Vous êtes sur la page 1sur 14

TEMPERATURA TERMODINAMICA

Sistema Internacional de Unidades

Introduo Engenharia

Fausto Junior Gisele Souza

Henrique Kiosz
Lucas Cardoso Stephane Rayana

Thiago Nicacio
Vinicius de Paula

Temperatura Termodinmica
Existe uma grandeza escalar chamada de temperatura que uma propriedade de todos os sistemas termodinmicos em equilbrio. Podendo ser caracterizada da seguinte forma:
indicador da quantidade de energia contida em dado corpo; habitualmente medida em escala relativa graus Celsius ou graus Fahrenheit; segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI) deve ser medido em escala absoluta kelvin ou escala relativa graus Celsius.

Por que foi aplicado o Sistema Internacional de Unidades temperatura termodinmica?


Em alguns pases mais comum a utilizao de graus Fahrenheit (F) ao invs de graus Celsius (C) como no Brasil. Isso porque, como no existia um padro para as unidades, cada pesquisador ou profissional utilizava o padro que considerava melhor. O Sistema Internacional de Unidades foi desenvolvido com o objetivo de unificar as grandezas utilizadas ao redor do mundo e facilitar a comparao de resultados obtidos em regies diferentes, utilizando assim a escala Kelvin (K) como padronizao mundial.

Escalas de Temperatura Grau Fahrenheit


A primeira escala de temperatura aceita universalmente foi a de Fahrenheit em 1714. Sua escala foi determinada atravs de um experimento onde colocou um termmetro, ainda sem nenhuma escala dentro de uma mistura de gua, gelo e sal de amnio. Depois foi s dividir o espao entre o zero e o 100 em cem partes iguais. Continuando seus experimentos, estava criada a escala Fahrenheit.

Grau Celsius

Mais tarde por cerca de 1742, o sueco Anders Celsius props que o ponto de fuso do gelo e o ponto de ebulio da gua fossem adotados para definir uma escala de temperaturas. Celsius escolheu os zero graus como sendo o ponto de fuso da gua, atribuindo 100 graus ao ponto de ebulio da gua. Assim nasceu a escala centgrado (que significa literalmente dividida em cem graus). Em 1948 o nome desta escala viria a ser oficialmente alterado para escala Celsius.

Grau Kelvin
No princpio de 1800, William Thonsom (Lord Kelvin) desenvolveu uma escala termodinmica universal, baseada no coeficiente de expanso de um gs ideal. Kevin estabeleceu o conceito de zero absoluto, porque esta a temperatura mnima de agitao das molculas, que corresponde aproximadamente a -273C e a sua escala veio a tornar-se a base padro da moderna termometria. Thompson props que o ponto de fuso do gelo nessa escala, corresponde a 273K, ou seja, nessa temperatura, o gelo comea a descongelar para virar lquido. O ponto de ebulio da gua de 373K, ou seja, quando a gua comea a se transformar em gs.

Hoje o SI tem como unidade padro o Kelvin, o qual se encontra assim definido: O Kelvin, unidade de temperatura termodinmica, a frao 1/ 273,16 da temperatura termodinmica do ponto triplo da gua. Entendese por ponto triplo da gua a temperatura qual a gua coexiste nos estados slido, lquido e gasoso.

Uma "clula" de ponto triplo mostrada na figura abaixo. A clula resfriada at que a gua, gelo, e vapor de gua estejam em equilbrio. A temperatura 273.16 K por definio. Um termmetro pode ser calibrado inserindo-o no tubo central.

Apresentao da equivalncia de algumas escalas de temperatura.

Equaes de Converso de escalas de temperaturas

C = F = K= C =

( F - 32 ).5/9 9/5.C + 32 C + 273,15 K - 273,15

Concluso
A definio da unidade de temperatura termodinmica foi dada a partir da 10 Conferncia Geral de Pesos e Medida em 1954, anos seguinte foi considerado: que a unidade de temperatura termodinmica e a unidade de intervalo de temperatura so uma mesma unidade, que deveria ser designada por um nome nico e por um smbolo;

Concluso
1) a unidade de temperatura termodinmica designada pelo nome kelvin e seu smbolo K; 2) este mesmo nome e este mesmo smbolo so utilizados para exprimir um intervalo de temperatura; 3) um intervalo de temperatura pode tambm ser expresso em graus Celsius;

Fontes de pesquisa:
http://www.laboratoriodefisica.com.br/questoes/Escalas%20Termom%C3%A9 tricas.pdf http://www.wendelsantos.com/sistema/contantes_si.php http://www.iope.com.br/3i_introducao.htm http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/Si.pdf

FIM

Vous aimerez peut-être aussi