Vous êtes sur la page 1sur 27

Transmisso de Calor

Acadmicos: Amanda Steffen Geisa Elaine de Souza Lucas Frst

Definio
Todas as substncias naturais so formadas por tomos. Estes, por sua vez, se agrupam formando molculas. Esses tomos ou molculas esto em constante movimento, vibrando e se deslocando uma determinada velocidade; O conceito de temperatura associado velocidade de movimentao destas molculas, ou seja, quanto maior a temperatura, mais velozmente as molculas esto vibrando (se movimentando); O calor transferido de um corpo para outro desde que exista uma diferena de temperatura entre eles.

Definio

Definio

H 2 tipos de troca de calor:


Troca Seca: quando um corpo troca calor devido existncia de diferenas de temperatura (gradiente). A energia transmitida denominada calor sensvel; Abordaremos esta no presente trabalho Troca mida: transferncia de calor que envolve mudana de estado. A energia transmitida se chama calor latente.

Troca Seca de Calor de A troca seca ou por gradiente


temperatura se divide em 3 tipos:
1. Conduo; 2. Conveco; 3. Radiao.

1. Conduo
Trata-se da transmisso de calor molcula a molcula, conseqentemente havendo necessidade de um meio material, ocorrendo sempre de um ponto de maior potencial energtico (maior temperatura) para um de menor potencial (menor temperatura). Depende de 3 fatores:

material que o constitui; espessura do elemento; gradiente de temperatura.

A grandeza fsica que caracteriza se um material melhor ou pior condutor de calor chama-se condutibilidade trmica (k).

1. Conduo

1. Conduo

1. Conduo

1. Conduo

1. Conduo

1. Conduo

1. Conduo

2. Conveco

Transmisso do calor que ocorre principalmente nos fluidos (lquidos e gases); Diferentemente da conduo onde o calor transmitido de tomo a tomo sucessivamente, na conveco a propagao do calor se d atravs do movimento do fluido envolvendo transporte de matria; A quantidade de calor que flui no processo de conveco diretamente proporcional ao gradiente de temperatura entre o material slido e a regio do fludo no perturbado pelo deslocamento do fludo; A grandeza fsica que caracteriza se o processo convectivo mais ou menos intenso chama-se coeficiente de trocas trmicas por conveco (hc).

2. Conveco

2. Conveco

2. Conveco

A determinao do coeficiente de transmisso de calor por conveco depende de inmeros fatores, dentre os quais podem ser citados:
natureza do fluido; velocidade do fluido; geometria e rugosidade da superfcie slida; caractersticas da camada limite; se a conveco natural ou forada; da direo de deslocamento do fluido.

2. Conveco

No caso especfico de uma construo pode-se considerar o seguinte:


em paredes verticais a conveco intensamente ativada pela velocidade do ar, considerando-se que, mesmo que a velocidade do ar se origine de causas naturais (vento), a conveco considerada como forada; no caso de superfcies horizontais a quantidade de calor transmitido por conveco depende do sentido do fluxo, sendo mais intenso quando o fluxo ascendente do que quando descendente.

2. Conveco

Tabela de CROISET (1992), com coeficientes de conveco para conveco natural:

3. Radiao
Este modo de transferncia de calor est relacionado com a propriedade que tem toda matria, de emitir energia na forma de radiao (ondas eletromagnticas, similares por exemplo s ondas de rdio AM/FM). Essa energia tanto maior quanto maior for a temperatura da matria (isso , sua agitao molecular). Este tipo de transferncia de calor no precisa de um meio material para se realizar. Um exemplo a energia do Sol. No espao entre o Sol e a Terra praticamente no existe matria (vcuo). Mesmo assim a energia do Sol alcana nosso planeta. Essa transferncia de energia (calor) se d por meio de ondas eletromagnticas (radiao).

3. Radiao

Classificao:
Pelo elemento condutor de energia:
Radiao eletromagntica ftons; Radiao corpuscular - partculas (prtons, nutrons, etc.); Radiao gravitacional - grvitons.

Pela fonte de radiao.


Radiao solar - causada pelo Sol; Radiao de Cerenkov - causada por partculas com a velocidade superior a da luz no meio; Radioatividade - ncleos instveis.

3. Radiao
Pelos seus efeitos:
Radiao ionizante - capaz de ionizar molculas; Radiao no ionizante - incapaz de ionizar molculas.

Tipos de radiao:
Radiao alfa; Radiao beta; Radiao gama.

3. Radiao

3. Radiao

3. Radiao

3. Radiao

Chamam-se coeficientes de absoro (), de reflexo () e de transmisso () aos percentuais da energia total incidente que so, respectivamente, absorvido, refletido e transmitido por um corpo.

3. Radiao

Vous aimerez peut-être aussi