Vous êtes sur la page 1sur 26

Nazismo e Fascismo

O totalitarismo entre guerras


Apesar de vitoriosas na Primeira Guerra, os pases europeus capitalistas no puderam conter a crise generalizada diante dos problemas econmicos, das ameaas dos comunistas e da insatisfao dos pases com os acordos de paz.

A base de apoio para as direitas


A alta burguesia Temerosa de perder as suas propriedades, devido ao crescimento do nmero de graves operrias; As classes mdias empobrecidas e temerosas de uma equiparao com as camadas de menor poder aquisitivo; A populao pobre subempregados, trabalhadores no-especializados e jovens fora do mercado de trabalho.

Caractersticas do nazifascismo
Durante a crise da dcada de 1930, o fascismo espalhou-se pela Europa atingindo Alemanha e Itlia, no ficando restrito a eles. Portugal, Espanha, ustria, Bulgria, Polnia e Hungria, entre outros. Na sia com o Japo e na Amrica no Brasil e na Argentina.

Caractersticas Gerais
Totalitarismo Expansionismo Anticomunismo Nacionalismo Racismo Militarismo Corporativismo

Totalitarismo
Os interesses do indivduo esto totalmente subordinados aos do Estado.

Nada deve haver acima do Estado, nada fora do Estado, nada contra o Estado Mussolini

Nacionalismo
A nao representa a forma suprema de desenvolvimento e organizao das sociedades. Os interesses entre as naes encontram-se em conflito permanente Tudo, absolutamente tudo, deve contribuir para reforar as bases raciais que asseguram o desenvolvimento da nao .Hitler

Militarismo
A expanso uma necessidade inerente vida das naes e seu instrumento a guerra, que fortalece os indivduos e regenera o povo. Mesmo neste momento, tenho a sublime esperana de que um dia chegar a hora em que essas tropas desordenadas se transformaro em batalhes, os batalhes em regimentos e os regimentos em divises ...

Hitler

Corporativismo
Os sindicatos baseiam-se em corporaes, no interior das quais patres, empregados e representantes do Estado encarregam-se de planejar a produo e decidir sobre os conflitos entre capital e trabalho. Ao contrrio das velhas organizaes que vivem fora do Estado, os nossos sindicatos fazem parte do Estado Mussolini

Expansionismo
Para os alemes, a agresso aos outros pases era justificada pela teoria do espao vital, necessrio ao desenvolvimento do povo alemo, e orientada rumo a Unio Sovitica. O movimento nacional-socialista ter de encontrar coragem para, desprezando tradies e preconceito, congregar o povo e as suas foras para a marcha pela estrada que nos libertar de nosso estreito hbitat atual ... Hitler

A aniquilao fsica dos comunistas internamente e a destruio das Unio Sovitica eram consideradas fundamentais para o desenvolvimento nazifascista Defender os produtores significa combater os parasitas. Os parasitas de sangue em primeiro lugar os socialistas, e os parasitas do trabalho, que podem ser burgueses ou socialistas... Mussolini

Anticomunismo

Racismo
Diretriz desenvolvida na Alemanha, apregoava que a raa ariana, representada pelos alemes, estava destinada a dominar as raas inferiores (judeus, eslavos, latinos, negros, etc...). Aqueles que governam devem saber que tm o direito de governar porque pertencem a uma raa superior. Hitler

Origens do fascismo na Itlia


A Itlia achava-se vencida no campo dos vencedores. A inflao e o desemprego, agravado pelo retorno de 1 milho de soldados e pelo investimentos no conflito. O fortalecimento do Partido Socialista e as constantes greves que parcialmente paralisavam os negcios.

Com a agitao poltica e social e diante da possvel revoluo socialista o fascismo fortaleceu-se com o apoio da classe mdia e o financiamento dos grandes banqueiros, industriais e latifundirios.

Entre 1919 e 1921 Tomada de fbricas pelos socialistas. Criao das Ligas Vermelhas. Greves constantes.

Mussolini e mais um discurso

Mussolini anunciando a entrada da Itlia na guerra de um balco em Roma.

A resposta fascista a crise italiana


Criao do partido em 1919. Formao das esquadras Camisas Negras. Destruio de sindicatos, assassinatos de lderes populares, destruio de redaes de jornais.

O Estado Fascista

Os trabalhadores foram reunidos em sindicatos fascistas e os proprietrios nas, federaes industriais. O Duce era o presidente do Grande Conselho e respondia apenas ao rei. Em 1929, Mussolini e o papa Pio XI celebraram o tratado de Latro criando o Estado do Vaticano. Na economia os fascistas alcanaram sucessos de produo aumentando a produo agrcola e a industrial, criando novos empregos e fazendo progressos em energia hidreltrica e obras pblicas.

Origens do Nazismo na Alemanha A humilhao do Tratado de Versalhes. A crise econmica-financeira. O temor gerado pelas agitaes sociais e a oposio ao governo social-democrata. O levante do espartaquistas culminando com a execuo de Karl Liebknecht e Rosa Luxemburgo.

Ascenso do Nazismo

Em 1919, era fundado em uma cervejaria de Munique o partido nazista (PNSTA). Em Novembro de 1923, Hitler liderou o Putsch (golpe) de Munique. A tentativa fracassou e Hitler foi preso. Na priso ele escreve o Mein Kampf, sistematizando os princpios fundamentais da ideologia nazista. Entre 1924 e 1929 o Nazismo passa por um refluxo.

A partir de 1929, a crise mundial provoca um novo colapso na economia alem, possibilitando a ascenso do nazismo. A incapacidade de o governo parlamentar solucionar a crise contribuiu para a polarizao das foras polticas e o fortalecimento dos partidos comunistas e nazista. Hitler entre 1930 e 1932, ataca com a SA (tropas de choque) e as SS (tropas de assalto), que somavam 400 mil homens compondo o exrcito particular nazista, Hitler exigiu ento o cargo de CHANCELER.

Em 1933, os nazistas incediaram o Reichstag e atriburam a culpa aos comunistas iniciando a ditadura nazista. Hitler suprimiu todos os partidos, dissolveu os sindicatos, cassou os direitos dos cidados, fechou jornais de oposio, estabeleceu a censura, iniciou a perseguio aos grupos ditos inferiores. Ainda em 1934, Hitler massacrou os opositores de seu prprio partido. Hitler assume o ttulo de Fuher acumulando as funes de chanceler e presidente. Anncio ao mundo da fundao do III Reich.

A escalada para a guerra


Entre 1934 e 1939 a Alemanha muda as suas estruturas internas, o que contribui diretamente para a ecloso da 2 Guerra Mundial. Intervencionismo e dirigismo econmico. Proibio da retirada do capital estrangeiro. Edificao de imensas obras pblicas. Quebra das clausulas do Tratado de Versalhes. Expanso militarista.

Vous aimerez peut-être aussi