Vous êtes sur la page 1sur 1

Informativo do VIII EnconASA - Encontro Nacional da Articulao no Semi-rido Brasileiro - JULHO | 2012

Minas Gerais acolhe o VIII EnconASA


no Semirido que a vida pulsa! no Semirido que o povo resiste! com muita alegria que Januria, no Norte de Minas Gerais, acolhe o VIII Encontro Nacional da Articulaa no Semirido EnconASA -, que ocorrer entre os dias 19 e 23 de novembro de 2012. Esse um momento bastante esperado pelo povo do Semirido mineiro, que alm dos municpios do Norte do estado, tambm c o m p r e e n d e o Va l e d o Jequitinhonha. a primeira vez que o EnconASA ser realizado fora do Nordeste, assim, alm do intercmbio entre as experincias que viro dos estados, esse encontro mostrar um Semirido com outra 'cara'. Onde a Caatinga d vez ao Cerrado, marcado pela luta das populaes agricultoras tradicionais, sejam elas vazanteiras, geraizeiras, quilombolas, indgenas ou outras que povoam os territrios do semirido. O EnconASA o momento em que a Articulao se dedica a discutir e avaliar as polticas pblicas voltadas para o Semirido, alm de trocar saberes e experincias de convivncia com a regio. Ele um grande frum democrtico e um momento mpar para fortalecermos a nossa Articulao. Esperamos que este boletim seja um instrumento para animar os preparativos do Encontro no seu estado, bem como promover a troca de informaes entre a rede ASA.

A Articulao no Semirido de Minas Gerais ASA Minas - est de braos abertos para receber e mostrar a todo o semirido brasileiro nossas lutas e formas de conviver com o semirido. Contamos com vocs! Juntem a essa ciranda!

Fique por dentro do EnconASA!


Eis que depois de 13 anos de luta pela Convivncia com o Semirido caminhamos para VIII Encontro Nacional da Articulao no Semirido (VIII EnconASA) que ocorrer de 19 a 23 de novembro de 2012 no municpio de Januria, em Minas Gerais. Com o intuito de aprofundar o conhecimento sobre os territrios de atuao da ASA, o VIII EnconASA traz como tema Convivncia com o Semirido Brasileiro: trajetrias de luta e resistncia para superao da pobreza e construo da cidadania, afim de compartilhar, avaliar e ASA pelo estado de Minas, sobre o fortalecer as aes de convivncia EnconASA. nestes territrios. Para um olhar mais amplo, o VIII A ASA Minas est trabalhando para EnconASA ter como foco de como c o n s t r u i r u m e s p a o d e debate dez (10) temas oportunidades para ASA ampliar sua acesso gua, terra e territrio, capacidade de compreender seus s e m e n t e s , e d u c a o diversos espaos de atuao, contextualizada, segurana e qualificando nosso olhar sobre a soberania alimentar e nutricional, realidade concreta e produzindo economia popular solidria e reflexes polticas sobre nossos a c e s s o a m e r c a d o s , a u t o contextos de atuao, diz Valquria o r g a n i z a o d a s m u l h e r e s , Lima, da coordenao executiva da financiamento e fundos solidrios,

poltica de assistncia tcnica e e x t e n s o r u r a l AT E R e comunicao. Com uma metodologia participativa e envolvente, a ASA Minas tem se organizado em comisses de infraestrutura, feira, caminhada, mstica, cultura, comunicao, visitas as experincias, finanas e metodologia que organizaro o grande espetculo do Semirido Brasileiro - o EnconASA.

Curiosidades do Territrio
Januria, Que Lugar Esse?
Januria tem 151 anos e uma cidade histrica do Norte de minas Gerais. Banhada pelo rio So Francisco nosso Opar -, Januria territrio de resistncia para diversas comunidades tradicionais e por isso mesmo possui vasta riqueza de cultura, artesanato, culinria e biodiversidade.

Voc Sabia?
Nascente do Rio So Francisco, na Serra da Canastra - MG Opar quer dizer rio-mar. Era assim que os antigos povos indgenas da regio do norte de Minas Gerais chamavam o rio So Francisco.

Voz do Semirido
E voc? Quais so suas expectativas para o VIII EnconASA? Como o seu estado est se preparando? Envie sua mensagem para oitavoenconasa@asabrasil.org.br Aguardamos sua participao no prximo Opar.

Expediente
Este boletim uma produo da Comisso de Comunicao do VIII EnconASA: Gleiceani Nogueira, Helen Santa Rosa, Helen Borborema, Lvia Bacelete, Myrlene Pereira e Priscila Souza. Projeto Grfico Via Design Criao Estratgica
ARTICULAO NO SEMI-RIDO BRASILEIRO

www.asabrasil.org.br www.asaminas.blogspot.com

Contato: Critas Diocesana de Januria (38) 3621.3102 oitavoenconasa@asabrasil.org.br

Vous aimerez peut-être aussi