Vous êtes sur la page 1sur 27

2010

O meu Livro de Receitas

Marta 01-01-2010

ndice

Sopa

Sopa de Courgette

Ingredientes:
3 ou 4 courgettes duras 1 ou 2 cebolas 2 ou 3 dentes de alho azeite 1 caldo knorr de galinha ou legumes

Modo de preparao:
Cortam-se a cebola e os alhos grosseiramente. Pe-se ao lume a refogar com o azeite. Entretanto lavam-se as courgettes e cortam-se s rodelas para dentro da panela. Junta-se-lhes o caldo knorr. Tapa-se. Ferve-se gua. Assim que estiver a ferver cobre-se a mistura de courgettes, cebolas e alhos. Deixa-se acabar de cozer. Passase com a varinha mgica e est pronta. Na altura de servir pode-se colocar em cada prato uma colher de natas ou queijo creme.

SOPAS M MINUTOS Na panela de presso ponho a cozer os legumes que iro servir de base - muitos legumes e pouca gua; numa segunda panela cozo, por exemplo, espinafres; numa terceira... agrio; numa quarta, sei l... rcula; reduzo a base a pur; despejo 3/4 desse pur grosso pelas trs panelas; junto a gua necessria para ficar com a consistncia que acho adequada; ao 1/4 restante junto, por exemplo, ervilhas. Em pouco mais tempo do que o que levaria para fazer uma sopa, fiz quatro. Que se for o caso ainda sofrero transformaes - sobrou sopa de espinafres em quantidade insuficiente para outra refeio? Junta-se-lhe uma lata de gro...

Carne

ROSBIFE

Ingredientes: Um naco de carne de alcatra 1 ou 2 dentes de alho azeite sal e pimenta Modo de preparao: Tempera-se a carne inteira com sal. Pe-se um tacho com azeite e um dente de alho a aquecer e passa-se a carne uns cinco minutos de forma a que ela fique tostadinha por fora e crua por dentro (depende do gosto). Retira-se do lume, corta-se em fatias fininhas e pe-se outra vez no tacho com um bocado de vinho tinto (2 segundos para no cozer demais a carne). Acompanha-se com batata frita palha e arroz branco ou/e uma salada de alface ou uns grelos cozido

BIFANAS COM REBENTOS DE SOJA E QUEIJO

Ingredientes: Bifanas Queijo fatiado limiano ou mozzarella Azeite Dentes de alho Sal refinado Modo de preparao: Pe-se as bifanas a fritar no azeite com os dentes de alho temperando com sal refinado. Quando estiverem bem fritas, colocar os rebentos de soja lavados por cima, cobre-se com as fatias de queijo e deixa-se derreter o queijo. Pode-se tapar para ajudar a derreter o queijo. Acompanha-se com arroz branco e/ou salada de alface ou agrio.

Peixe

Bacalhau Cremoso com Batata Palha


Ingredientes:

600 g de bacalhau desfiado e dessalgado 6 cebolas fatiadas em rodelas finas 2 dentes de alho picados 5 ovos batidos com um garfo copo de creme de leite fresco 1 colher (sopa) de salsa 1 xcaras (ch) de batata palha 2 copos de azeite Modo de Preparar: 1 passo

Em uma panela, aquea o azeite. Refogue a cebola, mexendo constantemente, por cerca de 20 minutos (deve ficar bem macia).

Acrescente o alho e refogue ligeiramente. Junte o bacalhau, a salsa e mexa sem parar at o peixe ficar bem desfiado e incorporado cebola. 2 passo

Acrescente o creme de leite e continue mexendo. Adicione os ovos e siga mexendo.

3 passo

Retire do fogo, adicione os ovos e mexa. Acrescente a batata e misture at ela se incorporar ao bacalhau. Sirva em seguida.

SALMO COM MASSA FOLHADA


Ingredientes:

Postas de salmo pode ser do ultracongelado Massa folhada em placas pouco maiores que as postas de salmo Pesto Tomate Modo de preparao: Coloca-se numa assadeira forrada com papel vegetal para usos culinrios, SEM SE TOCAREM e em nmero idntico, as placas de massa folhada e as postas de salmo temperadas com sal. Levase ao forno at estarem ambas cozinhadas (20 minutos + ou -). Em cada prato dispe-se uma placa de massa folhada, barrada com pesto a gosto, duas rodelas de tomate, e a posta de salmo em cima. Acompanhar com salada.

Salmo no forno: lombos de salmo (pode ser do congelado do PD) temperados com sal, limo e pimenta. Refoga-se alho frances em azeite e alho. Coloca-se cada posta de salmo em papel de aluminio sobre o alho francs. Vai ao forno uns 30 min. Com batatinha nova cozida e brculos fica uma delicia!

Marisco

Saladas

SALADA DE MA Ingredientes: Alface; Cenoura; Couve roxa; Ma (daquelas verdes); Queijo cabra; Azeitonas; Flor de sal; Azeite; Vinagre. Confeco: Junte os ingredientes pela ordem enumerada. Tempere com a flor de sal o azeite e o vinagre. No abuse do vinagre pois a ma bastante cida.

Salgados

FOLHADO RECHEADO

Compra-se uma massa folhada fresca, l dentro, bem no meio mas a formar um rectngulo com uns 17 cm por uns 12, pe-se basicamente o que apetecer (frango cozido ou assado com natas em cima, peixe cozido com natas em cima, restos de um guisado, atum com natas, um refogado preparado com alho francs, cogumelos e polpa de tomate, fiambre aos quadradinhos e queijo, etc, etc, etc). dobramse as abas mais curtas para cima do preparado, depois as maiores, pincela-se ou no com gema de ovo e leva-se ao forno at a massa estar com o aspecto de que se gosta. Faz-se uma rica salada para acompanhar e um regalo.

Bolos

BOLO DE IOGURTE

Ingredientes:
1 iogurte natural 5 ovos inteiros 4 medidas de iogurte com farinha 4 medidas de iogurte com acar 1 medida de leo Facultativo: 3 mas reinetas cortadas aos bocados sem serem demasiados pequenos, ou um pacote de cenoura ralada, ou morangos, ou cco, ou nozes, ou amndoas, ou passas, ou etc Misturam-se os ingredientes "obrigatrios" primeiro, junta-se o ingrediente facultativo e verte-se num tabuleiro forrado com papel vegetal para uso culinrio. Vai ao forno, previamente aquecido, onde coze a uns 180 durante 40 ou 50 minutos.

BOLO DE REQUEIJO

Ingredientes:
3 ovos + 2 gemas 2 requeijes 10 c. sopa de acar 1 c. sopa de margarina 3 c. sopa de farinha 1 c. sobremesa de canela

Modo de preparao:
Mistura-se tudo com um garfo, ou com a batedeira, ou de outra maneira qualquer, e verte-se numa forma sem buraco, ou num tabuleiro, forrado com papel vegetal para usos culinrios vai ao forno previamente aquecido, e coze a 180 durante uns 50 minutos.

Vous aimerez peut-être aussi