nessas camadas sedimentares. Ao encontrarmos em zonas distantes ou em zonas adjacentes as mesmas camadas litolgicas com o mesmo contedo fossilfero, pode-se dizer que as camadas tm a mesma idade, aplicando-se o Princpio da Continuidade estratigrfica.

Voltando idade relativa das rochas podemos verificar que os Fsseis de Idade so muito importantes para a datao relativa de formaes geolgicas, uma vez que os estratos que apresentem o mesmo contedo fossilfero so considerados da mesma idade.

Fsseis de idade ou fsseis caractersticos


Nem todos os fsseis apresentam caractersticas que permitam o seu uso como fssil de idade. As principais caractersticas necessrias para se enquadrar um fssil no grupo de fsseis de idade ou fsseis caractersticos, so:

1 Evoluo rpida e curta distribuio temporal ou seja, o fssil s caracterstico de um dado tempo geolgico, se o intervalo entre o seu aparecimento e a sua extino for curto. Por exemplo os fsseis de arqueociatdeos so bons fsseis para a datao de formaes de idade entre o Cmbrico Inferior ao Cmbrico Mdio, pois apareceram, atingiram o pico de biodiversidade e extinguiram-se durante este intervalo de tempo.

2 - Ampla distribuio geogrfica de forma a poderem ser encontrados em diversos locais e permitirem comparaes entre estratos geolgicos distantes. Se um determinado fssil obedece condio 1 mas tem distribuio muito reduzida, no se poder utilizar como fssil de idade ou caracterstico. Assim um grupo fssil com uma distribuio ao nvel local tem interesse limitado.

3 Ocorrncia em abundncia quanto maiores forem as populaes dos seres vivos, maior ser a probabilidade de se formarem fsseis e ocorrerem no registo geolgico.

4 Estruturas fossilizveis a fossilizao de um organismo depende em grande medida da presena de estruturas rgidas, como conchas, carapaas, dentes ou ossos. Se um determinado grupo de organismos obedecer s trs condies anteriores mas no possuir estruturas endurecidas, a probabilidade de vir a integrar o registo fssil bastante mais reduzida.

Segue uma pequena lista de Fsseis de Idade, bem como a seu registo fotogrfico, mais utilizados em Bioestratigrafia, que a rea da Estratigrafia que relaciona a idade dos estratos rochosos com base nos seus contedos fossilferos.

FSSEIS DE IDADE
Idade Geolgica Pr-cmbrico Fsseis Estromatlitos Registo Fotogrfico

Estrutura Estromatoltica

Paleozico

Trilobites Graptlitos planctnicos Goniatites Braquipodes gneros) Arqueociatdeos (alguns

Graptlitos

Trilobite

Goniatite

Braquiopde Orthis

10

Idade Geolgica Mesozico

Fsseis Amonites Rudistas Braquipodes gneros) Dinossauros (alguns


Amonite

Registo Fotogrfico
Braquipode - Rynchonella

Dinossauro (Ossos da bacia) Esporos de fetos

Cenozico

Mamferos Foraminferos planctnicos

Fsseis de ambiente ou fsseis de fcies


So os fsseis que melhores indicaes fornecem quanto s caractersticas do ambiente em que viveram Paleoambiente. Correspondem a organismos com exigncias de vida muito especficas e restritas. A identificao dos paleoambientes permite-nos reconstituir a geografia da Terra no passado Paleogeografia - , como por exemplo, a distribuio dos continentes e oceanos, a extenso de mares antigos, praias, lagos, entre outros. A partir dos seres vivos actuais podem-se extrapolar as suas caractersticas para os organismos fsseis similares, como por exemplo, o modo de vida, o tipo de alimentao, o tipo de locomoo, a reproduo, etc. Os Paleontlogos chamam a este princpio o Princpio das causas actuais e que se resume da seguinte forma: as interaces dos seres vivos actuais, entre si e com o meio ambiente, so a chave para a interpretao dos requisitos ecolgicos e das relaes dos seres vivos no passado. Assim, parte-se do principio que as exigncias ambientais de organismos fsseis foram as mesmas que as dos organismos actuais que lhes so similares, podendo-se desta forma extrapolar a Paleoecologia da altura em que viveram esses organismos fsseis. 11

Noo de Fssil Vivo


Um fssil vivo um organismo que sobreviveu ao longo dos tempos geolgicos, sem sofrer mudanas morfolgicas significativas, at actualidade. Por outras palavras, so formas vivas, representantes, nos tempos actuais, de grupo biolgico de grande expanso nos tempos geolgicos passados, mas reduzido, hoje, a pequeno nmero de indivduos (espcies e gneros).

EXEMPLOS DE FSSEIS VIVOS


Fsseis Latimeria chalumnae, ou celacanto O peixe que um verdadeiro 'fssil vivo', sem mudanas de aspecto externo e dos detalhes anatmicos, habita a Terra desde o perodo Cretcico, h cerca de 100 milhes de anos. Registo Fotogrfico

Sphenodon punctatus, ou tuatara Rptil endmico de algumas ilhas da Nova Zelndia, que sobrevive desde o Jurssico, h mais de 150 milhes de anos.

Limulus pelyphemus Artrpode marinho, aparentado dos escorpies marinhos, que actualmente habita a Costa Atlntica dos EUA , existente desde o perodo Prmico, h cerca de 250 milhes de anos atrs.

12

Fsseis Lingula Braquipode, animal marinho, existente desde o Cmbrico h mais de 500 milhes de anos.

Registo Fotogrfico

Ginkgo biloba uma das rvores mais antigas que se conhece com registos fsseis datados de mais de 250 milhes de anos atrs. Charles Darwin referiu a ginko biloba como "fssil vivo" e ilustraes da poca dos dinossauros frequentemente incluem rvores de ginkgo biloba.

Porque que um fssil vivo no se extingue?


Pensa-se que existam diversos motivos pelos quais um organismo sobrevive milhes de anos sem sofrer mudanas. Uma das explicaes o simples facto desse organismo se encontrar muito bem adaptado diversidade de condies do meio que habita. J outros organismos no evoluem devido continuidade mais ou menos estvel das caractersticas do seu habitat. A sobrevivncia de alguns fsseis vivos tambm pode dever-se ao facto destes habitarem ambientes isolados, onde no enfrentam a competio com outros organismos potencialmente melhor adaptados a esses ambientes.

13

A Histria da Terra
A Terra gira volta do Sol h cerca de 4600 milhes de anos, e no teve sempre o mesmo aspecto que hoje apresenta. No decurso da sua longa Histria, a Terra sofreu grandes modificaes, que afectaram a distribuio e os contornos dos seus continentes, o clima, as formas de vida e a extenso e profundidade dos oceanos. Na realidade a face do nosso planeta tem mudado continuamente ao longo do tempo, os oceanos e atmosfera evoluram, ergueram-se e erodiram-se montanhas, surgiram e desapareceram mares. No meio de todas estas transformaes a vida surgiu, sobreviveu e evoluiu.

A Idade da Terra
J alguma vez pensaste que idade ter o planeta onde vives? Vrios estudos e investigao desenvolvidas por muitos cientistas apontam a idade para os 4600 milhes de anos. J imaginaste o que 1 MILHO? Mesmo de verdade? Porventura j te disseram 1 milho de vezes para fazeres os trabalhos de casa? J experimentaste contar at um milho? E at cem mil? E at dez mil? Ou mesmo at mil? Se contares a um ritmo de um nmero por segundo, levars cerca de 15 minutos para contares at 1000. E quanto precisarias para contar 4600 milhes de anos (4600.000.000)! Seriam precisos 69.000.000 minutos ou seja aproximadamente cerca de 131 anos sem qualquer paragem a um ritmo de 1 nmero por segundo. Uma enormidade!!! J alguma vez pensaste na quantidade de coisas que aconteceram na Terra, ao longo deste tempo? realmente difcil abstrairmo-nos para imaginar esta escala de tempo, uma vez que os acontecimentos importantes das nossas vidas so medidas em anos ou em unidades ainda menores; a nossa genealogia familiar em sculos, e toda a histria humana registada em sculos ou milnios. Contudo, a datao radioactiva e a anlise e estudo das rochas permitiram obter dados sobre a vida, as alteraes geolgicas e at mesmo mudanas climticas do passado. A astrofsica forneceu diversas informaes confiveis a respeito dos estgios evolutivos das estrelas, suas idades, a formao da galxia e, inclusive, uma boa estimativa do tempo decorrido desde o Big Bang, o evento mais remoto. Vimo-nos, assim, confrontados por uma inconcebvel perspectiva do tempo, de milhares de milhes de anos, estendendo-se a perodos incrivelmente longos do passado da Terra, e a uma real dificuldade de concebermos a imensidade dos intervalos de tempo que os compreende. 14

Do Big Bang ao ltimo segundo


Dada a dificuldade de compreender os valores temporais que iremos falar, vamos imaginar os 15 mil milhes de anos de vida do Universo comprimidos no espao de 1 ano. Tudo. Desde a Grande Exploso que deu origem ao Universo e ao prprio tempo, o chamado Big Bang, at ao ltimo instante, este que vives enquanto ls estas palavras. Como j se disse, o ano a principal unidade de medida de tempo utilizada pelos humanos. Mas j em termos de histria da humanidade necessitamos de unidades maiores, como a dcada, o sculo e o milnio. Porm, mesmo os milnios dos quais possumos registos histricos so precedidos por perodos de tempo excepcionalmente maiores. Milhes de anos se passaram na Terra antes da espcie humana aparecer. Milhares de milhes de anos desde que a primeira estrela do Universo comeou a brilhar.

No calendrio esto assinalados os principais eventos actualmente conhecidos da histria do Universo e da Terra, como por exemplo, a formao da nossa galxia, a origem do Sistema Solar, o aparecimento dos primeiros organismos vivos na Terra e o despertar do ser humano. Alm disso, devido extrema compresso do tempo a esta escala, todos os eventos relativos histria humana ficaram comprimidos literalmente nos ltimos segundos do dia 31 de Dezembro, sendo muito difcil regist-los integralmente. Uma coisa certa ao analisarmos o calendrio ficamos com a perspectiva de que somos muito pequenos perante o Universo, e que ocupamos um instante de tempo insignificante na sua existncia. E tambm que o nosso destino e o de toda a vida na Terra depender da sensibilidade humana e do seu valioso conhecimento cientfico.

15 mil milhes de anos em doze meses: o Calendrio Csmico proposto por Carl Sagan

15

CALENDRIO DA HISTRIA DO UNIVERSO E DA TERRA


DIA / TEMPO ACONTECIMENTOS

1 Janeiro
(15 mil milhes anos)

Big Bang
A grande exploso que originou o Universo

1 Maio
(10,1 mil milhes anos)

Origem das Galxias


Entre elas a nossa Via Lctea

9 Setembro
(4900 milhes anos)

Origem do Sistema Solar

14 Setembro
4600 milhes anos

Formao da Terra

25 Setembro
3700 milhes anos

Origem da Vida na Terra

16

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

9 Outubro
3500 milhes anos

Idade dos fsseis mais antigos

1 Novembro
2500 milhes anos

Diferenciao gentica e primeiros organismos sexuados

12 Novembro
2100 milhes anos

Fotossntese

15 Novembro
1900 milhes anos

Aumento da diversidade da Vida

1 Dezembro
1200 milhes anos

Surge o oxignio na atmosfera

16 Dezembro
658 milhes anos

Primeiros organismos pluricelulares

17

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

17 Dezembro
616 milhes anos

O Precmbrico est a terminar

Inicio da 18 Dezembro
542 milhes anos

Era Paleozica

Perodo Cmbrico
D-se a diferenciao da maior parte dos grupos actuais de invertebrados pluricelulares, esponjas, corais e medusas, vermes segmentados, moluscos, artrpodes dotados de um robusto esqueleto externo (exoesqueleto). Surge o primeiro plcton ocenico. Desenvolvimento das trilobites.

19 Dezembro
490 milhes anos

Perodo Ordovicico

Continua a diversificao da vida. Nos mares surgem os primeiros agnatas (peixes ainda sem mandbulas) e os primeiros vertebrados Aparecimento dos primeiros nautilides. No final deste perodo um importante episdio de extino acaba com cerca de 85% das espcies existentes.

20 Dezembro
440 milhes anos

Perodo Silrico
Aparecem os primeiros peixes com mandbulas. Aparecem as primeiras plantas vascularizadas que comeam a colonizao da parte emersa dos continentes.

18

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

21 Dezembro
415 milhes anos

Perodo Devnico

Continua a diversificao da vida, surgem os primeiros amonides. D-se a diferenciao dos primeiros anfbios com integrao de respirao aqutica com respirao area. Alguns grupos de artrpodes escorpies e insectos - conquistam e colonizam o ambiente continental. Este perodo termina com a extino de cerca de 80% das espcies vivas existentes.

23 Dezembro
360 milhes anos

Perodo Carbnico
O clima quente e hmido favorece o desenvolvimento de vastas florestas de plantas com esporos fetos e gimnosprmicas. Surgem os primeiros rpteis e h uma grande difuso de insectos que incluem liblulas gigantes.

24 Dezembro
300 milhes anos

Os animais continuam a colonizao dos mares e da terra firme. Surgem os primeiros mamferos com forte declnio dos anfbios. Est a finalizar-se a Era Paleozica com o maior episdio de extino em massa registado. No final do Prmico cerca de 96% das espcies de seres vivos desapareceram, entre as quais as trilobites e goniatites.

Perodo Prmico

19

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

25 Dezembro
250 milhes anos

Incio da Era Mesozica Perodo Trisico

Todos os continentes esto agora reunidas num nico supercontinente A Pangeia. O clima muito quente. Aparecem os primeiros dinossauros e continua a evoluo dos mamferos. Nos mares regista-se uma grande diversificao de peixes e invertebrados. No final do Trisico d-se uma grande extino de cerca de 75% das espcies.

26 Dezembro
200 milhes anos

Perodo Jurssico
A Pangea fractura-se em duas massas continentais, uma a Norte, a Laursia e outra a Sul, a Gondwana.

As condies ambientais favorecem a diferenciao dos grandes rpteis. Os dinossauros dominam todos os nichos ecolgicos.

27 Dezembro
191 milhes anos
Surgem as primeiras aves a partir da diferenciao de alguns gneros de rpteis.

20

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

Perodo Cretcico 28 Dezembro


145 milhes anos
No mundo vegetal d-se a diferenciao das primeiras plantas com flor angiosprmicas. Os dinossauros continuam a dominar e a diversificar-se. No final deste perodo uma catstrofe, que se julga devida ao impacto de um grande meteorito, levou extino em massa de cerca de 75% das espcies existentes, entre elas as de todos os dinossauros, amonites, belemnites e rudistas. Termina a Era Mesozica.

29 Dezembro
65 milhes anos

Incio da Era Cenozica


As primitivas massas continentais fracturadas esto agora prximo das actuais posies.

Grande expanso das aves e mamferos.

Surgem os primeiros cetceos mamferos marinhos- e os primeiros primatas

30 Dezembro
41 milhes anos

Os mamferos apropriam-se dos nichos ecolgicos deixados pelos dinossauros no Mesozico e difundem-se em terra firme, nos oceanos e no cu. Desenvolvimento e diversificao de grandes mamferos. Nas pradarias passeiam enormes herbvoros, presas de ferozes predadores, como os tigres dente de sabre.

21

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS Surgem os primeiros homindeos, com o princpio da evoluo dos lobos frontais nos crebros dos primatas. Habitam as florestas hmidas da Europa, frica e sia. Tm caixa craniana pequena mas maxilas muito desenvolvidas, com forte dentadura adaptada a uma alimentao essencialmente vegetariana. Com a alterao do clima, as savanas substituem as vastas florestas existentes, o que determina o incio da diviso dos primatas entre as formas arborcolas das florestas e as formas adaptadas ao ambiente de savana.

30 Dezembro
16 milhes anos

31 Dezembro HORAS:

Fim do Perodo Pliocnico Incio do Perodo Quaternrio

20:15:00
7 milhes anos

Incio da linha evolutiva do Homem


Os primeiros homindeos

21:30:00
4 milhes anos

Primeiro estgio da evoluo humana Australophitecus

Provavelmente vegetarianos e imperfeitamente bpedes, com uma ligeira testa e estatura baixa, entre 1 e 1,5m. Habitavam as matas e florestas do continente africano. Utenslios de pedra e osso.

22

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

22:44:55
2,5 milhes anos

Segundo estgio da evoluo humana O gnero Homo. Homo habilis


Omnvoros. Completamente bpedes e com uma testa alta. Utenslios de pedra mais elaborados. Fsseis encontrados exclusivamente no continente africano.

22:59:56
1,7 milhes anos

Surge o Homo Erectus


Tinham aproximadamente 1 m de altura e caminhavam completamente erectos. O Homo erectus fabricava ferramentas elaboradas, descobriu o fogo e iniciou a caa grossa de animais selvagens, tendo comeado a fixar-se em diversos locais. Foram encontrados vestgios fsseis em todos os continentes, embora os mais antigos tenham sido encontrados em frica.

23:52:30
450.000 anos

Surge o Homo Sapiens


Dotado de raciocnio, e com as primeiras manifestaes de arte. Inicia os rituais funerrios. Habita todos os continentes

23:56:15
100.000 anos

Homem de Neanderthal
Viveu na Europa e no Mdio Oriente. Pratica o culto da morte. Extinguiu-se sem deixar descendncia.

23

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

23:58:53
30.000 anos

Homo Sapiens Sapiens


nica espcie humana actualmente existente. Vive em todos os continentes onde se vem diversificando. hbil na fabricao de utenslios que utiliza para pescar, caar e defender-se. Vestgios de arte rupestre deixados por toda a Europa.

23:59:32
12.500 anos

Idade Neoltica

No mdio Oriente grupos humanos praticam a pastorcia e a agricultura e iniciam a domesticao de animais. Tornam-se definitivamente sedentrios e habitam em cabanas.

D-se a grande extino dos mamutes.

23:59:49
5.000 anos

Idade do Bronze
Construo das grandes pirmides do Egipto. Inicio do processo de fabrico em bronze. Segundo a civilizao chinesa o cu era redondo e a terra quadrada.

23:59:53
3.000 anos

Idade do Ferro
Incio da idade do ferro na Europa.

24

DIA / TEMPO

ACONTECIMENTOS

23:59: 56
2.000 anos

Nascimento de Cristo
Os Romanos conquistam a Alemanha e Gr-Bretanha. Pompeia e Herculano so destrudas por erupo vulcnica do Vesvio.

23:59:59
500 anos

Idade do Renascimento
Coprnico formula a teoria do universo heliocntrico.

poca dos descobrimentos. Aparecimento do mtodo experimental na cincia.

23:59:59:9
Actualidade

Hoje, Ns, Homem Actual

Desenvolvimento generalizado da cincia e tecnologia. Aparecimento de uma cultura global Primeiros passos na explorao interplanetria e busca de inteligncia extra-terrestre.

Segundo este calendrio, escrito por Carl Sagan, a modernidade, surge no ltimo segundo, do ltimo minuto, da ltima hora, do ltimo dia do calendrio. Toda a histria conhecida ocupa os ltimos 10 segundos do dia 31 de Dezembro, o que exemplifica bem a insignificncia do instante que ocupamos escala do tempo geolgico.

25

Tempo Geolgico
A Escala do Tempo Geolgico
A escala do tempo geolgico a linha do tempo desde o presente at idade da formao da Terra, que como vimos 4600 milhes de anos. Esta escala est dividida em ons, Eras, Perodos, pocas e as idades que lhes correspondem baseiam-se nos grandes eventos geolgicos e mudanas na biodiversidade ocorridos ao longo deste tempo.

Como se divide a Coluna do Tempo


A coluna do Tempo Geolgico est dividida em quatro ons, sendo, do mais antigo para o mais recente, o Hadaico, o Arcaico, o Proterozico e o Fanerozico.

Pr-Cmbrico
o termo que se usa para designar o conjunto dos trs primeiros ons e vai desde os 4600 milhes de anos at aos 542 milhes de anos. Apesar de corresponder a oito nonos da vida da Terra, sabe-se pouco do que ocorreu naquele on, j que as modificaes a que a crosta terrestre foi submetida posteriormente dificultam a interpretao dos seus vestgios.

Fanerozico
Palavra do Grego: (phaneros)=visvel e (oikos)=vida, o mais recente on, iniciou-se h cerca de 542 milhes de anos e estende-se at ao presente. Caracterizado pela grande exploso e diversidade de vida na Terra. Est dividido nas seguintes Eras: Paleozico, Mesozico e Cenozico, respectivamente da mais antiga para a mais recente.

Coluna Simplificada
Em anexo apresenta-se uma coluna simplificada do tempo geolgico com alguns fsseis que se encontram em cada Perodo Geolgico.

26

Caracterizao das Principais Eras Geolgicas


Paleozico542 a 245 milhes de anos VIDA ANTIGA
O Paleozico corresponde praticamente a metade do on Fanerozico, com aproximadamente 300 milhes de anos de durao. Est dividido em seis Perodos Geolgicos distintos, sendo do mais antigo para o mais recente, o Cmbrico, o Ordovcico, o Silrico, o Devnico, o Carbnico e o Prmico. Cada Perodo tem caractersticas diferentes dos restantes. O clima foi mudando ao longo do tempo, por vezes mais quente, outras vezes mais frio. Os continentes moveram-se para lugares diferentes na Terra, favorecendo grupos diferentes de animais em alturas diferentes. Os animais que conseguiram adaptar-se s novas condies tornaram-se mais bem sucedidos e expandiram-se.

Dos Perodos Cmbrico ao Prmico


O Perodo Cmbrico marca um importante episdio na histria da vida na terra, conhecido como a exploso do Cmbrico uma vez que a maioria dos principais grupos dos seres vivos comea a aparecer no registo fssil. Num relativo curto espao de tempo apareceu, pela primeira vez, uma enorme diversidade de formas de vida. No Cmbrico os mares foram dominados por trilobites, por braquipodes, por moluscos, por pequenos organismos com concha e por esponjas. No final do Ordovcico a vida j no estava confinada aos mares. As plantas iniciaram a colonizao dos continentes, seguidas por alguns grupos de animais invertebrados no Silrico, e por vertebrados no final do Devnico. No final do Devnico, florestas de plantas vasculares (que produzem madeira) dominaram a paisagem continental. Surgiram os animais anfbios que viviam quer na gua quer em terra. No Carbnico apareceram os primeiros rpteis. Tinham a pele grossa com escamas e no dependiam da gua para se reproduzirem, como acontecia com os anfbios para a postura dos seus ovos. Na paisagem encontravam-se florestas de conferas primitivas e fetos. Os mares eram dominados por equinodermes, braquipodes articulados, graptlitos e corais. No final do Perodo Prmico ocorreu uma extino em massa por todo o planeta, a maior da histria da vida na Terra, que extinguiu aproximadamente 90% de todas as espcies animais marinhas. As espcies que sobreviveram reduziram muito o nmero de indivduos. Nos mares sobreviveram alguns braquipodes e crinides que nunca mais dominaram o ambiente marinho.

Vida marinha no Cmbrico 27

Vida terrestre no Carbnico

O que deves reter do Paleozico


A Era Paleozica compreende seis Perodos durante os quais ocorreram importantes eventos da histria da Terra:

O aparecimento explosivo de novas formas de vida no registo fssil, sobretudo de formas de vida marinhas. Desenvolvimento de todos os grupos de animais invertebrados;

A aquisio da capacidade de biomineralizao de muitos dos grupos de seres vivos. Os seres vivos conquistam os ambientes continentais; A evoluo dos peixes, anfbios, rpteis, insectos e das plantas vasculares; O fim da Era marcado por uma grande extino em massa da maior parte dos organismos ento existentes;

A formao do supercontinente Pangea no final do Paleozico;

Mesozico245 a 65 milhes de anos VIDA MDIA


A palavra Mesozico significa vida mdia. O Mesozico tambm conhecido como a Era dos Rpteis. Durou cerca de 180 milhes de anos e est dividida em trs Perodos que, do mais antigo para o mais recente, so: o Trisico, o Jurssico e o Cretcico. Est enquadrada no incio e no seu final, por duas grandes crises no mundo vivo. A crise que marca o seu incio corresponde grande extino em massa do final do Prmico, no Paleozico, e a que marca o seu final corresponde tambm a um grande episdio de extino em massa, no Cretcico, com o desaparecimento de perto de 75% de todas as espcies de seres vivos, incluindo os dinossauros, rpteis marinhos e voadores e as amonites.

Do Perodo Trisico ao Perodo Cretcico


No incio desta Era, no Trisico, toda a superfcie terrestre concentrada num nico continente chamado Pangea comeou a fragmentar-se. No Jurssico este super-continente j est dividido em dois continentes: a Laursia, no Hemisfrio Norte, e o Gondwana, no hemisfrio Sul. No Cretcico continuou a fragmentao que deu origem aos continentes tal como os conhecemos hoje e abertura de novos oceanos. Estes continentes moviam-se na direco da sua actual posio. O facto de existir apenas um super-continente afectou o clima da terra, que era mais quente e mais seco. Os pntanos do Paleozico secaram. A temperatura dos oceanos era mais elevada que a dos mares temperados actuais. Estas condies foram favorveis formao de plataformas carbonatadas e de estruturas bioconstrudas como as barreiras de recifes de corais. O clima mais seco favoreceu os rpteis. Muitos dos anfbios, que dependiam de ambientes hmidos e da gua, desapareceram. Os peixes e os rpteis, como o ichthyosaurus, dominavam os mares e oceanos. Em terra proliferam insectos, rpteis com carapaa e surgem pela primeira vez os mamferos de pequena dimenso. Os pterodontes aventuram-se nos cus do Jurssico, sendo os primeiros animais com capacidade de voar. Proliferam as florestas de conferas (pinheiros), de ginkgo biloba e de cicadceas, ou seja de plantas vasculares com semente. As plantas com flor tm um maior desenvolvimento durante o Cretcico. 28

Os maiores predadores, no Mesozico, eram os dinossauros no ambiente continental e os rpteis marinhos, nos oceanos. Tambm foi o tempo de alguns grupos de cefalpodes, as amonites e belemnites, que habitavam ambientes marinhos profundos e de braquipodes, rudistas e equinides, que habitavam os ambientes marinhos pouco profundos. H cerca de 65 milhes de anos, uma extino em massa, marcou o fim desta Era. Ningum sabe ao certo o que se ter passado. Muitos cientistas pensam que foi causada pelo impacto de um grande meteorito. O que quer que tenha sido, provocou a extino de muitos animais e vegetais, marcando um novo ciclo da evoluo da vida, como iremos ver.

O que deves reter do Mesozico


A Era Mesozica compreende trs Perodos durante os quais ocorreram importantes eventos da histria da Terra:

Grande desenvolvimento do grupo dos rpteis incluindo os dinossauros, pelo que conhecida por Era dos Rpteis, que dominam tanto o ambiente marinho como o continental;

Surgem os primeiros mamferos de pequena dimenso e as aves; Surgem as plantas com flor; Nos ambientes marinhos profundos proliferam os cefalpodes como as amonites e belemnites;

Criam-se grandes estruturas recifais de rudistas e coralirios; O fim da Era marcado por uma grande extino em massa da vida que vitimou cerca de 75% das espcies vivas e extinguiu grandes grupos de animais como os dinossauros e as amonites;

Inicia-se a fragmentao do supercontinente Pangea e d-se a abertura do Oceano Atlntico.

Cenozico65 milhes de anos actualiade VIDA RECENTE


O Cenozico a ltima Era do on Fanerozico, tendo-se iniciado h cerca de 65 milhes de anos aps a extino em massa do Cretcico. A palavra Cenozico significa vida recente. tambm conhecida como a Era dos Mamferos e a Era Geolgica na qual nos encontramos actualmente. Foi dividida em dois perodos geolgicos: o Perodo Tercirio e o Perodo Quaternrio.

Perodo Tercirio
O Perodo Tercirio, o mais antigo desta Era, durou dos 65 milhes de anos at aos 1,8 milhes de anos. Os continentes continuaram a fragmentarem-se e a moverem-se at posio geogrfica actual na superfcie terrestre. Formaram-se os grandes macios montanhosos do mundo, como os Andes, os Pirinus, os Alpes e os Himalaias. A terra era quente, chovia muito e estava coberta por uma densa floresta.

29

Os dinossauros, os rpteis e muitas plantas que dominaram durante o Mesozico e que se extinguiram no final do Cretcico, foram rapidamente substitudos por novas formas de vida que se desenvolveram no Cenozico e pela evoluo dos mamferos, dos pssaros e das plantas com flor. Nos oceanos os rpteis foram substitudos pelos mamferos cetceos, como os golfinhos e as baleias. Os morcegos, macacos, veados, zebras, cavalos, rinocerontes e muitos outros mamferos actuais desenvolveram-se nesta altura. No final do Tercirio o clima ficou mais frio. A neve cobriu as montanhas e comearam-se a formar os glaciares. Os Plos acumularam muito gelo. Ficou tanta gua retida que o nvel da gua do mar desceu. Comeou uma idade do gelo no planeta!

Perodo Quaternrio
Esta glaciao marcou o comeo do Perodo Quaternrio h aproximadamente 1,8 milhes de anos. Para sobreviverem ao frio alguns animais, como por exemplo os mamutes, os mastodontes, os rinocerontes, os bisontes e as renas possuam uma espessa e longa pelagem de proteco. Este Perodo marca um dos mais importantes acontecimentos da Histria da Terra: o aparecimento dos primeiros homindeos de cuja linhagem evolutiva resultou o Homem. O mais espantoso ser vivo que a Terra conheceu, desenvolveu capacidades que lhes permitiu sobreviver e dominar sobre todos os outros assim como adaptar-se e colonizar quase todas as regies do planeta. Como percebeste o Homem surgiu h muito pouco tempo na Terra, para trs temos uma longa histria evolutiva da vida com episdios geolgicos catastrficos de maior ou menor extenso e dimenso.

O que deves reter do Cenozico


A Era Cenozica compreende dois Perodos durante os quais ocorreram importantes eventos da histria da Terra:

O Cenozico inicia-se aps a grande extino do final do Mesozico, onde desapareceram os dinossauros e as amonites e muito outros grupos animais;

Grande desenvolvimento do grupo dos mamferos, pelo que conhecida por Era dos Mamferos, que dominam o ambiente continental;

Surgem mamferos de grandes dimenses, como os mastodontes e os mamutes; O Perodo Quaternrio inicia-se com uma grande glaciao que afectou todos os ambientes terrestres, d-se a extino dos grandes mamferos e outros grupos animais que no se adaptaram s alteraes climticas;

Na escala geolgica a Era na qual nos encontramos actualmente, no Perodo Quaternrio; Surgem os primeiros homindeos cuja cadeia evolutiva originou o Homem Moderno.

30

Bibliografia e Fontes de Informao


Os drages do den, Carl Sagan, Crculo de Leitores, 1986; Breve Histria de Quase Tudo, Bill Bryson, Quetzal Editores, 2005; O Grande Livro da Terra, Martin Redfern, Edies ASA, 2006; Atlas do Mundo Pr-Histrico, Douglas Palmer, Editorial Estampa, 2000; Atlas Bsico de Fsseis e Minerais, traduo, adaptao e reviso cientfica de Mrio Cacho, Pltano Editora, 2004; FsseisEnciclopdia Visual, Paul Taylor, Editorial Verbo, 1993; Como Funciona a Terra, John Farndon , Seleces do Readers Digest, 2002; IV Curso de Extenso Universitria de Cincias Geolgicas, organizado pelo Prof. Carlos Teixeira, , 1978; Paleontologiasistemtica adoptada, Mrio Cacho e Carlos Marques da Silva, Faculdade de Cincias de Lisboa, ano lectivo 2004/2005; Paleontologiacurso terico, Mrio Cacho, Faculdade de Cincias de Lisboa, ano lectivo 2004/2005; Apontamentos de Estratigrafia e Geoistria, Departamento de Geologia FCL, Miguel Magalhes Ramalho; http://www.fossils-facts-and-finds.com/activities_for_kids.html http://www.palaeos.com/Paleozoic/Cambrian/Cambrian.htm http://fossil.uc.pt/ http://e-geo.ineti.pt/bds/geobases/paleontologia/pesquisas.aspx http://correio.fc.ul.pt/~cmsilva/Paleotem/fossil.htm http://fossilport.planetaclix.pt/main-en.htm http://www.geopor.pt/gne/ptgeol/fosseis/fosseis.html

31

Vous aimerez peut-être aussi