Vous êtes sur la page 1sur 9

BIBLIOTECAS ESCOLARES

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

Ano Letivo

2011/2012

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012

Domnio A Apoio ao Desenvolvimento Curricular Subdomnio A1 - Articulao curricular da BE com as estruturas de coordenao e superviso pedaggica e com os docentes
Atividades Dinamizadores Destinatrios Alunos Calendrio Ao longo do ano Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Realizao de contactos regulares com diversos rgos e Todas as BEs estruturas educativas de modo a proceder planificao e preparao das atividades. Implementao de atividades / projetos de articulao curricular ao nvel dos vrios ciclos de ensino. Disponibilizao de espaos, equipamentos, recursos e apoio na realizao de atividades, no mbito do processo de ensino/aprendizagem e da formao integral dos alunos: - em situao de sala de aula; - na ocupao de tempos escolares; - em atividades de complemento e enriquecimento curricular; - na educao especial. Domnio A Apoio ao Desenvolvimento Curricular Subdomnio A2 - Promoo das literacias da informao, tecnolgica e digital
Atividades Dinamizadores

Destinatrios Alunos

Calendrio Outubro

Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Organizao de actividades de formao de utilizadores no Todas as BEs sentido de promover o valor da BE na escola, motivar para a sua utilizao, esclarecer sobre as formas como est organizada e ensinar a utilizar os diferentes servios, tendo como ponto de partida a comemorao do Ms Internacional das Bibliotecas Escolares. Apoio regular s solicitaes e necessidades dos alunos, no

Ao longo do ano

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012


contexto da BE, de modo a promover as suas competncias de informao, tecnolgicas e digitais que potenciem a aprendizagem e o seu desenvolvimento pessoal e social. Realizao de sesses com alunos tendo em vista a aquisio de Biblioteca ACO e ESFA normas de apresentao de trabalhos orais e escritos e referncias bibliogrficas. Calendarizao de sesses com alunos, em articulao com os Biblioteca GEA docentes, para promoo de competncias de informao (pesquisa e produo de trabalhos). Aumento/Reforo do nvel de incorporao das TIC nos servios Todas as BEs informativos e educativos oferecidos pela BE. Promoo de comportamentos e atitudes indispensveis Todas as BEs formao e exerccio da cidadania - sentido de responsabilidade, cooperao, autonomia, esprito crtico Criao do Clube Amigos da Biblioteca.
Biblioteca GEA Alunos Ao longo do ano

Disponibilizao de guies e outros materiais de apoio Todas as BEs pesquisa e utilizao da informao. Reforo da articulao entre a BE e o trabalho de sala de aula. Comemorao de dias comemorativos curricularmente relevantes. e
Todas as BEs

efemrides Todas as BEs

Desenvolvimento de aces informais no sentido de educar Todas as BEs para a segurana na Internet e para a tica da informao.

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012


Domnio B Leitura e Literacia
Atividades Dinamizadores Destinatrios Alunos Calendrio Ao longo do ano Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Todas as BEs Implementao e acompanhamento do PNL no agrupamento: - planificao e aquisio de livros no mbito da verba Docentes de todos os nveis de ensino disponibilizada; - levantamento junto dos docentes dos interesses e necessidades; - distribuio trimestral dos livros realizada em todo o agrupamento; - disponibilizao/sugesto de atividades e materiais diversificados para apoio na abordagem s obras selecionadas para a leitura orientada; - promoo e apoio na realizao dos concursos promovidos pelo PNL, com destaque para o Concurso Nacional de Leitura.

Realizao de atividades de promoo e desenvolvimento da Todas as BEs competncia da leitura/escrita: - Sesses de leitura dirigidas aos alunos do agrupamento; - Concursos de leitura e escrita (internos e externos); -Comemorao de efemrides relacionadas com o livro e a leitura; - Exposio de trabalhos realizados pelos alunos; - Feiras do Livro (novos e usados); - Semana da Leitura; -Promoo de Encontros com escritores/ ilustradores/ contadores de histrias. Implementao do Projeto Leituras em Linha a desenvolver em parceria com mais 4 escolas tendo como objetivo a promoo da leitura e da escrita com recurso a tablets e ebooks.
Biblioteca ESFA, professores das escolas envolvidas no projeto

Comunidade Educativa

Alunos do 10 ano das escolas envolvidas

Prossecuo dos Projetos Conta-me uma histria e Li Li e Ri BEs GEA e ACO Ri vm ler para ti- realizao de sesses peridicas de leitura e Docente Rita Almeida dramatizao de histrias / produo de trabalhos com base

Pr-escolar e 1 ciclo

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012


nas histrias lidas/ incentivo requisio domiciliria. Dinamizao dos blogues das Bibliotecas para divulgar de forma Todas as BEs regular sugestes de leitura, excertos de textos, novidades editoriais, aquisies de livros Prosseguimento da recolha de histrias (powerpoints, audiobooks, podcasts) dirigidas ao Pr-Escolar e 1 Ciclo, disponibilizando-as no moodle da BE.
Todas as BEs Comunidade Educativa

Alunos e docentes do Pr-Escolar e 1 ciclo

Incentivo participao dos alunos em actividades livres no Todas as BEs mbito da leitura e da escrita. Domnio C - Projectos e Parcerias e atividades livres e de abertura comunidade C.1 Apoio a atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular
Atividades

Alunos

Reforo/estmulo ao acesso livre e permanente BE.


Apoio na realizao das atividades livres de leitura, pesquisa, estudo e execuo de tarefas escolares. Apoio aquisio de mtodos de trabalho e estudo autnomos, atravs da disponibilizao de recursos educativos online. Dinamizao de atividades de carcter ldico e cultural: - comemorao de efemrides; - divulgao e lanamento de concursos; - exposies;

Dinamizadores Todas as BEs

Destinatrios Comunidade Escolar

Calendrio Ao longo do ano

Alunos

Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Promoo do emprstimo domicilirio recorrendo, eventualmente, ao fundo documental da BM. Incentivo e apoio conceo e dinamizao de projetos e atividades pelos alunos. Formao do clube Amigos da Biblioteca de modo a

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012 Biblioteca da GEA 2 perodo promover o esprito de colaborao, de entreajuda e a formao/desenvolvimento pessoal dos alunos.
Divulgao peridica do fundo documental e das atividades da BE (cartazes, blogue, newsletter, facebook)

Todas as BEs

Comunidade Escolar

Ao longo do ano

Domnio C - Projectos e Parcerias e atividades livres e de abertura comunidade C.2. Projetos e Parcerias
Atividades Dinamizadores Destinatrios Comunidade Escolar Calendrio Ao longo do ano Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Colaborao e/ou dinamizao de atividades e projetos do Todas as BEs Agrupamento: - Dia Internacional da Tolerncia; - Dia Mundial da Filosofia; - Dia dos Direitos do Homem; - Semana da Leitura; - Dia da Poesia; - Dia da rvore/Dia da Natureza (); - Projeto PEJ na Escola; - Plano Nacional de Leitura; - Projeto Histria com histrias Pr - Escolar e 1 Ciclo. Incentivo participao dos pais/encarregados de educao em atividades de promoo da leitura (Feira do Livro, Semana da Leitura). Participao em reunies e/ou grupos de trabalho promovidas pela RBE /DREC /BM/ SABE/equipa concelhia e/ou interconcelhia das bibliotecas escolares ou outros organismos ou entidades.

Professoras Bibliotecrias

Implementao do projeto Leituras em linha em colaborao com os agrupamentos de Canas de Senhorim, Biblioteca da ESFA Nelas, Penalva do Castelo e Vila Nova de Paiva e Centro de Formao Edufor.

10A

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012


Domnio D Gesto da BE D.1. Articulao da BE com a Escola. Acesso e servios prestados pela biblioteca
Atividades Dinamizadores Destinatrios Direo/Comunidade Escolar Comunidade Escolar Calendrio Ao longo do ano Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Dilogo constante com a Direo partilhando dificuldades e Todas as BEs sucessos. Sugesto de projetos e atividades junto da Direco, dos Departamentos/ Grupos e Docentes. Utilizao dos diferentes meios e ambientes, incluindo os facultados pela Web para promover os recursos da BE e as atividades que realiza (Placares, blogue, newsletter, e-mail ). Envolvimento dos Pais/EE, nomeadamente atravs da divulgao de trabalhos, da promoo de exposies e da realizao de aes temticas. Promoo de condies de acolhimento e um ambiente propcio fruio do espao e ao estudo e pesquisa/uso da informao. Apoio aos utilizadores no acesso e na procura e produo da informao, incentivando uma cultura de acesso e uso da BE e dos seus recursos. Elaborao de instrumentos de recolha de informao qualitativa e/ ou quantitativa. Envolvimento dos rgos da direco, administrao e gesto no processo de auto-avaliao da BE. Anlise da informao recolhida, divulgao e uso da mesma como instrumento contnuo de melhoria do funcionamento da BE. Definio/redefinio de prioridades, objetivos e planos de aco em funo da anlise efetuada.

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012


Domnio D Gesto da BE D.2. Condies humanas e materiais para a prestao dos servios
Atividades Dinamizadores Destinatrios Comunidade Escolar Calendrio Ao longo do ano Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Determinao/definio dos objetivos da BE, integrando-os Todas as BEs no conjunto de objetivos definidos pela escola, contidos no Projeto Educativo e Curricular de Agrupamento e no Plano Anual de Atividades. Reforo da ao da BE no apoio ao funcionamento da escola e s atividades de ensino/aprendizagem. Levantamento e registo das necessidades funcionais da BE adequando a distribuio de tarefas a essas necessidades e ao perfil apresentado por cada um dos membros da equipa. Disponibilizao/reorganizao de condies em termos de espao de forma a que a BE seja capaz de responder s solicitaes da comunidade escolar e a uma utilizao diversificada. Criao de condies adequadas ao funcionamento das diferentes BEs, concebendo-se servios de biblioteca que abranjam o agrupamento. Registo das necessidades em termos de equipamentos. Levantamento das necessidades no mbito da atualizao e/ou da reparao tcnica dos equipamentos.

Equipa da BE

Comunidade Escolar

Domnio D Gesto da BE D3. Gesto da coleo/da informao


Atividades

Realizao de avaliaes da coleo. Planificao, solicitao verbas e execuo de aes decorrentes dessa planificao, de forma a manter a coleo atualizada e adequada s necessidades dos utilizadores.

Dinamizadores Todas as BEs

Destinatrios Comunidade Escolar

Calendrio Ao longo do ano

Avaliao Instrumentos e evidncias recomendados no MABE e outros criados pela equipa da BE.

Bibliotecas Escolares - Plano Anual de Atividades 2011/2012


Deteo dos pontos fracos da coleo e reforar as reas com carncias identificadas. Auscultao aos departamentos curriculares e professores acerca da coleo e dos fundos a adquirir. aos
Todas as BEs Docentes

Explorao e difuso do uso de recursos online e incentivo ao recurso de dispositivos da Web para produzir e difundir informao. Atualizao dos recursos na conta do Delicious da Biblioteca. Melhoria da diversidade de fundos atravs da partilha/ circulao/ emprstimo de fundos entre bibliotecas e com a BM. Prossecuo do processo de organizao da coleo segundo o sistema de Classificao Decimal Universal. Prosseguimento do apoio da BM no que diz respeito ao tratamento do fundo documental. Organizao e difuso de listagens de recursos de informao. Utilizao de diferentes meios e ambientes, incluindo aqueles que a WEB faculta, para promover os recursos da BE e as atividades que realiza (Placares, blogue, newsletter, facebook, e-mail ).

Comunidade Escolar

Vous aimerez peut-être aussi