Vous êtes sur la page 1sur 24

Ensaios de Resistncia : Cisalhamento Direto e Triaxial

um dos mais antigos. muito prtico. Se baseia no critrio de Coulomb.

No h ruptura se a tenso de cisalhamento ultrapassar um valor dado pela expresso f., sendo c e f constantes do material e tenso normal existente no plano cisalhamento.

no c + a de

Onde, o c e f so denominados coeso e coeficiente de atrito interno (ngulo de atrito interno), respectivamente.

Aplica-se uma tenso normal num plano e verifica-se a tenso de cisalhamento que provoca a ruptura.
O corpo de prova do solo colocado parcialmente numa caixa de cisalhamento. Aplica-se inicialmente uma fora vertical N. Aplica-se uma fora tangencial T ao anel que contm a parte superior do corpo de prova, provocando seu deslocamento, medindo assim a fora suportada pelo solo. As foras T e N, divididas pela rea da seco transversal do corpo de prova, indicam as tenses (sigma) e (tau) que neles esto ocorrendo.

A tenso pode ser representada em funo do deslocamento no sentido do cisalhamento. Como se mostra na figura abaixo:

onde se identificam a tenso de ruptura, mx, e a tenso residual, que o corpo de prova ainda sustenta, aps ultrapassada a situao de ruptura, res.

As

tenses s so conhecidas no plano. O plano horizontal o plano principal maior. O deslocamento no plano horizontal pode ser precedido de rupturas internas em outras direes. O deslocamento no plano vertical durante o ensaio tambm registrado, indicando se houve diminuio ou aumento de volume durante o cisalhamento. Com a aplicao das foras T, ocorre rotao dos planos principais.
Realizando-se

ensaios com diversas tenses normais, obtm-se a envoltria de resistncia.

Consiste

na aplicao de um estado hidrosttico de tenses e de um carregamento axial sobre um corpo de prova cilndrico do solo, para determinao da resistncia.

COMPRESSO TRIAXIAL ESTADO HIDROSTTICO DE TENSES CARREGAMENTO AXIAL

PRESSO CONFINANTE OU DE CONFINAMENTO

TENSO DESVIADORA, DEFORMAO CONTROLADA

Como

no existem tenses de cisalhamento nas bases e nas geratrizes do corpo de prova, os planos horizontais e verticais so os planos principais. o ensaio de carregamento, o plano horizontal o plano principal maior e o plano vertical, o plano principal menor, atua a presso confinante. tenso devida ao carregamento axial denominada acrscimo de tenso axial (1 3) ou tenso desviadora.

Se

Durante

o carregamento, mede-se, diversos intervalos de tempo, o acrscimo de tenso axial que est atuando e a deformao vertical do corpo de prova. Est deformao vertical dividida pela altura inicial do corpo de prova, dando origem a deformao vertical especifica, em funo da qual se expressam as tenses desviadoras, bem como as variaes de volume ou de presso neutra.

As

tenses desviadoras durante o carregamento axial permitem o traado dos crculos de Mohr. tenso desviadora representada em funo da deformo especfica, indicando o valor mximo, que corresponde a ruptura, a partir do qual fica definido o crculo de Mohr, correspondentes situao de ruptura.

Crculos

de Mohr permitem a determinao da envoltria de resistncia conforme o critrio de Mohr, o qual descrito abaixo:
No h ruptura enquanto o crculo representativo do estado de tenses se encontrar no interior de uma curva, que a envoltria dos crculos relativos a estados de ruptura, observados experimentalmente para o material.

Na

base do corpo de prova e no cabeote superior so colocadas pedras porosas, permitindo-se a drenagem. A drenagem pode ser impedida por meio de registros. Se a drenagem for permitida e o corpo de prova estiver saturado ou com elevado grau de saturao, a variao de volume do solo durante o ensaio pode ser determinada pela medida do volume de gua que sai ou entra no corpo de prova. Para isto, as sadas de gua so acopladas a buretas graduadas. Se a drenagem no for permitida, em qualquer fase do ensaio, a gua ficar sob presso. As presses neutras induzidas pelo carregamento podem ser medidas por meio de transdutores conectados aos tubos de drenagem.

http://negocfechado.blogspot.com.br/

http://negocfechado.blogspot.com.br/
http://meusite.mackenzie.com.br/rmfortes/

estradas3/ENSAIO_TRIAXIAL.pdf

Vous aimerez peut-être aussi